Sei sulla pagina 1di 10

Revista tica & Filosofia Poltica (Volume 9, Nmero 1, junho/2006)

Hannah Arendt: A Origem da Noo de Autoridade*

Davison Schaeffer de Oliveira**

Resumo: O objetivo principal deste texto apresentar os tpicos-chave do pensamento poltico da Hannah Arendt no que diz respeito ao tema da autoridade. O foco principal na origem filosfica e poltica do conceito de autoridade bem como no seu impacto sobre o mundo moderno. Palavras chave: autoridade, crise, origem, conflito e fundao;

Abstract: This texts main goal is to present the key topics of Hannah Arendts political thought concerning the issue of authority. Its main focus is on the philosophical and political origin of the authority concept as well as its impact on the modern world. Key-words: authority, origin, conflict, foundation; Introduo A questo que proponho desenvolver foi tratada por Hannah Arendt em sua obra intitulada Entre o Passado e o Futuro, especificamente o captulo terceiro que traz a questo Que autoridade?.

O ponto de partida da anlise histrico-interpretativa de Arendt a constatao de uma constante e profunda crise da autoridade no mundo moderno que culminou na dura realidade dos regimes totalitrios no sculo XX. As experincias totalitrias, inauguradas pelo nazismo e o estalinismo, representam o testemunho final de um processo que durante sculos solapou os alicerces e as fundaes do ocidente e, do ponto de vista de sua constituio essencial, assenta-se em bases polticas. Dito de outra maneira, a crise da autoridade presente no mundo moderno, crise marcante de nosso tempo, possui razes e natureza polticas. O que significa que a esfera pblica destaca-se como chave hermenutica fundamental: mbito privilegiado de leitura e interpretao de nossa prpria poca. Com efeito, a devida compreenso desses fenmenos totalitrios exige uma profunda anlise da crise da poltica que acompanhou o desenvolvimento da histria ocidental. Ao tratar do problema da autoridade, Arendt pretendeu desvelar as fontes de sustentao e significao dessa noo que alcanou seus primeiros esforos de fundamentao terica com a filosofia poltica grega. No obstante, segundo nossa autora, as experincias propriamente polticas dessa noo foram efetivadas pelos romanos na experincia da fundao da cidade.

Partindo dessas afirmaes e guiado pelas concluses de Arendt, pretendo apresentar as caractersticas principais que deram origem noo de autoridade no pensamento filosfico e poltico do ocidente. Primeiro, ser tratada a problemtica que envolve o tema da autoridade, e de que maneira esse tema geralmente tratado no mundo moderno. Em seguida, ser investigada a origem filosfica e poltica do conceito de autoridade. Entretanto, a nfase dada aos contedos polticos dos romanos e dos gregos limitar-se- interpretao arendtiana do conceito de autoridade. Desse modo, no ser privilegiada e aprofundada, no texto que segue, uma apresentao eminentemente descritiva dos estados grego e romano em seus aspectos tanto histricos quanto polticos, pois escaparia pretenso do presente estudo. Por fim, espero tecer algumas consideraes a modo de concluso.

Problemtica da questo da autoridade e a situao do mundo moderno Arendt. Trata-se de pensar o conceito de autoridade desenvolvido e interpretado por Hannah

bem verdade que essa questo apresenta-se aparentemente vazia perante o inquiridor que questiona acerca de sua natureza. A questo Que autoridade? revela-se, principalmente em nossas mais novas experincias polticas, pouco clara no que diz respeito determinao precisa do objeto que ora questionado. Contudo, trata-se de um evento histrico que foi outrora fundamental para a constituio da poltica no ocidente e que, como tal, a despeito de sua origem bem determinada e de seu desenvolvimento ao longo da histria, chegou ao fim com a crise da autoridade no mundo moderno.

O desaparecimento da autoridade no contexto moderno talvez indique, com maior propriedade, a dificuldade de se tratar essa questo, na medida em que no h em parte alguma a possibilidade de visibilidade e experincia da autoridade no mundo das aparncias, que o horizonte de toda manifestao de sentido. A ausncia do fenmeno da autoridade no mundo moderno um dos motivos centrais que tornou a compreenso dessa noo vazia e enevoada, causa essencial das diversas confuses que esse conceito sofreu em nosso sculo. Com efeito, onde seria possvel (re)encontrar uma experincia autntica desse conceito que j fora um dia fundamental para a poltica?

Diz-nos Hannah Arendt, logo no incio de seu questionamento acerca da autoridade, que Tanto prtica como teoricamente, no estamos mais em posio de saber o que a autoridade realmente 1 . preciso compreender de maneira suficiente o que Arendt deseja destacar com tal enunciado.

Por sua prpria constituio, a questo Que autoridade? mal formulada. Hannah Arendt no deseja questionar, o que seria natural com a forma Que ..., uma autoridade em geral. No se interroga o que a autoridade , mas um determinado tipo de autoridade que possui razes histricas e que, hoje, efetivamente, no , ou seja, desapareceu do mundo moderno. A questo transforma-se, por conseguinte, na pergunta pelo que foi a autoridade e que espcie de mundo veio a ser constitudo com o declnio dessa noo.

