Sei sulla pagina 1di 13

O PERODO INTERTESTAMENTRIO | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/o-periodo-intertest...

CURSOS DE TEOLOGIA RSS Feed

O PERODO INTERTESTAMENTRIO
HISTRIA DA IGREJA | gamaliel | junho 6, 2013 12:58 pm | Edit

I. Desenvolvimento Poltico

A Expresso 400 anos de silncio, freqentemente empregada para descrever o perodo entre os ltimos eventos do A.T. e o comeo dos acontecimentos do N.T. no correta nem apropriada. Embora nenhum profeta inspirado se tivesse erguido em Israel durante aquele perodo, e o A.T. j estivesse completo aos olhos dos judeus, certos acontecimentos ocorreram que deram ao judasmo posterior sua ideologia prpria e, providencialmente, prepararam o caminho para a vinda de Cristo e a proclamao do Seu evangelho.

1 de 13

26/07/2013 10:20

O PERODO INTERTESTAMENTRIO | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/o-periodo-intertest...

Supremacia Persa
6

cerca de um sculo depois da poca de Neemias, o imprio Persa exerceu controle sobre a Judia. O perodo foi relativamente tranqilo, pois os persas permitiam aos judeus o livre exerccio de suas Enviar instituies religiosas. A Judia era dirigida pelo sumo sacerdotes, que prestavam contas ao governo persa, fato que, ao mesmo tempo, permitiu aos judeus uma boa medida de autonomia e rebaixou o sacerdcio a uma funo poltica. Inveja, intriga e at mesmo assassinato tiveram seu papel nas disputas pela honra de ocupar o sumo sacerdcio. Joan, filho de Joiada (Ne 12.22), conhecido por ter assassinado o prprio irmo, Josu, no recinto do templo. A Prsia e o Egito envolveram-se em constantes conflitos durante este perodo, e a Judia, situada entre os dois imprios, no podia escapar ao envolvimento. Durante o reino de Artaxerxes III muitos judeus engajaram-se numa rebelio contra a Prsia. Foram deportados para Babilnia e para as margens do mar Cspio.

Por Curtir

Alexandre, o Grande

Em seguida derrota dos exrcitos persas na sia Menor (333 AC), Alexandre marchou para a Sria e Palestina. Depois de ferrenha resistncia, Tiro foi conquistada e Alexandre deslocou-se pra o sul, em direo ao Egito. Diz a lenda que quando Alexandre se aproximava de Jerusalm o sumo sacerdote Jadua foi ao seu encontro e lhe mostrou as profecias de Daniel, segundo as quais o exrcito grego seria vitorioso (Dn 8). Essa narrativa no levada a srio pelos historiadores, mas fato que Alexandre tratou singularmente bem aos judeus. Ele lhes permitiu observarem suas leis, isentou-os de impostos durante os anos sabticos e, quando construiu Alexandria no Egito (331 AC), estimulou os judeus a se estabelecerem ali e deu-lhes privilgios comparveis aos seus sditos gregos.

A Judia sob os Ptolomeus

Depois da morte de Alexandre (323 AC), a Judia, ficou sujeita, por algum tempo a Antgono, um dos generais de Alexandre que controlava parte da sia Menor. Subseqentemente, caiu sob o controle de outro general, Ptolomeu I (que havia ento dominado o Egito), cognominado Soter, o Libertador, o qual capturou Jerusalm num dia de sbado em 320 AC Ptolomeu foi bondoso para com os judeus. Muitos deles se radicaram em Alexandria, que continuou a ser um importante centro da cultura e pensamento judaicos por vrios sculos. No governo de Ptolomeu II (Filadelfo) os judeus de Alexandria comearam a traduzir a sua Lei, i.e., o Pentateuco, para o grego. Esta traduo seria posteriormente conhecida como a Septuaginta, a partir da lenda de que seus setenta (mais exatamente 72 seis de cada tribo) tradutores foram sobrenaturalmente inspirados para produzir uma traduo infalvel. Nos subseqentes todo o Antigo Testamento foi includo na Septuaginta.

A Judia sob os Selucidas

Depois de aproximadamente um sculo de vida dos judeus sob o domnio dos Ptolomeus, Antoco III (o
2 de 13 26/07/2013 10:20

O PERODO INTERTESTAMENTRIO | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/o-periodo-intertest...

