Sei sulla pagina 1di 1

3 Bimestre

Contedos Estruturantes Especficos/Bsicos Trigonometria:


Objetivos/Justificativa

Relaes mtricas no tringulo retngulo. Relaes mtricas auxiliares no tringulo retngulo.


Teorema de Pitgoras: Aplicaes do Teorema de Pitgoras (diagonal do quadrado e altura de um tringulo equiltero). Relaes trigonomtricas no tringulo retngulo:

GRANDEZAS E MEDIDAS

Cateto adjacente, Cateto oposto e hipotenusa. (Tabela trigonomtrica) Razes trigonomtricas no tringulo retngulo:

(seno, cosseno e tangente). Teorema de Tales e as paralelas. Semelhana de Tringulos.

Identificar as relaes mtricas no tringulo retngulo e aplic-las na resoluo de problemas variados. Compreender o conceito de razes trigonomtricas no tringulo retngulo. Resolver situaes problemas. Compreender o teorema de Pitgoras. Resolver situaes problemas utilizando o Teorema de Pitgoras Reconhecer o cateto adjacente, cateto oposto e hipotenusa em um tringulo retngulo. Identificar a tangente, o seno e o cosseno como razes entre as medidas dos lados do tringulo retngulo. Calcular: (Sen, Cos e Tg) de um ngulo. Aplicar os conceitos de seno, cosseno e tangente dos ngulos notveis na resoluo de problemas. Resolver situaes problemas com o auxilio da tabela trigonomtrica. Compreender a propriedade envolvendo o feixe de retas paralelas. Compreender o teorema de Tales. Resolver situaes problemas aplicando o teorema de Tales. Aplicar o teorema de Tales nos tringulos. Compreender a razo de semelhana.

Enc. metodologia Inst. e critrios de avaliao Discutir a origem e a necessidade de medir distncias para os povos da Quadro e giz. Antiguidade. Livro didtico. Comentar e mostrar a origem da Computador. palavra Trigonometria e seu Data show. significado. Programa: GeoGebra. Trabalhar a ideia de que a altura Cartazes e formulrios. relativa hipotenusa divide um Registros durante todo o tringulo retngulo em dois outros processo de tringulos semelhantes. aprendizagem. Associar o teorema de Pitgoras com Desempenho e empenho algumas das relaes mtricas do aluno em vrios estudadas. aspectos e situaes. Trabalha-se com a tabela Trabalho do aluno trigonomtrica, com o auxilio da qual durante o bimestre, o aluno trabalhar as atividades incluindo as anotaes propostas. feitas no caderno. Definir catetos e hipotenusa num tringulo retngulo. Em sala de aula sero Relacionar a tangente com o seno e o propostas atividades em cosseno do ngulo agudo. dupla/grupo, ou Compreenso das definies de cateto individual favorecendo e hipotenusa. inclusive a sociabilizao. Construo de teodolito simplificado; realizao de medidas angulares Aulas expositivas, usando teodolito simplificado e fita dialogada e interativas em mtrica, com o objetivo de PowerPoint multimdia. determinar medidas inacessveis; resoluo de problemas contextualizados. Critrio de avaliao Desenvolver as habilidades de questionar, argumentar, trabalhar Trabalho 1: 2,0 em grupo, pesquisar e encontrar um Trabalho 2: 2,0 significado no que se est Avaliao: 6,0 aprendendo, relacionando assuntos j vistos e transferindo-os para novas Totalizando: 10,0 situaes. Reconhecimento do significado de Recuperao paralela: frmulas no contexto de situaes 10,0 concretas e a aptido para us-las na resoluo de problemas.

Potrebbero piacerti anche