Sei sulla pagina 1di 48

1

IRIO RAIMUNDO JUNIOR

OS TTULOS DE CRDITO E SUA APLICABILIDADE NO COMRCIO ELETRNICO

Cuiab

UNIVERSIDADE DE CUIAB - UNIC Faculdade de Direito Campus Baro 2007 / 2

IRIO RAIMUNDO JUNIOR

OS TTULOS DE CRDITO E SUA APLICABILIDADE NO COMRCIO ELETRNICO

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Faculdade de Direito da Universidade do Cuiab UNIC - Campus Baro, para obteno do grau de Bacharel em Direito, orientado pelo Prof. MSc. MARLI TERESINHA DEON SETTE em 2007.

Cuiab

UNIVERSIDADE DE CUIAB - UNIC Faculdade de Direito Campus Baro 2007 / 2

3 UNIC UNIVERSIDADE DE CUIAB

Reitor Dr. ALTAMIRO BELO GALINDO

Pr-Reitora Acadmica Dra. CLIA CALVO GALINDO

FACULDADE DE DIREITO Diretor Dr. ANTONIO ALBERTO SCHOMMER

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP)


Raimundo Junior, Irio Os ttulos de crdito e sua aplicabilidade no comrcio eletrnico. Cuiab: UNIC Departamento de Direito, 2007.

Trabalho de Concluso do Curso de Direito orientada pela Prof. MSc. Marli Terezinha Deon Sette, com defesa em Banca Examinadora ocorrida em ____ de ____________ de 2.007

1. Direito Empresarial 2. Direito Cambirio 3. Ttulos de Crdito 4. Titulo

CDU xx:xxx.x Coordenador da disciplina de Monografia Jurdica FREDERICO CAPISTRANO DIAS TOM

Professores da banca: .............................................................. .............................................................. ..............................................................

4 UNIC UNIVERSIDADE DE CUIAB

Os ttulos de crdito e sua aplicabilidade no comrcio eletrnico

Irio Raimundo Junior

BANCA EXAMINADORA

__________________________________ Prof. Orientador

__________________________________ Prof.

__________________________________ Prof.

Cuiab, ____ de _____________ de 2.007

DEDICATRIA

os meus Filhos Bianca e Rodrigo que, independentemente da distncia, me incentivaram a superar um a um todos os novos desafios que a cada dia fui submetido.

minha Me Amlia e meu Irmo Vincius, pelo comprometimento mtuo na consolidao de nossos anseios.

Aos verdadeiros Amigos, que me incentivaram a seguir quando nem eu mais acreditava que conseguiria.

AGRADECIMENTOS

A Deus, e a quem est ao seu lado, que sempre me estimulam a seguir e cumprir o meu propsito neste mundo.

minha Orientadora Prof. Marli Deon, pela ateno que dedicou no s a esse trabalho, mas sim a todos os momentos de convivncia dentro e fora da Faculdade, que culminaram com a possibilidade de concluso deste curso .

Aos Demais Mestres que, ao mesmo tempo nos mostram uma possibilidade de resolver os questionamentos sociais, nos mostram tambm a dura realidade que teremos que enfrentar em nossa nova vida profissional.

Aos Colegas de Classe, pela pacincia e compreeno nestes 5 longos anos de convivncia, e que, com certeza, ficaro marcados em cada um de ns.

O fundamento da Justia a f, isto , a constncia e a sinceridade de manter as coisas ditas e convencionadas (Ccero) Olhamos para a verdade... no para aquilo que algum tem imaginado. (Ulpiano)

8 RESUMO

O comrcio eletrnico a cada dia mais nos imposto, seja pela facilidade do consumidor, pela praticidade para o fornecedor, bem como pela confiabilidade de nossas instituies financeiras, mas principalmente pelo avano tecnolgico que alcanamos, e que impreterivelmente iremos ainda suplant-lo. Se conseguirmos adequar as nossas modalidades cambirias, nossos titulos de crdito, modernidade existente, as relaes comerciais a cada dia tero uma maior confiana e segurana. Evidentemente que s isso no bastar, teremos que adequar nossas leis a essa nova realidade, contudo s as leis no bastaro, teremos sim que reavaliar alguns conceitos doutrinrios e quem sabe at modificlos, pois certos conceitos atualmente destoam da realidade operacional do comrcio eletrnico, contudo no esto violando nenhuma legislao vigente. O comrcio eletrnico uma ferramenta cada vez mais essencial ao ritmo econmico mundial, uma vez que com ele desfazem-se as barreiras geogrficas, tudo instantneo e com isso a aplicabilidade do direito tem que se adequar. sob pena de no termos mais a segurana de nossos direitos quando houver alguma lide nesses tipos de negociao. O que nos enseja a refletir sobre a necessidade maior de rever conceitos doutrinrios que independentemente de sua importncia e coerncia, terse-o necessriamente a adequao junto a nova realidade comercial vigente, e principalmente a futura.

Palavra Chave: ttulos de crditos, mundo virtual, comrcio eletrnico, contratos eletrnicos, duplicata virtual.

9 SUMRIO

1 2 2.1 2.2 2.3 2.3.1 2.3.2 2.3.3 3 3.1 3.2 3.2.1 3.2.2 3.2.3 3.2.3.1 3.2.3.2 3.2.3.3 4 4.1 4.2 4.3 4.4 5 6

INTRODUO .......................................................................................... 10 TITULOS DE CRDITO ............................................................................. 12 CRDITO .................................................................................................. 12 TITULOS DE CRDITO ............................................................................ 14 CARACTERISTICAS FUNDAMENTAIS .................................................... 17 Literalidade .............................................................................................. 17 Autonomia ................................................................................................ 20 Cartularidade ........................................................................................... 23 COMRCIO ELETRNICO ....................................................................... 25 MUNDO VIRTUAL ..................................................................................... 25 CONTRATOS ELETRNICOS ................................................................. 26 Tipos de Comrcio Eletrnico ................................................................ 29 Projetos de Lei para Regulamentar o Comrcio Eletrnico ................ 31 O Anteprojeto de Lei da OAB..................................................................34 Documento Eletrnico como Meio de Prova..............................................34 Assinatura e Certificados Eletrnicos.........................................................36 O Endosso Eletrnico.................................................................................39 DUPLICATA CARTULAR E DUPLICATA VIRTUAL ................................. 40 HISTRICO .............................................................................................. 40 CARACTERISTICAS ................................................................................. 41 DUPLICATA VIRTUAL .............................................................................. 43 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA DUPLICATA VIRTUAL................45 CONSIDERAES FINAIS.......................................................................46 BIBLIOGRAFIA......................................................................................... 47

10 1 - INTRODUO

O escopo deste trabalho buscar

literaturas disponveis sobre OS

TTULOS DE CRDITO E SUA APLICABILIDADE NO COMRCIO VIRTUAL e suas consequncias na sociedade e nas relaes jurdicas, sejam tanto legais quanto doutrinrias. Hodiernamente, com as evolues tecnolgicas surgidas no meio do Sculo XX, os ttulos de crdito que, em uma definio sinttica, so documentos que representam uma obrigao de pagar, tm exigido novas reflexes sobre o assunto. Os ordenamentos jurdicos tm sido obrigados constantemente a rever alguns conceitos, sejam eles legais ou at mesmo doutrinrios, afim de que possa haver confiabilidade entre as partes, a respeito do direito de cada um nas operaes cada vez mais informatizadas e menos cartularizadas. Essa reflexo muito importante, pois, sem os ttulos de crdito no se chegaria ao atual estado da economia mundial. Como assevera WALDIRIO BULGARELLI, os ttulos de crdito representam o principal instrumento de circulao da riqueza. Contudo a nova formas de relaes comerciais, hoje eminentemente virtuais, e independentemente dos riscos de segurana no mundo ciberntico, nos fazem crer que o direito e a informtica tem que estar necessariamente caminhando na mesma direo. Para o desenvolvimento do estudo foram utilizados, primeiramente uma explanao terica de ttulos de crdito, seguida por uma avaliao do mundo virtual, bem como suas possveis alteraes, e por fim um comparativo entre a teoria (doutrina) e a realidade (lei adequada ao mercado). O estudo foi dividido em introduo, capitulo I, capitulo II, capitulo III e concluso. O primeiro captulo traz Contextualizao e Conceitos de Crdito e Ttulos de Crdito, com suas principais caracteristicas e princpios fundamentais. No segundo captulo aspectos sobre o Comrcio Eletrnico, onde analisaremos as circunstncias de sua criao, bem com suas caractersticas e finalmente os projetos de Lei em tramitao que visam a sua regulamentao.

11 O terceiro captulo fazemos um comparativo entre a Duplicata Cartular e a Duplicata Virtual , onde entenderemos a inteno do legislador na flexibilizao de alguns preceitos doutrinrios em prol de uma agilizao no comrcio de titulos de crditos na era da informtica. Finalmente concluindo o presente estudo, algumar consideraes so traadas sobre Os Ttulos de Crdito Virtuais, sua importncia no cenrio atual e as necessidades de adequao do meio jurdico a esses novos mecanismos de crdito.

