Sei sulla pagina 1di 9

NEUROPLASTICIDADE E APRENDIZAGEM

Prof. Gustavo de Val Barreto

Prezado(a) aluno(a), seja bem-vindo(a)! Estamos comeando mais uma aula sobre neurocincias e hoje iremos abordar como os conhecimentos desenvolvidos pela neurocincia atual podem contribuir para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, respeitando as particularidades do sistema nervoso. Conto com sua disposio e curiosidade em desvendar os mecanismos que contribuem para a aprendizagem na idade adulta.

APRESENTAO
Neste mdulo iremos tratar especificamente sobre como o conhecimento do funcionamento do crebro pode contribuir para o desenvolvimento de mtodos pedaggicos eficazes no contexto do ensino e aprendizagem do sujeito. Antes disso, gostaria de propor uma reflexo: O que conhecemos sobre o crebro do adulto? Ele muito diferente do crebro de uma criana? Quais as variveis esto relacionadas com a aprendizagem (didtica, metodologia)? E uma questo fundamental: Existe aprendizado sem o crebro?

Assim, ao estudar este material veremos o modo como o crebro aprende e de que modo podemos otimizar esse processo utilizando as informaes oferecidas pela neurocincia.

OBJETIVOS
Ao final do mdulo espera-se que voc seja capaz de: Identificar os mecanismos cognitivos subjacentes ao processo de aprendizagem Saber definir o que neuroplasticidade Definir o que perodo crtico Traduzir esses conhecimentos em exemplos prximos a sua realidade Estabelecer relaes causais entre o modo como crebro se organiza/funciona e a escolha de mtodos eficazes de ensino.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas II Neuroplasticidade e aprendizagem

O QUE NEUROPLASTICIDADE?
O termo neuroplasticidade se refere a uma capacidade natural do crebro de modificar a sua organizao. Essas mudanas podem ser em resposta aos diferentes tipos de estmulos recebidos (internos ou externos). Ela ocorre em resposta a diferentes situaes da vida cotidiana, como o desenvolvimento normal do indivduo, a presena de leses cerebrais ou a privao sensorial. A prpria aprendizagem um timo exemplo de neuroplasticidade. O simples fato de conseguirmos aprender novos contedos todos os dias mostra a capacidade que seu crebro possui de se adaptar as novas circunstncias. Nesse momento voc possui novas informaes sobre o funcionamento cerebral e, provavelmente, ir reter esse conhecimento durante muitos anos. Tudo isso ocorre graas ao comportamento plstico que se crebro possui de se adaptar naturalmente as demandas ambientais.

Se o crebro plstico, qual a diferena no aprendizado de adultos e crianas?

Isso pode ser respondido observando o conceito de perodo crtico (ou sensvel). O crebro no se desenvolve de maneira uniforme ao longo da vida. A ideia de um perodo crtico para a aquisio de uma determinada competncia est baseada no pressuposto de que as regies cerebrais possuem pocas em que a proliferao dos neurnios mais frequente. Nessas pocas, conseguimos realizar novas conexes neuronais precisando de um esforo menor, o que gera um aprendizado mais rpido.
NEONATO 3 MESES 2 ANOS

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas II Neuroplasticidade e aprendizagem

Vocs j se perguntaram por que crianas tem maior facilidade para aprender uma nova lngua ao passo que os adultos precisam se esforar muito para conseguirem um desempenho semelhante? Isso pode ser explicado pelo fato de crianas mais novas terem as regies cerebrais responsveis pela aquisio da linguagem ainda com alto ndice de sinaptogenese, ou seja, elas possuem muitos neurnios disponveis para realizarem novas conexes quando so submetidas ao estimulo ambiental de uma lngua diferente. Nosso crebro no nasce programado para aprender apenas um ou outro contedo, ele apenas aprende de acordo com os estmulos que so oferecidos. Esse processo ocorre a medida que crescemos e nos desenvolvemos. O crtex visual, por exemplo, est completamente mielinizado por volta de 1 ano de idade. J o lobo frontal, regio responsvel pelo pensamento mais complexo, ainda est em formao por volta dos 20 anos de idade. Mas o crebro no aprende sozinho. Ele precisa de estmulos para se desenvolver. Por isso precisamos oferecer um ambiente estimulante, tanto para crianas quanto para adultos, que esto em processo de aquisio de algum conhecimento atravs da escolarizao formal. No irei falar em aprendizagem aqui porque na verdade nunca deixamos de aprender algo!

