Sei sulla pagina 1di 52

Ide e fazei discipulos entre todas as naes!

Mt 28, 19

CELEBRAES PARA O MS VOCACIONAL


Agosto de 2013

Ide e fazei discipulos entre todas as naes! Mt 28, 19

CELEBRAES PARA O MS VOCACIONAL


Agosto de 2013

SUMRIO

MOTIVAO PARA O MS VOCACIONAL.................................4 PRIMEIRA SEMANA................................................................7 Tema: Ministros Ordenados: mestres da orao Ambientao SEGUNDA SEMANA.............................................................14 Tema: Famlia discipular: bero da f. TERCEIRA SEMANA..............................................................21 Tema: Vida Consagrada: presena no Reino QUARTA SEMANA.................................................................30 Tema: Cristos Leigos: operrios e operrias da Evangelizao QUINTA SEMANA.................................................................36 Tema: Catequese: discipulado e misso

BNO DO SANTSSIMO SACRAMENTO.............................47 (Onde houver a presena do Ministro Ordenado)

MOTIVAO PARA O MS VOCACIONAL


Carssimos promotores e carssimas promotoras vocacionais da Igreja no Brasil Tenho sede! Todos os anos, em agosto, a Igreja no Brasil celebra o Ms Vocacional, com uma temtica especfica. Este ano, somos convidados a refletir, rezar e a dinamizar o Ms Vocacional, lembrando do chamado que cada um de ns recebeu no dia do nosso batismo. Se, por um lado, o Ms Vocacional um tempo propcio para o reavivamento da chama da nossa vocao, por outro lado, tambm um tempo propcio para animar e conduzir os irmos e as irms a assumirem verdadeiramente a sua vocao batismal. A verdadeira felicidade est em descobrir a vocao, que nasce da abertura da porta do corao a Deus para que entre e faa nele a sua morada. Iluminados e impulsionados pelo eis-me aqui, envia-me (Is 6,8), da CF-2013, e pelo ide e fazei discpulos entre todas as naes (Mt 28,19), da JMJ, percebemos a necessidade de uma intensificao e de uma retomada do trabalho vocacional em muitas partes do Brasil. A crise real, grande e profunda, mas tambm est faltando uma palavra viva, forte, clara e eficaz que fale e cale bem no fundo do corao dos mais jovens na f. Mais do que trabalhos vocacionais isolados, precisamos urgentemente juntar fora, trabalhar e rezar juntos ao Senhor da messe que envie muitas, boas e santas vocaes para todas as Igrejas e para todas as misses. Pensando nisto, oferecemos gratuitamente estas Celebraes Vocacionais, elaboradas, com amor e carinho, no intuito de ajudar a dinamizar ainda mais o Ms Vocacional. Para isto, pedimos que juntem as juventudes, os movimentos, as pastorais, as novas comunidades, os animadores e as animadoras vocacionais e tantos outros grupos que queiram fazer uma experincia concreta de promoo vocacional e de verdadeira vocacionalizao de todos e de todas neste Ms Vocacional.

Rezemos com e pelos ministros ordenados para sejam msticos e mestres da orao; rezemos com e pelas famlias para que sejam beros da f; rezemos com e pelas pessoas de vida consagrada para sejam sinais e presenas do Reino de Deus no mundo; rezemos com e pelos cristos leigos e leigas para que sejam operrios e operrias na vinha do Senhor na nova evangelizao; rezemos com e pelos(as) catequistas para que sejam aprendizes, discpulos- missionrios da escola de Jesus. Dobremos todos e juntos os joelhos diante de Jesus, na Eucaristia, pedindo por todas as vocaes que a Igreja precisa para a sua misso. Peamos a Maria, Me das Vocaes, que interceda, com seu olhar maternal, pelas nossas vidas e nossas vocaes, a fim de que os nossos trabalhos de fazer discpulos entre todas as naes sejam eficazes e se tornem realidade, para que possamos contemplar, fazer e viver a vontade de Deus.

Com minha bno, Dom Pedro Brito Guimares Arcebispo de Palmas e Presidente da Comisso Episcopal Pastoral para os Ministrios Ordenados e a Vida Consagrada

PRIMEIRA SEMANA
Tema: Ministros Ordenados: mestres da orao

Ambientao Preparar o ambiente com smbolos do ministrio ordenado: estolas, fotos de bispos, padres e diconos, sandlias, uma toalha representado o servio, nome dos ministros ordenados da parquia (recordar tambm aqueles os vocacionados aos ministrios ordenados que so da comunidade). Refro Orante: Eis-me aqui, Deus! Eis-me aqui, Deus! Para fazer a tua vontade: eis-me aqui, Deus! (CD Chamaste-me, Senhor!) Inteno A. (Animador): So ministros ordenados os diconos, presbteros e bispos. Cada um deles tem uma misso especfica. Deus os escolheu, no amor, para a misso de anunciar a todos a Boa Nova dedicando sua vida, suas energias e suas foras fsicas e espirituais em vista do Reino de Deus. Nesta primeira celebrao, com o canto inicial, queremos oferecer nossa prece e louvor por todos os ministros ordenados da nossa Igreja. Canto Inicial (Se tu nos Amas Pe. Zezinho) Se tu nos amas ento nos chamas Amar partilhar. Quem ama chama, quer ateno. Todo amor termina em vocao. - Eu sei que fui chamado e sou chamado, vocacionado pra fazer a paz.

O que eu preciso aprender bem mais, sobre o jeito de fazer a paz! - Eu sei que a minha vida bem mais vida, quando eu me sinto fazedor da paz. O que eu preciso aprender bem mais, sobre o jeito de fazer a paz!

1. MOTIVAO A.: em nome da Trindade que nos reunimos como comunidade. Todos formamos o povo de Deus e por meio do batismo recebemos a herana eterna. Nossa vocao viver de acordo com o plano de Deus. T.(Todos): Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo! Amm! L1 (Leitor 1): Para melhor cumprir essa vocao, precisamos constantemente nos dirigir a Deus. Ele Pai e nos ama com amor infinito. L2: Os ministros ordenados, como consagrados ao Senhor tanto pelo batismo quanto pelo sacramento da Ordem, dirigem-se cotidianamente a Deus atravs da Orao da Igreja. L3: Sua misso de anunciar a Boa Nova servindo Igreja e a seu povo comporta a busca constante para se aproximar a Jesus atravs da orao. Por isso esto sempre procurando se configurar a Cristo (cf. Rm 8, 29; Fl 3, 10.21), Mestre e Senhor. L4: Assemelhar-se a Cristo assumir seu estilo de vida. Uma das dimenses mais perceptveis do Filho de Deus era sua intimidade com o Pai, atravs da orao. T.: Assim como Jesus Cristo, os ministros ordenados devem viver sempre em intimidade com Deus, na orao e na fidelidade sua misso. 2. ESCUTA DA PALAVRA A.: A Palavra de Deus ilumina o corao humano. Queremos acolher esta luz, aclamar a Palavra e deix-la fecundar a vida. (Cantar e aclamar a Palavra). Canto: D-me a palavra certa Pe. Zezinho.

Ref.: D-me a palavra certa, na hora certa, E do jeito certo e pra pessoa certa D-me a cantiga certa, na hora certa, E do jeito certo e pra pessoa certa. 1.Palavra como pedra, preciosa sim Quem sabe o valor cuida bem do que diz Palavra como brasa, queima at o fim Quem sabe o que diz h de ser mais feliz L1: Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 11,1-13) T.: Glria a vs, Senhor! L2: Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discpulos pediu-lhe: Senhor, ensina-nos a rezar, como tambm Joo ensinou a seus discpulos. L1: Jesus respondeu: Quando rezardes, dizei: T.: Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. D-nos a cada dia o po de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois ns tambm perdoamos a todos os nossos devedores; e no nos deixeis cair em tentao. L1: E Jesus acrescentou: Se um de vs tiver um amigo e for procur-lo meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me trs pes, porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer, e se o outro responder l de dentro: No me incomodes! J tranquei a porta, e meus filhos e eu j estamos deitados; no me posso levantar para te dar os pes; eu vos declaro: mesmo que o outro no se levante para d-los porque seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinncia dele e lhe dar quanto for necessrio. Portanto, eu vos digo: T.: Pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos ser aberto. Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrir. L2: Ser que algum de vs que pai, se o filho pedir um peixe, lhe dar uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dar um escorpio? Ora, se vs que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do cu dar o Esprito Santo aos que o pedirem!. L1.: Palavra da Salvao. T.: Glria a vs, Senhor!

3. MEDITAO A PARTIR DA PALAVRA A.: A orao do Pai Nosso resume todo o Evangelho e sintetiza a f dos discpulos missionrios de Jesus Cristo. Sem vida de orao no h discipulado nem ministrio que se sustente e ilumine a comunidade. Os ministros ordenados so modelos desta adeso ao Evangelho e mestres de orao. T.: A orao expresso de nossa Aliana com Deus. Todos, ministros ordenados e leigos, somos membros do Povo da Aliana, operrios e operrias a caminho do Reino definitivo. L1: Jesus modelo perfeito de orao. Ele no rezava na lngua hebraica, idioma da liturgia oficial. Jesus rezava em aramaico, sua lngua cotidiana. O Mestre de Orao reza na montanha, a ss ou na companhia dos discpulos, de dia ou de madrugada. Reza no deserto, s margens do lago da Galilia ou mesmo na barca. Ele ensina a rezar em todos os momentos e lugares. T.: A orao de Jesus brota do corao. Nasce espontaneamente desde a sua condio de Filho amado de Deus. Jesus reza a vida, a vocao e o chamado missionrio do Pai que o envia. L2.: Sua orao simples, direta e plena de confiana em Deus. Com familiaridade ele dirige ao Pai. Ele pede a santificao do nome santo de Deus e de sua obra, o Reino. Pede tambm pela necessidade material dos discpulos, o po. Reza pelas necessidades espirituais, o perdo dos pecados e a libertao das tentaes. T.: Mas a orao de Jesus comea com a invocao Pai. Assim, Ele manifesta sua conscincia filial e nos convida a reconhecer a bondade de Deus. Ele Pai amoroso e nos convida a viver como irmos e irms. Somos a grande famlia de Deus. Canto de Meditao ( escolha) 4. ORAO A.: Em dois coros, dando graas a Deus e louvando-o pelas vocaes, rezemos a orao elaborada pelo papa emrito Bento XVI, por ocasio do 43 Dia Mundial de Orao pelas Vocaes. Rezemos em dois coros:

10

Lado A: Pai, fazei com que surjam, entre os cristos, numerosas e santas vocaes ao sacerdcio, que mantenham viva a f e conservem a grata memria do vosso Filho Jesus pela pregao da sua palavra e pela administrao dos sacramentos com os quais renovais continuamente os vossos fiis. Lado B: Dai-nos santos ministros do vosso altar, que sejam atentos e fervorosos guardies da Eucaristia, o sacramento do supremo dom de Cristo para a redeno do mundo. Lado A: Chamai ministros da vossa misericrdia, os quais, atravs do sacramento da Reconciliao, difundam a alegria do vosso perdo. Lado B: Fazei, Pai, que a Igreja acolha com alegria as numerosas inspiraes do Esprito do vosso Filho e, dceis aos seus ensinamentos, cuide das vocaes ao ministrio presbiteral e vida consagrada. Lado A: Ajudai os Bispos, os presbteros, os diconos, as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo para que cumpram fielmente a sua misso no servio do Evangelho. Todos: Ns Vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. Amm! A.: Maria, Rainha dos Apstolos. T.: Rogai por ns. 5. LOUVOR SUPLICANTE A.: Com amor e alegria, no esprito da orao do Pai-Nosso, queremos apresentar nosso louvor e render glrias a Deus, princpio e fundamento de todas as coisas. Nele nos movemos, existimos e somos. L3: Louvado sejais, Senhor, pela vocao vida. Abenoai e santificai a existncia humana e concedei-lhe amor e alegria no seguimento L4: Bendito sejais, Senhor, pelo ministrio ordenado. Acompanhai e assisti, com teu Esprito, os bispos, presbteros e diconos. Que eles deem testemunho da beleza desse ministrio e que suas oraes e seus trabalhos animem e motivem muitos jovens a assumirem essa misso. L5: Glorificado, sejais, Senhor, pela Igreja que aqui na terra constri o teu Reino. No falte para ela ministros ordenados santos, fieis Palavra de Deus e atentos s necessidades humanas, especialmente a dos pobres e marginalizados.

11

A.: Continuemos nossa splica ao Pai, rezando a orao que o Senhor nos ensinou. T.: Pai-nosso... (Terminar com a Bno do Santssimo Sacramento, quando possvel. Bno na pgina 47) Msica de Despedida: Pelos Prados e Campinas Sl 22 (Frei Fabreti) 1. Pelos prados e campinas verdejantes, eu vou! o Senhor que me leva a descansar. Junto s fontes de guas puras, repousantes, eu vou! Minhas foras o Senhor vai animar! Ref.: Tu s Senhor o meu Pastor! Por isso nada em minha vida faltar! 2. Nos caminhos mais seguros junto dele, eu vou! E pra sempre o seu nome eu honrarei! Se eu encontro mil abismos nos caminhos, eu vou! Segurana sempre tenho em suas mos! Reflexo e aprofundamento Tema: Ministros Ordenados: mestres da orao O sacramento da ordem concedido aos Ministros Ordenados de instituio divina, isto , foi criado pelo prprio Cristo. Os presbteros nas palavras do apstolo Pedro devem ser pastores do rebanho de Deus (cf.1Pd 5,1-4). Isto nos diz que os ministros ordenados no so apenas administradores em suas dioceses ou comunidades paroquiais; so sim, fiis cristos que receberam, no Sacramento da Ordem, uma marca perptua na alma, que no se apaga jamais. Esta marca os constitui ministros de Cristo, mestres da orao, para servir no a si mesmos, mas ao povo de Deus. Os ministros ordenados ao responderem o chamamento divino oferecem o prprio testemunho de vida. So assim, mestres da orao e amigos de Deus para cuidar com zelo de todos os vocacionados e vocacionadas, homens e mulheres que desde o batismo foram chamados por Deus a uma vocao.

12

Vemos na primeira carta de So Pedro que os ministros ordenados devem ter um corao generoso; no por torpe ganncia, mas livremente; no como dominadores daqueles que lhes foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho (cf.1Pd 5,1-4). Para ser um modelo do rebanho implica ao ministro ordenado ser ntimo de Deus. A intimidade na orao, a capacidade de disciplinar-se para rezar a ss (Lc 11, 1-13) e com a comunidade, antes e depois das atividades. Encontramos na Exortao Apostlica, Verbum Domini: no dilogo com Deus, compreendemo-nos a ns mesmos e encontramos respostas para as perguntas mais profundas que habitam o corao. (cf. Verbum Domini, 1 parte, n 23, p. 48, Paulinas). O papa Bento XVI nos recordou, durante o Ano sacerdotal, que trs aspectos so essenciais na vida do sacerdote para que seu testemunho seja eficaz. O primeiro se refere amizade com Cristo, cultivada a partir da escuta da sua Palavra. O segundo aspecto o dom total de si mesmo a Deus, que se concretiza no ministrio pastoral e na alegria de se tornar companheiro de viagem de tantos irmos, para que se abram ao encontro com Cristo e sua Palavra torne-se luz para o seu caminho (Bento XVI, mensagem para o 47 Dia Mundial de Orao pelas Vocaes). O terceiro aspecto o viver a comunho. Os ministros ordenados, mestres da orao, devem ser homens de comunho, abertos a todos, unidos ao rebanho inteiro que a bondade do Senhor lhes confiou, ajudando a superar divises, enxugar lgrimas, a resolver divergncias e incompreenses (idem). Por fim, fundamento imprescindvel de toda vida dos ministros ordenados permanece a amizade com Deus como afirma a Constituio Dogmtica Dei Verbum 2: ... na riqueza do seu amor fala aos homens como amigos e convive com eles, para os convidar e admitir comunho com Ele. Neste sentido, esta amizade ntima com Deus s pode ser encontrada na orao cotidiana dos ministros ordenados. Elemento essencial para um testemunho vocacional coerente e sincero. A doao de si mesmos a Deus e a vivncia da comunho sustentam a fortalecem a vida da Igreja, atrai novas vocaes para o ministrio ordenado e a vida consagrada religiosa ou secular. Podemos nos perguntar como comunidade: Qual a nossa contribuio para que os nossos ministros ordenados: bispos, presbteros e diconos sejam de fato mestres da orao?

13

SEGUNDA SEMANA
Tema: Famlia discipular: bero da f.

Ambientao Desenhar e recortar um corao grande e nele colar uma imagem da Sagrada Famlia. Ao redor do corao, escrever em pequenas folhas de papel alguns nomes de famlias da comunidade. Dispor as folhas ao redor do corao. Ambientao: Amor, Deus Amor! Deus Amor! Amor, Deus Amor! Deus Amor! (Frei Luiz Turra CD: Mantras para uma espiritualidade de comunho) Inteno A.(Animador): A famlia um dom de Deus. Ele a quer e a ama muito. Isso porque Deus comunidade. A Trindade santa uma comunidade de pessoas diferentes na ao, iguais em substncias e unidas no amor. Do mesmo modo, o matrimnio une pessoas diferentes, com pensamentos distintos, mas vinculadas pelos laos do amor. A famlia colaboradora de Deus porque na gerao de filhos e na conservao da criao faz o mundo ficar mais bonito e mais adequado sobrevivncia. Cantemos louvando, agradecendo e rezando pela vocao familiar. Canto Inicial (Orao pela famlia Pe. Zezinho) Que nenhuma famlia comece em qualquer de repente Que nenhuma famlia termine por falta de amor Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente E que nada no mundo separe um casal sonhador! Que nenhuma famlia se abrigue debaixo da ponte Que ningum interfira no lar e na vida dos dois

14

Que ningum os obrigue a viver sem nenhum horizonte Que eles vivam do ontem, do hoje em funo de um depois! Que a famlia comece e termine sabendo onde vai E que o homem carregue nos ombros a graa de um pai Que a mulher seja um cu de ternura, aconchego e calor E que os filhos conheam a fora que brota do amor! Abenoa, Senhor, as famlias! Amm! Abenoa, Senhor, a minha tambm (bis) 1. MOTIVAO A.: Deus amor (cf. 1Jo 4,8) e nos quer amantes da vida, das pessoas e dele. O matrimnio faz do casal famlia de Deus. Santo Toms de Aquino afirmava que o sacramento do matrimnio, tal como o da ordem, um sacramento de servio. Homem e mulher, unidos pelo amor e dispostos a constituir famlia com filhos, do continuidade obra criadora de Deus. T. (Todos): Somos servidores do Reino! Vocacionados vida, colaboramos com Deus na criao. L1 (Leitor 1): Deus nos quer felizes. Ao nos criar, vendo que tudo era bom, especialmente o ser humano (cf. Gn 1,27), Deus nos deu a misso de ser fecundos, cuidar da terra e fazer com que a humanidade se multiplique (cf. Gn 2,28). L2: Pelo matrimnio constitumos famlia. Neste sacramento de servio homem e mulher tornam-se uma s carne (cf. Gn 2,24) para embelezar o universo e estabelecer comunho. L3: Mas a base fundamental de toda famlia no deve ser o dinheiro, a ganncia, os bens ou o sexo. Deus o princpio e fundamento de tudo quanto existe. A ele devemos louvar e bendizer. Por isso, a famlia, bero da f e ambiente discipular, deve aprender a escutar a Palavra de Deus, praticar o amor e servir Igreja e ao prximo. T.: Queremos ser Igreja servidora, atenta aos sinais dos tempos e unida no amor a Deus e aos que sofrem. L4: Num mundo secularizado, onde as relaes se fragilizam, fazendo com que o matrimnio parea antiquado queremos com autoridade proftica que nos vem de Deus anunciar o valor e a beleza da vocao matrimonial, da vida em famlia.

