Sei sulla pagina 1di 8

2012

VESTIBULINHO
ENSINO FUNDAMENTAL II 9o ANO

COLGIO: NOME:

NMERO:

TURMA:

Arte
1. (AVIR, 2010) Uma das caractersticas arquitetnicas de Oscar Niemeyer que se destaca em seus trabalhos : a) apenas construes com conjuntos de casas. b) expressividade com formas bem coloridas. c) trabalhar com linhas retas. d) a criatividade com suas linhas leves e curvas. 2. (Enem, 2010) Aps estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do incio do sculo XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou duras crticas de Monteiro Lobato. Com a inteno de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistas: a) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais. b) defenderam a liberdade limitada de uso da cor, at ento utilizada de forma irrestrita, afetando a criao artstica nacional. c) representaram a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prtica educativa. d) mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artstica ligada tradio acadmica. e) buscaram a liberdade na composio de suas figuras, respeitando limites de temas abordados. 3. (Enem, 2011) Leia o texto:
A dana um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro rico em danas que representam as tradies e a cultura de vrias regies do pas. Esto ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos histricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras e caracterizam-se pelas msicas animadas (com letras simples e populares), figurinos e cenrios representativos.
Secretaria da Educao. Proposta curricular do estado de So Paulo: Educao fsica. So Paulo: 2009 (adaptado).

Cincias
Leia o texto.
Estudo realizado por cientistas da Universidade de Glasgow, na Esccia, revelou pistas da presena de palmeiras que teriam existido no territrio da atual Antrtida h 53 milhes de anos, durante a poca geolgica do Eoceno. O dado foi obtido por meio de perfuraes na camada de gelo antrtico, que trouxeram tona o plen de palmeiras e outras rvores de climas quentes, como os baobs.
Adaptado de: www.folha.com.br (acesso em 15 ago. 2012).

Com base no texto e em seus conhecimentos, responda s questes 4 e 5.

4. As palmeiras so representantes do grupo das:


a) b) c) d) brifitas. pteridfitas. gminospermas. angiospermas.

5. Assinale a caracterstica que se aplica s rvores de climas quentes como os baobs. a) Primeiras plantas a apresentarem frutos. b) Primeiras plantas a produzirem sementes. c) Primeiras plantas a apresentarem razes. d) Primeiras plantas a possurem vasos condutores. 6. Leia as afirmativas a seguir: I. Na fotossntese, o gs carbnico usado na produo de carboidratos. II. Os organismos heterotrficos realizam tanto a fotossntese como a respirao celular. III. A fotossntese ocorre no cloroplasto e a respirao celular aerbia na mitocndria. IV. Os produtos da respirao celular no so empregados na fotossntese.
Esto corretas as alternativas: a) I e II c) I e III b) II e III d) II e IV

A dana, como manifestao e representao da cultura rtmica, envolve a expresso corporal prpria de um povo. Considerando-a como elemento folclrico, a dana revela: a) manifestaes afetivas, histricas, ideolgicas, intelectuais e espirituais de um povo, refletindo seu modo de expressar-se no mundo. b) aspectos eminentemente afetivos, espirituais e de entretenimento de um povo, desconsiderando fatos histricos. c) acontecimentos do cotidiano, sob influncia mitolgica e religiosa de cada regio, sobrepondo aspectos polticos. d) tradies culturais de cada regio, cujas manifestaes rtmicas so classificadas em um ranking das mais originais. e) lendas, que se sustentam em inverdades histricas, uma vez que so inventadas, e servem apenas para a vivncia ldica de um povo.

7. Analise a tabela a seguir.


Elemento qumico Potssio Sdio Berlio Nmero atmico 19 11 C 4 Prtons A 12 Nutrons Nmero de massa 39 B 9

Qual a alternativa que preenche as lacunas da tabela corretamente? a) A = 20 B = 24 C = 5 b) A = 19 B = 23 C = 4 c) A = 20 B = 23 C = 5 d) A = 19 B = 24 C = 4

8. Medindo-se a temperatura de uma criana com um termmetro graduado na escala Fahrenheit, encontrou-se o valor de 97,7 F. Essa temperatura, na escala Celsius, corresponde a: a) 36,5 C c) 37,5 C b) 37,0 C d) 38,0 C

