Sei sulla pagina 1di 30

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educao do Distrito Federal Diretoria de Ensino de Samambaia Ncleo de Monitoramento Pedaggico Coordenao

Intermediria do Ensino Especial Atendimento Educacional Especializado Escola Classe 325 de Samambaia

Gleicy Fernanda Nascimento Arajo Professora da Sala de Recursos E.C 325 de Samambaia Setembro/ 2011

Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficincia Apresentao:


O presente projeto foi elaborado para atender os alunos da Escola Classe 325 de Samambaia, tal escola est localizada na QR 325- rea Especial n 01 na cidade satlite de Samambaia. Foi inaugurada em junho de 1999, atualmente est funcionando em 2 turnos, atendendo alunos do 1 ao 5 ano( 6 a 14 anos); Classe Especial (Deficientes Intelectuais) e Correo de Fluxo, embora no esteja totalmente acessvel. A escola sempre enfrentou dificuldades referentes manuteno fsica do prdio e instalaes, at por que era uma escola toda em madeira. Em 2005 iniciou-se o processo de reconstruo da escola. Em 2006 a nova escola foi entregue comunidade, embora no estivesse totalmente acabada. A escola foi recebida com vrios problemas: falta de faixas antiderrapantes nas escadas, plataforma de elevao para portadores de necessidades especiais com defeito, rachaduras nas paredes, banheiro com problemas, entre outros. Tendo em vista que o direito da pessoa educao resguardado pela Poltica Nacional de Educao independente de gnero, etnia, idade ou classe social. O acesso escola extrapola o ato da matrcula e implica apropriao do saber e das oportunidades educacionais oferecidas totalidade dos alunos com vistas a atingir as finalidades da educao, a despeito da diversidade na populao escolar. Essas condies exigem a ateno da comunidade escolar para viabilizar a todos os alunos, indiscrinadamente, o acesso aprendizagem, ao conhecimento e ao conjunto de experincias curriculares disponibilizadas ao ambiente educacional, a despeito de necessidades diferenciadas que possam apresentar. O respeito diversidade, efetivado no respeito s diferenas, impulsiona aes de cidadania voltadas ao reconhecimento de sujeitos de direitos, simplesmente por serem seres humanos, Suas especificidades no devem ser elemento para a construo de desigualdades, discriminaes ou excluses, mas sim, devem ser norteadoras de polticas afirmativas de respeito diversidade, voltadas para a construo de contextos sociais inclusivos.

2- Justificativa:

A Incluso como prtica educativa recente em nossa sociedade, sendo que na perspectiva da Educao Inclusiva, todos os alunos, sem exceo, devem ser acolhidos em escolas regulares. Conviver com as diferenas sempre foi um desafio, e desde cedo o ser humano precisa aprender a conviver com elas.

A famlia o primeiro meio social da criana, no qual ela constri referncias e valores e a comunidade o espao mais amplo, onde novas referncias e valores se desenvolvem. A participao da famlia e da comunidade traz para a escola informaes, crticas, sugestes, solicitaes, desvelando necessidades e sinalizando rumos. A escola um dos principais espaos de convivncia social do ser humano. Durante as primeiras fases de seu desenvolvimento. Ela tem o papel primordial no desenvolvimento da conscincia de cidadania e de direitos, j que na escola que a criana comea a conviver num coletivo diversificado, fora do contexto familiar. Sendo assim compreende-se a Educao Inclusiva como o processo primordial para a formao educacional da pessoa com deficincia, bem como favorecedora de uma educao voltada ao respeito s diferenas. A Legislao brasileira, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educao, prev a incluso de alunos com deficincia em salas de aula regulares de ensino, o que representa equiparao de oportunidades educacionais e o compromisso com o princpio da igualdade de direitos para todos. O tema A Incluso comea no Corao: Plante essa ideia, foi escolhido com o intuito de esclarecer aos alunos a importncia de uma Escola Inclusiva. Fazendo com que os alunos reflitam sobre seus direitos, independente das limitaes e dificuldades que porventura tenham. Tendo como parmetro que toda pessoa tem direito a vida, a educao, a liberdade, a segurana pessoal ao lazer ao trabalho de participar da vida cultural da comunidade escolar entre outros. Exercer a cidadania conhecer direitos e deveres no exerccio da convivncia coletiva, realizar a anlise crtica da realidade, reconhecer as dinmicas sociais, participar do debate permanente sobre suas causas coletivas e manifestar-se com autonomia e liberdade respeitando seus pares.