15

Todos: Somos famlia de Deus. Participamos de sua divindade na medida em que somos fieis sua Palavra e ao projeto do Reino. 2. ESCUTA DA PALAVRA A.: Nossa vocao no dispensa a luz que vem da Palavra de Deus rezada, meditada e vivenciada no cotidiano da misso evangelizadora. Mais do que nunca preciso que a famlia volte seu olhar, corao e ao Palavra. Aclamao (A vossa palavra, Senhor Fr. Luiz Turra) A vossa Palavra, Senhor sinal de interesse por ns. (bis) - Como um pai ao redor de sua mesa, revelando seus planos de amor. - feliz quem escuta a Palavra e a guarda no seu corao. - Neste encontro da Eucaristia aprendemos a grande lio. L1: Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 12,13-21) T.: Glria a vs, Senhor! L1: Naquele tempo, algum do meio da multido, disse a Jesus: L2: Mestre, dize ao meu irmo que reparta a herana comigo. L1: Jesus respondeu: L3: Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens? L1: E disse-lhes: L3: Ateno! Tomai cuidado contra todo tipo de ganncia, porque, mesmo que algum tenha muitas coisas, a vida de um homem no consiste na abundncia de bens. L1: E contou-lhes uma parbola: L3: A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: O que vou fazer? No tenho onde guardar minha colheita. Ento resolveu: J sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Ento poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita! Mas Deus lhe disse: Louco! Ainda nesta noite, pediro de volta a tua vida. E para quem ficar o que tu acumulaste? Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas no rico diante de Deus.

16

L1: Palavra da Salvao. T.: Glria a vs, Senhor! 3. MEDITAO A PARTIR DA PALAVRA A.: A parbola de Jesus nos convida a reconhecer a responsabilidade individual diante do tema econmico. A Palavra nos questiona e nos convida a converso. Ela denuncia o individualismo e o egosmo que no considera a partilha e o amor ao prximo que vem de Deus. T.: Que nossas famlias eduquem para a solidariedade, o compromisso com os irmos e a justia social. A.: A vida e a famlia so bens preciosos. So vocaes queridas por Deus que precisamos respeitar, promover e valorizar. T.: Os Pais e cada vocacionado so chamados a trabalhar na messe de Deus. Juntos somos chamados a construir um mundo justo e solidrio. Deus nos livre da ganncia e da ambio desmedida. A.: A famlia o bero do amor, o ninho da harmonia e da paz. T.: A famlia discipular o bero da f, lugar onde cada batizado acolhe sua vocao como dom e misso. Canto de Meditao ( escolha) 4. ORAO A.: Nesta orao dedicada a famlia, extrada do VII Encontro Mundial das famlias, realizado em 2012 em Milo, Itlia, queremos bendizer ao Senhor pelas famlias. Que elas sejam sinal do amor e da alegria que veem de Deus. Rezemos em dois coros! Lado A: , Deus, que na Sagrada Famlia nos deixastes um modelo perfeito de vida familiar vivida na f e na obedincia da vossa vontade. Lado B: Ajudai-nos a ser exemplo de f e amor aos vossos mandamentos. Socorrei-nos na nossa misso de transmitir a f aos nossos filhos. Lado A: Abri seu corao para que cresa neles a semente da f que receberam no Batismo. Fortalecei a f dos nossos jovens, para que cresam no conhecimento de Jesus.

17

Lado B: Aumentai o amor e a fidelidade em todos os casais, especialmente naqueles que passam por momentos de sofrimento ou dificuldade Lado A: (...) Unidos com Jos e Maria, Pedimos-vos por Jesus Cristo vosso Filho, nosso Senhor. T.: Amm! 5. LOUVOR SUPLICANTE A.: Neste mundo cheio de desafios para viver em famlia, onde o egosmo parece ser a norma e a desvalorizao do matrimnio ocupa significativo espao, queremos louvar e agradecer pelo profetismo da Igreja. Ela, como fiel guardi do Evangelho e dos valores cristos, exorta, prope aes e reza para que as famlias continuem a ser o bero da f, da esperana e da caridade. L3: Bendito sejais, Deus amoroso, pelas famlias que vivem com fidelidade no amor matrimonial. Conservai-as em teus caminhos e no permitais que os males invadam os coraes das pessoas. T.: O Esprito anime e assista as famlias, a fim de que sejam sinais do amor trinitrio. L4: Louvado sejais, Pai misericordioso, por tanto amor entre as pessoas. Apesar de alguns meios miditicos no valorizarem devidamente a famlia, h muitos casais que se unem para educar seus filhos, crescer na f e praticar a justia. Iluminai-os nesta misso importantssima para a humanidade. T.: O Esprito anime e assista as famlias, a fim de que sejam sinais do amor trinitrio. L5: Honra e glria a vs, Senhor da vida, que sois a origem e o fundamento de tudo. Santifica e acompanha os casais de segunda unio para que, retornando ao seio amoroso da Igreja, possam regularizar sua situao e viver em plena comunho com os valores e a grandeza do matrimnio cristo. T. O Esprito anime e assista as famlias, a fim de que sejam sinais do amor trinitrio. A.: Deus de Bondade, escutai a splica que vos dirigimos com humildade e amor. Fazei com que sejamos sempre, instrumentos do teu amor. No falte em ns a abertura misso, o vigor da f e o desejo ardente de testemunhar o valor da vocao matrimonial em vossa Igreja, na sociedade e no mundo. Rezemos, pois, nesta inteno.

18

T.: Pai-nosso... (Terminar com a Bno do Santssimo Sacramento, quando possvel. Bno na pgina 47) Msica de Despedida (Olhando a Sagrada Famlia Jos Acsio Santana) Ref.: Olhando a Sagrada Famlia, Jesus Maria e Jos, saibamos fazer a partilha dos gestos de amor e de f. 1. Maria, Me santa e esposa exemplar, Jos, pai zeloso voltado ao seu lar. Jesus, Filho amado em misso de salvar, caminhos distintos, num s caminhar. 2. Maria do sim e do amor-doao. Jos, operrio a servio do po. Jesus ocupado com sua misso: trs vidas distintas num s corao Reflexo e aprofundamento Tema: Famlia discipular: bero da f A famlia discipular, bero da f, tambm bero de todas as vocaes, bero da vida, o lugar da personalizao e humanizao da pessoa vocacionada, chamada pelo Pai desde o ventre materno (cf. Jr 1,5). A famlia tambm lugar de comunho de amor entre o pai, a me e os filhos, cone da Santssima Trindade. A Constituio Dogmtica Gaudim et Spes ao tratar da misso conjugal e familiar afirma que a famlia como que uma escola de valorizao humana. na famlia que se vive a experincia mais significativa do amor gratuito, da fidelidade, do respeito mtuo e da defesa da vida. Sua vocao peculiar ser grande transmissora da f e dos valores (DAp, n 432), de forma a edificar e promover o bem das pessoas e da comunidade. Por isso, a vocao da famlia ser discpula missionria de Jesus Cristo, atravs da partilha e da solidariedade, em contraposio a todo tipo de ganncia. (cf. Lc 12, 13-21). Um dos grandes desafios para que a famlia viva sua vocao, hoje, so as profundas transformaes, fazendo-nos afirmar que estamos num perodo de mudana de poca. No se sabe, porm, como julgar a realidade, uma vez que estas mudanas atingem os critrios de compreenso da vida, os valores e as referncias que antes eram transmitidas na famlia. Sabemos que ao longo dos anos alguns

19

paradigmas familiares foram se transformando rapidamente, e estas transformaes atingem as pessoas e suas famlias. Faamos uma pausa nesta reflexo e nos perguntamos: O que antes era certeza e servia como referncia para a vida familiar, hoje tem respondido rapidez das transformaes? Como fazer para compreender estas transformaes rpidas que atingem a famlia? Qual o papel da Pastoral Vocacional, da Pastoral Familiar e de outros grupos e movimentos que trabalham a vocao da famlia? Somos desafiados, num tempo de mudanas de poca, a dar respostas, a reagir diante das vrias formas de banalizao e desrespeito vida. preciso defender a vocao da famlia, pois ela continua sendo a mais completa e mais rica escola de humanidade, bero da f. na famlia que a vida se transforma em vocao ao discipulado e misso. Portanto, como famlia discipular podemos responder ao mandato de Jesus de fazer discpulos entre todas as naes. A plataforma da misso de todos aqueles que querem ir e anunciar nasce e comea na famlia. Estamos num tempo de urgente sada (DAp, n 27). Sair na defesa incondicional vida plena que servio e misso dos discpulos missionrios de Jesus Cristo (Cfr. DAp, cap. VII). Eis a nossa vocao! Quem tal comearmos por nossa casa, em famlia? A Campanha da Fraternidade de 1977 nos recordava: Comece em sua casa. Na casa, como bero da f, fonte da iniciao crist, a famlia chamada a ser a grande transmissora da f e dos valores (DAp, n 432). A famlia , pois, a primeira animadora das vocaes. Uma animao vocacional familiar que possa ajudar a pessoa na compreenso do chamado de Deus. As opes, o discernimento e as decises so posteriores. Por fim, vamos refletir a significncia da famlia discipular como bero da f, bero da realizao do amor incondicional de Deus pela humanidade. Lugar de comunho, personalizao e humanizao da pessoa vocacionada. Qual a relao entre famlia e vocao?

20

TERCEIRA SEMANA
Tema: Vida Consagrada: presena no Reino

Ambientao Dispor, no ambiente, de um vaso de barro/argila: ao lado dele, colocar tarjetas com as palavras pobreza, castidade e obedincia para recordar os votos por meio dos quais os consagrados e consagradas se oferecem a Deus e aos irmo(as). Refro orante: Quem poderia imaginar em vasos de barro poder carregar To grande tesouro... resplandece a Luz, a glria de Deus, seu Filho Jesus! (CD Chamaste-me, Senhor! Paulus). Inteno A.(Animador): A pobreza, a castidade e a obedincia so, muitas vezes, rejeitadas por muitas pessoas. Ningum deseja ser pobre; tampouco se quer ser submisso ou subserviente aos outros: menos ainda a abstinncia sexual ou a dedicao da vida, das energias amorosas e dos desejos a Deus. T.: A vida consagrada d novo significado pobreza, castidade e obedincia. L2: Os consagrados fazem da pobreza um modo de viver a partilha; da castidade uma maneira de viver o amor indiviso dedicado radicalmente a Deus e ao prximo; e da obedincia vivida na liberdade, uma possibilidade de dilogo em vista do que essencial: o anncio do Reino e o testemunho de Cristo. A.: Cantemos com alegria, agradecendo a Deus pelo dom da vida de muitas pessoas, homens e mulheres que com maravilhosa coragem consagram sua vida para se assemelharem mais radicalmente a Jesus, ao seu projeto e ao seu estilo de vida. Cantemos!

