Sei sulla pagina 1di 6

QUESTES VANGUARDAS E MODERNISMO EM PORTUGAL O Tejo mais belo que o rio que corre pela minha aldeia, Mas

as o Tejo no mais belo que o rio que corre pela minha aldeia Porque o Tejo no o rio que corre pela minha aldeia. O Tejo tem grandes navios E navega nele ainda, Para aqueles que vem em tudo o que l no est, A memria das naus. O Tejo desce de Espanha E o Tejo entra no mar em Portugal. Toda a gente sabe isso. Mas poucos sabem qual o rio da minha aldeia E para onde ele vai E donde ele vem. E por isso, porque pertence a menos gente, mais livre e maior o rio da minha aldeia. Pelo Tejo vai-se para o mundo. Para alm do Tejo h a Amrica E a fortuna daqueles que a encontram. Ningum nunca pensou no que h para alm Do rio da minha aldeia. O rio da minha aldeia no faz pensar em nada. Quem est ao p dele est s ao p dele. 1. Indique a alternativa que nega a adequada leitura do poema em questo. a) O elemento fundamental do poema a busca da objetividade, sintetizada no verso: Quem est ao p dele est s ao p dele. b) O poema prope um contraste a partir do mesmo motivo e ope um sentido geral a um sentido particular. c) O texto sugere um conceito de beleza que implica proximidade e posse e, por isso, valoriza o que humilde, ignorado e despretensioso. d) O rio que provoca a real sensao de se estar beira de um rio o Tejo, que guarda a memria das naus, marca do passado grandioso do pas. e) O poema se fundamenta numa argumentao dialtica em que o conjunto das justificativas deixa clara a posio do poeta. 2. Verifique o texto: Beiramarvamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol. Losangos tnues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores. Esse fragmento da obra Memrias Sentimentais de Joo Miramar, de Oswald de Andrade, revela influncia de uma corrente de vanguarda europia do Modernismo. Marque-a: a) Futurismo, pela exaltao velocidade e tecnologia automotiva. b) Surrealismo, pois as imagens inslitas apresentadas parecem ter sido extradas do sonho ou do inconsciente do narrador. c) Cubismo, j que somente partes dos objetos e da paisagem so descritas, a imagem fragmentria. d) Expressionismo, pela caricaturizao, pela deformao da imagem atravs do exagero. e) Dadasmo, pois o significado do texto nenhum, j que as idias esto misturadas ao acaso. MAR PORTUGUS mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mes choraram,

Quantos filhos em vo rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma no pequena. Quem quer passar alm do Bojador Tem que passar alm da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele que espelhou o cu.
Fonte: PESSOA, F. Mensagem. In: Mensagem

3. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, a frase Tudo vale a pena quando a alma no pequena remete a: a) Se o objetivo a grandeza da ptria, no importam os sacrifcios impostos a todos. b) Quando o resultado leva paz, os meios justificam a finalidade almejada. c) Todas as pessoas tm valores prprios, por isso a guerra defendida pelos governantes. d) O sacrifcio compensador mesmo que fiquemos insensveis diante do bem comum. e) Tudo vale a pena quando temos o que almejamos e isso no implique enfrentamento de perigos. 4. Em 1924, os surrealistas lanaram um manifesto no qual anunciaram a fora do inconsciente na criao de novas percepes. Valorizavam a ausncia de lgica das experincias psquicas e onricas, propondo novas experincias estticas. Sobre o Surrealismo, correto afirmar: a) Acredita que a liberao do psiquismo humano se d por meio da sacralizao da natureza. b) Baseia-se na razo, negando as oscilaes do temperamento humano. c) Destaca que o fundamental, na arte, o objeto visvel em detrimento do emocionalismo subjetivo do artista. d) Concede mais valor ao livre jogo da imaginao individual do que codificao dos ideais da sociedade ou da histria. e) Busca limitar o psiquismo humano e suas manifestaes, transfigurando-os em geometria a favor de uma nova ordem. 5. Assinale a alternativa correta a respeito das trs afirmaes abaixo. I- Os heternimos de Fernando Pessoa nascem de um mltiplo desdobramento de sua personalidade. II- Alberto Caeiro o poeta que se volta para o campo, procurando viver em simplicidade. III- Ricardo Reis um poeta moderno, que do desespero extrai a prpria razo de ser. a) Apenas a I e a II esto corretas. b) Todas esto corretas. c) Apenas a I e a III esto corretas. d) Nenhuma est correta. e) Apenas a II e a III esto corretas.