12 2 - TTULOS DE CRDITO

2.1 CRDITO

O crdito tem seu fundamento na fidcia, na idia da confiana aplicada aos negcios; nasce da qualidade da pessoa que promete e a ele se obriga. A prpria palavra crdito, do latim creditum, que decorre da expresso credere, significa "confiar", "ter f". Em sua acepo econmica o crdito significa a confiana que uma pessoa deposita em outra, a quem entrega coisa sua para que, em futuro, receba coisa equivalente. O dinheiro um instrumento de troca por excelncia, e o que caracteriza a operao creditria a troca de um valor presente por um valor futuro. As modalidades essenciais do crdito so mtuos que implicam a troca ou permuta e a venda a prazo. No mtuo, o credor troca a sua prestao atual pela prestao futura do devedor. Do mesmo modo, na venda a prazo, o vendedor troca a mercadoria, que representa um valor presente e atual, pela promessa de pagamento, que se obriga o comprador a realizar e que traduz uma prestao futura. O trao caracterstico do crdito est na espera da coisa nova, que ir substituir a coisa vendida ou emprestada. Temos, ento, dois elementos fundamentais que decorrem da troca de um valor presente e atual por um valor futuro: confiana e tempo. A confiana gozada por uma pessoa no nimo daquela de quem se vai tornar devedora em virtude da entrega atual da coisa, que vai ser transformada em prestao futura, fundamenta o prprio conceito de crdito, em seu aspecto econmico. O tempo constitui o prazo, o intervalo, o perodo que medeia entre a prestao presente e atual e a prestao futura.

13 O crdito o meio pelos quais aqueles que no dispem de dinheiro conseguem obter coisas. A utilizao do crdito evidenciou o problema da circulao dos direitos creditrios. A unio patrimnio e pessoa, sendo o patrimnio um acessrio da pessoa, caso esta contrasse dvidas, a obrigao pecuniria assumida em tempos passados ficava sem soluo, uma vez que a prpria pessoa deveria cumpri-la. Aparece o crdito como elemento novo a facilitar a vida dos indivduos e, conseqentemente, o progresso dos povos. Difcil era a circulao dos capitais atravs do crdito; criaram-se, ento, os ttulos de crdito, em que os capitais, pela rpida circulao, tornam-se mais teis e, portanto, mais produtivos, permitindo que deles melhor se disponha a servio da produo de riquezas.

14 2.2 TITULOS DE CRDITO

Os ttulos de crdito surgiram na Idade Mdia, com algumas das caractersticas que possuem hoje. O seu nascimento foi mais um fruto de necessidades momentneas de carter mercantil, do que um procedimento visando especialmente evoluo de um problema jurdico. O crdito tem origem em nossa histria como meio de fomentar a atividade comercial e hoje a atividade empresarial, TLIO ASCARELLI ressaltava que:

Nos encontramos em uma economia creditria e nela os ttulos constituem a construo mais importante do direito comercial moderno.1

E complementando, WALDIRIO BULGARELLI dizia que:


A importncia do crdito para o desenvolvimento da economia tem sido destacada unicamente, tanto por economistas como pelos juristas, que vem nele o responsvel pelo crescimento da economia das naes, em geral, e das empresas e suas operaes, em particular.2

Esse entendimento refora a tese que j sustentamos de que a empresa hoje a principal fonte de desenvolvimento econmico de uma nao. Tal entendimento reforado pelo pensamento de OLNEY QUEIROZ ASSIS:

A Constituio Federal, ao proclamar o princpio da livre iniciativa como fundamento da ordem econmica, atribui iniciativa privada o papel primordial na produo ou circulao de bens ou servios. A livre iniciativa, dessa forma, constitui a base sobre a qual se constri uma ordem econmica, cabendo ao Estado apenas uma funo supletiva(...)3

A empresa e o mercado se beneficiam do crdito justamente pela possibilidade de sua circulao, o que acaba por afastar a necessidade imediata de disponibilidade de moeda para as operaes mercantis, ou seja, ao invs de utilizarmos a moeda para circular a economia, utilizamos apenas o crdito, nesse

1 Teoria Geral dos Ttulos de Crdito, So Paulo: Saraiva, 2 edio, 1969 2 Ttulos de Crdito, So Paulo: Atlas, 18 edio, 2001, p. 17 3 Cdigo Civil de 2002: a iniciativa privada e a atividade de produo ou circulao de bens ou servios, Jus Navigandi, Teresina, a. 8, n. 231

15 sentido TLIO ASCARELLI ressalta a importncia do surgimento dos ttulos na economia internacional dizendo que (...) o documento que o incorpora, marcou, realmente, o incio de uma fase importantssima para a economia dos povos, que a circulao do crdito.4 Com isso, possvel se concluir que o crdito criado inicialmente para dinamizar as atividades mercantis, acabou por tornar-se responsvel pelo desenvolvimento econmico. O Consagrado Jurista FRAN MARTINS ensina que:

O crdito, ou seja, a confiana que uma pessoa inspira a outra de cumprir, no futuro, obrigao assumida, veio facilitar grandemente as operaes comerciais, marcando um passo avantajado para o desenvolvimento das mesmas e em nvel internacional, afirma o citado autor que surgiu assim, o crdito como elemento novo a facilitar a vida dos indivduos e, 5 consequentemente, o progresso dos povos.

FRAN MARTINS, citando o Mestre CEZAR VIVANTE, conceitua que:

"Ttulo de crdito o documento necessrio para o exerccio do direito literal e autnomo nele mencionado.6

A origem de uma obrigao representada por um ttulo de crdito, segundo FBIO ULHOA COELHO, pode ser:

a) Extracambial, que o caso, por exemplo, de uma pessoa que pede emprestado um computador a um amigo e o devolve com defeito, decorrente do mau uso. Neste caso, a pessoa ao assumir a culpa, e sendo a importncia devidamente quantificada, pode ter o valor da obrigao de pagar, representado pela a assinatura de um cheque ou uma nota promissria. b) Contrato de compra e venda ou mtuo, etc., no qual consta o valor da obrigao a ser cumprida. c) Cambial que o caso do avalista de uma nota promissria. 7

4 Teoria Geral dos Ttulos de Crdito, So Paulo: Editora Saraiva, 1969, p.221. 5 Ttulos de Crdito, Rio de Janeiro: Editora Forense, 2002, p. 3. 6 Martins, Fran. Ttulos de Crdito, Volume 1, 7 edio, Editora Forense, p. 6 7 BORGES, Joo Eunpio, Ttulos de Crdito. Rio de Janeiro, Forense, 1976, 2 edio.

16 Dentre as principais caractersticas ou atributos que possuem os ttulos de crdito, que lhes do agilidade e garantia, so: a) Negociabilidade representada pela facilidade de circulao do crdito que o ttulo representa. Assim, um ttulo de crdito pode ser transferido mediante endosso (assinatura no verso do ttulo, podendo o endosso, ser em preto quando declara o nome do beneficiado, e em branco quando no o faz). b) Executividade representativa da garantia de cobrana mais gil quando o credor resolve recorrer ao judicirio visando satisfao do crdito. A executividade assegura uma maior eficincia para a cobrana do crdito representado. Reiterando o conceito de CEZAR VIVANTE, o Cdigo Civil (lei 10.406 de 10 de Janeiro de 2002) em seu artigo 887, define ttulo de crdito como "documento necessrio ao exerccio do direito literal e autnomo nele contido". Este conceito, justamente, nos traz os trs princpios fundamentais dos ttulos de crdito, ou seja, do direito cambirio. So eles: a Cartularidade (documento necessrio - original), a literalidade (direito literal - valor expresso) e a Autonomia (direito autnomo independncia).

17 2.3 CARACTERSTICAS FUNDAMENTAIS

Os ttulos de crdito se caracterizam principalmente pelos princpios de literalidade, autonomia e cartularidade.

2.3.1 Literalidade

A literalidade o atributo do ttulo de crdito pelo qual s vale aquilo que nele est escrito sendo nulo qualquer adendo, assim, por exemplo, se uma pessoa emite uma nota promissria com vencimento para trinta dias, no poder por meio de outro documento alterar a data do pagamento, pois direito do credor (beneficirio original ou endossatrio) receber no vencimento estipulado. CEZAR VIVANTE, em trecho j transcrito, explicitou com preciso a literalidade, ao referir que o direito mencionado no ttulo literal, porquanto ele existe segundo o teor do documento. Sem dvida, melhor acolhida pela doutrina foi lio de MESSINEO: "o direito decorrente do ttulo literal no sentido de que, quanto ao contedo, extenso e s modalidades desse direito, decisivo exclusivamente o teor do ttulo. 8 Sendo assim, o ttulo de crdito obedece rigorosamente o que nele est contido. Essa literalidade funciona de modo que somente do contedo ou teor do ttulo que resulta individuao e a delimitao do direito cartular. Sendo o ttulo de crdito um documento necessrio para o exerccio de um direito, mister se torna que nele estejam expressos os seus limites e a sua amplitude, a fim de que possibilitem ao credor a indispensvel segurana, liquidez e certeza jurdica.

