Sei sulla pagina 1di 11

MEMORIAL TCNICO DESCRITIVO

Estudo de Proteo - Metodologia de Clculo Subestaes de 15kV 1. Obteno dos dados 1.1. Documentos necessrios: - Nveis de Curto-Circuito e Topologia da rede de distribuio - OAP (Ordem de Ajuste da Proteo), do rel da SE COELBA. 1.2. Dados necessrios: Dos nveis de curto-circuito: - Curto-circuito trifsico - Curto-circuito bifsico - Curto-circuito monofsico - Curto-circuito monofsico mnimo Da OAP: - RTC de fase e neutro - TAPE de fase e neutro - Tipo de temporizao de fase e neutro (NI, MI ou EI). - Dial de tempo de fase e neutro (dt) 2. Clculo do tempo de atuao do rel da COELBA 2.1. Tempo de fase: Mltiplo de corrente de fase:

onde:
ICC3F = corrente de curto-circuito trifsico RTC = relao de transformao do TC da SE COELBA TAPE = tape de fase do rel da SE COELBA

O tempo de atuao do rel ento, em segundos, ser: ( onde:


M = mltiplo de corrente j calculado dt = dial de tempo de fase

As constantes k e dependem do tipo de temporizao, de acordo com a tabela abaixo:

2.2. Tempo de neutro: Mltiplo de corrente de neutro:

Onde:
ICC1F -M I N = corrente de curto-circuito monofsico mnimo RTC = relao de transformao do TC da SE COELBA TAPE = tape de neutro do rel da SE COELBA

O tempo de atuao do rel ento, em segundo, ser: ( onde:


M = mltiplo de corrente de neutro j calculado dt = dial de tempo de neutro, valor da OAP.

As constantes k e so igualmente determinadas de acordo com a tabela 1. 3. Clculo da corrente primria nominal da subestao particular A corrente nominal em ampres dada por:

onde:
S = Potncia total da SE particular, em kVA.

4. Clculo da corrente primria do TC A corrente primria do TC dever ser maior que a mxima corrente de curto-circuito dividida por 20, para que os TCs no entrem em saturao, ou seja:

IPTC = Corrente primria do TC ICC-MAX = Corrente de curto circuito mxima no ponto de entrega.

Logo, a relao de transformao (RTC) dos TCs do cliente ser dada por:

Onde:
IPTC = Corrente primria do TC ISTC = Corrente secundria do TC

5. Clculo dos Tapes do rel do cliente 5.1. TAPE de fase do rel do cliente: Para calcular o TAPE de fase do rel do cliente, deve-se escolher o fator que representar a sobrecarga admissvel na instalao do cliente. Normalmente, escolhe-se este valor entre 1,2 e 1,5, fator de segurana (FS). A corrente nominal do cliente deve se multiplicada por este valor, para determinar a corrente mxima de sobrecarga entre as fases. Considerando que o rel ir enxergar a corrente que passa pelo secundrio dos TCs, o valor deste TAPE ser:

Onde:
FS = Fator de segurana (1,2 a 1,5)

5.2. Verificao de no atuao para corrente de segurana: A corrente de segurana dada por:

A corrente de Trip de fase dada por:

O rel no deve operar para a corrente de segurana. Logo, imperioso que:

De forma que o rel no entre em atuao para corrente de segurana. 5.3. TAPE de neutro do rel do cliente: Para calcular o TAPE de neutro do rel do cliente, deve-se escolher o fator que representar a segurana na instalao do cliente, em relao corrente que passa pelo condutor neutro, que num circuito equilibrado deveria ser nula. Porm, dificilmente uma instalao ter circuitos perfeitamente equilibrados. Normalmente, escolhe-se este valor entre 0,1 e 0,3, fator de desequilbrio (FDs). A corrente nominal do cliente deve ser multiplicada por este valor, para determinar a corrente mxima de desequilbrio entre as fases. Considerando que o rel ir enxergar a corrente que passa pelo secundrio dos TCs, o valor deste TAPE ser:

Onde:
FDs = Fator de desequilbrio presumvel (0,1 a 0,3)

5.4. Verificao de atuao para corrente de desequilbrio: A corrente de segurana dada por:

A corrente de Trip de neutro dada por:

O rel no deve operar para a corrente de segurana. Logo, imperioso que:

De forma que o rel no entre em atuao para corrente de segurana. 6. Clculo dos tempos de atuao para o rel do cliente 6.1 Tempos de atuao de fase para o rel do cliente O tempo de operao para proteo de sobrecorrente de fase, do rel de um cliente, depende do valor do mltiplo, do dial de tempo e do tipo de temporizao, atravs da expresso abaixo:

Onde:
M = mltiplo de corrente de fase dt = dial de tempo de fase

As constantes k e so igualmente determinadas de acordo com a tabela 1. O mltiplo de fase, por sua vez, dado por:

De acordo com os parmetros de RTC e TAPE de fase escolhidos para o rel do cliente. Apesar de os rels digitais possurem uma tolerncia maior em relao ao valor mximo do mltiplo, em comparao aos rels eletromecnicos, recomenda-se configurar o rel de forma que o valor do mltiplo de corrente no ultrapasse 100.