21

Canto Inicial (Um Consagrado para amar Eliana Ribeiro) Venho Senhor me ofertar, A minha vida consagrar. Quero renovar o meu sim, Que tua vontade se faa em mim Renova Senhor minha vocao. Um consagrado para amar, Um consagrado pra se doar, Um amor que tudo suporta, Um amor que no d para improvisar. Um consagrado para amar, Um consagrado pra se doar, Um amor que no busca interesses seus, o mais puro amor, o amor de Deus!!!(2vezes) 1. MOTIVAO A.: O amor une as pessoas. Deus amor. E no solitrio. As trs pessoas da Santssima Trindade esto vinculadas, alm de se constiturem da mesma substncia: o amor. Com o corao transbordante de alegria e desejosos de Deus, digamos: T.: Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo! L1: O maior tesouro de uma pessoa a vida, dom de Deus. Os consagrados e consagradas ofertam a vida como tesouro para Deus e para a humanidade. L2: Com um corao indiviso e cheio de amor, os consagrados e consagradas colocam-se no caminho de seguimento radical. Os Conselhos Evanglicos de pobreza, castidade e obedincia antecipam, aqui na terra, o Reino de Deus. L3: Com um carisma especfico, sempre voltado para o bem da Igreja e da humanidade, a Vida Consagrada evoca a primazia do amor, rende graas a Deus pelo dom da consagrao e atua nos mais diversos meios para edificar o projeto de Jesus. L4: Ser religioso, ser consagrado, exige que se tenham uma vida austera e cheia do perfume divino. A orao constante, a vida fraterna em comunidade e a fidelidade sem medidas a Deus so um tesouro na vida religiosa consagrada.

22

T.: Rendamos graas a Deus por tantos homens e mulheres que, atravs da pobreza, castidade e obedincia, mostram que possvel abrir mo de tudo em vista do Reino. 2. ESCUTA DA PALAVRA A.: A Palavra de Deus alimenta a fome dos consagrados. Junto com a eucaristia, ela traz o sentido maior e a fora necessria para viver com fidelidade e amor a consagrao. Aclamemos com alegria e entusiasmo essa Palavra. Queremos acolher esta Palavra e deix-la fecundar a vida. (Cantar e aclamar a Palavra). Canto: Pela Palavra de Deus Fr. Luiz Turra. Pela Palavra de Deus, saberemos por onde andar. Ela luz e verdade, precisamos acreditar. Cristo me chama, Ele Pastor. Sabe meu nome: fala Senhor. L1: Evangelho de Jesus Cristo segundo So Lucas (Lc 12,32-48). T.: Glria a vs Senhor! L2: Naquele tempo, disse Jesus a seus discpulos: L3: No tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vs o Reino. Vendei vossos bens e dai esmola. L4: Fazei bolsas que no se estraguem, um tesouro no cu que no se acabe; ali o ladro no chega nem a traa corri. Porque onde est o vosso tesouro, a estar tambm o vosso corao. Que vossos rins estejam cingidos e as lmpadas acesas. L1: Sede como homens que esto esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. L2: Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, faz-los sentar-se mesa e, passando, os servir. L3: E caso ele chegue meia-noite ou s trs da madrugada, felizes sero, se assim os encontrar! Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladro iria chegar, no deixaria que arrombasse a sua casa. L4: Vs tambm, ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes.

23

L1: Ento Pedro disse: Senhor, tu contas esta parbola para ns ou para todos? L2: E o Senhor respondeu: Quem o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? L3: Feliz o empregado que o patro, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiar a administrao de todos os seus bens. L4: Porm, se aquele empregado pensar: meu patro est demorando, e comear a espancar os criados e as criadas, e a comer, e a beber e a embriagar-se, o senhor daquele empregado chegar num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partir ao meio e o far participar do destino dos infiis. L1: Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, ser chicoteado muitas vezes. Porm, o empregado que no conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, ser chicoteado poucas vezes. L2: A quem muito foi dado, muito ser pedido; a quem muito foi confiado, muito mais ser exigido!. Palavra da Salvao. T.: Glria a vs, Senhor! 3. MEDITAO A PARTIR DA PALAVRA A.: Nesta semana do ms vocacional recordamos de maneira especial a vocao Vida Consagrada, sinal da presena do Reino no meio de ns. As pessoas que abraam a Vida Consagrada nos recordam: T.: Nossos rins devem estar cingidos e nossas lmpadas acessas. L1: Significa abraar os valores do Reino e dar testemunho do Evangelho de Jesus Cristo. Nossas comunidades no dispensam o testemunho dos consagrados e consagradas que assinalam os valores do Reino. T.: Porque onde est o vosso tesouro, a estar tambm o vosso corao. L2: Jesus ensina os discpulos a se revestirem da pobreza, a acumular um tesouro no cu onde as traas no corroem. A vocao Vida Consagrada nos lembra a verdade do evangelho: T.: Porque onde est o vosso tesouro, a estar tambm o vosso corao.

24

L3: Recordemos a frase de Jesus: No tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vs o Reino. Juntos agradeamos ao Senhor, o Bom Pastor, que olha com carinho para cada um de ns ovelhas de seu rebanho. T.: Obrigado Senhor por vosso amor de Bom Pastor. Ajuda-nos a construir o vosso Reino. Reino eterno e universal: reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graa, reino da justia, do amor e da paz. L4: Os operrios e operrias esto sempre se preparando para a chegada do Senhor. T.: Senhor, com todos os consagrados e consagradas queremos servir com alegria e amor. Na misso vamos nos preparando para o encontro definitivo convosco. Sabemos que nossa primeira misso vos amar e semear o amor. A.: Cantemos ao Senhor que nos convoca misso de construir e habitar no Reino Canto de Meditao ( escolha) 4. ORAO A.: A Vida Religiosa Consagrada sinal do Reino. Na homilia por ocasio do Dia Mundial da Vida Consagrada, na Solenidade da Apresentao do Senhor, celebrada em 2 de fevereiro de 2013, o ento papa Bento XVI fez um apelo para que os consagrados renovem sua f. Rezemos pelos inmeros homens e mulheres de f que dedicam sua vida radicalmente ao seguimento, ao zelo e consagrao ao Senhor da messe. Rezemos em dois coros: Lado A: Trindade Santa, fonte de amor e de todo o bem, te agradecemos pelos inmeros homens e mulheres que consagram-se a Deus para viver radicalmente o seguimento de Cristo pobre, casto e obediente. Lado B: Te louvamos, Pai, pela beleza e variedade de carismas presentes em nossa Igreja. As vrias congregaes, ordens religiosas, institutos seculares e outros organismos de consagraes revelam a variedade de dons e de formas de te seguir, Senhor da messe. Lado A: Jesus amoroso, te agradecemos pela vida de cada consagrado, por teres dado nimo e vigor na caminhada espiritual, no apostolado

25

e na dedicao radical ao teu servio. Sejam nossas oraes oferendas agradveis a ti, por tantas maravilhas. Lado B: Esprito Santo, tu que assistes e inspiras palavras e aes profticas, bendizemos-te pela permanncia junto aos consagrados, fazendo com que em tudo eles contribuam para renovar a face da terra. T.: Amm. 5. LOUVOR SUPLICANTE A.: Ao Deus de bondade que nos chama, ao Filho que nos envia e ao Esprito que nos acompanha, elevemos nossas preces, nossos pedidos amorosos Trindade. L3: Pelos carismas religiosos, para que contribuam sempre e cada vez mais com a difuso e testemunho do Reino, rezemos: T.: Atende, Senhor, a prece do teu povo! L4: Pelos trabalhos nas reas de educao, sade, assistncia social, comunicao e apostolado paroquial que tantos consagrados realizam nos ambientes eclesiais, rezemos: L5: Envia, Senhor, muitas vocaes tua Igreja, especialmente vida consagrada, para que continuem a misso divina que os fundadores deixaram como herana e como presente s geraes futuras, rezemos: A.: Pai Santo e Senhor da messe, atende amorosamente os pedidos que te dirigimos com afeto e gratido. Queremos sempre confiar em ti e depositar nossa esperana no teu projeto. Por Cristo, nosso Senhor. T.: Amm. A.: Continuando nossa splica, rezemos: T.: Pai-nosso... (Terminar com a Bno do Santssimo Sacramento, quando possvel. Bno na pgina 47) Msica de Despedida (Antes que te formastes Gilmer Torres Ruiz) Antes que te formasses dentro do seio de tua me. Antes que tu nascesses, te conhecia e te consagrei. Para ser meu profeta entre as naes eu te escolhi. Irs onde enviar-te e o que eu mando proclamars.

