Sei sulla pagina 1di 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

Professor Jos Ednaldo do Nascimento

HISTRIA
1. INTRODUO.
A histria comea quando os homens encontram os elementos de sua existncia nas realizaes de seus antepassados. Do ponto de vista europeu, divide-se em cinco grandes perodos: Pr-histria, Antiguidade, Idade Mdia, Idade Moderna e Idade Contempornea. Pr-histria Perodo que vai do surgimento do homem na Terra, h cerca de 3,5 milhes de anos, at o aparecimento da escrita, por volta de 4.000 a.C. Tem como marcos a evoluo no emprego da pedra como arma e ferramenta, a criao da linguagem oral, o surgimento da arte, a utilizao e domnio da produo do fogo, a domesticao e criao dos animais, a prtica da agricultura e a criao da metalurgia. Antiguidade Comea com a utilizao da escrita e termina com a queda do Imprio Romano do Ocidente, em 476. Principais marcos: o desenvolvimento da agricultura e da pecuria, a adoo do escravismo, a construo de cidades-Estado e de sistemas polticos monrquicos, o surgimento da democracia na plis grega e das religies monotestas, o crescimento das artes e o aparecimento das cincias. Idade Mdia Abrange o perodo que vai do sculo V da era crist at a queda de Constantinopla, capital do Imprio Romano do Oriente, em 1453. Principais marcos: a expanso dos reinos brbaros na Europa, a transformao do escravismo em feudalismo, o surgimento dos imprios feudais, a expanso do cristianismo e do islamismo, o renascimento do comrcio e das cidades medievais e o apogeu da civilizao maia, na Amrica. Idade Moderna Perodo entre a queda do Imprio Romano do Oriente e a Revoluo Francesa, em 1789. Principais marcos: o fortalecimento dos Estados nacionais monrquicos, a expanso martima e colonial, o fortalecimento e expanso do capitalismo que se torna a forma de produo predominante , o renascimento cultural e cientfico, a fermentao revolucionria do iluminismo e a independncia norte-americana. Idade Contempornea Cobre o perodo do final do sculo XVIII, a partir da Revoluo Francesa, at a atualidade. Principais marcos: o perodo napolenico (1799 a 1815), a restaurao monrquica e as revolues liberais (1800 a 1848), a revoluo industrial e expanso do capitalismo (de 1790 em diante), a disseminao das nacionalidades e das doutrinas sociais (a partir de 1789), o surgimento do imperialismo, a 1a Guerra Mundial (1914-1918), as revolues socialistas, a expanso da democracia, o surgimento do fascismo e do nazismo (1917-1938), a 2a Guerra Mundial (1939-1945), a Guerra Fria (1948-1990) e a desagregao da Unio Sovitica (1991).

2. CONTAGEM DO TEMPO HISTRICO


A contagem das pocas ou eras da Histria varia segundo o parmetro de cada civilizao. Desde a Antiguidade, os povos adotam diferentes sistemas para a contagem do tempo anual (calendrio) e, posteriormente, para o incio de sua prpria histria (era). Hoje o calendrio cristo predominante, mas ainda subsistem os calendrios hebreu, chins e muulmano. 2.1. Primeiro calendrio Surge no Egito Antigo em cerca de 3.000 a.C. Considera as fases da Lua e divide o ano em 12 meses de 29 ou 30 dias. 2.2. Calendrio juliano criado por ordem de Jlio Csar. Resulta da reforma do calendrio romano, que tem 304 dias e 10 meses, baseado no egpcio. Estabelece o ano solar de 365,25 dias e o ano civil de 365 dias, com um bissexto de 366 dias a cada quatro anos . So retirados dois dias de fevereiro e acrescidos aos meses de julho e agosto, porque tm nome de imperadores. 2.3. Calendrio gregoriano um ajuste no calendrio juliano, que acumulava uma diferena de dez dias. ordenado em 1582 pelo papa Gregrio XIII e determina a eliminao de trs anos bissextos a cada 400 anos para evitar defasagens.

Natal, Rio Grande do Norte EXAME NACIONAL DO ENSINO MDIO.

