Sei sulla pagina 1di 3

Pronomes Relativos So pronomes relativos aqueles que representam nomes j mencionados anteriormente e com os quais se relacionam.

Introduzem as oraes subordinadas adjetivas. Por exemplo: O racismo um sistema que afirma a superioridade de um grupo racial sobre outros. (afirma a superioridade de um grupo racial sobre outros = orao subordinada adjetiva). O pronome relativo "que" refere-se palavra "sistema" e introduz uma orao subordinada. Diz-se que a palavra "sistema" antecedente do pronome relativo que. O antecedente do pronome relativo pode ser o pronome demonstrativo o, a, os, as. Por exemplo: No sei o que voc est querendo dizer. s vezes, o antecedente do pronome relativo no vem expresso. Por exemplo: Quem casa, quer casa. Note que: a) O pronome que o relativo de mais largo emprego, sendo por isso chamado relativo universal. Pode ser substitudo por o qual, a qual, os quais, as quais, quando seu antecedente for um substantivo. Por exemplo: O trabalho que eu fiz refere-se corrupo. (= o qual) A cantora que acabou de se apresentar pssima. (= a qual) Os trabalhos que eu fiz referem-se corrupo. (= os quais) As cantoras que se apresentaram eram pssimas. (= as quais) b) O qual, os quais, a qual e as quais so exclusivamente pronomes relativos: por isso, so utilizados didaticamente para verificar se palavras como "que", "quem", "onde" (que podem ter vrias classificaes) so pronomes relativos. Todos eles so usados com referncia pessoa ou coisa por motivo de clareza ou depois de determinadas preposies: Por exemplo: Regressando de So Paulo, visitei o stio de minha tia, o qual me deixou encantado. (O uso de que neste caso geraria ambiguidade.) Essas so as concluses sobre as quais pairam muitas dvidas? (No se poderia usar que depois de sobre.) c) O relativo "que" s vezes equivale a o que, coisa que, e se refere a uma orao. Por exemplo: No chegou a ser padre, mas deixou de ser poeta, que era a sua vocao natural. d) O pronome "cujo" no concorda com o seu antecedente, mas com o consequente. Equivale a do qual, da qual, dos quais, das quais. Por exemplo:

Este o

caderno (antecedente)

cujas

folhas (consequente)

esto rasgadas.

e) "Quanto" pronome relativo quando tem por antecedente um pronome indefinido: tanto (ou variaes) etudo: Por exemplo: Emprestei Ele fez tantos (antecedente) tudo (antecedente) quantos quanto foram necessrios. havia falado.

f) O pronome "quem" refere-se a pessoas e vem sempre precedido de preposio. Por exemplo: um professor a (preposio) quem muito devemos.

g) "Onde", como pronome relativo, sempre possui antecedente e s pode ser utilizado na indicao de lugar. Por exemplo: A casa onde morava foi assaltada. h) Na indicao de tempo, deve-se empregar quando ou em que. Por exemplo: Sinto saudades da poca em que (quando) morvamos no exterior. i) Podem ser utilizadas como pronomes relativos as palavras: - como (= pelo qual) Por exemplo: No me parece correto o modo como voc agiu semana passada. - quando (= em que) Por exemplo: Bons eram os tempos quando podamos jogar videogame. j) Os pronomes relativos permitem reunir duas oraes numa s frase. Por exemplo: O futebol um esporte. O povo gosta muito deste esporte. O futebol um esporte de que o povo gosta muito. k) Numa srie de oraes adjetivas coordenadas, pode ocorrer a elipse do relativo que. Por exemplo:

A sala estava cheia de gente que conversava, (que) ria, (que) fumava.

Potrebbero piacerti anche