Sei sulla pagina 1di 24

Introduo Cincias da Computao Prof.

Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

PARTE 1 - INTRODUO AOS SISTEMAS DE INFORMAO


1. Fundamentos dos Sistemas de Informao Antes de comear a discutir os sistemas de informao precisamos definir e entender os conceitos bsicos descritos a seguir. Informao Informao o conceito mais central desse curso. preciso entender que a informao um dos recursos mais importantes e valiosos de uma empresa. Este termo, no entanto, freqentemente confundido com o termo dado. Dado x informao Dados so os fatos em sua forma primria. Exemplo: Nome do funcionrio, nmero de horas trabalhadas no ms, nmero de peas em um estoque. Quando esses dados esto organizados ou configurados de uma maneira significativa , eles se tornam uma informao. A transformao de dados em informao um processo ou uma srie de tarefas logicamente relacionadas, executadas para atingir um resultado definido. O processo de definio das relaes entre dados requer conhecimento. Conhecimento as regras, diretrizes, procedimentos usados para selecionar, organizar e manipular os dados, com a finalidade de torn-los teis para uma tarefa especfica. Sistema Como a informao, outro conceito central desse curso o de sistemas. Um sistema um conjunto de elementos ou componentes que interagem para se atingir metas ou objetivos. Basicamente, um sistema possui os seguintes componentes conforme figura 1: Feedback

Entrada

Processamento

Sada

Figura1 : Os componentes de um sistema. O feedback fundamental para o sucesso de um sistema.

Entrada: envolve captao e reunio de elementos que entram no sistema para serem processados. Por exemplo, matria-prima, energia, dados e esforo humano devem ser organizados para a prxima etapa que o processamento. Processamento: envolve processos de transformao que converte insumo (entrada) em produto. Entre os exemplos se encontram um processo industrial, controle de estoque, respirao humana ou clculos matemticos. Sada: envolve a transferncia de elementos produzidos por um processo de transformao at o seu destino final. Produtos acabados, servios, informaes gerenciais devem ser transmitidos a seus usurios.

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

Exemplos de sistema ) Um sistema de produo recebe matrias-primas como entrada e produz bens acabados como sada. ) Um sistema de informao tambm um sistema que recebe recursos (dados) como entrada e os processa em produtos (informao) como sada. O conceito de sistema se torna ainda mais til pela incluso de mais um componente: feedback ou realimentao. A incorporao desse componente a um sistema, faz com que este seja chamado de ciberntico, ou seja, um sistema automonitorado, auto-regulado. Feedback ou realimentao: uma sada usada para fazer ajustes ou modificaes nas atividades de entrada ou processamento. Assim, erros ou problemas podem fazer com que dados de entrada sejam corrigidos ou que um processo seja modificado. Exemplo de sistema automonitorado: Atividades de controle em uma empresa Os computadores, por exemplo, podem monitorar e controlar processos de produo, os procedimentos contbeis ajudam a controlar os procedimentos financeiros, monitores de entrada de dados fornecem controle das atividades de entrada de dados e as cotas e gratificaes de vendas tentam controlar o desempenho das vendas. Subsistema e ambiente de sistema Um sistema no existe no vcuo, na verdade, ele existe e funciona em um ambiente que contm outros sistemas. Se um sistema for um dos componentes de um sistema maior, ele um subsistema, e o sistema maior seu ambiente. Alm disso, a fronteira de um sistema o separa do seu ambiente e de outros sistemas. Vrios sistemas podem ser conectados entre si por meio de um limite compartilhado, ou interface. A figura 2 abaixo ilustra o conceito de subsistema.

Combinao

Subsistema A

5 Subsistema B 6 7

Sada

Limite do Sistema

Figura 2: Componentes de um sistema. Os elementos 1 a 4 se combinam para criar o elemento 5; juntos, os elementos 1 a 5 representam o Subsistema A. A adio dos elementos 6 e 7 (Subsistema B) cria o resultado final.

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

A forma na qual os elementos do sistema esto organizados chamada de configurao. Muito semelhante aos dados, as relaes entre os elementos de um sistema so definidas atravs do conhecimento. Em muitos casos, saber o objetivo ou a sada do sistema o primeiro passo para se definir a forma como os elementos do sistema so configurados.

2. Classificao dos Sistemas


Os sistemas podem ser classificados dentro de inmeras vises. Eles podem ser simples ou complexos, abertos ou fechados, estveis ou dinmicos, adaptveis ou no adaptveis, permanentes ou temporrios. Simples x Complexo Um sistema simples o que possui poucos elementos ou componentes e a relao entre os componentes ou elementos no complicada e direta. Um sistema complexo, por outro lado, possui muitos elementos que so altamente relacionados e interconectados. Na realidade, a maioria dos sistemas se situa num estgio contnuo entre simples e complexo. Aberto x Fechado Um sistema aberto interage com seu ambiente. Em outras palavras, h um fluxo de entradas e sadas por todos os limites do sistema. Todos os organismos vivos, animais e plantas so sistemas abertos, porque tem alto grau de interao com o ambiente. Todas as empresas so sistemas abertos. Matriasprimas e entradas fluem para dentro do sistema (empresas). Depois essas matrias so processadas, os bens e servios (sadas) fluem de volta para o ambiente, para clientes e compradores. Um sistema fechado o oposto do aberto. No h qualquer interao com o ambiente. Por isso, existem pouqussimos sistemas fechados. Geralmente, investiga-se grau que um sistema fechado, pois alguns sistemas tm mais interao com o ambiente que outros. Estvel x Dinmico Um sistema estvel aquele em que as mudanas no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudana no sistema. Um sistema dinmico o que sofre mudanas rpidas e constantes devido a mudanas no seu ambiente. Adaptveis x No-adaptveis Os conceitos sobre adaptveis ou no adaptveis esto relacionados estabilidade e a dinmica. Um sistema adaptvel o que responde ao ambiente mutvel. Em outras palavras, o que monitora o ambiente e recebe modificaes em resposta a mudana do ambiente. Um sistema no-adaptvel o que no muda com o ambiente mutvel. Permanente x Temporrio O sistema permanente o que existe ou existir por um longo perodo de tempo, geralmente 10 anos ou mais. O sistema temporrio o que existir por um curto espao de tempo. Alguns negcios e investimentos so feitos para serem temporrios.

