Sei sulla pagina 1di 34

Mdulo 1

DEFINIO DE DESENHO .....................................................................................................................3 EXERCCIOS DE AQUECIMENTO........................................................................................................3 COMO COMEAR.....................................................................................................................................6 DESENHO NEGATIVO...........................................................................................................................19 CONHECENDO OS MATERIAIS..........................................................................................................22 TCNICAS................................................................................................................................................24 O ESBOO................................................................................................................................................24 .................................................................................................................................................................27 COMPOSIO - REGRA DOS TEROS.......................................................................................................27 PROCURANDO TEMAS OU GNERO ...............................................................................................31 NATUREZA MORTA..................................................................................................................................31 RETRATO..................................................................................................................................................31 PAISAGEM................................................................................................................................................32 DESENHO CIENTFICO..............................................................................................................................32 DESENHO ARQUITETNICO......................................................................................................................32 ILUSTRAO............................................................................................................................................33 DESENHO ABSTRATO...............................................................................................................................33 DESENHO CARTOGRFICO.......................................................................................................................34 DESENHO DE JIAS..................................................................................................................................34

A verdadeira obra de arte apenas uma sombra da perfeio divina. Miguel ngelo

Definio de Desenho
Desenhar representar graficamente, mediante uma cor ou vrias, em duas dimenses aquilo que o olho v em trs dimenses, isto , representar em plano, imagens com forma e volume. O desenho a tcnica bsica de todas as artes plsticas. Detrs de toda manifestao artstica tal como a pintura, a escultura, etc. vislumbra-se a realizao de um desenho prvio, bem seja real ou mental. O desenho , em si prprio uma arte, sendo praticado por muitos artistas ao longo da histria, no s como um estudo prvio para as suas obras acabadas, mas tambm como uma manifestao artstica descritiva e expressiva. Assim sendo, requer-se para a correta realizao desta tcnica, o conhecimento duma srie de normas e conceitos tais como a composio, a perspectiva e a proporo, entre outras.

Exerccios de Aquecimento
Poucas pessoas sabem desenhar maravilhosamente a primeira vez que pegam num lpis ou um pincel. Para a maioria das pessoas, uma questo de aprendizagem e no um dom. Pintar e desenhar so atividades que tm que ser estudadas e praticadas, assim como se aprende um novo esporte, uma nova lngua, andar de bicicleta ou escrever um livro. tudo uma questo de pratica e dedicao. E precisamente a pratica, o que faz a diferena entre um artista mdio e um grande artista. Se quiser ter sucesso, eu recomendo no s conhecer como desenhar, mas o mais importante, dedicar tempo pratica do desenho e pintura pelo menos duas vezes por semana. Se quiser avanar mais rpido, logicamente dever se dedicar mais tempo. Um lugar calmo o ideal para comear, no entanto uma vez que adquira a capacidade de se concentrar, notar que qualquer lugar bom. Algumas pessoas gostam de desenhar e pintar sobre uma superfcie plana, como uma mesa ou escrivaninha outros preferem o cavalete e a facilidade de manipulao do mesmo para colocar a folha ou tela em qualquer posio Isto mesmo uma questo de preferncia e hbito. Tenha sempre mo um bloco de esboos, para exerccios rpidos ou anotar idias, so chamados pelos artistas de sckethbook . Antes de iniciar as suas aulas semanais, faa exerccios de aquecimento com as mos a fim de descontrair os msculos do desenho e criar um fluxo de energia criativa entre o seu crebro, os seus olhos, a sua ferramenta de desenho e a superfcie de trabalho... Vejamos aqui alguns exemplos dos exerccios que pode fazer:

MINIATURAS RPIDAS. Seja qual for o objeto do seu desenho, antes de comear, faa pequenos e rpidos esboos em miniaturas, num papel apropriado para exerccios de aquecimento.

Faa pequenos quadrados de dois a quatro centmetros de lado usando rpidos traos de tons e meios-tons. No se preocupe demais pela preciso. Faa isto durante trs ou quatro minutos at sentir que domina a intensidade das sombras e dos traos.

DESENHE COM SOMBRAS. Com este mtodo, a idia ir criando definio da forma dos objetos mediante a realizao de pequenos e rpidos traos. E definindo as formas mediante as sombras. Os espaos cheios e vazios se representam mediante as sombras variando a presso do lpis. Trabalhe rapidamente sem se preocupar pela preciso, mas sim pela representao tonal. Mova todo seu brao num movimento fluido e quando sinta que este descontrado e confiante, pegue na sua superfcie de trabalho e comece a desenhar!!!