26

Tenho de gritar, tenho de arriscar, ai de mim se no o fao. Como escapar de ti, como calar, se tua voz arde em meu peito? No temas arriscar-te porque contigo eu estarei. No temas anunciar-me, em tua boca eu falarei. Entrego-te meu povo, vai arrancar e derrubar. Para edificares, destruirs e plantars. Deixa os teus irmos, deixa teu pai e tua me. Deixa a tua casa, porque a terra gritando est. Nada tragas contigo pois a teu lado eu estarei. hora de lutar, porque meu povo sofrendo est. Reflexo e aprofundamento Tema: Vida Religiosa Consagrada: presena do Reino Qual a finalidade da Vida Religiosa Consagrada, como presena do Reino? Antes de tudo, sabemos que o chamado uma iniciativa de Deus a cada pessoa. Deus que chama a uma ntima comunho com Ele, convidando-nos a conformar nossa vida do Cristo sob a luz do Esprito Santo. Portanto, a finalidade principal da vida religiosa consagrada a vivncia da primeira consagrao na aliana do sacramento do batismo, do qual todos os cristos leigos tambm assumem igualmente. O que diferencia ento os religiosos consagrados dos outros cristos leigos, sendo que todos pelo batismo so consagrados a Deus? O deve diferenciar esta consagrao a forma pela qual vive os religiosos consagrados. Estes, por sua vez, optam pela consagrao especfica mediante a vivncia dos conselhos evanglicos da pobreza, castidade e obedincia. Ou seja, vivem o seu batismo de forma radical prometendo manter na aliana batismal o amor a Deus e ao prximo, sendo presena do Reino de Deus. Esta presena do reino de Deus assumida de maneira radical e proftica. Viver a aliana batismal de forma radical era o que queriam os padres do deserto e as primeiras comunidades crists, originando-se da a vida religiosa consagrada. Ao longo dos sculos, foram muitos os homens e as mulheres que se tornaram bons operrios e boas operrias para o Reino de Deus, sendo presena e testemunho. Ainda hoje, so muitos os que optam pela consagrao especfica mediante a vivncia dos conselhos evanglicos da pobreza, castidade e obedincia. Esta consagrao vida religiosa, adquiri seu pleno significado quando vivida na comunidade eclesial. O carisma da vida religiosa consagrada essencialmente eclesial, sendo no interior da Igreja sinal e memria, testemunho e profecia dos valores centrais do Evangelho e do Reino. Os religiosos consagrados, por sua

27

vez, em fidelidade criativa continuam escutando a Deus onde a vida grita (cf. Plano Global da CLAR, p. 03). Para melhor compreender a finalidade da vida religiosa consagrada, como presena do Reino, podemos defini-la por um trplice eixo: 1) A consagrao (encontro com Deus): Os religiosos tem necessidade todos os dias de momentos de intimidade com Deus, para purificar suas motivaes, para se reabastecerem na f . Esta intimidade ou amizade com Deus deve ser como que um contnuo ato litrgico, viver em Deus e por Deus atravs da consagrao. Isto significa pertencer totalmente a Deus. Deus que incide na vida de cada pessoa consagrada e estabelece com ela uma relao dialgica. A consequncia desta relao atravs do dilogo de Deus vai transformando a histria da pessoa consagrada. Neste dilogo com Deus, compreendemo-nos a ns mesmos e encontramos resposta para as perguntas mais profundas que habitam no nosso corao (cf. Verbum Domini, n 23). Em contrapartida a pessoa convocada a amar a Deus de todo corao, com toda alma, com todo entendimento e com toda fora (Mc 12, 31); e amar o prximo como a si mesmo (Mc 12, 2834). Quando falta esta intimidade e amizade com Deus, o religioso ou a religiosa vai perdendo todo o sentido de sua consagrao e a comunho com Deus, com os outros e consigo mesmo vai sendo deteriorada, vai morrendo. a morte e a deteriorizao do corpo. necessrio, pois, permitir que o Senhor entre em nossa casa interior, na Casa de Betnia: Senhor, se estivesses aqui meu irmo no teria morrido! (Jo 11, 1-16). 2) A comunho (viver em comunidade): Os religiosos, operrios e operrias, se colocam a servio da grande messe oferecendo tudo o que so e fazem. No dia-a-dia esto inseridos na comunidade e na Igreja local. So presenas vivas do Reino na vida fraterna em comunidade e em comunho com a Igreja. No se pode esquecer que o ser que d sentido ao fazer. Para tanto, os religiosos so aqueles homens e mulheres que vivem em comunidade e a experincia comunitria transborda para a Diakonia, para o servio do anncio. O anncio da comunho de Deus com a humanidade e das pessoas entre si em Jesus Cristo. Este anncio inclui abrir horizontes no tempo e no espao. Esta a misso dos religiosos consagrados: viver em comunidade; servir ao anncio da Boa-Nova aos pobres e excludos da sociedade; serem imagens vivas de comunho. Esta comunho reconstri a comunidade no amor. A comunidade reconstruda no amor, exala o bom perfume

28

que enche toda a casa (Jo 12,3). 3) A misso (envio a todos). A misso para a diaconia, para o servio do Reino. Ao longo dos sculos a vida religiosa consagrada foi, no seio da Igreja, sinal e presena, testemunho vivo de orao e de caridade, de contemplao e de apostolado. Sabemos, pois, que o testemunho aproxima os religiosos consagrados ao modelo da profecia bblica. Isto leva radicalmente ao compromisso com os pobres, na misso. A misso dos religiosos consagrados trs alguns aspectos especficos, conforme j mencionamos acima como, por exemplo, o anncio da Boa-Nova, da comunho. Na misso, os religiosos, alm do aspecto do anncio, trazem tambm o aspecto da denncia das injustias que so frutos do pecado pessoal e social. E, no poderiam faltar mais dois aspectos da misso dos religiosos consagrados desde a centralidade da pessoa de Jesus Cristo. O primeiro o aspecto do discernimento dos sinais dos tempos, ou seja, viver a mstica dos olhos e ouvidos abertos. A vigilncia e a prontido evanglicas (Lc 32-48). Trata-se de descobrir a vontade de Deus num tempo de mudanas de poca, tempos desnorteadores (cf. DGAE, 20112015, n 20, CNBB). O segundo e ltimo aspecto o acompanhar, ou seja, colocar os ps no caminho, ser presena do Reino de Deus na vida de todos os seres humanos, sem excluses. Por fim, a vida religiosa consagrada, como presena do reino, mesmo atravessando uma etapa de crises ajuda os religiosos a tomar conscincia de sua vocao e os interpela diante da presena do Esprito nos novos cenrios e nos sujeitos emergentes. Quais so estes novos cenrios e sujeitos emergentes? Que implicaes reclamam estes novos cenrios e sujeitos emergentes a nossa formao e a nossa vida e misso? (cf. Plan Global da CLAR, 2012-2015).

29

QUARTA SEMANA
Tema: Cristos Leigos: operrios e operrias da Evangelizao

Ambientao Fazer um painel com destaque para os vrios servios e ministrios dos cristos leigos e leigas, com vocao prpria e misso especfica, como e onde eles atuam na vida da Igreja e na sociedade. Refro orante: Onde reina o amor, fraterno amor. Onde reina o amor, Deus a est. (Taiz CD: Corao Confiante Paulinas). Introduo A.(Animador): Dentro da Igreja, leigos e leigas se organizam atravs de grupos pastorais, comunidades, movimentos e de tantas formas se fazem presentes como operrios e operrias da messe do Senhor. Assim tm, no apenas o dever, mas tambm o direito de participar ativamente da misso da Igreja. Unidos a Cristo pelo Batismo, inseridos como membros de seu corpo e fortificados pelo Esprito Santo, recebem do prprio Cristo o trabalho apostlico na grande messe. (cf. Decreto Apostolicam Actuositatem). Os leigos, portanto, neste ms vocacional, celebram este chamado de Deus a fazer parte de seu povo escolhido e pela fora desta catolicidade contribuem com seus dons peculiares e variados. Canto Inicial (Tu s a razo da jornada, Jos Accio Santana) Um dia escutei teu chamado, divino recado batendo no corao. / Deixei deste mundo as promessas e fui bem depressa no rumo da tua mo. Refro: Tu s a razo da jornada, Tu s minha estrada, meu guia, meu fim. / No grito que vem do teu povo, te escuto de novo, chamando por mim.

30

Os anos passaram ligeiro, me fiz um obreiro do Reino de paz e amor, / Nos mares do mundo navego e s redes me entrego, tornei-me teu pescador. 1.MOTIVAO TEMTICA A.: Somos operrios e operrias da messe, filhos e filhas do Deus da vida, reunidos em comunidade para refletir sua Palavra, louv-lo e bendiz-lo. Queremos comungar nossas experincias de vida e e encorajar-nos uns aos outros para continuarmos a misso evangelizadora da Igreja. T. (Todos): Pelo batismo recebemos de Deus uma vocao. Cada um responde a este chamado de maneira diferente, conforme o dom do Esprito Santo. L1 (Leitor 1): Igreja povo de Deus, com sua variedade de vocaes e ministrios. Cada pessoa faz parte desta Igreja e assume sua misso de evangelizar tornando-se operrio e operria da messe do Senhor. L2: Os cristos leigos e leigas recebem de Deus a graa de viver sua vocao na sociedade onde esto inseridos, buscando e sendo expresso viva do Cristo Jesus que teve compaixo ao ver a multido cansada e abatida como ovelhas sem pastor (Mt 9, 35-38). L3: O mesmo Cristo Jesus, tomado de compaixo pediu: Rogai, pois, ao Dono da Messe que mande operrios e operrias para a sua messe. T.: Pelo batismo recebemos de Deus uma vocao. Cada um responde a este chamado de maneira diferente, conforme o dom do Esprito Santo. 2. ESCUTA DA PALAVRA A.: Ouamos a Palavra do Senhor que nos chama a segui-lo e com ele construir o Reino. Cantemos. Canto: como a chuva que lava (Pe. Zezinho) Ref.: como a chuva que lava, como o fogo que arrasa. Tua palavra assim, no passa por mim sem deixar um sinal.