Pgina | 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
Professor Jos Ednaldo do Nascimento 2.4. Calendrio hebreu O ano 1 da era judaica corresponde a 3.761 a.C. Em setembro de 1995 comea o ano 5756 dos judeus. Seu calendrio lunissolar (considera o Sol e a Lua), com ano mdio de 365,246 dias e meses de 29 ou 30 dias. 2.5. Calendrio chins lunissolar e comporta dois ciclos: um de 12 anos (de 354 ou 355 dias, ou 12 meses lunares) e um de sete anos (com anos de 383 ou 384 dias, ou 13 meses). Os anos do primeiro ciclo tm nomes de animais: rato, boi, tigre, lebre, drago, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco. 2.6. Calendrio muulmano Estabelece como ano 1 a data da fuga (hgira) de Maom de Meca para Medina e corresponde ao ano 622 da era crist. O calendrio lunar, tendo um ano mdio de 354,37 dias e meses de 29 e 30 dias. 2.7. Calendrio cristo proposto em 525 pelo historiador grego Dionsio, o Menor, para pr fim desordem dos diversos sistemas de contagem cronolgica ento empregados. Calculando a data da Pscoa crist, Dionsio toma o nascimento de Jesus Cristo como ano 1 do sculo I, tendo por base o calendrio juliano. Os perodos e acontecimentos anteriores a isso passam a ser datados com a sigla a.C. (antes de Cristo) e contados de trs para diante. 2.8. Era crist O calendrio cristo adotado no ocidente a partir do sculo VI. No sculo X a era crist oficializada pela Igreja Romana e introduzida na Igreja bizantina. No final do sculo XIX, quando a contagem cronolgica da Histria pelo sistema de Dionsio j est difundida e uniformizada pelo mundo, descobre-se um erro de clculo. Cristo nasce, segundo a moderna historiografia, no ano 4 a.C.

3. A PR-HISTRIA.
Separamos a histria da pr-histria pois o estudo e as e a forma como obtemos conhecimento sobre este perodo so diferentes. Neste perodo o homem no havia criado a escrita, por isso no temos registros escritos, apenas achados arqueolgicos que podem nos fornecer pistas sobre o estilo de vida da poca. A pr-histria pode ser dividida em trs perodos: o paleoltico, o neoltico e a idade dos metais. O primeiro perodo se inicia com o surgimento da espcie humana. O homem vivia em cavernas e era nmade, ou seja, mudava constantemente de local sempre que o alimento onde vivia acabava. Caava, pescava e coletava frutos com a ajuda de instrumentos pontiagudos feitos de pedra. No neoltico o aquecimento do planeta permitiu a sada das cavernas. O homem passou a construir casas chamadas palafitas, feitas sobre estacas que as mantinham elevadas para se proteger de animais selvagens. Desenvolveu a domesticao de animais e a agricultura, que permitiu a sedentarizao (fixao), pois agora ele poderia produzir seu prprio alimento no lugar onde morava. As ferramentas foram desenvolvidas, agora as ferramentas feitas de pedra recebiam polimento para serem melhor manuseadas. Com a idade dos metais o homem aprende a moldar os metais aquecidos no fogo. Primeiramente o cobre, por ser mais malevel, em seguida a liga de cobre e estanho (bronze), e finalmente o ferro. Com o uso dos metais, as armas so aprimoradas, dando condies para a formao dos grandes imprios da Antiguidade. Nesse momento surge a escrita, por volta de 4000 a.C., o que determina o fim da pr-histria e o comeo da histria. O que preciso saber sobre a pr-histria: perodo antes da criao da escrita, informaes por achados arqueolgicos, no paleoltico os homens moravam em cavernas e eram nmades, no neoltico passaram a morar em palafitas e a desenvolver a agricultura (revoluo agrcola), na idade dos metais passa-se a moldar metais.

4. A ANTIGUIDADE ORIENTAL
Fazem parte da Antiguidade Oriental as civilizaes que se desenvolveram no oriente e no oriente mdio. A maior parte delas apresenta grandes semelhanas, mas cada civilizao apresentou seu diferencial. As civilizaes orientais eram governadas por reis absolutos, muitos com poder justificado de forma divina, como no caso dos faras no Egito. A economia era movida pela agricultura, praticada no modo de produo asitico, pelo qual a populao camponesa servia coletivamente ao Estado (servido coletiva). Natal, Rio Grande do Norte EXAME NACIONAL DO ENSINO MDIO.