Pblico Alvo:
O referido projeto ser destinado a alunos do 1 ao 5 Ano; Correo de Fluxo; Classe Especial (Deficientes Intelectuais); Equipe gestora, Equipe de Apoio Pedaggico(

SEAA/SOE/Coordenao) e Sala de Recursos (A.E.E).

Tema:
A Escola Inclusiva respeita e valoriza todos os alunos cada um com a sua caracterstica individual e base da sociedade para Todos, que acolhe todos os cidados e se modifica, para

garantir que os direitos de todos sejam respeitados. O tema escolhido ser: Incluso comea no corao: Plante essa ideia.

Objetivo Geral:
Sensibilizar a Comunidade Escolar sobre os aspectos Tericos e Prticos da Incluso Escolar com vistas implementao de aes no contexto geral. Conscientizar os alunos de que todos tm os mesmos direitos.

Objetivos Especficos:
Apresentar a realidade das pessoas deficientes por meio da Literatura Infantil; Trabalhar com sensibilizao e vivncias, experimentando o lugar do outro e suas necessidades especficas e refletindo sobre o preconceito e a aceitao pessoal e social dessas pessoas; Identificar diferenas e semelhanas entre os colegas da turma; Cultivar o respeito s diferenas, a solidariedade, a paz na diversidade; Ampliar a participao do aluno deficiente no contexto escolar; Exercitar a reflexo e a tolerncia com o diferente.

Metodologia:

Acolhidas:

Durante a abertura dos turnos acontecer a exibio de vdeos referentes a temtica Incluso, para uma posterior discusso no ptio/ sala de aula, propiciando assim espaos para discusses e reflexes, que faam com que os alunos se conscientizem em relao ao respeito as diferenas, a diversidade, a alteridade, amor a si mesmo e ao prximo, entre outros.

Sugestes de vdeos:

2 feira 3 feira 4 feira 5 feira 6 feira

Vdeo Voc e Especial Aline Barros Vdeo Diferenas Ariel Vdeo Somos Todos Iguais Cristina Mel Vdeo Muito Prazer eu Existo! Vdeo Alteridade

Oficina de Leitura:

A atividade proposta visa que o aluno aprecie a literatura em sua diversidade a fim de aprender a ler com prazer e aprimorar-se como leitor e escritor proficiente, onde o aluno ter a oportunidade de expressar suas ideias, conhecimentos e experincias na sua forma de comunicar, sendo ouvido e respeitado nos seus pontos de vistas. Vivenciando por meio da Literatura o exerccio da fantasia e da imaginao. Para essa Oficina foram utilizados os seguintes livros:

Um mundinho para todos - Ingrid Biesemeyer Bellinghausen

Nem todas as girafas so iguais- Mrcia Honora

Os livros foram trabalhados nos seguintes anos conforme tabela abaixo:

Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 Ano Classe Especial Correo de Fluxo

Livro Um mundinho para todos Um mundinho para todos Nem todas as girafas so iguais Nem todas as girafas so iguais Nem todas as girafas so iguais Um mundinho para todos Nem todas as girafas so iguais

