Sei sulla pagina 1di 45

A serra de Sintra constitui um doma isolado, de forma elptica, com 10 km por 5 km, com uma orientao aproximada este-oeste.

Esta serra o resultado da ascenso continuada de um macio magmtico proveniente de pequena profundidade e que se iniciou h cerca de 82 M.a. Esse macio iniciou a sua ascenso sob uma capa de rochas sedimentares, essencialmente constitudas por calcrios e margas, semelhantes s que atualmente circundam o referido macio. A ascenso do macio de Sintra empolou esta cobertura sedimentar, que se foi deformando em doma at partir e ser desmantelada pelos agentes geomorfolgicos erosivos, nomeadamente pela gua de escorrncia. A ao erosiva destes agentes acabou por expor, h cerca de 65 M.a., as rochas magmticas que constituem a serra. A ascenso do macio teve ainda outras consequncias. Com efeito, o macio, proveniente de reas com temperaturas mais elevadas, exerceu sobre as rochas encaixantes uma enorme presso e provocou um forte aumento de temperatura. As transformaes causadas, denominadas genericamente por metamorfismo de contacto, modificaram as rochas encaixantes, formando uma aurola. Esta aurola de metamorfismo est ainda patente no relevo a sul e a oriente da serra. Adaptado de http://www.aml.pt/

Nuno Correia 2011/12

Nuno Correia 2011/12

Selecione a opo que permite preencher os espaos, de modo a obter uma afirmao correta. As rochas magmticas que constituem a serra de Sintra so__________________, uma vez que resultaram__________________da crusta. intrusivas (...) da cristalizao de material rochoso fundido no interior extrusivas (...) da cristalizao de material rochoso fundido no exterior extrusivas (...) da recristalizao de material rochoso fundido no exterior intrusivas (...) da recristalizao de material rochoso fundido no interior Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes respeitantes ao ciclo das rochas. As rochas metamrficas surgem de modificaes sofridas pelos diferentes tipos de rochas no interior da Terra, sem ocorrer fuso das mesmas. A eroso de rochas preexistentes uma condio necessria formao de uma rocha magmtica extrusiva. Os sedimentos resultantes dos processos erosivos, que desnudaram o macio magmtico da serra de Sintra, aps sedimentao seguida de diagnese, originaram rochas sedimentares. A principal fonte de energia da parte subcrustal do ciclo das rochas o calor interno do planeta.
Nuno Correia 2011/12 4

Sobre as interaes entre os diferentes subsistemas terrestres foram feitas as afirmaes seguintes. Selecione a opo que as avalia corretamente. 1. A biosfera apenas interage com a geosfera na sua regio mais superficial. 2. Os gases resultantes da queima dos combustveis fsseis tornam a gua da chuva cida. 3. A atividade vulcnica no interfere com a composio atmosfrica. 1 verdadeira; 2 e 3 so falsas. 1 e 2 so verdadeiras; 3 falsa. 2 verdadeira; 1 e 3 so falsas. 2 e 3 so verdadeiras; 1 falsa.

Nuno Correia 2011/12

Relacione as caractersticas do sistema Terra com uma gesto sustentvel dos recursos.

Nuno Correia 2011/12

Ordene as letras de A a E, de modo a reconstituir a sequncia cronolgica dos acontecimentos que podem conduzir formao de uma rocha sedimentar a partir de uma rocha magmtica. A. Alterao de uma rocha magmtica por aco dos agentes atmosfricos, em especial da gua. B. Decrscimo do tamanho dos poros devido ao peso dos sedimentos sobrejacentes. C. Remoo dos produtos de alterao de uma rocha magmtica, por aco dos agentes atmosfricos. D. Deposio de materiais slidos resultantes da alterao de uma rocha magmtica E. Diminuio da velocidade da gua corrente, conduzindo a perda da capacidade de transporte.

