Sei sulla pagina 1di 9

MENTORIA ESPIRITUAL James Houston

Abordagem James Houston passei ao longo da histria da humanidade pelos campos da Antropologia, psicologia, cincia em geral, sociologia e religio. Tenta ver como o homem ao longo do tempo procurou responder s perguntas Quem sou eu? Qual a importncia do outro? Como, por que e para que me relaciono? Nos moldes gregos, o homem se via como uma figura herica, auto-glorificada. Da queria conhecer-se a si mesmo era individualista. Nos moldes esticos, a razo suplanta e resolve tudo, anulando quase completamente os sentimentos humanos o homem pode mudar com disciplina pessoal. No mundo contemporneo, contudo, o individualismo se acirrou com a abordagem psicolgica, onde o homem paga por servios de auto-conhecimento e auto-avaliao. Algum o escuta, e o homem se torna mais individualista que em qualquer momento da histria. James Houston analisa conclusivamente a re-definio do homem: a partir de Deus, criado e talhado para a vida de relacionamentos. Avana demonstrando que s o discipulado cristo pode transformar um indivduo em pessoa, onde suas perguntas so respondidas em Deus, atravs da vida de Cristo. Ningum conseguir explicar-se e viver plenamente a menos que viva a vida conforme prope o discipulado cristo.

// -- //

Durante toda a histria do pensamento ocidental, a equiparao da pessoa com o indivduo pensante e consciente de si mesmo levou a uma cultura em que o indivduo pensante se tornou o conceito mais elevado na Antropologia... Apenas o amor, o amor livre, no cerceado por necessidades naturais, pode fazer surgir uma pessoa.

John D. Zizoulas

Em seu ensaio Sobre a Amizade, um Montaigne ctico declara: O amigo, no h amigo! Ele atribui esse pensamento a Aristteles, embora tambm se detenha bastante sobre as reflexes de Ccero a respeito da amizade. Jacques Derrida, o moderno pai da desconstruo, faz dessa afirmao o tema de seu recente trabalho intitulado, na traduo para o ingls, Politics of Friendship (Poltica da Amizade, 1997). Segundo Ccero, a amizade s pode existir entre homens bons. Mas, pergunta Derrida, quem suficientemente bom para os ideais da amizade? A amizade com Deus pode nos ajudar, argumenta Aristteles, mas o problema que Ele muito distante e inacessvel. A presena ou a proximidade so o requisito para a amizade. Alm disso, Deus no precisa de um amigo. Ento, por que deveria o homem ser levado a crer que precisa de um amigo, ou que a amizade uma. caracterstica essencial do ser humano? Para Derrida, tudo no passa de uma frmula racional humana:
Penso, portanto sou o outro; penso, portanto preciso do outro (para poder pensar); penso, portanto a possibilidade de amizade faz parte do movimento de meu pensamento, na medida em que ele requer, pede e deseja o outro, a necessidade do outro, a causa do outro no corao do cogit.

Ele faz uma pardia de Descartes. No consegue, no entanto, fugir inteiramente ao seu vis, pois ignora a afirmao crist de que o amor, e no a razo, transcendente. Por isso, a importncia da declarao de Zizoulas. S o amor pode produzir um ser que pessoa. A desconstruo uma estratgia para se desfazer. A mente pode ser um espelho, mas ser que ela reflete sobre a realidade ou apenas sobre si mesma? O abuso da autoridade e o uso do poder para reivindicar o conhecimento da verdade algo que assusta os desconstrucionistas. Por isso, questionam e desafiam no apenas os sacerdotes que alegam ter Deus ao seu lado, mas tambm os filsofos que dizem conhecer a verdade. Levam a Psicanlise um passo adiante, ao questionamento racional tanto da motivao quanto das intenes do terapeuta e mesmo de todos os profissionais. Derrida um iconoclasta de dolos que, no entanto, no capaz de perceber a

diferena entre o dolo e o cone. O resultado que o desconstrucionismo, por carecer de uma dimenso pessoal, nos deixa com uma indeterminao sobre verdade e realidade. Mas, ainda assim, tem o mrito de aprofundar e ampliar O papel atribudo hermenutica, ou seja a comunicao humana; ela passa a ser mais do que a mera interpretao de textos. A linguagem uma parte importante da vida do ser humano, repleta de motivaes mistas e de necessidades no mbito social. A comunicao envolve muito mais do que o aspecto racional, embora este seja importante. Para alm do racional, todos os grandes pensadores cristos viram o amor de Deus. Em contraposio, nem mesmo os desconstrucionistas conseguem enxergar, alm da razo, qualquer coisa que no seja a anarquia. De fato, sem o amor de Deus, somos incapazes de ir alm das categorias dos anti-modelos de mentoria que descrevemos.

A BUSCA DO LADO PESSOAL NO OCIDENTE


Kierkegaard j nos ajudou a perceber que, como seres humanos, cada um de ns tem um relacionamento de si mesmo, consigo mesmo e dentro de si mesmo. Tornamo-nos dois, um sujeito e um objeto, necessitados de autoreconhecimento, auto-afirmao e tambm auto-conhecimento. Contudo, nessa forma de auto-realizao, aprendo a ver a mim mesmo como dependente do outro, de realidades externas que no posso controlar. A Viso Esttica ou Herica da Pessoa Essa viso, representada nos modelos esttico e herico, est presente quando a criana aprende a se expressar e diz olhem para mim! Para os gregos, a pessoa a dramatis personae do palco. Um ator pe uma mscara, que permite a passagem do som de sua voz (literalmente per sonare), e desempenha seus vrios papis. Seu lugar na narrativa decorre das escolhas que o colocam num papel dramtico diante dos outros. A palavra grega prosopon provavelmente tem sua origem na palavra etrusca persu, que pode estar relacionada com Persfone, a deusa do mundo dos mortos. Ento essa noo de pessoa tem, inevitavelmente, uma conotao um tanto obscura! No ordenamento grego do cosmos, caracterizado pela harmonia de elementos universais, no pode haver espao para elementos particulares, como, por exemplo, um ser humano nico e especial. Ao reivindicar a liberdade no mbito dessa esfera de elementos universais abstratos e necessidade racional, o ser humano gera muitas tragdias, pois tudo ter de permanecer impessoal. Ulisses certamente tem uma personalidade to vigorosa quanto a de qualquer heri grego! Ele luta com os deuses e estes, por vezes, chegam a respeitar sua forte determinao. O mundo de Homero habitado por personalidades. Penlope chora a ausncia de seu marido:
Como sinto falta de meu marido - sempre vivo em minhas lembranas, Aquele grande homem cuja fama ecoa por toda Hlade, at as profundezas de Argos!