Como fazer escalas tonais? Pegue uma folha de papel sulfite ou, preferencialmente, o canson A4e com uma rgua desenhe fileiras de 7 quadrados de 2x2cm como no modelo abaixo.

Comece variando os tons do escuro at o claro. Voc vai perceber que os tons claros so atingidos com menos camadas que os escuros. Aplique camada suave sobre camada suave de grafite at escurecer por completo ou atingir a tonalidade que voc pretende, sem deixar espaos em branco. Nunca tente atingir a tonalidade de uma vez s. Faa isso nas duas primeiras faixas de quadrados. Experimente o inverso, partindo do claro at o quadrado escuro, duas faixas tambm. Este um exerccio de aquecimento importante para conseguir controlar a presso do lpis sobre o papel de modo eficiente.

Como comear

Luz e Sombra SO OS ELEMENTOS BASICOS PARA PRODUZIR O EFEITO DE VOLUME NOS OBJETOS..

Num desenho em duas dimenses, a luz e a sombra so elementos que definem e caracterizam o volume do objeto. O volume em conjunto com a forma outro dos aspectos que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por conseqncia das sombras que este produz. Exerccio 1 (luz e sombra com hachuras, objetos e frutas) Abaixo alguns objetos para treinar atravs de hachuras, que so linhas paralelas e cruzadas bem finas ou grossas que definem luz e sombra e volume aos objetos, sero aplicados na aula prtica e para fazer em casa os desenhos abaixo:

10

11

12

13

Exerccio 2 Passo a Passo rvore ao Luar ( material = grafite n.2 e 6 ou mais macio (8), p de carvo ou grafite, algodo, cotonete, borracha de massa) 1) Em primeiro lugar, com elementos do desenho de primeiro plano coberto pela grama escurecida, faz destacar a campina ligeiramente, usei um lpis de grafite nmero 2. Neste tipo de lpis segure levemente sobre a superfcie do papel, e pressione para baixo muito pouco, e em tudo. Neste caso, as marcas resultantes so muito leves, mas ainda assim suficiente para reduzir o contraste entre as copas das touceiras de capim e as reas entre eles. Isso tem o efeito de mistura, a parte lisa e macia da textura geral do prado. Se escurecer e destacar muito, facil remover com uma borracha de massa para Adio e remoo de pontos simples. Faa o acabamento completo do prado usando o lpis mais macio 6b, em seguida o mesmo com a rvore. Aplicando p de carvo ao redor da rvore com um cotonete inevitavelmente obter alguns tons carvo na rvore em si, depois tem que limp-lo de cima para baixo com a borracha de massa e no precisa deix-la totalmente terminada.

14

2) Abaixo os detalhes de perto como foi trabalhado as gramneas:

3) Com a altura e a largura da composio estabelecida, hora de colocar o nascer da lua. Usando um crculo recortado previamente como molde, esta lua ser parcialmente obscurecida pela nvoa tambm. Mas, por enquanto preciso ver o contorno da lua em sua totalidade, ou pelo menos parte daquilo que aparecer acima do horizonte. Ao tamanho e posio da lua Eu quero para enquadrar a rvore com a lua, com o topo da rvore estendendo passado a borda da lua. A lua deve parecem estar por trs da rvore e do horizonte, e escondendo um pouco da lua com ambos os elementos do primeiro plano de ajuda vai ajudar a estabelecer a sensao de profundidade.

15

Evite pressionar o lpis em tudo. Isto criaria uma linha muito mais escuro e atrapalharia o efeito desejado.

4) Agora vamos pintar o cu com p de carvo. Usando uma bola de algodo. Com o carvo em p. Trabalhar com pouco carvo produz pouca poeira. E no (5) igualando as tonalidades..

6) Com as partes visveis das bordas da lua aparecendo bem porm, suave, assim limplos, e iluminado esboo a lpis da lua, tanto quanto possvel. O lado direito do cu est a assumir o tom procurado, e neblina subindo. H um longo caminho a percorrer. Ainda com o algodo e o carvo... Usando o molde circular da lua para proteger a rea central que no pode haver tonalidades poder enfatizar os efeitos.

16

7) Poderemos limpar as bordas da lua enfim para enfatizar o contorno e o brilho. 8) Trabalharemos as neblinas que passam na frente da lua. Cada detalhe foi trabalho em zoom com aplicaes cumulativas quase imperceptveis mas com efeitos suaves e realistas. 9) Finalizando com acabamento e limpando algumas reas para dar efeito natural composio.

