Sei sulla pagina 1di 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN

PR-REITORIA DE GESTO DE PESSOAS


Edital 314/2012 PROGEPE

Prova Objetiva 24/03/2013

101 Farmacutico
INSTRUES
1. 2. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. 3. Esta prova constituda de 40 questes objetivas. 4. Nesta prova, as questes objetivas so de mltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. 5. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 6. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. 7. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao. 8. No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. 9. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso. 10. O tempo de resoluo das questes, incluindo o tempo para preenchimento do cartoresposta, de 4 horas. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova, o carto-resposta e a ficha de identificao. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

Portugus

Legislao

Conhecimentos Especficos

DURAO DESTA PROVA: 4 horas

INSCRIO

TURMA

NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

..................................................................................................................................................................................................................................

01 02 03 04 05 -

06 07 08 09 10 -

11 12 13 14 15 -

16 17 18 19 20 -

RESPOSTAS 21 22 23 24 25 -

26 27 28 29 30 -

31 32 33 34 35 -

36 37 38 39 40 -

PORTUGUS
O texto a seguir referncia para as questes de 01 a 05. Um homem homem Carlos Heitor Cony
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21

Eugnio Hirsch, nascido na ustria, mas vivido na Argentina e, mais tarde, no Brasil, era um artista grfico de prestgio mundial, responsvel pelos catlogos de alguns dos museus mais importantes da Europa e capista de grandes editoras internacionais.(...) Era um mestre na arte visual. Sua capa para a edio brasileira de "Lolita", publicada pela antiga Civilizao Brasileira, ganhou o prmio internacional e foi consagrada pelo prprio Nabokov, que a considerou a melhor interpretao de sua personagem, superando at mesmo o filme de Stanley Kubrick baseado em seu romance. Durante os anos em que viveu no Rio, casou-se com uma negra escultural (...). Um amigo perguntou se era verdade que ele havia se casado com uma negra. Hirsch respondeu na bucha: "No, eu me casei com uma mulher". Este caso teve um replay de outro amigo meu, que se casou com uma judia. Perguntado se era verdade, ele respondeu: "No. Casei-me com uma mulher". Relembro os dois casos toda vez que fazem referncia ao ministro Joaquim Barbosa, considerado o primeiro negro a ocupar a presidncia do Supremo Tribunal Federal. Pensando bem, um resqucio quase inocente do preconceito racista, negado veementemente pelos nossos socilogos e demais entendidos, mas existente na prtica sob diversas formas, algumas delas at que inocentes. O ministro , acima de tudo, um cidado como outro qualquer, no deve o cargo que ocupa atualmente a uma cota racial, um brasileiro nascido em Paracatu, que se destacou no ofcio que escolheu e para o qual se preparou ao longo da vi da, vencendo dificuldades que, de uma forma geral, todos ns enfrentamos, uns mais, outros menos, no desafio clssico do "struggle for life", a luta pela vida. Se h um povo que no tem necessidade de rotular seus filhos pelas caractersticas raciais, esse povo o brasileiro, formado e formatado pela miscigenao do branco europeu, do negro africano e do ndio nativo. (...). Apesar da discriminao que ainda existe, embora atenuada em relao a outros tempos, h motivos de sobra para no nos admirarmos quando um negro ou afrodescendente (detesto essa classificao pretensamente correta) ocupa na sociedade o lugar que mereceu.
(Adaptado da Folha de S. Paulo, 30/11/12. Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/carlosheitorcony/1193496-um-homem-ehomem.shtml, acesso em 15/03/13.)