6. Em dezembro de 1917, Anita Malfatti realizou em So Paulo uma exposio de arte com cinqenta e dois trabalhos que apresentavam forte tendncia expressionista, dentre os quais A estudante russa. Sobre a obra, correto afirmar: a) O tratamento realista que recebeu tornou-a alvo de crticas mordazes dos modernistas durante a exposio de 1917. b) Revela o principal objetivo dos artistas modernistas brasileiros: a elaborao de obras de difcil compreenso para o pblico. c) resultado da busca de padres acadmicos europeus para a reproduo da natureza com o mximo de objetividade e beleza. d) Marca o rompimento com o belo natural na arte brasileira, refletindo a liberdade do artista na interpretao do mundo. e) um exemplo do esforo dos modernistas brasileiros em produzir uma arte A convencional e compreensvel a todos.

Estudante russa, 1917.

7. Em fevereiro de 1922, realizou-se na cidade de So Paulo a Semana de Arte Moderna. Foram trs dias de manifestaes artsticas com propostas inovadoras, exposies de arte, concertos musicais, conferncias, dana e recitais de poesia que mudaram os rumos da arte brasileira. Sobre a Semana de Arte Moderna, correto afirmar: a) Foi produzida por jovens artistas preocupados sobretudo em propagar os ideais do Futurismo italiano. b) Revolucionou a esttica vigente e proporcionou o desenvolvimento de novas concepes artsticas no Brasil. c) Pretendia difundir no Brasil manifestaes idnticas s da arte moderna europia.

d) Assumiu-se como desenvolvimento natural do Neoclssico, instaurado pela criao da Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, no sculo XIX. e) Representou a consolidao da arte clssica, alcanando uma correspondncia perfeita entre esttica e natureza. 8. Leia o trecho do discurso de Graa Aranha na abertura da Semana de Arte Moderna de 1922. Para muitos de vs a curiosa e sugestiva exposio que gloriosamente inauguramos hoje um aglomerado de horrores. Aquele Gnio supliciado, aquele homem amarelo, aquele carnaval alucinante, aquela paisagem invertida, se no so jogos de fantasia de artistas zombeteiros, so seguramente desvairadas interpretaes da natureza e da vida. No est terminado o vosso espanto. Outros horrores vos esperam. Daqui a pouco, juntando-se a esta coleo de disparates, uma poesia liberta, uma msica extravagante, mas transcendente, viro revoltar aqueles que reagem movidos pelas foras do passado. Para estes retardatrios a Arte ainda o Belo. Nenhum preconceito mais perturbador concepo da Arte do que o da beleza. Com base nesse discurso, correto afirmar: a) A Arte Moderna uma homenagem ao feio e ao disforme. b) O discurso de Graa Aranha foi uma crtica irnica Semana de 22. c) Na concepo moderna de arte o artista no deve saber desenhar. d) A Arte Moderna uma atitude de oposio ao passado. e) O Modernismo brasileiro apoiou-se sobre muitos preconceitos estticos. Observe a obra A Negra de Tarsila do Amaral e responda s questes 9. Em A Negra, Tarsila estabelece um dilogo entre uma potica construtiva europia e uma das vertentes do modernismo brasileiro. So elas, respectivamente: a) Cubismo e Movimento Pau-Brasil. b) Futurismo e Movimento Pau-Brasil. c) Surrealismo e Movimento Antropofgico. d) Impressionismo e Movimento Antropofgico. e) Expressionismo e Movimento Tropicalista. 10. A partir da observao da figura, correto afirmar que a obra apresenta: a) Preocupao em retratar fielmente a realidade humana e social do pas atravs de um tratamento formal naturalista. b) Um afastamento da realidade fsica e humana do Brasil, a partir da adeso aos postulados e procedimentos das vanguardas histricas europias. c) Caractersticas conservadoras contrrias s conquistas estticas do Movimento Modernista Brasileiro. d) Um espao realista que representa um retorno aos valores plsticos do Renascimento italiano. e) Uma relao entre imaginrio popular e procedimentos plsticos extrados das vanguardas europias.

