Sei sulla pagina 1di 6

Voc vai a uma festa e so servidos salgadinhos.

Se voc quer comer um salgadinho que esfrie mais lentamente, voc deve escolher uma coxinha, um kibe ou um bolinho de queijo?

Por que a gua apaga o fogo?

Por que a gua apaga o fogo?


O fogo um fenmeno que surge em reaes qumicas de combusto - quando uma substncia, ao combinar com oxignio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxignio ou interferindo nas reaes qumicas que ocorrem nas chamas. A gua realiza duas dessas funes: sua converso em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxignio. Convm lembrar que a gua apaga o fogo quando jogada sobre ele mas, em alguns casos, quando ela est sob o material em chamas, no interfere no fogo, mesmo estando em contato com ele. o caso de incndios em derivados de petrleo. Como esses produtos so mais leves que a gua, eles biam e, se pegarem fogo, vo se incendiar normalmente, sem que a presena da gua possa impedir.

Explique fisicamente por que quando ficamos com frio nossos pelos ficam eriados?
Por que sentimos frio ou calor? Por que ficamos todo arrepiado e trememos de frio? Quais so os mecanismos que geram, em ns, o suor e qual a sua funo? E a febre? Como o calor se transfere de um lugar para outro? Bem, vejamos: O frio De incio, devemos lembrar que o ser humano um animal homeotrmico, ou seja, existe uma estreita faixa de temperaturas --- que fica ao redor dos 36,1oC --- dentro da qual nosso corpo consegue funcionar adequadamente, regulando as funes de nossas clulas; fora desta faixa, problemas graves podem ocorrer e at mesmo ocasionar a morte. Para evitar que nossa temperatura corporal saia fora dessa estreita faixa, nosso organismo criou mecanismos de defesa. Quando o ambiente est frio, e comeamos a perder calor para ele, so acionados, de incio, os horripiladores, pequeninos msculos que ficam na raiz de cada pelo que temos espalhados pelo corpo. Esse acionamento causa de imediato o conhecido arrepio, uma onda de trepidao muscular pelo

corpo todo. A tremedeira, que logo depois se estende a outros msculos, nossa primeira proteo, pois tremer um processo mecnico para gerar calor. Alm disso, os pelos eriados colaboram na reteno de uma camada de ar junto pele e, como o ar um bom isolante trmico, eis nosso primeiro agasalho natural. Quanto mais pelo, mais ar aprisionado e tanto melhor ser esse agasalho natural. Nas aves, tal agasalho constitudo pelas penas. Outra proteo natural do corpo o embolar ; fechamos as mos, cruzamos os braos, encolhemos as pernas e curvamos o corpo --- tudo isso para diminuir a superfcie externa exposta --- quando menor a superfcie exposta, menor ser a rea pela qual o calor pode escapar para o ambiente. Est percebendo porque, no frio, o gato dorme todo enrolado, os bois se juntam ao mximo e voc se encolhe todo sob os cobertores? O segredo diminuir a superfcie exposta! Quando isto no for suficiente, teremos que apelar para os agasalhos --- eles engrossam as camadas de ar ao redor de nossa pele proporcionando maior isolamento trmico. Cobertores no "esquentam" ningum! Eles apenas aprisionam uma boa camada de ar ao nosso redor e, como o ar aprisionado um bom isolante trmico, impede a perda de calor do corpo para o ambiente. O calor E quando sentimos calor? A inverte tudo: agora a vez do nosso corpo receber calor do ambiente que est mais quente do que ns prprios. Que fazer para remediar este acrscimo exagerado de calor que recebemos do ambiente? Ora, devemos dar um jeito de jogar calor para fora do corpo. L vem nossa proteo: o sangue intensifica sua tcnica de fluir e passa a irrigar partes mais prxima da pele --- aquele vermelho que comeamos a ver e sentir na pele --- como a camada protetora do sangue diminui (pois est mais prximo da epiderme), o calor pode mais facilmente se transferir dele para a superfcie da pele e escapar para o ambiente. O suor Se isso ainda no suficiente, l vem mais proteo: entram em ao as glndulas sudorparas. So glndulas em forma de tubos que se abrem na superfcie da pele formando os poros --- elas expelem o suor --- e esse, ao evaporar retira mais calor da prpria pele, esfriando-a. Ento: Sentir frio perder calor exageradamente.

Sentir calor receber calor exageradamente. Sempre o calor que vai do lugar mais quente para outro mais frio. Frio no coisa que entra ou coisa que sai --- frio uma sensao ocasionada por perda de calor! --- no 'ondas de frio', h massas de ar frio que passam por ns e que retiram calor de nossos corpos ... e temos a sensao de frio! A febre Mesmo sendo animais homeotrmicos, h situaes em que nosso organismo precisa de uma temperatura maior que a normal para seu bom desempenho e isso ocorre, por exemplo, quando somos atacados por microorganismos --vrus e bactrias --- e nossas defesas internas ( glbulos brancos e seu exrcito) precisam lutar contra eles para nos defender. Acontece que essas defesas so realizadas custa de reaes qumicas, cuja eficincia aumenta com o aumento da velocidade com que se processam estas reaes. Sabe qual um dos fatores que aumenta esta velocidade? Sim, isso mesmo, a temperatura! Para ajudar os glbulos no combate a essa invaso de microorganismos nosso organismo decide, nesta situao de guerra, aumentar a temperatura corporal bem acima dos 36,1oC. Est instalada a febre --- no ela uma doena em si, mas a conseqncia de uma luta que est sendo travada em nosso benefcio --- no um problema, pelo contrrio, at um benefcio, pois nos mostra que estamos equipados com mecanismos adequados de defesa. Pior seria se no tivssemos febre! Ai os microorganismos acabariam conosco num piscar de olhos. O problema aparece quando nosso organismo, em desespero de causa, continua a aumentar a temperatura corporal; as vezes, para alm dos 40 oC: ai o bicho pega! A temperatura passa a ser um problema serssimo, pois aniquila nossas enzimas e nossas clulas podendo, mesmo, ocasionar a morte. Antes de chegar a tal situao, devemos fazer algo para baixar a temperatura. ai que entram os medicamentos para controlar a febre, e no para acabar com ela ... e conosco! O cobertor realmente nos esquenta? Preliminares O calor pode transmitir-se, de um local mais quente para outro mais frio, de trs modos: conduo, conveco e radiao. Ainda que os trs possam ocorrer de forma simultnea, um deles pode ter maior relevncia, sobre os outros, em cada situao.