01 - Sobre o texto, correto afirmar: A expresso na bucha (linha 8) significa o tom rspido com que a resposta foi dada. A expresso "struggle for life" (linha 16), emprestada da lngua inglesa, pressupe o conhecimento desse idioma por parte do leitor. c) Os episdios envolvendo Hirsch e o amigo do autor do texto cumprem a funo de se contraporem viso defendida pelo autor do texto. d) Os dois primeiros pargrafos fornecem informaes provavelmente desconhecidas do leitor mdio e mostram a importncia de Hirsch no cenrio mundial. e) O objetivo central do texto discutir o preconceito contra negros e judeus no Brasil. a) b) 02 - Acerca das posies defendidas no texto, correto afirmar: a) b) c) d) O Brasil caminha rumo ausncia de prticas discriminatrias. Designaes como afrodescendente concorrem para atenuar do problema da discriminao. As conquistas do ministro Joaquim Barbosa decorrem da conjuno do esforo individual com reconhecimento social. A referncia ao ministro Joaquim Barbosa como primeiro negro a... consiste em reconhecimento dos espaos conquistados por essa raa. e) O critrio racial para identificar a ns brasileiros dispensvel porque incoerente. 03 - Sobre os enunciados reportados no texto: "No, eu me casei com uma mulher" (linha 8) e "No. Casei-me com uma mulher" (linha 9), considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. Apesar das diferenas de pontuao e de colocao pronominal, ambos tm o mesmo significado bsico. Indicam que os respondentes esto, ambos, negando que suas respectivas esposas sejam negra e judia. Apontam, ambos, para um esforo em no marcar na linguagem prticas com vestgios racistas. Produzem efeito de ironia.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) **04 Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras.

Sua personagem (linhas 5 e 6) refere-se a: Eugnio Hirsch (linha 1). Lolita (linha 4). Civilizao Brasileira (linha 4). Nabokov (linha 5). Stanley Kubrick (linha 6).

a) b) c) d) e)

** Questo com resposta alterada.

05 - A propsito do ttulo do texto, correto afirmar: a) b) c) d) e) Consiste em um enunciado evidente, do tipo Criana criana. Enfatiza o aspecto relacionado masculinidade. Deixa em aberto para o leitor a atribuio de caractersticas para homem. Parte da generalizao para a individualizao. Significa que diferenas no modificam a essncia da condio humana.

06 - Numere a coluna da direita com base no sentido que une as oraes da coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. Como j era tarde, decidimos pernoitar l. Tomei a medicao, mas no tive melhora. Ainda que estivesse ali, parecia ausente. Havia tantos desafios que quase desanimei. ( ( ( ( ) ) ) ) Causa. Concesso. Adversatividade. Consequncia.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) e) 4 1 3 2. 4 1 2 3. 4 3 2 1. 1 4 3 2. 1 3 2 4.

07 - Considere o seguinte fragmento de texto:


1 2 3 4 5 1 2 3 4 5

Pense em uma atividade que voc faz muito bem: cozinhar, tocar piano, arremessar uma bola de basquete, mesmo algo to bsico como dirigir um carro. Se voc refletir sobre essa atividade, vai perceber que, depois de aprender a fundo, j no tem que dar ateno consciente aos vrios movimentos para executar essa tarefa. A execuo dessa atividade, em outras palavras, depende de voc ter aprendido uma srie de movimentos complicados que podem parecer misteriosos ou difceis para aqueles que ainda no tenham aprendido.
(GRAF, Gerald, BIRKENSTEIN, Cathy. Eles falam, eu falo: um guia completo para desenvolver a arte da escrita. Traduo Rafael Anselm. Ribeiro Preto, So Paulo: Novo Conceito Editora, 2011. p. 1.)

Com base nesse texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ( ( ( ) ) ) ) Em que voc faz muito bem (linha 1), a palavra que pode ser substituda por a qual. Em vai perceber que (linha 2), a palavra que pode ser substituda por a qual. Em no tem que dar ateno (linhas 2 e 3), a palavra que no pode ser substituda. Em que podem parecer misteriosos (linha 4), a palavra que pode ser substituda por cujos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F V F. V V F F. F V V F. V F F V. F V F V.

08 - A indstria de carne suna prev um aumento moderado de volume exportado pelo Brasil em 2013, mas crescimento nos preos externos, pela perspectiva de demanda e entrada em novos mercados, informou a associao do setor, ABIPECS. O setor enfrentou aumento de custos no ano passado, depois que os preos de gros, principal insumo da alimentao animal, dispararam no mercado internacional. Ainda assim, exportou 4,21% mais em faturamento: US$ 1,49 bilho.
(Jornal Gazeta do Povo, 13 de janeiro de 2013.)

