Sei sulla pagina 1di 29

CAU/BR esclarece dvidas sobre atividades que s podem ser realizadas por arquitetos e urbanistas

Veja aqui um tira-dvidas sobre os efeitos da Resoluo n 51 do CAU/BR e como ficam as divises de atribuies com outros profissionais
29 de julho de 2013131 Comentrios Em 17 de julho, entrou em vigor a Resoluo n 51, que define as atribuies privativas da profisso de arquiteto e urbanista. A norma foi publicada no Dirio Oficial da Unio (veja aqui). Para esclarecer as principais dvidas de arquitetos, engenheiros, designers de interiores e outras especialidades afins, o CAU/BR traz um pequeno guia sobre os efeitos da resoluo para os profissionais, rgos pblicos e sociedade. Como o CAU/BR definiu as atividades que s podem ser executadas por arquitetos e urbanistas? A definio das atribuies privativas dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo era um dever do CAU/BR estabelecido pela Lei 12.378/2010. Trata-se de uma regulao da lei, uma norma infralegal que deve ser garantida pelo Estado e passvel de multa em caso de descumprimento. Foi feita conforme determina a lei com base nas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Ministrio da Educao. A Resoluo n 51 do CAU/BR entrou em vigor no dia 17 de julho de 2013, quando foi publicada no Dirio Oficial da Unio. Segundo a Lei 12.378, essa regulamentao visa impedir que a ausncia de formao superior exponha o usurio do servio a qualquer risco ou danos materiais segurana, sade ou ao meio ambiente.

A Resoluo n 51 do CAU/BR retira atribuies de engenheiros e outras profisses regulamentadas? No. No caso das atividades que constam na Resoluo n 218/1973 do CONFEA, como projeto de edificaes, a Lei 12.378 diz que na hiptese de as normas do CAU/BR sobre o campo de atuao de arquitetos e urbanistas contradizerem normas de outro conselho profissional, a controvrsia ser resolvida por meio de resoluo conjunta de ambos os conselhos. Conforme det ermina a lei, o CAU/BR j enviou ofcio ao CONFEA solicitando a reabertura do Grupo de Trabalho de Harmonizao e Conciliao de Legislao CONFEA-CAU/BR para reconhecimento das definies previstas na Resoluo n 51.

E no caso dos designers de interiores? A Resoluo n 51 define como atribuio privativa de arquitetos e urbanistas a Arquitetura de Interiores, definida como interveno em ambientes internos ou externos de edificao, definindo a forma de uso do espao em funo de acabamentos, mobilirio e equipamentos, alm das interfaces com o espao construdo mantendo ou no a concepo arquitetnica original , para adequao s novas necessidades de utilizao. Esta interveno se d no mbito espacial; estrutural; das instalaes; do condicionamento trmico, acstico e lumnico; da comunicao visual; dos materiais, texturas e cores; e do mobilirio. Outras atividades, como design de mveis e decorao, podem ser realizadas por outros profissionais.

Projetos de conforto trmico e conforto acstico podem ser realizados por outros profissionais?

Sim. A Resoluo n 51 define como atividades privativas de arquitetos e urbanistas os projetos de arquitetura da iluminao do edifcio e do espao urbano; de acessibilidade e ergonomia da edificao; e de acessibilidade e ergonomia do espao urbano.

E no caso de projetos de iluminao? Projetos luminotcnicos ou de engenharia de iluminao, que envolvem questes objetivas (quantidade de luz necessria, consumo de energia, etc) podem ser realizados por engenheiros. Projetos de Arquitetura da Iluminao so considerados aqueles que envolvem questes subjetivas, ligadas percepo do usurio, como conforto visual, atmosfera relacionada promoo do uso do espao ou impresso espacial do ambiente construdo esses s podem ser feitos por arquitetos.

Que profissionais podem realizar os projetos complementares? Projetos complementares so estudos tcnicos que se integram ao projeto arquitetnico (estrutural, de instalaes eltricas, de instalaes hidrossanitrias, de luminotecnia, terraplanagem e pavimentao, por exemplo) e podem ser realizados pelos especialistas de cada rea. Porm a coordenao e compatibilizao de projeto arquitetnico com projetos complementares s pode ser feita por arquitetos e urbanistas registrados no CAU.

Quais so as atividades privativas de arquitetos e urbanistas em processos de regularizao fundiria e parcelamento do solo? O CAU/BR define como atribuio exclusiva de arquitetos o projeto urbanstico, que definido como atividade tcnica de criao, pela qual concebida uma interveno no espao urbano, podendo aplicar-se tanto ao todo como a parte do territrio projeto de loteamento, projeto de regularizao fundiria, projeto de sistema virio e de acessibilidade urbana.

Quais os efeitos da Resoluo para os rgos governamentais de fiscalizao? O CAU comunicar as prefeituras e demais rgos pblicos que contratam servios de Arquitetura e Urbanismo sobre as atribuies privativas de arquitetos e urbanistas, esclarecendo quais projetos s podem ser registrados por esse tipo de profissional. Os CAUs estaduais vo monitorar a expedio de alvars observando o disposto na Resoluo n 51, e poder aplicar multas em casos de exerccio ilegal da profisso de arquiteto e urbanista.

1. Jaqueline Walter, SC 29 de julho de 2013 s 9:23 am


bom dia, Sugiro palestras com maiores informaes. Att, Arq Jaqueline
Responder

o Karina, SP 30 de julho de 2013 s 2:27 am

Parece interessante, desde que aberto somente para registrados no CAU, para realmente tirar dvidas, e no chover no molhado. Se fosse aberto ao pblico imagino a sesso aberta ao debate virando uma grande rea de comentrios ao vivo: vrios designers e engenheiros criticando algo que foi explicado diversas vezes. Com esse artigo acredito que muitas das dvidas foram sanadas, e se no, por teimosia do leitor. o Luciflavio Rocha, PI 1 de agosto de 2013 s 10:21 am Muito importante a deciso do presidente, porm, carece de maiores esclarecimentos sobre a atuao compartilhada, alguns companheiros de outras profisses ficaram em dvida, boa deciso presidente. o md, SP 1 de agosto de 2013 s 1:06 pm Senhoras e Senhores, Me parece um assunto indiscutvel j que a lei 12378/2010 j define por definitivo que o CAU, nacional ou estadual, s pode legislar sobre as atividades de arquitetos e urbanistas, conforme previsto na lei 5194/1966, como est redigido o texto no seu artigo 66: Art. 66. As questes relativas a arquitetos e urbanistas constantes das Leis nos 5.194, de 24 de dezembro de 1966 e 6.496, de 7 de dezembro de 1977, passam a ser reguladas por esta Lei. (lei 12378/2010). Basta? Ou no? Acendam a luz da Arquitetura! E desliguem o egocentrismo corporativo para o bem de to nobre profisso. o Sidney Kelly Santos, MG 12 de agosto de 2013 s 8:41 pm corroboro com os colegas. o CAU antes de mais nada deve reunir ao grupo e explanar com mais clareza.

2. Daruiz Castellani, RJ 29 de julho de 2013 s 9:51 am


Muito boas notciasNem tudo est perdidoPELA IMEDIATA ABERTURA DE NEGOCIAES SOBERANAS ENTRE AS PARTES J !
Responder

o Karina, SP 30 de julho de 2013 s 2:30 am Sair uma Resoluo sobre isso vai demorar bastante. Ser que j est em processo de?

3. Arquiteto RAMOS DE SOUZA, ES 29 de julho de 2013 s 9:57 am


Gostei da iniciativa. Desejo que se resolva, definitivamente, a questo do sombreamento e poderemos marchar com fora e valorizando mais ainda a nossa profisso de arquiteto e urbanista. Estou torcendo para que tudo seja levado a bom termo e pronto para colaborar. Pima 29/7/2013
Responder

o Karina, SP 30 de julho de 2013 s 2:32 am Realmente complicado juntar todas as leis e resolues, CONFEA, CREA, CAU, e entender o resultado disso tudo. Achei excelente essa abertura do CAU em abrir espao para tirar as dvidas. Parabns!

4. Tarso Roberto da Silva, SP 29 de julho de 2013 s 10:06 am


Gostaria de saber no caso de prefeituras que contratam profissionais de outras reas para cargos de superviso e gerenciamento, como secretaria de obras e secretaria de planejamento por exemplo. Como fica a questo do gerenciamento interno das prefeituras para cargos de confiana, ser cobrado essa adaptao para atividades exclusivas de arquitetos?
Responder

o Karina, SP 30 de julho de 2013 s 2:34 am Agora tambm fiquei com essa dvida. As prefeituras sero comunicadas em relao Resoluo e ser fiscalizada em relao aos alvars emitidos, mas e o funcionamento interno? Como isso procede? No mesmo mbito de um escritrio privativo: atravs de denncia de prtica ilegal? Ou o CAU possui amparo legal para adentrar nesta esfera? o Mircon, SC 30 de julho de 2013 s 5:06 pm Os Cartrios de Registro de Imveis tambm esto fazendo Anlise de Projetos arquitetnicos. Inclusive, corrigem projetos, loteamentos e memoriais des critivos J APROVADOS POR PREFEITURAS, obrigando ao Arquiteto uma nova correo e nova aprovao na Prefeitura. Cartrios tambm sero obrigados a contratar Arquitetos para fazer essa anlise? J que estaro exercendo irregularmente a profisso de Arquitetos? Obrigado.