Os livros foram apresentados ao pblico alvo com a utilizao do recurso do Datashow, um dos livros foi baixado da internet e o outro foi digitalizado. Um dos primeiros passos para a prtica da Literatura a preparao (motivao) desse leitor para receber o texto e assim exercer influncia sobre suas expectativas em relao obra utilizada. O professor como mediador dessa aprendizagem dever previamente ler e se apropriar desse recurso que ser utilizado. Para que s depois se apresente a obra, seu autor, ilustrador, editora e outros. Essa leitura ser ministrada pelo professor, mas nada impede que ela em outro momento acontea de forma individual ou conjunta. No podemos deixar de utilizar as metodologias de leitura (leitura objetiva, inferencial e avaliativa) que nos ajudaram na compreenso do texto e na competncia comunicativa. A escola tem que oferecer espao que garanta acesso aos saberes lingusticos necessrios para o uso eficaz da lngua mesmo nos eventos mais cotidianos tais como: expor ideias, argumentar contra ou a favor, e outros.

As obras foram utilizadas como parmetro da aplicao do Teste da Psicognese (1 ao 3 ano/ Classe Especial) e Teste da Proficincia (4 ao 5 ano/ Correo de Fluxo).

Oficina: Aceitando as diferenas

Os alunos tero a oportunidade de colocar em prticas todos os conceitos adquiridos de acordo com as atividades a seguir sugeridas:

Criar cartazes sobre o tema Incluso, que combatam o preconceito. Como por exemplo, Somos diferentes... Mas amados por Deus. Sou solidrio, gentil, afetuoso com meu semelhante. No a lei que vai proteger o portador de deficincia. a conscincia. (Gonalo Borges) Incluso sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenas. (Mantoan) Escolha uma msica bem legal e elabore um texto para sensibilizar as pessoas de sua escola em relao s pessoas deficientes (pardias). Como por exemplo, Pardia da Incluso. Produzir um programa de TV, no qual devero falar sobre a importncia de aceitar as pessoas como elas so. Escrever uma carta para o governante, dando sugestes para melhorias que podem ser realizadas na escola, na cidade a fim de facilitar a vida dessas pessoas. Confeccionar um mural, como por exemplo, com a seguinte frase: Acolhemos a Incluso com flores em nossas mos/ Deixamos florescer a primavera da Incluso. Cine Debate Os alunos tero a oportunidade de assistir filmes que envolva o tema e posteriormente faro reflexes, trocas de ideias entre seus pares sobre o mesmo, tais como: O Corcunda de Notre Dame; O patinho feio; Dumbo; Procurando Nemo; Happy Feet- O Pinguim.

Gincana Inclusiva: Nessa atividade os alunos tero a oportunidade de praticar a alteridade, ou seja, colocar-se no lugar do outro, podemos sugerir como tarefas: Corrida de um p s;

Coloque o rabinho; Descubra o som; Descubra o Objeto; Corrida de cadeira de rodas com obstculos; Jogos Cooperativos.

Culminncia do Projeto:

Durante o ms de setembro acontecer culminncia do Projeto com a realizao de apresentaes feitas pelos alunos, de acordo com a tabela abaixo:

1 Anos (Vespertino)

Declamao dos Direitos dos Deficientes e apresentao musical da msica

Conquistando o Impossvel. 2 Anos (Vespertino) Apresentao Borboletinha . 3 Anos (Vespertino) 3 Anos/ Classe Especial (Vespertino) 4 Anos (Vespertino) Dramatizao: A Incluso Dramatizao da msica Ensinando Paz Apresentao da msica: So Todos Iguais (Banda Catedral), Vozes e violo. 5 Anos (Matutino) Apresentao da msica A vez da voz e da Pardia da Incluso. 5 Anos (Vespertino)/Correo de Fluxo Apresentao em Libras das msicas: Aos olhos do pai e Homenzinho Torto 5 Anos (Vespertino) Apresentao de uma msica Pardia da Incluso. Convidados Apresentao dos alunos da Pestalozzi. Apresentaes msicas e exposio de artesanato. em Libras da msica

Sugestes de Literatura:

Dorinha Luca Jlia e seus amigos Na minha escola todo mundo igual Algum muito especial Bom dia todas as cores A ovelha negra Um mundinho para todos Silvia Gabriel e as visitas especiais Dorina viu Rodrigo enxerga tudo Rodas pra que te quero Tudo bem ser diferente

Recursos Pedaggicos e Materiais:


Livros Diversos de Literatura Infantil relacionados temtica Deficincia/Incluso; Data Show; Tela de Projeo; Revistas e jornais diversos Papis diversos; Caixa Surpresa; Dicionrios; Cd de msica diversos; Aparelho de som; Lpis de cor cola tesoura, e outros.

