Sei sulla pagina 1di 10

Antes de Histria e conscincia

de classe
Ricardo Musse

s comentrios sobre a obra de Georg Lukcs, ou mais especificamente sobre Histria e conscincia de classe (de 1923), em geral, iniciam a apresentao e a anlise desse livro com a reconstituio do itinerrio intelectual do autor. Assim, no deixam de pressupor que seus escritos pr-marxistas constituem uma espcie de chave mestra para a compreenso de sua trajetria posterior ou mesmo da gnese do marxismo ocidental. Essa premissa, no entanto, frequentemente negada no prprio decorrer da exposio, uma advertncia que sinaliza as aporias inerentes a tal perspectiva. Afinal, a par de uma preocupao comum com a compreenso da produo artstica, suas obras de juventude discrepam bastante entre si, configurando um percurso marcado por sucessivas rupturas e por descontinuidades formais e metodolgicas. Seu primeiro livro, Evoluo histrica do drama moderno (escrito em 19061907 e publicado em 1911), redigido ainda em hngaro, pode ser descrito como uma obra de sociologia literria composta sob o prisma de uma ordenao enciclopdica da cultura.1 Para compreender o trgico moderno a forma peculiar adquirida pelo conflito entre a afirmao do indivduo e a objetividade da vida social , Lukcs recorre a categorias como despersonalizao, coisificao, intelectualismo, racionalizao etc., peas proeminentes do arsenal conceitual da sociologia alem.2 Em 1911, Lukcs publica na Alemanha A alma e as formas, coletnea de artigos redigidos entre 1908 e 1910, na qual incluiu alguns textos j editados na revista hngara Nyugat (Lukcs, 1971). Abre o livro, guisa de prefcio, uma carta a Leo Popper que pondera sobre o estatuto do ensaio, reconhecendo em sua forma autnoma um mbito distinto tanto da arte como da cincia e da filosofia um potente instrumento para a apreenso da totalidade do fenmeno esttico e da vivncia que lhe subjacente.3 Com essa defesa do ensaio, ele almeja no somente dirimir o vis reducionista dos estudos histrico-literrios, mas, sobretudo, fornecer uma fundamentao terica para a renovao da crtica cultural. Apesar da heterogeneidade dos autores escolhidos como ponto de partida dos ensaios Rudolph Kassner, Sren Kierkegaard, Novalis, Theodor Storm, Stefan George, Charles-Louis Philipee, Richard Beer-Hofmann, Laurence Sterne e Paul Ernst , patente seja pelo ngulo da tendncia esttica, do perodo histrico ou mesmo da lngua e nacionalidade; cristalizam-se no decorrer do

estudos avanados

27 (78), 2013

291

livro vrios fios comuns. O mais destacado deles talvez seja a reiterao da ciso que Lukcs expressa por meio da duplicidade entre a vida e a vida, matriz de uma srie de dicotomias: o imediato e o autntico, a vivncia emprica e a essencial, o cotidiano e a existncia plena. A mediao entre esses polos constitui a tarefa primordial da forma artstica, que se torna assim o objeto por excelncia da investigao ensastica. O programa proposto por Lukcs (2008b, p.110), no entanto, extravasa o campo esttico:
O crtico aquele que vislumbra a fatalidade das formas, cuja vivncia mais intensa aquele contedo da alma que as formas, indireta e inconscientemente, escondem em si mesmas. A forma sua maior vivncia, ela , como realidade imediata, o que h de figurativo, de verdadeiramente vivo em seus escritos. Da fora dessa vivncia essa forma, originada de uma observao dos smbolos da vida, recebe uma vida prpria. Ela se torna uma viso de mundo, um ponto de vista, uma tomada de posio diante da vida da qual ela se originou: uma possibilidade de transform-la e recri-la.