Essa natureza auto-realizadora, individualista, est muito presente nos textos gregos. retratada com todas as cores tanto por trgicos como Eurpedes ou Sfocles quanto por filsofos como Plato ou Aristteles. Que personalidade poderia ser maior do que Scrates! Mas, em ltima anlise, a individualidade de um ser humano no pode ser encaixada na dependncia do outro, na universalidade do cosmos, naquela harmonia ltima do todo em um 8 Quando Scrates ensina conhece-te a ti mesmo, ele est simplesmente lembrando seus discpulos de que devem situar-se e inserir-se com humildade no esquema geral das coisas. loucura pensar ou fazer algo diferente disso! De l para c, nenhum sistema intelectual foi capaz de reconhecer a mim e a voc, em toda a nossa singularidade, dentro do esquema geral das coisas l fora? por isso que toda essa corrente de auto-anlise individualista, agora to intensificado pela revoluo teraputica, seria inconcebvel no contexto do entendimento grego da personalidade. A Viso Estica da Pessoa O segundo estgio do ser pessoa ocorre quando a auto-expresso se toma mais racional e mais receptiva s formas externas de vida moral, como ocorre com uma criana na escola. Os esticos, como habitavam um universo racional, criaram uma teoria para o conceito de ser pessoa. Argumentavam que somos dotados de razo para sermos morais, e que podemos determinar o que virtuoso e consistente com o ordenamento moral universal de nossa existncia. Essa a teoria de Ccero sobre pessoas: prev sanes legais para obrigar os cidados do mundo romano a obedecerem as leis universais da natureza. Suas idias baseiam-se no pensamento de Pancio, um estico que o antecedeu. A personalidade individual s definvel e admissvel dentro da estrutura universal do direito romano.0 Portanto, no incio, at mulheres e crianas, alm dos escravos, eram definidos como no-pessoas ou no-cidados. O preceito romano Servus non habet personain (o escravo no uma pessoa) exclua de um s golpe um quinto da populao da Roma imperial, considerado incapaz de um relacionamento social com seus patres. A persona romana era a unidade privilegiada que concentrava as responsabilidades e os deveres, legais e religiosos, para com o estado e os deuses. O mundo ocidental tem, nos ltimos tempos, convivido com a incmoda tenso entre essas duas definies de pessoa Quando o paradigma de pessoa so os atores que optam por desconsiderar sua natureza sensorial dentro de uma sociedade cognitiva, convencional e moral, eles so condenados como mundanos, pois a mundanidade consiste em ser capaz de representar, com desembarao e graa, uma diversidade de papis, alguns deles pelo menos no convencionais. Mas quando o paradigma de pessoa tem sua origem na lei

cannica, e no mais no teatro, o sentimento de responsabilidade torna-se inerente aos direitos e poderes de uma ao moral racional. A mente se transforma no ser melhor e mais claro, como o foi durante o Iluminismo, quando o ser racional autnomo res cognitans ou ser cartesiano desenvolveu uma separao entre mente e corpo, e o mundo exterior das outras pessoas tornou-se de fato muito distante. Por isso, Descartes define o pessoal como uma expresso da auto-conscincia, conscincia esta que se torna mais aguada quando pensamos mais! Emanuel Kant (1724-1804 d.C.) leva essa idia um passo adiante e afirma que somos mais pessoais quando somos mais racionais e tambm mais morais. Isso significa necessariamente uma pessoa voltada para dentro de si mesma, um ser reflexivo cujas relaes externas tm importncia secundria ou at mesmo perifrica. A Atual Politizao da Pessoa Estamos hoje num mundo em que os direitos legais dos fetos (ser o feto pessoa ou no-pessoa?), das feministas, dos homossexuais e de muitos outros foram politizados por uma nova definio de pessoa. Filsofos, historiadores, antroplogos e psiclogos, todos neste sculo, continuam oferecendo suas percepes/confuses em relao ao significado de pessoa. Mas, de todas as teorias sobre a identidade humana, a do carter estico a mais persistente, simplesmente porque permite uma associao mais estreita de traos psicolgicos e fisiolgicos, dentro de uma explicao racional, na linha do trabalho pioneiro de Freud. Oferece uma moldura natural de hbitos racionais que do contorno, forma e continuidade ao ser habituado que parece reforar o cognitivo. D pouco espao, contudo, para a contingncia das emoes, a no ser a sexual, num mundo mais personalizado de auto-transcendncia.