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

Classificao de empresas pelo tipo de sistema A maioria das empresas pode ser descritas usando-se o esquema de classificao de sistema acima discutido. Uma empresa de zeladoria responsvel pela limpeza de escritrios aps o horrio de trabalho representa melhor um sistema simples e estvel, porque existe uma necessidade constante e bastante estvel dos seus servios. Uma empresa que fabrica computadores, porm, tipicamente complexa e dinmica, porque opera em um ambiente mutvel. Se a empresa no adaptvel, ela pode no sobreviver por muito tempo.

3. Modelando um sistema
O mundo real complexo e dinmico. Por isso, usamos modelos no lugar de sistemas reais. Um modelo uma abstrao da realidade ou uma simulao do que a realidade. H inmeros tipos diferentes de modelos os principais esto listados a seguir. Modelo Narrativo Um modelo narrativo, como o prprio nome j diz, se baseia em palavras. As descries da realidade, tanto verbais quanto escritas, so consideradas modelos narrativos. Em uma organizao, relatrios, documentos e conversaes referentes a um sistema so todos narrativas importantes. Os exemplos incluem, um vendedor fazendo uma descrio verbal de um produto concorrente para um gerente de vendas, um relatrio escrito descrevendo a funo de uma nova mquina industrial, um operrio descrevendo suas operaes de rotina. Modelo Fsico Um modelo fsico a representao tangvel da realidade. Muitos modelos fsicos so construdos por computador. Exemplos: modelo em escala de um novo shopping, prottipo de um novo produto resultado do trabalho de pesquisa do departamento de marketing. Prototipao das telas e relatrios de um sistema gerencial. Modelo Esquemtico Um modelo esquemtico uma representao grfica da realidade. Grficos, mapas, figuras, diagramas, ilustraes e fotografias so tipos de modelos esquemticos. Os modelos esquemticos so usados em grande parte no desenvolvimento de programas e sistemas de computador. Fluxogramas de programas mostram como os programas podem ser desenvolvidos. Diagramas de fluxo de dados so usados para mostrar como dados fluem atravs da organizao. Grficos que mostram projees oramentais e financeiras, diagramas de fiao eltrica e grficos que mostram quando certas tarefas ou atividades devem ser completadas para permanecerem dentro do prazo de um projeto so exemplos de modelos esquemticos usados na rea de negcios. Modelo Matemtico Um modelo matemtico uma representao aritmtica da realidade. Estes modelos so utilizados em todas as reas de negcios. Por exemplo, o modelo matemtico a seguir poderia ser desenvolvido para determinar o custo total do projeto: CT = (V) (X) + CF onde: CT = custo total V = custo varivel por unidade X = nmero de unidades produzidas CF = custo fixo

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

Ao desenvolver qualquer modelo, importante que seja o mais preciso possvel. Um modelo impreciso geralmente levar a uma soluo imprecisa do problema. No modelo matemtico anterior, considera-se que tanto o custo varivel por unidade quanto o custo fixo esto medidos com preciso.

4. Sistema de Informao
Um sistema de informao um tipo especializado de sistema, podendo ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir a informao com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenao, a anlise e o processo decisrio em empresas e organizaes. Os sistemas de informao contm informaes sobre pessoas, lugares e coisas interesse, no ambiente, ao redor e dentro da prpria organizao. Seguindo a definio da teoria dos sistemas, um sistema de informao tambm composto de elementos que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (sada) os dados e informaes e fornecem o mecanismo de feedback. Exemplo: Sistema de Informao de Folha de Pagamento Computadorizado Entrada: as horas trabalhadas pelos funcionrios devem ser levantadas (captadas) atravs dos cartes de horas do funcionrio. Processamento: No aplicativo de folha de pagamento, as horas trabalhadas de cada funcionrio devem ser convertidas em pagamento lquido. O processamento necessrio pode envolver: 1. Multiplicao das horas trabalhadas pela taxa de pagamento por hora do empregado, para se obter o pagamento bruto. 2. Se o pagamento de horas semanais trabalhadas superar 40 horas, o pagamento de horas extras tambm pode ser determinado. 3. Ento as dedues so subtradas do pagamento bruto para se obter o pagamento lquido. Por exemplo: taxas federais e estaduais podem ser mantidas ou subtradas do pagamento bruto; muitos funcionrios tm seguro de sade e de vida e outros que devem ser subtradas do pagamento bruto para obter o pagamento lquido. Sada Em sistemas de informao, a sada envolve a produo de informaes teis, geralmente na forma de relatrios, documentos e dados de transaes. No caso do sistema de informao de folha de pagamento, as sadas podem incluir cheques de pagamentos a empregados, relatrios para gerentes e informaes fornecidas para acionistas, bancos, agncias governamentais e outros grupos. Feedback Como j definido, feedback uma sada usada para fazer ajustes na entrada ou no processamento. Consideremos o exemplo da folha de pagamento. Talvez o nmero de horas trabalhadas de um empregado tenha entrado no computador como 400 horas, em vez de 40 horas. Felizmente, a maioria dos sistemas de informao checa para dar certeza de que os dados caram dentro de certas faixas predeterminadas. Para horas trabalhadas, a faixa poderia ser de 0 a 100 horas. improvvel que um empregado trabalhe mais de 100 horas em uma semana. Neste caso, o sistema de informao determinaria que 400 horas esto fora do alcance e fornece um feedback como um relatrio de erro. O feedback usado para checar e corrigir a entrada do nmero de horas trabalhadas para 40. Se no detectado, esse erro resultaria em pagamento lquido muito alto impresso no cheque de pagamento.

