Sei sulla pagina 1di 8

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAO PROFISIONALE EM SAUDE ANISIO TEIXEIRA TECNICO EM ANALISES CLINICAS EDEILDES SOUSA GILCLESIA SANTOS JAMILE

DA SILVA ROSELITA BATISTA

PREVENO DE DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS - DST

SALVADOR/BAHIA 2013

EDEILDES SOUSA GILCLESIA SANTOS JAMILE DA SILVA ROSELITA BATISTA

PREVENO DE DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS - DST

Artigo Cientfico apresentado ao Centro Estadual de Educao Profissional em Sade Ansio Teixeira, como parte da Avaliao da disciplina de Metodologia Cientifica do Curso de Analises Clinicas. Ministrada pela Professora: Isabele Mascarenhas Pereira.

SALVADOR/BAHIA 2013

PREVENO DE DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS-DST

Resumo: Neste artigo podemos esclarecer algumas duvidas relacionada s Doenas Sexualmente Transmissveis DST. Formas de adquirir, como tratar e meios de preveno. Nosso grupo pode aprender tambm quais os sinais e sintomas relacionados s DST.

Palavras-Chave: DST Doenas Sexualmente Transmissveis. rgos genitais. Sexual. Doenas. AIDS. Gente. Camisinha.

Sumrio: Introduo. Desenvolvimento. Objetivo. Concluso. Referncias.

INTRODUO Neste artigo vamos falar sobre meios de preveno e forma de tratamento das Doenas Sexualmente Transmissveis mais conhecidas com DST. As DST so transmitidas de um corpo ao outro pelo contato sexual, pelos lquidos vaginais e pelo esperma trocados durante as relaes sexuais. Essa tambm a principal via de transmisso do vrus da AIDS, chamado de vrus da imunodeficincia humana e mais conhecido pela sigla HIV. A AIDS tambm pode ser contrada pelo sangue (por meio de seringas e agulhas contaminadas), do leite materno contaminado e da me para o beb durante a gravidez. Assim, trabalhar pela preveno das DST/HIV/AIDS trabalhar para que as pessoas possam se proteger durante as relaes sexuais, utilizando o preservativo. trabalhar para que usem seringas descartveis e tenham os cuidados necessrios na hora da gravidez, do parto e da amamentao.

DESENVOLVIMENTO 1. O QUE SO DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS DST ? So doenas causadas por vrus, bactrias ou outros micrbios e transmitidas, principalmente, nas relaes sexuais. Muita gente chama de doenas venreas, doenas da rua, doenas do mundo. Ter relao sexual faz parte da vida das pessoas. Cada pessoa escolhe com que quer ter relao sexual. Ento, tem relao de mulher com homem, de homem com homem, de mulher com mulher. H varias maneiras de termos uma relao sexual. Em qualquer tipo de relao sexual podemos pegar ou passar uma DST. A cada dia tem mais gente pegando uma DST. 1.1 POR QUE TEM MUITA GENTE PEGANDO DTS? Porque muita gente no sabe o que so a DTS. Ou ento sabe e no toma cuidado para se proteger dessas doenas. Quando um dos parceiros da relao sexual est infectado com uma DTS, principalmente na relao em que h penetrao, pode-se pegar ou passar uma DST. Como uma pessoa que esta infectada pode no apresentar ou sentir nada, considerando-se, dessa forma, saudvel pode no adotar cuidados de preveno. Por isso, a cada dia mais gente pega DST. 1.2 QUEM MAIS ATINGIDO PELAS DST? Quem tem relaes sexuais sem proteo da camisinha. Hoje em dia, temos mais liberdade sexual e existem mais remdios para tratar as DST, ao mesmo tempo aparecem novas doenas como a AIDS, que ainda no tem cura. O melhor no descuidar da preveno.

Por esse motivo vamos mostrar como podemos prevenir as DST, como suspeitar se temos uma DST para poder tratar o mais cedo possvel. Dessa forma, a gente se previne das complicaes da doena e tambm de pegar o vrus da AIDS. 1.3 COMO SABER SE ESTAMOS COM UMA DST. Existem alguns sinais e sintomas que fazem a gente suspeitar de uma DST. importante conhecer os sinais e sintomas de uma DST para procurar rpido um servio de sade, quando eles aparecem. Se a gente estiver com uma DST, s os profissionais de sade sabem identificar corretamente a doena e indicar o tratamento certo. No devemos fazer tratamento receitado por parentes, amigos ou na farmcia. Se tomarmos o remdio errado ou o remdio certo em dose errada, por um perodo de tempo errado, a doena pode ate melhorar, mas voltara em pouco tempo. Esse erro pode fazer o micrbio ficar mais forte e, por isso, resistente ao tratamento. 1.4 O QUE SO SINAIS E SINTOMAS? Sinal o que a gente v. Como os rgos genitais dos homens s mais externos, eles podem ver melhor os sinais das DST. As mulheres tm seus rgos genitais mais internos e assim fica mais difcil que elas vejam esses sinais. Sintoma o que a gente sente. Tanto o homem quanto a mulher podem ter sintomas quando pegam uma DST. 1.5 QUAIS SO OS SINAIS DE DST? Feridas, tambm, chamadas de lceras. As feridas aparecem onde o micrbio da doena entrou no corpo. Assim, aparecem nos rgos genitais ou em qualquer parte do corpo usada durante a relao sexual. Podem ser uma ou varias feridas e podem doer ou no. As feridas aumentam muito o risco de a pessoa pegar o vrus da AIDS. Corrimentos Os corrimentos aparecem nos rgos genitais dos homens e das mulheres. Podem ser amarelados, como pus esbranquiados ou esverdeados. Alguns tm cheiro forte e ruim. Tem gente com corrimento que sente dor ao urinar e nas relaes sexuais. Tem gente que no sente nada. Na mulher, quando o corrimento pouco, s visto pelo profissional de sade ao fazer seu exame ginecolgico. Verrugas So como uns caroos enrugados, parecendo uma couve flor. A verruga no di, s vezes da coceira ou irritao. O tratamento no mata o vrus que causa essa DST, s destri a verruga. Ento a pessoa precisa de acompanhamento medica regular. Esse acompanhamento muito importante