Pgina | 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
Professor Jos Ednaldo do Nascimento A sociedade sempre se dividia nas seguintes camadas: os "privilegiados" (famlia do rei, ricos, letrados e sacerdotes) ficavam no topo da sociedade. Logo abaixo vinham os camponeses e outras pessoas livres, e abaixo vinham os escravos. O que preciso saber sobre a Antiguidade Oriental: semelhanas entre as civilizaes orientais: governo absoluto, modo de produo asitico, servido coletiva, sociedade dividida entre os privilegiados, camponeses e escravos. A civilizao egpcia se desenvolveu graas ao rio Nilo, que com suas inundaes anuais, possibilitou a agricultura em suas margens, mesmo estando no meio do deserto. Os egpcios se destacaram na construo das pirmides, ordenadas pelos faras e na mumificao dos corpos. Muitas mmias esto em perfeito estado de conservao at os dias de hoje. Destacaram-se tambm na criao do papiro, um tipo de papel usado pelos egpcios, alm da criao do sistema de escrita hieroglfico, traduzido por Champollion atravs da Pedra Roseta, que continha o mesmo texto escrito em grego e hieroglfico. O que preciso saber sobre o Egito: importncia do rio Nilo, pirmides, mumificao, papiro, hieroglifos. Pgina | 7

4.1. O Egito

4.2. A Mesopotmia
Vrios povos e imprios se fixaram na Mesopotmia, que se desenvolveu graas aos rios Tigre e Eufrates. na Mesopotmia que surgiu o Cdigo de Hamurbi, o primeiro cdigo de leis escritas do qual se tem notcia. Nele se previa a pena do talio, baseado na mxima: "olho por olho, dente por dente", ou seja, quem matasse uma pessoa tambm era morto, quem cortasse o dedo de outra pessoa teria o mesmo dedo cortado. Foi l tambm que surgiu o sistema de escrita cuneiforme, feito atravs de sinais talhados em tbuas de madeira. Com a unio dos acervos escritos da regio, surgiu a Biblioteca de Nnive, que serve de base para os estudos sobre essa regio. L tambm foram construdos os famosos Jardins Suspensos da Babilnia. Os mesopotmicos se destacam tambm por terem desenvolvido a astronomia e serem os primeiros a dividirem o crculo em 360 partes (graus) e o dia em 12 horas e 120 minutos. O que preciso saber sobre a Mesopotmia: importncia dos rios Tigre e Eufrates, Cdigo de Hamurbi, pena do talio, escrita cuneiforme, importncia da Biblioteca de Nnive, Jardins Suspensos da Babilnia, astronomia.

4.3. Os Hebreus
Os hebreus chegaram Palestina guiados pelos patriarcas. Fugiram dali por causa da fome e se reinstalaram no Egito onde foram escravizados. Saram do Egito e reconquistaram a regio da Palestina liderados por Moiss e Josu. Atingiram o maior desenvolvimento quando instalaram a monarquia, que como reino unido teve apenas trs reis: Saul, Davi e Salomo. Dividiram-se em dois reinos, acabaram enfraquecendo e foram conquistados pelos Assrios que habitavam a Mesopotmia, sendo feitos escravos novamente. Quando os persas conquistaram a Mesopotmia, foram libertos, mas foram em seguida conquistados pelos romanos, que os dispersaram por todo o mundo, at que o estado de Israel fosse criado por medida das Naes Unidas. O povo hebreu tem toda sua histria registrada na Bblia, principalmente no Antigo Testamento, que conta a histria da formao do povo. O diferencial dos hebreus a sua religio, a nica monotesta (um nico Deus) daquela poca com a crena no Deus Jeovah que levou construo de um grandioso templo na cidade de Jerusalm. O que preciso saber sobre os hebreus: histria contada na Bblia, no Antigo Testamento, monotesmo, crena no Deus Jeovah, foram escravizados no Egito, na Mesopotmia e foram dispersos pelos romanos at a fundao do atual Estado de Israel.

