Sei sulla pagina 1di 6

Ol pessoal, vou ensinar como prometido a vcs como eu realizo a formatao dos computadores e notebooks que chegam a minha

assistencia de forma 100% funcional segura e rapida. Vamos precisar do Programa Windows AIK disponibilizado pela microsoft e algumas pequenas ferramentas para deixar o procedimento mais rapido e facil. 1 Deveremos realizar o download do windows AIK. 2- Deveremos baixar um script para agilziar o processo porem esse nao indispensavel mais facilita e agiliza. 3- deveremos ter uma iso emulada em um driver virtual ou os arquivos do windows 7 ou 8 em uma pasta. Primeiramente irei focar no processo de formatao do micro e depois explicar como fao tudo bem rapido e facil. Link do Windows AIK: http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=5753 Link do script : http://www.4shared.com/file/v9Mycm_h/INSTALLER.html Deveremos instalar o windows aik e dar continuidade abaixo. Primeiro passo Retirar o HD do pc ou notebook do cliente e ligar a sua maquina de trabalho. ( eu utilizo uma placa mae com funo hot swap assim retiro e coloco os Hds sem reiniciar o micro) segundo passo e realizar o bkp do cliente para seu disco rigido. ( eu utilizo o Kill copy ou o teracopy pois os mesmos agilizam e dao segurana ao processo de copia) Terceiro passo abrir o prompt do windows em modo administrador e entrar no DISK PART. ( estarei deixando os comandos em caixa alta para facilitar sua identificao) Disk Part

digitaremos o comando list disk para listar os discos conectados ao pc

List disk

o diskpart mostrara os discos conectados no pc, como so tenho o meu disco no micro e estou fazendo o tutorial em casa nao tenho outro hd pra demonstrar porem irei dar continuidade com o meu disco para demostrar. Agora utilizaremos o comando SELECT DISK e o numero do disco correspondente onde vc deseja instalar o SO.

Agora utilizaremos o comando clean para zerar a unidade limpala completamente ( ja nao poderei postar a tela caso faa isso limparei meu HD. Apos o CLEAN ser concluido em 2 ou 3 segundos, utilizaremos o comando CREATE PARTITION PRIMARY para criar uma partio e em seguida o comando FORMAT FS=NTFS QUICK para formatar a partio rapido em formato ntfs e apos a formatao ser comcluida digitaremos o

comando ACTIVE e por fim ASSIGN o assign atribuira uma letra a unidade, no tutorial vamos supor que a unidade F:. Pronto o procedimento do diskpart foi realizado e o hd esta pronto para receber uma instalao do windows 7 ou 8. Agora partiremos para parte e instalao do sistema operacional. Primeiramente deveremos copiar o conteudo do windows 7 ou 8 para uma pasta no seu computador ou entao emular uma iso utilizando algum programa como o clone image driver por exemplo. Agora abriremos o script que deixamos o link acima. ( abrir em modo administrador para evitar problemas) Ao abrir o script sera apresentada a seguinte tela:

deveremos precionar enter e ser solicitado o arquivo install.win que esta na pasta sources da pasta ou diretorio onde contem o windows 7 ou 8.

agora apos selecionar o arquivo intall.win ira abir as opoes de instalao como a verao do windows que voce deseja instalar caso vc tenha uma imagem ou arquivos de um windows 7 ou 8 com varias versoes vc podera escolher a versao desejada como podemos ver na seguinte tela:

apos es colher o numero referente a versao do windows que vc deseja instalar precionaremos enter e sera solicitado o diretorio aonde devera ser feita a instalao do windows:

como usaremos o F: para passar o tutorial deveremos utilizar o comando F( apenas F maiusculo e sem os dois pontos como esta na imagem acima. Agora novamente sera solicitado uma unidade e deveremos digitar F: ( observao na segunda vez que for solicitado ai sim usaremos o comando F: ( nao esquea de por os dois pontos). Na proxima imagem ir perguntar se o disco que vc quer instalar o windows um disco USB como um HD externo ou um Pendriver e vc devera digitar N ( Maiusculo). Agora sera solicitado a partio que sera instalada o windows e ser exibida apos a instalao e pode precionar enter sem digitar qualquer partio para que seja C: como o padrao do windows. Pronto agora basta aguardar 2 ou 3 minutos at que exiba a mensagem para vc retirar o HD e por em outro computador. Ao ligar o computador com o HD formatado sera exibida uma tela registrando o hardware e mais algumas coisinhas e pedira o nome de usuario que vc deseja criar para se logar e acabou. Agora eu irei passar como eu fao bem rapido isso. Primeiramente embora tenha muito texto vc nao tera que digitar mais de 10 comandos para realizar o procedimento e apos a terceira vez que vc realizar esse procedimento fara muito mais muito rapido que vai at esquecer oque vc ja fez haeuhea. Segundo todos os comandos sao executados repidamente sem muito tempo de espera e vc podera ficar sentado em frente ao computador at que tudo termine pois em 4 minutos vc ja executou os comandos e formatou o micro, MUIIITO rapido. Terceiro se vc for esperto ira criar uma pasta com todos seus programas e talvez os drivers do cliente e o BKP, ja limpo pelo anti virus claro haeuhaeea e quando terminar o processo de formatao vc ja cola tudo que vc precisa no HD antes de colocar ele devolta no outro computador para o windows terminar o processo de formatao. Ai so padronizar o windows voltar o bkp e partir pro abrao em 20minutos vc formatou, padronizou, instalou os drivers do cliente e ja esta com o bkp na maquina so recortar para deixar tudo bem parecido com oque era antes de formatar. Agora quem gostou apalude ae, mais oque eu me importo mesmo nao sao os aplausos e sim a boa

vontade na hora de ajudar a mim mesmo ou a outro amigo quando se tem uma dificuldade. Abraos. Advanced Micro Tecnologia e Informtica. Nchagas86 ( eletronica BR )

Potrebbero piacerti anche