Com isso, chegamos a um primeiro ponto a ser discutido mais detalhadamente. O mundo moderno2 se encontra de tal forma que a experincia da autoridade, bem como o tipo de governo que se funda nessa experincia, no possui mais realidade fenomnica, no obstante ter sido essa experincia outrora fundamental para a teoria e prtica polticas. Dessa maneira, Hannah Arendt empreende uma investigao, que denomino histrico-interpretativa, cujo objetivo iluminar alguns estados possveis de compreenso do passado lido na histria ocidental. A crise da autoridade a marca de um sculo, notadamente o sculo XX, e seu desaparecimento significou o declnio de uma das principais bases de sustentao do ocidente. Alm da autoridade, a tradio e a religio constituram, juntos, os pilares fundamentais que conferiam ao mundo a estabilidade e a solidez necessrias para a construo e realizao da prpria histria do ocidente. O fim da autoridade trouxe consigo a consumao do solapamento dos alicerces constitudos pela autoridade, tradio e religio, sem os quais, o mundo tal qual o conhecemos, no mais se sustenta. Assim, a crise da autoridade alcanou o estgio final do declnio que havia tido incio nas profundas crises da tradio e das instituies religiosas no princpio da era moderna. Mas, se antes as razes dessas crises no eram propriamente polticas, o fenmeno da autoridade exige, como veremos, uma compreenso poltica de sua experincia. Desse modo, na medida em que a perda da autoridade a concluso e a consumao de um processo que envolve a tradio e a religio, a perda da autoridade foi precedida por duas outras perdas ou crises: a perda da tradio e a perda da religio.

A perda da tradio, entendida como crise da metafsica, significa que se perde o fio condutor, isto , os ideais transcendentes que, durante longo tempo, haviam conferido segurana na compreenso do passado. O prprio presente era interpretado a partir das categorias metafsicas que conferiam verdade ideal ao discurso sobre o real. A perda da tradio deixou a compreenso do passado em suspenso. Deve-se ter em mente, porm, que a perda da tradio no diz necessariamente perda do passado. bem verdade que, a despeito da perda dos fundamentos interpretativos da tradio, o passado possa se mostrar, qui melhor do que nunca,

em novas perspectivas. E desse modo, a volta ao passado a partir de nossas mais recentes experincias, poder iluminar aspectos jamais vistos da tradio.

Por outro lado, a perda da religio trouxe consigo a evidncia do declnio, no exatamente da f, mas da instituio religiosa que passou a ser reconhecida muitas vezes como o lugar da hipocrisia e da mentira, fonte do atraso e do obscurantismo.

Por fim, a perda da autoridade revela-se equivalente perda da permanncia e segurana do mundo poltico, que j havia entrado em crise com as revolues sociais e polticas europias, mas que alcanou uma radicalidade sem precedentes com a ascenso dos regimes totalitrios. O nazismo e o estalinismo representam eventos sem precedentes histricos, pois se distinguem fundamentalmente das tiranias e ditaduras tradicionais. Os sistemas totalitrios tiraram proveito da crise profunda da autoridade em que o sistema de partidos perdera seu prestgio e a autoridade do governo no era mais reconhecida: o que promoveu as condies suficientes para o surgimento desses regimes.

Por outro lado, a problemtica da questo da autoridade nos mostra a deficincia das teorias que se ocupam do cenrio poltico contemporneo, na medida em que no abarcam suficientemente o cerne da crise da autoridade. A ausncia de experincias autnticas do fenmeno da autoridade tornou o termo encorberto por controvrsias e confuses. O que significa que de forma alguma a noo de autoridade oferece-nos auto-evidncia. A ambigidade do conceito de autoridade no mundo moderno coloca srios obstculos para o questionamento da constituio fundamental do que seria um governo autoritrio. Assim, faz-se mister apresentar uma definio provisria da noo de autoridade para que seja possvel compreender as distines entre governos autoritrios, tirnicos e totalitrios.

Definio provisria O significado de autoridade, como facilmente se supe, se relaciona essencialmente com o carter de obedincia que esta modalidade de governo exige. Porm, a obedincia no se confunde, necessariamente, com noes de fora e violncia. Comumente, acredita-se legitimar a instrumentalizao estatal da violncia e da fora com vistas manuteno da autoridade e da ordem. Para Hannah Arendt, trata-se de uma compreenso absolutamente equivocada. A necessidade da fora e da violncia evidencia, antes, a impotncia de um governo, bem como a ausncia de autoridade e o abandono do poder oriundo necessariamente da esfera pblica.