4.4. Os Fencios
Os fencios nunca fundaram um imprio unido, estando sempre divididos em cidades independentes. Foram grandes navegadores e fundaram diversas colnias ao redor do Mar Mediterrneo, sendo a mais importante delas a colnia de Cartago, que ir envolver-se com uma disputa com o Imprio Romano. A maior herana deixada pelos fencios foi o seu alfabeto de 22 letras muito prximo do nosso atual, copiado por muitas civilizaes e criado para uma comunicao eficiente entre suas diversas colnias. Natal, Rio Grande do Norte EXAME NACIONAL DO ENSINO MDIO.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
Professor Jos Ednaldo do Nascimento O que preciso saber sobre os fencios: cidades independentes, navegadores, fundadores de colnias, alfabeto de 22 letras.

4.5. Os Persas
Os persas se fixaram numa regio no leste da Mesopotmia. Adotaram um eficiente sistema de comunicao e administrao. O imprio era divido em satrpias (algo como os estados), sendo cada satrpia governada por um strapa e fiscalizada por fiscais que eram denominados "olhos e ouvidos do rei". As estradas foram caladas com pedras, permitindo a implantao de um gil sistema de correio. A economia se tornou eficiente com a cunhagem (produo) de moedas, chamadas de Darico. Este sistema de administrao extremamente eficiente foi a maior herana deixada pelos persas, inclusive muitos destes sistemas permanecem at hoje, como por exemplo a diviso em estados. Grandes governantes dos persas foram Dario I, que instituiu a diviso em satrpias e criou a moeda Darico, e Ciro I que libertou os hebreus quando foram escravizados na Mesopotmia. A religio persa denominada Mazdesmo tambm merece ateno. Era dualista, haviam duas divindades, uma do bem e outra do mal e o objetivo era o bem vencer o mal. Esta religio foi pregada por Zoroastro. O que preciso saber sobre os persas: eficiente sistema de administrao, as satrpias, os "olhos e ouvidos do rei", sistema de correio, moeda Darico, religio dualista.

4.6. Indianos e chineses


Os indianos se fixaram nas margens do rio Indo e do rio Ganges. A sociedade indiana extremamente imvel, no permitida a mobilidade social entre as classes sociais em decorrncia da religio bramanista. Filhos de pais de classes diferentes so considerados prias e so excludos da sociedade. Destacam-se por terem criado os algarismos e desenvolvido a matemtica. Os chineses se fixaram nas margens dos rios Yang-ts e Hoang-ho. Destacam-se por terem desenvolvido a plvora, a porcelana, a imprensa e a bssola. Destacam-se tambm na plantao de amoreiras para o cultivo de bichos da seda, cujos casulos so usados para extrair os fios de seda.

5. A ANTIGUIDADE CLSSICA 5.1. Grcia a) Perodo Pr-Homrico


A regio da Grcia era originalmente habitada pelos pelasgos, mas lentamente foi recebendo outros povos, os elios e os jnios que chegaram pacificamente e se agruparam aos habitantes originais. Mas quando os drios, povo de esprito guerreiro e com tcnicas de produo de armas de ferro mais avanada, decidiram invadir a Grcia, destruram diversas cidades provocando uma emigrao de gregos para outras reas costeiras do Mar Mediterrneo. Esta foi a primeira dispora grega, e marca o incio do Perodo Homrico. O que preciso saber sobre o perodo pr-homrico: chegada de povos Grcia, elios e jnios de forma pacfica, drios de forma violenta, provocando a primeira dispora.

b) Perodo Homrico
Os grupos que preferiram fugir dos drios indo para a regio montanhosa da Grcia fundou os genos. Estes genos eram sociedades de propriedade coletiva, ou seja, todos tinham sempre direito a tudo. Desta forma, os genos prosperaram, mas acabaram encontrando problemas, pois a populao dos genos comeou a crescer e era impossvel dar trabalho e comida para todos. Por isso muitos acabaram saindo dos genos para morarem em outros lugares ou foram simplesmente expulsos. Os genos acabaram se dividindo, e os que saam deles se fixavam em outras regies, o que provocou a segunda dispora grega. Os genos procuraram ento se fortalecer unindo-se em fratrias. As fratrias se uniram em tribos, e as vrias tribos se uniram em plis. Muito do que sabemos sobre este perodo vem das obras Ilada e Odissia. Estas obras so de autoria atribuda Homero, a primeira narra a histria da Guerra de Tria (Tria era chamada de Ilion) e a segunda a vida de Odisseu.

