Sei sulla pagina 1di 2

Ditadura Militar no Brasil - 1964 - 1985

O Regime militar foi o perodo da poltica brasileira em que militares conduziram o pas. Essa poca ficou marcada na histria do Brasil atravs da prtica de vrios Atos Institucionais que colocavam em prtica a censura, a perseguio poltica, a supresso de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a represso queles que eram contrrios ao regime militar. A Ditadura militar no Brasil teve seu incio com o golpe militar de 31 de maro de 1964, resultando no afastamento do Presidente da Repblica, Joo Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revoluo instituiu no pas uma ditadura militar, que durou at a eleio de Tancredo Neves em 1985. Os militares na poca justificaram o golpe, sob a alegao de que havia uma ameaa comunista no pas.

Golpe Militar de 1964


O Golpe Militar de 1964 marca uma srie de eventos ocorridos em 31 de maro de 1964 no Brasil, e que culminaram em um golpe de estado no dia 1 de abril de 1964. Esse golpe ps fim ao governo do presidente Joo Goulart, tambm conhecido como Jango, que havia sido de forma democrtica, eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Imediatamente aps a tomada de poder pelos militares, foi estabelecido o AI-1. Com 11 artigos, o mesmo dava ao governo militar o poder de modificar a constituio, anular mandatos legislativos, interromper direitos polticos por 10 anos e demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar compulsoriamente qualquer pessoa que fosse contra a segurana do pas, o regime democrtico e a probidade da administrao pblica, alm de determinar eleies indiretas para a presidncia da Repblica. Durante o regime militar, ocorreu um fortalecimento do poder central, sobretudo do poder Executivo, caracterizando um regime de exceo, pois o Executivo se atribuiu a funo de legislar, em detrimento dos outros poderes estabelecidos pela Constituio de 1946. O Alto Comando das Foras Armadas passou a controlar a sucesso presidencial, indicando um candidato militar que era referendado pelo Congresso Nacional. A liberdade de expresso e de organizao era quase inexistente. Partidos polticos, sindicatos, agremiaes estudantis e outras organizaes representativas da sociedade foram suprimidas ou sofreram interferncia do governo. Os meios de comunicao e as manifestaes artsticas foram reprimidos pela censura. A dcada de 1960 iniciou tambm, um perodo de grandes

transformaes na economia do Brasil, de modernizao da indstria e dos servios, de concentrao de renda, de abertura ao capital estrangeiro e do endividamento externo.

GOVERNO CASTELLO BRANCO (1964-1967)


Castello Branco, general militar, foi eleito pelo Congresso Nacional presidente da Repblica em 15 de abril de 1964. Em seu pronunciamento, declarou defender a democracia, porm ao comear seu governo, assume uma posio autoritria. Estabeleceu eleies indiretas para presidente, alm de dissolver os partidos polticos. Vrios parlamentares federais e estaduais tiveram seus mandatos cassados, cidados tiveram seus direitos polticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam interveno do governo militar. Em seu governo, foi institudo o bipartidarismo. S estavam autorizados o funcionamento de dois partidos: Movimento Democrtico Brasileiro ( MDB ) e a Aliana Renovadora Nacional ( ARENA ). Enquanto o primeiro era de oposio, de certa forma controlada, o segundo representava os militares. O governo militar impe, em janeiro de 1967, uma nova Constituio para o pas. Aprovada neste mesmo ano, a Constituio de 1967 confirma e institucionaliza o regime militar e suas formas de atuao.

Potrebbero piacerti anche