O conceito de poder na obra de Hannah Arendt deveras importante para a compreenso da diferena fundamental e relacional de autoridade e poder3 . A efetivao do poder s se d atravs da palavra (lksis) na medida em que no so vazias e nem ocultam intenes - e da ao (prksis) quando no so brutais, violentas ou destrutivas. O poder mantm a existncia da esfera pblica como o espao potencial da aparncia entre os homens que falam e agem. A palavra poder deriva de potncia, ou seja, possibilidade no atualizada4 . O poder se difere da fora, porque a fora uma qualidade natural de um indivduo isolado; enquanto o poder apenas passa a existir entre os homens quando eles agem juntos e desaparece no exato momento em que eles se dispersam, pois, corresponde condio humana da pluralidade. A violncia, isto , o uso da ao instrumentalizada, pode chegar a destruir o poder, mas no pode de forma alguma substitu-lo. Por isso o totalitarismo e a tirania so impotentes, na medida em que eliminam o mundo comum da atividade plural dos homens na esfera pblica.

Considerando que no se pode derivar autoridade da violncia, seria possvel propor, neste sentido, a persuaso e o uso do discurso5 como um dos elementos de um governo fundado na autoridade. Na verdade, a autoridade totalmente incompatvel com a persuaso. Dentre os pressupostos da persuaso, temos a igualdade, a ausncia de governantes e governados. Contudo, a autoridade o contraponto da igualdade. essencialmente hierrquica e, como tal, funda-se na desigualdade. A estrutura hierrquica de um governo autoritrio se funda no reconhecimento mtuo entre o que manda e o que obedece, pois ambos, o governante e o governado, possuem seu lugar estvel e pr-determinado na hierarquia. Desse modo, a

autoridade apresenta-se como [...] contraposio coero pela fora como persuaso atravs de argumentos6.

Essa definio provisria de autoridade permite delimitar de maneira geral as caractersticas cruciais de trs importantes tipologias governamentais, a saber, governo autoritrio, tirnico e totalitrio.

Os governos autoritrios restringem a liberdade, mas no a eliminam, porque permanecem sempre ligados aos direitos civis. Nos governos tirnicos ou ditatoriais, porm, a liberdade abolida completamente, o tirano assume sozinho a esfera pblica e as decises so direitos exclusivos do ditador, que age de acordo com seus interesses. Nesses governos assistimos eliminao clara da plis, pois a caracterstica principal da esfera pblica a participao plural dos cidados em um espao comum. Por fim, os governos totalitrios operam com a total eliminao, no apenas da liberdade, mas da prpria espontaneidade atravs do condicionamento e da massificao7 .

Podemos, desse modo, traar trs modelos tecnoestruturais representativos desses governos supracitados apresentado por Hannah Arendt. O governo autoritrio possui um aspecto de uma pirmide em que a sede da autoridade se encontra no topo, porm sua fundamentao se encontra, ou imediatamente acima e de forma transcendente tipo cristo desenvolvido pela Igreja e esboado por Plato; ou se encontra nas profundezas de um passado sacro, no obstante terreno, como veremos adiante na origem poltica da autoridade para os romanos. J a tirania representada por uma pirmide em que seu topo h a uno-presena do rei, e em sua base encontram-se todos os demais. O governo tirnico d suas boas vindas na frmula do um contra todos, em que o todos adquire uma profunda igualdade, na medida em que so todos sditos perante o senhor. O tirano exige a companhia de uma guarda pessoal, o que de forma alguma surpreendente, visto que o tirano necessita de proteo contra todos. Por fim, o governo totalitrio, diferente da figura de pirmide dos dois governos anteriores, assemelha-se a uma cebola, pois, quer o lder integre o organismo poltico como uma hierarquia autoritria, ou oprima seus sditos como a um tirano, ele o faz de dentro, e no de fora ou de cima.

Em seguida, tentaremos apontar alguns limites das teorias modernas acerca do fenmeno da autoridade explicitados por Hannah Arendt.

Falncia das teorias modernas As teorias do mundo moderno, como o liberalismo e o conservadorismo no alcanam uma compreenso adequada do mundo moderno porque tratam os diferentes governos mencionados indiscriminadamente; e as bandeiras do progresso, sustentadas pelo liberalismo, como tambm as bandeiras da decadncia, erguidas pelo conservadorismo, representam um retrocesso do entendimento tanto do fenmeno da liberdade8 quanto da experincia da autoridade. O liberalismo no v diferena fundamental entre tirania e autoritarismo, assim como tambm no distingue autoritarismo de totalitarismo, pois supe que qualquer restrio da liberdade9 implica num sistema totalitrio ou tirnico. Nas palavras de Arendt, [...] o mais draconiano governo autoritrio limitado por leis. Seus atos so testados por um cdigo [...]10 Para o liberalismo, por conseguinte, autoritarismo, tirania e totalitarismo fazem parte de um mesmo fenmeno que apenas tm grau e intensidade diferentes. O progresso como imperativo do pensamento liberal, requer constante perda do poder, porque deseja que a liberdade tenha incio no exato momento em que o espao pblico da aparncia se esvai por completo. Repito, se, e somente se, co-existe uma plurivocidade de homens, apenas possvel na esfera pblica, poder haver potencialidade, o poder propriamente dito no sentido que Hannah Arendt o entende, de pessoas que agem em conjunto e decidem sobre seus destinos. Com efeito, se o conservadorismo supera em parte o liberalismo, pois se preocupa em distinguir governo tirnico de governo autoritrio; no se d conta, entretanto, da distino entre totalitarismo e tirania: porm, a possibilidade de compreenso dos fenmenos totalitrio de nosso tempo exige um reconhecimento da radicalidade desses eventos sem precedentes em que as categorias tradicionais da poltica no so mais capazes de abarcar.

