Sei sulla pagina 1di 7

ANATOMIA DOS MEMBROS SUPERIORES OS

OSSOS

Consideraes gerais: caracterizado por sua mobilidade e capacidade de segurar, golpear e executar atividades motoras finas (manipulao) especialmente com as mos. A preciso da mo s possvel graas a interao de vrias articulaes que se movimentam para deixa-la em uma posio funcionalmente favorvel. So essas articulaes: - escapulo torcica - do ombro - do cotovelo - radiulnar - do punho (radiocarpal) Os membros superiores se dividem em quarto pores principais: 1) Ombro: inclui as regies escapular, deltidea e peitoral dos membros superiores. Recobre metade do cngulo do membro superior. a. Cngulo do membro superior: anel sseo incompleto posteriormente formado pelas escpulas e clavculas e completado, anteriormente, pelo manbrio do esterno (parte do esqueleto axial). 2) Brao: Primeiro segmento livre do membro superior, sendo inclusive o mais longo deles. Situa-se entre o ombro e o cotovelo, unindo os dois, e localizado envolta do mero nas regies braquiais anterior e posterior. 3) Antebrao: Segundo membro mais longo, est localizado entre o cotovelo e o punho, unindo os dois. Inclui as regies antebraquiais anterior e posterior. 4) Mo: est envolta do punho, palma, dorso da mo e dedos.

Comparao entre os Membros Superiores e Inferiores: ambos esto conectados ao esqueleto radial atravs de seus respectivos cngulos, sendo o do inferior formado pelos dois ossos do quadril juntos ao sacro e o do superior formado pelas escapulas e clavculas unidas ao manbrio do esterno. Devido aos tipos de articulaes presentes nos ossos do cngulo superior, possvel atuar, com eficincia, anteriormente ao corpo, a uma distncia que permite coordenao oculomanual precisa. Diferentemente dos dois ossos paralelos da perna, que esto fixos na pronao, o rdio e a ulna conseguem alternar-se entre esse e a ocluso. O punho possui um osso mais do que o tornozelo. Apesar de tudo isso, de uma forma geral, os ossos do membro superior possuem uma maior mobilidade quando comparados aos ossos dos membros inferiores.

Ossos do Membro Superior: o cngulo superior juntamente com os ossos da parte livre formam o esqueleto apendicular superior. Esse, articula-se com o esqueleto axial apenas por meio da articulao esternoclavicular. As clavculas e as escpulas so sustentadas, estabilizadas e movimentadas pelos msculos toracoapendiculares que esto fixos s costelas, ao esterno e s vertebras (todos relativamente fixos no esqueleto axial).

CLVICULA
a responsvel pela unio do membro superior ao tronco, sua extremidade esternal alargada e triangular no ponto em que se articula com o manbrio atravs da articulao EC (esternoclavicular). Sua metade lateral cncava lateralmente, e a extremidade acromial plana no local da articulao AC(acromioclavicular). Sua aparncia geral serial de um S maisculo alongado. 1) um suporte rgido e mvel, que mantem a escapula e o membro livre afastados do tronco de modo maximizar a sua liberdade de movimento. 2) A imobilizao do suporte, principalmente aps ser levantado, permite que as costelas se elevem aps a inspirao profunda. 3) A articulao escapulotorcica responsvel pelo aumento da amplitude dos movimentos desse suporte. Vale a pena ressaltar, que essa uma articulao fisiolgica, e no anatmica. H nela movimento entre estruturas musculoesquelticas (escpulas e msculos associados e a parede torcica) e entre elementos sseos em articulao direta. Nela ocorrem os movimentos escapulares de: elevao-depresso, protao-retrao e rotao. 4) Ao formar o canal cervicoaxilar (entre o pescoo e o brao), ela protege o feixe neurovascular que supre o membro superior. 5) Transmite choques, impactos traumticos, dos membros superiores para o esqueleto axial. Por no possuir cavidade medular, categorizada como um osso esponjoso (trabecular) com um revestimento de osso compacto. Face superior: logo abaixo da pele e do musculo platisma na tela subcutnea. Lisa. Face inferior: spera, pois se une a primeira costela por ligamentos fortes, prxima da extremidade acromial. Nela, o tubrculo conide local de fixao do ligamento conide, a parte do ligamento coracoclavicular (CC), que mantem o restante do membro superior suspenso passivamente. A parte lateral de CC se liga na linha trapezidea, pelo ligamento trapezoide, prxima extremidade acromial. Est presente, ainda, o sulco do musculo subclvio, em seu tero medial, onde o referido musculo se fixa. Mais medialmente, est a impresso do ligamento costoclavicular, que uma rea oval, rugosa onde est o ligamento que conectar a clavcula primeira costela e limitar seu movimento.