17

18

Desenho Negativo
Uso de Desenho em Arte Negativo O ttulo deste artigo realmente muito especfico como as tcnicas que sero descritas aqui se aplicam tanto para o desenho do cabelo como a grama ou algo sobre um fundo escuro. Esta tambm uma introduo ao uso do desenho "negativo" - desenho em torno de espao em branco, que s existe em sua mente at que o rodeiam com marcas positivas.

Ento, o que desenho "negativo"? O que voc v quando voc olha para esta foto acima? Voc v um copo antigo na cor preta? Talvez um castial?Estas so as imagens positivas. Ou voc ver dois rostos brancos tanto olhando para o outro? Pense nestas faces como as reas negativas ou o que eu chamo de "espao branco". Imagine-se "ver" essas duas faces de uma folha de papel branco e, em seguida, preenchendo o espao entre eles de preto para os rostos so revelados. Este o Desenho Negativo - vendo o espao e no a linha. Ensinar a si mesmo para ver espao em branco uma das formas de observar de muita importncia quando for produzir um trabalho que precise refinar o foco e o olhar. A melhor maneira de entender a dinmica a prtica com o exerccio a seguir:

19

Vou concentrar a dinmica na definio da grama na margem do lago. Considere que a grama aqui est em dois planos - os talos no plano de destaque que contam a olho e, atrs, umas partes menos distintas que o olho no pode fazer sentido real dele, mas sabe que grama porque os elementos da frente d as pistas que ele procura. O crebro um animal voraz - sempre querendo dar sentido a tudo o que v!Ento, ns vamos ajud-lo um pouco. Vamos comear com o plano da frente ...

(exemplo do detalhe da grama) Acima comeamos por mapear as hastes principais; levemente com uma linha de cada lado para delinear o espao que constitui o caule e folha. Lembre-se que voc est definindo um espao em branco para ser consciente de que a borda interna da linha que conta - voc est desenhando a linha em torno de uma forma branca. Existe apenas uma considerao importante aqui - o que voc comear, voc deve terminar. Cada haste que desenhar deve ter um comeo e um fim - deve ir a algum lugar. O olho perito em perceber elementos que no podem compreender e ser "parado" por aquele elemento de passagem - distrair o espectador e prejudicando o senso de realidade que voc est tentando alcanar.

Tendo definido os talos principais (eles so o alimento para o crebro), mudando para um estilo mais espontneo de trabalhar para tirar a grama menos distinta no segundo plano. Aqui onde voc deixa sua imaginao ir livre, trabalhando em um ritmo que impede a interveno consciente. Seu objetivo "natural" para deixar a natureza seguir mais - voc , afinal, um dos filhos da Natureza, pois a sabe tudo sobre o equilbrio voc vai encontrar o incio dos talos aqui e ali que pode at surpreend-lo com a sua colocao. No fique tentado a intervir, apenas deixe a natureza assumir. E no toque os talos iniciais da frente - voc no pode definir adequadamente seus valores tonais at que tenha concludo a grama por trs deles.

20

Como voc trabalha nesta rea secundria entre os espaos estabelecidos branco que representam talos de grama que esto na frente, introduza formas aleatrias e linhas. Enquanto estes vagamente seguem as regras de grama natural e folhagem, eles serviro para enganar o crebro em ver mais detalhes do que existe. Na vida voc no pode distinguir cada elemento em tal arranjo (especialmente em reas de sombra) para que voc no possa ser capaz de faz-lo aqui tambm.

Agora imagine, realmente, imagine-se olhando para essa rea e comear a adicionar a realidade para a situao; tonificao alguns talos um pouco para baixo e outros tanto que eles so quase imperceptveis. Na Natureza - nem tudo visto com clareza total. Se voc pode ver a realidade em sua mente que voc vai conseguir um senso de realidade em seu desenho.

Finalmente, os talos de grama do primeiro plano so dadas corpo, ajustando o tom daqueles por trs deles, se necessrio.