Origem filosfica do conceito Como Hannah Arendt pretendeu mostrar, a palavra e o conceito de autoridade so de origem romana. No obstante, Plato e Aristteles se aproximaram dessa noo e precederam historicamente as experincias polticas romanas. Sem dvida, os romanos sofreram uma grande influncia da filosofia grega, mas foram alm, puderam por em prtica a tentativa grega de fundamentao da autoridade devido prpria experincia poltica desse conceito que os romanos possuam. Plato pode ser considerado o primeiro autor da histria ocidental a elaborar ensaios que pretendiam dar conta do fenmeno poltico. Os escritos em que trata especificamente desse assunto so a Repblica, o Poltico e as Leis. Plato, na Repblica, se aproxima do conceito de autoridade como o governo utpico da razo na pessoa do rei filsofo. Com efeito, sua tentativa de fundao de uma autoridade para o mbito dos assuntos humanos se colocava em ntido confronto com a experincia poltica grega, na medida em que a desigualdade na plis era desconhecida. A poltica em Atenas se fundava na liberdade e na igualdade, a desigualdade era apenas aceitvel no mbito da administrao domstica11 . A autoridade em poltica deriva sua importncia justamente de sua capacidade de conferir durabilidade e permanncia ao mundo to frgil e instvel dos homens. No obstante, o motivo crucial que permite compreender a necessidade de autoridade para a poltica em Plato o conflito latente entre o cidado da plis e o filsofo. A razo essencial para que os filsofos assumissem o governo da cidade assentava-se na hostilidade da poltica para com a filosofia: pois, o filsofo experimentou a plis como ameaa sua vida. Confronto latente que certamente veio luz no contexto do julgamento e morte de Scrates. Desse modo, segundo Arendt, o filsofo se volta para as questes da esfera pblica [...] no tanto por amor polis e poltica [...] [mas] por amor filosofia e segurana do filsofo12 . No mito da caverna, que Plato apresenta na Repblica, as idias so tomadas como medida normativa com a finalidade de organizar o interior da caverna. Arendt toma emprestada a interpretao de Heidegger sobre a questo da verdade em Plato13 e busca nesta alegoria o sentido da preocupao poltica que o filsofo carrega consigo ao pretender assumir o papel de rei e governante14 . O movimento primeiro do filsofo em direo s idias, realidade fora da caverna, se faz pelo intento do desvelamento do ser. A situao se transforma quando o filsofo retorna para o interior da caverna e se d conta de que os habitantes da caverna vivem imersos em sombras e iluses. A tentativa do filsofo de comunicao de sua experincia fora da caverna, onde as coisas se revelaram luz do sol, na plenitude de seu ser, desencadeia um conflito que o filsofo experimenta como ameaa sua vida. Desse modo, no af de organizar o interior da caverna, o filsofo se volta para as idias e busca utiliz-las como metro e medida para a poltica. A filosofia enquanto metafsica se torna autoridade para a poltica. As idias transcendentes exigem para si a autoridade. Como bem compreendeu Arendt: [o conflito no interior da caverna evidencia] ... a perda de orientao do filsofo nos assuntos humanos, da cegueira que atinge seus olhos, da angustiosa sensao de no poder comunicar o que ele viu e do verdadeiro perigo para sua vida que da surge. nesse transe que o filsofo apela para o que ele viu, as idias, como padres e normas e, finalmente, temendo por sua vida, as utiliza como instrumento de dominao15 O rei filsofo, versado em idias, possui o instrumental para governar. As idias nas mos do filsofo podem tornar-se Leis. De acordo com o exemplo da pirmide, o fundamento da autoridade se situa alm da pirmide, no mundo das idias, no mbito da razo transcendente. Era preciso encontrar uma alternativa de governo que fosse superior persuaso, pois o recurso ao discurso cujo objetivo o convencimento havia se mostrado insuficiente e instvel para guiar os homens na plis, principalmente no contexto da injustia praticada contra Scrates. Mas os meios externos de violncia tambm eram indesejveis, porque de forma alguma pode-se