Todo homem pode ser, se assim o desejar, escultor do seu prprio crebro (Santiago Ramm y Cajal, anatomista espanhol, 1852-1934)

A partir dos estudos de Ramn y Cajal podemos perceber que aprender novas informaes tem uma relao direta com a formao de novas conexes neuronais. O que isso pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem? Ser que voc pode refletir por alguns minutos o que essa informao representa? Aps uma breve reflexo, podemos pensar que para que o sujeito, adulto ou criana, adquira algum conhecimento esse deve ser apresentado em partes que permitam a sua assimilao de maneira simples e que a generalizao possa ser aplicada ao cotidiano do sujeito. Veja um exemplo:
Na dcada de 80, uma pesquisadora brasileira chamada Terezinha Nunes Carraher publica um trabalho chamado Na vida dez, na escola zero em que ela explora o porque de algumas crianas conseguirem realizar operaes matemticas na vida cotidiana (no caso, as crianas trabalham na feira livre) mas no apresentarem o mesmo desempenho na sala de aula. Uma das concluses de que algumas pessoas apresentam dificuldade em transpor conhecimentos considerados muito abstratos para a aplicao na vida cotidiana. Se aquele que ensina conseguir aproximar o contedo ensinado da realidade do sujeito, existe uma probabilidade maior que ele assimile esse conhecimento.

Ser que sabendo disso voc consegue aplicar os conhecimentos aprendidos nessa disciplina a sua prtica cotidiana?

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas II Neuroplasticidade e aprendizagem

Outra recente descoberta da neurocincia que pode contribuir para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino foi feita no ano de 2008 com a pesquisadora Eveline Crone, da universidade de Leinden na Holanda, que mostrou que crianas menores que 12 anos no se beneficiam na aprendizagem quando so confrontados com seus erros. Ou seja, somente crianas a partir dos 12 anos se beneficiam quando so confrontadas com os erros produzidos durante a aprendizagem. Antes disso mais eficiente elogiar quando a criana faz certo do que corrigi-la e tentar mostrar onde ela errou. Como podemos aplicar isso educao de pessoas mais velhas?

Uma das formas seria entendermos a educao e composta de um processo multifatorial, que envolve variveis biolgicas, pessoais e sociais. Compreendendo isso observamos que ao enfatizarmos aspectos positivos da aprendizagem, como nossos acertos enquanto aprendemos algo, alem de estimular a formao de novas sinapses estamos motivando o sujeito que aprende a continuar na sua jornada. Um aluno motivado tem sempre maior probabilidade de se engajar em novas empreitadas de conhecimento do que um aluno desinteressado!

Por que isso acontece? Isso se deve ao fato das emoes ser um poderoso mediador da nossa relao com mundo. Pense o seguinte exemplo:
Voc esta sala de aula assistindo uma palestra sobre neurocincias, tema que voc acha interessante. Qual ser seu comportamento durante a palestra? Provavelmente ir ficar atento, tentando assimilar o que o palestrante esta dizendo. Agora imagine que o seu colega ao lado, que igualmente interessado, ao vir para a palestra bateu seu carro. Ele provavelmente estar chateado com o ocorrido e no conseguir assimilar o mesmo contedo que voc porque no ter o mesmo nvel de ateno. Agora imagine uma terceira pessoa, que tambm acha o assunto muito interessante, mas chegou muito atrasado palestra e no teve a oportunidade de ler os dois mdulos anteriores dessa disciplina. Dessa forma, ela no tem um contedo de base para compreender aquilo que o palestrante esta dizendo. Ela ir aprender alguns conceitos, mas muita informao ser perdida porque ela no consegue fazer a ligao entre os termos ou conceitos.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas II Neuroplasticidade e aprendizagem

ATENO
Qual o correlato neuroanatmico das emoes? As emoes so processadas principalmente pelo sistema lmbico, em especial pela amgdala que um centro regulador dos processos emocionais. As emoes podem facilitar a aprendizagem, mas quando elas so negativas (como por exemplo, o estresse) podem ter efeito contrrio. Isso nos mostra que o ambiente da aprendizagem deve ser pensado para facilitar as emoes positivas e evitar o estresse.