21

Conhecendo os Materiais
Adquira um conjunto de materiais de qualidade que o acompanhem por muito tempo. A maioria dos materiais para desenho, no so caros e so fceis de encontrar. Se o seu objetivo desenhar para depois passar a fase da pintura, ento tenha a mo algum material e equipamento bsico sem investir demasiado, mas se o seu propsito aprender e se dedicar ao desenho como uma forma pura de manifestao artstica, ento dever contar com melhores materiais e um equipamento mais completo Assim sendo, dever investir em boa qualidade como uma forma de assegurar durabilidade por muito mais tempo. No esquea tambm, se gosta de desenhar, comprar um conjunto que possa transportar quando viaja. O equipamento bsico, isto j voc sabe com certeza, lpis e papel. Vejamos ento algumas recomendaes sobre os lpis e o papel mais indicado para comear: Lpis B e HB Estes lpis so mais suaves que os lpis do tipo H e so especialmente teis e indispensveis para os desenhos tipo rascunho. Esta gama de lpis possuem numerao tal como 2B, 4B, 6B, etc. Quanto maior o nmero mais suave, mais grosso e escuro ser a mina do lpis. Para comear eu recomendo que adquira uns lpis 2B e 4B. Os lpis de desenho mais conhecidos so vendidos em conjunto ou em caixas com varias espessuras, grossuras e texturas o quer isso dizer? Passando por uma nomenclatura que vai do 9 H ao 9B, incluindo o F e HB , estes lpis proporcionam diversas texturas e espessuras para realizar variados feitos nos nossos desenhos. Vejamos esta tabela para esclarecer este conceito:

a.-Os lpis com nomenclatura H, so os mais finos e possuem uma mina mais dura b.-Os lpis com nomenclatura B so os mais macios, com uma mina mais grossa e suave. Estes so as ideias para esboos, sombras, enchimentos, etc. Papel para desenho Para desenhar com estes lpis, poderamos dizer que quase qualquer superfcie boa. Umas folhas de papel a4 ou A5 de papel sulfite, craft, manilha ou jornal seriam suficiente para fazer os nossos primeiros rabiscos, treinos e exerccios. papel de desenho No entanto para obter melhores acabamentos e desenhos

22

mais perfeitos, recomendvel adquirir blocos de papel para desenho como por exemplo estes tipos que vemos na imagem. Estes blocos vem em diferentes tamanhos e no geral em cor branco, embora tambm existam em outras cores, como cinzento claro e creme. A gramatura deste tipo de papel maior que para o papel tradicional de cpia e a sua textura ideal para favorecer e aumentar a qualidade do trabalho. Textura do Papel Podemos considerar como textura, tanto o aspecto da superfcie do papel (lisos, texturados, telados, calandrados, etc.), quanto ao seu grau de rigidez. Cada tipo de desenho, dependendo da tcnica e material utilizado, pode necessitar de uma textura diferente. Densidade do Papel Segundo o padro ISO, a grossura e densidade de um papel expressa em gramas por metro quadrado (g/m), unidade batizada de gramatura e padronizada na norma ISO 536. Gramaturas comuns no dia-a-dia so 75g/m e 90g/m. A Escolha do Papel Quanto mais alta a gramatura, mais grossa e mais resistente o papel. O papel de gro fino permite diferentes gradaes. O papel de gro grosso mais rugoso e confere um efeito de traos descontnuos; Os papis de gro mdio proporcionam um meio termo entre os dois efeitos. Cada material pede um tipo determinado de papel: Para trabalhos contornados com caneta fina indicado um papel de gro superfino ou fino, para que o trao da caneta seja contnuo e limpo. Para trabalhos com grafite com tcnicas de fuses e esfumados, o ideal um papel de gro fino ou mdio, com textura lisa. Estes tambm so indicados para desenhos trabalhados com lpis de cor. Um exemplo comum o papel 60 kg. Para tcnicas de carvo e pastel so indicados os papis de gro mdio, pois so melhores para reter as partculas do carvo e do pastel. Um exemplo o papel verg. Trabalhos com tcnicas aguadas aconselhvel utilizar papel especfico para estas tcnicas de gro dio ou grosso. Tamanho do Papel Atualmente h basicamente dois sistemas de padronizao do tamanho do papel em vigor: o sistema internacional (A4 e derivados) adotado na maioria dos pases, e os formatos adotados nos EUA e Canad (como o Letter). Tamanhos de papel da srie A da norma ISO 216 (em milmetros):

23

A0 A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 A9 A10 Legal

84,1 x 118,9 59,4 x 84,1 42,0 x 59,4 29,7 x 42,0 21,0 x 29,7 14,8 x 21,0 10,5 x 14,8 7,4 x 10,5 5,2 x 7,4 3,7 x 5,2 2,6 x 3,7 21,59 x 35,56

Tcnicas
O Esboo
Passo a passo 1. O Esboo: O desenhista deve sempre prestar ateno s formas do seu modelo. Cada objeto adquire um formato especial, cujo aspecto o define como unidade.

24

Observe como algumas linhas de construo iro lhe facilitar o desenvolvimento do desenho.

Use as linhas de construo para definir a inclinao dos objetos que desenha, o tamanho, etc., de acordo com a necessidade apresentada pelo modelo.

