Sei sulla pagina 1di 4

O SCULO XX OS PLOS DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO

Escola Secundria/3 Ferno de Magalhes Histria A 12 ano 2009/2010

160

Os plos de desenvolvimento econmico:


A maior parte da riqueza e da capacidade tecnolgica mundial concentra-se em trs plos: os EUA, a EU e a zona da sia-Pacfico (China, Japo, ndia, Indonsia, etc.).

Estados Unidos da Amrica:


No incio dos anos 80, entre os EUA e a Rssia, desenvolveu-se uma poltica de desanuviamento que significou a destruio quer do lado dos EUA quer da Rssia de armas convencionais consideradas muito perigosas para o bem-estar da comunidade. Com o fim da Guerra Fria, Gorbatchev implementou uma nova poltica na Rssia. Criou um plano de renovao econmica a que chamou perestroika e, em simultneo, uma ampla abertura poltica, o glasnot. A perestroika tinha como objectivo melhorar o nvel de vida da populao sovitica, reestruturar as empresas tornando-as mais modernas e renovando a tecnologia na Rssia, incentivar a formao de um sector privado e procurar retirar os elevados encargos monetrios e militares que a Rssia tinha com os pases que pertenciam ao Pacto de Varsvia. O glasnot visava a participao mais activa dos cidados na vida poltica. Traduziu-se no fim da perseguio dos dissolventes polticos e no lanamento de campanhas contra a corrupo e a ineficincia administrativa. Avana ainda com o reconhecimento da liberdade de expresso, de que resultou a publicao de obras proibidas e o aparecimento de uma imprensa livre aberta crtica dos vcios do regime. Os EUA so a ptria do capitalismo e do liberalismo econmico. O capitalismo dos EUA nos anos 70/80 caracteriza-se pelo neoliberalismo: diminuio da carga fiscal; liberalizao dos despedimentos; utilizao de trabalho precrio; utilizao de mo-de-obra barata; vulgarizao do crdito. A interveno do estado na economia quase no existe. Enquanto nos EUA o estado no intervm na economia, na Europa predomina a existncia de um Estado Providncia (o estado intervm na economia). EUA sc. XX anos 80 e 90: Os polcias do Mundo; Reforo dos poderes e funes da ONU; Perodo de economia ps-industrial desenvolvimento dos servios; Exportador de servios: alimentao (fast food); software; seguros; transportes; cinema; msica; etc.

Os EUA produzem 1/5 do que h no Mundo.

Tatiana Batista

Pgina 1 de 4

O SCULO XX OS PLOS DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO

Nos finais do sculo XX, a zona industrial dos EUA que se situava na zona de Nova Iorque e Boston, transfere-se para a zona da Califrnia, onde actualmente se situam as maiores multinacionais americanas. Com a evoluo da indstria, h tendncia para a diminuio dos operrios, tal como entendemos a palavra actualmente, e um aumento do sector tercirio, relacionados com os servios. Perodo ps-industrial Fbricas com poucas pessoas, mas com mo-de-obra sofisticada. Maiores exportadores industriais, agrcolas e de servios do Mundo. Cultivo de produtos transgnicos, que leva a uma produo elevada. A partir dos anos 90, as indstrias de siderurgia e txtil que ocupavam o sector mais importante da indstria americana, que ficava na zona de Nova Iorque e Boston, so substitudos pelas zonas psindustriais de indstrias de novas tecnologias para a zona da Califrnia. Novos laos comerciais: NAFTA (Acordo de Comrcio Livre da Amrica do Norte) livre circulao de produtos entre EUA, Canad e Mxico. APEC (Cooperao Econmica sia-Pacfico) comercializao com o Sudeste Asitico. o pas do Mundo que mais investe na cincia. O avano americano deve-se criao precoce de parques tecnolgicos os tecnoplos -, que associam universidades prestigiadas, centros de pesquisa e empresas, que trabalham de forma articulada. Um dos mais famosos tecnoplos, Silicon Valley, situa-se na Califrnia e foi o bero da Internet, onde os americanos se anteciparam quer aos europeus, quer aos japoneses. Desde o fim da Guerra Fria, os EUA afirmam-se como os polcias do Mundo, tendo como objectivo a criao de uma nova ordem que deve estar de acordo com os princpios estabelecidos pela ONU. As intervenes militares americanos no Mundo esto todas justificadas luz da razo dos americanos, que se apresentam como os polcias do mundo e os salvadores dos direitos humanos, em consequncia desta deciso, tambm tm decretado uma nova forma de guerra, que so os boicotes econmicos. De entre as intervenes americanas no Mundo salientam-se as intervenes nos seguintes pases: Iraque, Kuwait, Somlia, Haiti, Jugoslvia e Afeganisto. A invaso do Afeganisto justifica-se pelos EUA considerarem que o Afeganisto era a ptria do terrorismo.