O que podemos perceber disso tudo? 1. Ter um aluno atento sempre importante. Igualmente importante ter um aluno motivado para o aprendizado 2. A motivao nem sempre tem a ver com o contedo que esta sendo ensinado. Podemos ter diversas situaes na nossa vida que nos atrapalham. Nem sempre um aluno desatento um aluno desmotivado. Podem existir outras explicaes para isso. 3. Para aprender precisamos oferecer ao sujeito que aprende todas as informaes necessrias de, se possvel, dividir esse contedo de modo que ela consiga entender os fundamentos do que esta sendo ensinado e de que modo ele pode aplicar aquilo na sua realidade. 4. Observar como cada pessoa aprende. Uns aprendem do particular para o geral, outros do geral para o particular.

RELEMBRANDO
Antes de avanarmos, vale a pena lembrar que: 1. O crebro possui uma propriedade natural que chamamos de neuroplasticidade 2. Essa propriedade permite que ele se adapte ao ambiente, formando novas conexes e permitindo a aprendizagem 3. Ele possui uma especificidade chamada perodo critico ou sensvel 4. motivao interfere ativamente no processo de aprendizagem

AS DIFICULDADES DE APREDIZAGEM
Da mesma forma que aprender uma capacidade natural de todos ns, existe pessoas que no conseguem assimilar o conhecimento com a mesma facilidade que as demais. Quando observamos situaes como essa se d o nome de dificuldades de aprendizagem.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas II Neuroplasticidade e aprendizagem

Voc j ouviu falar sobre isso? Para um momento a sua leitura e pense, pesquise sobre o termo acima e seus correlatos. O que ser que voc vai encontrar? Voc deve ter encontrado uma infinidade de informaes diferentes sobre dificuldades de aprendizagem. Basicamente estamos falando de uma situao onde o sujeito que aprende no consegue assimilar um determinado tipo de contedo e que essa dificuldade no esta relacionada com qualquer forma traumatismo cranioencefalico ou doena cerebral adquirida. Em geral, as dificuldades de aprendizagem esto relacionadas com fatores no biolgicos, como a qualidade da aprendizagem ou a falta de interesse. Ento, quando falamos sobre dificuldades de aprendizagem temos que nos perguntar algumas coisas: 1. Dificuldade em aprender o que (portugus, matemtica, historia etc)? 2. Dificuldade em que (motivao, mtodo, material didtico, etc)?

Voc consegue sistematizar seus conhecimentos ate o momento sobre os processos envolvidos na aprendizagem?

NEUROCIENCIAS E EDUCAO
Os conhecimentos do modo como o SNC se organiza podem contribuir de maneira significativa para todos aqueles que trabalham com educao. Hoje sabemos que nossos comportamentos so produto da nossa atividade cerebral. Todos os nossos pensamentos, sensaes, emoes esto ligadas ao nosso crebro. Se nossos comportamentos esto ligados ao crebro, a aquisio de novos comportamentos tambm est. Desse modo, o desenvolvimento de estratgias pedaggicas deve estar intimamente ligado ao modo como o crebro aprende, como ela processa as informaes e o modo como ele retm as mesmas.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas II Neuroplasticidade e aprendizagem

O trabalho do educador pode ser otimizado se ele levar em considerao as especificidades que os processos psicolgicos conferem a aprendizagem. Conhecer a organizao, funcionamento, perodos crticos, interferncia de variveis como idade, conhecimento prvio tudo isso pode contribuir para o desenvolvimento de mtodos de ensino-aprendizagem mais eficientes. Mas isso no quer dizer que devemos olhar para as descobertas das neurocincias como se elas fossem a salvao de tudo que consideramos errado ate o momento. importante deixar claro que os achados das neurocincias no prope uma nova pedagogia nem solues definitivas para os mais diversos problemas de aprendizagem. Elas apenas contribuem para consolidar tcnicas pedaggicas j consagradas na literatura e propor novas alternativas de interveno.