5. Aline Suerda, PB 29 de julho de 2013 s 10:11 am


Ainda no entendi quatro pontos: 1 Projeto de Arquitetura e Projeto de Edificaes diferenciam em que? Apenas o arquiteto ou o engenheiro tambm pode assinar a guia de Projeto Arquitetnico? 2 E no caso do tcnico que assina projetos de at 80m sem laje, continuam assinando? 3 Desmembramento e Remembramento de lotes exclusivo dos arquitetos ou tcnico e engenheiro podem fazer tambm? 4 Loteamento exclusividade dos arquitetos ou engenheiros tambm esto aptos? Porque na resoluo diz que EXCLUSIVIDADE e nessa matria diz que no
Responder

o Priscila Rocha, SP 29 de julho de 2013 s 11:36 am Acho que essas so as dvidas de todos e que vocs poderiam esclarecer logo, pois est ficando muito confuso! Principalmente a questo de quando poderemos exigir que as prefeituras aceitem nossa exclusividade nos servios e como faremos as denncias de m conduta de outras profissionais o Karina, AL 29 de julho de 2013 s 11:38 am EXATAMENTE!!! Tambm espero respostas quanto as suas perguntas! o Felipe Scaramuzza, SC 29 de julho de 2013 s 2:07 pm Se a nova legislao atribui exclusividade aos arquitetos e urbanistas para mim fica claro esta exclusividade, bastando informar o CREA de retirar de sua formulao de ART tais atribuies. Seno no muda nada.

o Beatriz, PR 29 de julho de 2013 s 4:26 pm No compreendo como um engenheiro civil ou engenheiros de qualquer outra rea especfica arrogam-se competentes para fazer projetos arquitetnicos quando no estudaram para isso. Esse exerccio profissional de arquitetura por parte dos engenheiros, embora autorizado pelo CONFEA, e sempre foi absurdamente antitico. O maior prejudicado o cidado brasileiro, que ao contratar projetos arquitetnicos com esses profissionais compra gato por lebre. Depois de dcadas de apropriao indevida de competncia finalmente podemos dar um basta. o Fbio Queroz, SP 29 de julho de 2013 s 5:57 pm Concordo plenamente com a 1a pergunta, qual a diferena de projeto arquitetnico e Projeto de edificaes. No demais acho que o CAU T no caminho certo. o Karina, SP 30 de julho de 2013 s 2:44 am 1. De fato, h algum glossrio que diferencie os termos? 2. O tcnico no esta registrado no CREA ou no CAU, portanto no poder assinar esses projetos. 3 e 4. Quais so as atividades *privativas* de arquitetos e urbanistas em processos de regularizao fundiria e parcelamento do solo? O CAU/BR define como atribuio *exclusiva* de arquitetos o projeto urbanstico, que definido como atividade tcnica de criao, pela qual concebida uma interveno no espao urbano, podendo aplicar-se tanto ao todo como a parte do territrio projeto de loteamento, projeto de regularizao fundiria, projeto de sistema virio e de acessibilidade urbana. o Mircon, SC 30 de julho de 2013 s 10:06 am Esse esclarecimento de dvidas est mais Confundindo do que Esclarecendo as coisas! Ningum mais est entendendo Nada! Uma hora dizem que no pode, outra hora dizem que pode! T confuso. o CAU/BR 30 de julho de 2013 s 2:17 pm Caro Mircon, caso vc ainda tenha dvidas, consulte as notas do CAU/BR em http://www.caubr.org.br/?p=13352 o luciana, SP 1 de agosto de 2013 s 10:06 pm boa observao tambm aguardo respostas o Toni Fausto, SC 2 de agosto de 2013 s 2:53 am Boa Noite a todos, acho que estamos indo pelo caminho errado, - Primeiramente deveriam sentar-se em uma mesa pra resolver entre conselhos CONFEA E CAU/BR, e no unilateralmente como esta acontecendo pois diz respeito entre Arquitetos e Engenheiros; - Segundo no concordo com a colega Beatriz, pois sou Engenheiro realizo projetos

arquitetnicos e de boa qualidade, por sinal na matriz curricular de Eng. Civil consta projetos arquitetnicos nos quais foram ministrados por uma Arquiteta; - terceiro conheo e j trabalhei e trabalho com profissionais em Arquitetura, por sinal conheo um Arq. que realiza otimos projetos Estruturais e no vejo problema algum se segue as Normas (NBR 6118-2003) e - Quarto acho que a soluo e sentarmos juntos (Confea e CAU/BR) pois so profisses que devem trabalhar juntas Arquitetura e Engenharia e no tirando atribuies de uns e agregando e outras que vai resolver o problema, se queremos pensar uma sociedade com conforto e segurana devemos definir de forma clara e objetiva pensando no coletivo e no s em beneficio proprio.

6. Eneida Arraes, SC 29 de julho de 2013 s 10:35 am


Parabns!!!!Orgulho do nosso conselho.
Responder

o Karina, SP 30 de julho de 2013 s 2:23 am Que a fiscalizao seja eficiente e gil!

7. Elizabete Fragalli, PR 29 de julho de 2013 s 11:40 am


Sou design de Interiores, desculpe a expresso, mas vejo sem fundamento essa rixa entre designers e arquitetos, ningum est querendo tomar lugar de ningum e muito menos desvalorizar a profisso de arquitetos que fica claro para mim esta viso, porm vamos pensaros designers fazem o curso de graduao, que seja no caso parte do curso de arquitetura, tanto que uma pessoa graduada em Design de Interiores se for cursar arquitetura elimina grande parte de carga horria, ok, porm muito que os arquitetos fazem somos cientes que no podemos fazer, ento qual o problema!!!! Arquitetos fazem estruturais e interiores, designers fazem s interiores. Que diferena faz profissionais no mercado exercendo parte de funes que tambm exercem sendo que ainda esto em vantagem, os designers poderiam fazer arquitetura se no houvesse design de interiores e ento!! A concorrncia seria maior Por isso acho tudo isso sem fundamento!!
Responder

o Rosana Miranda, PR 29 de julho de 2013 s 11:55 pm Concordo com a Elizabete! Me formei na mesma turma que ela e o que aprendi, foi que devemos fazer parceiros, colegas de trabalho, e no ver diferentes profissionais que fazem parte de um mesmo projeto em reas distintas, ou que podem ser divididas, se enxergarem como rivais. Ningum faz nada sozinho, sempre depende de outros para alguma coisa. Ento, por que no dividir tarefas para oferecer o que de melhor pudermos para nossos clientes, que so aqueles por quem realmente devemos nos preocupar?! o Karina, SP 30 de julho de 2013 s 2:22 am Arquitetos fazem Arquitetura de Interiores, e designers fazem Design de Interiores. Abrangem especificidades diferentes. Mas uma coisa voc est certa, essa rixa totalmente sem fundamento; j que o Designer no tem carga horria pra compor o entendimento de diversos tipos de estruturas. Um dos cursos de Design de Interiores que conheo possui apenas 40 horas como Estrutura das Edificaes. Bastante vago e introdutrio. O erro foi passar dcadas sem fiscalizao correta permitindo que esses projetos com interferncias estruturais fossem realizados por qualquer profissional que no um Arquiteto.

o Raquel, MS 30 de julho de 2013 s 2:34 pm Concordo com a colega a resoluo diz que projeto luminotcnico pertinente apenas a Arquitetos fica ento a dvida Porque estudei iluminao na faculdade de Designer de Interiores??? Pra que aprender sobre IRC, Lumens, tipos de iluminao e tudo mais??? No acredito que a universidade tenha acrescentado essa matria a nossa grade por nada!!! o CAU/BR 30 de julho de 2013 s 6:35 pm Prezada Raquel, o projeto luminotcnico NO atividade privativa de arquitetos, apenas projetos de Arquitetura de Iluminao. Leia mais no nosso tira-dvidas: http://www.caubr.org.br/?p=13248 o Nay Carvalho, PE 31 de julho de 2013 s 10:58 pm Tbm sou design de interior,acredito que fica bem claro o que esta de separando.Engenheiro faz o calculo,arquiteto execulta a estrutura e o design de interior entra pra ambientar com a estrutura j finalizada.O problema que a ABD ainda nao resolveu a situao da regulamentao do Designer.Ento,se houve alguma inteveno,temos ciencia que chamaremos um arquiteto para a utilizao de uma rampa,uma area de acessibilidade,uma escada.No quebramos parede, organizamos piso,parede,textura,moveis,acessorios e iluminao. o Marcio, MA 5 de agosto de 2013 s 10:11 am o CAU/BR j havia enviado correspondncia ao CONFEA, solicitando a reabertura do Grupo de Trabalho de Harmonizao e Conciliao de Legislao CONFEACAU/BR para reconhecimento das definies previstas na Resoluo n 51. Marcos, ES 31 de julho de 2013 s 2:05 pm Parabns ao CAU, e digo que devem continuar lutando pelos direitos dos Arquitetos, no CONFEA os Eng. Civis podem tudo, sou engenheiro eletricista e nossa categoria aos poucos est se mobilizando tambm para a desvinculao do CONFEA, quem puder nos ajude nessa luta: http://www.cfee.eng.br Lamentvel o CONFEA se basear numa lei de 1966 para regulamentar as atividades dos engenheiros e arquitetos. em quase 50 anos o ensino no Brasil mudou bastante, e ainda hoje existem engenheiros civis coordenando e sendo responsveis tcnicos por obras de instalaes eltricas, fazendo projetos arquitetnicos, projetos eltricos. Se assim ento para que existe o curso de engenharia eltrica? de arquitetura? O CONFEA poderia ter definido as atividades privativas de cada rea e nada disso estaria acontecendo mas como a maioria l de eng civis preferiram deixar do jeito que est. Outros profissionais tem a devida clareza e entendimento o Jeanlucas Paines, RS 22 de agosto de 2013 s 10:02 am Sou estudante de Design de Interiores, ano que vem me formo e como voc Elizabete estou preocupado, nada contra a profisso de arquiteto na verdade sou entusiasta de seus conhecimentos. A maioria dos meu professores so arquitetos, o que me preocupa esta reserva de mercado, principalmente em atribuies no estruturais, na minha grade curricular so 4 semestres de projetos mais dois de desenho tcnico, mais um de briefing, fora ergonomia, iluminao, estudo da cor, materiais e processos alm de histria da arte e do design. O curso alm de disciplinas projetuais tem seu foco baseado nos princpios e elementos do design fora outras disciplinas de complementao. Eu sei que vai ter gente dizendo que deveramos nos preocupar com quem no tem essa formao e esta no mercado

atuando mas dai mesmo tendo formao nos cabe no mximo a projetar mveis e isso um projetista de planejado com um cursinho de software j o faz. Nossa associao de mbito nacional composta em sua grande maioria por pseudos design de interiores que na verdade so arquitetos e por que iriam contra suas prprias atribuies se estas j esto asseguradas por lei? Vejo um horizonte nebuloso para o futuro, sem aes que delimitem espaos no vejo como ter tranquilidade para trabalhar. Valeu como experincia adquirir informao, saber que existiu uma Bauhaus, uma Ulm, um Tenreiro, Um tal de zanine Caldas e etc e etc de alguma coisa valeu.

