Sei sulla pagina 1di 2

DAS OBRIGAES SOLIDRIAS DA SOLIDARIEDADE ATIVA Arts.

267 a 274, do CC/02

Trata-se de Agravo de Instrumento. O AUTOR, denominado aqui AGRAVANTE NELSON THADEU MARTINS DE OLIVEIRA moveu uma ao de despejo em face de Hugo Segabinassi e de Alberto Mitio Tsuda e no obteve xito. O juiz, na sentena, alm de negar improcedente o pedido, o condenou, por bvio, ao pagamento de honorrios sucumbenciais, alm de litigncia de m-f. O AGRAVANTE no pretendo arcar sozinho com as despesas acima citadas, ingressou com este Agravo de Instrumento, alegando que as verbas sucumbenciais devem ser divididas, tendo em vista a existncia de mais de um patrono no processo, no caso, o AGRAVADO Alan Cardec Delgado Arantes que, por seu turno, ingressou nos autos da ao de despejo como terceiro interessado. Na sentena, o juiz baseou-se nos arts. 267 e 269 do CC/2002. Sendo:

Art.267. Cada um dos credores solidrios tem direito a exigir do devedor o cumprimento da prestao por inteiro. Art. 269. O pagamento feito a um dos credores solidrios extingue a dvida at o montante do que foi pago.

O juiz concluiu que quando existem diversos patronos constitudos no processo, h entre eles solidariedade ativa em relao aos honorrios de sucumbncia admitindo-se que apenas um dos credores solidrios execute a verba honorria, descabendo o seu fracionamento. Assim, manteve a deciso anterior e habilitou qualquer um dos credores o exerccio da execuo. De acordo com o art. 264, do Cdigo Civil, o regime da solidariedade importa que, quando na mesma obrigao concorrer mais de um credor, cada um deles ter direito dvida toda. Isto , um nico co-credor pode exigir do devedor o pagamento integral da dvida. Na sentena, o Magistrado a quo no fez meno quanto exclusividade do pagamento das verbas de sucumbncia a apenas uma das partes envolvidas.

Desta feita, o pedido do Agravante (em dividir as verbas sucumbenciais) irrelevante, pois a obrigao solidria ativa indivisvel, ou melhor, no fracionvel em relao ao devedor (relao externa), apenas o sendo entre os demais sujeitos ativos da relao obrigacional (relao interna). Como bem prelecionou, ao final, o Relator, o ttulo uno e habilita a qualquer um dos credores o exerccio da execuo. Assim sendo, determinado ao Agravante, ou ao outro Patrono - uma vez que na sentena o Magistrado no fez meno de exclusividade o pagamento das verbas por inteiro,

pertencendo a este apenas o direito de reclamar daquele (no plano interno da relao obrigacional) a parte que lhe toca.

REFERNCIA:
AGRAVO DISPONVEL EM: http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/22828015/agravo-deinstrumento-ag-2044309420128260000-sp-0204430-9420128260000-tjsp. Acesso em: 05 de abril de 2013.

Potrebbero piacerti anche