Sei sulla pagina 1di 10

Espaos de comunicao, cultura e dessignificao

G l a u c o R o d r i g u e s C o rt e z *

Communication space, culture and dissignification

Resumo O presente artigo busca estabelecer um dilogo entre alguns pensadores que trabalham com a questo cultural e a noo de espao de comunicao. O objetivo tentar desenvolver subsdios para um entendimento da comunicao que seja menos veicular e mais espacial. Assim, buscou-se estabelecer uma relao entre pensadores da geografia cultural, do Centro de Estudos Contemporneos da Universidade de Birmingham e tambm com o filsofo Mikail Bakhtin, no sentido de se entender, especificamente, o processo que denominamos de dessignificao da informao, que ocorre concomitantemente com o processo de industrializao e mercantilizao da notcia. Palavras-chave: espao, estudos culturais, signo, comunicao, notcia Abstract This article pretends to keep a dialogue between some thinkers that work with culture issue and the idea of communication space. The objective is try to develop bases to an understanding of a communication that is less vehicular and more spacial. In this way, looks for establish a relation between thinkers of geography culture, from Center of Contemporary Studies from the Birmingham University and also with the philosopher Mikail Bakhtin, in the way of to make possible understand, more specifically, the process that we call dissignification of information, that occurs on the same time that the news industrialization and the transformation of news into a product. Keywords: space, culture studies, sign, communication, news

* Doutor em Cincias Sociais pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professor da Faculdade de Jornalismo da Pontifcia Universidade Catlica de Campinas (PUC- Campinas). E-mail: glaucorcortez@gmail.com

197

Espaos de comunicao, cultura e dessignificao

1. Quando nos referimos aos espaos de comunicao, importante entend-los no exclusivamente como um conjunto de estruturas ou objetos em que se do, por exemplo, as aes de atores sociais e polticos, mas como um processo que se forma nessa interao de objetos e aes. Assim, se o espao um processo que se forma nessa interao, ele ento ganha autonomia e interfere na realidade.

presente artigo busca estabelecer um dilogo entre alguns pensadores que trabalham com a questo cultural e a noo de espao de comunicao1. Iniciamos essa anlise ao incorporar a discusso dos gegrafos culturais, visto que o entendimento da comunicao que empreendemos eminentemente espacial. Segundo Corra e Rosendahl (2007), a geografia cultural um significativo subcampo da geografia, que a partir da Europa difundiu-se e j tem um sculo de existncia.
A geografia cultural no tem um objeto emprico prprio, considera tanto o passado como o presente e o futuro, realiza estudos em vrias escalas espaciais, tem uma inerente caracterstica poltica e, especialmente, distingui-se por uma especfica abordagem, focalizada na anlise dos significados que os diversos grupos sociais atribuem, em seu processo de existncia, aos objetos e aes em suas espaotemporalidades. O urbano, isto , o processo de urbanizao, a cidade e a rede urbana, constitui-se, sem dvida, em um frtil terreno para a geografia cultural (Corra; Rosendahl, 2007: 175).

Buscamos, assim, uma sincronia de pensamento que permita relacionar comunicao, cultura e espao. E, neste sentido, conhecer uma compreenso da cultura que est de certa forma integrada em um processo espacial de comunicao. O conceito de cultura entre os gegrafos no menos complexo nem menos difcil do que para qualquer outra rea de pesquisa cientfica nas humanidades. Ela j foi considerada como uma entidade supraorgnica, ou seja, algo que possua suas prprias leis, pairando sobre indivduos sem autonomia, como relembram Corra e Rosendahl (2007). Aps intenso debate sobre o tema, principalmente no Center for Contemporary Cultural Studies, da Universidade de Birmingham, na Inglaterra que influenciou os gegrafos , cultura tambm foi considerada como o conjunto de saberes, tcnicas, crenas e valores que so parte integrante do cotidiano e gerado no seio das relaes sociais de uma sociedade de classes (Corra e Rosendahl, 2007). Esse conjunto de saberes, constitui-se espacialmente, pois cultura pode ser estudada como mapas de significados atravs dos quais o mundo se torna inteligvel para uma determinada coletividade:
As culturas no so simplesmente sistemas de significados e valores que temos em mente. Tornam-se concretas por meio de padres de organizao social. A cultura o modo pelo qual as relaes sociais de um grupo so estruturadas e modeladas, mas tambm o mundo pelo qual aquelas formas so experimentadas, entendidas e interpretadas (Jackson, 1989: 2. Apud: Corra e Rosendahl, 2007: 174).
198
matrizes

