Sei sulla pagina 1di 11

Pensamento

H pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela. Mas h, tambm, aquelas que fazem de uma simples mancha amarela, o prprio Sol.

(Pablo Picasso)
Picasso, com essa frase acima, falava da arte, mas essa mesma citao tambm pode servir para falar da vida. A arte s pode existir se houver criao. O verdadeiro artista est sempre inventando e reinventando e jamais se acomoda. Faz parte do trabalho artstico inovar e quebrar velhos conceitos e paradigmas para ajudar nascer algo novo. A verdadeira arte no precisa razo para existir, ela simplesmente e abre uma nova janela onde o humano pode se ver. Ao olharmos para a biografia e obras de Picasso podemos vislumbrar a viso de um gnio. Foi genial porque ousou romper com tudo que lhe havia sido ensinado e usar seu conhecimento, suas experincias e talento para criar o inusitado. Seu envolvimento com sua arte era to intenso que o permitiu seguir adiante mesmo quando os comentrios e crticas sobre o que fazia lhes eram desfavorveis. O que lhe importava mais era fazer da mancha o prprio sol e no o contrario. Ele, certamente, no temeu se comprometer com sua prpria vida e isso pode ser visto atravs das riquezas de seus trabalhos que no deixam duvidas de sua capacidade criativa.

Nem todos somos artistas inovadores e capazes de criar obras. No entanto, somos artistas de ns mesmos. Podemos e devemos criar e recriar nossas vidas quantas vezes forem necessrias para que possamos fazer delas nossas obras primas. Quebrar velhos

hbitos que nunca nos levaro a nada novo e s nos conduzir ao mesmo caminho com os mesmos resultados. importante no se acomodar e usar das experincias de vida como matria prima para modelarmos a obra que criaremos. Comprometimento consigo mesmo vital para ser um verdadeiro artista de si mesmo. Quando a vida no vai bem, quando ela est pesada e sem sentindo preciso criar um significado novo. No deixar que a vida se transforme apenas numa mancha um trabalho artstico ao qual todo ns somos chamados a realizar.

A pintura mural GuernicaDocument Transcript

1. A pintura mural Guernica retrata os horrores daguerra e o sofrimento humano da resultante.Foi pintado por Pablo Picasso para a ExposioUniversal de Paris , com incio em Julho de 1937.Este quadro encontra-se atualmente no MuseuNacional , Centro de Arte Rainha Sofia , em Madrid.Neste quadro Pablo Picasso quis representar asconsequncias do terrvel bombardeamento cidade Basca de Guernica, que aconteceu a 26 deAbril de 1937. Em poucas horas, a pequena cidadefoi completamente destruda pelos Alemes, quedemonstravam assim o seu apoio ao ditador,General Franco. Ao pintar este quadro, PabloPicasso demonstrou o seu apoio ao governorepublicano, que lho encomendou.

2. O autor, Pablo Picasso, escolheu para este quadro,as cores preto , branco e cinzento para acentuar oambiente de tristeza e de luta perante aquelacatstrofe.O pintor no fornece elementos sobre a localizaotemporal.As figuras retratadas expressam

atravs de gestos,movimentos e sons ( gritos) a dor e o sofrimentovivido no dia do bombardeamento alemo.As vtimas foram, no s pessoas, mas tambmanimais.

3. Da esquerda para a direita: Mulher chorando o filho morto nos seus braos; Touro bramindo de sofrimento;

4. Figura despedaada de um guerreiro morto, empunhando um aespada partida, da qual nasce uma flor; Cavalo empinado, em sinal de susto/medo, tendo sobre a cabea um candeeiro aceso com o formatode um olho com lmpada; Poder ser um smbolo de Deus ou daBomba destruidoraFigura humana horrorizada e iluminando a cena representada;

5. Mulher implorando socorro;Figura desesperada , erguendo os braos ao cu ( ?)

6. Guernica pintura que representa o horror e a violncia da guerra ( contra seres humanos e animais )Trabalho realizado por Nuno Monteiro, 9A, nmero 12,em 17 de Abril de 2012

Guernica -

Em uma segunda-feira, no dia 24 de Abril de 1937, s 16:45, a cidade de Guernica na Espanha atingida por bombas atmicas. Uma grande tragdia, em uma cidade de 7 mil habitantes, 1654 pessoas morreram e 889 ficaram feridas. A cidade foi completamente destruda pela Guerra Civil Espanhola.

Mas porqu Guernica foi atacada? Escolheram um alvo fcil para testar bombardeiros areos feitos pelo avio HEINKELS - 11, antes de atacar a capital Madrid. Escolheram uma cidade com poucos habitantes e Guernica tambm era uma cidade com revolucionrios que queriam uma Espanha democrtica com direritos iguais. Ento o bombardeio tambm foi uma terrvel lio que Guernica recebeu.

