Sei sulla pagina 1di 5

ALFA CONCURSOS PBLICOS DIREITO ADMINISTRATIVO TURMA: ANALISTA RFB ATOS ADMINISTRATIVOS

1. CONCEITO
uma manifestao de vontade unilateral da administrao pblica cuja finalidade seja adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria.

2. CARACTERSTICAS
Os atos administrativos geram superioridade e efeitos jurdicos Decorrem do poder de imprio (Extroverso) do Estado So praticados pela administrao direta e indireta Devem estar de acordo com as leis e os princpios fundamentais da administrao pblica

3. ELEMENTOS / REQUISITOS DE VALIDADE


A) COMPETNCIA
a prerrogativa conferida aos agentes pblicos por lei para a prtica de ato administrativo. Exerccio obrigatrio (poder-dever). Irrenuncivel, mas pode ser delegada e isso no gera renuncia de competncia, pois o superior que delegou uma atribuio sua ao subordinado, pode concomitantemente com este praticar as atribuies objeto da delegao; Intransfervel. Imodificvel pela vontade do agente, pois a competncia definida pela Lei e s est pode modific-la; Imprescritvel, pois o no exerccio da competncia pelo agente, no importa por quanto tempo, no a extingue, permanecendo ela sob a titularidade daquele a quem a lei a atribuiu.

B) FINALIDADE
A finalidade do ato administrativo o interesse pblico, o interesse da Lei;

C) FORMA
o revestimento exterior do ato administrativo, sua aparncia, seu modo de exteriorizao; Em regra os atos administrativos so formais e escritos, excepcionalmente so admitidos gestos, apitos, sinais luminosos; a ordem verbal de um superior ao subordinado tambm configura um ato administrativo no escrito.

D) MOTIVO
a situao de fato e de direito que determina ou autoriza a prtica do ato

E) OBJETO / CONTEDO
o resultado causado no mundo real pela prtica do ato.

4. MOTIVAO
a exteriorizao por escrito dos motivos que levaram a produo do ato Faz parte do elemento forma e no do motivo

A) TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES


A motivao elemento de controle de validade dos atos administrativos. Se a motivao for falsa o ato ilegal, independentemente da sua qualidade (discricionrio ou vinculado);

QUEM COMPARA, ESCOLHE O ALFA! Professor: Robson Fachini

Pgina 1

ALFA CONCURSOS PBLICOS DIREITO ADMINISTRATIVO TURMA: ANALISTA RFB


B) DEVEM SER MOTIVADOS:
Todos os atos administrativos vinculados Alguns atos administrativos discricionrios (atos punitivos, que geram despesas, dentre outros). A lei 9784, em seu artigo 50 trs um rol dos atos que devem ser motivados, veja a seguir: Art. 50. Os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos, quando: I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses; II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes; III - decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica; IV - dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio; V - decidam recursos administrativos; VI - decorram de reexame de ofcio; VII - deixem de aplicar jurisprudncia firmada sobre a questo ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatrios oficiais; VIII - importem anulao, revogao, suspenso ou convalidao de ato administrativo. 1 A motivao deve ser explcita, clara e congruente, podendo consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, que, neste caso, sero parte integrante do ato. 2 Na soluo de vrios assuntos da mesma natureza, pode ser utilizado meio mecnico que reproduza os fundamentos das decises, desde que no prejudique direito ou garantia dos interessados. 3 A motivao das decises de rgos colegiados e comisses ou de decises orais constar da respectiva ata ou de termo escrito.
o o o

5. ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO


A) PRESUNO DE LEGITIMIDADE
Este atributo se subdivide em outros dois, veja: Presuno de legalidade: os atos administrativos so presumidos praticados de acordo com a Lei, j que est somente faz o que a lei determina ou autoriza; Presuno de veracidade: os atos administrativos so presumidos praticados de acordo com a verdade. CONSEQUNCIAS Os atos administrativos so autoexecutrios; So de cumprimento obrigatrio; No possvel uma apreciao de ofcio por parte do poder judicirio

QUEM COMPARA, ESCOLHE O ALFA! Professor: Robson Fachini

Pgina 2

ALFA CONCURSOS PBLICOS DIREITO ADMINISTRATIVO TURMA: ANALISTA RFB


A presuno de legitimidade tem natureza relativa, pois caso o prejudicado pelo ato discorde da sua legalidade ou de seus motivos, cabe a este provar o vcio do ato e propor a apreciao seja da administrao pblica ou do particular.

B) IMPERATIVIDADE
O ato administrativo impositivo, independe de anuncia do administrado. Exceo: Atos negociais: a administrao concorda com uma pretenso do administrado ou reconhece que ele satisfaz os requisitos para o exerccio de direitos; Atos enunciativos: declaram um fato ou emitem uma opinio

C) AUTOEXECUTORIEDADE
A administrao pblica pode executar os seus atos diretamente, independente de autorizao do poder judicirio. CABIMENTO Previso da lei Casos de urgncia No so todos os atos administrativos que so sempre autoexecutrios, pois a autoexecutoriedade depende da existncia dos sub-atributos executoriedade e exigibilidade, este est presente em todos os atos administrativos, aquele no.

D) TIPICIDADE
O ato deve respeitar a forma prevista na lei, quando houver.

6. CLASSIFICAO
A) ATOS VINCULADOS
Nenhuma liberdade de deciso na prtica do ato, ou seja, o ato deve ser praticado sempre que se configure a situao descrita na lei. Todos os seus elementos so vinculados.

B) ATOS DISCRICIONRIOS
Existe liberdade dentro da lei ao administrador pblico para a prtica de certos atos administrativos. Mrito administrativo: Convenincia e oportunidade. Os elementos motivo e objeto so discricionrios, os demais so sempre vinculados.

