Sei sulla pagina 1di 6

CLEYTON PEREIRA LUTZ

Nota de leitura 2

Trabalho entregue aos professores Dr. Reinaldo dos Santos e Dra. Magda Carmelita Sarat Oliveira para obteno de nota parcial da disciplina de Educao e Paradigmas do Conhecimento do Mestrado em Educao da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

DOURADOS 2013

O Positivismo: a cincia como pauta para a sociedade


Surgido na Frana no sculo XIX, o Positivismo uma corrente filosfica que tem a preocupao com a cincia como uma de suas premissas bsicas. Para seu fundador, Augusto Comte (1798-1857), a cincia deveria constituir a nica forma de conhecimento para a sociedade pautando-a em todos seus aspectos. Atravs de uma viso idealizada, Comte foi influenciado pela Revoluo Industrial na Europa e por uma euforia com relao ao progresso, que marca o perodo, sendo a tecnologia e a cincia elementos que fariam com que a humanidade continuasse sua marcha de desenvolvimento. Assim, no Positivismo s a cincia pode nos fornecer conhecimento, baseado no mtodo das cincias naturais. J o carter positivo da cincia faz com que haja a recusa da metafsica, de acordo com a perspectiva do pensamento filosfico. O legado de Comte segue gerando consideraes, haja vista a influncia do seu pensamento no mundo contemporneo, principalmente no que diz respeito ao papel da cincia na sociedade. No Brasil, o Positivismo se faz presente, por exemplo, ainda atravs da bandeira nacional no qual se pode ler o lema ordem e progresso, tipicamente positivista. A classificao das cincias A filosofia positivista posposta por Comte se baseia em trs eixos: uma filosofia da histria, que fundamenta a filosofia positivista e atua como guia do desenvolvimento da humanidade; uma fundamentao e classificao das cincias, tambm baseada na filosofia positiva; e uma sociologia, que determina a estrutura e funcionamento da sociedade, alm de propor uma religio universal, a religio da humanidade. Sobre a classificao das cincias, Comte se preocupa com a homogeneidade das mesmas, atravs de parmetros de classificao definidos com base em uma unidade. A classificao, efetuada por ordem lgica e cronolgica, leva em conta a comparao e a dependncia entre as cincias.
Comte se preocupa apenas com as cincias fundamentais que, de acordo com essa ordem, assim se classificam: astronomia, fsica, qumica, fisiologia vegetal e animal e fsica social. A matemtica, diz Comte, um bero e no um trono, e

deve ser considerada por si mesma, como a verdadeira base de toda a filosofia natural, uma espcie de lgica geral de todas as outras (SIMON, 1986, p. 71).

As cincias no Positivismo passam pelos trs estados (teolgico-militar, metafsico-legislador e cientfico-industrial), sendo classificadas do nvel mais simples para o mais abstrato, levando em considerao a complexidade e os problemas das mesmas a classificao se inicia na matemtica e vai at a sociologia, que Comte chama de fsica social. Ele tambm se preocupa com a evoluo metodolgica entre as cincias e rea de atuao de cada profissional as fronteiras entre as disciplinas so rgidas e no podem ser transgredidas. Cada cincia ocupa-se apenas com certo nmero de fenmenos irredutveis uns aos outros. Por isso mesmo Comte diz que no haver identidade entre elas, apenas homogeneidade, garantida pelo mtodo (Ibid., p. 72). Entre observaes a serem feitas sobre a classificao est o desprezo a disciplinas como psicologia, economia e astrofsica, baseado em uma substituio de uma teoria do conhecimento por uma teoria da cincia. Pode-se dizer que os critrios de cientificidade utilizados por Comte so quatro: observao, mtodo, teoria e utilidade. A sociologia A fsica social ou sociologia constitui um eixo central do Positivismo. Vista como a mais importante de todas as cincias, ela tem o peso de doutrina da sociedade, cujo objetivo determinar a estrutura que permite a implantao das reformas social e religiosa. A sociologia se preocupa com organizao da sociedade, sendo elemento essencial para que a mesma seja ordenada da maneira pretendida por Comte. Voltada a um mtodo histrico que muitas vezes confundido com a prpria teoria da histria, ela se utiliza de um sistema terico para funcionar.
A sociologia de Comte completa a hierarquia das diversas cincias, utilizando-se de todos os mtodos das cincias precedentes: a observao, a experimentao, a classificao, a comparao, e acrescentando mais um, o mtodo histrico, de filiao histrica, mediante o qual se observa a herana cultural das diversas geraes humanas (Ibid., p. 79).