8. Rosana, RJ 29 de julho de 2013 s 3:53 pm


Srs. Sendo assim, joguei anos de estudos (e dinheiro) de design de interiores no lixo e devo procurar outra profisso? isso? Contra quem devo recorrer por ter me enganado dizendo que ao final do curso teria uma profisso reconhecida pelo MEC? Contra o MEC? E as pessoas que tem anos de experincia trabalhando com design de interiores ? Que mantem suas famlias com seu trabalho? Como ficam??? eticamente correto acabar com a profisso e o trabalho de centenas, talvez milhares de pessoas, que estavam fazendo o que por lei tinham o direito de fazer, sem nem ouvi-los? E os designers de interiores que trabalham em escritrios de arquitetura, inmeras vezes fazendo o trabalho que com esta resoluo esto proibidos de fazer ? Vo ser postos na rua ??????
Responder

o Karina, SP 30 de julho de 2013 s 2:14 am O trabalho do designer de interiores poder existir, desde que no entre nas esferas relacionadas estrutura predial, entre outros tocantes. Que na verdade nunca poderiam ter sido executadas por estes profissionais j que no esto no CONFEA. O curso continua com validade no MEC. Essas pessoas que mantm suas famlias continuaro a manter as suas famlias. A Lei e as Resolues s vieram para reiterar o direito da sociedade de obter projetos de Arquitetura realizados por Arquitetos. E quanto aos designers de interiores que trabalham em escritrios de arquitetura: como sempre, denncia prtica ilegal de arquitetura (que sempre foi legal, no somente a partir destas Leis, entendam isso). o Raquel, MS 30 de julho de 2013 s 2:38 pm Pois dessa forma que me senti lendo essa resoluo Fiz uma faculdade reconhecida pelo Mec e essa resoluo vem dizer que o que eu estudei eu no posso exercer porque exclusiva de arquitetos. Eu fiz um perodo de arquitetura, entrei como portadora de diploma, reaproveitei minha grade, eliminei vrias matrias, entre elas: desenho tcnico, perspectiva, iluminao, paisagismo. o Marcos, SP 2 de agosto de 2013 s 9:58 am Curso reconhecido pelo MEC diferente de profisso regulamentada pelo Ministrio do Trabalho. Entendam, os designers de interiores (nada pessoal mas pela quantidade de comentrios onde li sou design de interiores me faz duvidar e muito da qualidade de alguns cursos) so apenas mais uma categoria profissional que atualmente trabalha sem regulamentao. Pensemos nos designers em geral (esses que projetam aquele frasco MARAVILHOSO do xampu que voc adora), apesar da enorme carga terica e projetual que precisam estudar no tem a profisso regulamentada, o mesmo acontece atualmente com os jornalistas, ou seja, qualquer

pessoa alfabetizada pode assinar matrias em jornais, revistas ou outro veculo de comunicao. No quero ofender nenhuma categoria, mas isso extremamente PERIGOSO porque possibilita que pessoas sem a mnima formao, e direcionando para o nosso caso, que tenham algum bom gosto ou uma pequena fama local se aventurem a mexer onde no devem. Os designers que estudaram e se dedicaram a crescer profissionalmente devem lutar pela regulamentao de sua profisso porque apesar de parecer que esto concorrendo com os arquitetos, na verdade vocs esto disputando mercado com pessoas absolutamente sem formao.

9. Rosana, RJ 29 de julho de 2013 s 3:56 pm


Alm do j questionado, queria saber tbm se as empresas que projetam mveis residenciais ou no tambm devero ter arquitetos como projetistas ?
Responder

o Karina, SP 30 de julho de 2013 s 2:02 am Quanto a isso o texto deixa claro: Outras atividades, como design de mveis e decorao, podem ser realizadas por outros profissionais.

10.

Antonio Aristoteles Bastos, PE 29 de julho de 2013 s 4:37 pm

Na prtica, at eng. civic recm formados esto registrando projetos de loteamento, edificaes Sem fiscalizao piorou em relao quando os arquitetos das cearqs lutavam pelos direitos da categoria.
Responder

o Rodolfo, PR 29 de julho de 2013 s 11:38 pm Cabe denncia! Na cidade onde moro, apenas Arquitetos podem assinar projetos de loteamentos e isso a prpria prefeitura exige. DENUNCIE!!! o Karina, SP 30 de julho de 2013 s 2:03 am Na ltima pergunta o artigo esclarece que haver sim fiscalizao por parte dos CAUs estaduais.

11.

sueli G. da Cruz Pereira, AC 30 de julho de 2013 s 10:09 am

Que bom, finalmente muitos pseudo-arquitetos formados em arquitetura vo assumir de verdade sua atribuies e no mais deixando que seus funcionrios resolvam suas obras, seus projetos, seus cenrios (vo assumir finalmente?), etc.
Responder

12.

Rodrigo Selhorst e Silva, RO 30 de julho de 2013 s 11:28 am

Parabenizo o CAU pelos avanos alcanados para a valorizao de nossa profisso. A questo das atribuies est ligada diretamente as Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo MEC, pesquisem as diretrizes do curso de arquitetura e urbanismo, e comparem com o de Engenharia Civil. Vo observar que ns temos cadeira obrigatria de clculo estrutural e projetos complementares (hidrosanitrio e eltrico), em contra ponto, o engenheiro no tem cadeira de Projeto Arquitetnico, somente desenho tcnico, que no menosprezando, mas at meus alunos de eletrotcnica tem 60 horas de desenho tcnico. Sugiro ao CAU que comece a fiscalizar as prefeituras, pois a Resoluo est publicada a

praticamente 15 dias, e a desinformao total, milhares de projetos arquitetnicos so registrados por eng. civis de forma contrria a Lei.
Responder

o Toni Fausto, SC 2 de agosto de 2013 s 3:06 am Caro colega Rodrigo, Acho que voc est desinformado, pois tenho Graduao em Engenharia Civil (Bacharelado) e na minha Matriz curricular tive as cadeiras de Projeto Arquitetnico inclusive ministradas por uma Arquiteta muito compentente que realiza projetos por anos na cidade Balnerio Cambori SC, cidade reconhecida por seus Edificios. so conferir na universidade UNIVALI Itaja SC, curso Engenharia Civil Matriz Curricular II. o Natalia Turatto, SP 5 de agosto de 2013 s 5:23 pm Toni, ao mesmo tempo que voc diz ter tido um semestre da matria de projeto arquitetnico, ns arquitetos temos que passar por 10 semestres de projeto. No estou desvalorizando seus estudos, s te explicando que poucas horas da disciplina de projeto no compensam 5 anos de estudo.

13.

Elves Naves, MG 30 de julho de 2013 s 3:03 pm

Espero como resultado concreto desta deliberao do CAU que o sistema CREA de emisso de ARTs retire as atividades exclusivas aos Arquitetos e Urbanistas que ainda esto a disposio de outros profissionais daquele conselho que no possuem a competncia para exerc-las.
Responder

o Toni Fausto, SC 6 de agosto de 2013 s 12:01 am Natalia, corrigindo informaes falei no plural tive 02 semestre de Projetos Arquitetnicos, com certeza no terei a percepo de projetos como Arquiteto, outro ponto se for definir exclusividade, ento projetos Complementares (Eletrico, Hidrosanitrio, Estrutural, Preventivo Contra Incndio, Logica, Fone/TV, Terraplenagem, Drenagem e entre outros) de Engenheria seria exclusividade dos Engenheiros? No concordo com alguns aspectos desta Res. 51, no concordo compatibilizao e coordenao de projetos somente para Arquitetos. Uma pena duas profisses que deveriam trabalhar em parceria. Uma sugesto Projetos Arquitetnicos = Arquitetos Projetos Edificao = Engenheiros

14.

flavio, RS 30 de julho de 2013 s 4:48 pm

caro Rodrigo Selhorst e Silva, RO, sou engenheiro civil e tive cadeira de projeto arquitetnico, arquitetura e urbanismo, etcevidente que com carga horria inferior a do curso de arquitetura. Em contraponto ao teu texto, nunca conheci um arquiteto soube-se fazer um projeto estrutural um pouco mais complexo, determinar a capacidade de carga de um solo, dimensionar uma viga com base elstica, um viga balco, uma estaca strauss, etc
Responder

o Bia, PR 30 de julho de 2013 s 7:20 pm Flavio, fiz alguns anos de engenharia civil antes de arquitetura e a cadeira de projeto arquitetnico no era nada mais que desenho arquitetnico e AutoCad, disciplinas bsicas do primeiro semestre de qualquer faculdade de arquitetura, porm com carga horria muito inferior.

Para os desinformados, o curso de Arquitetura e Urbanismo so 5 anos pesadssimos, com pelo menos 6 projetos de arquitetura diferentes por ano (multiplique por 3), mais projetos de urbanismo, mais projetos de paisagismo, mais disciplinas de embasamento terico, mais disciplinas de projetos complementares, mais disciplinas das reas sociais, mais disciplinas de conforto ambiental e sustentabilidade, e, finalmente, o to temido TCC, que um projeto de grande porte no ltimo ano. Ok, tivemos disciplinas de clculo e fsica, mas no se comparam s da engenharia. Tambm no tivemos mecnica dos solos e nem mecnica dos fludos, realmente no temos atribuio para o clculo estrutural de um estdio ou uma ponte e se vc vir algum arquiteto assinando um projeto estrutural de grande porte sem apresentar um certificado de ps-graduao vc o denuncie ao CAU e ao CREA, pois um pssimo profissional, est denegrindo a profisso e colocando em risco a vida do cidado. Mas no vai me dizer que vc est apto a projetar arquitetura porque teve uma disciplina de AutoCad na faculdade. uma piada de muito mal gosto. Limite-se s suas competncias que nos limitamos s nossas, e assim todos seguimos em harmonia e trabalhando juntos. o Rafael, AC 31 de julho de 2013 s 10:14 am os alunos de engenharia civil da USP (um dos melhores cursos de engenharia civil do Brasil), durante todo o curso, tem menos cadeiras relacionadas a arquitetura e projeto arquitetnico do que os alunos do primeiro semestre do curso de arquitetura. como algum vc ainda tem coragem de dizer que projeto arquitetnico tambm atribuio do engenheiro civil? afirmam isso baseado no que? e nenhum arquiteto ta querendo roubar as atribuies dos engenheiros, como calculo estrutural. queremos apenas que os engenheiros atuem em sua rea. https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=18&codcur=18023&c odhab=0&tipo=N o MTZ, TO 31 de julho de 2013 s 10:21 am Senhor Flvio RS. Os arquitetos, na sua formao, no desenvolvem esse perfil acentuado s estruturas mais complexas, por isso mesmo, essas atividades so compartilhadas e , para esses casos, confesso que tambm nunca vi arquiteto se metendo a realizar esse tipo de servio com alegao de ter cursado cadeira de estrutura, ainda que com carga horria menor. E do contrrio, teria algum visto Eng. Civil fazendo projeto de arquitetura? Loteamento? a que est a diferena o Andr, ES 31 de julho de 2013 s 11:40 am Caro colega, sou arquiteto e entendo perfeitamente o que afirmaste; so dois pontos: de um lado, engenheiros que sempre tiveram uma formao mais relacionada ao clculo, bem como a cadeiras de hiperesttica, estradas etc; de outro, arquitetos com 5 ou 6 perodos de projeto e cadeiras como eltrica, hidrossanitrio e isosttica. To estranho como para ti no projetar arquitetura para mim no projetar estruturas ou a eltrica; no faz sentido esta proibio. Deve haver, isto sim, limites. Uma baixa tenso de uma residncia de dois, trs pavimentos no tem mistrio nenhum; ponha um elevador e voc comea a complicar com a queda de tenso da partida do motor. Da mesma forma, a estrutura passa a receber uma vibrao que pode ser, no mnimo, incmoda. Enfim, tem de haver apenas limites e bom senso. No entendo porque um pode e outro no. Para complicar um pouco mais, trinta anos depois de formado fiquei estarrecido com a formao (grade curricular) de uma faculdade de engenharia a que tive acesso