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

Sistemas de Informao manuais x computadorizados Muitos sistemas de informao comearam com sistemas manuais e se transformam em computadorizados. Podemos citar como exemplo: as mercearias. Inicialmente, as mercearias utilizavam os sistemas de informao manual para realizar as suas atividades. O cliente solicitava os produtos e o balconista verificava o preo em uma tabela de preos e realizava a cobrana com clculos realizados manualmente ou com uma mquina de calcular manual. O dinheiro era guardado em uma gaveta caixa. Atualmente, a maioria das mercearias e supermercados utiliza um sistema de informao baseado em computador. A entrada do sistema automatizada. Um scanner l o cdigo de barras e apresentam o produto e o preo em caixa registradora computadorizada. O pagamento, alm de dinheiro e cheques, pode ser efetuado com carto de crdito e cheque eletrnico. Todos os equipamentos esto conectados em redes e as informaes podem ser armazenadas e gerenciadas atravs de um sistema gestor. Como podemos analisar acima, um sistema de informao manual no prtico e sujeito a erros, o que o torna ineficiente. Portanto, o foco do nosso estudo ser em sistemas de informao baseado em computadores e em outras modalidades de tecnologia de informao (TI). Recursos e Tecnologias dos Sistemas de Informao O sistema de informao baseado em computador (SIBC) composto pelo hardware, software, banco de dados, telecomunicaes, pessoas e procedimentos, que esto configurados para coletar manipular, armazenar e processar dados em informao (figura 3). A seguir vamos discutir cada um dos componentes do sistema de informao. Recursos de Hardware: consiste no equipamento do computador usado para executar as atividades de entrada, processamento e sada. Os dispositivos de entrada incluem o teclado, os dispositivos de escaneamento automtico, equipamento caracteres em tinta magntica e muitos outros dispositivos. Os dispositivos de processamento incluem unidade central de processamento, memria e armazenagem. H muitos dispositivos de sada, incluindo as impressoras e os monitores de computadores, os quais apresentam as telas do sistema. Recursos de Software: consistem nos programas e nas instrues dadas ao computador e ao usurio. Esses programas e instrues permitem ao computador processar folhas de pagamento, enviar faturas aos clientes e fornecer aos administradores, informaes para aumentar os lucros, reduzir os custos e proporcionar um servio melhor ao cliente. Recursos de Armazenamento: uma coleo organizada de fatos e informaes. O banco de dados de uma empresa pode conter fatos e informaes sobre clientes, empregados, estoque, informaes sobre vendas de concorrentes. Banco de dados uma das partes mais valiosas e importantes de um sistema de informao baseado em computador. Recursos de rede: permitem s empresas ligar os computadores em verdadeiras redes de trabalho. As redes podem conectar computadores e equipamentos de computadores em um prdio, num pas inteiro ou no mundo. Recursos Humanos: elemento mais importante na maior parte dos sistemas de informao baseado em computador. Os profissionais de sistemas de informao incluem todas as pessoas que gerenciam, executam, programam e mantm o sistema do computador. Os usurios so administradores, tomadores de decises, empregados e outros que utilizam o computador em seu benefcio. Alguns usurios de computador tambm so profissionais de SI. Procedimentos: incluem as estratgias, polticas, mtodos e regras usadas pelo homem para operar o SIBC. Por exemplo, alguns procedimentos descrevem quando cada programa deve ser rodado ou executado. Outros procedimentos descrevem quem pode ter acesso a certas informaes em um banco de dados.

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

Figura 3: Todos os sistemas de informao utilizam recursos humanos, hardware, software, dados e rede para executar atividades de entrada, processamento e sada, armazenamento e controle que transformam recursos de dados em produtos de informao.

5. Os Papis Fundamentais dos Sistemas de Informao nas empresas


A figura 4 ilustra as razes fundamentais para o uso da tecnologia de informao nos negcios. Os sistemas de informao desempenham 3 papis vitais em qualquer tipo de organizao: ) Suporte de seus processos e operaes. ) Suporte na tomada de decises de seus funcionrios e gerentes. ) Suporte em suas estratgias em busca de vantagem competitiva. Tomemos o exemplo de uma loja de varejo para esclarecer esses 3 papis vitais. Exemplo: Loja de varejo Suporte dos processos e operaes da loja de varejo A maioria das lojas de varejo utiliza sistema de informao computadorizado para registrar compras efetuadas por seus clientes, administrar estoque, pagar funcionrios, adquirir novas mercadorias. Suporte na tomada de decises de seus funcionrios e gerentes Os sistemas de informao tambm ajudam os gerentes de loja a tomarem melhores decises na tentativa de obter uma vantagem competitiva e estratgica. As decises sobre quais linhas de mercadorias precisam ser adicionadas ou descontinuadas, ou sobre o tipo de investimento que elas exigem so normalmente tomadas depois de uma anlise fornecida por sistemas de informao computadorizados.

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

Apoio vantagem estratgica A conquista de uma vantagem estratgica sobre os concorrentes requer o uso inovador da tecnologia de informao. Os gerentes de loja poderiam, por exemplo, tomar a deciso de instalar um sistema computadorizado de pedidos por catlogos em monitores acionados pelo tato em todas as suas lojas, conjugado com sistemas de pedidos por telefone controlados por computador pelo site via Internet. Isto poderia atrair novos clientes e afastar clientes das lojas concorrentes por causa da facilidade de pedir mercadorias fornecidas por tais sistemas de informao inovadores. Dessa forma sistemas de informao estratgicos podem ajudar a fornecer produtos e servios que conferem a uma organizao uma vantagem comparativa sobre seus concorrentes.

Figura 4: Os trs principais papis dos Sistemas de Informao.

6. Tipos de Sistemas de Informao


Em termos conceituais, os sistemas de informao no mundo real podem ser classificados de maneiras diferentes. Vrios tipos de sistemas de informao, por exemplo, podem ser classificados conceitualmente ora como operaes ora como sistema de informao gerencial. A figura 5 ilustra esta classificao conceitual dos sistemas de informao. Eles so classificados dessa maneira para destacar os papis principais que cada um desempenha nas operaes e administrao de um negcio. Sistemas de Informao

Apoio s operaes

Sistemas de Apoio as Operaes

Sistemas de Apoio Gerenciais

Apoio tomada de decises Sistemas de Informao Executiva


Informao elaborada especificamente para executivos

Sistemas de Processamento de Transaes


Processamento de transaes

Sistemas de Controle de Processos


Controle de Processos Industriais

Sistemas Colaborativos

Sistemas de Informao Gerencial


Relatrios padronizados para gerentes

Sistemas de Apoio Deciso


Apoio interativo a deciso

Colaborao entre equipes e grupos de trabalho

Figura 5: Principais tipos de sistemas de informao

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

10

6.1 Sistemas de Apoio s Operaes


Existem trs tipos principais de sistemas de apoia s operaes: 1. Sistemas de Processamento de Transaes O objetivo de muitos desses primeiros sistemas era reduzir custos. Isto era feito pela automatizao de muitas rotinas, sistemas empresariais de trabalho intenso. Um dos primeiros sistemas empresariais a ser computadorizado foi o sistema de folha de pagamento. Os primeiros sistemas de folha de pagamento eram capazes de produzir cheques de pagamento para empregados, juntamente com importantes relatrios sobre o empregado. Simultaneamente, outros processos de rotina, inclusive faturamento aos clientes e controle de estoque, tambm estavam sendo computadorizados. Como esses sistemas tratavam e processavam transaes, eles foram chamados de sistema de processamento de transaes.