Ano 7 n 1 jan./jun. 2013 - So Paulo - Brasil Glauco Rodrigues Cortez p. 197-206

Communication space, culture and dissignification

em pauta
nas pesquisas d e c o m u n i c a o

Para Williams (2008), que um dos principais tericos dos Estudos Culturais, cultura deve ter uma concepo ampla, que no substitui as noes mais especficas, mas que seja capaz de indicar todas as suas complexas relaes. Para ele, cultura pode ser entendida basicamente como um sistema de significaes (Williams, 2008: 206). Para Stuart Hall (2009), outro pensador dos Estudos Culturais, cultura pode ser compreendida como o terreno das prticas, representaes, linguagens, e costumes concretos de qualquer sociedade historicamente especfica (Hall, 2009: 313). E inclui nisso as formas contraditrias do senso comum que ajudam a mold-la. Entretanto, o prprio autor defende que as definies de cultura so problemticas e no so nicas. O conceito continua complexo local de interesses convergentes, em vez de uma ideia lgica ou conceitualmente clara (Hall, 2009: 126). Cosgrove (2007), que trabalha na perspectiva da geografia cultural, segue o mesmo caminho e diz que pouco se ganha ao se tentar uma definio precisa de cultura, pois, ao faz-la, implica sua reduo a uma categoria objetiva, negando sua subjetividade essencial. Para o autor, os seres humanos, com sua realidade sensorial e material, experienciam e transformam o mundo natural atravs do engajamento direto.
A produo e reproduo da vida material so, necessariamente, uma arte coletiva, mediada na conscincia e sustentada atravs de cdigos de comunicao. Esta ltima produo simblica. Tais cdigos incluem no apenas a linguagem em seu sentido formal, mas tambm o gesto, o vesturio, a conduta pessoal e social, a msica, a pintura, a dana, o ritual, a cerimnia e as construes. Mesmo essa lista no esgota a srie de produes simblicas atravs das quais mantemos o nosso mundo vivido, porque toda atividade humana , ao mesmo tempo, material e simblica, produo e comunicao (Cosgrove, 2007: 103).

Wagner e Mikesell (2007), tambm estudiosos da geografia cultural, reforam a ideia que busca compreender essa relao entre a atividade comunicacional, simblica e material. Para eles, a cultura resulta da capacidade de os seres humanos se comunicarem entre si por meio de smbolos. Assim, quando as pessoas pensam e agem similarmente, elas o fazem porque vivem, trabalham e conversam juntas, ou seja, dentro de um espao de interao social. Elas aprendem com os mesmos companheiros e mestres, tagarelam sobre os mesmos acontecimentos, questes e personalidades, observam ao seu redor, atribuem o mesmo significado aos objetos feitos pelo homem, participam dos mesmos rituais e recordam o mesmo passado (Wagner e Mikesell, 2007: 28). A construo dessa relao mediada pela comunicao demonstra a centralidade da questo espacial para o entendimento da cultura, que pode ser tambm compreendida como o espao intersubjetivo no interior do qual smbolos e prticas
Ano 7 n 1 jan./jun. 2013 - So Paulo - Brasil Glauco Rodrigues Cortez p. 197-206