Natal, Rio Grande do Norte EXAME NACIONAL DO ENSINO MDIO.

Pgina | 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
Professor Jos Ednaldo do Nascimento O que preciso saber sobre o perodo homrico: invaso dos drios, fuga (primeira dispora), fundao dos genos, aumento da populao dos genos, desintegrao do sistema gentlico (segunda dispora), fundao das plis.

c) Perodo Arcaico
Com a fundao das plis, surge uma novo perodo na Grcia. Formaram-se cerca de plis, mas estuda-se apenas Atenas e Esparta por serem as melhores representantes das caractersticas das demais plis.

- Esparta
A plis grega de Esparta se localizou no Peloponeso, e de origem drica. Como os Drios tinham uma grande tradio guerreira, os espartanos adotaram uma rgida sociedade que enfatizava muito o treinamento militar. Desde cedo as crianas eram preparadas e treinadas para a guerra, e caso apresentassem deficincia que prejudicassem seu desempenho em campo de batalha, era responsabilidade da me matar o filho. Politicamente era dominada pela aristocracia (espartanos), que atravs da diarquia (governo de dois reis), da Gersia (senado) e dos foros impediam o acesso do povo poltica. A aristocracia era de origem drica, a sociedade inferior constituda pelos hilotas era composta por aqueus, que eram maioria frente aos espartanos. O que preciso saber sobre Esparta: localiza-se no Peloponeso, origem drica, nfase no treinamento de guerra, governado pelos espartanos (aristocracia) que se usava da Gersia, diarquia e dos foros para dominarem os hilotas, que eram maioria.

- Atenas
A plis grega de Atenas se localizou na tica, e de origem jnica. A maior parte das outras plis gregas seguem o modelo de Atenas. Ao contrrio de Esparta, Atenas visava muito a educao cultural de seus habitantes. A primeira forma de governo de Atenas foi a realeza, quando um rei (basileu) assumiu o governo a plis. Em seguida, um conselho assumiu o poder nomeando 9 Arcontes, iniciando o perodo do arcontado. A sociedade ateniense no se sentiu satisfeita com o arcontado, fazendo com que Drcon e Slon promovessem mudanas, instituindo o fim da escravido por dvidas e a diviso da sociedade em grupos respectivamente. Mas ditadores acabam assumindo o governo durante o perodo da tirania. Clstenes inicia o movimento que derrubou a tirania, iniciando o ltimo perodo da histria de Atenas que foi a democracia. Procurando evitar que novos ditadores assumissem poder, instituram o ostracismo, que exilava pessoas que ameaassem a democracia por dez anos. O que preciso saber sobre Atenas: localiza-se na tica, origem jnica, nfase na educao cultural, perodos: realeza/arcontado/tirania/democracia, legisladores Drcon e Slon (fim da escravido por dvidas e diviso da sociedade), Clstenes e o fim da tirania, ostracismo = exlio por dez anos.

