Sei sulla pagina 1di 6

TEOREMA

http://www.telacritica.org/teorema.htm

Teorema",
(Teorema) de Pier Paolo Pasolini (1968)

Eixo Temtico A crise estrutural do capital, que se desenvolve nas sociedades capitalistas centrais, principalmente a partir da dcada de 1970, no apenas crise da produo do capital, mas de suas instncias scio-reprodutivas, como a famlia. Alis, a crise da famlia a crise suprema da instncia scioreprodutiva do capital, pois ela a clula-mater da sociedade. A instituio famlia dilacerada por valores mercantis sistmicos, que abolem elos morais de solidariedade e dissolvendo expectativas e valores de vida social. A crise da famlia possui, claro uma determinao de classe. O objeto ideolgica da scio-reprodutibilidade do capital a famlia burguesa e no a famlia proletria, destroada h tempos pela modernizao capitalista. a crise da famlia burguesa que ir indicar a crise da scioreprodutibilidade do capital, da sua incapacidade de constituir relaes sociais capazes de promover o desenvolvimento ampliado da personalidade humana e criar uma vida plena de sentido. A crise da famlia burguesa, que prenuncia a crise sistmica do capital, assume diversas formas histricas no decorrer do sculo XX. a partir da dcada de 1960 que apreendemos sua explicitao sociolgica mais plena nos pases capitalistas centrais. uma crise da objetividade (e da ideologia) da famlia burguesa com suas implicaes no plano do gnero (o problema da mulher) e da faixa etria (o problema da juventude), traduzindo-se em metamorfoses nos valores, expectativas sociais, escolhas morais, polticas, estticas e sexuais. Temas-chaves: crise estrutural do capital e instncias scio-reprodutivas; famlia, reproduo social e crise do capital; mulher e sociedade; juventude e sociedade; valores e estranhamento social; classe social e ideologia. Filmes relacionados: Visitor Q, de Takachi Miike; O Casamento, de Arnaldo Jabor; Beleza Americana, de Sam Mendes; Festa em Famlia, de Thomas Vintenberg; Tempestade de Gelo, de Ang Lee.

Anlise do Filme um dos filmes clssicos do mestre do cinema italiano, Per Paolo Pasolini. Produzida em 1968, roteiro (e depois livro) do prprio Pasolini, expressa uma perspectiva particular da crise estrutural do capital a partir de uma de suas principais instncias scio-reprodutivas: a famlia. O que Pasolini nos apresenta o relato de dissoluo de uma famlia burguesa a partir da chegada de um misterioso hspede. a representao esttica da crise de reproduo social do capital a partir de um subgnero do cinema: o drama de famlia (por exemplo, s na dcada passada, podemos destacar: Beleza Americana, Festa em Famlia, Tempestade de Gelo, Felicidade). Como grupo social primordial, a famlia uma das mais importantes instncias scio-reprodutivas do sistema do capital como forma de metabolismo societrio. A partir da crise orgnica do capital, ela tende a dissolver-se ou a assumir uma forma crtica. Na verdade, o seu drama interior o drama da reproduo do sistema scio-metablico do capital. O cinema soube tratar disso com desenvoltura, principalmente a partir da

1 de 6

27/07/2013 18:28

TEOREMA

http://www.telacritica.org/teorema.htm

ltima metade da dcada de 1960. Em Teorema, Pasolini trata de um processo de crise estrutural que ainda estava em seus primrdios, mas que ele soube apreender com genialidade (de certo modo, a partir de meados de 1970 que se desenvolve a crise estrutural do capital com mltiplos desdobramentos na sociabilidade burguesa). Em Teorema, o drama de famlia o prprio drama do esgotamento da sociabilidade burguesa. O filme trata de um rico industrial de Milo, na Itlia, que hospeda em sua manso um rapaz, representado por Terence Stamp (no consta o nome do personagem). Aos poucos o estranho muda para sempre a vida de todos do lar, da empregada matrona. De fato, a chegada do hspede marca o inicio da degradao da famlia burguesa, apesar de que as condies internas da dissoluo dos laos familiares j estavam pressupostas. O que o estranho hspede fez foi apenas catalizar o processo de dissoluo familiar. Inclusive, teorema significa, segundo o Dicionrio Aurlio, uma proposio que, para ser admitida ou se tornar evidente, necessita de demonstrao. Ora, a mediao-que-demonstra o vazio profundo da interioridade do mundo burgus o personagem representado por Terence Stamp. Cada personagem membro da manso atrado irresistivelmente pela presena carismtica do hspede, assumindo, a partir da, para si, uma nova personalidade.

