Sei sulla pagina 1di 7

ActiveTrack

2010/2011

1. Funcionalidades do Software
Permite criar percursos activos (percursos que interagem com o utilizador) para serem usados em smartphones com o sistema operativo Android. O utilizador ao longo do percurso, e em funo da proximidade de coordenadas previamente seleccionadas, vai recebendo informao/tarefas que permitem interagir com contedos sobre a actividade e o ponto em que se encontra.

Exemplos de cenrios possveis da utilizao do Software ActiveTrack:


Visitas de estudo Quando se utiliza um percurso activo numa visita de estudo podem ser implementadas duas metodologias: i)O Professor define previamente os pontos e as tarefas que os alunos tm de executar durante o percurso ou ii)grava-se o percurso no local, que depois de editado pode ser entregue como relatrio. Cincias Durante uma actividade de campo, os alunos podero ser guiados atravs de pontos pr-definidos, podendo serapresentadainformao sobre a fauna, flora e outros. Existe igualmente a possibilidade de tirar fotografias e escrever um pequeno texto associado a cada fotografia (e.g. dados ambientais). Actividades desportivas A mais-valia deste softwareneste tipo de actividades poder documentar, sem a necessidade de observadores de passagem,se um ponto do percurso j foi visitado ou no. Com base nesta funcionalidade podem desenvolver-se actividades divertidas em diferentes modalidades e contextos. Educao especial Atravs dos percursos activos pode promover-se a incluso social e atenuar as diferenas dentro da escola. Com o ActiveTrack os invisuais podero participar neste tipo de actividades, pois possvel incluir ficheiros de som, nomeadamente com a narrao do percurso.

Pg. 2

2.Criao do Percurso Activo

2.1.Marcao de Pontos
A primeira etapa da criao de um percurso em contexto (percurso activo) consiste em marcar os pontos de interesse (POI), fazendo uma visita prvia ao local ou usando o Google Earth.

Existea opo de importar pontos do Google Earth para o ActiveTrack.

Pg. 3

2.2. Adio de texto e imagens ao percurso


Aps a marcao dos pontos necessrio adicionar a informao respeitante a cada um deles. O professor pode criar textos que contextualizem um determinado lugar e/ou inserircontedos multimdia. Alm disso h a possibilidade de utilizar formulrios, o que permite ao professor receber as respostas via internet.

3. Utilizao dos percursos activos em actividades ao ar livre


Depois de estar concludo o percurso necessrio export-lo para ossmartphones. O Portal http://go.ccems.pt promove a partilha de percursos entre utilizadores, sendo possvel descarregar um percurso directamente para o smartphone.

Pg. 4

3.1. Actividades desportivas


O softwareActiveTrackpermite, para alm da orientao dos alunosdurante a realizao de actividades desportivas,o controle pelo professor da hora e a ordem pela qual os alunos passam em cada ponto. Existe ainda a possibilidade de o professor colocar pontos de controlo ao longo do percurso para verificar se os alunos cumpriram as regras de passagens. No final do percurso, apenas por observao do PDA, o professor consegue verificar se o aluno conseguiu completar todo o percurso e o tempo que demorou em cada troo.

3.2.Visitas de estudo
Atravs da utilizao de smartphones possvel gravar o percurso que se efectuou, edit-lo e apresent-lo como relatrio multimdia da actividade. Outra possibilidade, que no exclui a primeira, ir apresentando informao/questes (previamente introduzidas pelo professor), ao longo do percurso que orientem /ou avaliem as actividades dos alunos e a respectiva aprendizagem.

Pg. 5

3.3. Cincias
Este software, tal como outros,permite obter fotografias georreferenciadas. No entanto, e para melhor responder aos requisitos identificados por professores adicionou-se funcionalidade de legendagem atravs de uma caixa de texto, quepoder incluir texto, valores de medies ou outra informao recolhida ao longo do percurso. Assim, uma sada de campo pode ser enriquecida com a disponibilizao de informao referente ao tema em estudo, bem como mecanismo de avaliao em contexto (atravs de questionrios) das aprendizagens dos alunos.

3.4. Funcionalidades para invisuais (Educao Especial)


Neste mbito, a mais-valia deste software permitir a criao de percursos com ficheiros udio (que podem ter a narrao do percurso) e, desta forma, facilitar a realizao deste tipo de actividades a invisuais. O sistema udio activado automaticamente quando se atinge um determinado ponto.

Pg. 6

4. Envio de dados
Uma das opes deste software permitir o enviodas respostas dos alunos atravs da Internet. Esta opo facilita o trabalho dos professores, nomeadamente em sadas de campo ou em actividades de tipo peddy-paper.As respostas podem ir sendo verificadas durante a prova,permitindo que em alguns casos os resultados possam ser afixados ainda antes dos alunos chegarem escola.

Concluses
Pretendemos com a esta aplicao reunir um conjunto de funcionalidades que facilitem a utilizao de smartphones com GPS e ligao Internet na realizao de actividades em diversos contextos e envolvendo diferentes disciplinas. Pretendemos assim materializar os conceitos fundamentais do projecto GO 2.0, nomeadamente pela natureza activa dos percursos (que permitem a informao em contexto, em funo da localizao) e pela utilizao da Internet mvel (que disponibiliza contedos e interaces em tempo real). Em simultneo procuramos responder s necessidades diagnosticadas no 1. Ano do projecto na elaborao de percursos georreferenciados para publicao no Google Earth.

Pg. 7

Potrebbero piacerti anche