31

1.Tenho medo de no responder, de fingir que eu no escutei. Tenho medo de ouvir o teu chamado, Virar do outro lado e fingir que no sei. L1: Evangelho de Jesus Cristo segundo So Lucas (Lc 13,22-30). T.: Glria a vs Senhor. L2: Naquele tempo, Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalm. Algum lhe perguntou: L3: Senhor, verdade que so poucos os que se salvam? L2: Jesus respondeu: L4: Fazei todo esforo possvel para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentaro entrar e no conseguiro. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vs, do lado de fora, comeareis a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta! Ele responder: No sei de onde sois. Ento comeareis a dizer: Ns comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praas! Ele, porm, responder: No sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vs que praticais a injustia! Ali haver choro e ranger de dentes, quando virdes Abrao, Isaac e Jac, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vs, porm, sendo lanados fora. Viro homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomaro lugar mesa no Reino de Deus. E assim h ltimos que sero os primeiros, e primeiros que sero ltimos. L2: Palavra da Salvao. T.: Glria a Vs, Senhor! Silncio e interiorizao (colocar um fundo musical instrumental) 3. MEDITAO A PARTIR DA PALAVRA A.: O evangelho nos mostra Jesus a caminho de Jerusalm atravessando cidades e povoados. Ele nos ensina que a misso evangelizadora vocacional deve alcanar o mundo urbano e rural: cidades e povoados. L3: Rezemos pedindo ao Senhor da messe que nos envie operrios e operrias para a misso evangelizadora.

32

T.: Senhor, desperta em nossas comunidades fiis leigos e leigas, discpulos missionrios que se dediquem evangelizao vocacional. Pessoas comprometidas com a causa do reino. L4: Jesus observa que a porta de acesso ao reino estreita. Significa que precisamos todos nos esforar para vivermos plenamente a mensagem do evangelho. T.: Passamos pela porta estreita quando vivemos nossa vocao na intensidade da f e plenitude do amor. Somos todos chamados a ser sal e luz em meio a uma sociedade que muitas vezes despreza a mensagem do evangelho. L1: Jesus nos ensina que a prtica da justia fundamental na construo do reino. L2: Esquecer esta realidade significa ignorar as palavras de Jesus: T.: No sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vs que praticais a injustia! L3: Agradeamos ao Senhor pelo ms vocacional que estamos celebrando com amor e esperana. T.: Obrigado Senhor, por nos permitir celebrar com alegria e em comunho com toda a Igreja no Brasil o ms vocacional. Agradecemos tambm pelas vocaes que enriquecem nossas comunidades. Olhai pela Igreja que implora operrios e operrias para o reino. Silncio e meditao pessoal (colocar um fundo musical) 4. ORAO TEMTICA A.: Vamos pedir ao Senhor da messe que envie operrios e operrias, leigos e leigas, para servirem a Igreja e a sociedade no anncio e na denncia. Rezemos em dois coros! A cada invocao vamos responder: T.: Enviai, Senhor, operrios e operrias vossa messe. Lado A: Por todos os batizados, para que descubram sua vocao e a exeram em comunho com toda Igreja, rezemos. T.: Enviai, Senhor, operrios e operrias vossa messe. Lado B: Por todos os cristos que atuam na rea da poltica, para que possam exercer sua vocao buscando sempre o bem comum, rezemos.

33

T.: Enviai, Senhor, operrios e operrias vossa messe. Lado A: Por todos os cristos leigos e leigas que esto coordenam as diversas pastorais, grupos e movimentos da Igreja, para que tenham muita fora e coragem no exerccio de sua vocao, rezemos. T.: Enviai, Senhor, operrios e operrias vossa messe. Lado B: Por todos aqueles que atuam na rea social, que possam denunciar sem medo as injustias sociais, principalmente o atentado contra a vida, rezemos. T.: Enviai, Senhor, operrios e operrias vossa messe. Lado A: Por todos ns aqui reunidos, para que possamos ter coragem de assumir a nossa vocao de operrios e operrias na grande messe do Senhor, rezemos. T.: Enviai, Senhor, operrios e operrias vossa messe. Canto: a escolha 5. LOUVOR SUPLICANTE A.: A misso dos cristos leigos e leigas muito grande e importante. Devemos reconhecer a grandeza do valor destes homens e mulheres que pelo batismo tornam-se operrios e operrias a servio da vida e da esperana. Pessoas fiis aos ensinamentos da Igreja, apaixonadas pela Palavra e pela Eucaristia, zelosas e cheias de compaixo. L1: Louvado seja, Senhor, pela vocao laical, chamada a ser protagonista e a exercer sua misso em todos os lugares, incluindo aqueles muitas vezes esquecidos ou rejeitados. Lugares verdadeiramente de misso, quando muitos dos nossos leigos e leigas anonimamente so as testemunhas autnticas de Jesus Cristo. T.: Obrigado, Senhor, pela vocao ao laicato! L2: Louvado seja, Senhor, pelas comunidades eclesiais espalhadas por este nosso pas. Muitos so os leigos e as leigas que assumem a coordenao destas comunidades, visitam as famlias, celebram, partilham a vida e a Palavra. So apaixonadas e zelosas por aquilo que de Deus e defendem a Igreja contra todas as ciladas do mal. T.: Obrigado, Senhor, pela vocao ao laicato! L5: Glria a vs, Senhor da messe e pastor do rebanho, pela Igreja,

34

povo de Deus a servio da vida e da esperana. Infunde coragem e nimo, alegria e esperana nos nossos leigos e leigas, nos ministros ordenados, aos consagrados e consagradas. T.: Obrigado, Senhor, pela vocao ao laicato! A.: Manifestemos o nosso louvor suplicante ao Deus de ternura e bondade, cantando: A ti, meu Deus A ti, meu Deus, elevo meu corao, Elevo as minhas mos, meu olhar, minha voz. / A ti, meu Deus, eu quero oferecer meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer. Refro: A tua ternura, Senhor, vem me abraar. E a tua bondade infinita, me perdoar. Vou ser teu seguidor e te dar o meu corao. Eu quero sentir o calor de tuas mos. (Terminar com a Bno do Santssimo Sacramento, quando possvel. Bno na pgina 47) Reflexo e aprofundamento Tema: Cristos Leigos: operrios e operrias na evangelizao O Conclio Vaticano II nos deu uma nova viso de Igreja e comeou a esboar uma teologia do laicato. So alicerces que permitem a continuidade da reflexo cada vez mais aprofundada deste tesouro para o futuro da Igreja, que so os leigos e leigas. O Papa Pio XII, em 1946, proclamou: os leigos so Igreja. O Conclio Vaticano II, documentos e discursos de Paulo VI e de Joo Paulo II, foram iluminando mais a afirmao de Pio XII. Bem distante do Brasil, no sul da Itlia, na cidade de Messina, em meados do final do sculo XIX, um jovem padre, Anbal Maria Di Francia, intua a importncia que deveria ser dada vocao dos cristos leigos, como operrios e operrias na evangelizao. No pauprrimo bairro Avinho, ele reuniu leigos como seus primeiros colaboradores na empreitada do trabalho scioeducativo. Neste lugar, com o empenho desmedido dos leigos que l atuavam, ele viu a necessidade de se

35

rezar pelas vocaes, para que na Igreja jamais faltassem operrios e operrias na evangelizao. Desta sua intuio e com a atuao dos cristos leigos nascem e crescem duas Congregaes Religiosas com o carisma de rezar e zelar pelas vocaes: as Filhas do Divino Zelo e os Rogacionistas do Corao de Jesus. Isto nos indica que o tema vocacional est intrnseco na vida e na misso dos cristos leigos e leigas. Estamos no jubileu de ouro do Conclio Vaticano II. As comemoraes desse evento importante uma oportunidade para que examinemos o papel e a misso dos cristos leigos e leigas, vocacionados, discpulos missionrios de Jesus Cristo a contribuir e ter o seu papel de evangelizadores numa Igreja toda vocacionalizada e ministerial. Aqui no se trata de um ocupar o lugar do outro. Precisamos, pois, superar esta insegurana e acreditar mais na criatividade Esprito de Deus. Compreender a Igreja como comunidade de operrios e operrias a servio da messe do Senhor, talvez seja o desafio para entender que na Igreja h multiplicidade de carismas e diversidade de ministrios, mas o mesmo Deus que opera tudo em todos (1 Cor 12,6). Refletindo este tema, como cristo leigo devo me perguntar: Qual a minha misso, qual o meu lugar, qual o meu compromisso, considerando-me um vocacionado que pelo batismo assumiu o chamado de Deus? Ou, o que Deus quer da minha vocao como cristo leigo ou leiga? Conscientes do chamado de Deus, como cristos leigos e leigas somos convocados para, em comunho assumirmos a nossa vocao e misso. Todavia, isto no significa ser apenas um expectador ou destinatrio da mensagem evanglica e das preocupaes da Igreja, mas, sim, ser um interlocutor consciente de sua misso de cristo leigo. Neste nterim, sem dvida alguma, os cristos leigos e leigas participam do mnus sacerdotal, proftico e rgio de Cristo e compartilham a misso de todo o Povo de Deus na Igreja e no mundo (cf. Decreto Apostolicam Actuositatem, n2). Este foi um aspecto importante do Conclio Vaticano II, um impulso dado pelo Esprito Santo Igreja, quando ela prpria reafirma a valorizao dos cristos leigos e sua misso como operrios e operrias na grande messe, uma multido cansada e abatida, como ovelhas sem pastor... (Mt 9, 3538). Certamente isto emerge como um elemento fundamental para a nova realidade do mundo numa mudana de poca. Portanto, todos na Igreja possuem a vocao para a misso de evangelizao. Passamos, ento, a falar da misso da Igreja no mundo,

36

servindo ao reino e no a si mesma. Nesta misso evangelizadora da Igreja, devemos recordar a misso do cristo leigo, como um bom operrio da grande messe do Senhor. Ora, o que significa ser bom operrio na messe do Senhor? Significa, acima de tudo viver em comunho com a Igreja, partilhar dons e carismas, ser presena de Jesus Cristo na sociedade, na poltica, na cultura, nas cincias, nos esportes e nos novos arepagos (cf. DAp. n 491). Fazer a Igreja presente em lugares e circunstncias jamais imaginadas. Agora, para concluir esta reflexo, uma dica para ser bom operrio e boa operria na evangelizao: primeiro, abraar a causa vocacional atravs da orao pelas vocaes; segundo, propagar esta orao vocacional testemunhando que vale a pena ser de Jesus Cristo, nesta propagao demonstrar a alegria de ser cristo catlico pelo batismo; terceiro agir ser de fato um bom operrio pela prpria essncia de sua consagrao batismal.