8 MESSINEO apud LUCCA, Newton de. Aspectos da Teoria Geral dos Ttulos de Crdito. So Paulo : Pioneira, 1979. p. 48

18 JOS LUIZ DA SILVA MACHADO refere-se:

Ao atributo da literalidade sob dois aspectos: o primeiro significa que tudo o que est escrito no documento vale, podendo, dessa maneira, ser exigido do devedor (se algum, por mera brincadeira, subscrever uma crtula, prestando aval ao emitente, no poder, poca oportuna, caso o obrigado principal deixe de cumprir com a sua obrigao, recusar-se de pag-lo, sob a alegao de no ter pretendido se obrigar ao opor a sua assinatura no documento). J o segundo aspecto negativo: tudo o que no estiver escrito num ttulo no pode ser exigido de seu devedor (se, por exemplo, algum promete ao possuidor de um ttulo pag-lo se o obrigado principal no o fizer, sem fazer constar essa declarao do documento, no poder o credor compeli-lo a efetuar o pagamento). 9

A literalidade, ento, pode ser encarada sob duplo enfoque: tanto pode atuar favoravelmente ao credor do ttulo de crdito, facultando a este exigir todos os direitos nele mencionados, quanto, de idntica maneira, em favor do devedor, j que o credor est impossibilitado de pedir mais do que o estabelecido no documento. Os ensinamentos de PAULO DA SILVA PINTO sobre o assunto em pauta:

Forte argumento no sentido de se reconhecer a literalidade no sistema anglo-americano a existncia da parol evidence rule, prevista em common law. De acordo com esta regra, no se admite prova testemunhal para contrariar ou modificar o teor de um documento em que se contenham os termos de um contrato. H uma preferncia absoluta em favor da prova documental. Diante dessa desaparece a possibilidade de recurso prova testemunhal, sempre passvel de vcios e incertezas. Como a cambial basta a si mesma, no se admite qualquer prova testemunhal para contrariar os seus termos. 10

De acordo com TULIO ASCARELLI:

O conceito de literalidade no foi bem aprofundado na doutrina brasileira, alis, no h um nico autor que tenha se preocupado com o assunto. Ele explica a literalidade na autonomia da declarao mencionada no ttulo e na funo constitutiva em que exerce a sua redao _ declarao cartular esta que se verifica submetida exclusivamente disciplina decorrente das clusulas constantes no prprio ttulo. esse o passo mais importante para a compreenso dos ttulos de crdito e, conseqentemente, para o entendimento de seu alcance. 11

9 MACHADO, op.cit., p. 63 10 PINTO, Paulo Jos da Silva. Direito Cambirio: Garantia Cambiria e Direito Comparado. Rio de Janeiro : Forense, 1948. p.57 11 TULIO ASCARELLI, op.cit., p. 56

19 No basta, portanto afirmar, como fez CARVALHO DE MENDONA, com bastante objetividade, que a literalidade tem como conseqncia no estar o devedor obrigado a mais, nem o credor possuir direitos outros, alm dos declarados no ttulo.12 Na realidade, a declarao crtular tem uma natureza constitutiva de um direito autnomo e independente da relao fundamental e, no, como querem alguns, inclusive CARNELUTTI, que o ttulo de crdito seja simplesmente uma prova dessa relao. O assunto, no entanto, transcende a esses limites. A justificao, para tanto, reside na necessidade de se conferir instituio do crdito certeza e segurana jurdicas ao lado dos requisitos de agilidade e facilidade inerente ao bom exerccio do comrcio. Convm ainda lembrar que literalidade tambm no se confunde com formalismo: ambos tm estrutura e funes diversas _ o formalismo estabelecido pela Lei e define o teor especfico do documento sem o qual estar comprometida a sua existncia, enquanto a literalidade visa subordinao dos direitos cartulares unicamente ao teor do que est escrito, atribuindo relevncia jurdica aos elementos contidos na crtular.

12 MENDONA, op.cit., p.47.

20 2.3.2 Autonomia

Se for verdadeira a afirmao de que o atributo da literalidade no foi bem estudado pelos doutrinadores nacionais, no menos verdade que o mesmo aconteceu com a autonomia. O ttulo de crdito documento autnomo, pois, quando este transferido, o que objeto de transferncia o ttulo e no o direito que nele se contm. Para JOO EUNPIO BORGES, autonomia no se confunde com independncia:

Quando nossa lei fala em autonomia e independncia, no incidiu em redundncia: a palavra autonomia foi empregada para traduzir a distino entre a obrigao resultante da declarao cambial (a obrigao cartular) e a decorrente da relao fundamental, da causa determinante daquela declarao (compra e venda mtuo, desconto etc.). Mesmo inexistente ou insubsistente esta obrigao fundamental _ que deu origem ao ttulo ou a sua transmisso _ pode ser eficaz a obrigao cartular que, embora conexa, autnoma em relao quela. E a palavra independncia, no art. 43, refere-se posio dos diversos obrigados, uns em relao aos outros. Vinculam-se todos solidariamente, obrigam-se todos individualmente pelo aceite e pelo pagamento, no se contaminando nem se invalidando cada obrigao pelos vcios (incapacidade, nulidade, falsidade, falsificao etc.) que possam tornar ineficaz qualquer das outras. 13

A autonomia foi criada em benefcio da livre circulao dos ttulos e, em linhas gerais, a grande maioria dos juristas a situa na inoponibilidade das excees decorrente das Convenes extracartulares em relao ao terceiro de boa-f _ o que no est errado, porm cuida-se, nesse caso, apenas de um dos aspectos daquela autonomia. autonomia consiste em considerar cada obrigao derivada do ttulo de crdito como independente e autnoma em relao s demais obrigaes constantes do ttulo e em relao aos vnculos existentes entre os possuidores anteriores e o devedor, sendo esta, um requisito fundamental para a circulao dos ttulos de crdito. Pela autonomia, seu adquirente passa a ser o titular do direito autnomo, independente da relao anterior entre os possuidores.

13 BORGES, Joo Eunpio. Ttulos de Crdito. 2. ed. Rio de Janeiro : Forense, 1976. p.124

21 A obrigao de cada participante no ttulo autnoma, e o obrigado tem que cumpri-la, em favor do portador, nascendo da o princpio, da inoponibilidade das excees, segundo o qual no pode uma pessoa deixar de cumprir sua obrigao alegando (opondo excees) suas relaes com qualquer obrigado anterior. Todos que subscrevem um ttulo de crdito assumem obrigaes independentes, distintas das contradas por outros que, no mesmo ttulo, opuseram as suas assinaturas. Destarte, a obrigao que assumida numa letra de cmbio pelo sacador no se confunde com a do aceitante; a do avalista independe da dos demais obrigados. Todavia, como conseqncia, todos que a assinam so garantes do pagamento. O consectrio lgico, ento, de que, quanto mais o ttulo venha a circular, maior certeza ter o seu dono de receber a quantia nele mencionada no vencimento estipulado, j que poder acionar tanto o obrigado principal como qualquer dos demais coobrigados. Ao adquirir um ttulo de crdito, passa o seu titular a ter um direito autnomo e independente da relao anterior entre os possuidores, assim justificada por FRAN MARTINS:

A obrigao, em princpio, tem a sua origem, nos verdadeiros ttulos de crdito, em um ato unilateral de vontade de quem se obriga: aquele que assim o faz no subordina sua obrigao a qualquer outra por acaso j existente no ttulo. Da poder o portador, no momento oportuno, exigir de qualquer obrigado realizao da obrigao por ele assumida, desde que tenha praticado os atos determinados por lei. 14

PONTES DE MIRANDA alude autonomia afirmando que:

A necessidade de assegurar a circulao cambiria levou concepo da autonomia das obrigaes cambirias. Certamente, o ttulo cambirio unidade, e por vezes o designamos pela expresso ato unitrio; mas, coexistente com a aparncia do todo, h a aparncia dos outros singulares, cujo despregamento resulta do fato mesmo das assinaturas, que so diversas e lanadas em diversos tempos. Seria sem histria e, portanto, sem traos do trfico, ttulo em que, a despeito da multiplicidade das mos por que andou, recebesse declaraes bilaterais de vontade, sem lhes assegurar autonomia. O andar deu-lhe o ser solto _ soltura que se reflete como vimos na solidariedade cambiria. 15

