Sei sulla pagina 1di 8

A LINGUAGEM DE CLARICE LISPECTOR EM GUA VIVA1

Kariza de Pinho Vitria2 Patrcia Peter Dos Santos Zachia Alan3

RESUMO: O presente trabalho prope apresentar um breve estudo a respeito da linguagem de Clarice Lispector na obra gua Viva, a fim de entender a realidade do texto. Um monlogo, classificado como fico pela prpria autora, tem como narradora uma pintora que faz inmeras reflexes sobre a vida, a arte, a sabedoria de usar as palavras, como um pintor usa as cores, mas ao mesmo tempo um texto que choca pelo uso da linguagem e pela falta de uma histria com inicio, meio e fim. Palavras-chave: linguagem, gua viva, clarice Lispector.

ABSTRACT: This paper aims to present a brief study on the language in the work of Clarice Lispector Living Water in order to understand the reality of the text. A monologue classified as fiction by the author, narrator has as a painter who makes numerous reflections on life, art, the wisdom of using words as a painter uses colors, but at the same time a text brooding by the use language and the lack of a story with beginning, middle and end. Key words: language, living water, clarice Lispector.

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Panorama da Literatura II da Universidade Federal de Pelotas.


2

Graduanda do 3 semestre do curso de Letras com Habilitao em Espanhol da Universidade Federal de Pelotas. Kariza.vitoria@hotmail.com
3

Professora da disciplina de Panorama da Literatura II da Universidade Federal de Pelotas.

A lngua indiscutivelmente uma das caractersticas mais importantes da identidade e cultura de um povo. A linguagem um acesso entre o homem e o mundo. A expresso de tudo provoca relaes entre um e outro, porque ambos possuem linguagens. Desse modo, no ato da leitura do mundo, o escritor pode vincular em seu trabalho sua percepo e apreenso dos objetos do seu mundo particular e coletivo, podendo, assim, escrever sobre o que leu, ou sobre sua prpria palavra. com um jogo de linguagem, formado pelas relaes entre homem e mundo, entre escritor e palavra ou sua experincia, que desenvolvida a obra de Clarice Lispector. A autora se insere na prpria escrita, fazendo, atravs da linguagem, questionamentos profundos do ser e da palavra, que ultrapassam o cotidiano, o superficial da lngua e de seus significados. Na obra, h uma ausncia de enredo, fugindo dos moldes tradicionais, sem compromisso com o emprico. No h, como em um livro convencional, constitudo de uma narrativa com personagens, enredo com inicio, meio e fim. um monlogo em que, s vezes, Clarice est se dirigindo a um interlocutor, mas outras tantas, se dirigindo a si prpria. A influncia modernista no Brasil foi um dos fatores mais importantes para se pensar uma nova forma de escrever literatura. Com isso, Clarice encontrou um espao propcio valorizao do significante. E ainda, com as ideias inovadoras do Modernismo, das vanguardas estticas europeias, os romances de 30, alm da proposta dos poetas da Gerao de 45, foram como um alicerce para a literatura brasileira e que influenciou a escrita da autora. Para Lispector a criao literria extremamente importante, enquanto ser, a palavra a envolve e, assim, envolve o leitor, pois sua escrita trata da lngua e do cotidiano da vida. Em gua viva, a linguagem est sempre em confronto com o ser, sempre uma investigao sobre o ser e sobre a comunicao com o mundo e consigo mesmo. Segundo SILVA (2000, p. 124),
Clarice Lispector instaurou um projeto de escrita ao qual inseriu suas convices, suas hesitaes e forou os esquemas convencionais dos gneros que cultivou: o romance, o conto, a crnica. Tocou profundamente o potico, elaborando um texto quase-prosa, quaseverso, desarticulando as expectativas, conferindo a estes gneros a marca de seu estilo, renovando-os, conduzindo a fronteiras de difcil

superao, legitimando o direito permanente pesquisa esttica, impedindo a estagnao do fazer potico.