Avaliao:
Partindo do pressuposto da Avaliao numa perspectiva formativa, a qual se concretiza em face dos processos contnuos e articulados de mtodos e procedimentos pedaggicos acolhidos para esse fim. Somente dessa forma, poder ser efetivada uma avaliao que considere situaes

de aprendizagem centradas no sucesso coletivo de ensinar e do aprender como partes inerentes do mesmo processo. De acordo com Leal et ali(2006) reforam que as prticas do trabalho docente devem ser diferenciadas em suas formas e abordagens para criar oportunidades exitosas de aprendizagem, assim, um constante avaliar do processo de ensino e aprendizagem. Com esse foco, no apenas o aluno avaliado, mas tambm o trabalho do professor e a instituio educacional. Partindo desse olhar, os autores destacam, ainda que: Avaliar torna-se, nessa perspectiva, um procedimento essencial no cotidiano de qualquer instituio educacional, no qual todos devem assumir uma postura reflexiva para o redirecionamento do fazer pedaggico. Dessa forma, pressupe uma mudana nos processos avaliativos, na prxis pedaggica e na gesto escolar, do modo a tornar coerentes as metas que se planeja o que ensina e o que se avalia. Por meio do Projeto, podemos observar que os alunos tiveram a oportunidade de interlocuo dos diferentes saberes, por meio de um dilogo permanente, levando a uma concepo de educao para todos na perspectiva da diversidade associada totalidade dos conhecimentos socialmente produzidos, proporcionando assim a aprendizagem do aluno favorecendo a formao da sua cidadania e autonomia. Os processos avaliativos devem ser sensvel s diferenas que permeiam a sala de aula e o contexto socioeducacional, devendo, a prtica avaliativa, facilitar o dilogo e a mediao entre as vrias histrias de vida que a instituio educacional. Espera-se, portanto, que o processo de avaliao desvele ao aluno o que ele aprende e como ele aprende, para que o mesmo desenvolva a confiana em sua forma de pensar, de analisar e de enfrentar novas situaes. Nessa perspectiva, tudo e todos so avaliados, uma vez que a avaliao formativa promove e aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, do professor e da instituio Educacional. Adotando-se a avaliao formativa, os alunos passam, ento, a desenvolver estratgias para aprender, a participar do processo de ensino e aprendizagem, a construir habilidades de auto-avaliao e de avaliao pelos colegas, e a entender a sua prpria aprendizagem.

Consideraes Finais:
De certo que a incluso se concilia com uma educao para todos e com um ensino especializado no aluno, mas no se consegue implantar uma opo de insero to revolucionria sem enfrentar um desafio ainda maior: o que recai sobre o fator humano. Os recursos fsicos e os meios materiais para a efetivao de um processo escolar de qualidade cedem sua prioridade ao desenvolvimento de novas atitudes e formas de interao, na escola, exigindo mudanas no relacionamento pessoal e social e na maneira de se efetivar os processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, a formao do pessoal envolvido com a educao de fundamental importncia, assim como a assistncia s famlias, enfim, uma sustentao aos que estaro diretamente implicados com as mudanas condio necessria para que estas no sejam impostas, mas imponham-se como resultado de uma conscincia cada vez mais evoluda de educao e de desenvolvimento humano. A Escola Inclusiva aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades. Tem por fim promover o acesso, a permanncia e o sucesso dos alunos com necessidades educativas especiais, na rede regular de ensino, de forma real, j que existem tantas possibilidades de faz-lo. A populao escolar constituda de grande diversidade e a ao educativa deve atender s maneiras peculiares dos alunos aprenderem. Incluso implica mudana, tanto no sistema quanto na escola. Nesta, comea-se pela parte fsica e continua-se at o currculo, que deve ser reestruturado, adaptado, readaptado (em todos os seus aspectos), transformado: acessvel ao portador de necessidades educativas especiais. Para isso preciso que os sistemas de ensino criem estruturas e programas de apoio aos professores na capacitao e remunerao adequada, e tambm possibilitem s escolas instrumentalizao e espaos adequados que possam estimular o aprendizado dos alunos com necessidades educativas especiais. A escola, a partir da sua proposta pedaggica, pode efetuar mudanas radicais em toda a sua estrutura educacional. Para que a educao inclusiva seja realmente efetiva e eficaz, o que se prope que se cumpram as leis. Incluso o Privilgio de conviver com as diferenas. (Maria Teresa Eglr Mantoan)