Considerando a relao entre as ideias expressas nas frases do texto , identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O trecho pela perspectiva de demanda e entrada em novos mercados apresenta um sentido de causalidade em relao frase anterior. ( ) O trecho mas crescimento nos preos externos apresenta um sentido de adversatividade em relao frase anterior. ( ) O trecho depois que os preos de gros dispararam no mercado apresenta um sentido temporal em relao frase anterior. ( ) O trecho Ainda assim, exportou 4,21% mais em faturamento: US$1,49 bilho apresenta um sentido de consequncia em relao frase anterior. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V V V F. F V F V. V F V F. F F V V. V V F V.

09 -

(VELATTI. In. Folha de So Paulo. Postado em cartunsdiarios/#11/3/2013. ltimo acesso em 12 mar. 2013.)

mar

2013.

Disponvel

em:

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/cartum/

Com base na relao entre o texto escrito e a imagem que compem a charge, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. H ironia nos objetos da imagem, que foram desenhados em grande proporo. O autor da charge contrape os objetos da imagem e o texto da fala do Ministro para gerar a ironia. O gigantismo dos objetos da imagem guarda relao com o gigantismo do projeto do pr-sal.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente a afirmativa 2 verdadeira. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras.

10 - So chamadas de parnimas as palavras que, ainda que assemelhadas, apresentam pequenas diferenas na pronncia e na ortografia, fato que pode gerar equvocos causadores de mensagens absurdas ou incoerentes. Assinale a alternativa em que h coerncia no uso dos vocbulos sublinhados. a) b) c) d) e) A comisso infringiu a penalidade compatvel falha cometida. Seu pedido de transferncia foi ratificado. A parede absolveu a umidade. O cumprimento da fila de cadeiras chamava a ateno. Iminente advogado, atuou como nosso consultor ao longo do projeto.

LEGISLAO
11 - A reviso geral anual da remunerao dos servidores pblicos um direito previsto na Constituio da Repblica. correto afirmar, nos termos do texto constitucional, que essa reviso geral anual: a) b) c) d) e) depende de ato normativo da Presidente da Repblica. automtica e independe de qualquer ato normativo. requer lei especfica. pode possuir ndices diferenciados, conforme o cargo ocupado pelo servidor pblico. deve ocorrer sempre na mesma data, sob pena de crime de responsabilidade da Presidente da Repblica.

12 - Joo servidor pblico da Unio e acumula dois cargos pblicos. Vale dizer que sua situao funcional constitucionalmente permitida. Sobre sua remunerao mensal, correto afirmar: a) A soma da remunerao mensal dos dois cargos de Joo no pode ser superior ao subsdio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. b) A soma da remunerao mensal dos dois cargos de Joo no pode ser superior ao subsdio mensal da Presidente da Repblica. c) A remunerao mensal de cada cargo pblico tomada isoladamente para fins de limitao do valor, sendo irrelevante a soma da remunerao dos dois cargos. d) A soma da remunerao mensal dos dois cargos de Joo pode ser superior ao subsdio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal somente se Joo for servidor pblico vinculado ao Poder Judicirio. e) Joo, embora possa ocupar dois cargos pblicos, nos termos da Constituio da Repblica, deve renunciar a uma das duas remuneraes.

13 - Paulo usurio de servio pblico municipal de transporte coletivo (nibus). O nibus em que Paulo estava, num cruzamento de duas avenidas, abalroou um caminho. Devido coliso, Paulo sofreu diversas fraturas. A determinao da responsabilidade do Municpio, para fins de indenizao a Paulo: a) b) c) d) e) depender da comprovao da culpa do motorista do nibus. depender da comprovao da culpa do motorista do caminho. independe de culpa do motorista do nibus ou do motorista do caminho. s h responsabilidade do Municpio se o motorista do nibus agiu com dolo, ou seja, vontade de causar o dano. s h responsabilidade se o motorista do nibus e o do caminho agiram com dolo, ou seja, vontade de causar o dano.