2. Sistemas de Controle de Processos Monitoram e controlam processos fsicos. Uma refinaria de petrleo, por exemplo, utiliza sensores eletrnicos conectados a computadores para monitorar continuamente os processos fsicos e fazer reajustes (em tempo real) que controlam o processo de refino. 3. Sistemas Colaborativos Aumentam as comunicaes e a produtividade de equipes e grupos de trabalho. A equipe de projetos, por exemplo, podem usar o correio eletrnico e videoconferncia para realizar reunies eletrnicas e coordenar as suas atividades.

6.2 Sistemas de Apoio Gerencial


Existem trs tipos principais de Sistemas de Apoio Gerencial: 1. Sistemas de Informao Gerencial Comearam a ser desenvolvidos na dcada de 60 e so caracterizados pelo uso de sistemas de informao para produzir relatrios gerenciais. Estes relatrios ajudam administradores a executar suas obrigaes. Por exemplo, um relatrio resumido dos custos totais de folha de pagamento poderia ajudar um gerente de contabilidade a prever futuros custos com folha de pagamento. Esse mesmo relatrio pode ser til para o gerente de produo para ajudar a monitorar e controlar os custos do trabalho e das tarefas. Outros relatrios poderiam ser usados para ajudar administradores de diferentes departamentos a controlar o crdito dos clientes, pagamentos a fornecedores, desempenho dos representantes de vendas, nveis de estoque, etc. 2. Sistema de Apoio a Deciso Nas dcadas de 70 e 80, grandes aperfeioamento na tecnologia resultaram em sistemas de informao que custavam menos e eram mais poderosos. Pessoas de todos os nveis da empresa passaram a utilizar microcomputadores para fazer uma variedade de tarefas; elas no dependiam mais de um setor de sistema de informao para realizar as suas atividades. Durante esse perodo foi reconhecido que sistemas de informao baseado em computadores poderiam dar apoio adicional de tomada de deciso. Os sistemas de apoio deciso vo alm da emisso de relatrios, fornecendo alternativas para auxiliar na deciso final de gerentes e administradores. Assim, sistemas de apoio deciso so de extrema importncia para o auxlio na resoluo de problemas complexos. 3. Sistema de Informao Executiva Fornecem informaes crticas em quadros de fcil visualizao para uma multiplicidade de gerentes. Os altos executivos, por exemplo, podem utilizar terminais acionados por toque para visualizarem

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

11

instantaneamente textos e grficos que destacam reas fundamentais de desempenho organizacional e competitivo.

6.3 Outros tipos de Sistemas de Informao


Outras categorias de sistemas de informao podem apoiar operaes, administrao ou aplicaes estratgicas. As principais categorias so: Inteligncia Artificial e Sistemas Especialistas: as organizaes freqentemente usam sistemas baseados na noo da Inteligncia Artificial (IA), na qual um sistema de computador toma as caractersticas da inteligncia humana. A IA inclui vrios subcampos e os sistemas especialistas so um deles. Um sistema especialista (ES Expert System) um sistema de informao baseado em conhecimento que pode fazer sugestes e chegar a concluses de modo bem semelhante ao de um profissional especialista. Cada vez mais empresas esto usando estes tipos de sistemas para resolverem problemas complexos e auxiliarem nas decises difceis. Sistemas de Informao Estratgica: aplicam a tecnologia de informao aos produtos, servios ou processos de negcios de uma empresa para ajud-la a obter uma vantagem estratgica sobre seus concorrentes.

6.4 Identificando os Sistemas de Informao


Para identificar um sistema de informao voc deve analisar: ) As pessoas, os recursos de hardware, software, redes e dados que o sistema utiliza; ) Os tipos de produtos de informao que eles produzem; ) O modo como os sistemas executam as atividades de entrada, processamento, sada, armazenamento e controle; ) Como o sistema de informao apia a tomada de deciso gerencial ou a busca de vantagem competitiva da empresa. Este tipo de entendimento o ajudar a ser um melhor usurio, criador e gerente de sistemas de informao.

PARTE 2 - EMPRESAS E SISTEMAS DE INFORMAO


1. Introduo Durante o final da dcada de 60 e incio dos anos 70, muitos sistemas de informao computadorizados eram desenvolvidos para fornecer relatrios contendo informaes para os tomadores de deciso (gerentes e administradores). As informaes contidas nesses relatrios ajudaram administradores monitorar e controlar processos e operaes empresariais. Exemplo: relatrios que listavam nmero e quantidade por itens em estoque poderiam ser usados para monitorar nveis de estoque. Infelizmente, muitos desses sistemas no levaram em conta todas as metas da organizao e os estilos gerenciais de soluo de problemas. Exemplo: Alguns tomadores de deciso queriam relatrios de estoques detalhados com todos os itens estocados, enquanto outros queriam relatrios somente quando os itens estivessem muito baixos. Mais importante ainda, esses primeiros sistemas no foram desenvolvidos para serem parte do processo de negcio, tornando os sistemas falhos. Como resultado, os sistemas no eram utilizados em sua total potencialidade. Hoje, reconhece-se que os conceitos e processos importantes da organizao devem ser levados em considerao e receber apoio de sistemas de informao efetivos.

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

12

O uso de sistemas de informao por parte das empresas sofre influncia da estrutura da organizao e do modo como uma empresa em particular procura atingir suas metas atravs da soluo de seus problemas ou do aproveitamento de oportunidades.

2. Organizao (Empresas)
O ato de organizar uma entidade consiste em atribuir a ela uma estrutura (suas partes) e estabelecer as funes das partes (como se interagem e quem faz o que), ou seja qual ser a sua estrutura organizacional para atingir seus objetivos. Organizao um agrupamento formal de pessoas e de vrias outras fontes estabelecidas para realizar um conjunto de metas. Podem ser classificadas de 2 maneiras: Organizao com fins lucrativos (empresas): a principal meta o lucro. Para maximizar os lucros, o foco aumentar o faturamento e reduzir custos. Organizao sem fins lucrativos: incluem grupos sociais, religiosos, universidades e outras organizaes que no tem como principal meta o lucro.