no desejo nem comentar. Mas imagino tambm que a arquitetura atual siga pela mesma trilha Enfim, na minha ignorncia, engenheiros e arquitetos deveriam lutar contra aqueles que sempre assinaram ARTs sem projeto ou que fazem projetos que se resumem a desenhos. Bastava isso. Talvez porque sou velho, no entendo que, com tantos problemas que existem em obra, deva incluir brigar com o engenheiro na minha agenda; pelo contrrio. Um ponto interessante e que no vejo comentarem que, em tese, quem diz da minha e de sua habilitao profissional so os Conselhos de Classe (CAU/CONFEA). Ento, por que, antes de mais nada, no se uniformiza a formao acadmica? Por que a faculdade X oferece a disciplina empacotamento de fumaa e a Y, no? No fim, todos os dois diplomas tero o mesmo peso, digamos assim. Ambos so arquitetos/ engenheiros e podero concorrer a um emprego ou concurso. Mas, afinal, de que serve empacotar fumaa?? O principal rumo da questo, para mim, vem da leitura do Cdigo de tica do engenheiro: nossa profisso uma questo de honra e cabe a ns defend-la. A sociedade contribuiu para nossa formao e de ns aguarda o melhor inclusive, na maioria das vezes, defendendo-a de si mesma. Acho que voc est certo, no vejo a menor necessidade de construir este muro de Berlim em torno dos arquitetos mas vejo que as questes fundamentais continuam a ser uma melhoria da formao e punio ao exerccio profissional anti-tico. Valeria muito mais se falar em exame de admisso ao sistema CONFEA/CAU, nos moldes da OAB. Engenharia e Arquitetura brasileiras devem buscar unio. Com o pr-sal estejam prontos para o Mais Engenheiros, Mais Arquitetos e o Mais Qualquer Coisa Abrao. o FabioCSilva, RJ 31 de julho de 2013 s 4:30 pm Bem, acho q vcs esto desinformados. Como arquiteto, fao calculo estrutural de edifcios. atribuio do arquiteto e nao precisa fazer ps graduao. Depende de onde vc formou. Existem faculdades e alunos. Faz calculo quem se acha competente para tal. Como faz estdios aqueles engenheiros capacitados para tal. Nenhum engenheiro calcula estdio na faculdade. Na faculdade se aprende o B A BA. Os profissionais que se desenvolvem no dia a dia. Estamos na era da informao. Fica para traz quem quer. Se o arquiteto quiser exercer parte da sua atribuio , pacincia. Para meu projetos eu nao preciso de engenheiro para calcular. Eu sou arquiteto calculista. o GERALDO BELTRANI, SP 31 de julho de 2013 s 7:16 pm - Certamente o colega eng se restringe aos elementos tericos que possivelmente deve ter aprendido e que por isolamento no conhece o desempenho dos Arquitetos & Urbanistas que esto a frente de pequenas, mdias e grandes obras pelo nosso pas, no somente na concepo dos Projetos, mas tambm na conduo tcnica destas obras; Particularmente no tenho nenhuma necessidade de submeter qualquer etapa das minhas obras um eng.

15.

Rosana, RJ 30 de julho de 2013 s 6:57 pm

Karina de SP, por favor, releia o texto: Nele est sendo informado que privativo dos arquitetos MANTENDO OU NO A CONCEPO ARQUITETNICA ORIGINAL entendo que isso quer dizer que mesmo que no entre nas esferas relacionadas estrutura predial, o trabalho do designer de interiores no pode ser feito. Na verdade, inclusive materiais, texturas e cores so privativas do Arquiteto. O que entendo que no posso pintar uma parede! O que parece absurdo, mas o que est escrito! Ou voc entende de outra forma ? Caso sim, por favor, me explique Vou agradecer muito!
Responder

16.

Rosana, RJ 30 de julho de 2013 s 7:04 pm

E novamente, Karina, no texto informa que pr ivativo do Arquiteto dos materiais, texturas e cores; e do MOBILIRIO. Como ento as empresas de mveis planejados vo poder planejar mveis ??? Na verdade, estou questionando a vc, Karina, indevidamente.Desculpe. As questes que levantei so para o CAU responder, pois tanto vc como eu estamos somente fazendo as nossas leituras do que o CAU decidiu. Mas se as leituras esto to contraditrias assim, o CAU deve (ou deveria) se pronunciar para deixar claro.
Responder

o Marcos, SP 2 de agosto de 2013 s 10:15 am Rosana, voc est correta na questo de cima, considerando que as cores, texturas e acabamentos so elementos transformadores do ambiente, os mesmos no podero ser alterados por outro profissional alm do arquiteto. O mesmo serve para o mobilirio apenas se este for um elemento que de alguma maneira transforme o espao. Grosso modo, vamos utilizar como exemplo dois tipos de mobilirio, o fixo (transformador) e o mvel (no transformador) este sim de competncia do designer. As empresas de mveis planejados no sero afetadas porque o projeto do mobilirio livre, inclusive podendo ficar a cargo do designer. Para mim a resoluo est muito clara, gostaria de poder conversar com voc mais a respeito.

17.

Bia, PR 30 de julho de 2013 s 7:23 pm

p.s.: nenhum engenheiros civil que eu conheo se atreve a clculos estruturais mais complexos. Geralmente indicam um engenheiro civil especializado em clculo estrutural.
Responder

o Rodolfo, PR 1 de agosto de 2013 s 5:48 pm Os cursos de engenharia atuais formam mais pees de obra do que engenheiros. Pra mim, saber clculo estrutural o mnimo que um engenheiro deve saber. Infelizmente, muitos no sabem.

18.

Toni Marinho, PE 30 de julho de 2013 s 11:33 pm

Pelo que estou entendo s vai mudar os termos. Os profissionais do CREA no vo mais poder usar o termo Projeto Arquitetnico que exclusividade dos arquitetos. Pelo visto, dar mais visibilidade a sociedade deixando a atuao dos profissionais bem clara. Projeto de Edificaes: Projeto com limitaes. Projeto Arquitetnico: Projeto amplo de arquitetura (Profissional Arquiteto).

Se no for assim, no sei mais como ser, pois essa segunda nota ficou realmente mal esclarecida.
Responder

19.

Jssica Oliveira, PR 31 de julho de 2013 s 8:54 am

Sou designer de interiores formada a pouco tempo, e quer dizer que os anos que passei de estudo no significam nada? Tivemos aulas de cores, texturas, pisos especficos para cada tipo de ambiente e outros, e ainda dizem que no temos segurana para exercer funes dadas aos profissionais de designer? Passamos 2 anos e meio estudando apenas interiores, e os arquitetos passam tempo a mais estudando outros contedos especificos a rea deles, no passam tempo como ns criando e apredendo apenas sobre o interior de ambientes. Como j dito, vamos parar com rixas. Existe trabalho para todo mundo. Vamos agir de forma tica e profissional, por que afinal tanto os designers, engenheiros civs e arquitetos estudaram isso em sala de aula. Me orgulho da minha profisso e defendo-a at o fim.
Responder

o Andr, ES 31 de julho de 2013 s 11:51 am Cara Jssica, sou arquiteto e vejo que existe, de fato, campo para todos inclusive acredito que quem quer fazer tudo, acaba no fazendo nada muito bem no consegue ir muito alm do razovel. Design de interiores deve ser valorizado sim. Contra a sua atuao existem ainda diversas pessoas que exercem a profisso indevidamente, sem nenhuma formao. No meu entender, deveria haver restrio apenas do ponto de vista estrutural posto que altera a segurana da edificao. E a, incluem-se paredes estruturais que necessitam ser identificadas. Fora isso, no vejo porque voc ou eu no possamos disputar o mesmo cliente ou trabalhar em conjunto. Eu espero que o CAU venha para agregar e para acabar com conflitos do tipo: concurso para engenheiros a voc olha e v as atribuies so todas tambm do arquiteto, mas a este vedado participar Da forma em que est, querem repetir o mesmo agora com os designers de interiores, preterindo-os em lugar dos arquitetos. Ser?

20.

Ricardo Faria, MG 31 de julho de 2013 s 12:13 pm

Vai ficar tudo na mesma, apenas criaram mais uma briga entre as categorias. No final das contas, CAU e CREA entraro em um acordo e compartilharo as atividades. Infelizmente esto fazendo muito barulho por nada e ns, arquitetos, teremos mais do mesmo.
Responder

21.

KISELA DASSOW, SP 31 de julho de 2013 s 12:20 pm

Ai ai airixa ridcula, algum melhor que o outro aqui??? cada profissional com sua qualificao e experincia, tem espao pra todos, correto? existem timos arquitetos e timos designers.
Responder

22.

Janete, PR 31 de julho de 2013 s 2:18 pm

Sou arquiteta e tenho dvidas sobre parcelamento do solo, porqu os arquitetos no tem exclusividade de fazer unificao e subdiviso de terrenos urbanos, pois trabalho em orgo pblico e at engenheiro ambiental, eng. agrcola, agronomo, eng. eletrecista e outros

tramitam projetos deste tipo e o CREA no faz nada a respeito, gostaria que o CAU tomasse alguma atitude quanto a isso deixando exclusivo dos arquitetos, j que se trata de rea urbana.
Responder

23.

Janete, PR 31 de julho de 2013 s 2:53 pm

O CAU pode fazer algo a respeito de parcelamento de reas urbanas ou seja, unificao e ou subdiviso de terrenos urbanos? pois na cidade onde moro, engenheiros ambiental, eng. agrcola, agronomos, eng. eletricista tambm assinam projetos de parcelamento do solo em rea urbana. O CAU pode dar algum esclarecimento sobre isso?
Responder

24.

Maria, RS 31 de julho de 2013 s 3:42 pm

Espero que toda essa discusso valorize, de certa forma, o Projeto Arquitetnico. Algo que vai alm do desenho, um projeto pensado, estudado, que leva em considerao diferentes fatores como o conforto,a esttica, o melhor uso do espao, o atendimento a necessidade do usurio, entre outros. No quero generalizar, mas existem muitos profissionais, principalmente engenheiros, que no levam em considerao esses fatores e acabam construindo elefantes brancos em nossas cidades. Obrigando a todos a ver e conviver com esses prdios feios e de difcil uso e ocupao.
Responder

25.