IMPORTANTE
Recomendaes para o Educador: 1. Educar para o adiamento de recompensas 2. Estimule fatores de proteo (sono, boa alimentao, motivao para os estudos, etc) 3. Tenha empatia com seus alunos 4. Comunique-se de maneira eficiente 5. Mude roteiros negativos. Elogiar um acerto mais eficaz que corrigir um erro. 6. Aceite seus alunos como eles so. 7. Ajude-os a encontrar suas habilidades. Invista nas habilidades e no nas dificuldades. 8. Mostre que erros so chances de aprender 9. Ensine a resolver problemas e tomar decises 10. Promova a autodisciplina e a autoconfiana

Das recomendaes acima destacadas, quais aquelas que nosso (a) leitor (a) j aplica? Voc concorda com todas? Podemos observar que essas recomendaes enfocam os trs principais aspectos da educao: caractersticas biolgicas, pessoais e sociais. Voc sempre deve ter em mente que seu aluno tem que satisfazer todas essas caractersticas para conseguir aprender de maneira eficiente. Preocupe-se com isso. Estimule essas caractersticas em seus alunos. Observe que a primeira recomendao educar para o adiamento de recompensas. Voc sabe o que isso quer dizer? Saber adiar recompensas a capacidade de conseguir adiar produto de uma ao. Pense no seguinte exemplo:
Voc quer comprar um carro novo, mas ele custa mais do que voc pode pagar no momento. Voc pode poupar um pouco do seu salrio durante alguns meses e compra-lo vista, ou voc pode recorre a uma financeira e pagar uma quantidade considervel de juros ao longo do tempo. Se voc prefere poupar do seu salrio a pagar juros voc consegue adiar a recompensa.

Isso pode ser aplicado tambm ao ensino. Querer resultados imediatos implica em pular etapas. Na educao sabemos que pular etapas, na maioria das vezes, no tem um desfecho positivo. Ento importante que voc estimule em seus alunos que aprender um processo.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas II Neuroplasticidade e aprendizagem

E as demais recomendaes? Vamos aplica-las no nosso cotidiano?

Educao de adultos
Se estivermos trabalhando com a educao de pessoas adultas, as recomendaes seria basicamente as mesmas, acrescida de mais uma: preste ateno no modo como as funes psicolgicas se desenvolvem ao longo da vida! Por que essa recomendao? Isso porque sabemos que o modo como as funes que so fundamentais para a aprendizagem se desenvolvem de maneira distinta ao longo da nossa vida. Como o passar dos anos, nossas capacidade de ateno, memria e funes executivas comeam a declinar, pouco a pouco. Por causa desse fato importante atentarmos para qual a idade da pessoa que aprende, para que voc possa fazer as adaptaes necessrias no seu material didtico e no mtodo que voc ira utilizar. Um bom exemplo disso so as universidades abertas a terceira idade, onde o publico atendido tem mais que 60 anos de idade e que todo o contedo ensinado tem adaptaes especificas, considerando o modo como as habilidades cognitivas desse pblico esta nessa fase da vida. Ento lembre-se sempre caro (a) aluno (a), fique atento a pessoa que est aprendendo e suas peculiaridades!

IMPORTANTE
Resumindo, para que a aprendizagem ocorra de maneira efetiva devemos considerar o individuo que aprende em todos os seus aspectos!!

Acesse a(s) atividade(s) de fixao no material didtico online da disciplina.