O PROBLEMA SEM NOME: O ELEMENTO PESSOAL NUM MUNDO DE ABSTRAES


Se as pessoas precisam de pessoas para se tornarem pessoas, como diz um provrbio Xhosa, ento os processos de abstrao no mundo ocidental constituem foras negativas que ameaam despersonalizar a humanidade. C.S. Lewis nos alertou profeticamente para essa possibilidade meio sculo atrs, em suas palestras intituladas The Abolition of Man (A Abolio do Homem ). Do mesmo modo como o Abstracionismo nazista lidou com a questo judaica no holocausto, seria despropositado imaginar que a questo da pessoa, ao ser tratada de forma cientfica, pode estar sendo ameaada? Sem Fundamentos para a Pessoa Esse processo j vem sendo evidenciado na redefinio poltica da famlia. Quando o ano de 1994 foi declarado Ano da Famlia, o Dr. Jonathan Sacks, principal rabino da Gr-Bretanha, deu a esse ano o ttulo alternativo de o Ano em que a Famlia Morreu e marcou sua abertura com o enterro simblico de um caixo com a inscrio Ano Internacional da Famlia. Se o homem secular perder de vista os fundamentos metafsicos da pessoa e deixar de fazer a distino entre Deus e tudo mais, se ele escolher viver como se fosse de fato um deus, ento ele perder o entendimento prtico da verdadeira realidade de todas as coisas e tambm de sua prpria identidade. Anthony Giddens descreveu com clareza a fragilidade do ser diante dos impactos da modernidade tardia. Testes de personalidade, tais como o Myers Briggs, podem elucidar muita coisa, mas sua m utilizao pode gerar alienao. Se sou rotulado simplesmente como um EFSP ou um INTJ dentre as categorias de personalidade, estou em situao pior do que se estivesse sendo submetido ao tratamento dado por Homero! A adoo de uma postura clnica em relao minha prpria identidade, com o propsito de auto-gerenciamento psicolgico, no representa um avano em relao aos esticos, sobretudo se eu algum dia puder ter um mentor culto e sbio comparvel a Ccero ou Sneca. Quando Betty Friedan escreveu The Femnine Mys tique (A Mstica Feminina, 1965), livro campeo de vendas, ela revelou sua prpria inquietao em relao ao problema que no tem nome.16 Alm de desempenhar suas funes de esposa e me conforme definidos pela sociedade no seu ntimo ela desejava saber quem, e no apenas o qu, quero ser. Essa pergunta se parece com uma outra levantada por um neurocimrgio amigo meu: Ser que fui enganado pela sociedade? E eu respondo: Ser que no foi voc mesmo que se enganou e agora seus netos esto lhe mostrando isso? claro que o profissionalismo e a especializao tcnica so formas de abstrao que contribuem para a retrao do pessoal. At um terapeuta emptico como Garl Rogers, em seu livro de ensaios intitulado On Becomng a Person (Como Tornar-se uma Pessoa), ao descrever como me tornei a pessoa que sou, s pode falar do processo mediante o qual se transformou num indivduo auto-gerado. O ttulo de sua obra est, portanto, equivocado, pois ele fala sobre transformar-se num indivduo! Na realidade, ele nos diz que rejeitou a f crist de seus pais para ornar-se ele mesmo. At sua aceitao de Kierkegaard equivocada, pois ele no capaz de perceber a polmica crist de Kierkegaard. Rogers, portanto, no tem base para distinguir entre pessoa e indivduo De fato, o ser teraputico, segundo Christopher Lasch, acaba SC transformando num ser minimalista numa cultura de sobrevivncia. Jean-Franois Lyotard, em seus ensaios sugestivamente intitulados Inhuman (Inumano), explora a desumanidade das instituies prprias da modernidade, bem como as maneiras como a alma feita refm de si mesma por causa do desejo exagerado de autocontrole. Esses dois tipos de in-humanidade o que a sociedade faz comigo para provocar descontentamento e o que eu fao comigo mesmo - origem do que Kierkegaard chamou

de desespero so ambos, no fundo, manifestaes de individualismo. nesse sentido que o sofrimento de uma criana torna-se o arqutipo da condio humana na qualidade de indivduo Privado da capacidade de fala, incapaz de ficar de p sozinho, hesitante em relao escolha dos objetos a serem observados, impossibilitado de alimentar-se sozinho, sem condies de fazer clculos para tirar proveito prprio, um beb ser muito vulnervel, se no tiver a proteo social e o apoio dos pais. Jesus usa essa imagem para mostrar nossa necessidade de Deus. A no ser que voc se torne como uma criana, no h como entrar num relacionamento correto com Deus e com seu reino120

O INDIVDUO E A PESSOA
Lyotard chamou de in-humano aquele que o trao marcante do indivduo, ou seja, o fechar-se em si mesmo. Mas ele nada diz sobre seu oposto, a pessoa, cuja postura exttica de olhar para fora e encontrar no Outro tanto sua identidade como seu bem-estar assemelha-se de uma criana que olha para o rosto da me e v o milagre do reconhecimento mtuo. A transformao que ento ocorre marcada pela alegria. O fundamento da pessoalidade reside, portanto, naquilo que Ricoeur chama de atestao, isto , a credibilidade e a confiana que o outro nos d. por isso que nunca devemos nos esquecer das crianas, pois suas necessidades apontam para aquilo que essencial na distino entre a in-humanidade e a pessoa genuinamente humana. O quadro a seguir poder nos ajudar a fazer esta distino entre o indivduo, contido na in-humanidade, e a pessoa tida como realidade social da verdadeira humanidade 23 O INDIVDUO Entendimento antropolgico secular Seres humanos criados sua prpria imagem Identidade baseada em aes humanas Liberdade definida no mbito do ser autnomo Pecado auto-enclausuramento, desobediencia iniquidade e A PESSOA Revelao teolgica (imago dei) Seres humanos criados imagem de Deus Tomado justo graas justificao por Deus Liberdade definida como autotranscendncia, isto , fundamentada em Cristo Discipulado abertura para Deus, com base no seu chamado