A Negra, 1923.

11. O Poeta e escritor Andr Breton, em 1924, escreve seu 1 manifesto, iniciando o aparecimento do Surrealismo, um dos momentos mais questionados deste perodo. Quanto ao Surrealismo e suas tendncias julgue os itens: I. ( ) A associao do manifesto de Breton a criao do artsta ao automatismo psquico puro. II. ( ) As obras criadas nada devem a razo ou prpria preocupao esttica. III. ( ) A obra de arte no resultado de manifestaes racionais e lgicas. IV. ( ) A nica preocupao no momento da criao deveria ser com a moral. a) Apenas o item II est correto. b) Apenas o item IV est falso. c) Todos esto corretos. d) Todos esto falsos. 12. Sobre o Dad e o Surrealismo julgue os itens a seguir: 1. ( v ) O nome Dad foi dado ao acaso, e significa cavalo na linguagem infantil francesa. 2. ( f ) Combinao de elementos ao acaso e o total realismo das coisas so caractersticas da arte produzida no movimento Dad. 3. ( v ) No surrealismo a produo artstica no se preocupava em nada com a lgica ou a razo. 4. ( f ) O estilo Surrealista se preocupava e buscava a realidade em sua mais verdadeira forma.

13. Na dcada de 20, anos pioneiros do modernismo, artistas como Brecheret, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral expressaram em suas obras a viso de mundo daquele perodo. Observe as reprodues a seguir, Respectivamente, de Brecheret, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, e assinale a alternativa que corresponde aos contedos expressos pelos artistas.

Vitria, 1922.

Samba, 1925.

A feira II, 1925.

a) Potncia e fora; malcia e sensualidade; brasilidade e imaginrio popular. b) Brasilidade e imaginrio popular; religiosidade e espiritualidade; malcia e sensualidade. c) Malcia e sensualidade; suavidade e lirismo; dramaticidade e ansiedade. d) Brejeirice e volpia; devoo e espiritualidade; potncia e fora. e) Religiosidade e espiritualidade; dramaticidade e ansiedade; malcia e sensualidade. 14. Em fevereiro de 1922, realizou-se na cidade de So Paulo a Semana de Arte Moderna. Foram trs dias de manifestaes artsticas com propostas inovadoras, exposies de arte, concertos musicais, conferncias, dana e recitais de poesia que mudaram os rumos da arte brasileira. Sobre a Semana de Arte Moderna, correto afirmar: a) Foi produzida por jovens artistas preocupados sobretudo em propagar os ideais do Futurismo italiano. b) Revolucionou a esttica vigente e proporcionou o desenvolvimento de novas concepes artsticas no Brasil. c) Pretendia difundir no Brasil manifestaes idnticas s da arte moderna europia. d) Assumiu-se como desenvolvimento natural do Neoclssico, instaurado pela criao da Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, no sculo XIX. e) Representou a consolidao da arte clssica, alcanando uma correspondncia perfeita entre esttica e natureza. 15. Carnaval em Madureira parte integrante da fase PauBrasil de Tarsila do Amaral. Com base na obra e nos conhecimentos sobre o Manifesto Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, correto afirmar: a) A obra de Tarsila do Amaral reflete profunda tristeza acerca da dura vida na favela, sendo esta mesma tristeza professada no Manifesto Pau-Brasil. b) A Torre Eiffel no meio da favela refora uma das idias contidas no Manifesto Pau-Brasil: a arte europia sempre foi superior arte brasileira. c) Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade propem uma arte ligada s razes culturais brasileiras, no perdendo de vista a expresso artstica moderna. d) Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade criticam os costumes da populao brasileira, vistos como fatores de atraso cultural. e) A obra Carnaval em Madureira e o Manifesto Pau-Brasil fazem uma crtica ao Modernismo europeu. O modernismo de 1922 quisera-se atual (aberto ao mundo) e nacional (ficando no solo ptrio), porm, na prtica, levou algum tempo at concretizar-se plenamente esse sonho bicfalo. O fruto maduro da semente ento plantada foi a Antropofagia oswaldiana, para a formulao da qual a pintura de Tarsila, sua companheira, contribui em primeirssima linha, sobretudo a partir de 1924. Para Oswald, o Brasil, rico de sua prpria seiva (...), necessitava assumir a urgncia de uma estratgia regeneradora. (PONTUAL, Roberto. In.:
Modernidade: arte brasileira do sculo XX. So Paulo: MEC/MAM, 1988. p. 26.)

