Sei sulla pagina 1di 13

ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas.

| Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/escatologia-doutrina...

CURSOS DE TEOLOGIA RSS Feed

ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas.


BIBLIOLOGIA | gamaliel | junho 20, 2013 6:25 pm | Edit

ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas.


Em relao volta do Senhor Jesus, a nica unanimidade que h entre os telogos que ela acontecer. Nos demais aspectos, so vrias correntes defendidas. Cada um com sua teoria e opinio. praticamente impossvel definir como ser a volta do Senhor e os demais acontecimentos dos ltimos dias. So os mistrios do Senhor! A seguir, transcrevo as principais correntes defendidas pelos telogos. Os assuntos so:I A SEGUNDA VINDA DE CRISTO II- O ARREBATAMENTO DA IGREJA III- A TRIBULAO IV- O MILNIO V- OS JUZOS FUTUROS

1 de 13

25/07/2013 16:44

ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/escatologia-doutrina...

VI- AS RESSURREIES
I A SEGUNDA VINDA DE CRISTO 9 A. Posio Ps-milenista. 1- Significado: A segunda vinda de Cristo se dar depois do milnio. 2- Ordem dos acontecimentos: A parte final da Era da Igreja (i.e.. Os seus ltimos mil anos) o Milnio, que ser uma poca de paz e abundncia promovida pelos esforos da igreja. Depois disso, Cristo vir. Seguir-se- ento uma ressurreio generalizada, e depois desta um juzo geral e a eternidade. 3- Mtodo de interpretao: A interpretao ps-milenista amplamente espiritualizada no que tange a profecia. Apocalipse 20, todavia, ser cumprido num reino terreno, estabelecido pelos esforos da igreja.

Curtir Enviar

B. Posio Amilenista 1- Significado: A Segunda vinda de Cristo se dar no fim da poca da igreja e no existe um Milnio na Terra. Estritamente falando, os amilenistas crem que a presente condio dos justos no cu o Milnio, e que no h ou haver um Milnio terrestre. Alguns amilenistas tratam a soberania de Cristo sobre os coraes dos crentes como se fosse o Milnio. 2- Ordem dos acontecimentos: A Era da Igreja terminar num tempo de convulso, Cristo voltar, haver ressurreio e juzo gerais e, depois, a eternidade. 3- Mtodo de interpretao: A interpretao amilenista espiritualiza as promessas feitas a Israel como nao, dizendo que so cumpridas na Igreja. De acordo com esse ponto de vista, Apocalipse 20 descreve a cena das almas nos cus durante o perodo entre a primeira e a segunda vinda de Cristo. C. Posio Pr-milenista. 1- Significado: A segunda vinda de Cristo acontecer antes do Milnio. 2- Ordem dos acontecimentos: A Era da Igreja termina no tempo da Tribulao, Cristo volta Terra, estabelece e dirige seu reino por 1.000 anos, ocorrem a ressurreio e o juzo dos no-salvos, e depois vem a eternidade. 3- Mtodo de interpretao: O pr-milenismo segue o mtodo de interpretao normal, literal, histrico-gramatical. Apocalipse 20 entendido literalmente. 4- A questo do arrebatamento: Entre os pr-milenistas no h unanimidade quanto ao tempo em que vai ocorrer o arrebatamento. II. O ARREBATAMENTO A- A Ocasio do Arrebatamento:

Ps-milenistas e amilenistas vem o arrebatamento da igreja no final desta era e simultneo com a segunda vinda de Cristo. Entre os pr-milenistas, h vrios pontos de vista. 1. Arrebatamento pr-tribulacional: A- Significado: O arrebatamento da Igreja (i.e., a vinda do Senhor nos ares para os Seus santos) ocorrer antes que comece o perodo de sete anos da tribulao. Por isso, a Igreja no passar pela Tribulao, segundo

2 de 13

25/07/2013 16:44

ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/escatologia-doutrina...

este ponto de vista. B- Provas citadas: -A promessa de ser guardada (fora) da hora da provao. (Ap 3.10) -A remoo do aspecto de habitao no ministrio do Esprito Santo exige necessariamente a remoo dos crentes. (2Ts 2) -A tribulao um perodo de derramamento da ira de Deus, da qual a Igreja j est isenta. (Ap 6.17, cf. 1Ts 1.10; 5.9) -O arrebatamento s pode ser iminente se for pr-tribulacional. (1Ts 5.6)
2. Arrebatamento mesotribulacional:A- Significado:

O arrebatamento ocorrer depois de transcorridos trs anos e meio do perodo da tribulao.B- Provas citadas:

-A ltima trombeta de 1Co 15.52 a stima trombeta de Apocalipse 11.15, que soa na metade da tribulao. -A Grande Tribulao composta apenas dos ltimos trs anos e meio da septuagsima semana da profecia de Daniel 9.24-27, e a promessa de libertao da Igreja s se aplica a esse perodo. (Ap 11.2; 12.6) -A ressurreio das duas testemunhas retrata o arrebatamento da Igreja, e sua ressurreio ocorre na metade da tribulao. (Ap 11.3,11)
3. Arrebatamento ps-tribulacional:A- Significado:

O arrebatamento acontecer ao final da Tribulao. O arrebatamento distinto da segunda vinda, embora seja separado dela por um pequeno intervalo de tempo. A igreja permanecer na terra durante todo o perodo da tribulao.B- Provas citadas:

-O arrebatamento e a segunda vinda so descritos pelas mesmas palavras. -Preservao da ira significa proteo sobrenatural para os crentes durante a tribulao, no libertao por ausncia (assim como Israel permaneceu no Egito durante as pragas, mas protegido de seus efeitos). -H santos na terra durante a tribulao. (Mt 24.22)
4. Arrebatamento parcial:A- Significado:

Somente os crentes considerados dignos sero arrebatados antes de a ira de Deus ser derramada sobre a terra; os que no tiverem sido fiis permanecero na terra durante a tribulao.B- Provas citadas:

-Versculos como Hebreus 9.28, que exigem vigilncia e preparo. B- A Descrio do Arrebatamento: 1- Os textos: 1Ts 4.13-18; 1Co 15.51-57; Jo 14.1-32- Os acontecimentos:
-Descida de Cristo. -A Ressurreio dos mortos em Cristo. -A Transformao de corpos mortais para imortais dos crentes vivos na ocasio. -O encontro com Cristo nos ares para a subida ao cu. III. A TRIBULAO

3 de 13

25/07/2013 16:44

ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/escatologia-doutrina...

A- Sua Durao: a 70 semana de Daniel e, portanto, durar sete anos (Dn 9.27). A metade desse perodo apresentada pelas expresses 42 meses e 1.260 dias (Ap 11.2,3) B- Sua Distino: (Mt 24.21; Ap 6.15-17) C- Sua Descrio: -Julgamento sobre o mundo. As trs sries de juzos descrevem esse julgamento (selos, Ap 6; trombeta, Ap 8-9; taas, Ap 16) -Perseguio contra Israel. (Mt 24.9,22; Ap 12.17) -Salvao de multides (ap 7). -Ascenso e domnio do anticristo (2Ts 2; Ap 13). D- Seu Desfecho: A tribulao terminar com a reunio das naes para a batalha de Armagedom e com o retorno de Cristo terra (Ap 19). IV. O MILNIO: A- Definio: O Milnio o perodo de 1000 anos em que Cristo reinar sobre a terra, dando cumprimento s alianas abramica e davdica, bem como nova aliana. B- Suas Designaes: O Milnio chamado de reino dos cus (Mt 6.10), reino de Deus (Lc 19.11), reino de Cristo (Ap 11.15), a regenerao (Mt 19.28), tempos de refrigrio (At 3.19) e o mundo por vir (Hb 2.5). C- Seu Governo:

-Seu cabea ser Cristo (Ap 19.16) -Seu carter. Um reino espiritual que produzir paz, equidade, justia, prosperidade e glria (Is 11.2-5). -Sua capital ser Jerusalm (2.3). D- Sua Relao com satans: Durante este perodo satans estar acorrentado, sendo liberto ao seu final, para liderar uma revolta final contra Cristo (Ap 20). Satans ser derrotado e lanado definitivamente no lago de fogo.V. OS JUZOS FUTUROS A- O Julgamento das Obras dos Crentes: Tempo: Depois do arrebatamento da Igreja. Lugar: No cu. Juiz: Cristo. Participantes: Todos os membros do Corpo de Cristo. Base: Obras posteriores salvao. Resultado: Galardes ou perda de galardes. Textos: 1Co 3.11-15; 2Co 15.10 B- O Julgamento das Naes (ou gentios): Tempo: Na segunda vinda de Cristo. Lugar: Vale de Josaf. Juiz: Cristo. Participantes: Os gentios vivos na poca da volta de Cristo. Base: Tratamento dos irmos de Cristo, i.e., Israel. Resultado: Os salvos entram no reino; os perdidos so lanados no lago de fogo. Textos: Mt 25.31-46; Jl 3.2

4 de 13

25/07/2013 16:44

ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/escatologia-doutrina...

C- O Julgamento de Israel: Tempo: Na segunda vinda de Cristo. Lugar: Na terra, no deserto dos povos (Ez 20.35). Juiz: Cristo. Participantes: Judeus vivos ao tempo da segunda vinda de Cristo. Base: Aceitao do Messias. Resultado: Os salvos entraro no reino; os perdidos sero lanados no lago de fogo. Textos: Ez 20.33-38 D- O Julgamento dos Anjos Cados: Tempo: Provavelmente depois do milnio. Lugar: No especificado. Juiz: Cristo e os crentes. Participantes: Anjos cados. Base: Desobedincia a Deus ao seguirem a satans em sua revolta. Resultado: Lanados no lago de fogo. Textos: Jd 6; 1Co 6.3 E- O Julgamento dos Mortos No-Redimidos: Tempo: Depois do Milnio. Lugar: Perante o Grande Trono Branco. Juiz: Cristo. Participantes: Todos os no-salvos desde o principio da humanidade. Base: O que faz serem julgados a rejeio da salvao em Cristo, mas o fogo do juzo a demonstrao de que pelas prprias ms obras merecem a punio eterna. Resultados: O lago de fogo. Textos: Ap 20.11-15