O artista Pablo Picasso retratou o desespero dos habitantes da cidade bombardeada no quadro Guernica. Nesse quadro, a Lmpada significa a tcnologia usada pelos avies, o Cavalo representa o desespero de todos ao serem atacados, a Me segura seu Filho morto com desespero, a Casa est em chamas, uma mulher incinerada pede por socorro, o Lampio aceso e o brao decepado significa a chegada da bomba. Esse quadro tem aproximadamente 350x800 metros. Ficou em Nova York at 1981, quando finalmente o quadro voltou para Espanha, pois o pintor no queria o quadro no pas at que a Espanha se tornasse Livre. Em 1940, um dos Oficiais do exrcito tambm responsvel pelo bombardeio da cidade que estava vendo o quadro, perguntou a Picasso: "Voc que fez isto?" e o artista respondeu: "No, foram vocs."

Veja o desenho da Obra em 3D para que voc possa depois visualizar melhor o quadro.

Pablo Picasso criou um novo estilo para pintar: o Cubismo. A pintura cubista mostra todos os lados de uma pessoa ou objeto de uma s vez. Faa uma experincia, recorte da revista diversas bocas, olhos, orelhas e nariz. Depois escolha algumas das imagens e monte um rosto com os recortes colando as peas recortadas em um papel. Veja esse exemplo:

Para terminar a Pesquisa, conhea Pablo Picasso, o pintor espanhol que conseguiu retratar o resultado de uma guerra de forma muito original. Poder tambm gostar de:

5. Atividade 1: Sensibilizando os alunos e produzindo novas imagens Para esta aula ser necessrio preparar o material a partir da obra de Picasso. Tirar cpias da obra Gernica para a aula; Apresentar aos alunos a obra de Picasso colorida; Promover a leitura da obra, orientando os alunos atravs de perguntas: - o que voc est vendo? - Descreva as pessoas e o que elas esto fazendo; - o que esta acontecendo? Descreva os animais, quais so, se esto prximos, se esto todos olhando para a mesma direo; - como so as cores do quadro? - de onde vem a luz do quadro? - localize formas geomtricas, se alguma esta em destaque; - que sentimento esta obra desperta em voc?

6. Separe as cpias em partes, aproveitando as prprias linhas e figuras de Picasso; Distribua uma parte para cada aluno e proponha a criao de uma nova imagem, fazendo a colagem da parte que recebeu em uma folha branca, e a partir dela criar um novo desenho; Com as imagens prontas, converse com os alunos sobre a soluo que eles encontraram para situar aquela imagem no espao do papel, o que a maioria dos alunos desenhou, o que acrescentaram ao desenho, que temas so identificados nos desenhos e se existem temas diferentes; Pedir aos alunos que pesquisem em jornais, revistas e internet sobre assuntos atuais que tenham repercusso em todo o mundo, e que faam uma pesquisa completa sobre a vida e obra de Picasso, o quadro Guernica,

fato que gerou tal obra, acontecimentos do perodo no mundo, na histria e nas artes.

7. Atividade 2: Produo de gravuras Relembrar junto com os alunos o que sentiram com a obra de Picasso, quem foi Picasso, suas obras, suas transformaes durante os anos, e qual impacto a obra Guernica causou em cada um , revendo as figuras produzidas por eles na aula anterior. Analisar a pesquisa feita sobre Picasso e o perodo em que a obra foi feita, falar sobre o cubismo e sua contribuio para a arte mundial. Pedir que cada aluno que coloque na mesa as reportagens que conseguiram recolher e separe uma manchete que considere a mais impactante, e a partir desta imagem expresse no desenho em papel o que sentiu ao ver e ler tal reportagem. Com os jornais e revistas que sobraram, pea aos alunos que recortem de qualquer maneira, e com os pedaos coleos montando uma nova figura.

A influncia de artistas
O tema sugerido nesta aula de Redao requer a leitura do artigo do 10emtudo Pablo Picasso "Sua Vida e Arte".

Guernica

Tema: Pesquise sobre o quadro "Guernica", que uma das obras mais famosas de Picasso. O que Picasso objetivou ao pintar "Guernica"? Voc acredita que grandes artistas, como Pablo Picasso, conseguem influenciar a poltica e o mundo com sua arte? Questes: 1. Por que Guernica considerada uma das obras mais famosas de Picasso? 2. Qual o tema de Guernica? 3. O que levou Picasso a pintar Guernica? 4. Qual foi o impacto poltico de Guernica? 5. Artistas tm o direito de usar seus talentos e fama para influenciar a sociedade?

Potrebbero piacerti anche