Grande) da Sria conquistou a Sria e a Palestina aos Ptomeus do Egito (198 AC). Os governantes srios eram chamados selucidas porque seu reino, construdo sobre os escombros do imprio de Alexandre, fora fundado por Seleuco I (Nicator). Durante os primeiros anos de domnio srio, os selucidas permitiram que o sumo sacerdote continuasse a governar os judeus de acordo com suas leis. Todavia, surgiram conflitos entre o partido helenista e os judeus ortodoxo. Antoco IV (Epifnio) aliou-se ao partido helenista e indicou para o sacerdcio um homem que mudara seu nome de Josu para Jasom e que estimulava o culto a Hrcules de Tiro. Jasom, todavia, foi substitudo depois de dois anos por uma rebelde chamado Menam (cujo nome grego era Menelau). Quando partidrios de Jasom entraram em luta com os de Menelau, Antoco marcho contra Jerusalm, saqueou o templo e matou muitos judeus (170 AC). As liberdades civis e religiosas foram suspensas, os sacrifcios dirios forma proibidos e um altar a Jpiter foi erigido sobre o altar do holocausto. Cpias das Escrituras foram queimadas e os judeus foram foradas a comer carne de porco, o que era proibido pela Lei. Uma porca foi oferecida sobre ao altar do holocausto para ofender ainda mais a conscincia religiosa dos judeus.

Os Macabeus

No demorou muito para que os judeus oprimidos encontrassem um lder para sua causa. Quando os emissrios de Antoco chegaram vila de Modina, cerca de 24 quilmetros a oeste de Jerusalm, esperavam que o velho sacerdote, Matatias, desse bom exemplo perante o seu povo, oferecendo um sacrifcio pago. Ele, porm, alm de recusar-se a faz-lo, matou um judeu apstata junto ao altar e o oficial srio que presidia a cerimonia. Matatias fugiu para a regio montanhosa da Judia e, com a ajuda de seus filhos, empreendeu uma luta de guerrilhas contra os srios. Embora os velho sacerdote no tenha vivido para ver seu povo liberto do jugo srio, deixou a seus filhos o trmino da tarefa. Judas, cognominado o Macabeu, assumiu a liderana depois da morte do pai. Por volta de 164 AC Judas havia reconquistado Jerusalm, purificado o templo e reinstitudo os sacrifcios dirios. Pouco depois das vitrias de Judas, Antoco morreu na Prsia. Entretanto, as lutas entre os Macabeus e os reis selucidas continuaram por quase vinte anos. Aristbulo I foi o primeiro dos governantes Macabeus a assumir o ttulo de Rei dos Judeus. Depois de um breve reinado, foi substitudo pelo tirnico Alexandre Janeu, que, por sua vez, deixou o reino para sua me, Alexandra. O reinado de Alexandra foi relativamente pacfico. Com a sua morte, um filho mais novo, Aristbulo II, desapossou seu irmo mais velho. A essa altura, Antpater, governador da Idumia, assumiu o partido de Hircano, e surgiu a ameaa de guerra civil. Conseqentemente, Roma entrou em cena e Pompeu marchou sobre a Judia com as suas legies, buscando um acerto entre as partes e o melhor interesse de Roma. Aristbulo II tentou defender Jerusalm do ataque de Pompeu, mas os romanos tomaram a cidade e penetraram at o Santo dos Santos. Pompeu, todavia, no tocou nos tesouros do templo.

Roma

Marco Antnio apoiou a causa de Hircano. Depois do assassinato de Jlio Cesar e da morte de Antpater (pai de Herodes), que por vinte anos fora o verdadeiro governante da Judia, Antgono, o segundo filho de Aristbulo, tentou apossar-se do trono. Por algum tempo chegou a reina em Jerusalm, mas Herodes, filho de Antpater, regressou de Roma e tornou-se rei dos judeus com apoio de Roma. Seu casamento com

3 de 13

26/07/2013 10:20

O PERODO INTERTESTAMENTRIO | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/o-periodo-intertest...

Mariamne, neta de Hircano, ofereceu um elo com os governantes Macabeus. Herodes foi um dos mais cruis governantes de todos os tempos. Assassinou o venervel Hircano (31 AC) e mandou matar sua prpria esposa Mariamne e seus dois filhos. No seu leito de morte, ordenou a execuo de Antpater, seu filho com outra esposa. Nas Escrituras, Herodes conhecido como o rei que ordenou a morte dos meninos em Belm por temer o Rival que nascera para ser Rei dos Judeus.