FabioCSilva, RJ 31 de julho de 2013 s 4:09 pm

Sou arquiteto de obra. Fao calculo estrutural e j fiz mimais de 50, entre elas igrejas, escolas, prdios de 5 pavimentos e nao tem nenhum mistrio. J conheci vrios arquitetos calculista, inclusive um deles que fez dois prdios de 12 andares. Espero que essa resoluo nao tire a atribuio do arquiteto calculista, que sou eu e vrios outros arquitetos. Eu sei que nao a maioria, mas existem sim arquitetos calculistas.
Responder

o CAU/BR 31 de julho de 2013 s 6:36 pm Fabio, a Resoluo n 51 no retira atribuies de arquitetos, apenas define quais s podem ser realizadas por esse tipo de profissional. Para saber todas as atribuies de arquitetos e urbanistas, consulte a Resoluo n 21, em http://www.caubr.org.br/wp-content/uploads/anexos/resolucao/RES21_CAUBR_16_2012.pdf

26.

Kris, AL 31 de julho de 2013 s 4:18 pm

A Lei 12.378/2010, que regulamenta a atuao profissional dos arquitetos e urbanistas bastante clara com relao ao mbito e competncia destes profissionais. Na Arquitetura de Interiores, ou seja, a concepo e execuo de projetos de ambientes (Lei 12.378/2010) h o trabalho com o que seja estrutural de um ambiente, quer dizer: Cabe aos designers de interiores atuar em projetos de design de interiores.
Responder

27.

Fabio Correa Prado, SP 31 de julho de 2013 s 4:19 pm

Boa tarde, Sou arquiteto e me ps graduei Engenheiro de Seg. do Trabalho.

Trabalho como Engenheiro de Segurana do Trabalho. O CAU insiste em dizer que sou especialista e no engenheiro, como diz a lei que criou a Engenharia de Segurana do Trabalho. O CREA continua mandando anuidades. O mercado no contrata especialistas. J escrevi para o CAU sem resposta. Meu ttulo foi ceifado? Este assunto foi resolvido?
Responder

o CAU/BR 31 de julho de 2013 s 6:31 pm Caro Fabio, enviamos seu comentrio para a Ouvidoria do CAU/BR. Caso queira reforar o pedido, envie e-mail para ouvidoriacaubr@caubr.gov.br o Fabio C Silva, RJ 31 de julho de 2013 s 7:35 pm Tambm sou engenheiro de segurana. E j tambm escrevi para o CAU diversas vezes. A resoluo 1010 de 22 de agosto 2005, diz: VI para o portador de certificado de curso de formao profissional ps-graduada no senso lato em Engenharia de Segurana do Trabalho, ser acrescida ao ttulo Engenheiro de Segurana do Trabalho. O prprio CREA reconhece a profisso de Engenheiro de Segurana que j consta na carteira o ttulo de Engenheiro de Segurana. A quantos anos assim, ser que eles estavam errados? Acho que no. Apenas lembrando sobre a profisso que para ser um Engenheiro de Segurana do Trabalho ,que uma ps-graduao nvel especializao, apenas Arquitetos Urbanistas e Engenheiros(qualquer modalidade)podem ter este ttulo segundo a NR4 Norma regulamentadora, que uma lei.(subtem 4.4.1). J conferido o ttulo de Engenheiro de Segurana do Trabalho pelo prprio MTE. Para se compor o quadro do SESMT, a profisso engenheiro citada no quadro o que confere o ttulo. A empresa no contrata especialista em Engenharia de Segurana e sim Engenheiro de segurana. Na carteira de trabalho o registro de Engenheiro e no especialista. Tem que retificar o ttulo. Alterar para Engenheiro ou retirar todos os engenheiros de segurana do CAU.

28.

Pedro Carraro, RS 31 de julho de 2013 s 4:53 pm

Sou Arquiteto, sou Tcnico em Edificaes e fiz alguns anos de Engenharia. Trabalho, por opo, com prdios de, no mximo, 3 pavimentos. Sempre fiz todos os projetos: arquitetnico, estrutural, eltrico, hidrossanitrio, telefonia, etc. Como est colocado, terei que contratar um engenheiro para fazer o que fao a mais de 25 anos. isso?
Responder

o CAU/BR 31 de julho de 2013 s 6:27 pm Caro Pedro, a Resoluo 51 trata apenas das atividades que devem ser realizadas exclusivamente por arquitetos. O conjunto total das atividades que podem ser realizadas por arquitetos, independente da exclusividade, esto listadas na Resoluo n 21 do CAU/BR (http://www.caubr.org.br/wp-

content/uploads/anexos/resolucao/RES-21_CAUBR_16_2012.pdf). As funes atribudas aos engenheiros e tcnicos de edificaes continuam as mesmas.

29.

Antonio Geilson, MA, MA 31 de julho de 2013 s 5:39 pm

Gostaria de saber, se a funo de Responsvel Tcnico de obras de edificaes, pode ser exercida por Arquitetos e Engenheiros ou somente por Engenheiros? Da mesma forma gostaria de saber sobre a responsabilidade de estruturas metlicas tambm.
Responder

o Fabio C Silva, RJ 31 de julho de 2013 s 7:40 pm Caro Antonio, eu tenho a certeza que para edificios no tem limites para a responsabilidade tcnica em estrutura para Arquitetos. No existe limite de pavimentos e nem se concreto armado, metlica ou alvenaria autoportante. Cabe o profissional saber se tem capacidade para tal calculo ou se no tem busc-la. Estamos na era da informao, internet, livros, sites, etc. Temos o conhecimento bsico. Faculdade nenhuma vai te ensinar o pulo do gato. Nem a engenharia ensina. Tem que buscar. O Arquiteto tem atribuio plena em Edifcios.

30.

Toiz Vidaurre, RJ 31 de julho de 2013 s 8:06 pm

Prezados Senhores, trabalho no setor de Licenciamento de uma Prefeitura. Como e quando poderei estar certo de exigir que s arquitetos urbanistas podero assinar pelos projetos de prediais e de parcelamento.
Responder

31.

Thiago, CE 31 de julho de 2013 s 8:22 pm

Em relao a responsabilidade tecnica em execuao de obras. Quais os limites? No ficou claro para mim se Arquiteto poder ser responsavel tecnico pela execuao de obra. Como tambm ser responsvel por execuao de rede de baixa tenso.
Responder

32.

MARCIA DOMINGUES, SP 31 de julho de 2013 s 8:55 pm

Gostaria de Saber se Arquiteto pode ser o Responsvel Tcnico em Projeto Tcnico de proteo contra incndios o AVCB.
Responder

33.

Ana -arquiteta, RJ 31 de julho de 2013 s 9:27 pm

Lendo a alguns comentrios acima, me ocorreu um devaneio, porm pertinente ao assuntoimaginei um Niemeyer, um Lcio Costa, ou outros tantos grandes arquitetos que criaram obras de grande significncia, travando batalhas acirradas com designers, ou eng. civs, ou seja l com quem for, para obter espao na sociedade e se impor na profisso, no atravs de seu talento, mas preocupados apenas em denunciar os espertos O que exerce ilegalmente a profisso, este mesmo se trai em algum momento. Mas ao arquiteto sem talento e boa formao, s restam o recalque, a arrogncia e o preconceito. Leis so extremamente necessrias, mas o bom senso, respeito e a boa convivncia com outros profissionais so impreencindveis
Responder

o Nlia Maria Paixo e Silva, BA 1 de agosto de 2013 s 3:19 pm

Considero muito pertinente a Resoluo 51, pois nos meus 42 anos de vida profissional pela primeira vez vejo a profisso do Arquiteto realmente respeitada. Nada contra outros profissionais, mas precisamos compreender que esta lei no rixa no. Nossa profisso vem perdendo terreno a muito tempo. Diga-se de passagem que, moro em uma cidade histrica, tombada pelo IPHAN e so inmeras as construes cujo projeto realizado por profissionais no habilitados e/ou leigos. Um(a) arquiteto(a) estuda a histria e aprende a reconhecer quais os danos que uma cidade antiga pode sofrer com uma construo inadequada. Como, um profissional que no estuda composio, historia da arte e da arquitetura, esttica das construes,urbanismo, etc. pode compreender o verdadeiro sentido do Patrimnio cultural de um Stio tombado? Resta aqui uma pergunta ao CAU: No caso das instituies de proteo ao patrimnio histrico (como o IPHAN, por exemplo) outro profissional pode ocupar cargo de superintendncia?

34.

Gabriel Luiz Fiorio, AC 31 de julho de 2013 s 9:32 pm

Grandeee..!!!! notcia, parabenizo o CAU, alguns engenheiros coagem o cliente para tirar o servio do arquiteto.
Responder

35.

RODRIGO ELIAS DA COSTA, AC 31 de julho de 2013 s 10:38 pm

Pergunta ao CAU-BR, Gostaria de saber se o CAU-BR, regularizou a situao dos arquitetos para assumir as responsabilidades de atribuio junto ao INCRA-DF, para elaborao de Georreferenciamento de imovel rural em atendimento a Lei 10.267-01. OS Arquitetos podia fazer trabalhos de Georreferenciamento, apos fazer o curso de Especializao de GEORREFERENCIAMENTO DE IMOVEL RURAL, em atendimento a Lei 10.267-01 Quando os aquitetos fazia parte do CREA, CONFEA podia, agora foi suspendido pelo INCRA, de elaborar trabalhos de Georreferenciamento. ?????????????????
Responder

36.

RODRIGO ELIAS DA COSTA, SP 31 de julho de 2013 s 10:52 pm

Prezado Presidente do CAU-BR Espero que regularize a situao que os arquitetos podem assumir as resposabilidades, para elaborao de Georreferenciamento de imovel rural, em atendimento a lei 10.267-01, junto ao INCRA. Sou arquiteto e Urbanista, Tecnico em Agropecuaria e Tecnico em Agrimensura estou fazendo o curso de Pos Graduao em Eng. Segurana do Trabalho vou ser especialista ou Eng. Seg. do Trabalho, como vai sai no meu RRT
Responder

37.