14 - Sobre os direitos fundamentais previstos na Constituio da Repblica, assinale a alternativa correta. a) Aos estrangeiros residentes no pas, se asseguram a inviolabilidade do direito vida, igualdade e segurana, mas no propriedade. b) Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei, ordem judicial ou de autoridade policial. c) livre a manifestao do pensamento, sendo vedada a violao aos bons costumes. d) So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. e) A censura da expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao pode ser exercida pela administrao pblica, nos termos da lei. 15 - Os direitos fundamentais so previstos na Constituio da Repblica. Sobre esses direitos, correto afirmar: a) b) A Constituio da Repblica veda a pena de morte, sem exceo. A Constituio da Repblica veda penas de carter perptuo, exceto para crimes de guerra e para aqueles considerados hediondos. c) A lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru. d) O direito propriedade absoluto; a desapropriao, ento, viola este direito. e) livre o exerccio de qualquer trabalho; exigir exame de habilitao, como o Exame de Ordem, para o exerccio da advocacia, inconstitucional. 16 - A casa de Joo asilo inviolvel, como define a Constituio da Repblica. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA. a) b) c) d) e) Se Joo consentir que Jorge adentre sua casa, este poder faz-lo. Se a casa de Joo estiver em chamas, Jorge poder adentrar casa para prestar socorro a Joo. Se Joo estiver cometendo crime, um policial no poder adentrar sua casa, exceto por determinao judicial. Se um policial quiser promover busca e apreenso de provas criminais na casa de Joo, poder faz-las, durante o dia, por determinao judicial. A casa de Joo asilo inviolvel, nos termos da Constituio, mesmo se Joo estiver viajando.

17 - Sobre a responsabilidade do servidor pblico, caso exera irregularmente suas atribuies, assinale a alternativa correta. a) O servidor responde penal e administrativamente, mas no civilmente, caso pratique ato que, com culpa, cause dano ao errio. b) O servidor responde civil, penal e administrativamente por prtica de ato culposo que cause dano ao errio, e a responsabilidade civil existir apenas se o servidor tiver sido condenado em ao criminal. c) O servidor absolvido em ao criminal, por inexistncia de prova, dever ter sua responsabilidade administrativa afastada. d) As sanes criminais, civis e administrativas podem ser acumuladas, sendo independentes entre si. e) A absolvio do servidor em ao criminal no repercute na esfera civil e administrativa. 18 - Sobre a sano de demisso do servidor pblico, assinale a alternativa correta. a) Caso o servidor ausente-se ao servio por trinta dias consecutivos, mesmo que justificada essa ausncia, ser demitido por abandono de cargo. b) A demisso ato administrativo discricionrio, ou seja, a aplicao da pena de demisso fica ao critrio da autoridade administrativa que conduziu o processo administrativo. c) A pena de demisso pode ser aplicada de imediato, sem processo administrativo, caso o servidor tenha sido flagrado praticando ato de improbidade administrativa. d) A pena de demisso pode ser aplicada de imediato, sem processo administrativo, caso o servidor acumule ilegalmente cargos, pois no h necessidade de produo de provas nesse caso. e) Da mesma forma que outras sanes, a ao disciplinar que culmina em demisso possui prazo prescricional.

19 - Sobre modalidades de licitao, correto afirmar: a) Concorrncia a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. b) So modalidades de licitao: concorrncia, tomada de preos, registro de preos, convite, concurso, leilo e prego. c) Qualquer que seja o valor da compra, permitida a modalidade tomada de preos. d) perfeitamente possvel, para obras e servios de engenharia, a adoo das modalidades convite, tomada de preos ou concorrncia, a depender do valor da contratao para a definio da modalidade a ser utilizada, nos termos da lei. e) Modalidades de licitao podem ser criadas pelo administrador pblico, discricionariamente, se assim exigir a obra ou servio de engenharia. 20 - Sobre processo administrativo, assinale a alternativa correta. a) Se uma pessoa solicitar algo administrao pblica, esta s tem o dever de decidir se entender que a solicitao pertinente. b) Rejeitar o pedido realizado por uma pessoa exige que a administrao pblica apresente o motivo da rejeio, com indicao dos fatos e fundamentos jurdicos. c) proibida a adoo de meio mecnico que reproduza fundamentos das decises, mesmo se as decises e os fundamentos forem idnticos. d) A administrao pblica deve revogar seus atos, quando eivados de vcio de legalidade, podendo prescindir do processo administrativo, se o vcio for evidente. e) O direito da administrao pblica de anular seus prprios atos administrativos imprescritvel.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21 - As cabines de segurana biolgica protegem o operador, o ambiente externo cabine e os materiais durante a manipulao, em diferentes nveis. Acerca dessas cabines, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. A cabine de segurana biolgica classe I pode ser utilizada para se trabalhar com micro-organismos de baixo ou moderado risco. A cabine de segurana biolgica classe II tipo A no pode ser utilizada para se trabalhar com substncias qumicas volteis. A cabine de segurana biolgica classe II tipo B2 indicada para trabalho com cultura de micobactrias. A cabine de segurana biolgica classe II tipo B1 protege a amostra manipulada.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente a afirmativa 4 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