II. Grupos Religiosos dos Judeus

Quando, seguindo-se conquista de Alexandre, o helenismo mudou a mentalidade do Oriente Mdio, alguns judeus se apegaram ainda mais tenazmente do que antes f de seus pais, ao passo que outros se dispuseram a adaptar seu pensamento s novas idias que emanavam da Grcia. Por fim, o choque entre o helenismo e o judasmo deu origem a diversas seitas judaicas.

Os Fariseus

Os fariseus eram os descendentes espirituais dos judeus piedosos que haviam lutado contra os helenistas no tempo dos Macabeus. O nome fariseu, separatista, foi provavelmente dado a eles por seu inimigos, para indicar que eram no-conformistas. Pode, todavia, ter sido usado com escrnio porque sua severidade os separava de seus compatriotas judeus, tanto quanto de seus vizinhos pagos. A lealdade verdade s vezes produz orgulho e ate mesmo hipocrisia, e foram essas perverses do antigo ideal farisaico que Jesus denunciou. Paulo se considerava um membro deste grupo ortodoxo do judasmo de sua poca. (Fp 3.5).

Saduceus

O partido dos saduceus, provavelmente denominado assim por causa de Zadoque, o sumo sacerdote escolhido por Salomo (1Rs 2.35), negava autoridade tradio e olhava com suspeita para qualquer revelao posterior Lei de Moiss. Eles negavam a doutrina da ressurreio, e no criam na existncia de anjos ou espritos (At 23.3). Eram, em sua maioria, gente de posses e posio, e cooperavam de bom grado com os helenistas da poca. Ao tempo do N.T. controlavam o sacerdcio e o ritual do templo. A sinagoga, por outro lado, era a cidadela dos fariseus.

Essnios

O essenismo foi uma reao asctica ao externalismo dos fariseus e ao mudanismo dos saudceus. Os essnios se retiravam da sociedade e viviam em ascetismo e celibato. Davam ateno leitura e estudo das Escrsturas, orao e s lavagens cerimoniais. Suas posses eram comuns e eram conhecidos por sua laboriosidade e piedade. Tanto a guerra quanto a escravido era contrrias a seus princpios. O mosteiro em Qumran, prximo s cavernas em que os Manuscrito do Mar Morto foram encontrados, considerado por muitos estudiosos como um centro essnio de estudo no deserto da Judia. Os rolos indicam que os membros da comunidade haviam abandonado as influncias corruptas das cidades judaicas
4 de 13 26/07/2013 10:20

O PERODO INTERTESTAMENTRIO | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/o-periodo-intertest...

para prepararem, no deserto, o caminho do Senhor. Tinham f no Messias que viria e consideravam-se o verdadeiro Israel para quem Ele viria.

Escribas

Os escribas no eram, estritamente falando, uma seita, mas sim, membros de uma profisso. Eram, em primeiro lugar, copista da Lei. Vieram a ser considerados autoridades quanto s Escrituras, e por isso exerciam uma funo de ensino. Sua linha de pensamento era semelhante dos fariseus, com os quais aparecem freqentemente associados no N.T.

Herodianos

Os herodianos criam que os melhores interesses do judasmo estavam na cooperao com os romanos. Seu nome foi tirado de Herodes, o Grande, que procurou romanizar a Palestina em sua poca. Os herodianos eram mais um partido poltico que uma seita religiosa. A opresso poltica romana, simbolizada por Herodes, e as reaes religiosas expressas nas reaes sectrias dentro do judasmo pr-cristo forneceram o referencial histrico no qual Jesus veio ao mundo. Frustraes e conflitos prepararam Israel para o advento do Messias de Deus, que veio na plenitude do tempo (Gl 4.4)

Outros artigos relacionados

Alexandre Frota diz que Igreja Universal tentou convert-lo e que queimou exemplar da Bblia por ...

Marcelo Crivella responde s crticas de Marco Feliciano ao encontro de Dilma Rousseff com ...

Cantor Belo afirma que mudou pela dor e que poderia gravar um CD de msicas gospel: O futuro ...

Ministro vaiado na ESCATOLOGIA Marcha para Jesus ao Doutrina das ltimas dizer que coisas. representava Dilma

5 de 13

26/07/2013 10:20

O PERODO INTERTESTAMENTRIO | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/o-periodo-intertest...

Igreja Presbiteriana Vaticano probe padre Comisso de Finanas Um Ensaio Crtico aceita ordenao de maom de exercer a aprova Estatuto do sobre os dolos da pastores gays e causa funo Nascituro Modernidade (Parte 1) diviso na maior denominao ...

