Sei sulla pagina 1di 2

COLGIO ME DE DEUS Componente Curricular: Literatura Brasileira Professora: Gabriela Barboza Srie: Turma: Data: ___/___/___ N: ______

Aluna(o): __________________________________________

VERIFICAO DE LEITURA DE LUCOLA, DE JOS DE ALENCAR


a)

Marque V ou F sobre a obra Lucola, de Jos de Alencar

1. ( ) Paulo o narrador em 1 pessoa. 2. ( ) A senhora G.M. funciona como editora, pois rene as cartas de Paulo e as publica como livro. 3. ( ) Paulo Silva rico e habituado Corte. 4. ( ) Paulo, ao ser apresentado Lcia, lembra-se de que a viu logo na sua chegada ao Rio. 5. ( ) S e Cunha so ex-amantes de Lcia, mas Couto o atual. 6. ( ) Paulo acaba traindo Lcia com Nina, logo aps o baile. 7. ( ) Jesuna acolhe Maria da Glria quando esta expulsa pelo pai. 8. ( ) A ceia em casa de S deixa Paulo indignado ao ver o show de Lcia. 9. ( ) Lcia, em nenhum momento da obra, diz amar Paulo. 10. ( ) Paulo consegue manter a cortes mediante a compra de joias caras. 11. ( ) Lcia, a fim de provocar Paulo, entrega-se a S na ceia. 12. ( ) Maria da Glria o nome verdadeiro de Lcia. 13. ( ) Lucola o ttulo dado por Paulo obra. 14. ( ) Couto, em troca de favores sexuais, oferece moedas para Maria da Glria, que tinha 14 anos apenas e que queria, a todo custo, salvar a vida dos seus familiares. 15. ( ) Ana, a irm de Maria da Glria, casa-se com Paulo. 16. ( ) Paulo corta uma mecha dos cabelos de Lcia, oferecendo-os senhora G.M., para que ela possa sentir neles o que as palavras acaso no exprimirem. 17. ( ) Lcia, depois que amante de Paulo, acaba transformando-se, no se entregando mais para ningum. 18. ( ) O livro preferido de Lcia A dama das camlias. 19. ( ) Lcia ajuda Laura a pagar o aluguel, demonstrando o seu lado bom. 20. ( ) Paulo, depois de tornar-se amante de Lcia, no desconfia dela em nenhum momento.

b)

Com base na leitura do livro Lucola, faa um estudo dos aspectos estruturais que possam ser significativos: tipo de personagem, foco narrativo, tempo e espeo, etc.

c)

Levando-se em conta a concepo idealizada de amor dos romnticos, o que pode explicar o interesse de autores desse movimento pelo tema da prostituio?

d)

Toda obra constituda a partir de dualismos - trao comum a linguagem romntica - que envolvem a protagonista. Explique o dualismo existente em Lucola quanto: a) ao conceito dela sobre a virgindade. b) aos seus comportamentos, antes e depois de prostituir-se. c) aos seus dois nomes, o falso e o verdadeiro. d) ao significado que tinham para ela o passado, a infncia e o presente. e) ao significado que tinham para ela e a casa no campo, integrada com a natureza, e a vida na cidade. f) ao seu comportamento de evitar sexualmente Paulo, j no final da obra. g) ao significado de um filho para ela. h) ao amor e ao dinheiro.

e) f)

Em que aspectos Lucola constitui uma crtica sociedade brasileira do sculo XIX? Por que a obra Lucola pode ser considerada o ponto alto do romance psicolgico na prosa romntica nacional?

g)

comum, nas obras romnticas, tanto o final feliz, quando o amor vence todas as barreiras, quanto o final trgico, quando o amor, impossibilitado de realizar-se na vida, dever realizer-se no cu, aps a morte. Discuta por que a morte a sada romntica para a resoluo do conflito em Lucola.

h)

Reunindo as informaes colhidas no decorrer desta atividade, justifique, com todos os dados possveis, porque Lucola uma obra tipicamente romntica.

Leia o texto para responder questo. Uma mulher como eu no se pertence; uma coisa publica, um carro de praa, que no pode recusar quem chegar. Pelas palavras da protagonista, percebe-se um forte desabafo.Esse sentimento consequncia (A) do forte apego que Lucola tinha sua famlia (B) De submisso, que caracterstica da prpria personagem (C) de resignao, resignao, recusando-se a abandonar sua vida para viver com Paulo. (D) na impossibilidade de se manter como centro do poder e do domnio (E) de velhos.preconceitos, j que a sociedade primava pelos bons costumes. i) Assinale a alternativa em que TODAS as caractersticas da obra Lucola podem ser consideradas verdadeiras. A) Podemos falar da existncia de dois narradores:Paulo, o amante de Lcia , e S um dos freqentadores da casa da cortes.A anteposio de ambas fornece-nos o duplo retrato de mulher:o anjo para o amado e o demnio para S B) Sob o plano da narrativa, a histria do livro foi vivenciada pelo narrador, que a envia a uma Senhora.Essa senhora, de posse dos manuscritos , d nome obra e, posteriormente, envia-os ao narrador C) A morte da personagem principal, no final da obra, atitude incomum nos romances romnticos, nos quais a ventura do amor concede aos amantes as promessas de uma realidade duradoura. D) H, na obra, a construo de um retrato feminino previsvel.Ao coloc-lo no ambiente srdido e corrompido do bordel, d-lhe o privilgio de se manter casta e pura.

Potrebbero piacerti anche