Como vimos, sentimos frio quando nosso corpo perde calor. Quando maior a rapidez dessa perda, maior ser tambm a sensao de frio. Na perda de calor atravs da pele, a conveco contribui de forma decisiva. Esse modo de propagao do calor ocorre apenas com os fluidos (lquidos e gases) e pressupe-se a existncia de correntes (fluxos) no interior deles. Massas de fluidos a baixas temperaturas so substitudas por massas de fluido a maior temperatura que esto em contato com a fonte de calor. Esses movimentos do fluido produzem-se, em geral, como conseqncia de uma diferena de peso especfico que o fluido quente apresenta em relao ao fluido frio. Devido a isso, o fator 'existncia de gravidade' preponderante nesse tipo de conveco. Se em um recipiente transparente contendo gua que est sendo aquecida acrescentarmos uma gotas de corante (figura abaixo, esquerda), poderemos observar facilmente as correntes de conveco. Elas se manifestam quando a gua do fundo fica aquecida (menos densa) e sobe, dando lugar gua fria (mais densa) que desce da superfcie.

Se colocarmos a mo logo acima de um radiador de calor (aquecedor eltrico) em funcionamento, notaremos a corrente de conveco determinada pela ascenso do ar quente. Uma variante, denominada conveco forada, tem lugar quando as correntes de conveco no so originrias por diferenas de densidades. Se forarmos tais correntes, aumentamos a taxa de transferncia de calor. Assim, se agitarmos com uma colher a gua que estamos aquecendo, provocamos uma conveco forada e o aquecimento ocorrer com maior rapidez. De forma anloga, a colocao de um ventilador na frente do radiador de calor, far com que o ambiente se aquea mais rapidamente. Uma conveco um transporte de material quente para uma regio fria e, sempre dever haver algum fator (causa) para determinar tal movimento (efeito). Nos casos corriqueiros de aquecimento de lquidos a causa da conveco a gravidade terrestre. Quando, mediante uma tenaz, levamos um carvo em brasa de uma churrasqueira para uma bacia com gua e o trazemos de volta para a churrasqueira, seremos ns o responsvel por essa corrente de conveco. Uma das funes da roupa que vestimos justamente dificultar as correntes de conveco, as quais ocasionariam perdas de calor. Os ventiladores que usamos no vero (muito longo, para meu gosto) para nos refrescar tambm exemplo de conveco forada. Segurando-se uma das extremidades de uma barra de ferro (figura acima, direita) e mantendo a outra sobre o fogo, provvel que, a menos que a barra seja muito comprida, logo deveremos solt-la para no queimar a mo. Atravs da barra de ferro, assim como no interior de qualquer outro slido, o calor se propaga mediante um mecanismo denominado conduo. uma transferncia gradual de calor de partcula para partcula, no sentido da regio quente para a fria. Os metais so excelentes condutores de calor enquanto que os tecidos com os quais nos vestimos e aqueles com os quais se fazem os cobertores so muito maus condutores. O prprio ar, em si, mau condutor de calor.

Um cobertor, portanto, no nos "d calor", apenas dificulta sua perda, primeiro por ser mau condutor de calor e segundo por dificultar as correntes de conveco do ar. A radiao o terceiro modo atravs do qual o calor pode propagar-se. Todos os corpos emitem e absorvem calor sob a forma de radiao eletromagntica. Em geral, quanto maior a temperatura da fonte trmica, maior ser a quantidade de energia radiante emitida. Uma grande parte da energia disponvel na Terra provm da radiao trmica solar. Uma superfcie que absorve bem a radiao incidente sobre ela, ns a reconhecemos como tendo cor preta. Ao contrrio, uma superfcie reconhecida como de cor branca, aquela que no absorve praticamente nada da radiao que recebe.

Em dias quentes nos vestimos com menos roupas. Por que no deserto, onde se tem mais de 40 as pessoas usam tnicas grossas que cobrem todo o corpo? Por que usar estas roupas? Justifique. Num dia frio, a maaneta metlica da porta de madeira parece mais fria que a porta. Por qu? Uma gota d'gua 90C, caindo em nossa pele, queima. Um balde d'gua 90C queima muito mais. Por que isso acontece se a temperatura a mesma? Por que sai "fumaa" do gelo? Um caf quente pode ser bebido em pequenos goles. Uma sopa pode ser tomada bem quente. Um pedao de pizza pode queimar sua boca. Explique por que mais fcil se queimar comendo a pizza do que tomando o caf ou a sopa? A geladeira pode ser usada para esquentar alimentos em seu interior? Justifique

Potrebbero piacerti anche