199

Espaos de comunicao, cultura e dessignificao

so capazes de serem elaborados, transmitidos e partilhados. Mas sabemos que no o espao geogrfico que limita as fronteiras da cultura. Quando se tem condies de expandir esses espaos atravs da capacidade da circulao de ideias e objetos, num processo de reelaborao e partilhamento simblico, o espao cultural se expande. Wagner e Mikesell afirmam que uma comunidade de pessoas que compartilha uma cultura comum pode existir encravada numa aldeia isolada, na qual todos os habitantes esto em contato direto dirio, mas pode tambm se estender sobre um vasto territrio dentro do qual pessoas, objetos e ideias circulam mais ou menos livre e continuamente (Wagner e Mikesell, 2007: 29). At aqui discutimos essa relao de comunicao, cultura e espao de forma que a conceituao de cultura se tornou abrangente e que, muitas vezes, no reflete as diferenas presentes dentro de uma mesma classe social e em divises de culturas alternativas, regionais, tnicas, e outras trazidas tona na complexidade das grandes metrpoles contemporneas. Dentro dessa definio mais ampla de cultura, pode-se afirmar que h tambm todo um processo de significao e ressignificao permanentemente negociado entre grupos e setores especficos de uma mesma sociedade e de uma mesma classe social. Williams (2008) mostra que a classe social no deve ser compreendida como um conceito culturalmente monoltico.
Determinados grupos dentro de uma classe podem estar subindo ou caindo de importncia, segundo o desenvolvimento geral da classe e da sociedade. Alm disso, os grupos dentro de uma classe podem ter filiaes culturais, s vezes religiosas, alternativas, que no so caractersticas da classe como um todo. E ainda, em qualquer classe tradicional, h processos de diferenciao interna, frequentemente por tipos de trabalho (Williams, 2008: 74).

O importante que os Estudos Culturais praticamente ultrapassaram uma discusso que j leva quase 100 anos e que foi gerada pelo marxismo. Essa discusso o que Hall chama de duplo reducionismo: o reducionismo economicista, no qual os processos econmicos so determinantes para o desenvolvimento das ideias e o reducionismo de classe, ao estratificar os conflitos sociais restritos s questes de classe (Hall, 2009: 253). Essa discusso do pensamento marxista, mas no to explicitamente presente no prprio Marx, como lembra Hall (2009), havia sido iniciada j na primeira metade do sculo XX, com a publicao das obras de Bakhtin e Gramsci. No entanto, essas revises no significaram a simplificao ou um retorno anterior crtica que o prprio Marx faz ao idealismo. A anlise da cultura passa, a partir de ento, a ser uma interao mtua de todas as prticas sociais, contornando o problema da determinao. Para Hall, o paradigma dominante nos Estudos
200
matrizes

Ano 7 n 1 jan./jun. 2013 - So Paulo - Brasil Glauco Rodrigues Cortez p. 197-206

Communication space, culture and dissignification

em pauta
nas pesquisas d e c o m u n i c a o

Culturais se ope a conceituao de cultura como mero reflexo residual e tambm como prtica resultante de uma estrutura que domina a atividade humana.
Ele conceitua cultura como algo que se entrelaa a todas as prticas sociais; e essas prticas, por sua vez, como uma forma comum de atividade humana: como prxis sensual humana, como atividade atravs da qual homens e mulheres fazem a histria () Em nenhum caso dever a prtica ser tratada como algo transparentemente intencional: fazemos a histria, mas com base em condies anteriormente no produzidas por ns mesmos. A prtica uma forma como a estrutura ativamente reproduzida (Hall, 2009: 133/158).

