Sei sulla pagina 1di 3

Preparando os Filhos Para Vencer

No programa de hoje, desejamos fornecer aos pais, que so os primeiros responsveis pelos filhos, informaes e orientaes que os possam ajudar a edificar caracteres slidos que os ajudem suportar as enchentes de maldade que assolam nosso planeta nestes ltimos dias da histria do mundo. Os pais so os representantes de Deus, e a obra de preparar os filhos tanto para esta vida como para a vida eterna, pertence aos pais. Porque o lar a primeira escola, e os pais os primeiros professores. J nos tempos do Antigo Testamento Deus instruiu os pais de famlia, dizendo: "Estas palavras que hoje te ordeno, estaro no teu corao; tu as inculcars a teus filhos, e delas falars assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-se e ao levantar-se. Tambm as atars como sinal na tua mo e sero por frontal entre os teus olhos. E as escrevers nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas". Deuteronmio 6:6-9 Mais de mil e quinhentos anos mais tarde, o apstolo Paulo escreveu: " Pais, no provoqueis vossos filhos ira, mas criai-os na disciplina e na admoestaes do Senhor." Efsios 6:4 Quando se deve comear a educao? Na infncia evidentemente. Logo que uma criana capaz de formar uma idia, deve comear sua educao. Educao quer dizer o processo pelo qual a criana instruda, desde o bero infncia, da infncia juventude, e da juventude maturidade. A Palavra de Deus recomenda: "Ensina a criana no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, no se desviar dele." Provrbios 22:6 "As lies que a criana aprende durante os primeiros sete anos de vida, tem mais a ver com a formao do seu carter, que tudo o que ela possa aprender nos anos posteriores." Orientao da Criana, 193. Na verdade os trs primeiros anos so os mais expressivos, da a importncia da companhia da me de maneira especial nesta etapa da vida da criana. Os componentes do relacionamento nos primeiros anos no podem ser supridos por mes substitutas, ou mesmo por creches. O papel desempenhado pela me nos primeiros anos tem efeito decisivo sobre a inteligncia da criana. Em resumo: o papel dos pais e principalmente o da me, na educao dos filhos, da mais alta importncia e insubstituvel.

Que lies devem ser ensinadas aos filhos? 1. A primeira lio que deve ser ensinada criana que Deus o nosso pai. O pai e me terrestres, so representantes do Pai celestial. Esta uma grande responsabilidade que repousa sobre os pais. Devem ensinar criana que Deus amor e que Ele tambm a fonte de todo o bem, devem os pais ensinar ao beb, criana e ao jovem, o amor de Jesus. Outro ensino fundamental a ser ensinado o amor ao prximo. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a si mesmo das regras mais importantes da vida. 2. Em segundo lugar deve-se ensinar criana, as lies de obedincia e respeito aos pais, bem como o domnio prprio. Pais que deixam passar vrios anos para depois ensinar aos filhos que devem ser obedientes, esto perdendo a chance de educar, pois depois dos primeiros anos se torna impossvel ensinar lies de obedincia. O santo Livro diz: "A criana entregue a si mesma vem a envergonhar a sua me. . . Corrige o teu filho, e te dar descanso, dar delcias tua alma." Provrbios 29:15 e 17. 3. Em terceiro lugar deve-se ensinar criana, lies sobre sade. A importncia de ingerir alimentos saudveis, em horas certas; o asseio pessoa; o dormir em ambiente ventilado; o evitar o uso de drogas que destroem a sade, como o fumo o lcool e os txicos em geral. As potencialidades de um criana podem ser incalculveis. Se os filhos forem bem educados, podero ser uma alegria para os pais, uma bno para a comunidade e acima de tudo, honra e glria para Deus. 4. Um outro elemento que deve fazer parte da educao da criana o esprito de servio. A criana deve ser estimulada a auxiliar o pai e me, estimulada a ser abnegada e dominar-se a si mesmo. Os nossos filhos so um precioso tesouro que o cu nos confiou. No Salmo 127:3, A Bblia diz que os filhos so a herana do Senhor. Uma grande educadora escreveu o seguinte: "Os pais devem ser a mo humana de Deus, preparando a si mesmos e aos filhos para a vida sem fim. como se Deus nos dissesse: Eduquem esta criana para mim, a fim de que ela possa um dia brincar nas cortes eternas." Poderia citar vrios exemplos de crianas que foram educadas dentro dos padres da orientao de Deus. Vamos citar apenas dois exemplos:

a) Moiss - Tornou-se o lder do povo de Deus. Como historiador, poeta, filsofo legislador e lder - excedeu todos o homens da antiguidade. b) Samuel - Dedicado a Deus desde a concepo. Serviu a Deus nos dias dos primeiros reis de Israel. Tornou-se um grande profeta do Senhor. Certa vez numa igreja, o ancio chegou ao pastor e props um severo castigo para dois meninos que estavam estragando um tapete do tempo. - Deixe os meninos disse o pastor: Uma polegada de meninos vale mais que quilmetros de tapetes. Amados pais: Nosso filhos so preciosos presentes de Deus. So a herana do Senhor. Como pais, devemos saber que um dia Deus vai perguntar: "Onde est o rebanho que te foi confiado, o teu lindo rebanho?" Jeremias 13:20. Ou em outras palavras: Onde esto os filhos que eu te dei? Cada um de ns ter que responder, queiramos ou no. Permita Deus, que nossa resposta possa ser a que est em Isaas 8.18, "Eisme aqui, e os filhos que o Senhor me deu." Repetida em outras palavras em Hebreus 2:13: "Eis aqui eu, e os filhos que Deus me deu." Logo Jesus voltar a este mundo para reunir a famlia da terra com famlia do cu. Cada filho da famlia terrestre dever receber as boas vindas no lar de glria. Permita Deus que todos ns, pais e filhos sejamos recebidos por Jesus quando Ele vier. O meu grande desejo que vocs pais possam ser abenoados ao educar. E um dia Deus os recompense com a herana do Senhor

Potrebbero piacerti anche