acreditar na estabilidade de um governo que se v imerso em um cenrio de conflitos constantes para a manuteno do poder. Dessa forma, a soluo encontrada por Plato para a fundamentao da autoridade, baseou-se na possibilidade de instrumentalizar a razo com vistas a uma aplicabilidade prtica. A razo se impe ao pensador como superior persuaso e como instrumento de coero sem o uso da violncia. Porm, a auto-evidncia das idias que se impe atividade do pensar experimentada por uma minoria, ou seja, os prprios filsofos. Para que a maioria fosse submetida verdade filosfica, Plato introduz um mito sobre o inferno, claramente constitudo de motivaes polticas, com a finalidade de que o povo se convencesse da autoridade da razo, ou, pelo menos, agisse como se conhecesse a verdade. Ao que parece, Plato foi o primeiro ensasta que percebeu o potencial poltico dos mitos. Na Repblica, o mito final das recompensas e punies em uma vida futura16 representa a tentativa de convencimento da legitimidade da razo para o povo que no capaz de contemplar as idias auto-evidentes ao modo filosfico. Aquilo que a alegoria da caverna para o filsofo, no meio de A Repblica, para os eleitos ou para os filsofos, no final o mito do inferno, para a maioria que no est altura da verdade filosfica Plato levado a buscar, por outro lado, princpios legtimos para fundamentar a autoridade da razo atravs das experincias que os gregos j possuam. No mbito da poltica, a nica experincia grega de governo hierrquico era a tirania. Assim, Plato foi buscar exemplos de autoridades, tais quais os gregos a conheciam, na esfera da administrao da casa onde reinava uma desigualdade natural. Sistematicamente, so cinco os modelos principais que Plato utiliza com vistas a legitimar o governo autoritrio de acordo com a experincia que os gregos possuam do mbito privado. O primeiro modelo o exemplo do pastor e suas ovelhas: evidentemente baseado em uma situao de hierarquia natural, na medida em que as ovelhas necessitam do pastor para serem guiadas e protegidas. O segundo modelo, diz respeito ao timoreiro de um barco e seus passageiros. O timoreiro o guia e, como tal, assume seu lugar como aquele que conduz, o lder, enquanto que aos passageiros resta serem guiados. O terceiro modelo coloca a questo da relao entre o mdico e o paciente. O corpo que no atende aos conselhos e indicaes do perito em sade, adoece at padecer. O doente clama pela sua recuperao que apenas pode ser oferecida pelo auxlio mdico. O quarto modelo se refere relao do senhor e do escravo, relao que se funda numa hierarquia natural e irremedivel: os escravos devem obedecer aos seus senhores de acordo com sua prpria essncia, assim como os senhores devem governar por sua prpria constituio. O quinto modelo se refere ao artfice. o exemplo que melhor se aproxima da noo platnica de conhecimento especializado, pois o artfice molda a realidade de acordo com os padres transcendentes previamente visualizados pelo intelecto. No exemplo do artfice, do mdico e do timoreiro, temos com maior evidncia a caracterstica de conhecimento especializado que infunde confiana. mais fcil notar, no exemplo do pastor e do escravo, a forte caracterstica da condio natural que predomina nos dois modelos.

Todos esses exemplos fazem uso das experincias gregas da esfera privada. A preocupao central desses exemplos, como pode-se facilmente perceber, a saber: a sade, a fabricao e o estado natural, so todas noes oriundas de esferas pr-polticas em que a desigualdade e o direito autoridade que se baseia na hierarquia possuam fundamento.

Aristteles, entretanto, rejeita a estrutura de governo platnica do rei filsofo. Todavia, manteve a dicotomia entre o ver a verdade em solido e isolamento18 e a relao plural necessria nos negcios humanos da esfera poltica. Trata-se da separao essencial entre um modo de vida terico (bo theoretiks) e um modo de vida devotado aos afazeres humanos (bos politiks). Estes modos de vida eram ambos livres: [...] os homens podiam escolher [esses modos de vida] livremente, isto , em inteira independncia das necessidades da vida e das relaes dela decorrentes19

A vida do filsofo, dedicada contemplao e investigao das coisas eternas, assim como a vida do poltico, dedicada aos assuntos da plis, muito embora fossem ambas livres, possuam seus lugares definidos numa hierarquia implcita. A vida contemplativa foi eleita como superior vida dedicada s coisas terrenas, de tal maneira que a filosofia continuou a ser autoridade, desde Plato, em questes de poltica. O conceito de autoridade foi novamente concebido, na filosofia poltica de Aristteles, em sua essencial subordinao razo, porm ela no dispe de caracteres ditatoriais, mas decorre, como em Plato, da superioridade do perito sobre o leigo. Mais uma vez a hierarquia fundada aqui em uma questo de natureza, pois o

perito deve governar porque conhece, faz parte de sua constituio; da mesma maneira, o leigo deve por em prtica as ordens do perito, devido, sobretudo, sua impossibilidade de governar.

