Sei sulla pagina 1di 6

Elementos constitutivos das obrigaes: 1) Objetivo: 1.1 Objeto Obrigacional: Sempre ser; dar fazer ou no fazer.

As obrigaes de dar e fazer, so obrigaes positivas, j que elas importam em conduta COMISSIVA. J a obrigao de no fazer uma obrigao negativa, j que ela importa em conduta OMISSIVA . 1.2 Objeto Prestacional O que se d, o que se faz e o que no se faz.

2) Subjetivo: 2.1 Sujeito Ativo Credor ou accipiens Credor o indivduo que possui o direito de exigir certa e determinada conduta do devedor. 2.2 Sujeito Passivo Devedor ou Solvens Devedor aquele que est sujeito s exigncias de direito subjetivo do credor. 3) Vinculo Jurdico 3.1 Dbito(Schuld) Ligao entre credor e devedor (liame obrigacional) 3.2 Responsabilidade (Haftung) Consiste no direito subjetivo que tem o credor de exigir um certo comportamento do devedor.

DOS ELEMENTOS CONSTUTIVOS LATERAIS DAS OBRIGAES Durante muito tempo, acreditou-se que as obrigaes eram constitudas apenas de elementos nucleares (objetivo, subjetivo e vinculo jurdico), entretanto, desde Alex Poetelia Papiria o direito obrigacional sofreu uma monumental evoluo que restou destacada sobretudo no mbito do elemento objetivo das obrigaes. Hoje evidente que alm do dever de prestao do objeto nuclear a relao obrigacional envolve deveres laterais, de contorno , ou de conduta que marcam os aspectos evolutivos do panorama civil constitucional no direito das obrigaes. Tais deveres so orientados pela dignidade humana( Art 1 INCISO 3 CF ) e pelo solidarismo constitucional ( Art 3 Inciso 1 CF ) que decorrem como consectrios, na relao civil obrigacional, da boa f (Art 112 e 113 CC) , da fundio social (Art 421 CC), probidade (Art 422 CC )

Modalidades Obrigacionais:

Obrigao de Dar aquela que importa na entrega ou restituio de um determinado objeto prestacional que realizado pelo devedor em favor do credor. A obrigao de dar pode ser aperfeioada por coisa certa ou por coisa incerta. A coisa certa aquela definida por gnero, quantidade, qualidade e especificidade. O objeto, portanto, nestes casos, determinado no momento da avena entre as partes. Se a obrigao de dar coisa incerta o objeto ento ser definido por gnero e quantidade. Da obrigao de dar COISA CERTA( que tem objeto determinado) : Pode se perfazer por entrega ou por restituio. Entrega: Consiste no dar originrio que ocorre exemplificativamente quando um individuo doa ou vende algo a algum, remanescendo o dever de entregar o objeto em questo.

Restituio : Se da nos casos em que o individuo tem o dever de devoluo Muito embora na entrega o autor possa cobrar aumentos no valor da coisas, nos termos do artigo 237. Na restituio o aumento do preo s pode ser cobrado se o devedor(restituinte) contribuiu diretamente com o seu trabalho ou com implemento de capital para o aumento do preo da coisa. Nestes casos, sero levadas em considerao as regras da posse de boa e de m f, conforme determina o artigo 1219 CC.

Das Obrigaes de Dar Coisa Certa Art. 233. A obrigao de dar coisa certa abrange os acessrios dela embora no mencionados, salvo se o contrrio resultar do ttulo ou das circunstncias do caso. Art. 234. Se, no caso do artigo antecedente, a coisa se perder, sem culpa do devedor, antes da tradio, ou pendente a condio suspensiva, fica resolvida a obrigao para ambas as partes; se a perda resultar de culpa do devedor, responder este pelo equivalente e mais perdas e danos. Art. 235. Deteriorada a coisa, no sendo o devedor culpado, poder o credor resolver a obrigao, ou aceitar a coisa, abatido de seu preo o valor que perdeu.

Art. 236. Sendo culpado o devedor, poder o credor exigir o equivalente, ou aceitar a coisa no estado em que se acha, com direito a reclamar, em um ou em outro caso, indenizao das perdas e danos. Art. 237. At a tradio pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poder exigir aumento no preo; se o credor no anuir, poder o devedor resolver a obrigao. Pargrafo nico. Os frutos percebidos so do devedor, cabendo ao credor os pendentes. Art. 238. Se a obrigao for de restituir coisa certa, e esta, sem culpa do devedor, se perder antes da tradio, sofrer o credor a perda, e a obrigao se resolver, ressalvados os seus direitos at o dia da perda. Art. 239. Se a coisa se perder por culpa do devedor, responder este pelo equivalente, mais perdas e danos. Art. 240. Se a coisa restituvel se deteriorar sem culpa do devedor, receb-la- o credor, tal qual se ache, sem direito a indenizao; se por culpa do devedor, observar-se- o disposto no art. 239. Art. 241. Se, no caso do art. 238, sobrevier melhoramento ou acrscimo coisa, sem despesa ou trabalho do devedor, lucrar o credor, desobrigado de indenizao. Art. 242. Se para o melhoramento, ou aumento, empregou o devedor trabalho ou dispndio, o caso se regular pelas normas deste Cdigo atinentes s benfeitorias realizadas pelo possuidor de boa-f ou de m-f. Pargrafo nico. Quanto aos frutos percebidos, observar-se-, do mesmo modo, o disposto neste Cdigo, acerca do possuidor de boa-f ou de m-f.