uma constante reinveno da linguagem potica e da vida que torna a escritura de Clarice um texto revitalizador da lngua portuguesa e da literatura brasileira. A autora possui um estilo prprio de escrever e consegue fazer com que a palavra v alm dos sons e sinais, tornando-se valor / importncia, mais que sua significao cotidiana, alm de expresses repetidas e, atravs dessa reinveno da lngua, renova tambm expresses sociais, fazendo o leitor refletir sobre o que imposto pela sociedade, no nosso cotidiano, promovendo a construo e a desconstruo da palavra. Assim, a linguagem envolve o prprio objeto da histria, compreendendo existncia da vida humana, como o problema da expresso e da comunicao. uma viagem ao interior de cada um, em que a imaginao e as ideias, se misturam e se confundem, em linhas traadas por algum que realmente sabe trabalhar com as palavras. H uma narrativa sem histria desenvolvendo-se aleatoriamente, como um improviso, pois Clarice no se preocupa com frmulas acadmicas, por isso, sua escrita resulta em um processo criativo intuitivo, no estilo denominado, por ela mesmo, de estilo da humildade. Um romance sobre o sentimento humano, vivido por um artista, desprendendo-se da realidade fsica e embarcando na alma humana, mesmo, como j diz Clarice, no sabendo onde a coisa vai chegar. Na obra, tempo, enredo e personagens se desagregam, formando uma narrativa carregada de lirismo potico, porm, estruturado em prosa, desafiando os padres dos elementos narrativos. Percebe-se que essa prosa em verso est bem metaforizada no prprio ttulo gua Viva. Porque, o que seria gua? Um elemento qumico neutro, puro e sem sabor. Diferente do animal marinho, agua seria o neutro (imparcial, indiferente, sem sentido) uma forma de transcender o significado. Existe um eu, uma voz narrativa, como um eu-lrico, que se dirige a um tu, um receptor no identificado. Para LCIA HELENA (1998, p. 84), o eu e o tu

so seres de discurso, e Lispector, ao escrev-los, dramatiza uma outra cena, da qual a mimeses da representao no mais d conta. Este eu e tu se misturam: podem integrar-se com o no-humano, as palavras, os animais, a natureza, a coisa, ou at mesmo o it. Clarice pintou telas entre as dcadas de 60 e 70, trabalho que resultou em vinte e dois quadros, no podendo ignorar este fato, percebe-se uma relao de sua obra, Agua Viva, com as artes, principalmente com a pintura. Como no trecho quero na msica e no que te escrevo e no que pinto, quero traos geomtricos que se cruzam no ar e formam uma desarmonia que eu entendo (LISPECTOR, 1998, p. 60). Quem narra uma pintora que pretende escrever como pinta, redondo, enovelado e tpido, isso resulta em uma oposio entre a necessidade de dizer e a experincia de ser.
...perguntars por que os traos negros e finos? por do mesmo segredo que me faz escrever agora como se fosse a ti, escrevo redondo, enovelado e tpido, mas s vezes frgido como os instantes frescos, gua do riacho que treme sempre por si mesma. (LISPECTOR, 1980, p. 11)

So frases confusas porque ora se escreve, ora se pinta. No se diz ainda de modo claro que se escreve ou como se escreve, mas que se escreve e que se pinta, ou que se escreve como se pinta. A palavra deixa de ser palavra para ser imagem. Essa confuso, no entanto, no demonstra falta de clareza ou de definio no texto, mas sim representa um grande jogo de palavras para apresentar vrios significados. Mas o gesto de escrever, o aspecto que pretende destacar cada vez mais.
Escrevo-te toda inteira e sinto um sabor em ser e o sabor-a-ti abstrato como o instante. tambm com o corpo todo que pinto os meus quadros e na tela fixo o incorpreo, eu corpo-a-corpo comigo mesma. [...] Quando vieres a me ler perguntars por que no me restrinjo pintura e s minhas exposies, j que escrevo tosco e sem ordem. que agora sinto necessidade de palavras. (LISPECTOR, 1980, p. 10)