Rossna, SP 31 de julho de 2013 s 11:20 pm

Realmente esta rixa no leva a nada, o que acontece que se ns arquitetos achamos que somos detentores de exclusividade para projetar edificaes, parcelamentos de solo como loteamentos e outros afins, ou qualquer que seja a atribuio, vamos ter que engolir tambm se o CREA quiser exclusividade para as reas de estrutura, eltrica, hidrulica e outras atividades que eram at hoje comuns s duas profisses. Se estudamos as matrias iguais porm com carga horria diferente, vai caber ao cliente escolher se quer um projeto mais humanista feito por um arquiteto com clculo feito por um profissional que pela tica dos conselhos pouco qualificado, ou um projeto apenas mais objetivo, sem arte talvez, mas com estrutura calculada por profissional extremamente qualificado pra isso! No meu ver pode-se ter os dois profissionais trabalhando nas duas reas e convivendo pacificamente, como tem sido at hoje sem discriminao,
Responder

o Flvio, RS 1 de agosto de 2013 s 7:14 pm Rossna, SP parabns pelo comentrio equilibrado o Toni Fausto, SC 6 de agosto de 2013 s 12:17 am Rossna, SP parabns pelo comentrio, s a favor em trabalhar em conjunto, ou a escolha fica por conta cliente em contratar o profssional Arquiteto ou Engenheiro. Que os CAUS e o CREAS atuem uma fiscalizao mais rigida exigindo que a sociedade contrate profissionais com multas e punies mais severas, assim como se houver algum acobertamento da parte do Profissional seja autuado como mais rigor. o albetania alvim, BA 7 de agosto de 2013 s 10:23 am Bom seu comentrio. Ao CAU cabe divulgar e enfatizar as atribuies dos arquitetos que so inmeras, tem mercado pra todos o necessrio mesmo que toda sociedade saiba o papel e a importncia do arquiteto pra sociedade. Acho que o nosso diferencial esta na bagagem que adquirimos ao longo do curso no que se refere ao social ao humano conseguir perceber os anseios e necessidades dos clientes e transformar isso em arquitetura em arte. Foi dado ao engenheiro civil o direito de projetar desde de 73, no se deve tira-lo este direito assim. porem Tudo pode ser conversado a exemplo: a partir de 2013 quem se formar engenheiro no poder mais exercer essas atividades, mas isso precisa ser resolvido entre os conselhos. acho mesmo que a sociedade precisa entender o papel do arquiteto s assim vamos conquistar o mercado que ao longo dos anos perdemos, sem precisar tirar nada de ningum.

38.

Antonio Medina, RJ 31 de julho de 2013 s 11:21 pm

Quanto mais eu leio, mais chego concluso que as atividades privativas do Arquiteto e Urbanista no so to privativas assim. Projeto arquitetnico privativo, projeto de edificaes compartilhado. Tem diferena? Muita polmica, muita explicao a ser dada ainda. Enquanto no sair a regulamentao conjunta CAU-BR/CONFEA, ser perda de tempo discutir essas questes. Continuo achando que tem espao pra todo mundo trabalhar. Saudaes a todos.
Responder

o Luiz Paulo, SC 8 de agosto de 2013 s 9:38 am Antnio Medina, seu comentrio no meu humilde entendimento foi perfeito. Muitas explicaes so necessrias ainda e a regulamentao conjunta CAU-BR/CONFEA seria a soluo para grande parte dessa discusso at porque seria a deciso de ambos os Conselhos sobre questes to polmicas. A hora de unio, no de briga.

39.

Rogerio Padua, DF 1 de agosto de 2013 s 12:40 am

desde 1998, no congresso de Curitiba, tentamos criai um norte para o que queramos com um conselho prprio. O que criamos com estas resolues foi o que sempre combatemos: o excesso de regulamentao, a criao de normas incuas, a nfase na fiscalizao e no na defesa da profisso. Para ser isto, porque samos do Crea?
Responder

40.

Marilyn, CE 1 de agosto de 2013 s 1:02 am

Existem muitas margens no que refere a esse assunto. Designers, que estudaram 1 ou mais cadeiras de uma determinada rea como paisagismo, ergonomia, luminotecnica, revestimentos, e que pagaram por isso, investiram tempo e dinheiro em uma formao, trabalham a anos na rea, simplesmente tero que abrir mo de seu trabalho e/ou fazer outro curso??? ISSO? por gentileza cau, Me tire essa dvida e de preferncia de forma clara, pq eu amo o que fao e tenho famlia para sustentar.
Responder

41.

Paulo Rocha, PE 1 de agosto de 2013 s 6:40 am

Pelo que entendi, faz-se necessrio definir-se as atribuies exclusivas de cada profissional(No caso agora, arquitetos) e depois tambm de outros profissionais dessas reas afins. Para que se tenha viso mais clara das devidas competncias, de acordo com a real formao/informao de cada profissional, at porque, com a evoluo do conhecimento, aumentar a complexidade de cada objeto construdo. Entendo que o CAU est dando o primeiro passo. Tenho 35 anos de formado em arquitetura. Sou arquiteto construtor, no por isso, perdi a sensibilidade da forma e do espao adequados ao conforto e segurana do usurio. No podemos desconsiderar os outros colegas em detrimento da nossa sabedoria. Talvez estejamos nos aproximando do comeo do fim dessas rixas de vaidades, que se do tambm em outras reas como a medicina. Mdicos x Psiclogos, etc. Entendo que faculdades no formam, mas, informam. O conhecimento um processo e est solto no universo da vida. Cabe a cada um, ir se formando no que lhe parece interessante, mas principalmente, estar consciente das suas responsabilidades inerentes das suas reais habilidades adquiridas ao longo desse processo. Creio que o CAU est num caminho achado pela sabedoria. Parabens para ns.
Responder

42.

Antonio de Freitas Mendona Junior, SP 1 de agosto de 2013 s 8:59 am

Nessa GAMA de atividades possveis do Arquiteto e Urbanista, fica difcil separarmos os podemos ou no fazer, pois trata-se de cada situao, deixando-nos livres para agir de forma sensata e coerente em funo da melhoria da qualidade de vida de nossos clientes, sejam eles pessoa fsica ou jurdica.
Responder

43.

Joo Henrique Ribeiro, MG 1 de agosto de 2013 s 9:25 am

No se trata de comentrio, mas sim de um questionamento. Com relao as atividades que s podem se realizadas por arquitetos e urbanistas, sobre os efeitos da Resoluo n. 51 do CAU/BR pergunto sobre uma das dvidas levantadas das atividades privativas de arquitetos e urbanistas: Se a regulao fundiria e parcelamento do solo, o CAU/BR define como atribuio EXCLUSIVA de arquitetos pergunto se a ANLISE E APROVAO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO a cargo dos municpios PODER SER FEITA POR ENGENHEIRO CIVIL? Joo Henrique Ribeiro Arquiteto e Urbanista

CAU/MG n. A645-9 Montes Claros MG


Responder

44.

Mauro, MG 1 de agosto de 2013 s 9:38 am

Todas estas dvidas deveriam ser respondidas pelo CAU e transformadas em Resoluo.
Responder

45.

Claudia Grabher, SP 1 de agosto de 2013 s 10:01 am

Gostaria de saber a competncia do arquiteto em meio ambiente. Pode atuar com diagnsticos e planejamento de bacias hidrogrficas? Na questo ambiental o que o arquiteto pode fazer? Desde ja agradeo a resposta.
Responder

46.

albetania alvim, BA 1 de agosto de 2013 s 10:23 am

Sou arquiteta. Formada 4 anos(UFBA) Acho que antes de determinar a exclusividade de arquitetos o CAU e o CREA deveria juntos definir essas atribuies. Segundo a resoluo 218/ o sombreamento das as atribuies de arquitetos e engenheiros esta restrito ao campo das edificaes. Ambos podem fazer projetos ( arquitetnico, estrutural, eltrico e hidrulico, fiscalizao acompanhamento de obra etc), lembro que os engenheiros no podem assinar projeto arquitetnico e sim projeto de edificaes. O termo arquitetnico ( s arquitetos). j projetos de pontes, rodovias, barragens etc so exclusivas dos engenheiros civis e no campo do planejamento urbano e monumentos histricos s Arquitetos com relao a parcelamento do solo alem dos arquitetos o engenheiro agrimensor tambm esta habilitado.Se exitem engenheiro ambiental, eltrico, agrnomo fazendo parcelamento do solo; una vergonha, pois pra planejar um bairro o profissional precisa de muito conhecimento terico e tcnico no simplesmente saber desenhar no cad, so tantas questes a serem pensadas que por exemplo: pra definir a posio das quadras deve-se levar em considerao a topografia a direo dos ventos e a posio com relao ao sol, alem de muitas outras questes como; escolher a localizao das rea institucionais e etc. Cabe as prefeituras terem profissionais capacitados pra no permitir esse tipo de COISA a aos conselhos coibir essas aoes e se existe tal atribuio na ART,o CREA deve retira-la. Cabe tambm ao CAU exigir das prefeituras das cidades, profissionais arquitetos urbanistas para que Dentro da tica profissional atuem em prol da melhoria das cidades ds do campo visual, planejamento urbano,conforto ambiental, ocupao do solo, respeito as leis urbansticas e ao cdigo de obras, acessibilidade. E que toda as leis relacionada as questes urbansticas sejam discutidas por profissionais das reas relacionadas, antes de serem aprovadas.
Responder

47.

Eduardo Felga, MG 1 de agosto de 2013 s 10:26 am

Para encurtar a histria, gostaria de saber se Engenheiro continuar a elaborar projeto arquitetnico, ou de edificao q/ seja? Outra questo, e essa j comuniquei ao CREA e CAU s/ sucesso. Qto anlise de projeto PCI. O Corpo de Bombeiros no possui nem arquitetos nem engenheiros p/ fazer a anlise de projetos q/, por lei, so atribudos profissionais habilitados. Na realidade estas anlises so feitas por pessoas c/ formao de 2 grau. Pensando em segurana p/ a sociedade, esta questo importantssima.
Responder

48.

Luciflavio Rocha, PI 1 de agosto de 2013 s 10:30 am

Entendo que a resoluo n 51 no interfere nas outras atividades exercidas por ns arquitetos, apenas indica o que especifico do arquiteto, gostaria que explicassem melhor o compartilhamento. Obrigado.
Responder

49.