VESTIBULINHO 2012 ENSINO FUNDAMENTAL

9o ano

Espanhol
Leia o texto a seguir para responder s questes de 9 a 11.
McDonalds abre los primeros locales vegetarianos del mundo Adis al Big Mac y al resto de las hamburguesas de carne. Slo verduritas. Aunque ya tiene 271 locales en la India, cuyos mens tuvo que adaptar drsticamente al gusto del pas, la cadena necesita continuar creciendo y su siguiente paso ser colarse en dos ciudades sagradas. Una de las especialidades que servir en los locales cercanos al Templo Dorado, ser el McAloo Tikki, una hamburguesa que cuesta 28 rupias o 50 centavos de dlar y que est hecha con una pasta a base de papa picante y tomate. En la actualidad, las cocinas de McDonalds en India tienen dos secciones: una en la que se preparan los alimentos vegetarianos y otra en la que se elaboran las hamburguesas a base de pollo. Los locales no pueden vender carne de vaca porque el hinduismo las considera sagradas, ni cerdo porque el Corn les prohbe a los musulmanes consumirlo. Ser la primera vez que hayamos abierto un restaurante vegetariano en el mundo, dijo el vocero de la cadena. El corte de cintas de ser el ao que viene.
www.clarin.com, 4 set. 2012.

13. (UERJ, 2010 Adaptada) Leia:


Os monumentos da cidade vo permanecer como lees nas areias do deserto Desafiando o destino E quando os muros forem derrubados com estrondo A queda vai ecoar Para o testemunho de toda a Europa
Gottfried Benin. Folha de S. Paulo, 16 nov. 1989.

Em 2009, comemoram-se na Alemanha os 20 anos da derrubada do muro de Berlim. Sua construo, em 1961, esteve relacionada : a) diviso tnica da cidade. b) crise dos regimes democrticos europeus. c) bipolaridade das relaes internacionais. d) reao nacionalista influncia estrangeira.

14. Observe o mapa a seguir e assinale a alternativa correta.


RR
Equador 3 FUSO 2 FUSO

AP

9. Segn el texto, Qu novedosa decisin tom McDonalds?


a) b) c) d) Adaptar mens a los drsticos gustos de los hindes. La invencin de una pasta a base de papa picante y tomate. La creacin de sus primeros locales vegetarianos. La creacin de los primeros restaurantes de comida rpida vegetarianos del mundo.
AC

AM

PA

MA

CE PI

Fernando de Noronha

RN PB PE AL SE BA DF
2 FUSO

RO MT
3 FUSO

TO

GO

1 FUSO

10. Basndose en el texto y en sus conocimientos, qu caracterstica,


llamativa para nuestra cultura, se presenta en el hinduismo? a) La prohibicin de comer cerdos. b) Una alimentacin con una base picante. c) La alimentacin a base de pollo. d) Considerar sagradas a las vacas.
Trpico de Capricrnio

MS SP PR SC RS

MG ES RJ

Oceano Pacfico

Oceano Atlntico

11. En la frase El corte de cintas de ser el ao que viene, la frase destacada se refiere a: a) los nuevos cortes de carnes. b) la inauguracin de los nuevos locales. c) los nuevos precios. d) la presentacin de los nuevos platos vegetarianos.

Fonte: editoria de arte.

Geografia
12. (Enem, 2010) Apesar do aumento da produo no campo
e da integrao entre a indstria e a agricultura, parte da populao da Amrica do Sul ainda sofre com a subalimentao, o que gera conflitos pela posse de terra, que podem ser verificados em vrias reas e que frequentemente chegam a provocar mortes. Um dos fatores que explica a subalimentao na Amrica do Sul : a) a baixa insero de sua agricultura no comrcio mundial. b) a quantidade insuficiente de mo de obra para o trabalho agrcola. c) a presena de estruturas agrrias arcaicas formadas por latifndios improdutivos. d) a situao conflituosa vivida no campo, que impede o crescimento da produo agrcola.