Nuno Correia 2011/12

O estudo do perfil geolgico de uma dada regio representado na figura permite identificar uma srie sedimentar cujos estratos apresentam dobras e fsseis de trilobites (A) e uma srie sedimentar com os estratos que contm amonites (B) dispostos na horizontal. Este estudo permite deduzir a sequncia temporal de aparecimento das estruturas geolgicas da regio bem como inferir de algumas das caractersticas dos ambientes que a existiam no momento da sua formao.

Nuno Correia 2011/12

Nuno Correia 2011/12

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes respeitantes ao perfil geolgico representado. A. As sries sedimentares A e B formaram-se em ambientes marinhos. B. A srie A depositou-se no decorrer da Era Paleozica e a srie B durante a Era Mesozica. C. razovel supor que os estratos da srie sedimentar A se depositaram dobrados. D. O estrato da srie B assinalado com o nmero 2 teve a sua origem previamente ao estrato nmero 1. E. Entre a srie A e a srie B houve interrupo da deposio de materiais sedimentares e a eroso de estratos da srie A. F. A falha assinalada na figura a estrutura geolgica mais recente. G. A deposio de sedimentos das sries A e B enquadra-se numa perspetiva geolgica de cariz uniformitarista. H. As rochas magmticas representadas foram as ltimas rochas a formar-se.
Nuno Correia 2011/12 10

As afirmaes seguintes dizem respeito s rochas presentes no perfil geolgico da figura. Selecione a opo que as avalia corretamente. 1. Os arenitos e as argilas resultaram de um processo contnuo de sedimentognese. 2. possvel o aparecimento de detritos da srie dobrada nas rochas sedimentares que constituem a srie B. 3. Os depsitos vulcnicos so constitudos por rochas magmticas intrusivas. 1 e 3 so verdadeiras; 2 falsa. 2 verdadeira; 1 e 3 so falsas. 1 e 2 so verdadeiras; 3 falsa. 1 verdadeira; 2 e 3 so falsas.
Nuno Correia 2011/12 11

Explique de que modo a presena de fsseis de trilobites e amonites permite a datao das estruturas geolgicas do perfil representado.

Nuno Correia 2011/12

12

Selecione a opo que permite preencher os espaos, de modo a obter uma afirmao correta. Os fenmenos que conduziram formao dos depsitos vulcnicos podem ser explicados pelo ______________, porque ocorreram de modo______________num reduzido lapso temporal. a) uniformitarismo (...) contnuo b) neocatastrofismo (...) contnuo c) neocatastrofismo (...) intenso d) uniformitarismo (...) intenso

Nuno Correia 2011/12

13

As trilobites, parentes afastados dos crustceos atuais, foram os principais representantes dos artrpodes nos mares do Paleozico (h 540 a 250 M.a.). Dominaram todos os ambientes marinhos, de uma forma similar ao domnio exercido pelos dinossauros durante o Jurssico e o Cretcico. Esses organismos surgiram na exploso de vida do Cmbrico, atingindo o seu apogeu durante o Ordovcico (500 a 435 M.a) e tendo-se extinguido no final do Prmico (280 a 230 M.a.). Nessa altura ocorreu uma extino em massa, a maior da histria da vida na Terra, em que tero desaparecido cerca de 90 por cento das espcies marinhas e terrestres. Esta extino um marco que assinala o incio do Mesozico, cujo final tambm marcado pelo desaparecimento de um grande nmero de seres vivos, entre os quais se destacam os dinossauros. Considere a figura 2 onde se representa um excerto da escala do tempo geolgico bem como da abundncia relativa de diferentes grupos de animais (A, B, C, D, E e F) ao longo do tempo. Nuno Correia 2011/12 14

Selecione a opo que permite preencher os espaos, de modo a obter uma afirmao correta. O grupo de seres vivos assinalado pela letra___________ o que melhor preenche a condio de fssil de idade, porque teve uma larga disperso num ___________perodo de tempo. A (...) curto C (...)longo A (...)longo C (...)curto

Nuno Correia 2011/12

15

a) b) c) d)

Selecione a opo que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correta. Os grupos de seres vivos C e D extinguiram-se... ... em perodos geolgicos diferentes. ... em pocas diferentes. ... no final do Cretcico. ... no Prmico.
Nuno Correia 2011/12 16

As afirmaes seguintes dizem respeito aos diferentes grupos de animais representados. Selecione a opo que as avalia corretamente. 1. A descoberta de fsseis do organismo E num estrato rochoso permite afirmar que esse estrato se formou no Perodo Prmico. 2. Os estratos do Devnico so caracterizados pela associao de fsseis de animais dos grupos A, B, D e E. 3. A evoluo do grupo representado por F ocorreu graas extino de outros grupos de animais no final do Perodo Prmico.