O texto assume e caractersticas da pintura, em especial, da pintura moderna, em negao do realismo. Os dilogos com as artes so constantes na obra, assim como, percebe-se uma linguagem plstica, que cria e estabelece novos signos e formas, que ao escrever a autora emprega tcnicas que so prprias da pintura impressionista, cubista, surrealista, entre outras. Enquanto a pintura moderna pode desorganizar a perspectiva e a representao do indivduo e do mundo atravs das cores, gua Viva parece querer tambm desorganizar a representao do indivduo e do mundo, mas faz atravs da linguagem. Segundo LISPECTOR (1980, p. 12)
Ao escrever no posso fabricar como na pintura, quando fabrico artesanalmente uma cor. Mas estou tentando escrever-te com o corpo todo, enviando uma seta que se finca no ponto tenro e nevrlgico da palavra. [...] No pinto idias, pinto o mais inatingvel para sempre. Ou para nunca, o mesmo. Antes de mais nada te escrevo dura escritura. Quero como poder pegar com a mo a palavra. A palavra objeto? E aos instantes eu lhes tiro o sumo da fruta. Tenho que me destituir para alcanar cerne e semente da vida. O instante semente viva.

O livro apresenta-se como um projeto complexo, com frases ambguas que, desde o incio, pretende envolver o interlocutor, que avisado pela autora que participar da mesma vivencia que ela. (LISPECTOR, p. 10) Ouve-me ento com teu corpo inteiro, ela deixa claro para que o leitor se envolva com uma intensidade similar a dela vivenciada. Percebe-se que a autora escreve com toda a sua energia estou tentando escrever-te com o corpo todo, no apenas para existir, mas para fazer com que o outro exista tambm: Voc que me l que me ajude a nascer. (LISPECTOR, 1980, p. 37) Trevisan (1987) entende que a estrutura de gua Viva resulta em uma sequncia cujas partes componentes so organizadas em torno de um tema: o Instante de vida. Essas partes componentes, que so escritas como se pinta, se apresentam de formas diversas, tema atemtico (LISPECTOR, 1980, p. 14). Partindo desse principio, tem-se a impresso que a obra desestruturada, mas ajustam num todo, de tal forma que uma imagem leva a outra e cada uma participa da outra. Os momentos de incio e fim se confundem, pois cada uma

das imagens contm, de certa maneira, a obra inteira e a revela de uma determinada perspectiva, como as figuras sucessivas num caleidoscpio. Dessa forma, se transforma em algo coeso.
O que te falo nunca o eu te falo e sim outra coisa. Capta essa coisa que me escapa e no entanto vivo dela e estou tona de brilhante escurido. Um instante me leva insensivelmente a outro e o tema atemtico vai se desenrolando sem plano mas geomtrico como as figuras sucessivas num caleidoscpio. (LISPECTOR, 1980, p. 14)

Em gua Viva, constante a autora escrever de modo espontneo, imprevistas e, segundo TREVISAN (1987), esse tipo de frase reflete o estado mental da narradora. Essa conscincia manifestando-se na sua atualidade imediata ocupa a tela imaginria do romance totalmente. Para ROSENFIELD (1980, p. 84),

ao desaparecer o intermedirio, substitudo pela presena direta do fluxo psquico, desaparece tambm a ordem lgica da orao e a coerncia da estrutura que o narrador clssico imprimia sequncia dos acontecimentos. Com isso esgaa- se, alm das formas de tempo e espao, mais uma categoria fundamental da realidade emprica e do senso comum: a da causalidade (lei de causa e efeito), base do enredo tradicional, com seu encadeamento lgico de motivos e situaes, com seu incio, meio e fim.