Se em Rondnia (RO) so 10 horas, que horas sero no Cear (CE)? a) 9 horas b) 11 horas c) 10 horas d) 8 horas

15. (Enem, 2002) Segundo uma organizao mundial de estudos


ambientais, em 2025, duas decada trs pessoas vivero situaes decarncia de gua, caso no haja mudanas no padro atual de consumo do produto. Uma alternativa adequada e vivel para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria: a) desenvolver processos de reutilizao dagua. b) explorar leitos de gua subterrnea. c) ampliar a oferta de gua, captando-a em outros rios. d) captar guas pluviais.

16. Regio que tem uma importncia geopoltica dentro do Oriente


Mdio, tanto pela presena de petrleo como pela sua localizao estratgica: a) mar Cspio. c) golfo Prsico. b) planalto do Ir. d) deserto de Nafud.

9o ano

VESTIBULINHO 2012 ENSINO FUNDAMENTAL

Histria
17. Na Europa medieval, o poder poltico estava descentralizado
e a economia se estruturava na autossuficincia dos feudos. Algumas transformaes econmicas, sociais e culturais possibilitaram o fortalecimento do poder real, dando origem s monarquias nacionais. Assinale a alternativa que aponta corretamente essas transformaes. a) O renascimento comercial e urbano, o renascimento cultural e as reformas so fatores que indicam as alteraes econmicas, sociais e culturais do perodo final da Idade Mdia. b) As invases brbaras, o crescimento do comrcio e as relaes de vassalagem permitiram o surgimento das monarquias nacionais. c) A Europa medieval se dividiu em pequenos reinos absolutistas, mantendo a concentrao do poder poltico nas mos dos senhores feudais. d) As monarquias nacionais surgiram aps o fortalecimento da produo agrcola dentro dos feudos, o crescimento populacional e os efeitos da peste negra.

c) imperialismo ou neocolonialismo, resultando na organizao de vrias revoltas por parte dos povos dominados. d) guerras napolenicas, tendo como principal consequncia o decreto do Bloqueio Continental.

20. No calendrio brasileiro, alguns feriados so determinados


a partir de eventos histricos. O dia 7 de setembro um feriado para a comemorao da independncia do Brasil. A partir de 1822, o Brasil passou a ser administrado por um governo monrquico. O dia 15 de novembro celebra a proclamao da Repblica, indicando o fim do regime monrquico no pas. O governo republicano de 1889 a 1930 apresentou certas semelhanas em relao ao governo monrquico, sendo possvel afirmar que: a) o voto permaneceu censitrio no Brasil at 1930, garantindo elite o predomnio na poltica nacional. b) a Constituio de 1891, ao estabelecer o voto direto e universal, promoveu um avano em relao ao voto censitrio determinado na Constituio de 1824. Entretanto, a maioria da populao brasileira permanecia excluda do processo eleitoral no perodo republicano, tais como os analfabetos e as mulheres. c) o poder moderador no foi extinto no perodo republicano, tendo sido apenas limitado. A partir de 1891, d. Pedro II representava o Brasil em eventos diplomticos e nomeava conselheiros municipais. d) o latifndio e a escravido permaneceram no perodo republicano, representando os interesses dos grandes fazendeiros de caf do perodo monrquico.

18. Leia o texto a seguir:


O lugar de maior perigo que se h no engenho o da moenda, porque, se por desgraa a escrava que mete a cana entre os eixos, ou por fora do sono, ou por cansada, ou por qualquer outro descuido, meteu desatentamente a mo mais adiante do que devia, arrisca-se a passar moda entre os eixos, se no lhe cortarem logo a mo ou o brao apanhado [...] Foi sempre fama constante que no Brasil havia minas de ferro, ouro e prata. Mas, tambm, houve sempre bastante descuido de as descobrir e de aproveitar-se delas, ou porque, contentando-se os moradores com os frutos que d a terra abundantemente na sua superfcie, [...] ou porque o gnio de buscar ndios nos matos os desviou desta diligncia menos escrupulosa e mais til.
ANTONIL, Andr Joo. Cultura e opulncia do Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Itatiaia/Edusp, 1982. (Reconquista do Brasil.).

