Sei sulla pagina 1di 4

Estado, poltica e classes sociais*

de Armando Boito Jr. por Leandro de Oliveira Galastri**


A leitura estrutural do marxismo aparece nesse livro de Armando Boito Jr. como pujante aliada da constituio e desenvolvimento da teoria poltica marxista. Os ensaios que o formam so um conjunto de grande utilidade para a afirmao e estudo, no Brasil, dessa prtica metodolgica que prima pela nfase na distino regional necessria s especificidades, como afirma o prprio autor, do estudo das instncias cultural, poltica, econmica, etc. da teoria geral do materialismo histrico. Nas polmicas travadas pelo autor, destaca-se no apenas a nitidez com que suas prprias idias ficam expostas, mas a clareza com que apresenta as idias do adversrio. O contra-argumento no vem sozinho, mas precedido lealmente pelo argumento que se combate. Visto no existir exatamente uma unidade temtica especfica ao longo da obra, dado que construda por artigos independentes escritos em diferentes fases da vida intelectual do autor, focaremos nossa breve anlise em suas crticas s concepes gramscianas do poder de Estado e s definies do Estado absolutista como Estado capitalista. So ambos momentos que tratam especificamente da formao e reproduo do poder do Estado capitalista, concentrados na primeira parte do livro. Lembrando das concepes de Gramsci, no momento em que debate a noo de poder poltico de Foucault, o autor considera que, ao falar das funes ideolgicas do Estado, o marxista italiano estaria referindo-se idia de Estado ampliado. Boito Jr. sugere que a funo ideolgica estaria j no mbito do Estado restrito. Deve-se notar, todavia, que o conceito de Estado ampliado, do qual trata Buci-Glucksman (1980), se inspira exatamente na funo ideolgica que Gramsci confere ao prprio Estado em sentido restrito. Gramsci localiza a fora na instncia do Estado e o consenso na da sociedade civil como funes
* So Paulo: Editora Unesp, 2007. ** Doutorando em Cincia Poltica pelo Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da Unicamp.

216 Lutas Sociais 19/20

caracterizadoras de cada uma, mas no exclusivas. Afirma Boito Jr. que os pressupostos ideolgicos bsicos da hegemonia burguesa vm no da esfera da sociedade civil, mas, exatamente, daquilo que Gramsci denomina sociedade poltica ou Estado em sentido restrito (p.35). Ora, Gramsci concordaria com isso (Gramsci, 2002: 28). Baseado em Poulantzas, sustenta Boito Jr. que a fora do Estado, como principal fator de coeso das formaes sociais divididas em classes, utilizada amplamente como ltimo recurso para se evitar a mudana social. Pois em Gramsci no diferente. Para o marxista italiano, justamente por isso que a fora o elemento caracterizador do Estado. o elemento necessrio da instncia Estado. Mas, moda de Maquiavel, no se pode fazer desacompanhar pelas boas leis (Maquiavel, 1996: 75). O importante nessa discusso lembrarmo-nos de que os aparelhos privados de hegemonia cuidam da reproduo ampliada do consenso, no de sua gnese. Com relao tese de que o Estado absoluto seria, na verdade, um Estado feudal, seria interessante observar como Boito Jr. dialogaria com as teses polticas fundantes do Estado absolutista, como as de Hobbes, por exemplo, o que no feito pelo autor de maneira central. O que nos despertaria a curiosidade como o autor dialogaria com o fato de que o sistema hobbesiano, pai terico do Estado absolutista, tem na verdade um corte liberal (Hobbes, 1999: 173). Boito Jr. atm-se, nesse caso, discusso das evidncias histricas para comprovao daquela tese. De todo modo, o desenvolvimento da anlise sustentada nas evidncias histricas, feito pelo autor, no deixa de ser convincente. No se refuta a tese de Boito Jr. com os argumentos clssicos acerca do carter burgus do Estado absolutista. Um desses argumentos seria, por exemplo, o caso das foras armadas, importante diferencial do tipo de Estado de que se trata: a formao das tropas regulares e permanentes, que prenuncia o moderno exrcito profissional. O que j , alis, a reivindicao de Maquiavel nO Prncipe, ou seja, a composio de uma fora regular e profissional como condio da constituio de um moderno Estado unificado. Centralizao e desenvolvimento italiano esto entrelaados na problemtica maquiaveliana, ou em outras palavras, centralizao e desenvolvimento burgus italiano (Maquiavel, 1996). No caso da Frana, citado pelo autor, no mais uma ordem especfica que se constitui em fora militar temporria para o combate da vez, mas estamos diante exatamente do fenmeno da constituio de tais foras regulares. Embora, como lembra Boito Jr., uma fora regular que impe restries de origem social para a admisso de oficiais (p.77). O que a ns pareceria que a centralizao territorial e, em conseqncia, a centralizao e regularidade das foras de defesa desse territrio foram condies
Livros: Estado, poltica e classes sociais - por Leandro de Oliveira Galastri 217