como se o hospede contribusse para o desvelamento (e explicitao), em cada personalidade, de um contedo latente, reprimido, que, ao se exteriorizar, transfigurasse (e implodisse) o papel social de cada personagem - a empregada Emilia, o filho Pietro, a filha Odetta, a matriarca Lucia (representada por Silvana Mangano) e inclusive Paolo, o pai, industrial de Milo, um figura passiva e ausente da cena familiar. Deste modo, Teorema um drama familiar que expressa, em si, de forma alegrica, a tragdia da sociabilidade burguesa em crise terminal. a partir da presena parousia do hspede misterioso, que cada personagem nega (e afirma, ao mesmo tempo) a si prprio. A figura do hspede uma representao alegrica, um quase-Messias, cuja passagem pelo espao familiar anuncia o que estava pressuposto: a dissoluo da ordem do mundo burgus. como um Cristo que veio trazer a desordem e no a ordem para o mundo. Seria Teorema uma verso profana de um outro filme de Pasolini, O Evangelho Segundo So Mateus (de 1964)? Inclusive, tanto a chegada do hspede, como sua partida, anunciada por um carteiro quase-angelical, chamado ngelo (de Anjo?), sorridente, quase um anjo cado, cuja simpatia se contrasta com a sisudez e circunspeo da empregada que o recepciona. Pasolini um diretor (e escritor) genial e maldito, pois profaniza algo que caro tradio conservadora italiana, o imaginrio catlico (o nome do pai em Teorema Paulo e do filho, Pedro, e da me, Lucia...). Mas ele se apropria desse imaginrio barroco para traduzir a crise da sociabilidade burguesa, sua venalidade e barbrie interior.

2 de 6

27/07/2013 18:28

TEOREMA

http://www.telacritica.org/teorema.htm

Pasolini trabalha com alegorias: a dissoluo lenta da famlia representada pela eroso continua de um terreno arenoso, o deserto que o industrial Paolo ira trilhar, no final do filme. O ambiente da manso simples, vazio, expressando a banalidade da existncia burguesa. A absoluta incapacidade de comunicao no mundo burgus, do fetichismo das mercadorias, representada pela relao silenciosa dos personagens da famlia. No existe dilogo entre eles. A nica relao que existe entre os personagens consigo mesmo, com seus papis e impostaes de classe. O hspede misterioso um jovem regatado, tambm quaseangelical, e que vive imerso em sua leitura de Rimbaud. O hspede implode tais papeis e impostaes sociais dos membros da famlia: o filho assume seu lado artstico; a filha Odetta, jovem introvertida, aficcionada pelo pai e pelos valores que a famlia representa, descobre o outro lado da vida; a matrona Lucia encontra no hspede um escape para sua monotonia sexual; a empregada encontra no hspede o verdadeiro senhor de seus desejos reprimidos e o industrial Paolo, seu canal de interlocuo interior. O desejo na narrativa de Teorema subversivo, pois o que cada personagem descobre uma dimenso oculta do desejo, reprimida pelas relaes sociais burguesas. a projeo do desejo que expe (e decompe) a interioridade de cada um. O mediador do desejo reprimido o hspede. a anttese que nega a personalidadefetiche de cada membro da famlia burguesa. O drama da famlia que Pasolini nos apresenta posto no interior de uma perspectiva de classe. Pasolini um diretor de viso de mundo marxista. A dissoluo da famlia a dissoluo da hegemonia burguesa na Itlia, de fundo catlica; da sua incapacidade de conduzir a reproduo social, representada pelo elo orgnico da famlia. Em Teorema, Pasolini se utiliza bastante de alegorias. Quando Paolo, o industrial, renuncia fbrica, temos a verdadeira representao da incapacidade hegemnica e produtiva da burguesia.