A prtica se expressa em rituais, comportamentos, produtos, cotidianos, servios e outras atividades que materializam as ideias e a ideologia. Pois, como j alertava Bakhtin, todo signo ideolgico. Cada signo ideolgico no apenas um reflexo, uma sombra da realidade, mas tambm um fragmento material dessa realidade (Bakhtin, 1988: 33). A prtica delimita o espao dos signos que so comuns a uma coletividade. A linguagem estabelece uma geografia da interao de uma determinada cultura. nesse espao cultural que se apresenta o espao de comunicao, um ambiente que manifesta a cultura e eminentemente ideolgico, porque o lugar das significaes. Seria o que Althusser denominou como o espao de reproduo ideolgico do Estado, representado pela mdia, escola, rgos pblicos etc. nesse sentido que o social nunca est fora do semitico. Cada prtica social constituda na interao entre significado e representao (Hall, 2009: 169). O espao de comunicao , portanto, um espao de luta ideolgica, que se reproduz incessantemente em um dilogo semitico. Os conflitos e os consensos buscam uma estabilidade hegemnica do espao, capaz de ampliar horizontes e nivelar a compreenso dos signos. Quanto mais nivelada a compreenso dos signos, quanto menos tenso, maior o poder de expanso do espao de comunicao, maior o espao geogrfico da cultura. Esse entendimento importante quando se tenta compreender o produto resultante dos trabalhadores da indstria da comunicao, ou melhor, dos trabalhadores que esto produzindo e reproduzindo signos nos espaos de comunicao, visto que o resultado desse trabalho em si linguagem e significados que se reproduzem ideologicamente. A linguagem um meio por excelncia atravs do qual as coisas so representadas no pensamento, sendo, portanto, o meio no qual a ideologia gerada e transformada. Porm, na linguagem, a mesma relao social pode ser distintamente representada e inferida (Hall, 2009: 262). E isso ocorre porque a linguagem, por natureza, no fixada a seus referentes em uma relao de um por um, mas multirreferencial (Hall, 2009). Neste sentido, e como se sabe, a prpria recepo tambm aberta e capaz de
Ano 7 n 1 jan./jun. 2013 - So Paulo - Brasil Glauco Rodrigues Cortez p. 197-206

201

Espaos de comunicao, cultura e dessignificao

resultar em significados que no so totalmente predeterminados. Bakhtin j dizia que um produto ideolgico faz parte da realidade como todo corpo fsico, instrumento de produo ou produto de consumo, mas que, ao contrrio destes, reflete e refrata outra realidade, que lhe exterior. Tudo que ideolgico possui um significado e remete a algo situado fora de si mesmo. Em outros termos, tudo que ideolgico um signo. Sem signos no existe ideologia (Bakhtin, 1988: 31). Em outras palavras, o saldo do trabalho resultante do processo industrial da comunicao no s eminentemente ideolgico, mas, ao mesmo tempo, capaz de produzir significados que ultrapassam os definidos no processo de produo. Assim, possvel afirmar que o movimento de transformao da notcia em um produto, desenvolvido pelo processo de industrializao da imprensa do sculo XIX no a diminuiu em sua capacidade mediadora. Pelo contrrio, aumentou e alterou profundamente a sua capacidade significante. Sabe-se que a notcia ou a informao comercializada pela indstria da mdia , por si s, um signo, independente de seu carter ou propsito, principalmente se o comparamos com um produto da indstria alimentcia. O signo corporifica e constitui necessariamente o produto da mdia por meio da linguagem, diferente do produto alimentcio, por exemplo, que no contm a linguagem entre seus ingredientes de produo. Bakhtin j nos alertava que qualquer produto pode ser transformado em signo ideolgico. Ele cita o exemplo do po e do vinho, que so smbolos religiosos. Esse produto de consumo enquanto tal no , de maneira alguma, um signo (Bakhtin, 1988: 32). O produto comercializado pela indstria da mdia em si ideolgico porque constitudo de signos e no tem outra funo a no ser significar e representar.
O domnio ideolgico coincide com o domnio dos signos: so mutuamente correspondentes. Ali onde o signo se encontra, encontra-se tambm o ideolgico. Tudo que ideolgico possui um valor semitico (Bakhtin, 1988: 32).

