Sei sulla pagina 1di 7

UNIVERSIDADE SO JUDAS TADEU FACULDADE DE DIREITO

METODOLOGIA DA PESQUISA JURDICA PROF: GUSTAVO S. PAULINO

MARINA NARCHI DE MARI R.A: 201218286 1PDTM SALA 406D

So Paulo 2012

Introduo
Pertencente ao contedo de Introducao ao estudo do Direito, escolhi o tema Antinomia. Optei por este assunto devido a sua simplicidade e complexidade mutua.

1. Autor e Obra
Mascaro, Alysson Leandro Introducao Ao Estudo Do Direito Editora Quartier 2007

2. Credenciais da autoria
Alysson Leandro Mascaro (Catanduva, 1976) um jurista e filsofo do

direito brasileiro. doutor e livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de So Paulo e atualmente professor de Filosofia do Direito na graduao da Universidade Presbiteriana Mackenzie, bem como do ncleo de Direito Poltico e Econmico da Ps-Graduao, na mencionada instituio. tambm palestrante esprita, tendo publicado obras de referncia na rea. Alysson Leandro Mascaro Doutor e Livre-Docente pela Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo. um dos fundadores do curso de Direito da Fundao Padre Albino em 2002, do qual tambm foi coordenador. professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Mestrado em Direito Poltico e Econmico e na Graduao da Faculdade de Direito. Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo. palestrante em diversas universidades do Brasil e pesquisador em Filosofia do Direito. Em 2007, Mascaro liderou o processo de implantao do curso de direito da Faculdade Zumbi dos Palmares, primeira instituio de ensino superior na Amrica Latina a ter como fundamento a incluso da populao negra e o tema da diversidade. lder do maior grupo de pesquisa do Brasil no tema "Marxismo e Direito", grupo esse construdo desde o incio da primeira dcada dos anos 2000.

3. Digesto
Antinomia

O beneficio do controle sobre a forma e o conteudo das normas, a teoria geral do direito deve, logo de inicio, indentificar as hipoteses nas quais ocorrre uma antinomia, para depois lancar meios a fim de resolve-la. Para que possa considerr que a norma do ordenamento seja antinomia em relacao a outra, ambas devem tratar, de modo distinto, de uma mesma questao. Assim sendo, pode-se indentificar um grupo de fatores que, coincidindo em duas normas, faria com que estas fossem antinomicas.Se elas coincidirem no tempo, no espaco, na pessoa ou na materia, ai entao e que se tratara de uma antinomia.

Classificao da Antinomia

No que se diz a respeito a temporalidade, se duas normas tratarem diferentemente de uma mesma coisa ao mesmo tempo, eleas serao antinomicas. Ha antinomia entre duas normas que sejam dadas num mesmo tempo, mas nao entre normas de tempos distintos.

Tratando-se do espaco, tambem so havera antinomia se ambas as normas tratarem do mesmo espaco. Exemplo : Se uma norma proibe fumar no restaurante a outra permite que se fume no jardim, nao ha ai antinomia.

Sobre as pessoas a que se dirigem as normas, tambem so havera antinomia se ambas as normas se referirem aos mesmo destinarios. Exemplo: Se o proibem os jogadores de futebol de jogarem armados, esta norma nao e antinomica com outra que faculte aos policiais o armamento.

No que versa sobre a materia, so havera antinomia caso duas normas tratarem diferentemente do mesmo tema. Exemplo: Se uma proibe o roubo a outra permite os contratos, nao ha antinomia porque as normas nao estao tratando da mesma

materia, nao falam a mesma coisa. Haveria antinomia neste caso, se uma norma proibisse o roubo e a outra norma o permitisse.