2.1 A empresa como sistema


Como j sabemos a definio de sistemas, vamos definir outros conceitos fundamentais: Processo: conjunto inter-relacionado de recursos e atividades que transformam entradas em sadas. Trabalho ou operao administrativa podem ser considerados como processo. Recursos: so os meios necessrios aos processos e compreendem gerenciamento, servios, pessoas, finanas, instalaes, equipamentos, tcnicas e mtodos. Classificam-se os recursos em trs categorias: financeiros, humanos e materiais. Atividade: qualquer ao ou trabalho especfico exercido sobre as entradas com a finalidade de transform-las em produtos. Uma organizao ou empresa um sistema, portanto podemos identificar os componentes de entrada, processamento e sada (figura 1). Entrada: Recursos como materiais, pessoas, dinheiro, dados. Processo: Organizao estrutural da empresa e as suas relaes que transformam as entradas em sadas (bens e servios). Sada: Bens e Servios produzidos pela organizao.
AMBIENTE

Entrada Pessoas, Materiais e dinheiro

Processo Transformao Do produto

Sada

Bens e Servios

Figura 1: Empresa como sistema

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

13

2.1.1 Gerao de Lucro Empresarial


A sada (bens e servios da produzidos pela organizao) tem um valor mais alto do que a entrada (elementos necessrios a sua produo). por meio dessa diferena de valor que as empresas tentam atingir suas metas. Mas como conseguir esse valor? Se a empresa um sistema, a mesma pode apresentar subsistemas (departamentos ou setores), que contm processos que ajudam a transformar entradas especficas em bens ou servios de maior valor. Cada um desses subsistemas (departamentos da organizao) desenvolve processos de valor adicionado que se combinam que se transformaro em sadas finais da empresa.

2.1.2 Cadeia de Valor


A cadeia de valor uma srie (cadeia) de atividades que inclui logstica calculada, operaes, logstica excedente, marketing e vendas e servios. Cada uma dessas atividades investigada para se determinar o que pode ser feito para aumentar o valor percebido pelo cliente. Dependendo do cliente, o valor pode significar preo mais baixo, melhores servios, melhor qualidade ou exclusividade de produto. O valor vem da tcnica, conhecimento, tempo e energia investidos pela empresa. Adicionando uma quantidade significativa de valor a seus produtos e servios, as empresas asseguraro sucesso organizacional mais duradouro.

2.2 Estrutura Organizacional


Dependendo das metas da organizao e da sua forma de gerenciamento, vrias estruturas podem ser usadas. A estrutura organizacional refere-se s subunidades organizacionais e como elas esto relacionadas e ligadas organizao como um todo. A estrutura de um empresa pode ter impacto sobre como so vistos os sistemas de informao e sobre o tipo de sistema de informao usado. Embora exista um grande nmero de possibilidades, a estrutura da organizao se enquadra geralmente em duas categorias principais, descritas a seguir.

2.2.1 Estrutura Organizacional Tradicional


Nesse tipo de estrutura figura 2 os departamentos se reportam a um presidente ou gerente geral. Os principais departamentos esto divididos de acordo com sua funo e podem incluir marketing, produo, sistemas de informao, finanas e contabilidade, pesquisa e desenvolvimento e assim por diante.

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

14

comum fazer-se referencia estrutura organizacional tradicional como sendo uma estrutura hierrquica, pois podemos v-la como uma srie de nveis, dando aos nveis mais alto mais poder e autoridade dentro da empresa. Presidente

Gerente Contbil e Finanas

Gerente de Sistemas de Informao

Gerente de Marketing

Gerente de Produo

Gerente de Recursos Humanos

Coordenador

Coordenador

Supervisores

Figura 2 : Estrutura organizacional tradicional

2.2.2

Estrutura Organizacional por Projeto

aquela centralizada nos principais produtos ou servios (figura 3). Por exemplo, numa companhia aeroespacial que produz inmeras aeronaves e satlites, cada tipo de aeronave ou satlite produzido por uma unidade independente. Funes tradicionais como marketing, finanas e produo esto posicionadas dentro dessas atividades principais.

2.2.3

Outras Estruturas Organizacionais

Estrutura organizacional em equipe: centrada em equipes e grupos de trabalho. Exemplo: fabricante de chip de computador, pode ter equipe de pesquisa e desenvolvimento, fabricao, pessoal de vendas e marketing. Geralmente cada equipe tem um lder que se reporta a um gerente de nvel superior.

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

15

Estrutura organizacional Multidimensional: pode incorporar vrias estruturas ao mesmo tempo. Por exemplo, uma empresa pode ter tanto reas funcionais tradicionais quanto unidades de projeto.

Presidente

Gerente Produto1

Gerente Produto2

Finanas

Marketing

Produo

Vendas

Finanas

Marketing

Produo

Vendas

Figura 3: Estrutura organizacional por projeto

3. Uso Estratgico dos Sistemas de Informao nas Empresas


As empresas usam sistemas de informao para darem apoio as suas metas. O uso bem sucedido dos sistemas de informao envolve a identificao de reas decisivas para o sucesso, empenho para melhorar a eficincia ou produtividade, nfase ao desenvolvimento de aperfeioamento contnuo e desenvolvimento de sistemas de informao que podem oferecer vantagem competitiva.

3.1 Etapas para o uso estratgico dos sistemas de informao nas empresas 3.1.1 Identificar os Fatores Crticos de Sucesso (FCS)
Fatores crticos de sucesso (FCS) podem ser definidos como componentes ou fatores-chaves para o sucesso de uma empresa. Exemplos: ) Para uma empresa de microcomputadores, um FCS poderia ser o uso de tecnologia avanada de modo a oferecer microcomputadores de baixo custo. ) Para um fabricante de carros luxuosos, os FCS mais importantes poderiam estar na oferta do melhor modelo sed para viagens: a personalizao e qualidade seriam mais importantes que lucro.

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

16

Uma vez identificados os FCS os processos chave que tem impacto sobre eles devem ser avaliados, juntamente com quaisquer sistemas de informao que sejam parte do processo. Da, os processos podem ser redefinidos e novos sistemas de informao podem ser desenvolvidos para funcionar de maneira eficaz e eficiente. Portanto, a prxima etapa de uso estratgico dos sistemas de informao aplicar os conceitos de reengenharia e aperfeioamento contnuo descritos a seguir.