14 MARTINS, Fran. Ttulos de Crdito. 4.ed. Rio de Janeiro : Forense, 1985. v.1. p. 20-21

15 MIRANDA, Pontes de. Tratado de Direito Privado. 2.ed. Rio de Janeiro: Borsoi, 1961. t. 2. p.119

22 TLIO ASCARELLI usa de clareza ao abordar a questo:

Estabelecendo que a proteo se d em duas situaes diferentes: (a) ao falar em autonomia, o que se quer afirmar no poderem ser opostas ao subseqente titular do direito cartular as excees oponveis ao portador anterior, decorrentes de Convenes extracartulares, inclusive, nos ttulos abstratos, as causais e (b) ao falar em autonomia, tambm o que se quer dizer no poder ser oposta ao terceiro possuidor do ttulo a falta de titularidade de quem lho transferiu _ uma situao completa a outra. Com efeito, de se observar que, admitida autonomia, somente no ltimo sentido, na aquisio a non domino, o adquirente no poderia restringir as excees ao direito mencionado no ttulo _ seu titular o teria da mesma forma _ independentemente da titularidade do prprio antecessor. 16

Afirma JOO EUNPIO BORGES:

Que o ttulo de crdito no constitui fenmeno autnomo, desprendido da relao de dbito e crdito que lhe deu origem e no qual se insere necessariamente. H sempre um fundamento, uma causa de ordem econmica na origem da subscrio de um ttulo de crdito: a relao fundamental. Assim, a obrigao que incumbe ao comprador de pagar a mercadoria comprada a prazo no se confunde com a que ele assumiu ao assinar, em virtude de tal compra, um ttulo de crdito. Mesmo inexistente ou insubsistente aquela obrigao fundamental _ que deu origem ao ttulo _ pode eventualmente ser eficaz a obrigao cartular que, embora conexa, autnoma em relao quela. 17

O direito que cada titular sucessivo vai adquirindo sobre o ttulo e sobre os direitos que nele esto mencionados autnomo. A expresso autonomia, para a maior parte da doutrina, indica que o direito do titular um direito independente no sentido de que cada pessoa, ao adquirir a crtula, recebe um direito prprio, diferente do direito que tinha ou podia ter quem lhe transferiu o mencionado ttulo. Diversas so as teorias a respeito da autonomia, mas a que parece predominar a de que a relao existente entre o sujeito portador do ttulo e o documento de natureza real. Assim considerado, o direito que surge da crtula, tratando-se de um direito constitutivo, cada um dos proprietrios da cambial o adquire de forma originria, em uma relao real e no derivada de um acordo.

16 ASCARELLI, op.cit., p. 270.


17 BORGES, op.cit., p. 14.

23 2.3.3 Cartularidade

O ttulo de crdito sempre um documento representado por um pedao de papel Crtula. Portanto crtula significa o direito (abstrato que se incorpora), que se apresenta sob a forma de ttulo. a exteriorizao do ttulo por meio de um documento. A exibio desse documento necessria para o exerccio do direito de crdito nele mencionado. O Princpio da Cartularidade, que nos dizeres de FBIO ULHOA a garantia de que o sujeito que postula a satisfao do direito mesmo o seu titular, sendo, desse modo, o postulado que evita o enriquecimento indevido de quem, tenha sido credor de um ttulo de crdito, o negociou com terceiros ( descontou num banco, por exemplo )18. A cartularidade decorre do atributo da autonomia. em razo de ser o direito mencionado no ttulo literal e autnomo que a apresentao da crtula se faz necessria para o exerccio do direito. Cartularidade , pois, a imperiosa necessidade da apresentao do ttulo para o exerccio do direito nele mencionado: "o credor deve possu-lo, deve apresent-lo ao devedor e deve restitu-lo a este quando receber o respectivo valor.
19

Sem a apresentao do ttulo de crdito, no est o devedor obrigado a cumprir a prestao respectiva. Indispensvel, pois, para a exigibilidade do crdito a exibio do documento original. Sobre o assunto, assim decidiram os Desembargadores do 1 Grupo de Cmaras Cveis do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo ao julgarem os Embargos n. 92.025:

A cambial deve ser efetivamente apresentada ao devedor para resgate, mesmo quando deixada em branco para cobrana, no se podendo supor renunciado esse direito do devedor, pelo silncio, quando a falta de pagamento pode acarretar graves conseqncias, como a resciso do compromisso, com perda das prestaes pagas. 20

18 COELHO, Fbio Ulhoa; Curso de Direito Comercial So Paulo: Saraiva, 2000. 19 PEREIRA, Pedro Barbosa. Curso de Direito Comercial. 2.ed. So Paulo : RT, 1968. v.2. p.136. 20 SO PAULO (ESTADO). Tribunal de Justia. Deferimento do pedido. Embargos n 92.025. Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 191, p. 189, 1960

24 O direito, portanto, "no se encontra incorporado ao ttulo", como quer fazer preponderar JOO EUNPIO BORGES, "mas permanece em uma relao de conexidade quele;
21

essa situao reveste-se de nitidez quando h a

hiptese de perda do ttulo: o direito a sua recuperao est fora da cambial e fundase no vnculo jurdico existente entre credor e devedor; somente extingue-se ela no instante em que o direito cartular for exercido, quando, ento, ocorrer a confuso dos dois direitos (o direito cartular e o direito recuperao). Enquanto no for exercido o direito cartular, o direito recuperao continua fora do ttulo.

21 BORGES, op.cit., p. 12-13.

25 3 - COMRCIO ELETRNICO

3.1 MUNDO VIRTUAL

O desenvolvimento tecnolgico, dos meios de comunicao e dos computadores, nos trouxe uma nova viso jurdica para as relaes oriundas dos meios eletrnicos. Como tal utilizao em grande escala recente, temos que analisar qual o tipo de legislao aplicvel nestas transaes. Em face da crescente utilizao por todas as classes sociais dos meios eletrnicos, a legislao e o pensamento de nossos legisladores no est caminhando na mesma sintonia e velocidade, ocorrendo assim situaes onde a legislao no sendo clara, d abertura a interpretaes onde podem ocorrer um desequilibrio nas relaes entre o fornecedor e o consumidor. Sabemos que nossa realidade est intrinsicamente ligada a tecnologia, e por isso devemos nos ater , as necessidades juridicas de adaptao a essa realidade. No podemos mais esperar tanto tempo para adequarmos nossas legislaes as transaes comerciais existentes, pois se no, correremos o risco de inviabilizarmos ou at impedirmos a realizao de operaes lcitas porm, ainda no regulamentadas em nosso ordenamento juridico um grande desafio adequar a evoluo do homem a regulamentao legal de suas relaes com os demais, porm o direito nasceu para adequar as relaes entre as pessoas, e eliminar as pendencias existentes entre eles. Portanto a cada dia ao olharmos novidades acontecendo, devemos verificar tambm a sua aplicabilidade e suas consequncias em nossa legislao.

26 3.2 CONTRATOS ELETRNICOS

Antes de adentrar-mos no especificidade, relembramos o conceito de Contrato, segundo MARIA HELENA DINIZ22 :
o acordo entre a manifestao de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem juridica, destinado a estabelecer uma regulamentao de interesses entre as partes, com o escopo de adquirir, modificar ou extinguir relaes juridicas de natureza patrimonial.

J o comercio eletrnico, segundo ALBERTIN23 :


a realizao de toda cadeia de valor dos processos de negcio num ambiente eletronico, por meio de aplicao intensa de tecnologias de comunicao e de informao, atendendo aos objetivos do negcio.

Para o MINISTERIO DA FAZENDA o comercio eletrnico conceituado como: o conjunto de transaes comerciais e financeiras realizadas por meio do processamento e transmisso de informao, incluindo texto, som e imagem. Com o advento do comercio eletrnico, houve uma democratizao das relaes de consumo, pois alm de proporcionar a todos os segmentos socias a oportunidade de utiliz-los, tambm proporciona a empresas de menor porte competir no mercado em p de igualdade no mundo virtual, claro que guardadas as devidas propores em se tratando de diversidade, investimentos, recursos fisicos e humanos. Ainda assim temos que ressaltar que o comercio eletrnico desfez muitos dogmas, uma vez que agora no basta apenas as empresas terem estrutura fisica e diversidade para enfrentarem a concorrncia, tm que ser extremamente geis, uma vez que o mercado virtual est em constante alterao independente das condies oriundas destas mudanas. Cabe ainda ressaltar, que apesar de toda esta evoluo, infelizmente boa parte da populao mundial ainda se encontra excluda do acesso aos avanos tecnolgicos como a internet. Independentemente de aes governamentais haver um fenomeno social muito preocupante, a chamada excluso digital.
22 DINIZ, Maria Helena. Tratado teorico e pratico dos contratos 23 ALBERTIN apud BARBOSA, Lucio de Oliveira. Duplicata Virtual . So Paulo : Memoria Juridica, 2004. p. 74

