Sei sulla pagina 1di 12

DESAFIO MEDICINA

Simulado 3
CADERNO DE QUESTES
Leia atentamente as instrues abaixo 1. Aguarde a autorizao do fiscal para abrir o caderno de questes e iniciar a prova. 2. Verifique se seu nome e seu nmero de inscrio esto corretos. 3. Durao da prova: 4 horas. 4. terminantemente proibido retirar-se do local da prova antes de decorridas duas horas aps o incio, qualquer que seja o motivo. 5. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. 6. A soluo de cada questo deve ser feita no caderno de resolues. 7. Este caderno de prova contm pginas destinadas a rascunho. O que estiver escrito nessas pginas NO ser considerado na correo da prova. 8. Verifique se este caderno de prova contm 12 (doze) questes e se a impresso est legvel. BOA PROVA! Ciente dessas informaes, assino o canhoto abaixo. No . DE COMPUTADOR UNIDADE

SALA

NOME DO ALUNO

AT E N O
ESTE CADERNO CONTM 12 (DOZE) QUESTES. VERIFIQUE SE EST COMPLETO. DURAO DA PROVA: 4 (QUATRO) HORAS

A correo de uma questo ser restrita somente ao que estiver apresentado no espao correspondente, na folha de resposta, direita da questo. indispensvel indicar a resoluo das questes, no sendo suficiente apenas escrever as respostas. H espao para rascunho, tanto no incio quanto no final deste caderno.

Questo 1
Os registros de 4 crianas foram perdidos em uma maternidade. As crianas pertencem aos grupos A, B, AB e O. Para identificao de parternidade, foram determinados os grupos dos pais. O pai da criana 3 no foi encontrado. a) Complete a tabela abaixo indicando o grupo de cada criana. Famlias Pai 1 Me Pai 2 Me Pai 3 Me Pai 4 Me O A O O Desconhecido O A Grupo dos pais AB Grupo das crianas

b) Quais so os possveis grupos do pai desconhecido?

Questo 2
O grfico a seguir mostra os resultados de um experimento para verificar a utilizao e a produo de oxignio pelas plantas. No experimento, uma planta foi colocada 12 horas no escuro. Durante a experincia, a temperatura foi mantida constante. Analisando os dados do grfico, pergunta-se: a) Qual o volume total do oxignio liberado pela planta durante o perodo de 24 horas? b) Porque a planta eliminou oxignio durante a exposio luz e absorveu esse gs no escuro?

OBJETIVO

DESAFIO MEDICINA/2013

Questo 3
Hipxia refere-se condio na qual a disponibilidade ou a utilizao de O2 est reduzida. Os indivduos I, II, III e IV esto submetidos a diferentes tipos de hipxia. O indivduo V normal. Considere que o peso, o sexo e a idade de todos os indivduos mencionados so iguais e que dbito cardaco o volume de sangue, em litros por minuto, bombeado pelo ventrculo esquerdo cardaco na artria aorta. Hemoglobina (g/100 m de sangue) Dbito cardaco (L/min)

Indivduo

Condio

Teor de O2 no sangue arterial

Teor de O2 no sangue venoso

I II III IV V

Hipxia Hipxia Hipxia Hipxia Normal

16 15 8 15 15

0,200% 0,150% 0,095% 0,190% 0,190%

0,130% 0,120% 0,065% 0,180% 0,150%

3,0 6,6 7,0 6,0 5,0

a) b) c) d)

Qual Qual Qual Qual

dos dos dos dos

indivduos indivduos indivduos indivduos

deve apresentar uma certa quantidade de carboxiemoglobina no sangue? Justifique. deve ser anmico? Justifique. deve apresentar um quadro de envenenamento por cianeto? Justifique. possui deficincia cardaca e circulao deficiente? Justifique.

Questo 4
(OLIMPADA AMERICANA DE FSICA) Harry Potter est sentado a 2,0 m do centro de um carrossel quando Draco Maltoy pronuncia uma palavra mgica que gruda Harry no lugar onde estava enquanto o carrossel comea a girar em torno de seu eixo com velocidade angular constante . Harry tem massa de 50,0 kg e pode permanecer parado no lugar onde est desde que o mdulo de sua acelerao centrpeta no supere 50,0 m/s2. A quantidade de movimento angular de Harry tem mdulo L dado pela expresso: L=mVr m = massa de Harry V = mdulo da velocidade linear de Harry r = distncia de Harry ao centro de rotao Na condio de que Harry continue na mesma posio, em relao ao carrossel, calcule a) o mdulo mx da velocidade angular mxima do carrossel; b) o mdulo Vmx da velocidade linear mxima de Harry; c) o mdulo Lmx da quantidade de movimento angular mxima de Harry.

OBJETIVO

DESAFIO MEDICINA/2013

Questo 5
Um estudante, no laboratrio, produziu uma sequncia de transformaes gasosas e verificou as dificuldades tcnicas para obter um ciclo termodinmico. Depois de planejar, realizar ajustes e medidas repetidas, obteve o seguinte grfico para a expanso e compresso do ar contido num cilindro com um mbolo leve, mvel, com atrito desprezvel e vedado para impedir vazamentos.

A sequncia planejada e executada por ele foi assim ilustrada no seu relatrio:

atm Considere o ar como um gs perfeito com constante de Clapeyron R = 0,082 e que 1,0 atm = 1,0 . 105 Pa. mol . K a) Cite o nome das transformaes AB, BC e CA sofridas pelo ar no interior do cilindro. b) A temperatura, em K, do ar para um volume de 250 cm3 na transformao BC. c) A quantidade de matria, em mols, no interior do cilindro. d) A intensidade da fora aplicada no ponto B, pela mo do estudante, para manter o mbolo, de rea 10,0 cm2 e de peso desprezvel, no volume de 224 cm3 a 100C.