22 - Ao considerar o meio de cultura empregado na rotina microbiolgica e a atmosfera de incubao, assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Os meios de cultura gar-sangue e MacConkey podem utilizar atmosfera de CO2. Os meios de cultura cromogar e caldo tioglicolato utilizam anaerobiose. O caldo Todd-Hewitt, suplementado com cefalotina para isolamento de estafilococos, utiliza anaerobiose. O gar-chocolate, meio de cultura seletivo e diferencial para o isolamento de Neisseria meningitidis, detecta a produo de H2S em anaerobiose. Com atmosfera de CO2, o meio Thayer-Martin, meio no seletivo e diferencial, permite o crescimento da maioria das bactrias.

23 - Identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A colorao pelo mtodo de Gram utilizada para classificar as bactrias. De acordo com as diferenas de composio da parede celular, as bactrias podem ser Gram-positivas ou Gram-negativas. ( ) A colorao de Albert-Laybourn til na pesquisa do agente etiolgico da difteria. ( ) A colorao de Fontana-Tribondeau til para a pesquisa de espiroquetdeos. ( ) A colorao de auramina e rodamina til na pesquisa de micobactrias. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F V F. V V V V. F F V F. F V F F. F V F V.

24 - Sobre a classificao dos nveis de biossegurana, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. O nvel NB-4 representa o nvel mximo de segurana. Possui alto risco de infeco individual de transmisso pelo ar, e o acesso a esse laboratrio deve ser restrito a pessoas autorizadas. O nvel NB-2 apresenta atividades de risco moderado para os profissionais e para o meio ambiente. O nvel NB-1A representa baixo risco de contaminao com a obrigatoriedade de equipamentos especiais de conteno, como bancada fechada e cabine de segurana individual. O laboratrio nvel NB-3 representa o nvel intermedirio de risco. Pode ser subdividido em classe IIIA e classe IIIB, de acordo com a atividade exercida.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente a afirmativa 4 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

25 - Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. 5. Soluo de cloreto frrico a 10%. Soluo de sulfato de cobre a 7,8%. Lactofenol. Soluo de cido oxlico a 5%. Hidrxido de potssio 20 ou 40%. ( ) Gerao de microaerofilia. ( ) Descontaminao de materiais que apresentam microbiota normal para posterior semeadura para isolamento de micobactrias. ( ) Tratamento de amostras para a pesquisa de fungos. ( ) Revelao da atividade da enzima fenilalanina desaminase no meio de fenilalanina. ( ) Observao ao microscpio de clulas leveduriformes.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) e) 3 4 2 1 5. 1 2 4 3 5. 2 4 1 5 3. 2 4 5 1 3. 4 3 5 1 2.