No Positivismo, a sociologia dividida em duas partes, a esttica e a dinmica. Enquanto a primeira se preocupa com a harmonia social e sua hierarquia, expressa na coexistncia e ordenao de indivduos e classes; a segunda d conta do movimento ordenado da sociedade, estudando o prprio desenvolvimento histrico da sociedade. Todo o projeto sociolgico de Comte se inspira em um mtodo objetivo e se ope a uma sociedade individualista e liberal, da o lema ordem e progresso: ao afirmar a complementaridade de ordem e progresso, Comte objetivava libertar o Ocidente de uma democracia anrquica e de uma aristocracia retrgrada (Ibid., p. 81). Legado e crtica As ideias do Comte ressoaram no mundo todo, embora tenham sido consideradas em partes, excluindo, em alguns lugares a religio da humanidade, por exemplo. J em outros pases o pensamento positivista foi assimilado com maior profundidade, caso da Amrica do Sul, em especial do Brasil. No pas, o Positivismo se fez presente nos crculos militares, intelectuais e escolares, tendo como smbolos maiores de sua permanncia o lema da bandeira nacional ordem e progresso e os templos da religio da humanidade trs dos quatro existentes se encontram no Brasil. As obras mais representativas do Positivismo no pas comearam a ser produzidas a partir dos anos 1850, sendo As Trs Filosofias, de Lus Pereira Barreto, uma das mais importantes. Em 1876 foi criada a primeira sociedade positivista brasileira, tendo Benjamim Constant como um de seus fundadores. A participao dos positivistas no se resumiu aos crculos acadmicos no Brasil. Eles tambm influenciaram na poltica nacional, tendo o interesse pelo legado comteano cado na passagem do sculo XIX para o XX.
Entre essas intervenes, sem dvida, foi importante a participao dos positivistas no movimento republicano, embora seja um exagero dizer-se que foram eles que proclamaram a Repblica, em1889. Influram, verdade, na Constituio de 1891e a bandeira brasileira passou a ostentar o lema comteano ordem e progresso (GIANNOTTI, 1978, p. 16).

Segundo o Positivismo, a cincia deveria pautar a sociedade, constituindo a

nica forma de conhecimento. O pensamento comteano no qual o estado cientficoindustrial representa o ltimo estgio do progresso humano bastante influente, principalmente nas cincias humanas. A concepo positivista no termina no sculo XIX com Comte, mas ser uma das correntes mais poderosas e influentes nas cincias humanas em todo o sculo XX (CHAU, 2012, p. 286). Sobre a sociologia, proposta por Comte, a mesma encontrou em Emile Durkheim seu grande desenvolvedor atravs de uma abordagem voltada s tcnicas das cincias naturais. A cincia para o Positivismo prima pela evoluo e progresso da sociedade e da prpria cincia. Evoluo e progresso so a crena na superioridade do presente em relao ao passado e do futuro em relao ao presente (Ibid., p. 279). Para Chau (2012), essa idia se relaciona, novamente, com as cincias naturais ele cita o exemplo da biologia. Ao elaborar uma viso romntica da cincia, o Positivismo recebeu diversas crticas. Entre elas esto as que dizem respeito a uma teoria da cincia baseada na evoluo e no progresso, alm de uma pretensa neutralidade cientfica. A primeira foi questionada pela filosofia das cincias, para quem a cincia no se pauta por concepes como evoluo e progresso. O que a filosofia das cincias compreendeu foi que as elaboraes cientficas e os ideais de cientificidade so diferentes e descontnuos (Ibid., p. 279). Sobre a neutralidade cientfica, a imagem desinteressada da cincia, centrada na separao entre sujeito do conhecimento e objeto e na adoo de mtodos, tcnicas e procedimentos neutros e imparciais nas pesquisas cientficas no condiz com relao entre cientista e objeto de pesquisa. Quando o cientista escolhe uma certa definio de seu objeto, decide usar um determinado mtodo e espera obter certos resultados, sua atividade no neutra nem imparcial, mas feita por escolhas precisas (Ibid., p. 295). De maneira geral, a relao conturbada entre os homens e a cincia no sculo XX, marcada por conflitos locais e globais com o uso de armas tecnolgicas e por um sentimento de incompreenso, que amplia o medo de eventos catastrficos (Hobsbawm, 1995), mostra o quanto cincia pode ser questionada. E no s isso: a cincia atualmente est ligada aos poderes econmicos e polticos, comprometendo o ideal positivista.
Essa nova posio das cincias na sociedade contempornea, alm de

indicar que mnimo ou quase inexistente o grau de neutralidade e de liberdade dos cientistas, indica tambm que o uso das cincias define os recursos financeiros que sero nela investidos (Ibid., p. 300).

Ou seja, a cincia de hoje apesar contribuir para a sade, conforto e bem-estar da sociedade est muito longe do patamar idealizado por Comte no sculo XIX, quando o mesmo a imaginou como um saber inquestionvel e nico orientador da ao humana. Referncias bibliogrficas CHAU, M. Convite filosofia. So Paulo: tica, 2012, 14 edio. GIANNOTTI, J. A. Comte (1798-1857) vida e obra. In: Augusto Comte (Coleo Os Pensadores). So Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 6-16. HOBSBAWN, E. J. Era dos extremos: o breve sculo XX (1914-1991). So Paulo: Companhia da Letras, 2 edio. SIMON, M. C. O positivismo de Comte. In: HHNE, L. M. (Org.). Profetas da modernidade. So Paulo: Sofia Seaf, 1986. p. 63-88.

Potrebbero piacerti anche