16. O texto acima aponta uma estratgia regeneradora para o movimento modernista. Assinale a alternativa que indica essa estratgia regeneradora proposta por Oswald de Andrade. a) Absorver as novidades da vanguarda europia, porm expressando a realidade brasileira. b) Romper com os padres de pensamento dos modernistas europeus. c) Valorizar o pensamento racional e o carter cientfico na estrutura da pintura. d) Importar passivamente os modelos surrealista e cubista das vanguardas europias. e) Apropriar-se da esttica naturalista e da concepo positivista da cultura.

17. Assinale a alternativa que menciona o acontecimento a que Oswald de Andrade se reporta para nomear o Movimento Antropofgico. a) A adeso de Graa Aranha ao movimento modernista. b) A visita do poeta francs Blaise Cendrars, aos modernistas. c) A vinda definitiva de Lasar Segall para o Brasil. d) A chegada da Misso Artstica Francesa ao Brasil. e) A deglutio do bispo portugus Sardinha pelos ndios brasileiros. 18. A polmica Semana de 22, os escndalos no Teatro Municipal de So Paulo e as crticas ferozes levaram artistas e intelectuais modernistas a criarem veculos representativos e de disseminao do iderio esttico do Movimento Modernista Brasileiro. Assinale a capa da publicao que registra o momento inicial de articulao daquele iderio.

19. A poesia do heternimo lvaro de Campos, do poeta Fernando Pessoa, pode ser distribuda em trs fases, conforme a seguir se descreve: A Decadentista: os poemas expressam um irremedivel tdio diante da vida e do mundo. B Futurista: a poesia da energia explosiva, de urbanidade, da eletricidade das cores, dos sons ... C Pessoal: a poesia expe uma profunda crise de identidade, sua aridez interior, seu abatimento. Relacione as fases com os fragmentos que seguem, colocando a letra A, B ou C nos parnteses. Fragmento 1 ( ) dolorosa luz das grandes lmpadas eltricas da fbrica Tenho febre e escrevo. Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, Para a beleza disto, totalmente desconhecida dos antigos. Fragmento 2 ( ) Ao toque adormecido da morfina Perco-me em transparncias latejantes E numa noite cheia de Brilhantes Ergue-se a lua como a minha Sina. Fragmento 3 ( ) Deixem-me em paz! No tardo, que eu nunca tardo ... E enquanto tarda o Abismo e o silncio quero estar sozinho! Fragmento 4 ( ) No sou nada. Nunca serei nada. No posso querer ser nada. parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. A alternativa que apresenta a identificao, na seqncia correta, conforme a descrio apresentada, para cada fase da poesia de lvaro de Campos : a) A , B , C , C b) A , C , B , A c) C , C , A , B d) B , A , C , C Ah, poder exprimir-me todo como um motor se exprime! Ser completo como uma mquina! Poder ir na vida triunfante como um automvel ltimo modelo! (Fernando Pessoa, lvaro de Campos.) 20. Assinale a alternativa correta a respeito do texto: a) A oralidade, o versilibrismo e a exaltao da mquina no bastam para caracterizar o texto como manifestao da vanguarda europeia do incio do sculo XX. b) O trao tipicamente vanguardista do texto decorre da imagem contida no verso final, em que se reflete sobre a necessidade da velocidade na vida cotidiana. c) O texto pode ser entendido como manifestao da vanguarda do incio do sculo XX, sobretudo por causa da ideia de que o poeta deve ser expressivo e autntico. d) O principal trao vanguardista do texto resulta da adoo do verso livre e da identidade da voz potica com a mquina. e) O tema da mquina aproxima o texto das vanguardas do incio do sculo XX, mas sua configurao verbal impossibilita verdadeira identidade entre ambos.