Fichamento para Prxima aula: Posse justa e injusta e posse de boa f e m f. Ao final do fichamento responder seguintes questes: possvel que a posse seja injusta de boa f?(direito das coisas, ou direitos reais. qualquer livro.) Apenas um autor.

Classificao das obrigaes: As obrigaes, de modo geral, obedecem uma srie de classificaes. Em regra, estas classificaes esto afetas aos elementos constitutivos das obrigaes, de modo que a depender de cada variao de elemento constitutivo a obrigao ser singularmente classificada.

1 Classificao das obrigaes em obrigaes SIMPLES E COMPLEXAS. Trata-se de uma classificao estrutural que tem relevncia eminentemente terminolgica. A obrigao simples sempre que houver singularidade de seus elementos constitutivos. A pluralidade de tais elementos, portanto, revela a sua complexidade. Desse modo, a complexidade de uma obrigao pode ser objetiva, subjetiva, mista ou integral. Ser objetiva nos casos em que a obrigao comportar dois ou mais objetos. Ser subjetiva sempre que houver mais de um sujeito, situao em que poder ser complexidade subjetiva ativa, subjetiva passiva ou, ainda, mista. A complexidade integral de uma obrigao se aplica aos casos em que h mais de um objeto, mais de um sujeito ativo e mais de um sujeito passivo integrando a relao obrigacional. APLICAO : 1.1 Jos e Antnio devem trinta mil reais a Claudio. Complexidade subjetiva passiva. 1.2 Roberto e Matheus devem fazer o letreiro da padaria e entregar vinte mil reais a Junior. Complexidade integral. 1.2 Maria e ngela devem fazer a declarao de imposto de renda ou entregar um relgio a Antnio e Jlia. Complexidade integral.

2 Obrigaes cumulativas, alternativas e ou faculdade de substituio.

Obrigao de fazer: A obrigao de fazer uma obrigao positiva que importa em conduta comissiva na qual o devedor se obriga a fazer algo em favor do credor na obrigao. A principal peculiaridade na obrigao de fazer consiste na possibilidade de que esta obrigao seja firmada INTUITU PERSONAE. A prestao personalssima aquela firmada em razo nica e exclusiva de essenciais caractersticas do sujeito contratado. uma obrigao subjetivamente infungvel. So circunstncias em que a tentativa de cumprimento por pessoa diversa daquela aprazada para tanto gera inadimplemento absoluto da obrigao. Art. 247. Incorre na obrigao de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestao a ele s imposta, ou s por ele exequvel. Art. 248. Se a prestao do fato tornar-se impossvel sem culpa do devedor, resolver-se- a obrigao; se por culpa dele, responder por perdas e danos.

Art. 249. Se o fato puder ser executado por terceiro, ser livre ao credor mand-lo executar custa do devedor, havendo recusa ou mora deste, sem prejuzo da indenizao cabvel. Pargrafo nico. Em caso de urgncia, pode o credor, independentemente de autorizao judicial, executar ou mandar executar o fato, sendo depois ressarcido. Obrigao de NO FAZER: uma obrigao negativa que importa em conduta omissiva, nestes casos o sujeito se obriga a uma absteno de conduta em favor do credor. A principal peculiaridade desta situao est na ausncia de mora. Pargrafo nico - No sendo possvel desfazer o ato, a obrigao resolve-se em perdas e danos.

MORA DEBITORIS (MORA SOLVENDI OU PASSIVA OU SEJA MORA DO DEVEDOR) Mora um critrio de aferio econmica e de utilidade sob interesse do credor. Se ainda possvel cumprir a prestao depois da data combinada, temos mora, se no, temos inadimplemento. Inadimplemento absoluto A obrigao no pode em hiptese alguma ser cumprida. Inadimplemento relativo MORA. Quando h um cumprimento parcial da obrigao de dar, ainda se mantm a mora ou o inadimplemento absoluto, porem sendo este um inadimplemento absoluto parcial. Sendo o inadimplemento absoluto total (nada foi entregue), parcial (parte foi entregue). A mora de um dos sujeitos da obrigao SEMPRE EXCLUI A MORA DO OUTRO. Assim IMPOSSVEL que os obrigados estejam em situao de mora concomitante. Nas hipteses em que de fato houver prestao e contraprestao que devam ser cumpridas ao mesmo tempo o instituto aplicvel ser o da exceo do contrato no cumprido. Trata-se de instituto do direito contratual especfico para as circunstancias que se assemelham mora concomitante( que vedada). INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAES DE FAZER E NO FAZER Inadimplemento Culposo se da nos casos em que h: Negligncia, imprudncia, impercia (*culpa profissional), inteno da produo do resultado lesivo ou assuno do risco. Neste caso, a consequncia ser por meio da devoluo dos valores pagos com perdas e danos. ENUNCIADO 443, 5 JORNADA DE DIREITO CIVIL

Potrebbero piacerti anche