Procure traar com a mo leve, sem marcar o papel. 2. O sombreamento

Aos poucos v acrescentando o volume atravs de pequenos traos, em vrias direes, tirando proveito da textura do papel, sempre observando o modelo. Por enquanto use apenas grafite 3B.

3. Acentuando os tons: O sombreado ir valorizar as formas, representando os contrastes entre luz e sombra, os relevos e os planos.Use agora o grafite 6B, tomando o especial cuidado de no aperta-lo muito contra o papel para no marcar a superfcie do trabalho.

25

Para escurecer mais uma determinada parte, repita a aplicao de grafite quantas vezes for necessrio.

Observe como na representao de planos horizontais, a textura acompanha a direo dando maior realidade ao desenho.

4. O acabamento: Para um acabamento mais sofisticado voc poder fazer uso do esfuminho:

26

Utilize todos os recursos que aprendeu nesta aula: linhas, sombras, texturas, sem se prender apenas a um ou a outro conhecimento. Cada artista deve estabelecer suas normas prprias de criao do esboo e depois de valorizao do desenho. Quanto mais voc treinar, mais fcil ser a execuo dos trabalhos.

Composio - Regra dos Teros


Uma tcnica de composio muito difundida entre fotgrafos e pintores a regra dos teros. Funciona assim Divida sua tela ou folha em 3 partes iguais na horizontal. Divida novamente em 3 partes iguais, mas agora na vertical. Posicione os pontos focais principais sobre as interseces ou linhas dessa grade 33. Pronto. Veja alguns testes de enquadramento.

27

Teste 01

Teste 02

28

Teste 03 Qual ficou mais agradvel? Veja a aplicao da regra dos teros:

Neste caso, uma das linhas coincide com a linha do horizonte. Mas o horizonte, nesta imagem, est meio nebuloso, no um elemento muito forte na composio.

29

Aqui uma das linhas verticais coincide com a maior rvore, que o ponto focal principal da cena, mas as linhas horizontais no encontram nenhum elemento. H um equilbrio entre mar e cu.

Nesta imagem, foi alinhado uma vertical com a rvore e uma horizontal com a base da ilha, que uma rea de cor mais intesa, portanto um elemento de maior impacto na composio. E a? Funciona?

30

Claro que no uma regra rgida, em muitos casos possvel criar boas composies sem aplic-la, mas um recurso interessante para aquelas horas em que parece que a cena no tem mais jeito.

Procurando Temas ou Gnero


Natureza Morta
Natureza-morta um gnero da pintura e fotografia em que se representa seres inanimados, como frutas, flores, livros, taas de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos.

Retrato
Um retrato uma pintura, fotografia ou outra representao artstica de uma pessoa. O mais famoso exemplo de um retrato a La Gioconda de Leonardo da Vinci. Os fotgrafos aprenderam com os artistas plsticos, a famosa regra dos teros, assim como os cineastas e a televiso.

31

Paisagem

Considera-se paisagem a imagem resultante da sntese de todos os elementos presentes em determinado local (uma definio tradicional da paisagem a de um espao territorial abrangido pelo olhar). A paisagem tudo o que ns vemos,o que nossa viso alcana, paisagem. Esta pode ser definida como o domnio do visvel,aquilo que a vista abarca. Ela pode ser categorizada como Paisagem Marinha, Urbana ou de Arquitetura, Buclica , e Naturalista.

Desenho Cientfico
Aplica-se a representar de modo fiel ao real dos elementos estudados nas cincias, botnica, zoologia, medicina, etc...

Desenho Arquitetnico
Representa projetos arquitetnicos de construes. 32

Ilustrao
um tipo de desenho que pretende expressar alguma informao, normalmente acompanhado de outras mdias, como o texto. Inclui o Desenho de Moda.

Desenho Abstrato
Sem forma definida! A arte abstrata ou abstracionismo geralmente entendido como uma forma de arte (especialmente nas artes visuais) que no representa objetos prprios da nossa realidade concreta exterior.

33

Desenho Cartogrfico
O conhecimento cartogrfico, entendido no sentido de utilizao prtica, leitura e interpretao, e, sobretudo o de construo de mapas, indispensvel para conhecer o espao geogrfico.

Desenho de Jias
Projetar, criar e desenvolver peas de joalheria. Est incutido na rea de Design de Produtos. Obs.: A explorao e desenvolvimentos dos temas abordados apenas por conceitos aqui ter continuao no Mdulo 2.

Meus agradecimentos por voc fazer parte dessa experincia fantstica que buscar e ver o mundo de uma maneira mais profunda e integrada com a vida...
34

Potrebbero piacerti anche