37

QUINTA SEMANA
Tema: Catequese: discipulado e misso

Ambientao Novo: Desenhar e recortar ps e escrever o nome dos catequistas da comunidade. Colocar os ps com os nomes espalhados no ambiente celebrativo. Colocar tambm uma vela e uma bblia. Introduo A.(Animador): Chamados a serem discpulos e missionrios de Jesus Cristo, os catequistas se tornam portadores do amor de Deus s crianas, adolescentes, jovens e adultos. Para viver essa experincia de discipulado o catequista convidado a viver enraizado e edificado em Cristo. Leitor 1: Na Igreja, corpo de Cristo, todos somos catequistas. Apesar de existir um servio especfico (o grupo ou a pastoral catequtica), misso de toda a Igreja transmitir a f, zelar pela boa compreenso e vivncia do evangelho. T. (Todos): Somos catequistas, evangelizadores e anunciadores do Reino! L2: Jesus deu a ns, pequeno rebanho, a tarefa de catequizar quando disse: ide ao mundo inteiro e pregai o evangelho a todos os povos (Mc 16,15; Mt 28,19). Com fidelidade e amor continuamos a transmitir e propor a f em Jesus na ps-modernidade. A.: Alegres pela misso que nos foi confiada, cantemos, com amor, a nossa vida, os nossos sonhos e, sobretudo, glria de Deus que nos ama e nos convida para a misso de catequizar. Canto Inicial (Eis-me aqui Senhor) Eis-me aqui Senhor! Eis-me aqui Senhor! Pra fazer Tua Vontade pra viver do Teu Amor

38

Pra fazer Tua Vontade pra viver do Teu amor Eis-me aqui Senhor! 1.O Senhor o Pastor que me conduz Por caminhos nunca vistos me enviou Sou chamado a ser fermento sal e luz E por isso respondi: aqui estou! 2.Ele ps em minha boca uma cano Me ungiu como profeta e trovador Da histria e da vida do meu povo E por isso respondi: aqui estou! 1.MOTIVAO A- Somos batizados. No batismo nos tornamos seguidores de Cristo. Somos, assim, anunciadores do seu Amor. O catequista portador do amor de Deus e faz-se discpulo e missionrio de Cristo para que os povos tenham vida. E, por isso, fazemos nossa splica: L1: Senhor, aqui estamos como instrumentos do Teu amor para contribuir na Tua messe. T: Como catequistas, enraizados no Teu amor para ajudar na construo do Reino. L2: Cristo, desejosos de continuar bebendo na sua fonte para testemunhar a Tua Igreja. T.: Ajuda-nos a viver a fidelidade! L3: Como discpulo que busca a justia e a solidariedade. T.: Indica-nos sempre o verdadeiro caminho! L4: Senhor, alimentados no Teu esprito para servir, T: Queremos ser como argila em tuas mos para nos tornar um vaso novo e servir em Tua Igreja como missionrios incansveis no teu amor. 2.ESCUTA DA PALAVRA A- O Senhor se revela no caminho da vida e nos convoca a sermos seus seguidores. Reconhecer Jesus no caminho da nossa vida nos fortalece

39

na misso. Os discpulos de Emas fizeram a experincia do encontro com o Senhor e ao reconhec-lo logo partiram para anunciar o que viram e experimentaram. Cantemos: Canto: Buscai primeiro o Reino de Deus - Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justia. E tudo mais vos ser acrescentado. Aleluia! Aleluia! - No s de po o homem viver, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Aleluia! Aleluia! - Se vos perseguem por causa de mim, no esqueais o porqu. No o servo maior que o Senhor. Aleluia! Aleluia! L1: Evangelho de Jesus Cristo segundo So Lucas (Lc 24, 13-35 - Emas). T.: Glria a vs Senhor! L2: Nesse mesmo dia, dois discpulos iam para um povoado, chamado Emas, distante onze quilmetros de Jerusalm. Conversavam a respeito de tudo o que tinha acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o prprio Jesus se aproximou, e comeou a caminhar com eles. L3: Os discpulos, porm, estavam como que cegos, e no o reconheceram. Ento Jesus perguntou: O que que vocs andam conversando pelo caminho? Eles pararam, com o rosto triste. L4: Um deles, chamado Clofas, disse: Tu s o nico peregrino em Jerusalm que no sabe o que a aconteceu nesses ltimos dias? Jesus perguntou: O que foi? L5: Os discpulos responderam: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em ao e palavras, diante de Deus e de todo o povo. Nossos chefes dos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado morte, e o crucificaram. Ns espervamos que fosse ele o libertador de Israel, mas, apesar de tudo isso, j faz trs dias que tudo isso aconteceu! verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao tmulo, e no encontraram o corpo de Jesus. Ento voltaram, dizendo que tinham visto anjos, e estes afirmaram que Jesus est vivo. Alguns dos nossos foram ao tmulo, e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas ningum viu Jesus. L1: Ento Jesus disse a eles: Como vocs custam para entender, e como demoram para acreditar em tudo o que os profetas falaram! Ser

40

que o Messias no devia sofrer tudo isso, para entrar na sua glria? Ento, comeando por Moiss e continuando por todos os Profetas, Jesus explicava para os discpulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. L2: Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles, porm, insistiram com Jesus, dizendo: Fica conosco, pois j tarde e a noite vem chegando. Ento Jesus entrou para ficar com eles. Sentou-se mesa com os dois, tomou o po e abenoou, depois o partiu e deu a eles. L3: Nisso os olhos dos discpulos se abriram, e eles reconheceram Jesus. Jesus, porm, desapareceu da frente deles. Ento um disse ao outro: No estava o nosso corao ardendo quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras? L4: Na mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalm, onde encontraram os Onze, reunidos com os outros. L5: Palavra da Salvao. T.: Glria, a vs, Senhor! Silncio e interiorizao 3. MEDITAO A PARTIR DA PALAVRA (Aps uns minutos de silncio colocar uma msica de fundo ou cantar algum refro orante. No centro do ambiente - j colocado a vela e a Bblia - as pessoas tocam as duas mos na palavra de Deus e em seguida se dirige at a vela e aquece as mos no fogo. Retornando para lugar cada um continua a meditar a Palavra de Deus). Invocao: L1: Quando arder o teu corao na escuta da Palavra de Deus, digamos: T: Aqui estou, Senhor! L2: Quando os destinatrios da misso nos chamar! Digamos: L3: Quando a estrada for longa e encontrar espinhos! Digamos: L4: Quando tivermos perdido a esperana na misso! Digamos:

41

L5: Ao alegrarmo-nos com a partilha do po! Digamos: L1: Se percebermos que a nossa f esta fraca! Digamos: L2: Ao encontrarmos Cristo na Eucaristia e nas crianas, adolescentes, jovens e adultos! Digamos: L3: Se no caminho da vida encontrarmos um necessitado! Digamos: L4: Ao sentir a Cruz pesar no nosso ministrio de catequizar! Digamos: L5: Se ficarmos desesperados no caminho da misso! Digamos: 4. ORAO TEMTICA A.: Neste dia alegre, em que celebramos a vocao dos catequistas, queremos elevar a Deus, em dois coros, a orao do catequista, agradecendo e bendizendo quele que nos criou, nos chamou e nos amou. Rezemos: Lado A: Pai, Creio em ti, meu Deus e criador, nica fonte da minha vida. Creio na tua misericrdia em me perdoar e em me acolher sempre como filho(a). Lado B: Jesus Cristo, creio em ti, nascido da virgem Maria, que me faz descobrir o amor de Deus Pai por mim e que, pelo teu grande amor, morreste numa cruz para nos salvar. Creio em ti, Jesus eucarstico, que deixaste o teu corpo e o teu sangue para alimentar a minha vida. Lado A: Esprito Santo, creio que procedes do Pai e do Filho, que ests em mim, que ages em mim com os teus dons. Pai, te peo pela fora do teu Santo Esprito que eu seja catequista, construtor do teu Reino e, com um corao simples possa contemplar e anunciar o mistrio da encarnao e louvar sempre a Trindade Santa. T.: Amm. 5. LOUVOR SUPLICANTE A.: Deus educador, que nos doa o dom da f, nos fortalece na misso e nos acolhe em seu finito amor, h de escutar nossos louvores e pedidos. A ele nos dirigimos com amor, alegria e corao sincero. L3: Benditas so as crianas, jovens, adolescentes e adultos que tu confias nossa Igreja, que oferece a catequese como processo de educao na f. Abenoa e protege todos os catequizandos. Rezemos:

42

T. Por teu amor, dai-nos tua paz e teus ensinamentos, Senhor! L4: Os catequistas so discpulos missionrios dos teus ensinamentos, Deus. Fortalece e d nimo aos educadores da f fazendo com que eles sejam instrumentos de paz e justia, rezemos: L5: Tua Igreja faz brilhar tua luz na Terra. Com sua liturgia, seus ensinamentos e seus testemunhos de caridade a Igreja coloca-se como a grande educadora por excelncia. Renova e revigora a assembleia do povo de Deus, os bispos, padres e religiosos por tua graa e amor, rezemos: A.: Trindade Amada, escuta e atende nossos pedidos. Eles exprimem nosso desejo de formar um s corpo no caminho da paz, da educao na f e da construo do Reino. Por Cristo, na unidade do Esprito Santo. T.: Amm. (Terminar com a Bno do Santssimo Sacramento, quando possvel. Bno na pgina 47) Msica de Despedida: Alma Missionria (Paulo Roberto) 1.Senhor, toma a minha vida nova, antes que a espera, desgaste anos em mim. Estou disposto ao que queiras, no importa o que sejas, Tu chamas-me a servir. Ref.: Leva-me aonde os homens necessitam Tua Palavra, necessitam mais fora de viver. Onde falte a esperana, onde todos sejam tristes, simplesmente, por no saber de Ti. 2. Te dou meu corao sincero para gritar sem medo, formoso Teu amor. Senhor, tenho alma missionria, conduza-me terra, que tenha sede de Ti. 3. E assim eu partirei cantando, por terras anunciando, Tua grandeza, Senhor. Terei meus braos sem cansao, Tua histria em meus lbios e a fora na orao. Reflexo e aprofundamento Tema: Catequese: misso e compromisso Fundamentao bblica: Lc 24, 13-35 O ms vocacional nos chama reflexo para a importncia da vocao, na descoberta do nosso papel e do nosso compromisso com a Igreja, a sociedade e, acima de tudo com a vida. A catequese enquanto processo de educao na f, no se limita