ESCPULA
Est na face posteriorlateral do trax, superposta s 2-7 costelas. Sua face posterior convexa e dividida ao meio pela espinha da escpula, que ser projetada para o interior de duas fossas a infraescapular e, a menor, a chamada subescapular onde se fixaro msculos carnosos. O corpo da escpula fino e translcido nas regies ligeiramente acima e abaixo da espinha escapular. A continuao da espinha da escapula continua lateralmente, formando o acrmio que articula-se com a extremidade acromial da clavcula. Logo abaixo do ligamento AC, encontra-se

a articulao do ombro glenoumoral que permite o equilbrio das massas (escapula e membros livre). O tubrculo conide, da espinha escapular, a proeminncia onde o ponto medial do deltoide se fixar. A cavidade glenoidal, localizada na face sperolateral, articula-se com a cabea do mero na chamada articulao do ombro. oval, cncava e rasa. O processo coracide assemelha-se um bico de corvo. E est acima da cavidade glenoidal, projetando-se para a regio anterolateral. Em sua dobra, est fixado o ligamento coracoclavicular, que faz a sustentao passiva. - Margem medial = margem vertebral - Margem lateral = margem axilar possui uma barra ssea espessa que impede a deformao ssea. Colo da escpula est entre a cabea da escpula, situada no ngulo lateral, e o corpo escapular. Na margem superior est localizada a incisura da escpula, na base onde aquela se une ao processo coracoide. De uma forma geral, a escpula possui uma movimentao considervel sobre o tronco, graas a articulao escapulotorcica.

MERO
o maior osso dos membros superiores, chamado tambm de osso do brao. articulaes so: 1) do ombro, com a escpula. 2) do cotovelo, com a ulna e o rdio. A cabea do mero, que se articula com a cavidade glenoidal esfrica. Nela, encontramos o colo cirrgico, separa os tubrculos entre si, e o colo anatmico, que a regio de mais comum fratura. O sulco intertubercular, ou biciptal, separa os tubrculos e protege a passagem do tendo delgado da cabeo longa do msculo bceps braquial. No corpo do mero, possumos dois principais pontos de referncias: 1) Lateralmente, est a tuberosidade do musculo deltoide. 2) Posteriormente, encontramos o sulco do nervo radial oblquo (sulco espiral), aqui passa tambm a artria braquial por entre as cabeas medial e lateral do msculo trceps braquial. A extremidade inferior do mero alarga-se nos chamados cndilos (cristas supraepicondilares), seus pontos extremos laterais so os epicndilos medial, o mais proeminente, e lateral em que se fixaro msculos. Nessa regio temos, anteriormente, um captulo (cabea pequena articulada com o rdio) e uma fossa radial, e medialmente, uma trclea (em formato de carretel) para articulao da incisura troclear da ulna e, acima dela, a fossa coranidea. Posteriormente, haver a fossa do olecrano. Suas

OSSOS DO ANTEBRAO:
Giram entre si, permitindo os movimentos de pronao e supinao.

ULNA
Responsvel por estabilizar o antebrao, mais longa do que o rdio e est localizada medialmente esse. Sua parte proximal especializada para articulao com o mero e com o rdio. Com o mero, ela possui duas projees proeminentes: o olecrano, em formato de chave inglesa, cuja face posterior forma a ponta do cotovelo, e o processo coranoide anteriormente. Essas projees, formam entre elas a incisura troclear. - Na tuberosidade da ulna, situada inferiormente do p.coracoide, para fixao do msculo braquial. Na face lateral, est a incisura radial, inferiormente a ela est a crista do msculo supinador. E ainda mais inferior essa est a fossa desse mesmo msculo. Seu corpo espesso e cilndrico na regio medial, reduz gradativamente em sentido distal. Na cabea da ulna, que se assemelha um disco, temos o chamado processo estiloide da ulna cnico. NO participa da articulao radiocarpal.