Acredita-se que a autora tem como objetivo se encontrar atravs dos instantes da vida, como no trecho:
No quero perguntar o por qu, pode-se perguntar sempre por que e sempre continuar sem resposta: ser que consigo me entregar ao expectante silncio que se segue a uma pergunta sem resposta? Embora eu adivinhe que em algum lugar ou em algum tempo existe a grande resposta para mim. E depois saberei como pintar e escrever, depois da estranha mas ntima resposta. (LISPECTOR, 1980, p. 14)

E ainda, parece que a narradora vivenciou uma separao amorosa: Aleluia, grito eu, aleluia que se funde com o mais escuro uivo humano da dor da separao, mas grito de felicidade diablica. Porque ningum me prende mais. (LISPECTOR, 1998, p. 9)

Isso a deixou em um estado novo, curioso, um estado ainda no compreendido e para entender isso inicia um auto encontro.

Estou num estado muito novo e verdadeiro, curioso de si mesmo, to atraente e pessoal a ponto de no poder pint-lo ou escrev-lo. Parece com momentos que tive contigo, quando te amava [...] Uma espcie de doida, doida harmonia. (LISPECTOR, 1980, p. 13)

Nova era, esta minha, e ela me anuncia para j. Tenho coragem? Por enquanto estou tendo: porque venho do sofrido longe, venho do inferno de amor mas agora estou livre de ti. [...] Eu que venho da dor de viver. E no a quero mais. Quero a vibrao do alegre . (LISPECTOR, 1980, p. 16)

Tenta esse auto encontro porque relata: Escrevo-te porque no me entendo. (p. 28). Portanto, gua Viva uma reflexo, uma tentativa de se entender, se encontrar, atravs do ato de escrever, visando o escrever com as palavras e, assim compreender a si prpria. A linguagem de Clarice prope mais do que examinar a si mesmo, no sugere apenas uma viso do ser em harmonia ou em desarmonia com o mundo, nem um fluxo de ideias, mas sim um olhar para o mundo atravs das palavras silenciosas, das metforas, frases ambguas, simbologias. A autora coloca o leitor como interlocutor a quem escreve, e o leitor fica na expectativa que a linguagem promove, uma vez que este mordeu a isca e fora fincado por uma seta no ponto tenro e nevrlgico (LISPECTOR, 1998, p. 32). Assim, Clarice utiliza da linguagem de uma forma contrariando as regras literrias, rompendo com a esttica lingustica na composio de sua obra, fazendo uso do no-dito, e tendo uma preocupao com os elementos que no esto postos, no que est nas entrelinhas do texto, propiciando ao leitor um cenrio de possibilidades, guiado pela palavra. Sendo assim, como diz Clarice, seus textos se dirigem para aqueles que tm a alma j formada, livre das amarras do falso moralismo e de valores pudicos que ecoam na sociedade contempornea.

REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - ABNT. NBR 6023 Informao e Documentao - Referncias - Elaborao. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. 24p.

Correa, Janaina Alves Brasil. A inexpresso na obra gua Viva de Clarice Lispector 2006.

HELENA, Lucia. Nem musa, nem medusa: itinerrios da escrita em Clarice Lispector. Niteri: EDUFF, 1997.

LISPECTOR, Clarice. gua viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. [1973].

LISPECTOR, Clarice. gua viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1980.

ROSENFELD, Anatol. Reflexes sobre o romance moderno. In: ROSENFELD, Anatol. Texto/contexto. 2. ed. So Paulo: Perspectiva, 1973, p. 75-95.

TREVISAN, Zizi. A reta artstica de Clarice Lispector. So Paulo: Pannartz, 1987.

http://www.revistadeletras.ufc.br/rl29Art09 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/viewFile/5103/4 047 http://200.17.141.110/senalic/IV_senalic/textos_completos_IVSENALIC/TEXTO _IV_SENALIC_95.pdf http://www.pgletras.com.br/2008/dissertacoes/diss-fatima-melo.pdf

Potrebbero piacerti anche