43

ao ensinamento de contedos tericos, desconectados da realidade. O prprio Diretrio Geral para a Catequese afirma que: mais que um ensino: um aprendizado de toda vida crist, uma iniciao crist integral, que favorece um autntico seguimento de Cristo, centrado na sua pessoa (cf. n 67). O encantamento inicial, o primeiro anncio (querigma) , pois, uma experincia verdadeira de Jesus Cristo, um caminho que deve ser percorrido por todos aqueles que pelo batismo assumem sua vocao de discpulos missionrios. Ao percorrer o caminho catequtico o processo de encantamento e reconhecimento do Senhor Ressuscitado um caminho de formao gradual, com suas caractersticas peculiares, gestos, ritos e sinais, como nos mostra o Documento de Aparecida: o caminho de formao do cristo, na tradio mais antiga da Igreja, teve sempre carter de experincia, na qual era determinante o encontro vivo e persuasivo com uma experincia que introduz o cristo numa profunda e feliz celebrao dos sacramentos, com toda a riqueza de seus sinais. Desse modo, a vida vem se transformando progressivamente... (cf. DAp. n 290). Sabemos que antes da catequese existe um momento importante que o do anncio de Jesus Cristo, conforme j sinalizamos acima. Este anncio pode ser relacionado experincia do encontro, do reconhecimento na frao do po na koinonia (Lc 24, 30-32). Por este processo se compreende a ressurreio. Para enriquecer a nossa reflexo, vamos aprofundar o tema da catequese como caminho que conduz ressurreio. Para tanto, retomamos o texto bblico de Lucas, 24, 13-35. Ser necessrio estarmos dispostos a percorrer este caminho, como fez o prprio Jesus Cristo ao longo da estrada de Emas. A sugesto a leitura do texto indicado acima. Dar um tempo para a leitura e meditao do texto lido. A metodologia catequtica de Lucas nesta percope de Emas tem cinco etapas, a saber: 1 Etapa da Aproximao: - O prprio Jesus se aproximou (cf. 24, 13-24) Aproximao da realidade dos discpulos. Exerccio de pacincia, pedagogia do amor e da escuta. No processo da Encarnao encontramos um Jesus companheiro da caminhada que se faz catequista, animador vocacional e lana a semente da paz queles desacreditados que tinham necessidade de algum para acalm-los e conduzi-los pelo caminho. 2 Etapa da formao catequtica: Ento Jesus disse a eles... (cf.

44

24, 13-24) - Anncio da Palavra de Deus, a qual liberta, chama e faz as pessoas sentirem o corao pegar fogo - arder. Faz as pessoas serem capazes de dar uma resposta generosa ao chamamento divino. Nesta etapa Jesus faz catequese bblica com eles. Eles so colocados em contato com a Escritura. A Palavra de Deus ajuda e prepara aqueles que esto em busca de discernimento vocacional. A Palavra de Deus trs a paz to desejada e ao mesmo tempo forma pessoas com corao abrasado de amor, semente da paz verdadeira. 3 Etapa do cultivo: Quando chegaram perto do povoado... (vv. 28-29)- o resultado da primeira e da segunda etapas (Aproximao e Formao). O peregrino Ressuscitado opta por uma catequese amadurecida, que respeita etapas e processos, que gera confiana fruto da semente da paz lana no solo frtil daqueles coraes endurecidos. Por isso, os discpulos vocacionados de Emas criaram gosto pela catequese do caminho e apaixonaram-se pelo seguimento do Ressuscitado. A conversa pelo caminho tinha sido muito agradvel. Lucas quer mostrar que o interesse dos discpulos por Jesus vai aumentando progressivamente. Eles vo sendo cultivados. a etapa do cultivo! Encanto, admirao, zelo e paixo apostlica, bem como sentido de pertena no podem faltar neste processo catequtico. 4 Etapa da comunho; acompanhamento e partilha: Ento Jesus entrou para ficar com eles... (vv. 29b 32) O gesto de entrar para ficar com eles significou no apenas estar perto ao longo de um trecho do caminho, mas realmente percorr-lo junto, partilhando. O catequista assume a responsabilidade de acompanhar a f dos discpulos vocacionados. Quem acompanha torna-se o Cristo na vida do outro, porque ouviu claramente o anncio da salvao, do testemunho. Portanto, o anncio da palavra evanglica exige daquele que d este testemunho, a disponibilidade de acompanhar e de ajudar o discpulo desacreditado e que agora demonstra abertura para a partilha. No basta proclamar ou testemunhar uma nica vez esta f. Ser preciso tambm ajudar a eliminar e a superar os obstculos, as encruzilhadas do caminho, principalmente quando j tarde e a noite vem chegando (vv. 28 e 29a). Entrar e ficar com eles, isto , partilhar a prpria carne e o prprio sangue, como memorial pascal, sacrifcio sacramental da morte e ressurreio do Senhor. como uma redescoberta e uma nova concepo de catequese. Conduz entrega do corao a Deus, comunho com a Igreja e a participao em sua misso rumo paz definitiva.

45

5 Etapa da misso: - Eles se levantaram e voltaram correndo para Jerusalm (vv 33-35). Os olhos dos discpulos se abriram e os coraes deles estavam ardendo. Voltaram correndo, naquela mesma noite para Jerusalm, de onde a misso e o profetismo comea e se espalha. O relato dos discpulos de Emas revela-nos a riqueza e a fora das palavras com que terminava a missa em latim: Ite, missa est! Ide e fazei discpulos entre todas as naes. Eis-me aqui, enviame (cf. Is 6,8). Ir e fazer discpulos significa assumir o compromisso vocacional com a vida em todas as suas dimenses. A misso comea em Jerusalm, lugar dos desafios para a paz, lugar onde as sementes de paz devem ser lanadas. Hoje a catequese desafiada a ajudar os novos discpulos missionrios a construir sua identidade de f e a no fugirem da Jerusalm que clama por paz. Portanto, se faz necessrio estabelecer processos de amadurecimento da f nos quais os cristos vocacionados adquiram convices e estabeleam valores que orientem suas vidas plenitude maior: paz como lugar da vida e da ressurreio. Por isso, devemos nos perguntar: A catequese, num tempo de apelao ao sagrado e de relao utilitria com Deus, pode nos ajudar na construo da vida plena para todos como semente de paz? ANEXO: Orao da Misso Continental Fica, Senhor, com aqueles a quem, em nossa sociedade, negada a justia e a liberdade; fica com os pobres e humildes, com os ancios e enfermos. Fortalece nossa f de discpulos sempre atentos a tua voz de Bom Pastor. Envia-nos como teus alegres missionrios para que nossos povos, em Ti adorem ao Pai, pelo Esprito Santo. A Maria, tua Me e nossa Me, Senhora de Guadalupe, Mulher vestida de Sol, confiamos o Povo de Deus peregrino neste incio do terceiro milnio cristo. Amm. (Extrado do magistrio do Papa Bento XVI, em Aparecida, maio de 2007).

46

BNO DO SANTSSIMO SACRAMENTO


(Onde houver a presena do Ministro Ordenado)

To sublime sacramento adoremos neste altar. Pois o Antigo Testamento deu ao novo o seu lugar. Venha a f, por suplemento os sentidos completar. Ao Eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador: ao Esprito exaltemos, na Trindade eterno amor; Ao Deus Uno e trino demos a alegria do louvor. Amm. V.: Do cu lhes destes o Po. R.: Que contm todo sabor. Oremos: Senhor, Jesus Cristo, neste admirvel sacramento, nos deixastes o memorial da vossa paixo, concedei-nos tal venerao pelos sagrados mistrios do vosso Corpo e do vosso Sangue, que experimentemos sempre em ns a sua eficcia redentora. Vs, que viveis e reinais pelos sculos dos sculos. R.: Amm. BNO DO SANTSSIMO Bendito seja Deus. Bendito seja o seu Santo Nome. Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Bendito seja o nome de Jesus. Bendito seja o seu Sacratssimo Corao. Bendito seja o seu preciosssimo sangue.

47

Bendito seja Jesus Cristo no Santssimo Sacramento do altar. Bendito seja o Esprito Santo Parclito. Bendita seja a grande Me de Deus Maria Santssima. Bendita seja a sua Santa Imaculada Conceio. Bendita seja a sua gloriosa Assuno. Bendito seja o nome de Maria Virgem e Me. Bendito seja So Jos, seu castssimo esposo. Bendito seja Deus nos seus Anjos e nos seus Santos. Deus e Senhor nosso protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bnos, sobre o nosso santo padre, o Papa Francisco, sobre o nosso (arce) bispo, e sobre o nosso Proco, sobre todo clero sobre o chefe da Nao e do Estado, e sobre todas as pessoas constitudas em dignidade para que governem com justia. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei, com os efeitos contnuos de vossa bondade, o Brasil, este (arce) bispado, a parquia em que habitamos, a cada um de ns em particular, e a todas as pessoas por quem somos obrigados a orar ou que se recomendaram s nossas oraes. Tende misericrdia das almas dos fiis que padecem no purgatrio. Dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz Eterna. Pai nosso... Ave Maria... Glria ao Pai. Canto de despedida ( escolha)

48

Orao vocacional
Senhor da Messe e pastor do rebanho faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: Vem e segue-me. Derrama sobre ns o teu Esprito, que ele nos d sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a Messe no se perca por falta de operrios, desperta nossas comunidades para a misso, ensina nossa vida a ser servio, fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho no perea por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diconos e ministros. D perseverana a nossos seminaristas. Desperta o corao de nossos jovens para o ministrio pastoral em tua Igreja. Senhor da Messe e pastor do rebanho chama-nos para o servio de teu povo. Maria, Me da Igreja, modelo dos servidores dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder o SIM. Amm.

Potrebbero piacerti anche