21. Aps o trmino da Segunda Guerra Mundial (1939-1945),


os EUA e a URSS despontaram como grandes potncias econmicas e militares. A disputa por reas de influncia e a corrida armamentista foram as principais caractersticas da Guerra Fria, perodo marcado por: a) confrontos diretos entre os EUA e a URSS, governos populistas na Amrica Latina e a colonizao da frica e da sia. b) guerras na sia, tais como a Guerra da Coreia e a Guerra do Vietn, ditaduras militares na Amrica Latina e o processo de descolonizao da frica. c) conflitos nucleares em Cuba, a Revoluo Cultural na China e a corrida espacial, levando o homem Lua. d) governos totalitrios na Europa, o desenvolvimento da economia socialista no Vietn e o uso da aviao nos conflitos armados.

O trecho citado retrata algumas caractersticas econmicas do Brasil colonial, ressaltando: a) o uso do trabalho escravo indgena na atividade mineradora, enquanto o trabalho escravo africano foi mais utilizado nos engenhos de acar. b) o fracasso do pacto colonial na economia aucareira, devido ao grande nmero de acidentes de trabalho nas moendas. Dessa forma, a atividade mineradora se destacou, principalmente, com o auxlio dos indgenas. c) a importncia das atividades aucareira e mineradora e o uso do trabalho escravo indgena e africano como base da mo de obra colonial. d) a decadncia da atividade aucareira e a demora na descoberta de minrios, uma vez que os portugueses se distraram com as riquezas naturais brasileiras.

Ingls
Leia o texto e responda s questes a seguir.
Tefilo Stevenson In an era when amateur boxing was routinely on TV, few pugilists dominated the circuit like Cuban heavyweight Tefilo Stevenson. Standing 6 ft. 3.5 in. (192 cm), with a tremendous reach, Stevenson, who died June 11 of a heart attack at age 60, combined speedy hands and a punishing straight right to win Olympic gold medals in 1972 in Munich, 1976 in Montreal and 1980 in Moscow. After his first gold, promoters offered Stevenson $1 million to turn professional and fight Muhammad Ali. Under the headline Hed Rather Be Red than Rich, Sports Illustrated quoted Stevenson as responding, What is a million dollars against 8 million Cubans who love me? He remained an amateur and might have won a fourth gold medal, but Cuba boycotted the 1984 and 88 Games.
by Nate Rawlings. Source: Time, June 25, 2012.

19. No sculo XIX, o processo de industrializao ocorreu em


diversos pases europeus. A demanda por matria-prima, mercado consumidor e mo de obra barata levaram as naes industrializadas da Europa a buscarem colnias no territrio africano e asitico. Esse processo ficou conhecido como: a) darwinismo social, pois os pases industrializados consideravam os povos da frica e da sia inferiores, como se fossem brbaros. b) Segunda Revoluo Industrial, caracterizada pelo uso do carvo mineral e do ferro.
VESTIBULINHO 2012 ENSINO FUNDAMENTAL

9o ano

22. O que no correto afirmar sobre o pugilista cubano Tefilo


Stevenson? a) Ele dominou a categoria de pesos pesados do boxe amador. b) Ele morreu de ataque cardaco aos 60 anos. c) Medalhista em trs Olimpadas, lhe ofereceram $ 1 milho para se tornar profissional. d) Ele continuou como amador e teria ganhado as Olimpadas de 1984 e 1988 se no tivesse morrido.

27. (UFMG) Qual dos verbos destacados no se encontra no


infinitivo? a) Os avs devem ter-se modernizado tambm. b) A ideia de ser montado e por mim no era das mais aprazveis. c) Estranho apartamento, se juntarmos, em sua representao, os mveis modernos aos objetos remotos. d) Um desejo de nos pacificarmos, de atingirmos a bondade e a compreenso, nos tornava indiferentes matria cotidiana. e) Lus engoliu o po com geleia como se fosse o ltimo alimento sobre a terra, e sua salvao dependesse de t-lo ingerido.

23. A frase He [...] might have won a fourth gold medal... trata de uma: a) possibilidade passada. c) previso. b) possibilidade remota. d) possibilidade alta. 24. Indique a frase correta de acordo com o uso do past perfect.
a) Cuba boycotted the 1984 Games after it had boycotted the 88 Games. b) Cuba had boycotted the 1988 Games before it boycotted the 84 Games. c) Cuba had boycotted the 1984 Games before it boycotted the 88 Games. d) Cuba boycotted the 1988 Games before it had boycotted the 84 Games.