No foi possvel a Aristteles, bem como a Plato, formular o conceito de autoridade em bases efetivamente polticas. Mas devido, antes, ausncia de uma noo de autoridade inserida na esfera pblica. O que o levou a se refugiar de forma semelhante ao seu mestre, em exemplos da vida domstica oriundos da esfera privada, ou seja, em mbitos pr-polticos. Origem poltica do conceito Se a filosofia grega buscou recursos transcendentes e exemplos na esfera da vida e da administrao domstica para fundamentar a autoridade, foram os romanos que efetivamente alcanaram sua fundamentao na esfera dos assuntos propriamente polticos. Para compreendermos a experincia poltica romana, deve-se levar em considerao trs elementos fundamentais, denominados por Arendt de trindade romana: tradio, religio e autoridade. A autoridade na poltica romana se interconecta essencialmente com a experincia da fundao da cidade que, para os romanos, possui ao mesmo tempo carter sacro. Todas as geraes futuras so marcadas profundamente pela experincia sagrada da fundao que se torna, desde o seu incio e para todo o sempre, a medida de todas as aes futuras. A recordao e preservao da experincia originria da fundao da cidade de Roma era o sentido e significado de toda participao poltica. Segundo Hannah Arendt, a plena significao da palavra ptria derivativa da histria romana. No os gregos, e sim os romanos estavam realmente enraizados ao slo [...] e, ao contrrio dos gregos, [os romanos] no podiam dizer em pocas de emergncia e superpopulao: Ide e fundai uma nova cidade, pois onde quer que estejais sereis sempre uma plis20 Para um romano no era possvel deixar a sua ptria e levar consigo a experincia da fundao para repeti-la em outro lugar, pois a fundao da cidade era uma experincia nica. As colnias romanas no conseguiam repetir a fundao da cidade romana que, por definio, era intransfervel. Desse modo, as colnias significavam uma ampliao da fundao original. Segundo Arendt, os gregos, onde quer que fossem, levavam consigo a plis bem como a possibilidade de sua reinstalao: de forma que era permitido a um grego repetir a plis de Atenas. No por acaso, divindades tais quais Jano, deus do princpio, e Minerva, deusa da recordao, eram profundamente romanas. A santidade atribuda fundao da cidade perfeitamente entendida se se mantm em mente a significao igualmente importante da noo de religio. Literalmente, religare, ou seja, carter de tudo aquilo que se uni novamente. A preocupao de fundar, e a partir dessa fundao, conquistar a permanncia daquilo que foi originado, exige que se mantenha sempre unido, sempre ligado ao passado todas as geraes vindouras. As geraes que surgem no mundo dependem profundamente de um passado que santifique e engrandea seu povo e que seja capaz de elevar eternidade ainda mais o passado j glorioso e sacro. Neste sentido, a religio assume um papel poltico por excelncia. Os deuses romanos habitavam, assim como os homens, as cidades. O poder coercitivo da fundao era ele mesmo religioso, pois a cidade oferecia tambm aos deuses do povo um lar permanente - mais uma vez, ao contrrio dos gregos, cujos deuses protegiam as cidades dos mortais e, por vezes, nelas habitavam, mas possuam seu prprio lar, distante da morada dos homens, no Monte Olimpo 21 Nesse contexto surge a palavra, desconhecida do vocbulo grego, auctoritas, que derivada do verbo augere. Augere significa aumentar, fazer crescer, engrandecer. A posse da autoridade impunha a necessidade de engrandecimento da experincia da fundao. Crescimento, porm, em direo ao passado: crescer significava estar mais perto dos antepassados. Os ancies, o senado e os denominados patres, obtinham a autoridade por descendncia e transmisso daqueles, chamado pelos romanos de maiores, que haviam lanado as fundaes, tendo como obrigao tornar grande a cidade de Roma, aumentar seu prestgio e sua imponncia. Para melhor compreenso do sentido de autoridade experimentado pelos romanos, devese frisar, a ttulo de comparao com os gregos, de que maneira ocorre a diferena, por sinal antagnica, de auctores e artfice. Os ltimos se apresentam como os construtores e elaboradores, os executores propriamente dito; enquanto que os primeiros so, na verdade, o sentido das construes e das elaboraes, e desse modo, os verdadeiros autores das construes.

A autoridade, ao contrrio do que se possa imaginar, no se confunde com a obteno de poder. Como foi adiantado na definio provisria de seu conceito, o poder s existe na participao plural dos homens na esfera pblica quando se renem para decidir sobre o futuro de seu povo. A autoridade, em contraposio ao poder (potestas), tinha suas razes no passado, mas esse passado no era menos presente na vida real da cidade que o poder e a fora dos vivos22 Enquanto a autoridade oriunda e herdeira de um passado glorioso, o poder somente se d na medida em que, sempre presente, exista a esfera onde as pessoas se unam e assumam uma deciso comum, porque poder potncia, isto , possibilidade de mudana e de escolha do prprio destino; a possibilidade de trazer o novo ao mundo s h quando a plurivocidade dos homens acontece em um espao poltico. A autoridade daqueles que a possuem, em contraponto direto com o modelo do artfice usado por Plato, no se confunde com o direito ao poder ou fora. O artfice assume bem o seu papel se, e somente se, conhece as idias, ou seja, tm acesso razo e, guiado por ela, possui a fora23 de fazer da realidade sua imagem. A fora reside na manipulao que o artfice capaz de fazer, na possibilidade de trato que tm com as coisas. Alm do mais, a relao do artfice com as coisas sempre no sentido de uma violao. Uma mesa no vem ao mundo seno atravs de uma violao de seu estado de rvore, da mesma maneira que tudo o mais, seja qual for o material empregado, que se pretende manipular e transformar. A relao imposta de cima para baixo, e a partir da violncia do artfice, a razo assume carter de tirania: eis porque Hannah Arendt insiste no carter tirnico da razo, apesar de que o prprio Plato no reconhecia seu governo utpico como um governo tirnico. Porm, autoridade em seu sentido pleno, tanto quanto os romanos a conheciam, se dava numa espcie de conselho. O conselho dessa autoridade, principalmente o senado, reside no limite entre a ordem e a persuaso, para fazer-se escutado. As aes so sujeitas ao erro e engano e, dessa forma, precisam de acrscimo e confirmao pelas assemblias que representavam a autoridade. A fora coercitiva dessa autoridade est intimamente ligada fora coercitiva dos auspices, que ao contrrio do orculo grego no sugere o curso objetivo dos eventos futuros, mas revela meramente a aprovao ou desaprovao divina das decises feitas pelos homens Cada ato presente carrega o peso de todo um passado, expresso na palavra gravitas. Pois o passado e a tradio so normativos para todas as aes futuras. Caso se retome a imagem da pirmide, os romanos no fundamentaram a autoridade em noes transcendentes: no transcenderam a realidade da physis, como no caso da meta-physika (alm-mundo) das idias; assim como tambm no transcenderam a plis, no sentido do abandono da esfera pblica na tentativa de fundamentao da autoridade no horizonte da administrao domstica. A fundao se encontra nas profundezas de um passado terreno (fundao da cidade romana), no h fundamentao fora e acima do topo da pirmide. Sua origem a fundao da cidade que ocorreu num passado longnquo e sagrado. Mas de um sagrado, como vimos, terreno. O passado santificado atravs da tradio que se preserva nas prximas geraes e se engrandece no transcurso do tempo a partir do testemunho da sagrada fundao.