Bruna, ES 1 de agosto de 2013 s 11:06 am

Sou arquiteta, e efetiva em uma Autarquia estadual, uma das minhas atribuies como gestora e fiscal de contrato, a anlise de projetos contratados por Licitao, como Projeto de Urbanismo e Planta de Levantamento Topogrfico, at a tudo bem, pois faz parte da minha formao acadmica. Porm conforme a Lei n 12.378, de 2010 e Art. 3, tambm esto entre as atribuies do arquiteto: 1.9. INSTALAES E EQUIPAMENTOS REFERENTES AO URBANISMO 1.9.1. Projeto de movimentao de terra, drenagem e pavimentao; Gostaria de saber, como posso anlisar e atestar esses projetos, sem ter passado por uma formao acadmica para isso.Fiz meu Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Espirto Santo, e nunca tive nehuma aula que tratasse sobre Movimentao de Terra, Drenagem ou Pavimentao, nunca houve nehuma dessas matrias na grade curricular. E como fica minha situao? Pois o CAU colocou que minha atribuio, ento eu no posso negar a anlise dos respectivos projetos ou pedir a assessoria de um engeheiro.Por fim, ainda vale ressaltar, que caso eu faa uma anlise errnea,como gestora e fiscal do contrato, posso sofrer processo em todas as esferas administrativa, civil e penal.
Responder

o Bruna, ES 1 de agosto de 2013 s 2:03 pm Esqueci de citar a DECISO NORMATIVA N 47, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1992, que dispe sobre as atividades de Parcelamento do Solo Urbano,e as competncias para execut-las e d outras providncias. Em seu anexo est muito bem detalhada pelo CONFEA a atribuio de cada profissional, que por sua vez parece estar sendo ignorada pelas atribuies previstas aos arquitetos e urbanistas na Lei n 12.378, de 2010.Gostaria de saber se essa deciso normativa ainda est valendo?Pois est sim, defini cada atribuio, de acordo com sua formao acadmica. o CAU/BR 1 de agosto de 2013 s 3:50 pm Prezada Bruna, essas atribuies que vc citou so de arquitetos, mas no exclusivas deles. Outras profisses tambm podem exerc-las. As atividades privaticas de arquitetos e urbanistas est na Resoluo 51: http://goo.gl/fYS3EB

50.

Luiz Augusto Pereira, GO 1 de agosto de 2013 s 12:11 pm

Espero que o CAU tenha se estruturado, desde os estudos para a formao de nosso conselho, para agora definir com competencia e respeito, as diretrizes que vo determinar o futuro de todos nos profissionais da Arquitetura, Engenharia, Urbanismo e Designers. Meu titulo profissional era Engenheiro Arquiteto com Pos em Urbanismo na UFMG turma de 73, e me sinto muito a vontade com os acontecimentos atuais, sei muito bem onde militar, com direto claro, apenas acho que os meus titulos no poderiam ficar sem fazer parte de meu perfil no CAU, simplesmente desconheceram, nunca existiram e nunca me responderam, porque.

Responder

51.

zilnei gomes, DF 1 de agosto de 2013 s 12:15 pm

A UNICA COISA QUE NO ENTENDO QUE: SE J EXISTIA UM CONSELHO PARA NS ARQUITETOS E URBANISTASPORQUE FOI CRIADO OUTRO????DESCONSIDERANDO AQUELE EXISTENTE??? COMO FOI CRIADO OUTRO CONSELHO,ENTO TEM QUE SER MUITO MELHOR.
Responder

52.

Regina Clia, PR 1 de agosto de 2013 s 12:49 pm

alguns anos atrs fui ao CREA e peguei dois manuais editados pelo Crea, um de Engenharia e outro de arquitetura. Nestes manuais ficava claro que engenheiro no poderia fazer projeto e execuo de hospitais, complexos arquitetnicos dentre outras coisas. Porm eu j presenciei muito engenheiro assinando este tipo de projeto e nunca foi feito nada, porque no era interesse do Crea fiscalizar estes profissionais, agora que temos nosso conselho tem de ser intensificada a fiscalizao, seno vai continuar acontecendo a mesma coisa. Sem fiscalizao a lei no serve de nada.
Responder

53.

Claudio, RJ 1 de agosto de 2013 s 2:56 pm

Essa briga no leva nada.Sou arquiteto e estou aqui na praa dando milho aos pombos, esperando essa desavena acabar para poder comprar o meu almoo e no morrer de fome
Responder

54.

Nlia Maria Paixo e Silva, BA 1 de agosto de 2013 s 3:33 pm

O texto acima, no era para estar como resposta mas como um comentrio. Infelizmente cliquei responder antes de clicar enviar. Desculpem -me, mas como podem perceber eu ainda sou da poca em que se usava prancheta, rgua T, esquadros e escalmetro. O computador ainda me confunde. Mas, fica aqui os meus parabns ao CAU pela iniciativa de criar a Resoluo 51. Os ajustes, as insatisfaes, as pseudo-rixas se resolvem com o tempo. Gosto muito da minha profisso e sinto-me feliz por ver que se busca colocar os pontos nos is.
Responder

55.

Lvia, DF 1 de agosto de 2013 s 3:41 pm

Coordenao e compatibilizao de projetos COMPLEMENTARES feitos EXCLUSIVAMENTE por arquitetos e urbanistas?? EXCLUSIVAMENTE? A Resoluo precisa mesmo ser discutida.
Responder

56.

WELLINGTON TRAJANO, Eng, Civil, PR 1 de agosto de 2013 s 5:53 pm

O CAU foi concebido no apagar das luzes pelo ento presidente Lula. Vejo com clareza que a sobreposio de profisses nunca deixar de existir. Assim como o caso do projeto arquitetnico, em quase todas as outras demais reas de sobreposio, o arquiteto e urbanista deve ser responsvel pela elaborao do lay-out, seja da construo ou do espao urbano, deixando os demais projetos a cargo dos engenheiros. O projeto arquitetnico deveria ser prerrogativa exclusiva a partir de certa area ou n de pavimentos. Dizer que o arquiteto nico responsvel habilitado para regularizao fundiria ridculo se considerarmos reas rurais. A arquitetura e urbanismo proporciona enorme vantagem na criao, no design, do lay-out, no estado da arte, mas j esto querendo ultrapassar estas

condies. O arquiteto tem habilitao para fazer projetos eltricos de baixa tenso mas no por isso que sabe faze-lo com a mesma habilidade de um engenheiro eltrico. O engenheiro civil pode fazer planejamento urbano, mas no possui a habilidade do arquiteto. O arquiteto pode fazer o projeto estrutural, mas isso no implica em dizer que sabe faze-lo com extrema capacidade. Existe diferena em estar habilitado para fazer e saber faze-lo. Com isso, a eterna questo do sombreamento vai continuar. Tudo vai continuar como sempre
Responder

o albetania alvim, BA 7 de agosto de 2013 s 10:31 am bom voc ler a resoluo 218/73 art 1, art 2 e art 7, pois engenheiro civil nunca pode fazer planejamento urbano.Isso exerccio ilegal da profisso, o sombreamento resume-se ao campo das edificaes. o albetania alvim, BA 7 de agosto de 2013 s 10:35 am Voc acha mesmo que o arquiteto estuda 5 anos de projeto arquitetnico e urbanismo pra fazer apenas layout????. posso estar enganada mas pelo seu comentrio voc no sabe nem quais so suas atribuies profissionais. o Nayara, PR 7 de agosto de 2013 s 4:07 pm Wellington, o CAU foi sancionado no fim do mandato do presidente Lula sim, mas resultado de mais de 40 anos lutando pela criao do conselho. Ao meu ver, o ponto chave da discusso o projeto arquitetnico, onde discordo totalmente de voc quando cita a partir de certa rea. O projeto arquitetnico deve ser feito a partir de qualquer rea SOMENTE por arquitetos, porque at mesmo o prprio nome j diz e nunca feito por engenheiros, agrnomos e tcnicos em edificaes. No que diz respeito aos complementares, acho que sim, eles podem ser feitos por arquitetos mas se estes se especializarem, pois no me sinto capaz de projet-los e vim de uma tima universidade.

57.

Marcos, SP 2 de agosto de 2013 s 10:36 am

Se as categorias parassem de olhar para o prprio umbigo e pensassem na sociedade no existiria rixa, no existiria discusso e muito menos ofensas pessoais como tem acontecido. As engenharias, naturalmente como um curso da rea de exatas, formam profissionais excelentes. A arquitetura, como curso da rea de humanidades, forma profissionais excelentes. Tanto o CAU quanto o CONFEA no do a mnima para voc, profissional com 150 anos de experincia que atua onde no deve, e nem nunca deveria. Depois de ter lido tantas opinies pessoais, tambm vou dar a minha, no me importa que o fulano arquiteto a em cima se garante no clculo estrutural, ele no deveria faz-lo pois alm do obvio (para os mau entendedores o estudo superficial do assunto NA GRADUAO, e no na vida), tambm por uma questo de segurana e RESPEITO profisso da engenharia civil, da mesma forma que no me interessa que o fulano engenheiro execute belssimas obras de arte arquitetnicas com balanos imensos que ele mesmo teve o prazer de calcular, ele no deveria faz-lo porque alm do talento existe uma questo chamada COMPETNCIA, e isso no compete e nunca competiu a ele. Arquitetos estudam pessoas e suas necessidades, eu sou arquiteto formado h apenas 3 anos e estudei SIM mecnica dos solos e fluidos, clculo integral e diferencial, resistncia dos materiais, estruturas em ao, concreto e madeira, entre tantas outras, APENAS para saber o que vivel em meus projetos. Da mesma forma, engenheiros estudam centenas de horas de matemtica e fsica puras e mesmo assim parecem no aprender a no se meterem a decidir como seria o espao ideal para uma famlia ocupar. A rea de sombreamento no uma rea de sombreamento, um blecaute, e est sobre um lado apenas, infelizmente.

Responder

58.

Rita, SP 2 de agosto de 2013 s 4:16 pm

Caros colegas, sou Designer de Interiores e recm-formada. Fiz um curso de 3 anos que gostei muito e me identifiquei com a rea. Vejo muitos Arquitetos parceiros de Designers de Interiores e acho essa parceria muito legal e benfica a todos. Achei legal a criao da CAU para a classe se organizar. Agora, minha dvida : O que o Designer de Interiores pode fazer ento (aps a Resol. 51)? Para que tambm trabalhemos de maneira legal at que ocorra a regulamentao desta profisso. Entendo como diferentes as atividades de Arquitetura de Interiores e Design de Interiores. Poderiam fornecer informaes a respeito?! Muito obrigada!! E sucesso a todos!!
Responder

59.

Hadley Nobre, AM 4 de agosto de 2013 s 5:31 pm

Esta nota de Esclarecimento veio pra confundir mais do que realmente esclarecer. Afinal de contas, Projeto Arquitetnico de Edificao atribuio privativa do Arquiteto e Urbanista!? O que seria Projeto de Edificao? (me corrijam se eu estiver errado, mas entendo que Projeto de Edificao seja a mesma coisa que Projeto de Arquitetura de Edificao). O que seria Projeto de Arquitetura de Iluminao? Ao meu ver isso a mesma coisa que Projeto Luminotcnico. Creio que o CAU/BR tenha se precipitado ao editar a Resoluo 51, sem atentar ao que dispes o Pargrafo 4, do Art. 3 da Lei 12.378/2010, e agora para no dar o brao a torcer e assumir sua falha, nos vem com essa Nota de Esclarecimento que praticamente contradiz tudo o que est na Resoluo 51. Sou Arquiteto e vibrei ao ler pela primeira vez tal resoluo, porm me decepcionei ao ver que estes esclarecimentos acima contradizem tudo o que foi dito anteriormente. Quer dizer que os Eng. Civis podero continuar assinando Projeto de Arquitetura, s no podero deixar escrito na Prancha, ao invs disso devero escrever Projeto de Edificao. Ou seja a Resoluo s altera a escrita, o mesmo que trocar 6 por 12/2.
Responder

60.