Escolas podero optar se vo dar ou no frias durante a Copa, diz MEC

Compartilhe isso:

Curtir isso:

Carregando...

Tags: O PERODO INTERTESTAMENTRIO Tweet This Share on Facebook Digg This Save to delicious Stumble it RSS Feed

Comentrios
1. @igamaliel disse: junho 6, 2013 s 1:00 pm (Editar) O PERODO INTERTESTAMENTRIO:   I. Desenvolvimento Poltico   A Exp http://t.co/Fxi1HVzXja

2. @igamaliel disse: junho 6, 2013 s 1:01 pm (Editar)

6 de 13

26/07/2013 10:20

O PERODO INTERTESTAMENTRIO | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/o-periodo-intertest...

O PERODO INTERTESTAMENTRIO:   I. Desenvolvimento Poltico   A Expresso 400 anos de silncio, http://t.co/o3lOPMfXg5 3. @igamaliel disse: junho 6, 2013 s 1:01 pm (Editar) O PERODO INTERTESTAMENTRIO:   I. Desenvolvimento Poltico   A Expresso 400 anos de silncio, http://t.co/bybM8gDBy0 4. @igamaliel disse: junho 6, 2013 s 1:39 pm (Editar) O PERODO INTERTESTAMENTRIO http://t.co/DrYhTlwqPL
Comentrios pblicos Visualizao do moderador Configuraes

Comentar...

Publicar no Facebook
Plug-in social do Facebook

Publicando como Instituto Teolgico Gamaliel (Trocar)

Comentar

Bblia Online

7 de 13

26/07/2013 10:20

O PERODO INTERTESTAMENTRIO | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/o-periodo-intertest...

Curta nossa fanpage


Encontre-nos no Facebook

Instituto Teolgico Gamaliel


Curtir Voc curtiu isso.

Voc e outras 1.422 pessoas curtiram Instituto Teolgico Gamaliel.

Plug-in social do Facebook

Tpicos recentes
Pastor afirma que Silas Malafaia e Marco Feliciano no representam o pensamento de todos os evanglicosPastor afirma que Silas Malafaia e Marco Feliciano no representam o pensamento de todos os evanglicos Mendigo que fez sucesso cantando Um Milagre em Jeric conta testemunho e grava clipe; Assista Cristo a pedra! A doutrina de Cristo Nascer da gua e do Esprito

Estamos no

+18

Comentrios

8 de 13

26/07/2013 10:20

O PERODO INTERTESTAMENTRIO | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/o-periodo-intertest...

Cristo a pedra! | institutogamaliel.com em Cristo a pedra! @MiltonDaudt em Nascer da gua e do Esprito A doutrina de Cristo | institutogamaliel.com em A doutrina de Cristo Como nascer novamente? | institutogamaliel.com em Como nascer novamente? Os nascidos da carne | institutogamaliel.com em Os nascidos da carne

Categorias
ACONSELHAMENTO ANGELOLOGIA APOLOGTICA ARQUEOLOGIA BBLICA Atualidades BIBLIOLOGIA CASAMENTO DOUTRINAS EDIFICAO ESBOOS ESCATOLOGIA ESTUDOS BBLICOS TICA EVENTOS HAMARTIOLOGIA HISTRIA DA IGREJA MUNDO NOTCIAS SERMES SOTERIOLOGIA TEOLOGIA UFOLOGIA VDEOS

Arquivos
julho 2013 junho 2013 maio 2013 abril 2013 maro 2013 fevereiro 2013 janeiro 2013

9 de 13

26/07/2013 10:20

O PERODO INTERTESTAMENTRIO | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/o-periodo-intertest...

janeiro 2012

Feed de Notcias
Subscribe in a reader

Cursos

Teologia

10 de 13

26/07/2013 10:20

O PERODO INTERTESTAMENTRIO | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/o-periodo-intertest...

11 de 13

26/07/2013 10:20

O PERODO INTERTESTAMENTRIO | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/o-periodo-intertest...

Instituto Teolgico Gamaliel

1.234 me adicionaram a crculos

Ver tudo

networkedblogs

Follow this blog

12 de 13

26/07/2013 10:20

O PERODO INTERTESTAMENTRIO | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/o-periodo-intertest...

HyperSmash Copyright 2013 Portal da Teologia. All Rights Reserved. Designed by

13 de 13

26/07/2013 10:20

Potrebbero piacerti anche