27 Muito j se disse e um dos pensamentos mais conscientes hoje na populao mundial que no sculo XXI se no falarmos mais de um idioma, especialmente o ingls, e no soubermos lidar com a informtica, estaremos totalmente desintegrados da sociedade. ERICA BRANDINI BARBAGALO enfatiza para que tenham validade juridica e surtam os feitos pretendidos pelas partes, os contratos eletrnicos, assim como quaisquer contratos, precisam ter presentes os requisitosque lhe asseguram a validade , como capacidade e legitimao das partes, objeto idneo e licitude do objeto, forma prescrita ou no defesa em lei e consentimento.24 Uma das partes mais importantes na elaborao de contratos identificao das partes contratantes, que se d por meios de assinaturas. Ao analisarmos os contratos eletrnicos um dos problemas vislumbrados o da assinatura digital nos documentos. Uma vez que o o espao virtual no totalmente seguro, a tecnologia criou a assinatura digital , que consiste em uma combinao de letras, numeros e simbolos, que se modifica a cada documento que for criado pelo software utilizado, ou seja, a assinatura digital nunca vai se repetir. Aparentemente nos d confiabilidade esta forma de operao, contudo, como os computadores conectados a internet esto vulnerveis a invaso por um Hacker, entendo que no podemos ter certeza absoluta que o autor da confirmao realmente o contratante. Inclui-se ai os casos onde a m-f do comprador no consiga ser provada, e este ainda poder pleitear alguma indenizao, caso venha a sofrer alguma sano econmica por parte da outra parte contratante. Ainda no temos legislao especifica sobre o assunto, mas o projeto de Lei 1.589/99 em seu artigo 14 manifesta-se sobre o tema:

(...) considera-se original o documento eletronico assinado pelo seu autor mediante sistema criptogrfico da chave pblica

24 BARBAGALO, Erica Brandini. Contratos Eletronicos. So Paulo. Saraiva, 2001.

28 A necessidade de regulamentao do comercio eletrnico inquestionvel, uma vez que dar tranquilidade aos seus operadores, bem como ir definir como o ordenamento jurdico reconhecer e garantir a executividade dos contratos eletronicos. O questionamento da regulamentao do comercio eletrnico sob qual forma deve-se dar: ele deve ser auto-regulamentvel, ou seja as partes envolvidas seriam reguladas pelas praticas e costumes comerciais sem o envolvimento do Governo, ou co-regulamentvel, em que tanto o Governo e o setor tero cada um seu papel essencial.

29 3.2.1 Tipos de Comrcio Eletrnico

O comrcio eletrnico dividido em dois tipos distintos de comrcio, quanto aos agentes que participam do mesmo, sendo eles; o B2C (Business to Costumer) e o B2B (Business to Business). Referente ao B2C, entende-se como sendo vendas diretamente ao consumidor final, ou seja, diretamente do fornecedor ao consumidor. As empresas vendem seus produtos e prestam seus servios por meio de um web site a clientes que os utilizaro para uso particular. Em relao ao B2B, entende-se como sendo comercializao no para usurio final, ou seja negcios entre empresas. As empresas podem intervir como usurias compradoras ou vendedoras ou como provedoras de ferramentas ou servios de suporte para o comrcio eletrnico (por exemplo, instituies financeiras, provedores de servios de internet, etc). Como se observa facilmente, a grande distino que se tem entre esses dois tipos de comrcio o fato de o B2C ser realizado entre pessoa jurdica, ou seja, o fornecedor e uma pessoa fsica, o consumidor. No caso do B2B, o comrcio se realiza entre duas pessoas jurdicas diferentes. importante tambm neste momento, se fazer a distino entre E-Business e E-Commerce, pois estes so diferentes: O E-Business : toda aplicao on-line que oferece suporte a negcios, mas que no precisa necessariamente concluir uma venda, ou seja, um E-Business no , obrigatoriamente, uma loja virtual. Por outro lado o E-Commerce: refere-se transaes comerciais de empresas direto para o cosumidor final, ou seja, uma negociao comercial pela internet. O termo Business to Costumer muito usado para especificar uma loja virtual hoje em dia. Em se tratando de Sistemas Eletrnicos de Pagamentos, estes so os objetivos mximos da inovao tecnolgica buscadas pelo comercio eletrnico, pois nela podem ser encontradas formas rpidas, de baixo custo, de comodidade e segurana aos interessados.

30 Segundo ALBERTIN25, os sistemas de pagamentos classificam-se em: I - Pr-Pago; a. Dinheiro Eletrnico (E-cash); b. Carto Inteligente (Smart card); II - Instantneo; a. Cartes de Dbito; b. Dbito Direto; III - Ps-Pago; a. Cartes de Crdito; b. Fatura; c. Cheque Eletrnico; d. Pagamento na Entrega. Todos os sistemas de pagamento devem atender aos requisitos de adequao como: aceitabilidade, anonimato, conversabilidade, eficincia, integrao, confiabilidade, escalabilidade, segurana e facilidade26. Desta forma os sistemas de comercio eletrnico e de pagamento eletrnico esto intimamente ligados, restando ainda sempre a preocupao de encontrarmos um sistema totalmente seguro, uma vez que com a tecnologia que temos ainda estamos vulnervel em algumas situaes. Algumas das mais importantes inovaes em sistemas de pagamentos foram: 1950 - Introduo do Carto de Crdito Diners Club 1967 - Westminster Bank instala a primeira ATM 1970 - New York Clearing House lana o Chips, transferncia e extrato on-line. 1970 - Chemical Bank lana o Pronto, computadores domsticos via telefone. 1994 DigiCach lana dinheiro digital on-line. 1995 Lanamento do Mondex27

25 ALBERTIN Alberto Luiz. Comercio Eletronico, Atlas, 2004, p. 15 26 Barbosa, Lucio de Oliveira, op. cit., p. 88 27 ALBERTIN apud Barbosa, Lucio de Oliveira, op. cit., p. 85

31 3.2.2 Projetos de Lei para Regulamentar o Comrcio Eletrnico

Um importante passo para a criao de leis foi a aprovao nos Estados Unidos, da Lei Modelo da UNCITRAL28, em 08/06/2000, prevendo a liberdade na elaborao de contratos eletrnicos, tendo como principio fundamental: no pode ser negado efeito legal a assinatura, contrato ou outro meio relacionado a tal transao somente por possuir forma eletrnica. No Brasil o Poder Legislativo no est inerte em relao a temas to importantes como os documentos eletrnicos, as assinaturas digitais e as autoridades certificadoras. Ao contrrio, existem disposies normativas esparsas e vrios projetos de lei, em trmite no Congresso Nacional, que se referem, direta ou indiretamente, ao assunto. Com base no Banco de dados do Centro Brasileiro de Estudos Jurdicos da Internet (2002), seguem abaixo alguns desses Anteprojetos e Projetos de Lei:

a) Anteprojeto de Lei da Ordem dos Advogados do Brasil - Seco So Paulo. Dispe sobre o comrcio eletrnico, a validade jurdica do documento eletrnico e a assinatura digital, e d outras providncias. b) Projeto de Lei n 1.589, de 1999. O Projeto de Lei de autoria do Deputado Luciano Pizzatto e outros, que dispe sobre o comrcio eletrnico, a validade jurdica do documento eletrnico e a assinatura digital, e d outras providncias. c) Projeto de Lei n 3.016, de 2000. O Projeto de Lei do Deputado Antonio Carlos Pannunzio dispe sobre a conduta e responsabilidade dos Provedores de Acesso. d) Projeto de Lei n 84, de 1999. Dispe sobre os crimes cometidos na rea de informtica, suas penalidades e outras providncias.

28 A UNCITRAL (United Natios Commission on International Trade Law Comisso das Naes Unidas sobre Direito do Comrcio Internacional) o orgo da ONU encarregado da padronizao mundial do Direito do Comercio Internacional. O texto integraldesta lei est disponvel no site www.uncitral.org/english/text/eletcom/ml-ec.htm.

32 e) Projeto de Lei n. 1.713 Dispe sobre os crimes de informtica - Deputado Dcio Braga. f) Projeto de Lei n. 1.483, de 1999 (apensado Projeto de Lei n. 1.589, de 1999). Institui a fatura eletrnica e a assinatura digital nas transaes de comrcio eletrnico. g) Projeto de Lei do Senado n 672/99 Dispe sobre a regulamentao do comrcio eletrnico em todo o territrio nacional, aplica-se a qualquer tipo de informao na forma de mensagem de dados usada no contexto de atividades comerciais. h) Projeto de Lei n. 3891, de 2000. Dispe sobre o registro de usurios pelos provedores de servios de acesso a redes de computadores, inclusive Internet. Foi elaborado pelo Sr. Julio Semeghini. i) Projeto de Lei n. 3.360, de 2000. Dispe sobre a privacidade de dados e a relao entre usurios, provedores e portais em redes eletrnicas. j) Projeto de Lei n. 2.358, de 2000. Altera a Lei n. 9.504, de 30 de setembro de 1997, dispondo sobre a propaganda eleitoral por meio de Servios de Valor Adicionado, inclusive Internet, e d outras providncias. k) Projeto de Lei n. 4.906, de 2001. Projeto de Lei do Deputado Jlio Semeghini que dispe sobre comrcio eletrnico. Aprovado pela Comisso Especial da Cmara dos Deputados l) Projeto de Lei Complementar N 208, de 2001. Inclui item na Lista de Servios a que se refere o art. 1 da Lei Complementar n 56, de 15 de dezembro de 1987 (provimento de acesso Internet). m) Projeto de Lei Complementar N 209, de 2001. D nova redao ao item 24 da Lista de Servios a que se refere o art. 1 da Lei Complementar n 56, de 15 de dezembro de 1987. n) Projeto de Lei n. 6.210, de 2002. Limita o envio de mensagem eletrnica no solicitada ("spam"), por meio da Internet.