3.1.2 Aplicar Reengenharia


Reengenharia redesenho do processo Para permanecerem competitivas, as empresas devem freqentemente mudar o seu modo de fazer negcios. Em outras palavras, devem mudar as atividades e processos, que realizam para atingir suas metas. necessrio mudar os processos dos departamentos (marketing, produo, finanas e RH) em busca da competitividade no mercado. Neste conceito, primordial a participao dos diversos tipos de sistemas de informao. Reengenharia tambm denominada de redesenho de processo, envolve ao mesmo tempo dois aspectos chaves: 1. Investigao das tarefas e atividades executadas pela empresa; 2. Determinao dos sistemas de informao usados dentro da organizao para apoiar tarefas e atividades. A reengenharia pode reduzir o tempo de entrega, aumentar a qualidade do produto e do servio, ampliar a satisfao do cliente e multiplicar as rendas e lucros. Exemplo: uma empresa distribuidora de medicamentos sob prescrio mdica para farmcias e hospitais deseja melhorar o processo de pedidos. Aps aplicar a reengenharia, adotou um sistema de informao que permite o fornecimento de medicamentos atravs de pedidos eletrnicos (internet). A reengenharia freqentemente um subproduto de uma meta corporativa para atingir o aperfeioamento contnuo descrito a seguir.

3.1.3 Aperfeioamento contnuo


Baseia-se na busca constante de aprimorar os processos empresariais para adicionar valor aos produtos e servios. Isto por sua vez, aumentar a satisfao e lealdade ao cliente e assegurar uma atividade lucrativa mais duradoura. ) As fbricas fazem mudanas e aperfeioamento contnuo dos produtos; ) Empresas de servios encontram, regularmente, maneiras de oferecer assistncia rpida e eficaz aos clientes. O aperfeioamento contnuo busca a qualidade total. Qualidade total pode ser entendida de forma genrica como qualidade do produto respondendo os requisitos do controle de qualidade seguindo as normas e especificaes de projeto, mas principalmente na capacidade do produto ou servio satisfazer o cliente. Em alguns casos, as mudanas da reengenharia e dos aperfeioamentos contnuos so mnimas, mas, em outros, ocorrem mudanas radicais e fundamentais. Se uma empresa prossegue ou no na reengenharia ou nas abordagem de aperfeioamento contnuo e como ela utiliza os sistemas de informao para alcanar suas metas depende fortemente de seu comportamento organizacional (estrutura e cultura organizacionais). A aplicao do conceito do aperfeioamento contnuo nas empresas visa uma meta mais a longo prazo mais primordial que a vantagem competitiva discutida a seguir.

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

17

3.1.4 Vantagem Competitiva Sistemas Estratgicos


A vantagem competitiva um benefcio a longo prazo para as empresas, tendo em vista a competio. Para atingir esse objetivo, as organizaes encontram diversas estratgicas genricas, relacionadas com seus processos de valor adicionado. As principais estratgias so: ) Aperfeioamento de produtos e servios existentes: significa replanejar os produtos e servios para torn-los mais atraentes e de maior valor para clientes. Exemplo: Fabricantes de carros: qualidade e confiabilidade dos seus produtos. ) Desenvolvimento de novos produtos: novas ofertas para ganhar novos clientes e manter os antigos. Exemplo: Empresa produtora de perifricos para computador: produo de mouse e teclado com sensor biomtrico (impresso digital). Novos Clientes: bancos e empresas de segurana. ) Mudana da indstria existente e suas caractersticas: tem como principal caracterstica: dificultar a entrada de novas indstrias no mercado ou reduzir produtos e servios de concorrentes. Exemplo: Indstria de entretenimento: Filmes em casa, antigamente era possvel assistir filmes apenas em cinemas. ) Criao de novos mercados: desenvolver servios e produtos que representam uma indstria completamente nova. Exemplo: Empresa Apple na dcada de 70: tornou os microcomputadores disponveis ao pblico em geral, dando surgimento a uma nova indstria esmagadora e bem-sucedida.

4. Performance do Sistema Empresa


Aplicar reengenharia, aperfeioamento contnuo com os sistemas de informao empregados de forma inerente a esses processos, deve-se adotar mtodos de avaliar se a mudana aplicada (o novo sistema) est atingindo as metas de acordo com os FCS previamente estabelecidos. A eficcia e eficincia so os dois principais mtodos para avaliar performance de sistemas. Portanto, deve-se compreender e identificar esses dois conceitos. Eficincia ou produtividade: a medida do que produzido dividido pelo o que consumido. Pode ter um alcance de 0% a 100%. Os nmeros atribudos aos nveis de produtividade tm representao qualitativa ou temporal. Em ambos os casos, o que importante no o nmero de produtividade, mas como ele se compara a outros perodos de tempo ou outras organizaes. ) Exemplo 1 : A eficincia de um motor a energia produzida (em termos de trabalho realizado) dividida pela energia consumida (em termos de eletricidade ou combustvel). Alguns motores tm eficincia de 50% ou menos, por causa da perda de energia devido a frico e gerao de calor. ) Exemplo 2: Empresa de consultoria: onde a produtividade ou eficincia pode ser medida pelo nmero de horas que consultores passam com os clientes dividido pelo total de horas pagas. De 40 horas semanais, um consultor passa 35 horas semanais com o cliente. A produtividade da consultoria dada por 35/40 ou 0,875. Esse nmero pode ser timo, bom, satisfatrio ou ruim quando comparado com outras empresas de consultoria. ) Eficcia: a medida da proporo em que um sistema atinge as suas metas ou objetivos. Pode ser computada pela diviso dos objetivos realmente alcanados pelo objetivos determinados. Exemplo: Uma empresa pode ter como meta a reduo de peas danificadas por 100 unidades. Um novo sistema de informao foi implantado para atingir essa meta. No entanto, a reduo real de peas danificadas de apenas 85 unidades. A eficcia dada por 85/100, ou seja 85%.

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

18

Atingir esses objetivos requer no apenas considerao de eficincia e eficcia, mas tambm as despesas (custos), o grau de complexidade e o controle dentro das diretrizes oramentrias, polticas e gerenciais da empresa.

5. Sistemas de Informao
Agora, ser feita uma abordagem mais profunda sobre alguns sistemas de informao discutidos na apostila 1, com o intuito do entendimento interativo com os conceitos empresariais apresentados anteriormente.

5.1 Sistema de Processamento de Transaes (SPT)


Entender um sistema de processamento de transaes entender as operaes e funes bsicas da empresa, divididas de acordo com a estrutura organizacional da mesma. Uma transao qualquer troca relacionada com negcios, pagamento a empregados, vendas a clientes e pagamento a fornecedores. Assim, o principal objetivo dos SPT responder as questes de rotinas e atender o fluxo de transaes atravs da organizao. Os SPT so os principais fornecedores de informaes para os SIG, que fazem uso de resumos de informaes sobre SPT para monitorar e controlar a empresa. Um SPT um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, bancos de dados e dispositivos usados para registras transaes de negcios completas, por exemplo, folha de pagamento. Existem 2 mtodos de processamento para os SPT: ) Processamento em lotes (Batch): as transaes so acumuladas por um certo perodo de tempo e periodicamente processadas. ) Processamento em tempo real (on-line): as transaes ou dados so processados depois da ocorrncia de uma transao. Exemplo : Sistemas de ponto-de-venda e lojas de varejo para acumular transaes localmente para posterior processo ou as transaes so processadas imediatamente. Elementos bsicos para SPT para folha de pagamento (figura 4): as entradas so as horas trabalhadas e taxa de pagamento por hora; a sada primria o contracheques de pagamentos.