O Reducionismo da Cincia A Encyclopaedia of the Social Sciences (Enciclopdia das Cincias Sociais ), britnica, um marco da Antropologia cientfica, traz vrios artigos sobre o indivduo, mas nenhum sobre pessoa. Quando os filsofos definem pessoa como uma questo tica, esto fazendo a distino entre um ser humano e um feto ou outro conceito material. A questo da pessoa humana permanece em aberto, como um tema problemtico, cientificamente inacessvel e indefinvel. O humano s pode ser um ponto de interrogao. somente a partir da analogia teolgica feita entre pessoas, humanas e divinas, que a Antropologia teolgica faz algum sentido, ao nos definir como pessoas-em-relao-a-Deus. A Cincia e a Filosofia dispem apenas de seus prprios critrios e s podem definir a humanidade dentro de seus entendimentos restritos, inevitavelmente reducionistas e alientantes. No tem como explorar o mistrio da humanidade. O locus classicus da Antropologia teolgica encontra-se em Gnesis 1.26: E Deus disse, faamos o homem nossa imagem e semelhana . Essas palavras nos mostram, em primeiro lugar, que Deus o tipo de Deus que se identifica irrevogavelmente com a humanidade, numa aliana de amor. Sem Deus, a humanidade um mistrio. Por outro lado, sem a humanidade, Deus no pode ser conhecido. Essa verdade deixa maravilhado o autor do Salmo 8, que fica a imaginar por que, dentre todas as suas criaturas, Deus escolheu justamente os seres humanos para um relacionamento de parceria numa aliana. Em segundo lugar, o termo imagem implica relacionalidade, como na expresso macho e fmea os criou, em co-igualdade e complementariedade. A humanidade tambm recebeu um mandato de mordomia sobre a Criao, para melhor definir sua posio dada por Deus, sua responsabilidade e seu relacionamento com a Criao. Esse relacionamento vertical diante de Deus, como representante de Deus na Terra, continua mesmo aps a queda, embora agora a gravidade do pecado seja intensificada pelo fato de que o homem traz a imagem de Deus, numa dessemelhana pecaminosa. A encarnao, que recapitula em Cristo o homem-intencionado-porDeus, permite que a imagem e semelhana de Deus seja revelada em sua expresso final, eterna. Ser uma verdadeira pessoa agora significa estar conforme o cone e a semelhana de Cristo, que o cone do Deus invisvell O Faber Homo, ou a Justificao por Deus? O indivduo hoje, autnomo como um tecnocrata moderno, torna-se a medida de todas as coisas, sem qualquer referncia responsabilidade de mordomia que lhe foi atribuda por Deus. O indivduo, na condio de faber homo, o artfice humano, decide, sem qualquer referncia ao Criador, o que acontecer com o mundo. O homem ou a mulher presume que seu prprio ser constitudo de suas prprias aes. Eberhard Jungel afirma que durante a Reforma essa postura foi claramente contestada por Lutero, que disse: O trabalho que fao no me transforma

na pessoa que sou; pelo contrrio, a pessoa que sou que determina o trabalho que fao. Ele rejeita a Nicomachean Ethics (tica Nicomaqueana) de Aristteles, que diz: ns nos tornamos justos em virtude dos atos justos que praticamos. No, tudo que sou como pessoa tornada justa e justificada gratuitamente pela sua graa resulta da ao de Deus. A pessoa crist , acima de tudo, algum que recebe, mas no alcana o mrito. De fato, como Fnelon nos lembra, eu me recebo a mim mesmo graas bondade de Deus. A liberdade o desejo fundamental daquilo que a modernidade considera ser humano. Mas se a liberdade para o indivduo, o que dizer da trade liberdade, igualdade e fraternidade? evidente que quanto mais houver para mim, menos sobrar para voc! Na vigncia da livre iniciativa, os outros se tornam ainda mais pobres! Desse modo, o que liberdade para mim pode significar opresso para voc! Alm disso, cabe perguntar: quero ser efetivamente liberto de qu? Qual meu propsito - para ser ainda mais indivduo? Se o objetivo da liberdade o de alcanar maior autodeterminao, ser que no vou um dia parar para pensar em quando e como poderei precisar de libertao de meu prprio instinto autodestrutivo e de minhas inclinaes? A liberdade, assim autoconstituda, comea a se parecer mais com uma perda e uma escravido do prprio ser. H um grande nmero de ambigidades e autocontradies embutidos no conceito de liberdade para o indivduo. O Evangelho cristo nos chama ao arrependimento, ao reconhecimento da pecaminosidade e da autodestrutividade da liberdade autoconstituda. A liberdade pessoal reside na vida justificada, onde Deus age a nosso favor, na humanidade de Cristo, de tal maneira que se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Christoph Schoebel o resumiu sucintamente:
A verdadeira medida da liberdade o amor como relacionamento que faz do florescimento do outro uma condio para a auto-realizao. A liberdade humana torna-se o cone da liberdade divina, onde a liberdade da graa divina constitui a graa da liberdade humana.

a liberdade da escravido do pecado, libertao da autofundamentao, a libertao dos filhos de Deus