Referncias Bibliogrficas:
ARANHA, Maria Salete Fbio organizao. Educao Inclusiva: Fundamentao Filosfica. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Especial, 2004. ARRUDA, Incio. Direitos da pessoa com deficincia: Conhecer para exigir. Braslia: Senado Federal. 2010.

BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Adaptaes Curriculares/ Secretaria de Educao Fundamental. Secretaria de Educao Especial. Braslia: MEC/SEF/SEESP, 1998.

HONORA, Mrcia; FRIZANCO, Mary Lopes Esteves. Esclarecendo as Deficincias: Aspectos tericos e prticos para a contribuio com uma sociedade inclusiva. So Paulo: Ciranda Cultural LTDA. 2008.

ANEXOS

ESCOLA CLASSE 325 DE SAMAMBAIA NOME:_____________________________________ DATA: _____/_____/_____

A VEZ DA VOZ

(INTRODUO) EU POSSO VER ALM DO QUE MEUS OLHOS PODEM ENXERGAR ALM DO QUE IMAGENS ME MOSTRAR EU POSSO OUVIR O QUE DIZ SEU CORAO POSSO ESCUTAR ATRAVS DE SUAS MOS BEM MAIS QUE PALAVRAS PODERIAM ME DIZER EU VEJO A VERDADE ATRAVS DE VOC REFRO: SOMOS TODOS DIFERENTES E AO MESMO TEMPO TO IGUAIS E POR NOSSAS DIFERENAS SOMOS TO ESPECIAIS VAMOS JUNTOS COMO IRMOS ERGUER A NOSSA CANO A VEZ DA VOZ DO CORAO ECOAR POR TODA TERRA (INTRODUO) EU POSSO VER ALM DO QUE MEUS OLHOS PODEM ENXERGAR ALM DO QUE IMAGENS ME MOSTRAR EU POSSO OUVIR O QUE DIZ SEU CORAO POSSO ESCUTAR ATRAVS DE SUAS MOS BEM MAIS QUE PALAVRAS PODERIAM ME DIZER EU VEJO A VERDADE ATRAVS DE VOC REFRO: SOMOS TODOS DIFERENTES E AO MESMO TEMPO TO IGUAIS E POR NOSSAS DIFERENAS SOMOS TO ESPECIAIS VAMOS JUNTOS COMO IRMOS ERGUER A NOSSA CANO A VEZ DA VOZ DO CORAO ECOAR POR TODA TERRA PONTE: MESMO SEM TE OUVIR, MESMO SEM TE VER E SEM EU PISAR NO MESMO CHO QUE VOC SE EU NO ENTENDER O SEU MODO DE PENSAR AINDA ASSIM POSSO TE AMAR REFRO: SOMOS TODOS DIFERENTES E AO MESMO TEMPO TO IGUAIS E POR NOSSAS DIFERENAS SOMOS TO ESPECIAIS VAMOS JUNTOS COMO IRMOS ERGUER A NOSSA CANO A VEZ DA VOZ DO CORAO ECOAR POR TODA TERRA