28. Na orao A recepcionista atendeu indignada o fiscal da Vigilncia Sanitria, a palavra destacada exerce a funo sinttica de: a) adjunto adverbial de modo. b) predicativo do sujeito. c) predicativo do objeto direto. d) adjunto adnominal. e) sujeito. 29. Observe a frase: ... para a maioria, ao menos por enquanto,
a forma do partido poltico e a respectiva atitude eleitoral restam como a nica possibilidade de expressar suas opinies e dar nome sua elaborao ideolgica da crise. Os termos suas opinies e sua elaborao ideolgica da crise podem ser substitudos, respectivamente, pelos pronomes: a) las e lhe. b) nas e lhe. c) las e la. d) as e lhe. e) las e a.

Lngua portuguesa
25. (Fuvest, 1999) Leia o texto a seguir.
O seno do livro Comeo a arrepender-me deste livro. No que ele me canse; eu no tenho o que fazer; e, realmente, expedir alguns magros captulos para esse mundo sempre tarefa que distrai um pouco de eternidade. Mas o livro enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contrao cadavrica; vcio grave, e alis nfimo, porque o maior defeito deste livro s tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narrao direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo so como os brios, guinam direita e esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaam o cu, escorregam e caem...
Machado de Assis. Memrias pstumas de Brs Cubas.

30. Leia a seguinte manchete a respeito das eleies paulistanas:


Embola a disputa pelo 2 lugar... O horrio eleitoral gratuito fez embolar a disputa pelo segundo lugar na eleio paulistana.
Folha de S.Paulo. 27 ago. 2000, A-16.

O emprego dos pronomes este e esse, no incio do texto: a) tem a finalidade de distinguir entre o que j se mencionou (mundo) e o que vai mencionar (livro) b) marca a oposio entre o concreto (mundo real) e o abstrato (mundo da fico). c) faz uma distino decorrente da diferena entre a posio do narrador e do leitor. d) consequncia da oposio entre passado (livro) e presente (mundo). e) indiferente; assim como hoje, esses pronomes no tm valor distintivo.

O vocbulo que, no padro culto, substituiria mais adequadamente o termo embola/embolar, no contexto em que foi empregado, : a) confundir. b) atrapalhar-se. c) oscilar. d) tornar-se indefinida. e) modificar-se.

31. Leia.
Os quadros so superlegais. O cenrio superjoia As atraes so superbacanas...
Adaptado de O Estado de S.Paulo, 28 ago. 2000, p. E-3.

26. (UERJ, 2010 Adaptada) Se so eles que vm at aqui, no


h dvida de que so muito mais desenvolvidos do que ns. O vocbulo que melhor representa o sentido da expresso sublinhada : a) certamente. b) provavelmente. c) prioritariamente. d) fundamentalmente. e) contrariamente.
9o ano

Nesse trecho de uma pgina publicitria h nomes que apresentam uma variao popular do grau superlativo absoluto da forma super. Dentre eles, um substantivo e dois so adjetivos. Qual(is) deles no admitiria(m) o sufixo ssimo, um dos equivalentes no padro culto, de super? a) Joia. d) Legal e bacana. b) Legal. e) Todos os nomes. c) Bacana.

VESTIBULINHO 2012 ENSINO FUNDAMENTAL

32. Na frase: O assunto desta reunio voltou a afirmar o


presidente sigiloso, qual das alternativas apresenta as possibilidades corretas, dentre as numeradas de I a IV? I. O assunto desta reunio (voltou a afirmar o presidente...) sigiloso. II. O assunto desta reunio (voltou a afirmar o presidente) sigiloso. III. O assunto desta reunio, voltou a afirmar o presidente, sigiloso IV. O assunto desta reunio: voltou a afirmar o presidente: sigiloso. a) Todas as alternativas. b) II e III. c) I, III e IV . d) II, III e IV . e) III e IV .