Arendt faz notar que os romanos no necessitavam de autoridade apenas em assuntos da esfera poltica. Precisavam de autoridades tambm em matria de filosofia, poesia e letras. Dessa maneira, os gregos so eleitos como as autoridades em questes de teoria e literatura. O curioso que parece foroso crer que os filsofos gregos como Plato e Aristteles, tornaram-se de fato autoridades somente nas mos dos romanos. E, como era de se esperar, as experincias polticas romanas que os gregos no possuam, foram interpretadas a partir de conceitos gregos. Ficamos, portanto, como o seguinte quadro: os romanos utilizaram as noes gregas para se autointerpretarem, e com isso modificaram suas prprias concepes polticas; por outro lado, a filosofia grega foi traduzida aos moldes do contedo de experincias estrangeiras, as latinas, to distintas de suas prprias experincias, o que transformou o pensamento grego. Desse amlgama, surgiu a Igreja Crist, fortemente influenciada pela trindade romana de tradio-religioautoridade, como tambm pela metafsica grega. Porm, esta temtica escapa aos objetivos deste texto.

Desse modo, temos uma relao essencial do que Arendt denominou trindade romana, relao expressa na experincia da auctoritas que visa engrandecer o passado e a tradio, sempre unidos, re-ligados pela religio. O que nos permite compreender o carter sagrado da fundao da cidade romana e da tradio imperativa advinda dessa fundao. Concluso O confronto entre as experincias gregas e as experincias romanas do fenmeno da autoridade foi importante para a compreenso adequada da noo de autoridade que surgiu com determinadas propores e que, aps seu desenvolvimento atravs da herana greco-romana, efetuada pela Igreja Crist, chegou a um fim no mundo moderno. O objetivo do texto foi frisar especificamente a origem do conceito de autoridade, interpretado por Hannah Arendt, e a situao moderna de sua ausncia, deixando de lado, desse modo, as implicaes dos desenvolvimentos dessa noo na Idade Mdia. evidente que este o primeiro e o passo essencial para compreender da melhor maneira a autoridade neste perodo histrico de heranas latinas e gregas. O fato de se comear, metodologicamente, por tratar da situao do mundo moderno e suas conseqncias diante da autoridade, para depois averiguar suas origens polticas e filosficas, se deve aquiescncia do autor com a prpria metodologia tpica de Hannah Arendt, que parte sempre de um problema situado em seu tempo, como ponto de partida para buscar as origens histricas e a possibilidade de interpretao do presente atravs da tradio.

As razes inerentes do processo histrico ocidental, onde as categorias polticas perderam seu prestgio, e segundo Arendt, sua dignidade, tiveram incio, como nossa autora bem percebeu na sua volta tradio, muito antes dos regimes totalitrios do sculo XX. A perda da dignidade da poltica teve incio com o declnio de suas categorias fundamentais como, dentre elas, a noo de autoridade.