1 e 3 so verdadeiras; 2 falsa. 2 verdadeira; 1 e 3 so falsas. 1 e 2 so verdadeiras; 3 falsa. 1 verdadeira; 2 e 3 so falsas.


Nuno Correia 2011/12 17

"Algumas hipteses sobre a causa da extino de muitos grupos de animais no final do Cretcico podem ser enquadradas numa perspetiva neocatastrofista." Comente esta afirmao.

Nuno Correia 2011/12

18

Explique, com base nos dados do texto, quais das letras, A, B, C, D, E e F, do esquema da figura, podem referir-se a grupos de dinossauros e de trilobites.

Nuno Correia 2011/12

19

Faa corresponder a cada uma das letras (de A a E), que identificam afirmaes relativas estratigrafia, o nmero (de l a VIII) da chave que assinala o princpio ou conceito geolgico em que elas se baseiam.

Afirmaes
1. Numa sequncia no deformada de estratos, aqueles que se encontram no topo so os mais recentes. 2. Permite identificar o perodo durante o qual se formou um nico estrato, independentemente da comparao com outras sequncias fossilferas da regio. 3. A ocorrncia de balastros granticos no seio de sedimentos marinhos mostra que estes so posteriores formao do granito. 4. Torna possvel a identificao das idades relativas entre um filo e as rochas que este atravessa. 5. Permite caracterizar as condies fsicas e/ou qumicas do ambiente em que ocorreu a deposio. Chave Princpio da incluso Princpio da sobreposio Fssil indicador de idade Princpio da identidade paleontolgica Princpio da continuidade lateral Fssil de fcies Princpio da horizontalidade inicial Princpio da interseco
20 Nuno Correia 2011/12

As ilhas japonesas localizam-se na zona de confluncia de cinco placas tectnicas: a da Eursia, a Amur, a Okhotsk, a do Pacfico e a das Filipinas. Da interao complexa entre estas placas resultam fenmenos violentos e imprevisveis, como sismos e vulces. O esquema l da figura 3 mostra a distribuio das quatro grandes ilhas que integram o arco de ilhas japons. No esquema II encontram-se representados os limites das diferentes placas que caracterizam tectonicamente aquela regio.

Nuno Correia 2011/12

21

Nuno Correia 2011/12

22

Selecione a opo que permite preencher os espaos, de modo a obter uma afirmao correta. A letra B, do esquema II da figura 3, assinala um limite________e no limite C h a______ de rocha magmtica. a) destrutivo () destruio b) construtivo () formao c) destrutivo (...) formao d) construtivo (...) destruio
Nuno Correia 2011/12

23

Selecione a opo que permite preencher os espaos, de modo a obter uma afirmao correta. As placas das Filipinas e do Pacfico movem-se, com diferentes velocidades, na direo________, verificando-se________. a) NW (...) subduco, respetivamente, por baixo do Ryukyu Are e do Kuril Arc b) NE (...) subduco, respetivamente, por baixo do Ryukyu Are e do Kuril Arc. c) NE (...) expanso no Ryukyu Are e conservao no Kuril Arc. d) NW (...) expanso no Ryukyu Are e conservao no Kuril Arc.
Nuno Correia 2011/12 24

Explique, a partir dos dados da figura, por que razo se pode afirmar que a sudoeste de Kyusyu existe formao e destruio de fundo ocenico.