O segmento AN mede: a) 18 cm b) 20 cm c) 21 cm d) 22,5 cm

37. Calculando o valor da expresso


obtemos: a) 14,78912 b) 15,00246 c) 15,96417 d) 16,21492 7, 89456 2 7, 89456 6, 89456 + 6, 89456 2 7, 89456 + 6, 89456
,

33. (TRF, 2001) Os tempos verbais esto adequadamente articulados em: a) As mulheres muito lutariam para que possam ter seus direitos respeitados. b) Esses valores se instituram na prtica, e s muito depois houveram sido formalizados. c) Firma-se o senso do que justo proporo que passassem os anos. d) So de se elogiar as alteraes apresentadas pelo Cdigo que recentemente se lanou. e) Coube s mulheres lutar para que sejam reconhecidos os direitos que lhes negssemos.

38. Observe a figura seguinte.


28 69

26

O valor de a : a) 121 b) 122

c) 123

d) 124

39. Com R$ 30,75, compro 3 revistas e 2 jornais. Com R$ 17,75,


compro 1 revista e 4 jornais. Se comprar 5 revistas e 2 jornais, devo pagar: a) R$ 49,50 b) R$ 50,50 c) R$ 51,25 d) R$ 51,75

34. (TRF, 2001) A necessidade ou no do sinal de crase est


inteiramente observada na frase: a) Deve-se luta das feministas o respeito aos direitos que cabem tambm s outras parcelas de injustia dos que integram a nossa sociedade. b) Encontra-se a disposio dos interessados a nova edio do Cdigo Civil, qual, alis, j se fizeram objees torto e direito. c) vista do que dispe o novo cdigo, no caber ningum a condio natural de cabea de casal, qual, at ento, se reservava para o homem. d) Pode ser que curto prazo o novo cdigo esteja obsoleto em vrios pontos, exemplo do que ocorreu com o antigo. e) No se impute uma mulher a culpa de no ter lutado por seus direitos; todas as presses sociais sempre a conduziram quela virtuosa resignao.

40. Os catetos de um tringulo retngulo medem 3 cm e 4 cm. A hipotenusa do tringulo mede:


a) b) 5 cm 6 cm c) d) 7 cm 8 cm

41. Num campeonato de futebol, cada time enfrenta os demais


uma nica vez. Sabendo que no campeonato h 300 jogos, conclumos que o nmero de times participantes : a) 20 b) 22 c) 24 d) 25

Matemtica
35. Diga qual dos seguintes nmeros inteiro:
a) b) 729.543 327.497 c) d) 903.145 164.025

42. Na figura seguinte, P representa uma pessoa observando um prdio.

36. Na figura seguinte, o tringulo ABC equiltero com lados


medindo 30 cm. O segmento PB mede 60 cm e M o ponto mdio do lado AB.
A M

O ngulo sob o qual a pessoa visa o prdio a = 30 e a distncia da pessoa entrada E do prdio 28 3 m. A altura do prdio igual a: a) 28 m b) 14 2 m c) 14 3 m

N P C

d) 28 3 m

VESTIBULINHO 2012 ENSINO FUNDAMENTAL

9o ano

43. A rea de um hexgono regular cujo lado mede 1 m vale:


a) 6 m2 b) c)

44. Uma pea metlica circular, de raio igual a


5 cm, possui um furo tambm circular, de raio igual a 3 cm. A rea da pea, descontada a rea do furo, igual a: a) 15p cm2 b) 16p cm2 c) 17p cm2 d) 18p cm2

3 2 2 m 2 3 3 2 m 2
2

d) 6 3 m

9o ano

VESTIBULINHO 2012 ENSINO FUNDAMENTAL

Gabarito
Arte
1. d 2. a 3. a

Ingls
22. d 23. a 24. c

Cincias
4. d 5. a 6. c 7. b 8. a

Lngua portuguesa
25. c 26. a 27. c 28. b 29. a 30. d 31. a 32. b 33. d 34. a

Espanhol
9. c 10. d 11. b

Geografia
12. d 13. c 14. b 15. a 16. c

Matemtica
35. d 36. b 37. a 38. c 39. b 40. c 41. d 42. a 43. c 44. b

Histria
17. a 18. c 19. c 20. b 21. b

VESTIBULINHO 2012 ENSINO FUNDAMENTAL

9o ano

Potrebbero piacerti anche