Sei sulla pagina 1di 2

Resenha SANTOS, Juvandi de Souza. Arqueologia: correntes e perspectivas. Joo Pessoa: JCR Editora, 2009, 95p.

Para conhecer o pensamento arqueolgico


Fernando Jos Cantele*
A arqueologia uma forma particular, nica, pois apresenta caractersticas prprias, utilizada para investigar os processos socioculturais, capazes de se chegar a uma totalidade do processo de estruturao de uma sociedade. (SANTOS, 2009).

Tem-se verificado a expanso tanto do ensino da arqueologia por meio de cursos de graduao e ps-graduao (mestrado e doutorado), como de pesquisas arqueolgicas, seja no mbito acadmico ou de licenciamento ambiental. Com isso, a arqueologia passou a ter mais visibilidade no meio universitrio e na sociedade como um todo, o que acarretou, tambm, no aumento de publicaes em que os profissionais da rea abordam o tema da sua disciplina. dentro deste contexto que se encontra inserido o livro Arqueologia: correntes e perspectivas, escrito por Juvandi de Souza Santos e publicado em 2009, o qual vem ocupar um espao importante quanto divulgao da arqueologia, ao apresentar em lngua portuguesa um texto introdutrio ao seu pensamento. Nesta obra, o

autor oferece mltiplas informaes, expondo de forma articulada o fazer arqueolgico, ao explorar as relaes entre o seu objeto de estudo, a sociedade e o pensamento cientifico que orientou a pesquisa no decorrer dos anos. Juvandi de Souza Santos atualmente professor e tambm coordenador do Laboratrio de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Estadual da Paraba - LABAP/UEPB; doutor em Historia (Arqueologia), pela Pontificia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul - PUC-RS (2009) e Ps-Doutor em Histria (Arqueologia), tambm pela PUC/RS (2010). Possui ampla experincia em pesquisa arqueolgica, com nfase ao estado da Paraba, alm disso, autor de diversas publicaes, tais como livros, captulos de livros, artigos e comunicaes.

227

A obra est dividida em dois captulos, a saber: As pesquisas arqueolgicas e o resgate do passado e O pensamento arqueolgico. Cada captulo encontra-se subdividido em tpicos especficos, versando sobre as vrias abordagens em que a arqueologia esteve envolvida no decorrer de seu desenvolvimento. De forma concisa, a obra apresenta as vrias correntes do pensamento arqueolgico (Arqueologia HistricoCultural, Arqueologia Processual, Arqueologia Contextual e outras), demonstrando como cada uma delas contribuiu para a anlise da cultural material e para a reconstruo das sociedades do passado. No transcorrer dos textos, possvel compreender as perspectivas e divergncias de cada corrente de pensamento, demonstrando que a arqueologia esteve envolvida em muitas discusses em relao s suas perspectivas de estudo. Logo, estudar a histria do pensamento arqueolgico mergulhar em um passado dinmico, o qual foi sendo construdo com base em vrias correntes de pensamento, que por sua vez, foram evoluindo gradualmente de acordo com o pensamento cientfico de

cada perodo histrico, influenciando assim, diretamente a pesquisa arqueolgica. Em Arqueologia: correntes e perspectivas o autor discorre em poucas pginas, sobre todo um processo de construo de uma cincia, examinando as relaes existentes entre a arqueologia, a sociedade e a produo do conhecimento a respeito do passado, baseando-se em uma perspectiva histrica. De acordo com o autor, o livro tem a preocupao de mostrar os vrios momentos presenciados pela arqueologia, fornecendo subsdios para o leitor acerca de como se pensava o fazer arqueolgico no transcurso do tempo da humanidade. (SANTOS, 2009). uma excelente obra introdutria, sob todos os aspectos, pois seu texto possui slidos fundamentos e perspectivas tericas, onde o autor baseou-se em obras de grande valor acadmico no domnio da arqueologia para apresentar a histria do pensamento arqueolgico. Alm disso, muito prtica e clara, o que a constitui como um livro bsico para estudantes de arqueologia e reas afins, como tambm para o pblico em geral.

FERNANDO JOS CANTELE graduado em Histria (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade do Contestado (UnC) - Campus Mafra/SC. Possui experincia em projetos de arqueologia preventiva, com nfase em arqueologia amaznica.

228

Potrebbero piacerti anche