Mircon, SC 5 de agosto de 2013 s 8:53 am

Semana passada tive um Projeto Urbanstico de Loteamento ANALISADO e corrigido por um cartorrio e por um auxiliar de cartrio. O projeto j havia sido analisado e aprovado pela Prefeitura. Os Cartrios esto exercendo tambm a profisso de Arquiteto e Urbanista ILEGALMENTE? Pela lei, ser necessrio que os Cartrios de Registro de Imveis tambm tenham Arquitetos e Urbanistas como analistas? Abrao.
Responder

61.

Arq. Graziela, SC 5 de agosto de 2013 s 9:17 am

Acho que cada um no seu quadrado.Do jeito que esta so o arquiteto depende do engenheiro, pq so podemos projetar ate 80m sem assinatura de um engenheiro. Nao acho justo pq tive mais de 6 cadeiras de engenharia no meu curso, tbm me sito apta a

fazer o papel do engenheiro. Mas prefiro passar para meu colega engenheiro para fazer os complementares pq sei que ele estudou bem mais para isso do que eu, assim os engenheiros deveriam pensar tbm. E o engeheiro ou outros profissionais so poderiam exercer a parte que cabe ao arquiteto se diverem especializacoes na area. Assim como o arquiteto desenvolver os trabalhos de engenharia deve ter especializacoes na area.
Responder

o albetania alvim, BA 6 de agosto de 2013 s 10:40 am Segue os artigos da resoluao 218/73 que define as atribuioes de engenheiro e arquitetos. Art. 1 Para efeito de fiscalizao do exerccio profissional correspondente s diferentes modalidades da Engenharia, Arquitetura e Agronomia em nvel superior e em nvel mdio, ficam designadas as seguintes atividades: Atividade 01 Superviso, coordenao e orientao tcnica; Atividade 02 Estudo, planejamento, projeto e especificao; Atividade 03 Estudo de viabilidade tcnico-econmica; Atividade 04 Assistncia, assessoria e consultoria; Atividade 05 Direo de obra e servio tcnico; Atividade 06 Vistoria, percia, avaliao, arbitramento, laudo e parecer tcnico; Atividade 07 Desempenho de cargo e funo tcnica; Atividade 08 Ensino, pesquisa, anlise, experimentao, ensaio e divulgao tcnica; extenso; Atividade 09 Elaborao de oramento; Atividade 10 Padronizao, mensurao e controle de qualidade; Atividade 11 Execuo de obra e servio tcnico; Atividade 12 Fiscalizao de obra e servio tcnico; Atividade 13 Produo tcnica e especializada; Atividade 14 Conduo de trabalho tcnico; Atividade 15 Conduo de equipe de instalao, montagem, operao, reparo ou manuteno; Atividade 16 Execuo de instalao, montagem e reparo; Atividade 17 Operao e manuteno de equipamento e instalao;

Atividade 18 Execuo de desenho tcnico. Art. 2 Compete ao ARQUITETO OU ENGENHEIRO ARQUITETO: I o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a edificaes, conjuntos arquitetnicos e monumentos, arquitetura paisagstica e de interiores; planejamento fsico, local, urbano e regional; seus servios afins e correlatos. Art. 7 Compete ao ENGENHEIRO CIVIL ou ao ENGENHEIRO DE FORTIFICAO e CONSTRUO: I o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a edificaes, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de gua e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigao; pontes e grandes estruturas; seus servios afins e correlatos. Ou seja tanto o engenheiro civil, quanto o arquiteto esto habilitados ( DENTRO DO CAMPO DAS EDIFICAES)s atividades DESCRITAS NO ARTIGO 1.OS ARQUITETOS NO ESTO RESTRITOS A 80M. Podemos iniciar e terminar uma construo; desde do estudo de viabilidade, projetos, oramentos construo, vistoria pericia, fiscalizao e execuo de obras parecer tcnico e etc. O MITO que arquiteto s DESENHA E que engenheiro pode tudo tem que acabar. Ao CAU cabe esse esclarecimento sociedade, as construtoras, as prefeituras a todas as empresas que contratam profissionais dentro do campo das edificaes pois em sua maioria contratam apenas engenheiros e excluem de suas selees os arquitetos.Isso com certeza vai valorizar o profissional arquiteto. o Marcos, SP 6 de agosto de 2013 s 5:47 pm Colega Graziela, se essa informao for verdadeira, ela provavelmente se restringe ao estado de SC ou at mesmo ao seu municpio. No existe limite de rea para projetos, caso contrrio o arquiteto no poderia assinar projetos de urbanismo (que nada mais so que uma obra em grande escala). O que existe o bom senso, em obras muito complexas, de se contratar profissionais de engenharia para auxilio nas questes tcnicas (dimensionamento de estruturas, etc.). No se sinta injustiada, se entender que tem capacidade para assinar projetos de arquitetura com milhares de metros quadrados, v em frente. o Nayara, PR 7 de agosto de 2013 s 4:17 pm Graziela, voc est equivocada: no h limite de rea construda para os arquitetos. Se voc est trabalhando desta forma, precisa se informar melhor.

62.

Wilson Reginato, SC 5 de agosto de 2013 s 11:58 pm

Sou arquiteto graduado pela Unisinos- RS em 1984. Fico chateado ao perceber colegas arquitetos desconhecendo que as origens de todo e qualquer curso esto inicialmente especificadas nas diretrizes curriculares estabeleciadas pelo MEC e estas no nosso caso caracterizam o profissional arquiteto como de formao generalista. Se a formao generalista, tudo o que se refere a arquitetura atribuio de arquiteto. Cito como exemplo, movimentao de terra, drenagem pluvial, clculo de estruturas, execuo de obra e muitas outras Chega de sermos chacotas de engenheiros idiotas que dizem que no somos homens necessario que muitos cursos Wallitas que existem por a parem de passar a impresso de que o arquiteto projeta e o engenheiro calcula e executa a obra. Estes cursos devem ser identificados e avaliadas pelo CAU. Todo o profissional legalmente habilitado deve saber o limite de sua atribuio dentro da competencia ou treinamento que adquiriu, inclusive os arquitetos. Tive a grata satisfao de

ter feito a graduao em escola que apronta o formado para se virar sozinho sem depender de engenheiros necessriamente. As resolues impostas pelo Confea nunca foram legtimas pois a representao das partes nunca foram igualitrias com superioridade majoritria da Engenharia Civil. No mundo inteiro assim.
Responder

63.

Arq. Edgar, AC 6 de agosto de 2013 s 9:49 am

A Arq. Graziela falou em um limite de 80m2. Gostaria de saber qual a resoluo que impe este limite e, em qu projetos.
Responder

64.

Vanessa Ksel, SP 6 de agosto de 2013 s 10:58 am

Gostaria de saber se o CAU fiscalizar os rgo pblicos (prefeituras) exigindo a contratao de arquitetos para exercer atividades que lhe so de direito! Seria um grande incentivo nossa profisso, pois muitas delas nem sabem que ns existimos!
Responder

65.

Wilson Reginato, SC 6 de agosto de 2013 s 10:06 pm

Fico chateado que colegas arquitetos ainda no perceberam que a origem de todo e qualquer curso est claramente especificado no conjunto de diretrizes do MEC. Que o nosso curso de formao generalista e que portanto tudo o que diz respeito a arquitetura atribuio de arquiteto. Espero que as escolas que passam a impresso aos seus alunos que os arquitetos projetam e os engenheiros civis calculam e executam nossas obras sejam sumariamente fechadas. Arquitetos, a resoluo 21 e 51 do CAU est a para que possamos ocupar o espao cerceado pelo CONFEA e suas resolues nunca igualitrias entre as profisses. O poder jurdico das resolues do Confea esto abaixo do poder jurdico da lei que criou o CAU BR.
Responder

66.

Patrcia Silva Senna, SC 8 de agosto de 2013 s 2:56 pm

A reabertura do Grupo de Trabalho de Harmonizao e Conciliao de Legislao CONFEACAU/BR para reconhecimento das definies previstas na Resoluo n 51 ir acontecer quando?
Responder

67.

Paulo Rogrio Pinto, SP 20 de agosto de 2013 s 7:57 pm

Fugindo um pouco do assunto em questo, eu gostaria de ver debatida a REMUNERAO dos Arquitetos e Urbanistas que trabalham em rgos pblicos. Acho um tremendo absurdo o profissional ter que trabalhar rduamente por um salrio inferior ao piso bsico profissional. um total desrespeito queles que se esforaram a vida toda para obter o seu ttulo e serem depois obrigados venderem sua mo-de-obra por um valor aviltante! E tudo isso com o apoio/negligncia dos rgos de classe, que priori, deveriam lutar pela valorizao do profissional. Quem que vai segurar esta bandeira? Com a palavra,o CAU.
Responder

68.

Adriane Rodrigues Andreatta, PR 2 de agosto de 2013 s 3:02 pm

E um detalhe importante: o designer de interior no pode, de forma alguma, mexer na parte estrutural de um espao isso os engenheiros e os arquitetos que se entendam, mas fora isso, tanto o designer de interior como o arquiteto, desde que tenha especializao para isso, tm capacidade de desenvolver design de interior.

Responder

69.

Marcos, SP 6 de agosto de 2013 s 5:30 pm

Adriana, a resoluo 51 muito clara quando define as atribuies do arquiteto referentes projetos de arquitetura de interiores e decorao. Devido ao fato do curso de Design de Interiores (refiro-me tanto aos cursos tcnicos quanto aos de Graduao) no serem reconhecidos como profisso regulamentada pelo Ministrio do Trabalho, o CAU desconsiderou a existncia desta classe profissional. Apesar dos protestos que vem acontecendo desde julho, praticamente todas as funes do Designer s podem ser desempenhadas por um Arquiteto, incluindo a escolha dos acabamentos, texturas e cores do ambiente. Para no ser enquadrada como exerccio ilegal da profisso, a atuao do DI deve se restringir escolha dos mveis e projeto dos mesmos, quando no se caracterizarem como layout fixo. Por enquanto, infelizmente, o curso de DI est valendo somente para isso.
Responder Deixe um comentrio

O seu endereo de email no ser publicado Campos obrigatrios so marcados * Nome *

E-mail * UF
AC

Comentrio

Potrebbero piacerti anche