OBJETIVO

DESAFIO MEDICINA/2013

Questo 6
No circuito abaixo (figura 1), temos uma Ponte de Wheatstone com a finalidade de medir o valor da resistncia R. A lmpada L est apagada.

Figura 1 Medida a resistncia, retiramos o resistor R da ponte e o colocamos imerso na gua fria do recipiente a seguir. A camada superior composta de gelo em equilbrio trmico com gua. O gerador opera com potncia mxima e pretende-se elevar a temperatura da gua at 50C.

Figura 2

NOTE E ADOTE Massa de gelo: 0,5 kg Massa de gua: 2,0 kg Calor especfico sensvel da gua: 4,0 J/g . C Calor latente especfico de fuso do gelo: 320 J/g

a) Determine o valor da resistncia R. b) Determine a potncia eltrica que o gerador fornece ao resistor. c) Em quanto tempo a gua do recipiente atingir a temperatura de 14C?

OBJETIVO

DESAFIO MEDICINA/2013

Questo 7
O elemento X forma molculas diatmicas gasosas estveis em condies ambientes. Por inalao, essas molculas so bastante agressivas aos seres humanos. Esse elemento tambm forma slidos inicos binrios com metais alcalinos. Considerando essas caractersticas, responda: a) Qual o grupo que esse elemento X pertence na tabela peridica? b) Qual o tipo de ligao qumica que ocorre entre o metal alcalino e o tomo do elemento X? c) Escreva as frmulas estruturais de dois gases que apresentam as caractersticas mencionadas.

Questo 8
O etilenoglicol (HOCH2CH2OH) pode ser produzido a partir do eteno, segundo as reaes descritas a seguir: Reao 1: C2H4 (g) + 1/2 O2 (g) C2H4O (g) Reao 2: C2H4O (g) + H2O (g) HOCH2CH2OH (g) a) Sabendo que as duas reaes so exotrmicas e que a reao 1 produz 25 kcal por mol de eteno reagido, e usando a escala de entalpia padro de formao mostrada no diagrama abaixo, calcule o calor envolvido na reao 2, em kcal por mol de etilenoglicol produzido.

b) Sabendo que a energia da ligao C H de 100 kcal/(mol de ligao) e que a energia envolvida na reao C2H4 (g) 2 C (g) + 4 H (g) igual a 547 kcal por mol de eteno, calcule a energia da ligao C = C, em kcal/mol.

Questo 9
Exceto quando explicitado em contrrio, deve-se considerar que as substncias so puras; os rendimentos so iguais a 100%; os gases e vapores apresentam comportamento ideal; o ar atmosfrico livre de impurezas; sua composio consiste apenas de nitrognio e oxignio gasosos na proporo indicada pela equao balanceada fornecida abaixo, na etapa 1. O cido ntrico pode ser produzido industrialmente por diferentes mtodos. Abaixo se prope um destes mtodos. Consiste na reforma cataltica do metano usando ar atmosfrico (representado por AA na equao) e vapor Etapa 1 dgua sob aquecimento com a inteno de se obterem as matrias-primas para a produo da amnia. 0,88 CH4 (g) + 1,26 AA + 1,24 H2O (v) 0,88 CO2 (g) + N2 (g) + 3 H2 (g) Etapa 2 O gs nitrognio reage com o gs hidrognio, produzindo amnia gasosa com rendimento de 80,0%. Etapa 3 A amnia gasosa oxidada pelo oxignio gasoso produzindo xido ntrico (NO) gasoso e vapor dgua. O rendimento desta etapa de 93,0%.

Etapa 4 O xido ntrico gasoso oxidado pelo oxignio gasoso a dixido de nitrognio gasoso. Etapa 5 O dixido de nitrognio gasoso borbulhado em gua lquida e produz cido ntrico em soluo e xido ntrico gasoso, sendo esse gs removido da soluo.

OBJETIVO

DESAFIO MEDICINA/2013

Ao trmino do processo e aps o resfriamento da soluo cida, temos 5,00 m3 de soluo aquosa cuja percentagem massa/volume de cido ntrico de 55,0%, sob presso de 1,00 atm e na temperatura de 25,0C. Calcule o volume, em litros, de ar atmosfrico necessrio para a produo da soluo cida final, considerando que o ar atmosfrico originalmente esteja sob as condies de presso atmosfrica normal e na temperatura de 20,0C. atm . L Dados: massa molar do HNO3 = 63 g/mol, R = 0,082 mol . K

Questo 10
a) Calcular o valor de 22,8. b) Resolver a equao f(x) = 16 . x4, sendo f: * + definida por f(x) = x Dados: 2 1,4; log102 = 0,3; log107 = 0,84
log x 2

Questo 11

Na figura, ABCD um quadrado; E, F, G e H so pontos de tangncia com a circunferncia de centro O e raio R e com a semicircunferncia de centro no ponto M, mdio do lado do quadrado. a) Mostre que HG = R. ^ b) Calcule sen a, em que a = DCH.

OBJETIVO

DESAFIO MEDICINA/2013

Questo 12
Para se preencher um mosaico, cujo formato o da figura abaixo, foram usadas pastilhas quadradas com lado de 0,5 cm, na proporo de 40% das pastilhas na cor azul, 35% das pastilhas na cor verde e 25% das pastilhas na cor branca.

Considerando que no houve desperdcio nos recortes das pastilhas, calcular o nmero de pastilhas de cada cor.

OBJETIVO

DESAFIO MEDICINA/2013

OBJETIVO

10

DESAFIO MEDICINA/2013

OBJETIVO

11

DESAFIO MEDICINA/2013

OBJETIVO

12

DESAFIO MEDICINA/2013

Potrebbero piacerti anche