O DISCIPULADO CRISTO REQUISITO PARA QUE SEJAMOS PESSOAS


O chamado para o discipulado, como deixam claro os Evangelhos, uma iniciativa de Cristo e no nossa. Mas exige de ns uma atitude intransigente de deixar tudo para trs e segui-Lo . Esse um passo fundamental no processo de nos tornarmos pessoalmente como Cristo. Transforma a autonomia, para que estejamos abertos para o outro. Implica em renncia a si mesmo. Lealdade a Cristo significa auto-abandono, conforme enfatizaram escritores franceses cristos do sculo dezessete, como Fnelon. A conformidade com Cristo leva, portanto, reconstruo de toda a nossa maneira de ser e fazer. Ento, segundo a definio to sagaz de Alistair McFadyen, o discipulado cristo , tanto intrnseca quanto extrinsecamente, abertura para Deus, a aceitao de uma perspectiva de vida completamente nova; verdadeiramente uma nova criao. Significa tambm uma renovada transparncia de vida, que alimenta a pessoa e a faz crescer em relacionamentos. Deus Nossa Meta Como esse processo de nos tornarmos pessoas permanece sempre incompleto, o que temos uma orientao escatolgica voltada para o futuro. Deus se torna nossa meta ou telos: deixamos de ser nossa prpria meta. Mas a transformao continua incompleta. Nossa verdadeira humanidade ainda est a caminho. Mas, deste momento em diante, a pessoa se v orientada para um destino futuro. No como se j o tivesse alcanado, confessa o apstolo, mas o almejo. O eschaton de Deus inclui uma novidade que ainda est por ser descortinada e revelada. E uma novidade por duas razes: (1) no podemos dar ou alcan-la por ns mesmos - s Deus pode; e (2) um novo que transforma o velho em velho, deixando-o para morrer. E assim, se algum est em Cristo, nova criatura; as coisas antigas j passaram; eis que se fizeram novas. Ora tudo provm de Deus. Em nossa incredulidade, precisamos constantemente ser relembrados disso, pois Deus um Deus que se revela: no uma mnada esttica e sim um Iniciador contnuo do Amor. Essa linguagem transcende nossa prpria linguagem psicolgica e nossa prpria auto-anlise. Pois essa novidade de inspirao divina promove uma transformao redentora de nossos relacionamentos, alm de tudo que podemos pedir ou pensar. por isso que, como admite o apstolo, ainda no sabemos o que seremos, apenas que seremos como ele. A pessoa, portanto, faz parte de uma categoria de ser aberta, auto-abandonada, e ainda irrealizada. Tem, como j vimos, uma existncia icnica, pois se assemelha a uma janela que olha para o futuro da inteno amorosa de Deus. para isso que somos chamados. E a esse chamado que respondemos, assim como fizeram os discpulos, quando ouviram Jesus dizer-lhes sigam-me. Ficamos um pouco desorientados quando outras pessoas e outras coisas constantemente prendem nossa ateno, mas esse um risco inerente nossa abertura. Para vivermos na luz do Eterno essencial que saibamos para onde vamos, isto , conheamos |o nosso chamado. Confuso na Igreja Existe hoje muita confuso na vida da Igreja e no Cristianismo porque os prprios cristos no fazem a distino entre essas duas categorias, o indivduo e a pessoa. O discipulado freqentemente est mais preocupado em transformar algum num eficiente empresrio religioso ou at num mercador do Evangelho, e certamente num ativista. Essas so categorias que a liderana das igrejas no questiona, pois este o seu papel.

No se examina o culto liderana religiosa, para se detectar o quanto ela pode estar sendo narcisista ao invs de magnnimo.

DISCIPULADO NO NOVO TESTAMENTO


Com o advento da pessoa de Jesus Cristo, o mundo ganhou uma nova realidade humana. No Antigo Testamento, o fato de pertencer ao povo de Deus significava que a pessoa estava ligada ao Deus de Abrao, Isaque e Jac, como corpo e como indivduo. Agora uma f individuada assume uma nova dimenso, pois ela est em Cristo. Esse conceito est expresso na palavra alem individualitat, que pressupe que a realizao pessoal s possvel em relao ao corpo social como um todo. muito encontrado nos salmos, onde o eu do salmista pode representar tanto sua prpria pessoa quanto a personalidade corporativa de Israel. A frase muitas vezes repetida por Paulo, de que estamos em Cristo, implica todo um novo entendimento do que seja discipulado. Um dos temas mais presentes na educao clssica era a busca de se tornar como Deus, pois se pressupunha que a busca do conhecimento era o tipo de atividade na qual os deuses estavam engajados. A promessa era a de que o conhecimento traria liberdade, felicidade, auto-suficincia e autocontrole. Em contrapartida, os autores do Novo Testamento nos exortam a nos tornarmos como Cristo ou a estarmos em Cristo, para sermos santos e buscarmos a santidade. O Discipulado de Cristo Podemos identificar cinco diferenas entre o discipulado de Cristo e o discipulado nas escolas clssicas ou rabnicas. Em primeiro lugar, no so os discpulos de Cristo que O escolhem; dEle a iniciativa de escolh-los. Em segundo lugar, o chamado de Jesus se aplica a todos, pois todos so pecadores, e ele no reconhece a categoria daqueles que se apresentam cerimonialmente limpos. Em terceiro lugar, o discipulado passa a ser agora uma reorientao radical da prpria existncia; significa abrir mo de tudo para seguir a Jesus. Em quarto lugar, significa compartilhar do ministrio de Jesus, isto , curar os enfermos, dar aos pobres e viver na luz do reino de Deus. Por fim, , acima de tudo, uma manifestao do amor de Cristo, que sofre por ns e nos ama. Dado o radicalismo e a abrangncia do discipulado cristo, nos Evangelhos, ele s poderia ser descrito pelas diversas testemunhas como multifacetado. O Evangelho de Marcos nos traz uma apresentao negativa, para nos alertar para o fato de que se o discipulado no levar em considerao a paixo de Cristo, ele sera totalmente mal compreendido.36 Em Mateus, o fazer discpulos sugere um relacionamento pessoal com Cristo, o que vai muito alm de simplesmente ser ensinado137 J Lucas ressalta o dia a dia do discipulado, uma vida de ateno aos pobres, enfermos e aflitos. Mas o discipulado tambm implica o mistrio de carregar nossa cruz. Seguir a Jesus significa igualmente estar com ele em todo o mundo, levando o Evangelho conforme foi registrado nos Atos dos Apstolos. A expanso dos horizontes atribuda presena e ao poder do Esprito Santo.38 No Evangelho de Joo, h muitos candidatos a discpulos, mas a intimidade do discpulo amado representa o arqutipo do verdadeiro discipulado. A proeminncia do tema do discipulado nos quatro Evangelhos e em Atos que repetem a palavra discpulo mais de 250 vezes parece estar ausente no restante do Novo Testamento. Na realidade, contudo, o discipulado apenas comeou! Pois a mensagem a de que, sem o batismo que a expresso da morte do crente na morte de Cristo e seu ressurgimento com o Cristo ressuscitado , a vida de Cristo no pode ser compartilhada sem que seu Esprito habite naquele que cr. Quando morreu na cruz, Jesus entregou Seu Esprito a Deus; agora seus seguidores recebem seu Esprito em Pentecostes, a morte batismal deles. As epstolas que se seguem ensinam a Igreja primitiva a expressar, de diversas maneiras, o mesmo processo pelo qual nos tornamos discpulos, o de morrermos e ressuscitarmos em Cristo. Um Chamado Diferente para Cristo Quando escreve aos corntios, Paulo lhes pede que sejam meus imitadores como eu sou de Cristo. Os filipenses tambm so chamados a serem imitadores de Cristo. Tornar-se santo por meio de Cristo a mensagem dada aos romanos, caminhar com Deus o tema da carta aos tessalonicenses, e os colossenses so assegurados de que Cristo em vs a esperana da glria. Como j vimos, Kierkegaard ficou impressionado com a natureza fortemente tica do discipulado descrito na epstola de Tiago. J Pedro encoraja os crentes a aceitarem o exlio e a jornada de f que sua conseqncia. A perseverana o tema da carta aos Hebreus, enquanto que o Apocalipse une o tema do Caminho do Senhor, presente em todo o Antigo Testamento (ou Halakah), com o caminhar no caminho do Cordeiro.40 Todos esses livros, em seu conjunto, expressam uma nova humanidade que, em vez de se encenar e se fundamentar em si mesma, vive em Cristo. O chamamento para viver a vida do Cristo ressurreto sempre assumiu formas diversas. Mas, na histria da Igreja, surgiu uma interpretao curiosa, segundo a qual o chamado deveria ser principalmente uma convocao para a vida monstica. A vida de Antnio (c. 251 -356 d.C.) serviu de prottipo dessa viso: ainda jovem, ele respondeu ao chamado feito ao jovem rico, a saber: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, d aos pobres, e ters um tesouro no cu; depois vem, e segue-me . Passou-se a presumir que a vida dos religiosos, ou daqueles que fizeram votos religiosos, era a forma mais perfeita de Cristianismo. H, porm, muitas incertezas quanto ao futuro da vida religiosa, inclusive se seus pressupostos textuais so bblicos, se suas tradies