No caso dos produtos constitudos pela linguagem escrita, a questo bastante crtica, pois a palavra, por exemplo, em si um fenmeno ideolgico.
A realidade toda da palavra absorvida por sua funo de signo. A palavra no comporta nada que no seja ligado a essa funo, nada que no tenha sido gerado por ela. A palavra o modo mais puro e sensvel da relao social (Bakhtin, 1988: 36).

Ela o principal instrumento de trabalho dos indivduos que produzem a notcia. Da mesma forma, toda imagem artstico-simblica materializada em um objeto fsico particular j um signo ideolgico, ou seja, capaz de produzir uma realidade exterior a ela.
202
matrizes

Ano 7 n 1 jan./jun. 2013 - So Paulo - Brasil Glauco Rodrigues Cortez p. 197-206

Communication space, culture and dissignification

em pauta
nas pesquisas d e c o m u n i c a o

Assim como para os gegrafos culturais Cosgrove (2007), Wagner e Mikesell (2007), pode-se observar anteriormente em Bakhtin a construo do espao na interao entre o signo e a comunicao. Para o autor russo, todo signo resulta de um consenso entre indivduos socialmente organizados no decorrer de um processo de interao. As formas do signo so condicionadas tanto pela organizao social de tais indivduos como pelas condies em que a interao acontece (Bakhtin, 1998: 44). O complicador que essa interao acontece em um espao de conflito entre grupos e classes sociais, mesmo se utilizando de uma linguagem que comum a todos. Para Bakhtin, classe social (e acrescentamos tambm grupos sociais) no se confunde com comunidade semitica, que pode ser mais restrita. Parafraseando Bakhtin, pode-se afirmar que o espao de comunicao uma arena onde se desenvolve a luta de classes e de grupos sociais, j que todo signo ideolgico confronta-se com ndices de valor contraditrios. A gora na Antiguidade, a praa pblica na Idade Mdia e os cafs dos sculos XVII e XVIII so exemplos de espaos de comunicao em uma mesma cultura, de uma mesma comunidade semitica, e que se manifestam por meio de significaes e representaes comuns aos indivduos que partilhavam desses lugares. O desenvolvimento tecnolgico com a produo de jornais, revistas, rdio e televiso no alterou a relao de mediao ao transformar o carter espacial da informao em aparentemente veicular; essa no uma alterao importante. Essas tecnologias alteraram apenas as fronteiras da comunidade semitica. Mesmo porque, um viajante poderia percorrer longas distncias antes do aparecimento do jornal, mas a representao do viajante, assim como qualquer jornal, acontece dentro de um espao semntico estabelecido e reconhecido, seja uma ilha isolada, um caf ou uma nao continental. essa capacidade de distenso espacial que est presente na transformao dos espaos de mediao cultural. A praa e os cafs deixam de ser um ambiente exclusivo e limitado de uma comunicao coletiva dos sculos XVII e XVIII. A chegada da imprensa expande os limites de modo a fazer com que pessoas isoladas geograficamente pudessem compartilhar de uma mesma cultura, de um mesmo espao de significao. A grande transformao no foi o processo veicular das tecnologias de mdia, mas sua capacidade de multiplicar o espao semitico compartilhado. O desenvolvimento industrial e tecnolgico da mdia um processo de produo do espao. A produo do espao a grande transformao e o grande desafio trazidos pelos meios de comunicao. Isto porque se sabe que no possvel ampliar o espao de comunicao simplesmente com o desenvolvimento de uma tecnologia, mesmo porque o espao est configurado dentro de bordas semnticas que
Ano 7 n 1 jan./jun. 2013 - So Paulo - Brasil Glauco Rodrigues Cortez p. 197-206