Emilia, a empregada da manso burguesa a personagem proletria do drama da famlia. Apesar de proletria, ela faz parte da tragdia burguesa. um elemento marginal (e trgico) da dissoluo da ordem scio-metablica do capital. Ela o primeiro personagem da famlia a ser transfigurado pela presena do hospede. atrada irresistivelmente por ele. Temendo no poder atrair o jovem hspede, tenta suicido, mas salva (e amada) por ele. Depois que o jovem hspede vai embora, a empregada retorna cidade de origem, uma pequena localidade rural, e torna-se uma figura asctica, alimentando-se apenas de urtigas, absolutamente incapaz de se reencontrar com a vida normal, procurando expiar seu pecado: ter feito amor com o hspede misterioso. Enfim, Emilia sacrifica a sua individualidade, colocando-a como mediao mstica com a figura transcendente do misterioso hspede. Finalmente, ela se enterra

3 de 6

27/07/2013 18:28

TEOREMA

http://www.telacritica.org/teorema.htm

viva, aps abandonar a idia de retorno do hspede misterioso. Se a empregada Emilia, o elo proletrio do ambiente burgus, sacrifica sua individualidade, os demais membros da famlia burguesa, aps a partida do hspede, afirmam, exausto, a sua individualidade. Por exemplo, o jovem filho do industrial, Pietro, descobre seu lado artstico e sua homossexualidade latente. Na verdade, Pietro rompe com a unilateralidade esttica da vida burguesa. A simples presena do hspede desvela para ele, a diversidade da sensualidade humana. Torna-se um pintor de figuras abstratas, ininteligveis, mas que representam sua vida autentica (a autenticidade de uma vida inautntica). Pietro a representao do artista, na perspectiva de Pasolini. A arte abstrata de Pietro a representao de um mundo burgus vazio. Cabe a Pietro ser a representao esttica do vazio burgus.

De fato, aps a catarse familiar, cada personagem busca uma vida autntica possvel. Se Pietro busca uma sada esttica, Emilia, a empregada, ir buscar uma via sacra, de uma sacralidade asctica, que no deixa de ser uma busca de autenticidade. Mas uma autenticidade estranhada posta nos limites de um desejo insurgente, mas obliterado.. A filha do industrial, Odetta, fica emudecida numa paralisia histrica e decide, tal como a empregada Emilia, isolar-se na sua interioridade devassada. Mas, enquanto a loucura de Emilia possui um sentido asctico, quase de carter mstico; a loucura de Odetta a conduz a um isolamento total. internada num manicmio. O que percebemos que, ao partir, o hspede deixa um vazio terrvel na interioridade de cada personagem-membro da famlia. A matrona da famlia, Lucia, rompendo com o principio da fidelidade conjugal, to cara imagem catlica da matrona familiar, busca em aventuras com jovens rapazes as sensaes perdidas com o hospede e que preenchiam um vazio sexual (e afetivo). Apesar disso, ela vive uma tristeza profunda. O industrial Paolo, paterfamilias, dono dos meios de produo, decide, num gesto insano, abandonar o seu papel de industrial, e como um So Francisco de Assis, se despe em plena Estao Central de Milo, renunciando a tudo e se pe a percorrer, sem direo, uma rea deserta. Perde a prpria sua identidade social. Tal como os demais personagens da famlia burguesa, que, diante da irrupo da partida do hspede, reencontram de forma transfigurada, sua individualidade, Paolo s consegue reencontrar sua individualidade, perdendo-a enquanto persona do capital.