conseguiro fazer face s futuras transformaes na sociedade, e se poder ser considerado vlido esse dualismo entre expresses mais ou menos perfeitas de Cristianismo. Por outro lado, a Igreja teria ficado muito empobrecida se no fosse a profundidade e a estabilidade da devoo trazida ao mundo pela vida monstica crist.

ESTGIOS NO CRESCIMENTO PESSOAL DO CRISTO


Entretanto, no por ser diferente que um cristo cristo, e sim por estar mais plenamente vivo, ser mais verdadeiramente humano, por causa do amor de Cristo e a presena do Seu Esprito. Pois, da mesma forma como o poder do amor divino se move diferentemente do poder da mente, s quando vivemos na presena de Cristo que podemos crescer e nos tomarmos pessoas verdadeiramente. A perfeio crist no corresponde ao ideal grego de algo que no tem falhas; antes, uma expresso de crescimento e maturidade. A santidade nada mais que o crescimento na graa batismal, e a sequela Christi, ou seguir a Cristo, para todos. Porque Ele Amou Primeiro a partir do testemunho divino experimentado na converso que passamos a conhecer pessoalmente a realidade de que Ele me amou e se deu por mim! Depois, em orao e outras manifestaes de devoo, cultivamos a presena de Cristo. J vimos como vital receber um reconhecimento especial e nico, para que possamos evitar o narcisismo; esse reconhecimento que nos dado por Cristo, como foi dado quela mulher que o tocou no meio da multido, ou a Zaqueu que se escondia na rvore, que traz de fato transformao! O crescimento continuar, acompanhando nossa maior autocompreenso. A humildade o ambiente propcio para a inteligncia emocional; ao conhecermos a ns mesmos, poderemos ler tambm o corao dos outros. Estaremos mais preparados para viver dentro de nossos prprios limites e para nos aceitarmos a ns mesmos. Diremos como o apstolo: pela graa de Deus sou o que sou . Uma vez mais, o amigo mentor que pode me ajudar a desmascarar certos traos de auto-iluso e a sondar meu interior mais profundamente do que eu talvez estivesse disposto a fazer voluntariamente. Escutar Bem Como todo bom mentor sabe, escutar algo muito importante. Se a linguagem uma manifestao to central de nossa humanidade, ento escutar constitui um corolrio seu. E, no entanto, difcil encontrar algum que saiba escutar, pois esse um papel que exige humildade e entrega, algo muito difcil para a maioria das pessoas. A capacidade de escutar requer dons relacionais, pois preciso saber distinguir entre diferentes nveis de comunicao: queixas centradas em fatos, evidncias de projeo, transferncia, obsesses, autopiedade e muito mais. Escutar implica dar ao outro um contexto em que possa ser compreendido. Significa entrar no mundo do outro, o que pode exigir muita pacincia, empatia, congruncia e at mesmo coragem, alm de autenticidade e sabedoria. O propsito de se escutar mais do que o de simplesmente promover a cura; implica tambm desfrutar de um certo grau de auto-transcendncia. O exerccio da bondade, quando damos espao para que o outro possa ser e procuramos libertar seu corao, sinal de que estamos avanando no caminho da caridade, onde o amor irradiado altruisticamente. A conformidade com Cristo significa, portanto, a transformao redentora de indivduos em pessoas; implica disposio deI mudar. O processo comea como uma resposta genuna verdade da palavra de Deus, em contrio e docilidade. H um aprofundamento do auto-conhecimento - no a esterilidade de um auto-exame clnico - como fruto de um confronto com um Deus amoroso. Como resposta verdade que est em Cristo Jesus, a verdadeira conscincia comea a nos transformar, mas no nos anti-modelos que j examinamos. Surge uma simplicidade real, marcada por um sentido de unidade interior, de devoo exclusiva a Deus, onde apenas Ele tem primazia nos nossos pensamentos e aspiraes. A humildade toma conta de nossa vida, uma humildade que se delicia na excelncia de Deus, j descrita por Jonathan Edwards. Nossa resposta se aprofunda no amor, tanto em relao a Deus quanto em relao ao prximo, o que significa que todos so o prximo que algum deve amar. Kierkegaard salienta que este o amor que renuncia a si mesmo e que a essncia da forma crist. um amor que no faz distino entre pessoas: todos so amados de Deus. Esta a ltima orao que Cristo faz por ns: que eles sejam um, assim como ns somos um... que o amor que tens por mim possa estar neles e que eu possa estar neles.