33 o) Projeto de Lei n. 268, de 1999. Dispe sobre a estruturao e o uso de banco de dados sobre a pessoa e disciplina o rito processual de habeas data. p) Projeto de Lei n. 1.806-A, de 1999. Altera dispositivo do Cdigo Penal para incluir no crime de furto o acesso aos servios de comunicao e acesso aos sistemas de armazenamento, manipulao ou transferncia de dados eletrnicos; tendo parecer da Comisso de Constituio e Justia e de Redao, pela constitucional idade, juridicidade, tcnica legislativa e, no mrito, pela rejeio (Dep. JOS ROBERTO BATOCHIO). q) Projeto de Lei n. 3.587 de 2000. Estabelece normas para a infra-estrutura de chaves pblicas do Poder Executivo Federal. r) Medida Provisria n. 2.200 de 2001. Institui a ICP-Brasil (Infra-estrutura de Chaves Pblicas Brasileiras) e d outras providncias relativas comunicao eletrnica. s) Projeto de Lei n.123 de 2003. Apresentado em 20/02/2003 pelo Dep. Neuton Lima (PTB/SP) Veda a transmisso a terceiros de dados relativos a pessoas naturais e jurdicas. t) Projeto de Lei n. 95 de 2003. Apresentado em 01/04/2003 pelo Sen. Valmir Amaral (PMDB/DF) Dispe sobre a privacidade na Internet.

34 3.2.3 O Anteprojeto de Lei da OAB

A grande funo do projeto de lei, feito pela OAB-SP e baseado na Lei Modelo do UNCITRAL, foi to somente viabilizar a contratao eletrnica segura atravs da criao de assinaturas e certificados digitais, reconhecidos em cartrio. A seguir elucidaremos algumas dessas questes relacionadas com a utilizao dos documentos eletrnicos.

3.2.3.1 Documento Eletrnico como Meio de Prova

A maioria dos problemas concernentes aos documentos eletrnicos passvel de ser superada. Seja pela releitura de velhos conceitos, seja pela inovao legislativa que est por vir. O Brasil tem um sistema probatrio regido pelo princpio da livre apreciao das provas pelo Juiz. Isto est expresso em nosso Cdigo de Processo Civil, em seu artigo 131. Diante dessa afirmao, ns poderamos utilizar livremente os documentos eletrnicos em nossos negcios da vida cotidiana, confiantes de que, caso houvesse algum questionamento e este fosse remetido ao Judicirio, um Juiz saberia apreciar o valor probatrio de tais documentos. O C.P.C., quando trata das provas documentais, traz em seu artigo 368 o preceito de que as declaraes constantes de documento particular, escrito ou assinado, ou somente assinado, presumem-se verdadeiras em relao ao signatrio. J o artigo 371, inciso III, diz que no se presume autor do documento aquele que, mandando comp-lo, no o firmou porque conforme a experincia comum no se costuma assinar. Acredito que se o Juiz tiver confiana no documento eletrnico apresentado, pode perfeitamente aplicar os referidos diplomas legais para utilizar-se do documento como um dos fundamentos de sua sentena.

35 Da mesma forma, temos o artigo 383, que versa sobre representaes mecnicas. Se o Juiz for muito ortodoxo e desconfiado da informtica pode apoiar-se neste diploma legal para utilizar os documentos eletrnicos. Caso seja contestada a autenticidade do documento, proceder-se- uma percia, como normalmente feito com as demais representaes mecnicas utilizadas como prova. O mundo dos fatos no pra, no se limita ao defasado mundo do Direito. Um exemplo muito claro disso a utilizao de uma pgina na Internet como meio de prova. Se o delito cometido na rede mundial, como prov-lo seno por meio de documentos e rastros eletrnicos? Ficaro os crimes informticos impunes s porque a legislao processual se apresenta no de todo perfeitamente compatvel com os novos institutos? E a funo integradora do juiz? De qualquer forma, a utilizao cada vez maior de documentos eletrnicos na vida social far de sua aplicao nos Tribunais no uma opo ou questo de aceitao, mas um imperativo. Independentemente de regulao especfica, os documentos eletrnicos vieram para ficar e obrigao dos rgos judiciais estarem preparados para lidar com eles. Quanto legislao que est por vir, ela muito bem vinda, pois colocar o Brasil em p de igualdade com pases como a Argentina, Estados Unidos, Frana, Blgica, Itlia, Alemanha e Canad, que j tm uma legislao sobre o assunto, ainda que em alguns casos esteja limitada utilizao pelos rgos da administrao pblica. Alm do que extirpar de uma vez todo e qualquer preconceito que possa existir entre nossos magistrado e advogados em admitir o documento eletrnico e a assinatura digital como elementos integrantes da nossa vida social. 29

29 Gico Jr, Ivo T., Comrcio Eletrnico, 2000.

36 3.2.3.2 Assinatura e Certificado Eletrnicos

A assinatura eletrnica a marca capaz de identificar atravs de averiguao eletrnica. Bem, a assinatura digital uma espcie de assinatura eletrnica. Mas qual seria a definio de assinatura digital? A legislao alem nos traz uma interessante definio, segundo a alnea 1, do 2 do artigo 3 da Lei de Assinatura Digital, de 1 de Agosto de 1997:

"Assinatura digital" significa um selo afixado a dados digitais, o qual gerado por uma chave privada de assinatura e comprovador do dono da assinatura e da integridade dos dados com o uso de uma chave pblica de assinatura sustentada por um certificado de chave de assinatura utilizada, fornecida de uma autoridade de certificao, de acordo com o 3 desta Lei.

Os atuais programas de criptografia so capazes de cifrar um documento eletrnico, seja ele texto (uma pea processual, um ttulo de crdito eletrnico), som (uma audincia gravada, uma confisso) ou imagem (uma fotografia, um documento digitalizado) e marc-lo com uma assinatura digital de tal forma que, se houver qualquer alterao no documento, a chave pblica no mais o abrir, acusando a falsificao. Desse modo conseguimos a forma mais eficiente possvel de garantir a autenticidade de um documento eletrnico. O problema agora quem garantir que determinada chave pertence determinada pessoa. O controle das chaves tornouse a questo crucial da fora probatria dos documentos eletrnicos. J existem vrias empresas que realizam o trabalho de certificao das chaves pblicas, so as chamadas certificadoras digitais, que funcionam como verdadeiros cartrios eletrnicos. O usurio registra sua chave pblica na certificadora e toda vez que se fizer necessria comprovao da autenticidade, basta que se envie eletronicamente a chave a ser autenticada e a empresa confirmar ou no o proprietrio. Este servio j regulamentado em vrios pases e est em vias de s-lo no Brasil. O projeto de lei n. 1.589, de 1999, visa a regulamentar o comrcio eletrnico e institui tanto a assinatura digital, como as certificadoras em nosso ordenamento.

37 O projeto de lei, se aprovado, acabar de uma vez com todos os obstculos impostos pelos doutrinadores e juizes utilizao do documento eletrnico como meio de prova. 30 No entanto, apesar de o projeto ser benfico para a sociedade brasileira, perde-se uma grande oportunidade de dar fim, ou ao menos reduzir em muito, a cartorizao que existe no Brasil. Ao invs de aproveitar a oportunidade e permitir que qualquer empresa, que obedea a critrios tcnicos e seja registrada, possa realizar a atividade de certificao, o projeto de lei mantm o monoplio dos cartrios, atribuindo aos tabelies a prerrogativa de autenticar os documentos eletrnicos. Qualquer autenticao realizada por empresa privada estaria excluda do regime legal. o que diz o artigo 24, nos seguintes termos:
Os servios prestados por entidades certificadoras privadas so de carter comercial, essencialmente privados e no se confundem em seus efeitos com a atividade de certificao eletrnica por tabelio, prevista no Captulo II deste Ttulo.

A prpria OAB no poderia fazer um cadastro universal das chaves de seus advogados, nem qualquer outra entidade de classe. Imaginem como no seria til que os advogados, ao receberem a carteira da Ordem tambm recebessem uma chave exclusiva de advogado para utilizao no dia a dia dos fruns, ou para comunicar-se com a prpria entidade. Pelo texto a certificao at seria possvel, mas apenas para fins comerciais, o que torna impraticvel nas hipteses avenadas, pois seria desprovido de f pblica o certificado da Ordem, ainda que as carteiras valham oficialmente como documento de identidade. Pode emitir documento, certificar assinatura de seus membros no. Alm disso, mantemos o problema dos preos dos cartrios e a impossibilidade de se estabelecer uma verdadeira lei de mercado nas autenticaes, perdendo-se assim uma oportunidade de se reduzir os custos do comrcio eletrnico, que promete ser uma nova forma de competio entre as economias e vista por muitos como uma oportunidade para o crescimento dos pases em desenvolvimento.