necessrias ao deslanchamento do desenvolvimento capitalista europeu. Lembra Marx, no captulo sobre a A assim chamada acumulao primitiva, o empalidecimento , na poca do Estado absoluto, do que ele considera ser o ponto mais brilhante da Idade Mdia, ou sejam, as cidades soberanas (Marx, 1988: 253). Ora, tal empalidecimento deve-se justamente centralizao territorial sob o Estado recm-formado a que se alude acima. No plano econmico, observa Marx que teria sido justamente o grande senhor feudal quem criou um proletariado incomparavelmente maior mediante expulso violenta do campesinato da base fundiria... (Marx, 1988: 254). E conclui, na seqncia, que a era capitalista data do sculo XVI. Mas isso no justamente em meio ao processo de formao do Estado absoluto, que Boito Jr. classifica como feudal? Voltamos aqui sugesto feita logo acima de que os argumentos clssicos acerca do carter capitalista do Estado absoluto so justamente o alvo de Boito Jr. Novamente, s evidncias histricas. O carter feudal do exrcito permanente no Estado absoluto encontrar-se-ia na necessidade de pertencimento, por parte do militar, nobreza, para acesso ao oficialato. O carter feudal da burocracia do Estado absoluto seria, por sua vez, caracterizado pela venalidade dos cargos, fenmeno que carregaria consigo a no distino entre a riqueza particular do burocrata e os bens do Estado. Por fim, o carter feudal da proletarizao sob o Estado absoluto estaria no fato, por exemplo, de que a mo-de-obra utilizada nas manufaturas seria trabalho servil, ao invs de trabalho assalariado. Conclui Boito Jr. que no se deve identificar a genealogia dos elementos de um modo de produo com a implantao da estrutura desse modo de produo (p. 81). Ou seja, infere-se da argumentao do autor que o Estado absolutista teria sido justamente o momento histrico de acmulo dos elementos genticos do capitalismo, o recipiente que os criava e continha, mas no seria provido, de per si, da substncia catalisadora do encontro e estruturao histrica desses elementos. Mais uma vez, chamando a ateno para os argumentos de Balibar, sustenta o autor que a genealogia dos elementos de um modo de produo, ou seja, sua localizao gentico-diacrnica, aponta, na verdade, a sua pr-histria (p. 53). E quanto ao incio de sua histria? Disso se encarregariam as revolues polticas, ou eventos mais ou menos equivalentes, em cada sociedade especfica. Direcionando o holofote terico para a questo das revolues polticas, Boito Jr. retoma nesse momento, como far ao longo de todo o livro, a unidade profunda dos questionamentos que perpassaro a obra, o fio condutor anunciado de seu livro, que garante a coeso terica desse conjunto de artigos. Trata-se aqui de reafirmar a existncia e consolidar o papel da teoria poltica marxista como conhecimento regional do poltico no sistema geral do materialismo histrico.
218 Lutas Sociais 19/20

Bibliografia BUCI-GLUCKSMANN, C. (1980). Gramsci e o Estado. So Paulo: Paz e Terra. GRAMSCI, A. (2002). Cadernos do Crcere. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira., vol.3. HOBBES, T. (1999). Leviat. So Paulo: Nova Cultural. MAQUIAVEL, N. (1996). O Prncipe. Rio de Janeiro: Ediouro. MARX, K. (1988). O Capital. So Paulo: Nova Cultural, vol. II.

Livros: Estado, poltica e classes sociais - por Leandro de Oliveira Galastri 219

Potrebbero piacerti anche