ESCREVER CARTAS E A ARTE DE NUTRIR PESSOAS CRISTS


Apenas a conformidade com Cristo torna realmente possvel uma vida altrusta, uma vida exttica. Uma de suas manifestaes mais significativas a prtica de escrever cartas crists, uma das mais antigas tradies de mentoria na histria do Cristianismo. Nossas Cartas, Ns Mesmos John Donne (1572-1631) a descreve como uma forma de xtase, pois a pessoa est saindo de si mesmo e entrando no mundo do outro. Ao mesmo tempo, ele tambm sugere que nossas cartas so ns mesmos. Estamos dando de ns mesmos quando nos entregamos ao outro em nossas cartas. Os apstolos, e especialmente Paulo, se

preocupavam com o dia-a-dia dos fiis cristos, conforme se depreende da leitura de uma boa parte do Novo Testamento. Este um modelo duradouro para todos ns: atendei por vs e por todo o rebanho de Deus. Contrastando com o ceticismo de Derrida em relao amizade duradoura, Adam de Perseigne (morto em 1221) escreve para William, bispo de Ely: Em meio catstrofe (moral)... possuir um amigo o mesmo que t-lo perdido (i.e., se ele tambm perder seu carter cristo, pois ento no poder mais ser respeitado). Ele o encoraja a assumir uma posio moral diante do caos que est sua volta: estamos orando sem cessar por vs. Adam de fato prezava muito a amizade espiritual, como vemos em uma carta sua a um colega abade: O amor toda a razo de nossa relao, mas o amor em que a virtude o fundamento, a verdade seu estudo, a pureza seu desejo, a piedade seu trabalho, a instruo na disciplina seu caminho de vida, e ele acrescenta que enquanto o amor soa mais como uma faculdade natural, a palavra caridade expressa mais a influncia da graa. Agostinho deixa claro essa nfase quando escreve para Janurio:
Use o conhecimento como uma espcie de andaime para construir o edifcio do amor, que permanece para sempre, mesmo quando esse andaime do conhecimento tiver sido desmontado. O conhecimento enquanto um caminho para o amor, muito til e, por si mesmo, no smente como um meio para tal fim; neste caso, revela-se no apenas desnecessrio como at prejudicial. Sei, contudo, que sua meditao santa o mantm seguro sob a sombra das asas do Senhor Deus.53

E, no entanto, o amor cristo um amor difcil, como disse Fnelon ao rei Lus XIV:
Vossa Majestade s pode ser um verdadeiro seguidor de Cristo se aceitar o caminho da humilhao. Se assim no for, porque vs no amais a Deus e vosso temor dEle vil. Vs temeis o inferno e no a Deus. Vossa religio no passa de mera superstio e vs triviahdades... Vs s amais vossa prpria glria e s buscais vossa prpria convenincia. Vs s pensais em vs mesmo, como se vs fsseis Deus e tudo tivesse sido criado para ser sacrificado ao vosso prazer. Mas Deus s vos criou para o bem de vosso prprio povo. Infelizmente, vs no enxergais essas verdades. Como que vs podereis v-las se no conheceis a Deus, no O amais, no orais a Ele do fundo do vosso corao e no vos esforais por conhec-Lo melhor?

Fnelon encerra, dizendo: O homem que escreve estas verdades, Senhor, est longe de desejar-lhe infortnios; pelo contrrio, daria sua vida para v-lo no estado em que Deus gostaria de v-lo. Ele nunca cessar de orar em seu favor.34 Um pouco mais enigmtico, o poeta Gerard M. Hopkins certa vez escreveu para um clrigo mundano: Enquanto voc no preferir Deus ao mundo e a voc mesmo, no ter tomado o primeiro passo.55 Contudo, mesmo que tenhamos aprendido com alguns dos pungentes ensinamentos de Fnelon contra o mundanismo, descritos no captulo primeiro, ainda precisaremos mudar nossa atitude mental. Como tem sido difcil para a Igreja no se deixar influenciar pelo Estoicismo! Jernimo (347-420 dc.), ao escrever para Eustochium (c.384), confessa:
Quando deixei meu lar, meus pais, minha irm e conhecidos, por amor a Deus, tambm deixei para trs o estilo de vida confortvel a que me havia acostumado, para tornar-me um soldado de Cristo. Mas eu simplesmente no conseguia ficar sem a biblioteca que havia reunido em Roma com tanto esforo... costumava jejuar e ler Ccero... depois de muitas lgrimas por pecados passados, pegava um bom volume de Plotino. No entanto, quando me voltava para o estilo devocional e comeava a ler um dos profetas, no agentava o estilo terrvel!

(Agostinho fez uma confisso semelhante em sua juventude). Jernimo ento ficou seriamente enfermo e sonhou que havia morrido e que estava enfrentando o Juzo Final. Os anjos lhe perguntaram:
O que voc ? Obviamente, respondi que era um cristo! Aquele que estava sentado no trono do juzo porm retrucou: Que besteira! Voc no cristo, voc um ciceroniano! Onde est o teu tesouro ali tambm est o teu corao. O que podia eu dizer?

Mas Dietrich Bonhoeffer (morto em 1945), diante de sua prpria morte iminente num campo de concentrao, foi capaz de enxergar com mais clareza. Escrevendo a um jovem amigo pouco antes de sua morte, ele disse:
Durante esses anos, a Igreja vem lutando pela sua auto-preservao, como se isso fosse um fim em si mesmo e, conseqentemente, perdeu a oportunidade de pronunciar uma palavra de reconciliao para a humanidade e para o mundo como um todo. Por isso, nossa linguagem tradicional se tornar inevitavelmente impotente e condenada ao silncio; o Cristianismo ficar confinado s oraes e prtica de boas obras em relao a nossos irmos e irms. O pensamento cristo, sua palavra e sua organizao, precisam renascer a partir dessa orao e dessas obras... Ser uma nova linguagem.., a linguagem de uma nova justia e verdade, que proclama a paz de Deus com os homens e a chegada de seu reino.