A falncia da autoridade, das instituies religiosas e a quebra dos ideais transcendentes da metafsica que permearam o pensamento poltico, teolgico e filosfico, desde o fim da antiguidade, ainda no foram suficientemente compreendidos. Eis o grande empreendimento de Hannah Arendt: mostrar que a crise que marca nosso tempo, bem como as crises que o precederam e que formam com o declnio da autoridade uma unidade essencial, so a consumao e o solapamento da experincia da fundao dos romanos, expressa na trindade tradio-religio-autoridade. Da mesma forma, as vrias revolues da poca moderna, como a revoluo francesa e a americana, so tentativas de recuperar essas fundaes e renovar o fio rompido da tradio cuja finalidade a possibilidade de construo de um novo mundo. Notas
* Texto parcialmente apresentado nas comunicaes arendtianas, evento realizado em Juiz de Fora, nos dias 26, 27 e 28 de abril, no Colquio do Centenrio de Hannah Arendt: por amor ao mundo, em 2006. ** Graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora.pesquisador do Ncleo de Espao Pblico e Cultura Cvica, CNPq- UFJF (1) ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. Trad.: Mauro W. Barbosa de Almeida. So Paulo. Editora perspectiva, 3 edio, 1992. Captulo 3, p. 128. (toda referncia doravante desta obra pertence a esta edio. (2) Hannah Arendt distingue mundo moderno e era moderna. Em A Condio Humana (vide bibliografia), no prlogo, pp. 13-14, l-se: Cientificamente, a era moderna comeou no sculo XVII e terminou no limiar do sculo XX; politicamente, o mundo moderno em que vivemos surgiu com as primeiras exploses atmicas. A era moderna determinada por trs principais eventos: a) descoberta da Amrica, b) a Reforma e c) a inveno do telescpio (ver captulo VI de A Condio Humana). O mundo moderno teve seu incio com a ascenso dos regimes totalitrios, o nazismo e o estalinismo, no sculo XX. (3) Para uma exposio detalhada, ver A Condio Humana, p. 211. (4) O carter de potencialidade pode ser visualizado nas razes da palavra poder: em grego, poder se refere a dynamis; em latim, potentia; em alemo, Macht que deriva, segundo Arendt, de mgen e mglich, e no de machen, como se poderia acreditar. (5) A persuaso objetiva o convencimento a partir do uso da palavra, possui a retrica como carter essencial. (6) Entre o Passado e o Futuro, p. 129.

(7) Para melhores detalhes, recomendo outra obra de Arendt em que o totalitarismo explorado: Origens do Totalitarismo. (8) Ver Que Liberdade?, captulo quarto, em Entre o Passado e o Futuro. pp. 188-220. O aspecto central que merece destaque a dissoluo do conceito poltico de liberdade realizada pela filosofia. A filosofia tornou a liberdade um fenmeno da vontade (Agostinho), a liberdade passou a ser uma realidade interior, entendida como livre arbtrio. A modernidade tambm no foi capaz de restituir a liberdade em sua essncia poltica, pois a liberdade foi entendida como livrar-se da poltica: restrita apenas esfera privada. (9) A prpria noo de liberdade entendida pelo liberalismo a-poltica, i.e., o governo liberal assegura a liberdade individual que comea justamente onde o estado acaba. A liberdade, segundo Arendt, porm, s possvel nas esfera pblica. (10) Entre o Passado Futuro, p. 134. Existem cdigos reguladores dos atos do governo autoritrio. Fundamentados ou em direitos naturais, ou mandamentos divinos, ou em idias platnicas; porm, sempre h algo exterior ao prprio governo que o limita. (11) A realidade da plis, experimentada pelo cidado grego, no continha em si mesma uma experincia propriamente autoritria que no se confundisse com tirania e despotismo. A interpretao j clssica que Arendt diz constituir a democracia ateniense de homens livres e iguais. A condio para que os homens atuassem na vida pblica era que conquistassem a liberdade perante o labor e as necessidades da vida biolgica. Na esfera da plis, imperava a ausncia de governantes e governados, de lderes e liderados; vigorava, portanto, a igualdade conquistada para a poltica. (12) Entre o Passado e o Futuro p. 147. (13) Texto, A Doutrina de Plato sobre a Verdade de Martin Heidegger. (14) Para uma melhor anlise deste mito segundo Arendt, ver Eduardo Jardim de Moraes, em seu artigo: Hannah Arendt: Filosofia e Poltica: in Perspectiva, So Paulo, Unesp, 1993, vol. 16, pp- 111-118. (15) Entre o Passado e o Futuro p. 149. (16) Recurso que ser retomado pela Igreja Crist aps o declnio do imprio romano, com o intento poltico de fundamentar em verdade dogmtica o mito do inferno para reestruturar o imprio. (17) Entre o Passado e o Futuro p.147. (18) Na alegoria da caverna platnica, o filsofo emerge da caverna em pura singularidade. (19) A Condio Humana, p. 20. (20) Entre o Passado e o Futuro p.162 (21) Idem, p. 163. (22) Entre o passado e o futuro, p. 164 (23) Normalmente, fica-se tentado a nomear de poder a fora que o tirano e , neste caso, o artfice possui. preciso sempre ter presente a distino crucial de Arendt entre fora (capacidade individual) e poder (potencial existente na pluralidade). (24) Entre o Passado e o Futuro, p. 165

Bibliografia: ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. Trad.: Mauro W. Barbosa de Almeida. So Paulo, Editora perspectiva, 3 edio, 1992; ARENDT, Hannah. A Condio Humana. Trad.: Roberto Raposo. Rio de Janeiro, Editora Florense Universitria, 8 edio, 1997;

Potrebbero piacerti anche