ESCOLA CLASSE 325 DE SAMAMBAIA. NOME:__________________________________ DATA: _____/_____/_____

SOMOS TODOS IGUAIS CATEDRAL

SOMOS TODOS IGUAIS NA CHEGADA E NA PARTIDA NO ENCONTRO E DESPEDIDA NA JORNADA PELA VIDA SEM SABER SOMOS TODOS IGUAIS NA MENTIRA E NA VERDADE NO AMOR E NA MALDADE PARTE DA HUMANIDADE SEM SABER SENTIMENTO INCOMUM COMUNHO SEM PERCEBER SOMOS PARTES DE UM S NO SENTIDO DE VIVER E VIVER TO DIFICIL SE NO NOS APROXIMAR CABE A NS QUERER MUDAR O AMOR EST NO AR SOMOS TODOS IGUAIS NA MENTIRA E NA VERDADE NO AMOR E NA MALDADE PARTE DA HUMANIDADE SEM SABER QUE A RESPOSTA EST DENTRO DE NS.

ESCOLA CLASSE 325 DE SAMAMBAIA NOME:_________________________________________ DATA: _____/_____/______

SOMOS TODOS IGUAIS CRISTINA MEL

EU SOU MORENA DO CABELO CACHEADO EU SOU LOIRINHA, DOS OLHINHOS AZULADOS SOU AFRICANO DO CABELO ARREPIADO MESMO DIFERENTES, PRA DEUS SOMOS IGUAIS EU SOU RUIVINHA COM PINTINHA EM TODO LADO, EU SOU JAPONESA DOS OLHINHOS BEM PUXADOS E EU SOU NDIO DO CABELO ESCORRIDO MESMO DIFERENTES, PRA DEUS SOMOS IGUAIS A GERAO ELEITA POVO ESCOLHIDO, FEITO IMAGEM DE DEUS NO IMPORTA A RAA, LNGUA, COR OU NAO, NS FAZEMOS PARTE DESTA GERAO DE ADORADORES, POVO ESCOLHIDO UNIDOS E CHAMADOS PRA BRILHAR A LUZ DE DEUS NO IMPORTA A RAA, LNGUA, COR OU NAO NS SOMOS SOLDADOS COM A MESMA MISSO PREGAR O EVANGELHO A TODA CRIATURA NOS SEIS CONTINENTES PRA BRILHAR A LUZ DE DEUS AOS OLHOS DO SENHOR SABEMOS QUE NS SOMOS TODOS IGUAIS MAGRO, ALTO OU BAIXO POBRE OU MESMO RICO COM NOSSAS DIFERENAS JUNTOS SOMOS MAIS BONITOS

MUITO PRAZER, EU EXISTO! XUXA

EXISTEM FILHOS QUE PRECISAM MAIS CARINHO DE MAIS CUIDADOS E ATENO ESPECIAL E ESSAS CRIANAS QUANDO MUITO BEM AMADAS S DEUS QUEM SABE QUAL O SEU POTENCIAL SEUS PAIS CONHECEM UM SEGREDO DO UNIVERSO DA HARMONIA NA DIVERSIFICAO AMAR ALGUM DITO NORMAL MUITO FCIL LONGE DA INDIFERENA E DISCRIMINAO ME PERGUNTO SE A TUA INDIFERENA NATURAL? ME PERGUNTO EM QUE CONSISTE SER NORMAL? ME PERGUNTO QUAL O REFERENCIAL? POR QUE TODO MUNDO TEM QUE SER IGUAL ? QUEM DE NS UM SER HUMANO EXEMPLAR? QUEM DE NS NO TEM ESPELHO PRA SE OLHAR? QUEM DE NS CAPAZ DE ATIRAR? A PRIMEIRA PEDRA SEM SE MACHUCAR? ALGUNS DE NS JULGAM-SE MAIS QUE TODO MUNDO COMO SE O SOL FOSSE ESCOLHER PRA QUEM NASCER COMPARAES SO VAIDOSAS OU AMARGAS TUDO NA VIDA TEM UMA RAZO DE SER TEM GENTE PRECONCEITUOSA E ARROGANTE E EU ME PREOCUPO COM SEU MODO DE PENSAR COMO SE DEUS FOSSE ALGUM SER INCONSEQENTE QUE FAZ PESSOAS DIFERENTES S PRA OLHAR MUITO PRAZER, EU EXISTO!