21. Assinale a alternativa correta a respeito das trs afirmaes abaixo. I Os heternimos de Fernando Pessoa nascem de um mltiplo desdobramento de sua personalidade. II Alberto Caeiro o poeta que se volta para o campo, procurando viver em simplicidade. III Ricardo Reis um poeta moderno, que do desespero extrai a prpria razo de ser. a) b) c) d) e) Apenas a I e a II esto corretas. Todas esto corretas. Apenas a I e a III esto corretas. Nenhuma est correta. Apenas a II e a III esto corretas.

22. Assinale a alternativa INCORRETA em relao ao processo heteronmico de Fernando Pessoa. a) Alberto Caeiro, poeta de pouca cultura literria e cientfica, d muito valor s coisas concretas e recusa a metafsica. b) Ricardo Reis o poeta da temtica e linguagem clssicas, sendo sua obra repleta de temas como o paganismo, o destino e a morte. c) lvaro de Campos o poeta da temtica futurista, vive a euforia, mas tambm a melancolia da modernidade. d) Fernando Pessoa traz em sua poesia a temtica da dor, do ceticismo, do idealismo, da melancolia e do tdio. e) Bernardo Soares, o semi-heternimo, , a exemplo de Ricardo Reis, um poeta neoclssico preocupado com a brevidade da vida. Compare as seguintes estrofes:
"Vem sentar-te comigo, Ldia, beira do rio. Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos Que a vida passa, e no estamos de mos enlaadas. (Enlacemos as mos.) Desenlacemos as mos, porque no vale a pena cansarmonos. Quer gozemos, quer no gozemos, passamos como o rio. Mais vale saber passar silenciosamente E sem desassossegos grandes." (Ricardo Reis/Fernando Pessoa) "Enquanto pasta alegre o manso gado, Minha bela Marlia, nos sentemos sombra deste cedro levantado. Um pouco meditemos Na regular beleza, Que em tudo quanto vive nos descobre A sbia natureza." (Toms Antnio Gonzaga)

23. Marque a afirmativa INCORRETA. a) Ricardo Reis e Toms Antnio Gonzaga so considerados neoclssicos por que resgatam elementos da tradio literria greco-romana. Uma das caractersticas do neoclassicismo tomar a natureza como modelo, procedimento observado nos versos destes poetas. b) Os poetas sentam-se e meditam beira do rio e sombra do cedro. Ricardo Reis e Toms A. Gonzaga valem-se desses elementos, rio e cedro, como imagens comparativas do fluir incessante da vida. c) Ricardo Reis trabalha com a conscincia da efemeridade da vida: tudo breve. Dessa conscincia, surge a necessidade de se aproveitar o tempo presente ('carpe diem'), convite que o poeta faz amada. d) Aproveitar o tempo, para Ricardo Reis, simplesmente viver, deixar a vida decorrer, sem nada desejar, como se percebe no verso "Desenlacemos as mos, porque no vale a pena cansarmo-nos." 24.

Potrebbero piacerti anche