Sei sulla pagina 1di 3

Alguns Perseguidores do Cristianismo na Histria

por Flvio Coutinho em dezembro 30, 2010 com 1 Comentrio em Histria


Object 1

Object 2

Object 3

Durante toda a histria da igreja, muitas foram as perseguies levantadas contra os cristos, podendo-se destacar as seguintes: Imperador Trajano de 98 a 117 AD. Determinou que se um cristo fosse acusado de qualquer crime, se no negasse sua f seria castigado. Mandou crucificar e lanar s feras os cristos. Imperador Adriano de 117 a 138 AD.

Desespero dos Perseguidos Imperador Marco Aurlio de 161 a 180 AD. Mandou decapitar os cristos e lana-los s feras. Embora um governante justo e tendo boas qualidades como homem, foi um terrvel perseguidor do cristianismo. Era contrrio aos cristos por considera-los inovadores. Milhares foram levados decapitao e lanados s feras nas arenas de Roma. Todos esses imperadores, eram considerados como bons, pois cristo algum poderia ser preso sem ter culpa definida e comprovada. Imperador Severo de 193 a 211 AD. Desencadeou terrvel perseguio contra os cristos, perseguio que s terminou quando ele morreu, em 211 AD. Era to cruel que foi considerado por muitos como sendo o anticristo. Imperador Dcio de 249 a 251 AD. Ele observava o crescente poder dos cristos com amarga inveja, determinando-se a reprimi-lo. Por ver as igrejas cheias enquanto seus templos estavam

desertos.

Histria do Cristianismo Imperador Diocleciano de 305 a 310. A ltima, pior e mais sistemtica de todas as perseguies erguidas contra os cristos ocorreu em seu governo. Atravs de diversos editos ordenou que todos os exemplares das Escrituras Sagradas crists fossem queimadas. Tambm todos os tempos ou lugares de reunio crist foram destrudos. Todos quantos fossem participantes dos movimentos cristos fossem presos e s deveriam ser soltos se negassem o cristianismo. Deveriam ser mortos todos que no adorassem seus deuses. Prendiam os cristos dentro de seus lugares de reunio e depois o incendiavam.

Os Mrtires Cristos
Claro que se houveram perseguies, houveram tambm mrtires. Heris da f que morreram fiis ao legado cristo. Seus nomes devem ser lembrados. Aqui esto alguns deles. Incio, bispo em Antioquia, foi condenado no ano 107 AD por rejeitar adorar outros deuses. Foi lanado s feras no anfiteatro romano entre 108 e 110 AD. Policarpo, morreu em 155 AD. Ao ser levado diante do governador e convidado a abandonar sua f, negando o nome de JESUS, respondeu: Oitenta e seis anos o servi, recebendo somente bens durante todo esse tempo. Como poderia agora negar meu Salvador? Foi queimado vivo. Justino Mrtir foi um dos homens mais competentes de sua poca. Dos livros que escreveu, os que restaram oferecem informaes valiosas sobre a vida da igreja durante o segundo sculo.

Nero, o Primeiro Perseguidor Aps as perseguies desencadeadas pelos imperadores, a histria deu uma guinada, quando em 323 AD Constantino tornou-se imperador favorecendo o cristianismo, aps uma experincia de converso. Foi quando surgiu a igreja imperial. Os templos cristos foram restaurados e abertos novamente em todos os lugares. At mesmo os cultos pagos foram dedicados ao culto cristo em muitos lugares. A manuteno paga aos tempos pagos pelo Estado passou ento a ser concedido s igrejas e ao clero cristo. Foi quando o imprio determinou que o domingo fosse o dia de descanso e adorao. A igreja aliou-se ao Estado e muitas coisas boas e ms advieram dessa unio. Com a unio entre a igreja e o Estado, os pagos comearam a ser perseguidos o que ocasionou levou as pessoas a desejarem entrar na igreja pra escapar da perseguio. Com isto houve uma admisso em massa de pessoas que no tinham realmente a experincia de converso, e essas pessoas comearam sutilmente a trazer para dentro do cristianismo prticas contrrias s Escrituras Sagradas. Essas prticas despertaram o zelo de Martinho Lutero que se ops ferrenhamente s prticas erradas de sua poca. Essa oposio ocasionou sua excomunho da Igreja Catlica Apostlica Romana, fazendo surgir a Igreja de Confisso Luterana (os protestantes por causa de seu protesto contra as prticas da igreja catlica). Temos a o surgimento da igreja reformada. Finalmente dentro da prpria igreja reformada houveram pessoas que tiveram outras opinies no tocante a certas doutrinas e interpretaes da Bblia Sagrada, de forma que essas pessoas saram da Igreja Luterana e formaram diversos outros grupos independentes, chamados de igrejas. a situao da igreja atual. Por Carlos Alberto Bachtold http://cultura.culturamix.com/historia/alguns-perseguidores-do-cristianismo-na-historia

Potrebbero piacerti anche