(Processamento) Horas Trabalhadas durante a semana (Entrada)

Taxas de pagamento (Entrada)

Contra-cheques (Sada)

Figura 4: Exemplo de um SPT para folha de pagamento.

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

19

5.2 Sistemas de Informao Gerencial (SIG)


Um SIG um agrupamento organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos usados para oferecer informaes de rotina aos gerentes e administradores sobre os SPT, atravs de relatrios impressos. Os departamentos de marketing, produo, finanas e outras reas funcionais so apoiadas por um banco de dados comum (figura 5). Um SIG auxilia na resoluo de problemas estruturados, ou seja, que podem ser quantificados. Exemplo: Dizer que se deve repor estoque quanto este atingir nveis inferiores a 100 unidades de um item aderir a uma regra quantitativa que dentro de determinada logstica pode trazer resultados. Exemplo: Um relatrio resumido dos custos totais de folha de pagamento poderia ajudar um gerente de contabilidade a prever futuros custos na folha de pagamento. Esse mesmo relatrio poderia ser til ao gerente de produo para ajudar a monitorar e controlar o custo de trabalho e tarefas. Como a caraterstica de um SIG armazenar todos os relatrios gerenciais em uma base de dados comum, fica fcil gerente de um departamento utilizar um relatrio de outro departamento relacionado.

5.3 Sistema de Apoio a Deciso (SAD)


Um SAD vai alm de um sistema de informao gerencial, que apenas emitem relatrios sobre os resultados e transaes. Um SAD apoia a deciso de problemas especficos, no-estruturados (difcil de serem quantificados), complexo e a informao necessria melhor deciso difcil de ser obtida e usada. Exemplo: A determinao do programa de treinamento apropriado de um novo empregado, a deciso de se comear uma nova linha de produto e a comparao dos benefcios e vantagem da instalao de sistemas de controle de poluio. Esses so alguns exemplos de problemas no-estruturados que podem ser solucionados pelo SAD.

SI de gerenciamento de marketing

SI de gerenciamento de produo

Banco de Dados Comum

SI de gerenciamento financeiro

SI de gerenciamento de outros gerenciamentos

Figura 5: Elementos de um SIG

Administradores e gerentes tem um papel ativo no desenvolvimento e implementao do SAD. O SAD opera em uma perspectiva gerencial e tipos de decises diferentes requerem sistemas diferentes. O SAD tambm envolve o julgamento gerencial, oferecendo alternativas para resoluo de problemas, podendo ajudar um gerente a tomar a deciso certa. A nfase global dar suporte e no substituir a tomada de deciso gerencial. Os elementos essenciais (figura 6) do SAD incluem uma srie de modelos de apoio aos tomadores de deciso (base de modelos); uma coleo de informaes e fatos para assistir na tomada de deciso

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

20

(banco de dados) e sistemas e procedimentos (interface com o usurio) que ajudam os gerentes e administradores interagir com o SAD.

GERADOR SAD

Base de Modelo Banco de Dados


Interface com o usurio

Figura 6: Componentes de um SAD.

5.3.1 Comparao entre SID e SAD


O SAD se diferencia do SID de diversas forma conforme tabela 1. FATOR Tipo de Problema Usurios Apoio COMPARAO SAD: Problema no-estruturado SIG: Problema estruturado SAD: Apoio a pequenos grupos na organizao SIG: Apoio a toda a organizao SAD: Apoio em todas as fases da tomada de deciso e no substitui o tomador de deciso. SIG: Nem sempre apoia todas as fases e pode substituir o tomador de deciso, atravs de decises automticas. SAD: Enfatiza decises reais. SIG: Enfatiza a informao. SAD: Sistema de apoio direto: relatrios interativos na tela do computador. SIG: Sistema de apoio indireto que utiliza relatrios produzidos regularmente. SAD: Sistemas de computadores conectados de forma on-line, possibilitando respostas imediatas em telas de computadores. SIG: Sistemas de computadores que fornecem como sada relatrios impressos semanais (no fornecem resultados imediatos). SAD: sistema com resposta mais rpida ao usurio. SIG: Sistema menos veloz que o SAD. SAD: Relatrios na tela, podendo tambm ser impressos. SIG: Relatrios e documentos impressos. SAD: Usurio diretamente envolvido. SIG: Participao menor do usurio
Tabela 1: Comparao entre SIG e SAD.

nfase Abordagem Sistema Velocidade Sada Desenvolvimento

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

21

5.4 Sistemas Especialistas


Um sistema especialista um agrupamento organizado de pessoas, banco de dados, dispositivos usados para gerar um parecer especializado ou sugerir uma deciso em uma rea ou disciplina. Esses sistemas de computador so como um profissional especializado com muitos anos de experincia em determinada rea. Assim, os sistemas especialistas so desenvolvidos atravs de entrevistas com esses profissionais e exaustivas observaes de atuao de tais profissionais. Os sistemas especialistas so compostos de trs elementos: uma base de conhecimento, uma base de regras e um motor de inferncia (figura 7). A base de conhecimento um conjunto de dados, informaes e heursticas (informaes empricas - baseada em experincias e atividades prticas) sobre um campo ou rea. A base de regras consiste em uma srie de regras ou relaes usadas para ajudar a tomar boas decises. O motor de inferncia interage com a base de conhecimento e com a base de regra com a finalidade de formular concluses, fazer sugestes, fornecer parecer especializados, da mesma forma que profissionais especialistas. A interface com o usurio d ao tomador de deciso o acesso ao sistema especialista. O valor singular dos sistemas especialistas que eles permitem as organizaes captar o conhecimento e experincia de especialistas. Assim, anos de experincia e tcnicas especficas no se perdem quando o profissional morre, se aposenta ou deixa a empresa. Exemplos: Pesquisa de petrleo e gs, fazer diagnsticos mdicos, dar assistncia para encontrar problemas em aparelhos eltricos e mecnicos, desenvolver planos de marketing para novos produtos, projetar e configurar sistemas de informao, etc. Regras ou relaes para ajudar a tomada de deciso

Base de Regras

Interao entre a base de conhecimento e a base de regras. Formular concluses e sugestes.