203

Espaos de comunicao, cultura e dessignificao

precisam ser rompidas de forma que as significaes e ressignificaes possam ser reconhecidas pela ampliao da comunidade semitica. Nesse processo, a produo da notcia como mercadoria teve um papel fundamental, visto que essa talvez a mais eficaz forma de dessignificao da linguagem. uma tentativa de transformar ideias em objetos. Na verdade, desde as notcias que circulam por meio de cartas, como nos mostra Rizzini (1977), a notcia absorvia um valor de uso e de troca. A associao de certa forma inevitvel entre mercadoria e classe burguesa e que construiu todo processo de constituio da mdia, enredado em seu prprio processo de ascenso como classe social, foi o gerador de interpretaes histricas importantes, presentes na teoria crtica, capaz de revelar o carter ideolgico dessa comunicao que se expande no espao das cidades e pases e perpassa classes e grupos sociais. Apesar de reconhecer que a notcia, produto constitudo pela linguagem, mais especificamente pela palavra, um signo em si ideolgico, a noo de espaos de comunicao no deve ver esse aspecto como o mais importante para a compreenso de seu real efeito sobre a sociedade. No a descoberta de signos subjacentes que comprovam a sua construo presente e originada na ideologia de uma classe social. O que interessa no espao de comunicao o efeito inverso desse processo, que talvez seja mais significativo para a histria da imprensa. Atualmente, o mais importante talvez no seja tentar descobrir os signos ideolgicos presentes na notcia, mesmo porque j sabemos por todo histrico de pesquisa nas humanidades que a notcia em si um signo ideolgico, que reproduz a ideologia, e que faz parte de um espao de dilogo social e culturalmente significante da coletividade. Ao invs dessa preocupao, de carter inerente, o espao de comunicao tenta enxerg-la em seu oposto, ou seja, questionando qual capacidade de anulao do signo ideolgico est contido na sua produo da informao. Nesse sentido, reconhecemos com Bakhtin que a classe dominante tende a conferir ao signo ideolgico um carter intangvel e acima das diferenas de classe, a fim de abafar ou de ocultar a luta dos ndices sociais de valor que a se trava, a fim de tornar o signo monovalente (Bakhtin, 1988: 47). Este , talvez, o aspecto mais importante da produo da notcia, e da informao como um todo, que tornou a mdia capaz de romper as barreiras do espao geogrfico e estabelecer novas fronteiras de construo semntica. O espao da comunicao, com sua multiplicidade cultural, s pode ser construdo, alargado, expandido, como um processo de dessignificao. Esta a utopia da mdia, ou seja, atravs da dessignificao tentar subjugar o signo ideolgico. Este o processo que podemos denominar de institucionalizao da mdia, ou seja, o momento em que a mdia busca se despir de signos ideolgicos na
204
matrizes

Ano 7 n 1 jan./jun. 2013 - So Paulo - Brasil Glauco Rodrigues Cortez p. 197-206

Communication space, culture and dissignification

em pauta
nas pesquisas d e c o m u n i c a o

tentativa de mediar a cultura nos espaos de comunicao. No bojo de sua expanso industrial, a imprensa passa a se submeter a uma grande transformao das tcnicas de redao e linguagem, ampliao dos horizontes de cobertura, objetividade, novos temas, novo formato, mapeamento temtico e da periferia das grandes cidades, reconhecimento das diferenas, indignao com a corrupo, profissionalizao, padronizao etc. Todo esse desenvolvimento no deve ser visto exclusivamente como um escamoteamento ideolgico, mas um processo de hegemonizao que se estabeleceu no dilogo com outras classes sociais e grupos polticos, um trabalho de higienizao da linguagem. O problema que esse processo precisa ser reconstrudo e negociado constantemente devido a plurivalncia dos signos.
Esta plurivalncia social do signo ideolgico um trao da maior importncia. Na verdade, este entrecruzamento dos ndices de valor que torna o signo vivo e mvel, capaz de evoluir (Bakhtin, 1988: 46).