Aps calcular o tempo de atuao do rel do cliente, o prximo passo fazer a comparao com o tempo de atuao do rel da COELBA. Para haver condies eficientes de coordenao e seletividade, necessrio que, em caso de uma falta, o rel do cliente atue antes do rel da COELBA. Portanto: tCOELBA < tCLIENTE Caso tCOELBA < tCLIENTE, deve-se refazer os clculos, de forma a encontrar valores adequados aos parmetros para haver coordenao. 6.2 Tempo de atuao de neutro para o rel do cliente O tempo de operao para proteo de sobrecorrente de neutro, do rel de um cliente, depende do valor do mltiplo de corrente, do dial de tempo e do tipo de temporizao, atravs da expresso abaixo:

Onde:
MN = mltiplo de corrente de neutro dt = dial de tempo de neutro

As constantes k e so igualmente determinadas de acordo com a tabela 1. O mltiplo de neutro, por sua vez, dado por:

De acordo com os parmetros de RTC e TAPE de neutro escolhidos para o rel do cliente. Apesar de os rels digitais possurem uma tolerncia maior em relao ao valor mximo do mltiplo, em comparao aos rels eletromecnicos, recomenda-se configurar o rel de forma que o valor do mltiplo de corrente no ultrapasse 100. Aps calcular o tempo de atuao do rel do cliente, o prximo passo fazer a comparao com o tempo de atuao do rel da COELBA. Para haver condies eficientes de coordenao e seletividade, necessrio que, em caso de uma falta, o rel do cliente atue antes do rel da COELBA. Portanto: tCOELBA > tCLIENTE Caso tCOELBA < tCLIENTE , deve-se refazer os clculos, de forma a encontrar valores adequados aos parmetros para haver coordenao. 7. Ajustes Instantneos 7.1. Ajuste instantneo de fase As unidades instantneas recebem esse nome porque no obedecem s curvas inversas de mltiplo-tempo. Ou seja, atuam instantaneamente, a partir dos valores de suas respectivas correntes de Trip. So utilizadas, principalmente, para interromper correntes de valores elevados imediatamente, de forma que no provoquem danos s instalaes eltricas ou ao

sistema de distribuio. Para o clculo da corrente de ajuste da unidade instantnea de fase, so levados em conta dois valores de correntes:
ICC2F Corrente de curto-circuito bifsico IMAG Corrente de magnetizao dos transformadores.

O valor de IMAG, para transformadores at 2500KVA, dado por:

Esta corrente de magnetizao circula durante sua energizao nos enrolamentos do mesmo. Portanto, apesar de ser bem maior que a corrente nominal, no caracteriza sobrecarga ou curto-circuito. Logo, o rel no deve atuar para este valor de corrente, e sim, para os valores de corrente de curto-circuito bifsico e trifsico. Como o curto-circuito bifsico sempre menor que o trifsico, ele ser usado para o clculo da corrente de ajuste instantnea, pois se o rel atua para o curto-circuito bifsico, claro que, consequentemente, atuar tambm para o curto-circuito trifsico. Nessas condies:

Considerando a corrente no secundrio dos TCs:

Pois:

Desta forma, possvel especificar um valor coerente para a corrente de ajuste da unidade instantnea de fase. 7.2. Ajuste instantneo de neutro As unidades instantneas recebem esse nome porque no obedecem s curvas inversas de mltiplo-tempo. Ou seja, atuam instantaneamente, a partir dos valores de suas respectivas correntes de TRIP. So utilizadas, principalmente, para interromper correntes de valores elevados imediatamente, de forma que no provoquem danos s instalaes eltricas ou ao sistema de distribuio. Para o clculo da corrente de ajuste da unidade instantnea de neutro, levado em conta apenas o valor da corrente de curto-circuito monofsico mnimo, j que este sempre menor que o valor da corrente de curto-circuito monofsico franco. Logo, se o rel atua para a corrente de curto-circuito monofsico mnimo, atuar tambm para o curto circuito monofsico franco. Desta forma:

Considerando a corrente que passa no secundrio dos TCs:

Pois:

Desta forma, possvel especificar um valor coerente para a corrente de ajuste da unidade instantnea de fase. APLICAO Dos nveis de curto-circuito e da OAP da COELBA, foram obtidos os seguintes dados: - Curto-circuito trifsico=1590A - Curto-circuito bifsico=1377A - Curto-circuito monofsico=1202A - Curto-circuito monofsico mnimo=182A Da OAP: - RTC de fase e neutro= 400:5 - TAPE de neutro=0,5s - TAPE de fase=4,5s - Tipo de temporizao de fase e neutro= NI - Dial de tempo de fase (dt)=0,2s - Dial de tempo de neutro (dt)=0,22s - ajuste instantneo de fase =12s - ajuste instantneo de neutro =10s

Clculo da corrente de TRIP para o rel da COELBA (Fase): 360A Clculo do tempo de operao para o rel da COELBA (Fase):

Clculo da corrente de TRIP para o rel da COELBA (Neutro): = 40A

Clculo do tempo de operao para o rel da COELBA (Neutro):

Clculo da corrente de TRIP da unidade instantnea para o rel da COELBA

(Fase):

Clculo da corrente de TRIP da unidade instantnea para o rel da COELBA (Neutro):

Determinao dos parmetros do cliente:


Corrente primria nominal do cliente, para transformador equivalente de 525KVA: - Potncia =525KVA. - Tenso do primrio = 13,8KV. - Rel Pextron URPE6104 In=5A. - Disjuntor Mdia Tenso PVO Beghim 500MVA 630A.

Corrente primria do TC: = 21,96A Logo, o TC ser de: RTC=80/5 =16 Clculo do TAPE de fase do cliente: Fator de sobrecarga adotado: 1,2 1,6473A Logo: 1,7A Desta forma: 26,36A 27,2A Logo, a condio est satisfeita. Clculo do TAPE de neutro do cliente: Fator de desequilbrio adotado: 0,2 0.2746A Logo: =0.28A Desta forma:

Logo, a condio est satisfeita.

Tempo de operao do rel de fase do cliente:

Valores adotados: Temporizao NI Dial=0,1seg (adotado)

Tcliente < tCoelba Logo, a condio est satisfeita. Tempo de operao do rel de neutro do cliente:

Valores adotados: Temporizao MI Dial=0,1seg (adotado) 3,54 x 10-4s Tcliente < tCoelba Logo, a condio est satisfeita. Ajuste instantneo de fase: Corrente de magnetizao:

Desta forma:

Desta forma: Logo, a condio est satisfeita. Ajuste instantneo de neutro: Desta forma:

Logo, a condio est satisfeita.

Analisando os dois clculos, pode-se constatar que, de fato, a coordenao das protees est eficaz, pois para qualquer valor de corrente (desde a corrente de partida at a corrente mxima de curto-circuito) o rel do cliente atuar antes do rel da COELBA, para protees de fase e neutro.

ESTUDO DE SATURAO NA ESCOLHA DOS TCs Os transformadores de corrente utilizados para proteo exibem algumas diferenas em relao aos utilizados para medio, principalmente em relao classe de exatido e aos materiais com quais os TCs so feitos. A tabela a seguir ilustra as principais diferenas:

Devido a essa diferena em relao aos materiais com os quais so feitos os ncleos dos TCs, os para medio entram em saturao mais rapidamente que os TCs para proteo, como ilustra o grfico abaixo:

De acordo com o grfico, observa-se que os TCs de medio entram em saturao rapidamente para valores de correntes no enrolamento primrio prximos a 4 vezes o valor de sua corrente nominal. No entanto, os TCs para proteo s iro saturar para valores muito superiores ao valor da sua corrente nominal, da ordem de 20 vezes. Desta forma, deve-se especificar um TC que, de acordo com o nvel de curto-circuito no ponto de entrega do cliente e as caractersticas nominais do TC, no entre em saturao, e possa comprometer o funcionamento do sistema de proteo. Seja um ponto de entrega onde o nvel de curto-circuito mximo de 1590A. Nesta subestao, deseja-se instalar um TC de proteo, para associar um rel de sobrecorrente a um disjuntor. O TC est especificado da seguinte forma: 10B60. Ou seja, tem classe de exatido de 10%, baixa impedncia e satura a 60V. Usando um critrio conservativo para dimensionar o TC, seria:

No entanto, deseja-se saber se poderia, neste caso, instalar um TC com relao. 80/5A. Logo, deseja-se saber se esse TC ir saturar. Usando as expresses mostradas acima. Sabendo: Ztc=0,075 Zcond=2,63 Zrel=0,007 Logo:

=15VA =3VA = 72,8VA


( )

Portanto, o TC no ir saturar, e poder ser utilizado nesse caso.

Potrebbero piacerti anche