Interface com o usurio Motor de Inferncia

Base de Conhecimento

Dados Informaes heursticas sobre um campo ou rea

Figura 7: Componentes de um sistema especialista

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

22

Estudo de caso: Sistema Especialista Mdico Base de Conhecimento: Informaes sobre doenas e distrbios, juntamente com seus antecedentes familiares, sintomas e causas. Captar experincia e conhecimento do especialista Base de Regras: Inclui inmeras condies. Exemplo: se existe tais sintomas, um diagnstico feito com a prescrio de um tratamento. Motor inferncia: Apresentao de concluses sobre diagnsticos e tratamentos.

5.5 Sistemas Colaborativos


A meta dos sistemas colaborativos auxiliar a comunicao e o trabalho de pessoas, equipes ou grupos independente do espao geogrfico. Baseia-se no desenvolvimento de Groupware. Groupware em sua definio mais geral um conjunto de softwares, dispositivos e procedimentos que permite a mltiplos usurios compartilharem informaes entre si e a trabalharem juntos em mltiplos projetos. A figura apresenta uma viso geral de algumas ferramentas de groupware. Observe que o groupware fornece ferramentas de software para comunicaes eletrnicas, conferncias eletrnicas e administrao de trabalho de colaborao.

5.5.1 Ferramentas de Comunicao Eletrnica


Finalidade: ajudar na comunicao e colaborao com outros, enviando mensagens, documentos e arquivos de dados, voz ou multimdia pela Internet, intranets e outras redes. ) Correio Eletrnico: amplamente utilizado para enviar e receber mensagens em texto entre PCs interconectados em redes de telecomunicao. O e-mail tambm inclui arquivos em dados, softwares, mensagens e documentos multimdia na forma de anexos. ) Correio voz: mensagens telefnicas no respondidas so digitalizadas, armazenadas e reproduzidas por computador com capacidade para mensagens em voz. ) Fax: Transmitir e receber imagens de documentos por telefone ou redes de computadores, utilizando PCs ou mquinas de fax. ) Editorao de pginas na rede: Criar, converter e armazenar documentos com hiperlinks e outros materiais em servidores de rede Internet ou Intranet de forma que possam ser compartilhados via navegadores ou transmisso de rede com equipes, grupos de trabalho ou toda a empresa.

5.5.2 Ferramentas de Conferncia Eletrnica


Finalidade: ajudar usurios de computadores conectados em rede a compartilharem informaes realizando trabalho em conjunto independente da localizao geogrfica. ) Conferncia por dados: atravs de uma rede de computadores, usurios podem visualizar, marcar, revisar em um whiteboard compartilhado, contendo desenhos documentos e outros materiais. ) Conferncias por voz: conversas telefnicas entre vrios participantes via speaker-phones ou PC em rede dotados de software telefone Internet.

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

23

Com o Netscape conference ou Microsoft NetMeeting permite a realizao de uma conferncia de dados e voz. ) Videoconferncia: conferncia por vdeo e udio (1) entre usurios em PCs em rede (videoconferncia eletrnica)ou (2) entre participantes em salas de reunies ou auditrios em diferentes locais (teleconferncia). ) Fruns de discusso: fornecer uma plataforma de discusso em computadores interligados para incentivar a discusso de textos on-line entre membros de grupos e equipes de projeto, durante um perodo. ) Sistema de bate-papo: permitem 2 ou mais usurios realizarem conversas on-line atravs de texto. ) Sistemas de reunio eletrnica: Utilizar uma sala de reunio com PCs em rede, um projetor e telo softwares de comunicao, para facilitar a comunicao, colaborao da tomada de deciso em grupos em reunies nas empresas.

5.5.3 Ferramentas de administrao do trabalho de colaborao


Finalidade: ajudar as pessoas a executar ou administrar juntas atividades de trabalho. ) Agendamento e Programao: utilizar agenda eletrnicas e outros dispositivos de groupware para lembrar automaticamente membros do grupo sobre reunies e compromissos. ) Gerenciamento de atividades de projeto: administrar projetos e equipes por meio de programao, acompanhamento e mapeamento de situaes das atividades de projeto. Exemplo Microsoft Project. ) Sistema de Fluxo de Trabalho: ajudam os trabalhadores do conhecimento conectados em rede a colaborarem para realizar o fluxo de tarefas de trabalho estruturado e o processamento eletrnico de documentos em processo empresarial. ) Gerenciamento do documento: Organizar e compartilhar os diversos formulrios de informao administrativas dentro de uma organizao. Inclui gerenciamento de bibliotecas de documentos de projeto da empresa, banco de dados de discusso, sites e outras bases de conhecimento. O diagrama da figura 8 ilustra as ferramentas descritas acima.

GROUPWARE
Para colaborao nas empresas

Ferramentas para comunicao eletrnica 1. Correio eletrnico (e-mail) 2. Correio de Voz (voice mail) 3. 4. Editorao de Pgina de Rede Telefone, Fax 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Ferramentas para conferncia eletrnica

Ferramentas para Administrao de trabalho 1. 2. 3. 4. Agendamento e Programao Administrao de Atividades e Projetos Sistemas de fluxo de trabalho Compartilhamento de documentos conhecimento

Conferncia por dados Conferncia por Voz Videoconferncia Fruns de discusso Sistemas de Bate-Papo Sistemas de Reunio Eletrnica

5. Internet

5. Administrao do

Introduo Cincias da Computao Prof. Hudson Costa Mdulo III - Introduo aos Sistemas de Informao

24

Bibliografia:
STAIR, R.M, 1998. Princpios de Sistemas de Informao uma abordagem gerencial. ITP. So Paulo. BRIEN, J.A, 2001. Sistemas de Informao e as Decises Gerenciais na era da Internet. Saraiva. So Paulo. LAUDON, K. C. & LAUDON, J. P, 1999. Sistemas de Informao. LTC. Rio de Janeiro. STAIR, R.M, 1998. Princpios de Sistemas de Informao uma abordagem gerencial. ITP. So Paulo. BRIEN, J.A, 2001. Sistemas de Informao e as Decises Gerenciais na era da Internet. Saraiva. So Paulo. LAUDON, K. C. & LAUDON, J. P, 1999. Sistemas de Informao. LTC. Rio de Janeiro.

Potrebbero piacerti anche