Blaise Pascal (1623-1662), escrevendo para urna senhora, fala mais sobre o tema:
Uma nova linguagem geralmente traz consigo um novo corao. Em seu Evangelho, Jesus nos deu um sinal que nos permite reconhecer aqueles que tm f. Eles iro usar uma linguagem nova, O que acontece que a renovao dos pensamentos e dos desejos traz uma renovao da linguagem. A renovao uma necessidade constante... O velho homem dentro de ns morre, diz

Paulo, renovado a cada dia, e s na eternidade ser perfeitamente novo... No h dvida de que as graas que Deus nos d nesta vida so um sinal da glria que Ele est preparando para ns na prxima.

A humildade, como vimos, constitui uma expresso vital da devoo crist. Bernard de Clairvaux escreveu um vigoroso tratado sobre Os Passos da Humildade e do Orgulho. Tambm escreveu cartas sobre o tema. Para um colega estudioso, escreveu:
Se voc almeja a virtude da humildade, ento no deve evitar humilhaes. Se voc no aceita ser humilhado, jamais alcanar a humildade... Somente o homem verdadeiramente humilde capaz de se conter, respeitando sua prpria alma, porque prefere ocultar aquilo que , para que ningum creia que ele aquilo que no . muito perigoso para um homem ouvir outros se referirem a ele em termos generosos que ele sabe no merecer.

Escrevendo para o Patriarca de Jerusalm, ele disse:


Somente o homem humilde pode subir a montanha com segurana, pois s ele no ter o que lhe faa tropear. O homem orgulhoso pode subir a montanha, mas no poder permanecer por muito tempo... para permanecer firme, preciso manter-se humilde. Para que nossos ps nunca tropecem, precisamos nos apoiar, no no p nico do orgulho, e sim nos dois ps da humildade. A humildade tem dois ps: o reconhecimento do poder divino e a conscincia da fraqueza pessoal.

Poucos superaram o realismo com que Martinho Lutero retratou a vida crist, pois para ele Deus era real e a f era a vida vivida sob o comando de Deus. A enfermidade, o luto, o desnimo faziam parte de seu dia-a-dia, bem como uma persistente depresso que o vitimava pessoalmente. Ao escrever para a esposa de um mestre-escola que ele convidara para ficar em sua casa, aconselhou:
Voc no deve se sentir to temerosa e desanimada. Lembre-se de que Cristo est ao seu lado e sofre suas dores, pois Ele no a abandonou, como seu sangue e carne poderiam lhe fazer acreditar. Apenas invoque-O com perseverana e sinceridade, e ter a certeza de que Ele a escuta, pois voc sabe que da natureza dEle ajudar, fortalecer e confortar todos os que o buscam. Lembre-se de que Ele sofreu por voc muito mais do que voc jamais poder sofrer por Ele ou por sua prpria causa.

Dentre os que escreveram em nossos dias, C.S.Lewis (1898-1963) tem cartas que esto repletas de bom senso e de humor. Ele assim escreveu para uma senhora:
Prefiro lutar contra aquela sensao de que eu sou especial, no com o pensamento de que no sou mais especial do que os outros, e sim com o sentimento de que todos so to especiais quanto eu. Admito que, num certo sentido, no faz realmente diferena, pois em ambos os casos se elimina o elemento especial. Mas o segundo pensamento nos conduz verdade de que no existe multido alguma. Ningum como qualquer outro. Todos so membros (rgos) no Corpo de Cristo. Todos so diferentes e todos so necessrios para o conjunto e para os outros: cada um amado individualmente por Deus, como se fosse a nica criatura existente. Seno, voc pode ficar com a impresso de que Deus como o governo, que s sabe lidar com as pessoas como se elas fizessem parte de uma massa.62

Para uma outra senhora ele responde: No se preocupe por no se sentir corajosa. Nosso Senhor
tambm no Se sentia co rajoso; basta ler o que aconteceu no Getsmani. Como sou grato pelo fato de que, quando Deus Se tornou homem, Ele no s-colheu vir como um homem com nervos de ao: para fracotes como eu e voc, um Deus assim teria ajudado muito menos.

As emoes da vida interior, que h muito so objeto de muito aconselhamento, foram examinadas com ternura por Francisco de Saies, com humildade por Jean Pierre de Caussade (1675-1752), e com honestidade por Gerhard Teersteegen (1697-1769). Mas Abbe de Tourville (1842-1903) no s confia na presena e na transcendncia de Deus, como cr que a auto-doao a essncia da vida espiritual. O melhor a fazer no imaginar que Deus elimina todas as nossas dificuldades, e sim que Ele nos sustenta enquanto as sofremos... No fique aflito com a falta de fervor e de consolos. Estes viro no tempo certo, da maneira certa. Podemos deixar o bom Abbe resumir as questes levantadas neste captulo:
Nosso Senhor quer que voc se torne maduro, e a maturidade requer esses perodos de obscuridade, de desiluso, de tdio. A maturidade vem quando enfim nos conscientizamos de que devemos amar nosso Senhor de maneira simples e livre, apesar de nosso profundo desmerecimento e da desvalia de quase tudo que est nossa volta. como se experimentssemos uma nova e duradoura Encarnao do Senhor em nossas almas. Ele comea a viver uma nova vida dentro de ns, em meio s misrias deste mundo. por isso que os grandes santos sempre revelaram uma combinao perfeita de proximidade com o Senhor, por um lado, e, por outro lado, um profundo senso de sua prpria indignidade e fraqueza.

Potrebbero piacerti anche