4 de 6

27/07/2013 18:28

TEOREMA

http://www.telacritica.org/teorema.htm

Existe, claro, um paralelo entre o destino de Emilia, a empregada, e o do burgus Paolo. Enquanto que, quando Emilia se enterra viva sugere, de fato, a supresso de uma individualidade angustiada; o despojamento insano de Paolo meramente a forma possvel do burgus afirmar uma individualidade inexistente. O desnudamento do burgus a representao de sua incapacidade hegemnica diante do processo brbaro do capital. a negao do capitalista (como suporte) pelo capital. E sua caminhada sem direo pelo rido deserto, ao som da Rquiem de Mozart, sugere um zumbi, um morto-vivo, cuja nudez expressa a incapacidade de uma identidade social. Na crise estrutural do capital, a burguesia como classe produtora torna-se incapaz de encontrar a representao de si mesma. Logo no inicio do filme, num dilogo entre operrios, surge a pergunta se todos poderiam se tornar burgueses, patres de si mesmo. a idia da prpria dissoluo de uma identidade de classe. Deste modo, Teorema, de Per Paolo Pasolini, um filme visionrio, pois, em 1968, conseguiu apreender o que, diante da lgica da financeirizao, a verdade do capitalismo global: a burguesia, como classe produtiva, perde sua identidade social, est despedia de si, vagando pelo deserto. O capital financeiro, ao criar a iluso de que todos podem ser burgueses, ao possurem aes de empresas, contribui para a sintomatologia de uma crise estrutural do capital e de suas representaes de classe, inclusive, de classe produtiva (a burguesia). Finalmente, importante salientar o seguinte: o filme Teorema, de Pier Paolo Pasolini, nos remete a um dos traos marcantes da nova etapa de desenvolvimento capitalista que emergiria com a crise estrutural do capital a partir da dcada de 1970: a expansividade acelerada do metabolismo social da forma-mercadoria, expressa em valores-fetiches, expectativas e utopias de mercado capazes de desefetivar o ser genrico do homem. Ora, Pasolini um critico voraz do americanismo como cultura da perversidade humano-genrico. Por exemplo, seu ltimo filme - "Sal ou Os 120 dias de sodoma", de 1975, no apenas uma critica incisiva (e chocante) do fascismo, mas pode ser lido tambm como uma critica radical do "capitalismo de consumo" que, como a perverso sdica, promove a gratificao ntima espria ao mesmo tempo que desefetiva o ser genrico do homem. Crise e expansividade eis um dos traos caractersticos da ordem burguesa. A expansividade capitalista que emerge com a globalizao neoliberal sintoma irremedivel da crise estrutural do capital. A ordem burguesa se expande como meio de reproduo ampliada do seu metabolismo social estranhado. Por isso, Pasolini, em fins da dcada de 1960, vislumbrou um dos elementos compositivos da globalizao

5 de 6

27/07/2013 18:28

TEOREMA

http://www.telacritica.org/teorema.htm

neoliberal que iria se disseminar pelo planeta na prxima dcada: o aburguesamento universal. Todos ns nos tornamos burgueses, exclama ele. Para Pasolini, o conceito de burguesia no possui apenas uma significao econmica, mas uma significao scio-metablica, ligada a valores de consumo. burgus quem se coloca meramente no horizonte do consumismo inveterado que busca compensar atravs da obsessiva aquisitividade de produtos-mercadorias, a falta de sentido da vida sob a ordem capitalista. necessidade intrinseca ao metabolismo social capitalista produzir individualidades frustradas, insatisfeitas e infelizes no trabalho e nas relaes afetivas - que buscam compensar sua deriva pessoal ntima pela prtica de consumo obsessiva. O capitalismo liberal produz individuos aquisitivos, vorazes consumidores que no se reconhecem como produtores ou sujeitos humanos capazes de ir alm do dado. Assim, o conceito de burguesia em Pasolini remete a um conceito moral. O burgus a pessoa implicada com valores aquisitivos e instrumentais. Pasolini, com Teorema, foi um visionrio dos tempos neoliberais. claro que ele criticava a expanso do capitalismo de consumo, que marcou o processo de modernizao na Europa meridional, como Itlia e Frana. Foram sociedades burguesas que no ps-guerra se americanizaram e incorporaram a lgica da sociedade afluente de mercado. Mas sob a globalizao neoliberal, a lgica do aburguesamento iria assumir formas perversas, pois iria se colocar como horizonte de valores no interior de segmentos sociais excluidos das benesses da sociedade de consumo de massa. Isto , o proletrio miseravel tambm almeja ser burgus. Os "condenados da terra" cultivam o sonho da aquisitividade mercantil. Se o "capitalismo de consumo" criou indivduos aquisitivos, o "capitalismo da excluso social" produziu individuos monetrios sem dinheiro. Isto , burgueses ressentidos da sua excluso irremedivel da forma mercadoria. Enfim, no filme Teorema, Pasolini expe a situao grotesca da vida burguesa, vida humana inautentica, imersa no vazio existencial de uma ordem familiar burguesa que se desestrutura em si e para si. Por isso, o filme "Teorema" trata, segundo Pasolini, de uma condio universal em sua forma extrema.

Giovanni Alves (2003/2008)

6 de 6

27/07/2013 18:28

Potrebbero piacerti anche