Sei sulla pagina 1di 3

MIGUEL ARRUDA CONSULTOR DE ENGENHARIA

MALHAS A malha de terra para os sistemas prediais e eletrnicos ser a prpria ferragem de estrutura.

PRUMADAS As prumadas de aterramento predial (quando houver) e o cabo horizontal do pra-raios sero sempre em cabo de cobre nu, fixadas a cada 3 m com suportes aparentes conforme detalhe no projeto. As fixaes devero resistir a um esforo de arrancamento de 50 kg e Ter chumbadores ou parafusos e acessrios com um dimetro de , de material a prova de corroso (cobre ou ao galvanizado a fogo classe B). As curvas dos condutores de raios no devem ser menores que 90 e tero raio superior a 20 cm. Quando se tratar de prumadas eletrnicas estas sero de cabo isolado e suportadas a cada andar da mesma forma que os cabos normalmente condutores de corrente eltrica.

PONTOS DE ATERRAMENTO Devero ser obrigatoriamente aterradas as carcaas de todos equipamentos eltricos, inclusive luminrias com lmpadas de descarga, o neutro do sistema, em um nico ponto, no se aterrando porm o ponto neutro dos grupos de emergncia. Devero ainda ser aterrados, atravs de buchas especiais e duas arruelas, todos os eletrodutos metlicos que conduzem alimentadores, todas as bandejas e eletrocalhas, bem como todas as caixas de passagem com dimenso maior ou igual a 15 x 15 cm. Devero ser aterrados, junto as bombas e a montante das ligaes flexveis, todos os barriletes de gua potvel, de incndio, gua de condensao e gua gelada, bem como os tanques de combustveis, as prumadas de gs e leo.

MIGUEL ARRUDA CONSULTOR DE ENGENHARIA

NOTAS: As luminrias podero ser aterradas atravs dos eletrodutos metlicos, desde que os eletrodutos tenham arruelas duplas em todas as caixas.

MATERIAIS Cabos nus - cobre, tempera meio dura, encordoamento classe 2, fabricao PIRELLI, FICAP, SIEMENS, ALCOA ou FOREST. Cabos isolados - cobre, tempera meio dura, encordoamento classe 2, isolamento antichama, em PVC, 70 C, cor verde, 1000 V, fabricao PIRELLI, FICAP, SIEMENS, ALCOA ou FOREST. Conectores aparafusados - de cobre ou bronze, com parafusos, arruelas e porcas de cobre ou liga de cobre, fabricao BURNDY, ELTEC ou AMP. Conectores exotrmicos - fabricao BURNDY ou ERICO. Tinta isolante - Carbolstico n 2, OTTO, BAUMGART, aplicado em duas demos.

TESTES Para aceitao de um sistema de terra devero ser verificados os seguintes pontos: Verificao visual do sistema e verificao de ligaes e suportes. Verificao da continuidade eltrica do sistema de terra. Verificao por Megger do isolamento neutro - terra cuja leitura dever ser superior a 0,5 meghoms. Verificao do valor da resistncia ohmica do aterramento pelo mtodo de trs pontos (somente quando o sistema de aterramento no utilizar a estrutura como malha de terra).

MIGUEL ARRUDA CONSULTOR DE ENGENHARIA Operao da proteo para falhas fase - terra.

Verificao da instalao do pra-raios, o seu isolamento e ligao terra. Verificao do aperto dos conectores aparafusados at 6 mm inclusive, para 50 kg de esforo e acima de 6 mm para 100 kg de esforo.

Potrebbero piacerti anche