30 Gico Jr, Ivo T., Comrcio Eletrnico, 2000.

38 Uma das celeumas que sempre foi levantada quando se tratou de documento eletrnico foi a questo da originalidade dos documentos dele decorrentes, tanto pela impresso (ou materializao, nos termos do projeto), quanto pela digitalizao de documentos cartulares preexistentes. Os juristas em geral afirmam que o documento eletrnico no um original, mas cpia no autenticada. Por isso, em caso de impugnao, seria necessria a apresentao do original. O futuro artigo 14 resolve este problema da seguinte forma:
Considera-se original o documento eletrnico assinado pelo seu autor mediante sistema criptogrfico de chave pblica. 1 - Considera-se cpia o documento eletrnico resultante da digitalizao do documento fsico, bem como a materializao fsica de documento eletrnico original. 2 - Presumem-se conforme o original as cpias mencionadas no pargrafo anterior, quando autenticadas pelo escrivo na forma dos art. 33 e 34 desta lei. 3 - A cpia no autenticada ter o mesmo valor probante do original, se a parte contra quem for produzida no negar conformidade.

De qualquer monta, uma vez promulgada a Lei, no haver juiz no pas que negue o valor probatrio dos documentos eletrnicos. A positivao trar maior segurana jurdica aos agentes econmicos e aos milhes de usurios da Internet no Brasil.

39 3.2.3.3 O Endosso Eletrnico

Uma grande questo que no foi tratada em nenhum projeto de lei, a necessidade de criao de um endosso eletrnico para os ttulos de crdito eletrnicos. Principalmente na rea de comrcio exterior, na qual este instituto amplamente utilizado nas operaes de financiamento e transporte. Neste caso, em que o conhecimento de embarque um instrumento essencial, a utilizao de meios eletrnicos seguros poderia impulsionar o comrcio internacional. 31 Atualmente, atravs de sistemas baseados na Internet, as empresas de transporte j fornecem informaes atravs das quais o emissrio pode preparar o contrato de transporte antecipadamente, no computador. A transportadora possibilita ao emissrio com acesso a Internet: conferir, imprimir e enviar o termo de recebimento do seu prprio site. A informao do termo de recebimento pode ser transmitida para o consignatrio antes da chegada da transportadora, permitindo o conhecimento antecipado do que se est embarcando. A possibilidade de se colocar o conhecimento de embarque na Internet significa ampliar a sua utilidade contratual como ttulo de propriedade, passa-se a ter uma fonte correta de informaes para emissrio, transportadora e destinatrio permitindo que eles agendem e controlem os carregamentos, automatizando as transaes pela cadeia de transporte, ao mesmo tempo que diminui o risco de entrada de dados errados. Inmeras iniciativas esto sendo empreendidas para a introduo de mtodos eletrnicos no processamento dos documentos comerciais e para informatizao da cadeia de fornecedores (supply chain) em termos globais. Entre elas podemos destacar o Projeto Bolero (Bill of Lading Electronic Registry Organisation), cujo objetivo estabelecer uma rede global de informaes para transacionar documentos como o termo de recebimento e outros ttulos nonegociveis. O projeto lanou, a ttulo de experincia, uma rota piloto com acesso a uma central de registro eletrnico e assinaturas digitais para substiturem os termos de
recebimento cartulares.

31 Gico Jr, Ivo T., Comercio Eletrnico, 2000.

40 4 - DUPLICATA CARTULAR E DUPLICATA VIRTUAL

4.1 HISTRICO

A Duplicata um ttulo de crdito genuinamente brasileiro, e sua historia relativamente nova em comparao com outros ttulos de crditos, como letras de cambio e notas promissrias. Surgiu inicialmente com a fatura ou conta, disposta no Art. 219 da lei 556/1850, nosso Cdigo Comercial, que estabelecia:
Nas vendas em grosso ou por atacado entre comerciantes, o vendedor obrigado a apresentar ao comprador por duplicado, no ato entrega das mercadorias, a fatura ou conta dos gneros vendidos, as quais sero ambas assinadas, uma para ficar na mo do vendedor e outra na do comprador. No se declarando na fatura o prazo de pagamento, presumese que a compra foi vista (art. 137). As faturas sobreditas no sendo reclamadas pelo vendedor ou comprador, dentro de 10 (dez) dias subseqentes entrega e recebimento (art. 135), presumem-se contas lquidas.

Essa conta, assinado pelo vendedor/credor era equiparada aos ttulos de crditos para todos os efeitos e tambm na cobrana judicial, baseado no art. 427 do C.Com., revogado pela Lei 2044/08. Em 1915, o governo tentou tornar obrigatria a emisso de faturas com o intuito de controlar a incidncia do imposto do selo. Em 1920 o I Congresso das Associaes Comerciais sugeriu a criao de um ttulo de crdito que atendesse a circulao de crdito, bem como as exigncias legais vigentes. Em sntese a Duplicata nasceu pelo controle de arrecadao de impostos e com boa aceitao no comrcio. Com o advento da Lei 5.474/68, Lei das Duplicatas, esta ficou regulamentada como um ttulo eminentemente comercial, no mais prestando a utilidade fiscal. Nesta lei foram definidos a sua constituio, circulao, protesto e sua execuo.

41 4.2 CARACTERISTICAS

Segundo AMADOR PAES DE ALMEIDA32:


As duplicatas, num enunciado simples, pode ser conceituada como um ttulo de credito que emerge de uma compra e venda mercantil ou da prestao de servios, na forma do quem dispe as arts. 2 e 20 da lei 5474/68.

Seus requisitos foram definidos atravs do art. 2, 1 da Lei 5.474/68, que determina que a duplicata deva conter:
I. A denominao duplicata, a data de sua emisso e o numero de ordem; II. O numero da fatura; III. A data certa do vencimento ou a declarao de ser duplicata vista; IV. O nome e domicilio do vendedor e comprador; V.A importncia a pagar, em algarismos e por extenso; VI. A praa de pagamento; VII. A clusula ordem; VIII. A declarao de reconhecimento de exatido e da obrigao de pag-la a ser assinada pelo comprador, como aceite cambial; IX. A assinatura do emitente.

importante salientar, que o vendedor no est obrigado a emitir duplicata em todas as vendas a prazo que realiza, contudo est impedido de emitir qualquer outro ttulo, conforme preceitua o art. 2 da lei 5.474/68. A apresentao da duplicata ao comprador dar-se- no ato da entrega da mercadoria ou logo aps. Conforme prenuncia a Lei 5.474/68, o emitente tem at 30 (trinta) dias a contar de sua emisso para envi-la ao devedor e, este, ao receb-la ter 10 (dez) dias para devolv-la assinada ou declarar por escritos os motivos da recusa.

32 ALMEIDA apud Barbosa, Lucio de Oliveira, op. cit., p. 91

42 Conforme o artigo 8 da lei das Duplicatas, os motivos para recusa do aceite so:
I. Avaria ou no recebimento das mercadorias, quando no expedidos ou no entregues por sua conta e risco; II. Vcios, defeitos, e diferenas na qualidade ou quantidade das mercadorias, devidamente comprovados; III. Divergncias nos prazos ou nos preos ajustados.

Quanto ao pagamento a principal forma de extino da obrigao contida no titulo de crdito. Mas esta no se encerra somente com o pagamento do mesmo, e sim com o resgate deste, com a assinatura do portador, dando a quitao plena, total e irrestrita. Quanto ao protesto das duplicatas ela dar-se- somente por falta de aceite, de devoluo ou de pagamento, conforme preceitua o art. 13 da Lei das Duplicatas.

43 4.3 DUPLICATA VIRTUAL

Duplicata Virtual o nome designado s duplicatas sem a materializao cartular, ou seja, toda sua tramitao ocorre por meios eletrnicos sem que haja a sua impresso fsica. Apesar de aparentemente ir de contra os principais princpios dos ttulos de crdito, como a cartularidade, a sua criao, foi de certa forma inconscientemente elaborado pelo legislador, na criao da prpria Lei das Duplicatas, Lei 5.474/68, pois este com o intuito de criar um instrumento de crdito, prtico, eficaz e de boa aceitao comercial, teve que flexibilizar a legislao, uma vez que afastou os rigores e formalismos tradicionais do direito cambirio, criando assim, dentro da prpria Lei, facilitadoras e desburocratizantes da documentao, circulao e cobrana de crdito concedido nas vendas a prazo. Relataremos a seguir os 5 (cinco) argumentos33 contidos na Lei 5.474/68, que sustentam a existncia da duplicata virtual, pois so os indcios legais da despapelizao da duplicata: a. No art. 7, 1, pode ocorrer a reteno permitida por parte do devedor,

desde que claro acertada entre as partes. Contudo o devedor deve comunicar por escrito, ou seja, em outro documento, ao apresentante o aceite e a reteno. Isso contraria a regra bsica de aceite em ttulos de crditos que determina que o aceite seja efetuado no prprio ttulo, e que o titulo deva ficar em poder do apresentante. b. Nos termos do art. 7, 2, o aceite por comunicao descrito acima, ser

efetuado em documento escrito, substituir a duplicata para os efeitos de protesto e execuo. Neste caso conflitua-se com o art. 585 do Cdigo de Processo Civil, que indica que na petio inicial de execuo, deve-se anexar o titulo de crdito original.