d) Perodo Clssico
Atingindo igualdade de condies no final do perodo Arcaico, as plis Atenas e Esparta procuram agora influenciar outras plis. Neste perodo, os persas liderados por Dario I chegam at a regio da Grcia, naturalmente dispostos a invadi-la. Os atenienses procuram ajudar as plis nas fronteiras, mas no consegue, ganhando a inimizade dos persas. Este episdio detona a guerra entre gregos e persas. Atenas e Esparta uniram as plis sob suas respectivas influncias formando a Confederao de Delos, liderada por Atenas e a Confederao do Peloponeso, liderada por Esparta. A Confederao de Delos conseguiu afastar o perigo de uma invaso persa. Durante o perodo que se segue, Atenas passa pelo Sculo de Pricles, o perodo de apogeu da cidade. Vrios pensadores passam a se mudar para Atenas. Mas logo Atenas e Esparta passam a lutar pela supremacia na Grcia, provocando a Guerra do Peloponeso. Isto provoca o desgaste e o enfraquecimento da Grcia diante dos invasores, abrindo caminho para que Felipe II dos macednios a invadisse e acaba pondo fim independncia grega. O que preciso saber sobre o perodo Clssico: tentativa de invaso persa, formao das confederaes, Sculo de Pricles, Guerra do Peloponeso (enfraquecimento) e invaso de Felipe II. Natal, Rio Grande do Norte EXAME NACIONAL DO ENSINO MDIO.

Pgina | 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
Professor Jos Ednaldo do Nascimento

e) Perodo Helenstico
O filho de Felipe II, Alexandre, foi educado pelo filsofo grego Aristteles, o que criou nele uma mentalidade tipicamente grega. Alexandre expandiu ainda mais o imprio de seu pai chegando at s margens do rio Indo. Fundou diversas cidades, que chamou de Alexandria, inclusive a Alexandria do Egito. Alexandre morreu cedo acometido por uma febre, e pouco restou de seu imprio, que foi dividido entre seus generais por no possuir herdeiros com idade para assumi-lo. Mas a cultura helenstica, resultado da fuso da cultura grega com a Oriental sobreviveu e foi herdada mais tarde pelos romanos, quando conquistaram a Grcia e a Macednia. O que preciso saber sobre o perodo Helenstico: Alexandre, filho de Felipe II, educado por Aristteles, expandiu o imprio, criou a cultura helenstica, fundou Alexandria.

5.2. Roma a) Fundao e Realeza


Roma provavelmente se originou de um centro de defesa latino contra ataques etruscos, mas conserva-se tambm a origem lendria, contada na obra Eneida, do poeta Virglio. Conta a histria que os irmos Rmulo e Remo, os fundadores de Roma, teriam sido salvos e criados por uma loba, e que depois de crescidos, Rmulo teria se tornado o primeiro rei de Roma. Pouco se sabe sobre o perodo em que Roma foi governada por reis, sabe-se que a sociedade era dividida em trs camadas: patrcios (aristocracia, possuidora de terras), plebeus (homens livres) e escravos (prisioneiros de guerra) e que embora o rei detivesse todos os poderes para governar, era limitado pelo senado. O que preciso saber sobre a fundao e a Realeza: origem de um centro de defesa, origem lendria contada na Eneida de Virglio, classes patrcios (aristocracia) / plebeus (livres) / escravos (prisioneiros de guerra), poder do rei limitado pelo senado.

b) Repblica romana
O ltimo rei de Roma, Tarqunio, o Soberbo, foi derrubado pelo senado com a ajuda dos patrcios. Roma passou a ser governada por cnsules, sempre em dois, que presidiam o senado e as assemblias centuriais. A assemblia centurial era a mais importante, reunindo plebeus e patrcios em postura militar, enfileirados de cem em cem (por isso centurial). Os plebeus no tinham representao poltica, e aps uma "greve" (retirada para o Monte Sagrado) exigindo representao, ganham o direito de nomearem os tribunos da plebe. Outras revoltas plebias acontecem, levando aos direitos de casamento entre classes sociais e a elaborao da Lei das 12 Tbuas, que foi a primeira unio de leis romanas na forma escrita. durante a Repblica que comea a poltica de conquistas dos romanos baseada na mxima Mare est nostrum (O mar nosso) que pretendia transformar o Mar Mediterrneo em uma lagoa romana. Primeiro conquistou-se toda a pennsula itlica, em seguida conquistam Cartago durante as Guerras Pnicas. Por fim, conquista-se a Grcia, o Egito, a Macednia e a Pennsula Ibrica. As guerras provocaram um grande afluxo de riquezas para Roma, levando a uma acentuao na diferena entre as classes sociais. O aumento no nmero de escravos obtidos nas guerras para trabalhar nas grandes propriedades tornava a concorrncia com o pequeno produtor injusta, o que provocava sua falncia e o xodo rural. Nesse perodo surge a tentativa dos irmos Graco de conseguir uma reforma agrria, mas nada conseguido. Tibrio Graco foi assassinado em um tumulto no senado e seu irmo Caio Graco foi perseguido e pediu para que seu escravo o matasse. A desordem cresce, surgem ento elementos fortes na sociedade romana que passaram a governar em trs. Surge ento o Primeiro Triunvirato que contou com Jlio Csar, Pompeu e Crasso. Pompeu e Crasso foram mortos, sobrando apenas Jlio Csar, que tinha a oposio do senado. Criou o ms de julho e recebeu o ttulo de csar (o nome dele era Caio Jlio). Foi morto a punhaladas em pleno senado, no chegando a ser ditador. Surge o Segundo Triunvirato com Marco Antnio, Otvio e Lpido. Marco Antnio e Lpido acabaram perdendo poder frente a Otvio, que recebeu o ttulo de augusto (o divino), sendo aclamado como imperador (o supremo). O que preciso saber sobre a Repblica romana: lutas dos plebeus por maiores direitos, Lei das 12 Tbuas, poltica do Mare est nostrum, conquistas romanas, aumento no nmero de Natal, Rio Grande do Norte EXAME NACIONAL DO ENSINO MDIO.