4. Autor e Obra
Diniz, Maria Helena Compendio De Introducao A Ciencia Do Direito - 2001.

5. Credenciais da autoria
Maria Helena Diniz formou-se Cincias Jurdicas e Sociais pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (1970), Mestrado (1974) e Doutorado (1976) em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, Livre-Docente pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (1981). Atualmente Professora Titular de Direito Civil e Filosofia do Direito da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo e Presidente do Instituto Internacional de Direito - ID. Tem experincia na rea de Direito, com nfase em Direito Civil e Filosofia do Direito. Autora conceituada de livros em diversas reas de conhecimento, com obras reconhecidas principalmente nos setores acadmico e jurdico. Principais obras publicadas Curso de Direito Civil Brasileiro - Teoria Geral do Direito Civil; Curso de Direito Civil Brasileiro - Teoria Geral das Obrigaes; As Lacunas no Direito Compndio de Introduo Cincia do Direito; Conceito de Norma Jurdica Como Problema de Essncia; Constituio de 1988: Legitimidade, Vigncia, Eficcia e Supremacia.

6. Digesto
Antinomia e o conflito entre duas normas, dois principios, ou de uma norma e um principio geral do direito em sua aplicacao pratica a um caso particular. E a presenca de duas normas conflitantes, sem que se possa saber qual delas devera ser aplicada ao caso singular.

Assim para que se tenha presente uma real antinomia sao imprescindiveis tres elementos: incompatibilidade, indencidibilidade e necessidade de decisao.. So pode haver antinomia se, apos a interpretacao adequada das duas normas, a incompatibilidade entre elas perdurar. Para que haja antinomia sera mister a existencia de duas ou mais normas relativas ao mesmo caso, impuntando-lhe solucoes logicamente incompativeis.

7. Autor e Obra
Ferraz Junior, Tercio Sampaio Introducao ao estudo do direito 3 edicao - 2001

8. Credenciais da autoria

Tercio Sampaio Ferraz Jnior um jurista brasileiro, autor de diversos livros de direito, utilizados em faculdades de todo o Brasil. Em 1964 graduou-se em Filosofia, Letras e Cincias Humanas, pela Universidade de So Paulo. Pela mesma universidade graduou-se em Cincias Jurdicas e Sociais, tambm em 1964. Terminou o doutorado de Filosofia em 1968, pela Universidade de Mainz e, em 1970, o de Direito na USP, tendo como orientador Miguel Reale. Em 1974 completou o ps-doutorado em Filosofia do Direito. Atualmente consultor da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior, professor titular da Faculdade Autnoma de Direito, professor titular da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo e professor titular do Departamento de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo, Largo de So Francisco, tendo como antecessor na cadeiraGoffredo da Silva Telles Jr.. Tem experincia em diversas reas do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito, democracia, poder, constituio e ordem econmica.

9. Digesto
Define antinomia como contrariedade de leis que ocorre quando aus leis opoem-se ou mesmo se contradizem. Podendo concluir que, para que haja antinomia, a primeira condicao que as normas sejam expressas por ordens do mesmo sujeito emanecendo de autoridade competentes num mesmo ambito normativo. A segunda condicao exige que as

instru;oes dadas ao comportamento do receptor se contradigam, pois, para obedece-las, ele deve tambem desobedece-las. Essa condicao e logica.

10.

Autor e Obra
Betioli, Antonio Bento Introducao Ao Direito Licoes de Propedeutica Juridica 2002

11.

Digesto

A antinomia juridica e um fenomeno nao raro entre nos. De fato, ante a incrivel multiplicacao de leis, com certa frequencia pode ocorrer um conflito de nromas, o qual, todavia, dese ser solucionado em face mdo principio da unidade do sistema juridico. Assim oara que haja antinomia e necessaria a existencia de duas ou mais normas de direito relativas ao mesmo caso, imputando-lhe solucoes logicamente imcompativeis. Em tal hipotese, o sujeito nao pode atuar segundo uma norma sem violar a outra, uma vez que as duas sao validas. Por isso deve optar, e esta sua opcao implica a desobediencia a uma das normas em conflito, levando a recorrer a criterios para sair dessa situacao anormal.

12.

Analise Comparativa

13.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Helena_Diniz http://pt.wikipedia.org/wiki/Alysson_Leandro_Mascaro http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9rcio_Sampaio_Ferraz_J%C3% BAnior

Potrebbero piacerti anche