Nuno Correia 2011/12

25

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes respeitantes ao contexto geotectnico do Japo. A. A letra A assinala um limite do tipo conservativo que atravessa a ilha de Hokkaido. B. A velocidade do movimento das placas tectnicas da ordem dos centmetros por ano. C. No limite entre a placa das Filipinas com a da Eursia no esto a ocorrer modificaes no material da litosfera.

Nuno Correia 2011/12

26

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes respeitantes ao contexto geotectnico do Japo. A. No limite B, rochas do fundo do oceano esto a submergir por baixo da litosfera. B. A partir dos dados disponveis, possvel afirmar que o oceano Pacfico est a aumentar de dimenses. C. Nos limites das placas, os fenmenos geolgicos que a ocorrem so sempre lentos e graduais.

Nuno Correia 2011/12

27

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes respeitantes ao contexto geotectnico do Japo. A. Os movimentos das placas litosfricas resultam de movimentos de materiais a diferentes temperaturas no interior do planeta. B. A placa Amur no possui limites conservativos

Nuno Correia 2011/12

28

Explique, a partir dos dados da figura, por que razo se pode afirmar que a sudoeste de Kyusyu existe formao e destruio de fundo ocenico.

Nuno Correia 2011/12

29

Relacione a atividade geolgica existente na costa este do Japo, a norte de Honshu, com o seu contexto tectnico.

Nuno Correia 2011/12

30

Explique de que modo a deriva continental pode ter contribudo para a diversificao das formas de vida na Terra.

Nuno Correia 2011/12

31

A cadeia montanhosa dos Himalaias resulta da coliso entre a placa Indiana e a placa Euroasitica. Actualmente, a placa Indiana continua a deslocar-se para Norte velocidade aproximada de 2 cm por ano, o que faz com que a altitude dos Himalaias continue a aumentar razo aproximada de 5 mm por ano. A geloga Yani Najman, recorrendo anlise de istopos de rgon presentes em minerais constituintes de rochas da regio, reavaliou a idade da cordilheira dos Himalaias, e considerou que esta formao seria 15 milhes de anos mais jovem do que inicialmente se pensava. A anlise de istopos incidiu sobre pequenos gros de mica branca (moscovite), recolhidos na mais antiga bacia sedimentar continental encontrada na rea.

Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. A formao da cadeia montanhosa dos Himalaias resultou da coliso entre duas placas litosfricas, que apresentam entre si limites (A) convergentes, havendo o aumento da espessura da crosta continental. (B) conservativos, permitindo a manuteno da litosfera ocenica. (C) conservativos, permitindo a manuteno da espessura da crosta continental. (D) convergentes, havendo a formao de litosfera ocenica.
Nuno Correia 2011/12 32

2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmao correcta. O movimento de placas litosfricas possvel devido (A) viscosidade dos materiais da astenosfera. (B) viscosidade dos materiais da litosfera. (C) rigidez dos materiais da mesosfera. (D) rigidez dos materiais da geosfera.

Nuno Correia 2011/12

33

Seleccione a alternativa que preenche os espaos na frase seguinte, de modo a obter afirmaes correctas.

A datao efectuada pela geloga Yani Najman permitiu obter a idade _____ da cadeia montanhosa dos Himalaias. Esta datao possvel devido _____ de certos istopos. (A) radiomtrica () estabilidade (B) radiomtrica () instabilidade (C) relativa () instabilidade (D) relativa () estabilidade

Nuno Correia 2011/12

34

A zona de fronteira entre as placas Indiana e Euroasitica apresenta um elevado risco ssmico. Justifique a elevada sismicidade desta zona.

Nuno Correia 2011/12

35

Os Aores situam-se num quadro tectnico original, que confere a essas ilhas uma geodinmica muito activa, nomeadamente no que se refere ao vulcanismo e sismicidade. No parece haver uma estrutura tectnica nica e bem definida entre a placa Euroasitica e a placa Africana na regio dos Aores, mas antes uma larga faixa de acomodao das tenses entre estas duas placas. A Figura 1 (A e B) representa, respectivamente, a localizao do plateau (plataforma) dos Aores e as principais caractersticas tectnicas da regio.