26 - Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. 5. Caldo Moeller descarboxilase. Fletcher. gar Skirrow. gar Regan Lowe Charcoal. Soluo salina de Pages. ( ) Isolamento de Leptospira spp. ( ) Diferenciao de bacilos Gram-negativos quanto descarboxilao dos aminocidos arginina, lisina e ornitina. ( ) Isolamento de Bordetella pertussis. ( ) Transporte de Acanthamoeba spp. ( ) Isolamento de Campylobacter jejuni.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) e) 2 1 4 5 3. 1 2 4 3 5. 2 1 5 4 3. 1 4 3 2 5. 2 1 3 4 5.
o

27 - Considerando a RDC/ANVISA n 302, de 13 de outubro de 2005, que Dispe sobre Regulamento Tcnico para funcionamento de laboratrios clnicos, assinale a alternativa corre ta. a) O profissional legalmente habilitado poder assumir a responsabilidade tcnica, perante a vigilncia sanitria, de at trs postos de coleta laboratorial. b) O posto de coleta laboratorial pode possuir vnculo com at dois laboratrios clnicos. c) O responsvel pelo laboratrio clnico responsvel por todos os testes laboratoriais remotos realizados dentro da instituio ou em qualquer local. d) As atividades de coleta domiciliar precisam estar vinculadas a uma clnica mdica e a um laboratrio clnico. e) O posto de coleta laboratorial instalado em unidade pblica precisa estar vinculado a um hospital geral municipal.

28 - Segundo a RDC/ANVISA n 306, de 07 de dezembro de 2004, que Dispe sobre o Regulamento Tcnico para o gerenciamento de resduos de servios de sade, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O acondicionamento dos resduos slidos deve ser realizado em saco de material resistente, sendo proibido o seu reaproveitamento. ( ) A identificao dos sacos de armazenamento poder ser feita por adesivos, desde que resista ao manuseio. ( ) O transporte interno de resduos deve ser realizado em horrios diferentes dos padronizados para a distribuio de medicamentos e ser feito em recipientes especficos a cada grupo de resduos. ( ) Durante o armazenamento temporrio, permite-se a retirada dos sacos de resduos de dentro dos recipientes estacionados. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F V F. V V F V. V V V F. F F V V. F V F F.
o

29 - Segundo a RDC/ANVISA n 306, de 07 de dezembro de 2004, que Dispe sobre o Regulamento Tcnico para o gerenciamento de resduos de servios de sade, assinale a alterna tiva correta. a) Os meios de cultura e instrumentais utilizados para inoculao ou mistura de culturas so tratados como resduos do grupo A2. b) Peas anatmicas de animais submetidos inoculao de microrganismos so tratadas como resduos do grupo A1. c) Peas anatmicas do ser humano so tratadas como resduos do grupo A2. d) As agulhas so tratadas como resduos do grupo E. e) Membranas filtrantes de equipamentos de pesquisa so tratadas como resduos do grupo A3. 30 - Com base nos mtodos utilizados para avaliar a sensibilidade dos antimicrobianos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O mtodo da difuso do disco utiliza discos impregnados com antimicrobianos, os quais so colocados sobre meio de cultura previamente semeado com uma suspenso padronizada de microrganismo-teste. ( ) O mtodo da diluio utiliza vrias concentraes do antimicrobiano em diluies sequenciais. ( ) Para o mtodo da difuso do disco, o halo de inibio considerado a partir do ponto onde no se observa crescimento bacteriano, a olho nu. ( ) O resultado apresentado pelo mtodo da difuso do disco pode ser influenciado por alguns fatores, entre os quais a espessura do meio e discos no pressionados no meio. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F F V. V V V V. F V V F. F F V V. V V F F.

31 - As unidades de miliosmol (mOsm) expressam a presso osmtica de uma soluo. Sendo assim, assinale a alternativa que indica a concentrao osmolar de uma soluo de glicose 50%. (Considere o peso molecular da glicose anidra = 180,16) a) b) c) d) e) 2775,3 mOsm/L. 277,53 mOsm/L. 27,75 mOsm/L. 2,77 mOsm/L. 0,277 mOsm/L.

*32 - Ao levar em conta os excipientes farmacotcnicos utilizados na manipulao magistral, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. O excipiente hidroxietilcelulose apresenta incompatibilidade com a gelatina e amido. O polmero hidroxipropilmetilcelulose pode precipitar na presena de ons orgnicos e metlicos. O polmero carboximetilcelulose sdica incompatvel com goma xantana. A metilcelulose incompatvel com preparaes orais e tpicas.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente a afirmativa 3 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

* Questo anulada, portanto todos os candidatos sero pontuados.