33 Barbosa, Lucio de Oliveira, op. cit., p. 110-113.

44 c. No art. 9, 1 e 2, o legislador permitiu que a prova do pagamento do

ttulo fosse o recibo passado no verso do ttulo, ou em documento separado, bem como ser prova de pagamento, total ou parcial, a liquidao do cheque, a favor do estabelecimento endossatrio, desde que conste a destinao para a quitao ou amortizao do referido ttulo. Assim o principio da literalidade, que exige a quitao no prprio ttulo, fica com uma exceo no caso das duplicatas. d. O art. 13 que disciplina o protesto por falta de aceite, devoluo e de

pagamento, que se ocorresse com a apresentao da duplicata, da triplicata, ou, ainda, por indicao na falta de devoluo. Com isso temos a possibilidade de protestar um titulo sem a sua presena material. e. O art. 15, inciso II determina que a duplicata no aceita, pode ser

judicialmente executada desde que haja sido devidamente protestada e acompanhada pelo comprovante de entrega da mercadoria. Neste caso no importa o ttulo e sim o negcio que lhe deu causa. Cabe ressaltar que com a Lei 9492/97 no seu art. 8, pargrafo nico, previu o recebimento de indicaes e das duplicatas mercantis e de servios, por meio de magntico ou de gravaes eletrnica de dados, sendo o apresentante inteiramente responsvel pelas informaes, e os tabelionatos meros instrumentalizadores da norma. Alem disso nosso Cdigo Civil em seu art. 887, 3, diz que:
O ttulo poder ser emitido a partir dos caracteres criados em computador ou meio tcnico equivalente e que constem da escriturao do emitente, observados os requisitos mnimos previstos neste artigo.

Em sntese, o Direito Cambirio, parte integrante do Direito Empresarial, no est mais preso a um carto, um documento escrito. Com isso dois dos princpios fundamentais, cartularidade e literalidade, foram atingidos pela desmaterializao da duplicata virtual. Embora a Duplicata Virtual no seja criada expressamente por lei, ela lcita, vlida e eficaz visto que no fere nenhum dispositivo legal. que o legislador foi benevolente ao permitir a sua existncia atravs da flexibilizao da lei. A Duplicata Virtual fere os princpios doutrinrios, mas no os princpios legais. 34
34 Barbosa, Lucio de Oliveira, op. cit., p. 114.

45 4.3 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA DUPLICATA VIRTUAL

O uso da Duplicata Virtual tem vantagens e desvantagens deordem tcnica para as partes envolvidas. Para o sacador, esta traz inmeras vantagens, como por exemplo a rapidez no processamento das operaes de cobrana, economia de tempo e recursos materiais, segurana contra erros, etc., aliando-se a enorme reduo de custos operacionais e, por consequncia, a uma maior rentabilidade da empresa. Registrase porm que uma de suas restries quanto ao desconto bancrio, no por sua inaptido, e sim por causa da cautela da rede bancria, ao menos neste perodo inicial em que o sistema eltrnico no totalmente seguro. A outra restrio quanto a circulao dda Duplicata Virtual, uma vez que, o seu endosso seria por assinatura digital, situao ainda no aplicvel no comercio, mas que pode ser realizado futuramente. Para o endossatrio, que sempre uma instituio financeira, onde normalmente so nas operao de cobrana, as vantagens so enormes tambm, visto que toda a operao de emisso de boletos, expedio e controle de cobrana e apresentao a protesto feitas pela prpria instituio. Com a possibilidade de padronizao para todos os clientes, a reduo de seus custos operacionais substancial. Por outro lado, o sacado quem fica mais vulnervel no caso de uma Duplicata Virtual simulada ser apontada para protesto. Neste caso deve tomar muito cuidado, pois em caso de intimao de apontamento em cartrio para protesto de duplicata simulada, s resta uma sada para o sacado, que a medida cautelar de suteo de protesto. E para isso, tem-se mnimos 3 (trs) dias de prazo a contar do protocolo.

46 5 - CONSIDERAES FINAIS

A temtica do ttulos de crdito envolve questes amplas que vo desde a da criao do crdito, recebimento ou o protesto, sem contarmos com o avano da tecnologia, que a cada dia nos apresenta novas solues, eminentemente simples, prticas e eficientes. Podemos concluir que a empresa e o mercado se beneficiam do crdito justamente pela possibilidade de sua circulao, o que acaba por afastar a necessidade imediata de disponibilidade de moeda para as operaes mercantis, ou seja, ao invs de utilizarmos a moeda para circular a economia, utilizamos apenas o crdito, nesse sentido TLIO ASCARELLI ressalta a importncia do surgimento dos ttulos na economia internacional dizendo que (...) o documento que o incorpora, marcou, realmente, o incio de uma fase importantssima para a economia dos povos, que a circulao do crdito..35 Para a existncia de uma legislao adequada ao mundo virtual, o comrcio eletrnico tem que ser muito bem estudado, uma vez que assim independente de materializao de documentos, teremos a justia sendo eficz quando for solicitada. Para finalizar, do ponto de vista doutrinrio, necessria a reformulao das teorias doutrinrias que sustentam a base do Direito Cambirio, em face principalmente do dinamismo social vigente. As velhas bases doutrinrias no esto adequadas ao novo Direito Empresarial Eletrnico que hoje vivenciamos, pois este est a nos exigir novas normas tericas e novas doutrinas. E esse o desafio a ser enfrentado por todos os operadores do Direito.

35 Teoria Geral dos Ttulos de Crdito, So Paulo: Editora Saraiva, 1969, p.221.

47 6 - BIBLIOGRAFIA

ALBERTIN, Alberto Luiz. Comercio Eletrnico. So Paulo: Atlas, 2004.

ALMEIDA, Amador Paes de. Teoria e Prtica dos Ttulos de Crdito. 19 ed. So Paulo: Saraiva, 1999.

ASCARELLI, Tlio. Teoria Geral dos Ttulos de Crdito. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 1969.

ASSIS, Olney Queiroz. Cdigo Civil de 2002: A iniciativa privada e a atividade de produo ou circulao de bens ou servios. Jus Navigandi, Teresina, a.8, n.231, 24 de fevereiro de 2004. acessado em 13 de novembro de 2006.

BARBAGALO, rica Brandini. Contratos Eletrnicos. So Paulo: Saraiva, 2001. BARBOSA, Lucio de Oliveira. Duplicata Virtual Aspectos Controvertidos. So Paulo. Memria Jurdica, 2004.

BORGES, Joo Eunpio. Ttulos de Crdito. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1976.

BULGARELLI, Waldirio. Ttulos de Crdito. So Paulo: Atlas, 2001.

CASTRO JUNIOR, Armindo de. Ttulos de Crdito. 2 ed. Cuiab: 2003.

COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. So Paulo: Saraiva, 2000.

DINIZ, Maria Helena. Dicionrio Jurdico. 1 Vol. Saraiva, 1998.

_________________. Tratado Terico e Prtico dos Contratos. So Paulo: Saraiva, 1993.

GICO JR, Ivo Teixeira. O Comercio Eletrnico . Desafios ao Direito Tributrio e Econnico. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=3122. Acesso em: 15 de Junho de 2.007.

48 LUCCA, Newton de. Aspectos da Teoria Geral dos Titulos de Crdito. So Paulo: Pioneira, 1979

MARTINS, Fran. Ttulos de Crdito. 13 ed. Volume I. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

_______________ Ttulos de Crdito, Rio de Janeiro: Forense, 1991.

MIRANDA, Pontes de. Tratado de Direito Cambirio. Vol. 1, atualizado por Vilson Rodrigues Alves. Campinas: Bookseller, 2000.

PEREIRA, Pedro Barbosa. Curso de Direito Comercial. 2 ed. So Paulo: RT, 1968.

PINTO, Paulo Jos da Silva. Direito Cambirio: Garantia Cambiria e Direito Comparado. Rio de Janeiro: Forense, 1948

REQUIO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 17 ed. 2 Vol. Saraiva,1988.

SO PAULO (ESTADO). Tribunal de Justia. Deferimento de pedido. Embargos 92.025. Revista Forense. V. 191, 1960

SOUZA FILHO, Josias Bento. Do Contrato Eletrnico e o Comrcio Virtual. Disponvel em: http://www.boletimjuridico.com.br/texto.asp?id=1765. Acesso em: 15 de Junho de 2.007.

THEODORO JNIOR, Humberto. Ttulos de Crdito. Forense,1998.

VIVANTE, Cesare. Trattado di diritto commerciale. 3 ed. Vol. III Milo,s/d.2002.

Potrebbero piacerti anche