Sntese
Nesse mdulo voc aprendeu como aplicar os conceitos bsicos relacionados aprendizagem e de que maneira eles esto relacionados. Alm disso, voc foi capaz de sintetizar quais as principais estratgias utilizadas no processo de educao do sujeito e as relaes que ela mantm com os fundamentos bsicos da neurocincia, como por exemplo, o conceito de neuroplasticidade. As neurocincias no propuseram nenhuma pedagogia nova e muito menos solues inovadoras para problemas antigos. Ela vem a contribuir na educao de modo a consolidar os mtodos de sucesso e permitir que utilizemos estratgias de ensino que respeitem os princpios bsicos do funcionamento do nosso crebro. E, por ltimo, mas no menos importante, voc tem as ferramentas necessrias para responder a pergunta realizada na apresentao desse mdulo: Existe aprendizagem sem crebro?

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas II Neuroplasticidade e aprendizagem

Espero que tenha aproveitado as informaes desse mdulo e que ele seja motivador para a sua eterna busca por novas informaes. At a prxima!

Referncias
COSENZA, Ramon M., GUERRA, Leonor B. Neurocincia e educao: como o crebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011. GAZZANIGA, M. S; IVRY, R. B; MANGUN, G. R. Neurocincia Cognitiva: A Biologia da Mente, Porto Alegre: ARTMED, 2006. HERCULANO-HOUZEL, Suzana. O crebro nosso de cada dia: descobertas da neurocincia sobre vida cotidiana. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, 2002. TAYLOR, Jill B. A cientista que curou o prprio crebro. So Paulo: Ediouro, 2008. YUDOFSKY, S. C.; HALES, R. E. Neuropsiquiatria e Neurocincias na Prtica Clnica, Porto Alegre: ARTMED, 2006. ZORZI, J.; CAPELLINI, S.. Dislexia e Outros Distrbios da Leitura Escrita: Letras desafiando a Aprendizagem (2 Edio). So Jos dos Campos: Pulso, 2009.

Glossrio
Plasticidade compensatria Mudanas no comportamento e na organizao do crebro resultado da experincia. Perodo crtico Perodo do desenvolvimento em que a experincia pode alterar significativamente o comportamento do individuo e est relacionada com aspectos estruturais e funcionais do crebro. Sinaptognese (ou neurognese) Desenvolvimento de novas sinapses e novos neurnios. Poda neuronal Perodo onde ocorre a poda das conexes neuronais que no esto sendo utilizadas. Dificuldade de aprendizagem um comprometimento do processo de aprendizagem que no explicado por alteraes biolgicas.

Prof. Prof. Prof. Prof. Prof. FUNDAO MINEIRA DE EDUCAO E CULTURA FUMEC CONSELHO DE CURADORES Conselheiros Efetivos Prof. Tiago Fantini Magalhes - Presidente Prof. Antnio Carlos Diniz Murta - Vice Presidente Profa. Isabel Cristina Dias Alves Lisboa Prof. Custdio Cruz de Oliveira e Silva Prof. Eduardo Georges Mesquita

Estevam Quintino Gomes Erix Morato Mrcio Jos Aguiar Mateus Jos Ferreira Renaldo Sodr - Suplente

FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS SOCIAIS E DA SADE (FCH) Diretor Geral Prof. Antnio Marcos Nohmi Diretor de Ensino Prof. Joo Batista de Mendona Filho Diretor Administrativo-Financeiro Prof. Fernando de Melo Nogueira SETOR DE EDUCAO A DISTNCIA - FUMEC VIRTUAL Gesto Pedaggica Gabrielle Nunes P. Arajo (Coorda.) Flvia Juliana da Silva

Gesto Tecnolgica Produo de Design Instrucional Rodrigo Tito M. Valadares (Coord.) Alan Galego Bernini Raphael Gonalves Porto Nascimento Infra-estrututura e suporte Anderson Peixoto da Silva (Coord.)

UNIVERSIDADE FUMEC Reitor Prof. Doutor Eduardo Martins de Lima Vice-Reitora Profa. Guadalupe Machado Dias Pr-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extenso Profa. Astria Soares Batista Pr-Reitora de Planejamento e Administrao Profa. Guadalupe Machado Dias

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas II A aprendizagem da linguagem e alguns de seus problemas

Potrebbero piacerti anche