10

33 - Identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ( ( ( ) ) ) ) Os polietilenoglicis so utilizados em vrias formulaes e apresentam caracterstica hidroflica. O leo mineral exerce ao emoliente e apresenta incompatibilidade com agentes oxidantes fortes. O cido esterico pode ser utilizado como agente de consistncia em supositrios de glicerina. O propileno glicol incompatvel com o permanganato de potssio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F F V. V V V V. V F V F. F V V F. F V F V.

34 - Ao considerar o fator de equivalncia utilizado na manipulao de medicamentos, assinale a alternativa que corresponde aos clculos corretos para o acetato de hidrocortisona (peso molecular da base = 362,47 e peso molecular do sal = 404,51) e para o lisinopril diidratado (peso molecular da molcula anidra = 405,42 e peso molecular da molcula hidratada = 441,52), respectivamente. a) b) c) d) e) 1,12 e 0,92. 0,90 e 1,09. 1,09 e 1,12. 0,90 e 0,92. 1,12 e 1,09.

*35 - Calcule quantos mililitros, em cada dose diria, sero necessrios para que um paciente receba 40 mg/kg/dia de amoxicilina suspenso oral 500 mg/mL. Considere que a administrao ser realizada trs vezes ao dia e que o paciente tem 30 quilos. a) b) c) d) e) 5. 4,5. 4. 3. 2.

36 - Com base na RDC/ANVISA n 67, de 8 de outubro de 2007, e suas alteraes (RDC/ANVISA n 87, de 21 de novembro de 2008, e RDC/ANVISA n 21, de 20 de maio de 2009), considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. As substncias carbamazepina e fenitona so definidas como frmacos de baixa potncia. A gua que abastece a farmcia de manipulao deve ser inspecionada por meio de testes fsico-qumicos, no mnimo, a cada 12 meses. A gua destilada utilizada na manipulao das formulaes deve ser inspecionada por meio de testes microbiolgicos, no mnimo, a cada dois meses. A preparao estril obtida por fracionamento de especialidade farmacutica estril dispensada do teste de micotoxina, desde que o prazo de utilizao seja superior a 96 horas.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras.

37 - De acordo com a Instruo Normativa n 11, de 8 de junho de 2005, do Ministrio de Agricultura, Pecuria e Abastecimento, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O estabelecimento que manipula produtos veterinrios pode manter um estoque mnimo de preparaes oficinais e de bases galnicas. ( ) Os equipamentos devem ser calibrados, no mnimo, uma vez ao ano, e uma etiqueta identificando a ltima calibrao deve ser afixada no aparelho. ( ) O treinamento da equipe deve ser contnuo e pessoas no treinadas devem ter acesso restrito s reas de manipulao. ( ) Para empresas que possuem filiais, vedada a captao de prescries magistrais para centralizao da manipulao em apenas um estabelecimento. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F F V. V V V V. V V V F. F F V F. F V F V.

* Questo anulada, portanto todos os candidatos sero pontuados.

11

38 - Identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O cido ascrbico e o sorbato de potssio so utilizados como conservantes em preparaes orais. ( ) A atropina, a escopolamina e a efedrina so incompatveis com o lauril sulfato de sdio. ( ) O sulfato de quinidina, o cloridrato de quinina e o cido acetilsaliclico no podem ser utilizados com o estearato de magnsio. ( ) O amido incompatvel com cido ascrbico e vitamina D3. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F V F. V V F V. V V V F. F F V V. F V F V.

39 - Assinale a alternativa que indica corretamente quanto dever ser pesado de vitamina D3 diluda 1:1000 para preparar 50 cpsulas de 500 UI. (Considere 40.000.000 UI = 1 grama) a) b) c) d) e) 6,25 g. 0,0625 g. 0,00625 g. 0,625 g. 0,000625 g.

40 - Assinale a alternativa que indica o fator de equivalncia para obteno do teor elementar de clcio (Ca) no citrato de clcio. (Considere o peso molecular do citrato de clcio - Ca3(C6H5O7)2 = 498,46 e o peso atmico do clcio = 40,1) a) b) c) d) e) 0,414. 12,4. 1,24. 41,4. 4,14.

Potrebbero piacerti anche