RDIO
Localizado lateralmente. A cabea do rdio, localizada na regio proximal, coberta por cartilagem articular pois essa interage com o captulo do mero e com a incisura radial da ulna. O colo do rdio uma constrio distal cabea, distal a parte medial dele est a tuberosidade do rdio. Seu corpo, ao contrrio da ulna, aumenta gradativamente, em sentido distal. Em sua superfcie medial que forma uma concavidade, temos a incisura ulnar. Sua face lateral torna-se cada vez mais uma crista at culminar na formao do processo estiloide do rdio, que estende-se mais distalmente quando comparado ao processo da ulna e, portanto, maior do que ele. Projetado dorsalmente, teremos a tuberosidade dorsal do rdio, situada entre os sulcos superficiais destinado passagem dos tendes dos msculos do antebrao. Entre o rdio e a ulna, nos dois ossos, haver a chamada margem interssea aguda, que unir os dois pela membrana interssea do antebrao, que fina e fibrosa. As foras transmitidas pelas mos passam primeiro para o rdio e depois para a ulna, devido ao posicionamento dessa membrana.

OSSOS DA MO:
O punho, ou carpo (cncavo anteriormente), formado por oito ossos carpais, posicionados em duas fileiras, distal e proximal, de quatro ossos cada. Responsveis por conferir flexibilidade ao punho. As fieiras de ossos carpais deslizam uma sobre a outra, aumentando, assim, a amplitude do movimento desses ossos.

ESCAFIDE: articula-se na regio proximal do rdio e possui um tubrculo. SEMILUNAR: localizado entre o escafoide e o piramidal, possui forma de lua. PIRAMIDAL: um ossos em forma de pirmide que se articula com o disco articula da articulao radiulnar distal. PISIFORME: um pequeno osso em forma de ervilha, situado na face palmar do osso piramidal. TRAPZIO: um osso com quatro faces. Localizado na regio lateral do carpo, esse osso articulase com o 1 e 2 metacarpais, escafoide e trapezoide. TRAPEZIDE: um osso cuneiforme, semelhante ao trapzio que se articula com o segundo metacarpal, o trapzio, o capitato e o escafoide. CAPITATO: possui formato de cabea e o MAIOR osso do carpo, articula-se principalmente com o 3 osso metacarpal, trapezoide, escafoide, semilunar e hamato. HAMATO: um osso cuneiforme na regio medial da mo. Articula-se com o 4 e 5 metacarpais, capitato e piramidal. Possui um processo semelhante um gancho, o hmulo do osso hamato, que se estende horizontalmente. Dos 5 ossos metacarpias, que se articulam com os ossos do carpo e com as falanges, o do polegar (1 metacarpal) o mais curto e largo deles. O terceiro metacarpal se distingue dos demais por possuir um processo estiloide na face lateral da sua base. Cada dedo, com exceo do polegar, possui trs falanges, sendo as do primeiro dedo mais fortes do que as dos seguintes.

OSSIFICAO OSSEA: os centros de ossificao so geralmente evidentes durante o primeiro ano de nascimento e se tornam TODOS visveis claramente a partir do 11 ano de vida do indivduo.

ESTUDO CLNICO DAS FRATURAS, LESES E VARIAES DOS OSSOS


Leses do Membro Superior: os efeitos incapacitantes de uma leso nos membros superiores so desproporcionais extenso da leso. Variaes da Clavcula: ela mais longa e curvada no brao de trabalhadores braais e os locais de fixao musculares so mais definidos. s vezes, a clavcula perfurada por um ramo do nervo supraclavicular. Fratura na Clavcula: As fraturas nesse osso so muito comuns, principalmente em crianas, so normalmente causadas pela transmisso de fora indireta durante uma queda, ou seja, atravs da mo estendida, para os ossos do antebrao, brao e para o ombro durante a queda. A fratura tambm pode se originar de uma queda diretamente sobre o ombro, isso ocorre, principalmente, em sua parte mais fraca a juno de seu teros mdios e lateral. Quando a fratura ocorre, o musculo esternocleidomastdio eleva o fragmento medial do osso, sua extremidade fica proeminente facilmente palpvel. O msculo trapzio se tornar incapaz de sustentar esse fragmentado elevado e, por consequncia disso, o ombro cair nessa situao o forte ligamento coracoclavicular evita a luxao da articulao AC.

