Sei sulla pagina 1di 2

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO

15 CONCURSO PARA INGRESSO NA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DE PROCURADOR DO ESTADO


PROVA ESCRITA ESPECFICA 12.04.2008 DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTES

TODAS AS RESPOSTAS DEV EM SER FUNDA MENTADAS, MENCIONANDO-SE, SEMPRE QUE FOR O CASO, A LEGISLAO PERTINENTE.

1 Questo 30 (trinta) pontos


Analise a constitucionalidade das seguintes normas introduzidas na Constituio de um Estado-membro por meio de emenda: (a) Determinao no sentido de que as decises finais de processo administrativo fiscal estadual desfavorveis ao errio devam ser submetidas ao reexame obrigatrio pelo Tribunal de Contas do Estado; (b) Previso de reajuste automtico para manuteno do poder aquisitivo da remunerao dos servidores pblicos estaduais, de modo a preservar a garantia da irredutibilidade.

2 Questo 30 (trinta) pontos


A Procuradoria Geral do Estado consultada pela Casa Civil sobre a possibilidade de Procuradores do Estado atuarem, no desempenho de suas atribuies institucionais, na defesa judicial de agentes pblicos rus em aes de improbidade por conta de atos praticados no exerccio da funo pblica considerados legais, pela prpria Procuradoria Geral do Estado, em resposta a consulta anteriormente formulada. Pergunta-se: (a) A atuao dos Procuradores do Estado na hiptese compatvel com o que dispe a Constituio Federal? (b) H necessidade de lei especfica autorizando a atuao dos Procuradores do Estado nesses casos?

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO

15 CONCURSO PARA INGRESSO NA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DE PROCURADOR DO ESTADO


PROVA ESCRITA ESPECFICA 12.04.2008 DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTES

TODAS AS RESPOSTAS DEV EM SER FUNDA MENTADAS, MENCIONANDO-SE, SEMPRE QUE FOR O CASO, A LEGISLAO PERTINENTE.

3 Questo 40 (quarenta) pontos


Determinado Estado da Federao firmou contrato de refinanciamento de suas dvidas com a Unio. O ajuste prev clusula autorizando a Unio a deixar de repassar e a se apropriar diretamente de valores do Fundo de Participao dos Estados e do Distrito Federal e de royalties, na hiptese de inadimplemento do Estado. No caso concreto, o Estado est inadimplente e, por conta do no recebimento daqueles valores, apropriados pela Unio, alega no ter condies de aplicar os percentuais mnimos em educao e sade de que trata a Constituio Federal. O Ministrio Pblico Estadual ajuiza ao civil pblica na qual informa que o Estado se encontra descumprindo os referidos percentuais mnimos e pede que seja determinado o deslocamento de verbas oramentrias, destinadas a outras rubricas, de modo a que os mnimos constitucionais sejam cumpridos. deferida liminar nos termos solicitados. Apresente as possveis razes de defesa do Estado na ao civil pblica, examinando, sem prejuzo de outros, os seguintes pontos: (a) Validade da clusula constante do ajuste firmado entre Unio e Estado; (b) Possibilidade de alterao do oramento por fora de deciso judicial.

Potrebbero piacerti anche