C) ATOS GERAIS
No possuem destinatrios determinados

D) ATOS INDIVIDUAIS / EFEITOS CONCRETOS


Possuem destinatrios determinados

E) ATOS SIMPLES
Decorre de uma nica manifestao de vontade, de um nico rgo.

QUEM COMPARA, ESCOLHE O ALFA! Professor: Robson Fachini

Pgina 3

ALFA CONCURSOS PBLICOS DIREITO ADMINISTRATIVO TURMA: ANALISTA RFB


F) ATOS COMPLEXOS
Necessita para formao de seu contedo da manifestao de vontade de dois ou mais rgos.

G) ATOS COMPOSTOS
O seu contedo depende de manifestao de vontade de um nico rgo, contudo para funcionar depende de outro ato que o aprove.

H) DIFERENAS ENTRE ATO COMPLEXO E ATO COMPOSTO ATO COMPLEXO


1 ato 2 vontades 2 ou + rgos

ATO COMPOSTO
2 atos 2 vontades 1 rgo com a aprovao de outro

7. TEORIA DO FUNCIONRIO DE FATO / TEORIA DA APARNCIA


Funcionrio de fato aquele que exerce funo, cargo ou emprego pblico, mas que possui alguma ilegalidade ou ilegitimidade na sua investidura, ou seja, sua investidura irregular. Como exemplo podemos imaginar algum que compre o gabarito de uma prova para concursos pblicos e mediante tal golpe, seja nomeado e ingresse em um cargo pblico. Tal investidura cumpriu com as formalidades exigidas, todavia ela carece de vcio de legalidade diante da fraude no concurso. A teoria do funcionrio de fato diz que quando alguma pessoa investida em cargo, emprego ou funo pblica atravs de um vnculo ilegal ou ilegtimo (funcionrio de fato), tendo aparncia de agente pblico tanto para a administrao quanto para os administrados, pratica atos administrativos em decorrncia dessa aparncia e com a anulao dessa investidura irregular, os atos praticados para os terceiros de boa-f so vlidos e no so desconstitudos com a anulao da investidura.

8. USURPAO DA FUNO PBLICA


Usurpar a funo pblica simular o exerccio de funo pblica, sem que exista vinculo algum entre o usurpador e a administrao pblica, com o intuito de obter alguma vantagem. O usurpador um criminoso (art. 328 Cdigo Penal) que engana e por no estar investido por nenhuma forma em cargo, emprego ou funo pblica no pratica atos administrativos.

9. CONVALIDAO
Convalidao a correo com efeitos retroativos do ato administrativo com defeito sanvel, considera-se defeito sanvel: Vcio de competncia relativo pessoa Exceo: Competncia exclusiva (tambm no cabe convalidao) O vcio de competncia relativo matria no considerado um defeito sanvel. Vcio de forma Exceo: Lei determina que a forma seja elemento essencial de validade de determinado ato (tambm no cabe convalidao).

A) CONVALIDAO TCITA
O art. 54 da lei 9784 prev que a administrao tem o direito de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em 5 anos, contados da data em que forem

QUEM COMPARA, ESCOLHE O ALFA! Professor: Robson Fachini

Pgina 4

ALFA CONCURSOS PBLICOS DIREITO ADMINISTRATIVO TURMA: ANALISTA RFB


praticados, salvo comprovada m-f, transcorrido esse prazo o ato foi convalidado, pois no pode ser mais anulado pela administrao.

B) CONVALIDAO EXPRESSA
Art. 55 da Lei 9784: Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao.

10.

DESFAZIMENTO DO ATO ADMINISTRATIVO


A) ANULAO / CONTROLE DE LEGALIDADE

o desfazimento do ato administrativo que decorre de vcio de legalidade ou de legitimidade na prtica do ato. CABIMENTO Ato discricionrio Ato vinculado COMPETNCIA PARA ANULAR Entidade da administrao pblica que praticou o ato: Pode anular o ato a pedido do interessado e de ofcio em razo do princpio da autotutela. Poder Judicirio: Pode anular somente por provocao do interessado. EFEITOS DA ANULAO: Ex tunc, retroagem desde a data da prtica do ato , impugnando a validade do ato. PRAZO: 5 anos Contagem Prtica do ato No caso de efeitos patrimoniais contnuos, a partir do primeiro pagamento.

B) REVOGAO / CONTROLE DE MRITO


o desfazimento do ato administrativo em razo da convenincia e da oportunidade. CABIMENTO Ato discricionrio legal, inconveniente e inoportuno. No cabvel a revogao de ato vinculado. COMPETNCIA PARA REVOGAR Apenas a entidade da administrao pblica que praticou o ato. No pode o controle de mrito ser feito pelo poder judicirio, todavia a administrao pblica est presente nos 3 poderes da Unio e caso uma entidade da administrao pblica do poder judicirio, legislativo ou executivo pratique um ato discricionrio legal, e que com o passar do tempo se mostre inconveniente e inoportuno, somente tal entidade ter competncia para revog-lo, assim conclumos que o poder judicirio no tem competncia para exercer o controle de mrito dos atos da administrao pblica, mas a administrao pblica do poder judicirio prtica atos administrativos e cabe somente a esta o controle de mrito dos atos praticados por ela mesma. EFEITOS DA REVOGAO: Ex nunc, no retroagem, ou seja, a revogao gera efeitos prospectivos, para frente.

C) CASSAO
o desfazimento do ato administrativo decorrente do descumprimento dos requisitos que permitem a manuteno do ato.

QUEM COMPARA, ESCOLHE O ALFA! Professor: Robson Fachini

Pgina 5

Potrebbero piacerti anche