As clavculas de recm-nascidos pode ocorrer durante o parto, se eles possurem ombros largos. Nas crianas, costuma-se ocorrer a fratura de galho verde, pois um lado do osso costuma se entortar em relao ao outro. Ossificao da Clavcula: o primeiro osso a sofrer a calcificao, atravs de uma sequncia de ossificao intramembrancea (5-6 semana de desenvolvimento embrionrio) e ossificao endocondral em que ela atravessa uma fase cartilagnea. Na sua extremidade esternal surge um processo de ossificao secundrio, que formar uma epfise semelhante uma escama j no perodo adulto. Fratura da Escpula: costuma ocorrer em traumatismos graves, juntamente com fraturas nas costelas. No requer tanto tratamento por estar situada entre msculos. Fraturas do mero: esto, em sua maioria, situadas na regio do colo cirrgico mais frequentes em pessoas idosas com osteoporose. Quando, durante a fratura, um fragmento do osso introduzido no osso esponjoso de outro fragmento, chama-se fratura impactada. A fratura por avulso do tubrculo maior do mero, ocorrer quando uma parte desse arrancada, costuma ser consequncia de quedas sobre o acrmio ou sobre a mo, quando o antebrao est em processo de abduo. Golpes diretos no brao costumam causar a fratura transversal no corpo do mero, essa seria chamada de fratura espiral caso ocorresse como resultado indireto de uma queda sobre a mo. Uma queda grave sobre o cotovelo estendido pode causar a fratura intercondilar do mero, nessa o olecrano ir separar o osso em partes diferentes. Colo cirrgico: NERVO AXILAR Sulco do nervo radial: NERVO RADIAL Extremidade distal: NERVO MEDIANO Epicndilo lateral: NERVO ULNAR

Fraturas do Rdio e da Ulna: so geralmente consequncias de uma leso grave. Golpes diretos, luxao da articulao mais prxima, lembrando que ambos esto conectados pela membrana interssea. Costuma ser causada pela dorsiflexo forada da mo, causada na tentativa de amenizar alguma queda. A chamada fratura de Colles ao tipo mais comum do antebrao, uma transversal completa. COMINUDO = Partido em pedaos No raro haver a avulso (arrancamento) do processo estiloide da ulna. Em crianas, as leses da lmina epifisial.

Fraturas do Osso escafoide: so as mais comuns dentre as ocorridas nos ossos carpais. Comum em quedas sobre a mo em abduo. Devido a pequena vascularizao desse osso, sua consolidao dura no mnimo 3 meses. possvel a ocorrncia de necrose avascular do

fragmento proximal do osso escafoide e consequente doena articular degenerativa do punho - uma soluo para esse caso o procedimento cirrgico chamado artrodese.

Fratura do Osso Hamato: devido aos msculos ligados ele, aps uma fratura pode no ocorrer a consolidao das partes sseas fragmentadas. O nervo ulnar e a artria ulnar, que passam perto do Hmulo do Hamato, podem acabar lesadas. Fraturas dos Ossos Metacarpais: costumam ser estveis e, devido alta vascularizao deles, tendem a ter uma rpida consolidao. Leses causadas pelo esmagamento de mo, podem quebra-los em vrios segmentos e ocasionando a instabilidade da mo. A fratura do 5 osso metacarpal, denominada fratura do boxeador, ocorre quando uma pessoa inbil desfere um soco de punho cerrado e abduzido. Fratura das Falanges: as leses por esmagamento de suas regies distais so comuns e, pela alta sensibilidade desenvolvida pelos dedos, tendem ser extremamente dolorosas. Podem ocorrer pela hiperextenso dos dedos, que culminara na formao de um dolorido hematoma localizado.

Potrebbero piacerti anche