O tratamento da informao como produto foi fundamental nesse processo, visto que busca isent-la de uma carga ideolgica e polissmica para transform-la continuamente em um produto em que o valor de uso se expressa em seu valor mximo. A notcia to mais mercadoria quanto mais ela for capaz de expandir seu prprio espao de circulao e alcanar diferentes esferas culturais, classes ou grupos sociais. E essa expanso do espao um acontecimento constantemente negociado de signos ideolgicos, um modo de construo da cultura. Neste sentido tambm possvel entender o que os jornalistas chamam de um empobrecimento da linguagem promovida por tcnicas de redao. Ou seja, uma tentativa de aproximar a notcia a uma mercadoria banal do nosso cotidiano, com carga significante monovalente e rudimentar. As tcnicas buscam alisar a notcia diante das contradies da sociedade, dos conflitos de classes ou ideolgicos. Esse o processo que pode ser denominado de dessignificao da notcia. Apesar de ser intrinsecamente ideolgica e significante, a notcia gerada no desenvolvimento da mdia como modelo hegemnico de informao na sociedade faz com que haja um movimento de dessignificao da imprensa originada em uma classe social especfica. Quanto mais se aproxima a notcia da mercadoria, mais se cria uma iluso e uma realidade de sua expresso objetivada. No entanto, o processo de dessignificao da notcia no deve ser valorizado como um mascaramento de intenes ideolgicas, mas como uma aspirao utpica classista, negociada e originada na necessidade de dilogo entre classes e grupos sociais no sentido de se sustentar uma significao hegemnica, capaz de diminuir as diferenas originadas nos modos de produo culturais, tnicos, religiosos e outros.
Ano 7 n 1 jan./jun. 2013 - So Paulo - Brasil Glauco Rodrigues Cortez p. 197-206

205

Espaos de comunicao, cultura e dessignificao

certo que a transformao da notcia em um produto no teve esse efeito deletrio na ideologia, alm disso, serviu tambm ao processo de reproduo de capital. Ao se deslocar de um carter classista, ela se permite multiplicar e se expandir em diversos segmentos e regies da sociedade, o que gera um carter acumulativo de capital e de cultura. O processo de desenvolvimento capitalista possibilita a reproduo do capital em novas tecnologias e barateamento de custo, aumento da capacidade de produo e uso de tecnologias que estabelecem uma nova dinmica na produo de signos, com recursos que inserem possibilidades imagticas que abalam a prpria dureza da linguagem escrita, abrindo espaos para novos alcances entre as diferentes possibilidades de recepo. H, portanto, um duplo movimento presente no processo de produo da notcia como mercadoria que faz da imprensa um processo comunicacional produtor de espao. Ela alisa as diferenas sociais de classes e grupos e acumula capital pela sua prpria capacidade de reproduo em reas no restritas classe social ou ao grupo ideolgico que a produz. Assim, ela pode se reproduzir e se perpetuar diante da expanso territorial dos espaos culturais, gerados a partir da constituio dos Estados nacionais.
Referncias BAKHTIN, Mikhai. Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: Hucintec, 1988. CORRA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (org.). Introduo geografia cultural. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2007. COSGROVE, Dennis. Em direo a uma geografia cultural radical: problemas da teoria. p-p: 103-134. In: CORRA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (org.). Introduo geografia cultural. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2007. HALL, Stuart. A relevncia de Gramsci para o estudo de raa e etinicidade. p. 276-316. In: SOVIK, Liv (org.). Dispora: identidades e mediaes culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2009. _______ . Estudos culturais: dois paradigmas. p.123-150. In: SOVIK, Liv (org.). Dispora: identidades e mediaes culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2009. RIZZINI, Carlos. O jornalismo antes da tipografia. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977. WAGNER, Philip; MIKESELL, Marvin. Os temas da geografia cultural. p.27-61. In: CORRA, Roberto Lobato e ROSENDAHL, Zeny (org.). Introduo geografia cultural. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2007. WILLIAMS, Raymond. Cultura. So Paulo: Paz e Terra, 2008.
Artigo recebido em 26 de janeiro de 2012 e aprovado em 20 de abril de 2012. 206
matrizes

Ano 7 n 1 jan./jun. 2013 - So Paulo - Brasil Glauco Rodrigues Cortez p. 197-206

Potrebbero piacerti anche