Sei sulla pagina 1di 2

Presso do ar

Fsica Experimental Engenharia Civil

Resumo: Trabalho baseado na apresentao do seminrio realizado em sala de aula, sobre Presso.

Introduo

Gs ideal Gs ideal ou gs perfeito - um modelo terico. um gs que obedece com exatido matemtica as seguintes equaes: =k e p.V = n.R.T

Em geral, a variao de uma dessas variveis de estado provoca alterao em pelo menos uma das outras variveis, apresentando o gs uma transformao e conseqentemente um estado diferente do inicial. As transformaes mais conhecidas so: Isotrmica Ocorre temperatura constante Isobrica Ocorre sob presso constante. Transformao Isomtrica ou Isocrica Ocorre a volume constante. Adiabtica Ocorre sem troca de calor com o meio externo. Presso atmosfrica

Na prtica, temos gases reais. Um gs real tende para o gs ideal quando a presso tende a zero e a temperatura se eleva. Presso e temperatura de um gs Presso de um gs - Resulta das colises das molculas contra as paredes do recipiente onde est contido. Temperatura de um gs - uma medida da agitao molecular ou da agitao trmica. Os gases so constitudos de pequenas partculas denominadas molculas que se movimentam desordenadamente em todas as direes e sentidos. O estado de um gs caracterizado pelo valor de trs grandezas fsicas: o volume V, a presso p e a temperatura T, que so denominadas variveis de estado de um gs.

A primeira lei da termodinmica nada mais que o princpio da conservao de energia e, apesar de ser estudado para os gases, pode ser aplicado em quaisquer processos em que a energia de um sistema trocado com o meio externo na forma de calor e trabalho. Quando fornecemos a um sistema certa quantidade de energia Q, esta energia pode ser usada de duas maneiras: 1. Uma parte da energia pode ser usada para o sistema realizar um trabalho (t), expandindo-se ou contraindo-se, ou tambm pode acontecer de o sistema no alterar seu volume (t = 0);

O volume de um gs devido aos choques das suas molculas contra as paredes do recipiente, e a sua temperatura mede o grau de agitao de suas molculas.

2. A outra parte pode ser absorvida pelo sistema, virando energia interna, ou seja, essa outra parte de energia igual variao de energia (U) do sistema. Se a variao de energia for zero (U = 0) o sistema utilizou toda a energia em forma de trabalho. U= Q W Assim temos enunciada a primeira lei da termodinmica: a variao de energia interna U de um sistema igual a diferena entre o calor Q trocado com o meio externo e o trabalho t por ele realizado durante uma transformao.

Concluso Inicialmente, a lata contm pequena quantidade de vapor de gua e diferentes gases. Quando a gua entra em ebulio, aumenta a quantidade de vapor de gua dentro dela. Esse vapor pode ser observado, pois o vapor de gua em contato com ar atmosfrico tende a se condensar, tornando-se visvel. Esse vapor ocupa grande parte do volume da lata. Quando ela submergida no recipiente, o vapor de gua contido l dentro se condensa rapidamente. Como o volume da gua muito maior no estado gasoso do que no lquido, o volume de gs contido na lata diminui, deixando um espao vazio. Diminuindo o volume dos gases, a presso interna tambm diminui. E como a presso fora da lata est maior, ela fora as paredes de alumnio, deformando a lata.

Procedimento experimental Uma forma de mostrar o efeito da presso atmosfrica foi apresentada por alguns colegas de classe no seguinte experimento:

Referncias GRUPO Lei Geral Dos Gases (Engenharia civil 1A) Concluso sobre seminrio realizado em sala de aula. Estudo sobre presso. PORTAL SO FRANCISCO. Teoria cintica dos gases. Disponvel em < http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/teoriacinetica-dos-gases/teoria-cinetica-dos-gases-1.php> Acesso em 18/11/2011.

A presso do ar pode esmagar uma lata de refrigerante vazia.

No experimento foi mostrado o conceito de presso para explicar um tipo especial dela, a presso atmosfrica. Embora o ar seja extremamente leve, no desprovido de peso. Esse peso exerce uma presso chamada de presso atmosfrica Para mostrar a existncia dessa presso, foi usada uma lata de alumnio vazia. Colocando dentro dela um pouco de gua e depois, aquecendo-a ate que o vapor seja observado na sada da lata. Com cuidado e no deixando escapar muito vapor, virou-se a lata de cabea para baixo sobre uma vasilha com gua muito fria e apertou-se levemente a lata para baixo. O que foi observado que a lata facilmente esmagada com pouqussimo esforo. A presso do ar forte o bastante para dobrar uma lata. O que aconteceria se fosse usada uma lata de paredes mais grossas e rgidas? Caso se usasse uma lata de paredes rgidas, a diferena de presso no seria suficiente para amassar a lata. Neste caso, a gua da tigela iria entrar na lata ocupando o espao anteriormente ocupado pelo vapor.

Potrebbero piacerti anche