VI. AS RESSURREIES A- A Ressurreio dos Justos: (Lc 14.14; Jo 5.28,29) -Inclui os mortos em Cristo, que so ressuscitados no arrebatamento da igreja (1Ts 4.16). -Inclui os salvos durante os perodo da tribulao (Ap 20.4). -Inclui os santos do A. T. (Dn 12.2 Alguns crem que sero ressuscitados no arrebatamento; outros pensam que isso se dar na segunda vinda). Todos estes so includos na primeira ressurreio. B- A Ressurreio dos mpios: Todos os no-salvos sero ressuscitados depois do milnio para comparecerem perante o Grande Trono Branco e serem julgados (Ap 20.11-15). Esta segunda ressurreio resulta na segunda morte para todos os envolvidos.
Extrado de A Bblia Anotada Pg 1642-1644

5 de 13

25/07/2013 16:44

ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/escatologia-doutrina...

Compartilhe isso:

Curtir isso:

Carregando...

Tags: .ESCATOLOGIA Tweet This Share on Facebook Digg This Save to delicious Stumble it RSS Feed

Comentrios
1. @igamaliel disse: junho 20, 2013 s 6:29 pm (Editar) ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas.: ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. Em relao volta do http://t.co/CdaAkRbZ18

2. @igamaliel disse: junho 20, 2013 s 6:29 pm (Editar) ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas.: ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. Em relao volta do http://t.co/7MUuRXul1A

3. @igamaliel disse: junho 20, 2013 s 6:29 pm (Editar) ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas.: ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. Em relao volta do http://t.co/PauDDEupIr

6 de 13

25/07/2013 16:44

ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/escatologia-doutrina...

4. ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. | institutogamaliel.com disse: junho 20, 2013 s 6:40 pm (Editar) [...] post ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. apareceu primeiro em Portal da [...] 5. @igamaliel disse: junho 20, 2013 s 6:59 pm (Editar) ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. http://t.co/rUFIK8IR4g 6. Wanderley D Aparecida disse: junho 23, 2013 s 12:20 am (Editar) Wanderley D Aparecida liked this on Facebook.
Comentrios pblicos Visualizao do moderador Configuraes

Comentar...

Publicar no Facebook
Plug-in social do Facebook

Publicando como Instituto Teolgico Gamaliel (Trocar)

Comentar

Bblia Online

7 de 13

25/07/2013 16:44

ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/escatologia-doutrina...

Curta nossa fanpage


Encontre-nos no Facebook

Instituto Teolgico Gamaliel


Curtir Voc curtiu isso.

Voc e outras 1.415 pessoas curtiram Instituto Teolgico Gamaliel.

Plug-in social do Facebook

Tpicos recentes
Cristo a pedra! A doutrina de Cristo Nascer da gua e do Esprito O Ensino da Graa Como nascer novamente?

Estamos no

+18

Comentrios
Cristo a pedra! | institutogamaliel.com em Cristo a pedra! @MiltonDaudt em Nascer da gua e do Esprito A doutrina de Cristo | institutogamaliel.com em A doutrina de Cristo
8 de 13 25/07/2013 16:44

ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/escatologia-doutrina...

Como nascer novamente? | institutogamaliel.com em Como nascer novamente? Os nascidos da carne | institutogamaliel.com em Os nascidos da carne

Categorias
ACONSELHAMENTO ANGELOLOGIA APOLOGTICA ARQUEOLOGIA BBLICA Atualidades BIBLIOLOGIA CASAMENTO DOUTRINAS EDIFICAO ESBOOS ESCATOLOGIA ESTUDOS BBLICOS TICA EVENTOS HAMARTIOLOGIA HISTRIA DA IGREJA MUNDO NOTCIAS SERMES SOTERIOLOGIA TEOLOGIA UFOLOGIA VDEOS

Arquivos
julho 2013 junho 2013 maio 2013 abril 2013 maro 2013 fevereiro 2013 janeiro 2013 janeiro 2012

Feed de Notcias
9 de 13 25/07/2013 16:44

ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/escatologia-doutrina...

Subscribe in a reader

Cursos

Teologia

10 de 13

25/07/2013 16:44

ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/escatologia-doutrina...

11 de 13

25/07/2013 16:44

ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/escatologia-doutrina...

Instituto Teolgico Gamaliel

1.234 me adicionaram a crculos

Ver tudo

networkedblogs

Follow this blog

12 de 13

25/07/2013 16:44

ESCATOLOGIA Doutrina das ltimas coisas. | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/escatologia-doutrina...

HyperSmash Copyright 2013 Portal da Teologia. All Rights Reserved. Designed by

13 de 13

25/07/2013 16:44

Potrebbero piacerti anche