A Unio Europeia:
A Unio Europeia, anteriormente designada por Comunidade Econmica Europeia (CEE) e Comunidade Europeia (CE), uma unio supranacional econmica e poltica de 27 Estados-membros, estabelecida aps a assinatura do Tratado de Maastricht pelos doze primeiros pases da antiga CEE, uma das trs Comunidades Europeias.

A Unio Europeia uma formao de um novo tipo de unio entre Estados pertencentes Europa. 1957 Tratado de Roma Instituiu a CEE (Comunidade Econmica Europeia) e a EURATOM (Comunidade Europeia da Energia Atmica). Poltica agrcola comum permite que a UE no produza em demasia (produo de excedentes). Criam-se quotas que dependem do n de populao. 1968 Unio aduaneira A mesma estrutura tarifria para todos os estados-membros.

Tatiana Batista

Pgina 2 de 4

O SCULO XX OS PLOS DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO

1985 Schenger (Luxemburgo) Espao europeu criado em 1985 em que se define que a UE um espao sem restrio circulao de mercadorias. 1986 Acto nico Europeu Para alm de mercadorias circula livremente pessoas, capitais e servios. 1992 Tratado de Maastricht Tratado que cria a CE, que deixa de ser conhecida por CEE, e que assenta em trs pontos: 1. Cooperao entre os estados membros; proteco social aos trabalhadores; ampliao da noo de cidadania europeia; criao da unio econmica e monetria que leva criao de uma moeda nica o euro. Cooperao econmica. A comunidade europeia tem competncia em matria de poltica agrcola, mercado interno, ambiente, direito dos cidados, unio econmica e monetria, poltica regional, etc. 2. Poltica externa e de segurana comum. Tomada de posies comuns e aces comuns, por exemplo luta contra o terrorismo. Moeda nica. 3. Cooperao na rea da justia, dos assuntos na cooperao policial. Identidade poltica. Orienta a poltica em matria de asilo, imigrao, luta contra a droga, cooperao entre polcias (Europol).

1989 Tratado de Amesterdo Pacto de estabilidade e crescimento (PEC). Estabeleceuse os seguintes aspectos: 1. Os pases da Unio Europeia no devem ultrapassar o dfice de 3% da dvida pblica; 2. A inflao anual no deve ultrapassar 15%; 3. O dfice externo no deve ultrapassar os 58% do PIB Produto Interno Bruto.

2001 Tratado de Nice A partir do tratado de Nice, a UE abriu-se aos pases de Leste e passou a ser constituda por 25 pases, tornando-se a maior potncia comercial do mundo. Em 2004 d-se a unio da Europa Ocidental com a Europa de Leste. Em 2007, entra para a UE a Bulgria e a Romnia s puderam entrar para a Unio Europeia quando se tornaram democracias. 2007/2009 Tratado de Lisboa Poltica externa comum. A guerra na ex-Jugoslvia e as dificuldades que a UE demonstrou na criao de uma poltica externa comum, leva criao do Tratado de Lisboa. O Tratado de Lisboa, de uma forma geral, tem como objectivo tornar a Unio Europeia uma verdadeira unidade poltica que possa no exterior fazer frente s outras grandes potncias; por isso mesmo a criao de um ministro dos negcios estrangeiros e um presidente da Unio Europeia, para que se crie um projecto de Constituio Europeia.

A condio fundamental para entrar para a CEE era serem regimes democrticos, parlamentares, onde se respeitasse os direitos do homem e com um slido equilbrio financeiro.

A Unio Europeia tem como objectivo geral evitar assimetrias entre a populao da Europa, para que a UE se torne um forte bloco econmico e poltico (numa Europa constituda por pases to antigos, com uma grande identidade e orgulho nacional, muito difcil criar uma poltica externa comum).

Nos ltimos 50 anos, os europeus tm-se dividido no que toca ao futuro do seu continente: h os que se opem a toda e qualquer forma de unio europeia, os que a defendem exclusivamente num quadro de colaborao entre estados soberanos (unionistas) e os que apostam na criao de uma espcie de Estados Unidos da Europa, com um governo federal nico e supranacional (federalistas).
Tatiana Batista Pgina 3 de 4

O SCULO XX OS PLOS DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO

Por sua vez, aquelas pessoas que na UE revelam algumas dvidas em relao ao seu funcionamento so conhecidos como Eurocpticos. Estes defendem que a existncia da Comisso europeia, do Parlamento europeu e, do que ai proposto condiciona o funcionamento dos rgos democrticos dos pases europeus que fazem parte da UE. Existe na realidade uma fraca implantao popular do sentimento europesta, apesar da moeda nica e da cidadania europeia.

O espao econmico da sia-Pacfico

Anos 50: Japo, Hong Kong e Coreia. Tailndia, Indonsia e China anos mais tarde.

O sucesso do Japo serviu de incentivo e de modelo primeira gerao de pases industrializados do Leste asitico.

Tatiana Batista

Pgina 4 de 4

Potrebbero piacerti anche