Sei sulla pagina 1di 2

A procura da tecnologia nuclear no Brasil comeou na dcada de 50, com o pioneiro nesta rea, Almirante lvaro Alberto, que

entre outros feitos criou o Conselho Nacional de Pesquisa, em 1951, e que importou duas ultra-centrifugadoras da Alemanha para o enriquecimento do urnio, em 1953. Era de se imaginar que o desenvolvimento transcorreria numa velocidade maior, porm ainda so obscuras as reais causas que impediram este deslanche, e o pas no passou da instalao de alguns centros de pesquisas na rea nuclear.

A deciso da implementao de uma usina termonuclear no Brasil aconteceu de fato em 1969, quando foi delegado a Furnas Centrais Eltricas SA a incumbncia de construir nossa primeira usina nuclear. muito fcil concluir que em nenhum momento se pensou numa fonte para substituir a energia hidrulica, da mesma maneira que tambm aps alguns anos, ficou bem claro que os objetivos no eram simplesmente o domnio de uma nova tecnologia. Estvamos vivendo dentro de um regime de governo militar e o acesso ao conhecimento tecnolgico no campo nuclear permitiria desenvolver no s submarinos nucleares mas armas atmicas. O Programa Nuclear Paralelo, somente divulgado alguns anos mais tarde, deixou bem claro as intenes do pas em dominar o ciclo do combustvel nuclear, tecnologia esta somente do conhecimento de poucos pases no mundo. Em junho de 1974, as obras civis da Usina Nuclear de Angra 1 estavam em pleno andamento quando o Governo Federal decidiu ampliar o projeto, autorizando Furnas a construir a segunda usina.

Mais tarde, no dia 27 de junho de 1975, com a justificativa de que o Brasil j apontava escassez de energia eltrica para meados dos anos 90 e incio do sculo 21, uma vez que o potencial hidroeltrico j se apresentava quase que totalmente instalado, foi assinado na cidade alem de Bonn o Acordo de Cooperao Nuclear, pelo qual o Brasil compraria oito usinas nucleares e obteria toda a tecnologia necessria ao seu desenvolvimento nesse setor. Desta maneira o Brasil dava um passo definitivo para o ingresso no clube de potncias atmicas e estava assim decidido o futuro energtico do Brasil, dando incio "Era Nuclear Brasileira".

Angra 1 encontra-se em operao desde 1982 e fornece ao sistema eltrico brasileiro uma potncia de 657 MW. Angra 2, aps longos perodos de paralizao nas obras, inicia sua gerao entregando ao sistema eltrico mais 1300 MW, o dobro de Angra 1. A Central Nuclear de Angra, agora com duas unidades, est pronta para receber sua terceira unidade. Em funo do acordo firmado com a Alemanha, boa parte dos equipamentos desta usina j esto compradose estocados no canteiro da Central, com as unidades 1 e 2 existentes, praticamente toda a infraestrutura necessria para montar Angra 3 j existe, tais como pessoal treinado e qualificado para as reas de engenharia, construo e operao, bem como toda a infraestrutura de canteiro e sistemas auxiliares externos. Desta maneira, a construo de Angra 3 somente uma questo de tempo. TIPOS DE ENERGIA ELTRICA CONSUMIDA

Potrebbero piacerti anche