Nuno Correia 2011/12

36

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes, relativas ao contexto geotectnico do Arquiplago dos Aores. (A) O rifte da Terceira prolonga-se, a sudeste, pela falha de Aores-Gibraltar. (B) As ilhas das Flores e do Corvo esto a deslocar-se para oeste. (C) As fronteiras do plateau dos Aores apresentam o mesmo tipo de limites. (D) possvel que a ilha Terceira venha a dividir-se em duas ilhas distintas. (E) O rifte da CMA resulta da actuao de foras predominantemente compressivas.
Nuno Correia 2011/12 37

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes, relativas ao contexto geotectnico do Arquiplago dos Aores. (F) No limite oeste do plateau dos Aores ocorre subduco da placa Americana. (G) De acordo com a sua posio relativamente CMA, Santa Maria a ilha mais antiga do arquiplago. (H) de esperar que a distncia entre as Flores e o Pico se mantenha.
Nuno Correia 2011/12 38

A figura representa esquematicamente uma sequncia geolgica

Nuno Correia 2011/12

39

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes, relativas interpretao da sequncia geolgica da figura 1 e s caractersticas das rochas presentes. (A) Ocorreram fenmenos de diagnese posteriormente formao do gnaisse. (B) As rochas vulcnicas so anteriores s rochas plutnicas. (C) O material litolgico que originou a rocha do estrato mais antigo esteve sujeito a presses elevadas.
Nuno Correia 2011/12 40

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes, relativas interpretao da sequncia geolgica da figura 1 e s caractersticas das rochas presentes. (E) Nos tempos mais recentes ocorreram fenmenos de metamorfismo. (F) O filo de basalto a formao rochosa mais recente na sequncia geolgica. (G) Na sequncia geolgica representada existem predominantemente rochas magmticas. (H) Durante a formao de alguns estratos, houve sedimentao de balastros.
Nuno Correia 2011/12 41

Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. Os fsseis de idade so utilizados em mtodos de datao A. absoluta, dado que apresentam uma distribuio geogrfica ampla. B. relativa, dado que resultaram de seres que viveram num perodo de tempo geolgico curto. C. absoluta, dado que resultaram de seres que viveram em condies ambientais restritas. D. relativa, dado que apresentam uma distribuio geogrfica muito restrita.

Nuno Correia 2011/12

42

Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmao correcta. Na formao do gnaisse, houve fenmenos de

(A) recristalizao de minerais preexistentes. (B) fuso da rocha que lhe deu origem. (C) meteorizao qumica da rocha que o originou. (D) consolidao de material magmtico.

Nuno Correia 2011/12

43

No Trisico, o Algarve estava muito prximo do equador (20 N), includo na faixa climtica quente e rida. Com o incio da fragmentao da Pangea, as foras distensivas provocaram abatimentos para onde comeou a drenar a rede hidrogrfica da zona. A eroso aplanou o leito e forneceu sedimentos, para nos canais fluviais se formarem os conglomerados argilosos, enquanto nas plancies de inundao se formavam os arenitos argilosos. A abundncia de xidos de ferro, bem como alguns nveis evaporticos evidenciam condies de aridez predominantes, relacionadas com a latitude e interioridade do Algarve e do pas, nessa altura. A. fragmentao da Pangea aprofundou os abatimentos tectnicos Trisicos e originou fracturas por onde o magma ascendeu. Em algumas zonas o abatimento permitiu a invaso marinha criando poas e pequenos lagos salgados de guas calmas (lagunares) onde se acumularam argilas, margas e calcrios. A proximidade das fontes de sedimentos continentais permitiu o enriquecimento em ferro e magnsio das guas possibilitando a formao de dolomite (carbonato de Fe e/ou Mg). A evaporao que se fazia sentir nesses charcos, devido ao clima quente e seco, permitiu a formao de gesso e sal-gema.
Nuno Correia 2011/12 44

Explique, tendo em conta o processo de formao do gesso, de que modo a sua presena permite caracterizar o ambiente existente no momento da formao do estrato que o contm.

Nuno Correia 2011/12

45

Potrebbero piacerti anche