Pgina | 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
Professor Jos Ednaldo do Nascimento escravos, xodo rural, reforma agrria dos irmos Graco, primeiro e segundo Triunviratos, ascenso de Otvio Augusto.

c) Imprio Romano
Otvio Augusto assumiu como imperador de Roma, iniciando o perodo de apogeu do imprio, chamado Sculo de Ouro. Cessaram-se as conquistas (pax romana), o que provocou a falta de escravos. Para distrair o povo enquanto os problemas aconteciam adotou a poltica do "po e circo". Se o povo estivesse se divertindo e estivesse bem alimentado no reclamariam. Distribuiu trigo ao povo e promovia grandes espetculos com gladiadores. Foi no seu reinado que nasceu Jesus em Belm de Jud. Aps Otvio Augusto, assumem imperadores que no conseguem controlar a crise em Roma ou assumem simplesmente loucos. Sob o governo de Tibrio Jesus crucificado, Nero ateia fogo em Roma e Calgula nomeia seu cavalo como oficial do exrcito, embora tenham havido imperadores que conseguiram manter bons reinados como Trajano e Marco Aurlio. Mas a situao se torna incontrolvel. A inflao, o dficit, a falta de mo de obra e o cristianismo em crescimento abalam as estruturas do imprio. So tomadas atitudes como o congelamento de preos, a Lei do Colonato que obrigava a fixao de pessoas no campo, o que deu incio ao trabalho servil que predominou durante toda a Idade Mdia. O imperador Teodsio acaba dividindo o imprio em duas partes, a Ocidental teria capital em Roma, e a Oriental teria capital em Bizncio, que mais tarde passa a se chamar Constantinopla. O cristianismo oficializado e as perseguies aos seguidores de Jesus acabam. Com isso consegue-se apenas corroer mais profundamente as estruturas do imprio, j que a sociedade romana se baseava na escravido e o cristianismo pregava a igualdade. Por final, o imprio no resistiu aos invasores brbaros e o Imprio Ocidental caiu em 476 quando os hrulos liderados por Odoacro derrubam o ltimo imperador, Rmulo Augusto. O Imprio Oriental ainda vai se desenvolver durante o imprio de Constantino, mas em 1453 (quase mil anos mais tarde!) tomado pelos turcos otomanos. O que preciso saber sobre o Imprio romano: governo de Otvio Augusto, apogeu do imprio, Sculo de Ouro, "po e circo", decadncia do imprio, diviso do imprio, oficializao do cristianismo, fixao dos trabalhadores terra (colonato), queda do Imprio Romano Ocidental em 476, queda do Imprio Romano Oriental em 1453.

Natal, Rio Grande do Norte EXAME NACIONAL DO ENSINO MDIO.

Pgina | 11

Potrebbero piacerti anche