ESCOLA CLASSE 325 DE SAMAMBAIA NOME: __________________________________ DATA: _____/_____/_____

ENSINANDO PAZ

COM UM LPIS DE COR EU DESENHO UMA FLOR QUE BROTOU NO JARDIM DA MINHA IMAGINAO PINTO O CU TODO AZUL E O SOL A BRILHAR PASSARINHOS QUE VOAM PARA L E PARA C UMA CASINHA ME FAZ SENTIR MAIS PROTEO O ARVOREDO A BALAR EU SINTO O VENTO A SOPRAR PERSONAGEM EU SOU, DESTE QUADRO REAL, POIS ASSIM VOU CONSTRUINDO A PAZ

ILUSTRANDO O AMOR, COLORINDO A PAZ, VOU SEGUINDO ENFIM, SUAVIZANDO A DOR. SER QUEM SOU, ME FAZ SER FELIZ DEMAIS E ASSIM VOU ENSINANDO PAZ.

PARDIA DA INCLUSAO

TUDO O QUE EU QUERO O SEU RESPEITO, DEUS AMA A MIM E A VOC DO QUERO MESMO JEITO EU AMO VOC, COMO VOC , AMANDO E RESPEITANDO ASSIM QUE DEVE SEEEERRRRRR

TODOS TEMOS LIMITAES, MAS TAMBM TEMOS CONDIES PARA LUTAR E VENCER A VIDA CHEIA DE EMOES, MESMO QUE EXISTAM OS PROBLEMAS O QUE EU QUERO VIVER NO EXISTEM S DIFICULDADES,TEMOS MAIS RAZES PARA SORRIR ENTO CHORAR PRA QU?

TUDO O QUE EU QUERO O SEU RESPEITO, DEUS AMA A MIM E A VOC DO MESMO JEITO EU AMO VOC, COMO VOC , AMANDO E RESPEITANDO ASSIM QUE DEVE SEEERRRRR.

PRA VOC ESSA CANO, PARA QUE POSSA REFLETIR O GRANDE DOM QUE VIVER QUE VOC TENHA SONHOS BONS, COM UM MUNDO DE MAIS IGUALDADE E LUTE PRA ACONTECER S PEO QUE FAA A SUA PARTE, UM FUTURO BEM MELHOR CONSTRUIREMOS, BASTA S QUERER!!!

TUDO O QUE EU QUERO O SEU RESPEITO, DEUS AMA A MIM E A VOC DO MESMO JEITO EU AMO VOC, COMO VOC AMANDO E RESPEITANDO ASSIM QUE DEVE SEEERRRR.

(VERSO DA MSICA VOC DE VOLTA MARIA CECLIA E RODOLFO)

Murais

APRESENTAES:

APESENTAO DOS ALUNOS DO 4 ANOS MSICA SOMOS TODOS IGUAIS

DECLAMAO DOS DIREITOS DAS PESSOAS DEFICIENTES

APRESENTAO DA MSICA CONQUISTANDO O IMPOSSVEL

APRESENTAO DA MSICA HOMENZINHO TORTO EM LIBRAS

ALUNOS DO 5 ANO

APRESENTAO DA MSICA A VEZ DA VOZ ALUNOS DO 5 ANO

APRESENTAO DA MSICA A VEZ DA VOZ PROFESSORA JACKELINE ANDRIA

ABERTURA DA SEMANA DE LUTA PROFESSORA GLEICY FERNANDA

O PBLICO

Potrebbero piacerti anche