porque as verrugas aumentam as chances de cncer de colo de tero e de pnis, e Nas gestantes podem causar sangramento e infectar o bebe na hora do parto. 1.6 QUAIS SO OS SINTOMAS DE DST? Ardncia coceira Esses sintomas podem ser mais sentidos ao urinar ou durante as relaes sexuais. H pessoas que apresentam os dois sintomas, outras apresentam um s e outras que no sentem nada. Dor ou mal-estar. A dor ou mal-estar pode ser sentido embaixo do umbigo, na parte mais baixa da barriga, durante as relaes sexuais ou ao urinar. 1.7 O QUE DEVEMOS FAZER SE ESTAMOS COM UM SINAL OU SINTOMA DE DST? Devemos procurar logo um servio de sade. Quando estamos com uma DST, temos que: Falar com quem se tem relao sexual para ir tambm ao servio de sade; Fazer ate o fim, o tratamento indicado pelo servio de sade; Evitar ter relao sexual e, se no der para evitar, s transar usando camisinha; Voltar ao servio de sade para fazer a reviso (controle de cura), e as mulheres para fazerem tambm o exame preventivo do cncer de cole do tero, mantendo-o em dia conforme indicao de seu medico.

1.8 COMO FAZER O TRATAMENTO DAS DST? Tomando de forma correta o remdio indicado pelo servio de sade. Cada DST tem um tipo de tratamento e s o profissional de sade poder avaliar e fazer esta indicao. Fazer o tratamento certo : S tomar remdio indicado pelo servio de sade; Tomar o remdio na quantidade certa e nas horas certas; Continuar o tratamento ate o fim, mesmo que no se tenha mais nenhum sinal nem sinta mais nada; Levar o parceiro sexual para ser tratado tambm. 1.9 O QUE ACONTECE QUANDO NO SE FAZ O TRATAMENTO CERTO DA DST? Podemos ter complicaes graves da doena e estaremos em risco de pegar outra DST, inclusive o vrus da AIDS. Essas complicaes podem ser: Esterilidade no homem e na mulher, quer dizer, a pessoa no pode mais ter filhos; Inflamao nos rgos genitais do homem, podendo causar impotncia: Inflamao no tero, nas trompas e ovrios da mulher, podendo complicar para uma infeco em todo o corpo que pode que causar a morte; Mais chances de ter cncer de colo do tero e pnis;

Nascimento de bebs antes do tempo ou com defeito no corpo e at a morte do beb na barriga da me ou depois do nascimento.

2.0 QUE SITUAES AUMENTAM O RISCO DE SE PEGAR UMA DST? Pessoas que tem relaes sexuais sem usar camisinha; Pessoas cujo companheiro ou companheira tem relao sexual com outras pessoas sem usar camisinha; Pessoas que usam drogas injetveis, compartilhando agulhas e seringas, isto , duas ou mais pessoas usando as mesmas agulhas e seringas; Pessoas cujo companheiro ou companheira usa drogas compartilhando agulhas e seringas; Pessoas que tomam transfuso de sangue que no foi testado.

2.1 COMO FAZER A PREVENO DAS DST? Colocar sempre a camisinha quando o pnis estiver duro. Colocar a camisinha sobre a cabea do pnis, segurando sua porta para sair todo o ar. Se ficar ar ou se a camisinha no ficar bem encaixada na cabea do pnis, ela arrebenta facilmente durante a relao. O espao que fica serve para depositar o esperma. Continuar segurando a ponta da camisinha e ir desenrolando at que o pnis fique coberto por ela. Depois de gozar, retirar o pnis enquanto ele ainda estiver duro. Quando o pnis comea a amolecer, a camisinha fica frouxa e o esperma pode derramar. Retirar a camisinha com cuidado, no deixando que o esperma seja derramado. Depois de retirada a camisinha, dar um n e jogar no lixo.

OBJETIVO Este artigo tem como objetivo conscientizar a populao sexualmente ativa, especialmente quem tem entre 15 e 49 anos, para o uso da camisinha como mtodo de preveno. O objetivo reforar que o uso da camisinha deve ser um hbito e pode at melhorar a relao. preciso desconstruir o imaginrio popular de que fazer sexo sem o preservativo melhor, afirma o diretor do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministrio da Sade, Dirceu Greco.

CONCLUSO Com este artigo o nosso grupo chegou a concluso que as DST so muito vulgares e extremamente perigosas, podendo mesmo levar a morte. Mas tambm percebemos que com alguns cuidados e fcil evit-las. Basta ter cuidado na escolha dos nossos parceiros(as) e usar meios de preveno adequados.

REFERNCIAS

CTA Estadual de Salvador - Centro de Referncia Estadual de AIDS (CREAIDS)


Livro fornecido pela CREAIDS, dado em palestra de treinamento ao aos funcionrios da empresa. Ano de 2009.

Potrebbero piacerti anche