Nessa direo, A alma e as formas procura desentranhar, em cada uma das manifestaes literrias examinadas, a partir da observao da forma artstica, potenciais formas de vida, nas quais transparecem determinaes valorativas, escolhas ticas, indicaes para a ao, experimentos utpicos que apontem vida verdadeira. Em seguida, instalado em Heidelberg, Lukcs concentra-se na redao de uma teoria esttica sistemtica.4 Nesses fragmentos, adota como ponto inicial a existncia de obras de arte para, em seguida, indagar sobre suas condies de possibilidade. Esse modo de colocar a questo, ainda no mbito da investigao transcendental, promove, no entanto, um deslocamento em relao ao modo como Kant examina o fenmeno esttico na Crtica da faculdade de julgar. Configura tambm uma ruptura radical com as premissas do neokantismo, movimento que Lukcs rechaa a partir do veredicto de que suas anlises no superam o estatuto de uma mera metafsica do belo. Alm disso, sua esttica desdobra consideraes de A alma e as formas acerca da especificidade, da autonomia e do carter significativo da forma artstica. Esse movimento direciona sua reflexo para uma espcie de fenomenologia das obras de arte, atenta apreenso do aparato formal que lhes inerente. Apesar da recepo entusiasmada do manuscrito por parte de Max Weber e de seus incentivos para que conclusse o trabalho, Lukcs no hesita em interromper com trs captulos rascunhados essa tentativa de filosofia da arte, para se dedicar integralmente ao projeto de um livro sobre Fidor Dostoivski.5 Com a irrupo da Primeira Guerra e o retorno do autor Hungria, esse plano abandonado. Os prolegmenos da obra esboada, no entanto, foram agrupados e concentrados, no inverno de 1914-1915, em dois ensaios articulados publicados no ano seguinte na revista de Max Dessoir, Zeitschrift fr allge292

estudos avanados

27 (78), 2013

meine Kunstwissenschaft, e editados posteriormente como livro, em 1920, sob o ttulo A teoria do romance. Nesse volume, Lukcs procura compreender a dimenso histrica das formas estticas por meio de uma anlise comparativa da essncia dos gneros literrios no mundo antigo e no mundo moderno. Os pressupostos, os procedimentos e o prprio resultado conciliam, num hbrido, a tentativa de uma filosofia da histria (impactada pelos temas da sociologia da modernizao) com o esboo de uma tipologia do romance. A grande pica, representativa do mundo grego, na reconstruo de A teoria do romance, transcreve um universo perfeito e acabado, no qual a imediatez da vida cotidiana ainda se apresenta como plenamente significativa. Nesse solo, os fins do indivduo se confundem, harmonicamente, com o destino da coletividade:
Totalidade do ser s possvel quando tudo j homogneo, antes de ser envolvido pelas formas; quando as formas no so uma coero, mas somente a conscientizao, a vinda tona de tudo quanto dormitava como vaga aspirao no interior daquilo a que se devia dar forma: quando o saber virtude e a virtude, felicidade; quando a beleza pe em evidncia o sentido do mundo. (Lukcs, 2000, p.31)

O romance, epopeia de um mundo abandonado por deus, em contraposio, desenvolve-se em uma sociedade que se organiza como uma segunda natureza, na qual prevalece a ciso entre as aspiraes do indivduo e a objetividade das relaes sociais. Sua composio, estruturalmente problemtica, denota o empenho em resistir perda da imanncia do sentido, privao da totalidade espontnea do ser, configurando-se como uma busca para descobrir e construir, pela forma, a totalidade oculta da vida (ibidem, p.60).6 O heri, no romance, apresenta-se como uma individualidade isolada, como uma subjetividade cujos estados de nimo exprimem sua inadequao vida convencional. Encontra-se condenado, num mundo em que objetivo algum dado de modo imediato, a perseguir incessantemente um sentido para a existncia (ibidem, p.62). O carter aportico de tal empreendimento registrado na conscincia narrativa como ironia ndice de objetividade do romance , um recurso formal que apreende no apenas a profunda desesperana dessa luta, mas tambm a desesperana tanto mais profunda de seu abandono (ibidem, p.87). Lukcs constri sua tipologia do romance adotando como diretriz duas modalidades distintas de inadequao do personagem em relao vida corrente: a alma mais estreita ou mais ampla que o mundo exterior que lhe dado como palco e substrato de seus atos (ibidem, p.99). Privilegia assim uma explicao mais concentrada no exame de contedos do que na decomposio dos elementos formais do gnero, embora parta da pressuposio de que o romance, ao longo de seu processo de desenvolvimento, manteve sua forma exterior essencialmente biogrfica.
estudos avanados
293

27 (78), 2013

Denomina a primeira situao de idealismo abstrato, destacando j na terminologia a rigidez da psicologia do personagem. Engloba os casos em que o estreitamento da alma do heri, sua inaptido para qualquer espcie de vivncia interior restringe sua atividade pura ao. Suas aventuras, atomizadas no espao geogrfico, extraem sua significao do embate entre o carter esttico de seu ideal e a realidade externa. A outra modalidade, o romantismo da desiluso, congrega personagens dotados, na estrita esfera da interioridade, de uma vida prpria e dinmica, repleta de contedo e mais ou menos perfeita em si mesmo (ibidem, p.118). Com a rarefao da ao, resultante do pendor contemplativo do heri, predomina a anlise psicolgica, elevando ao pice a importncia intrnseca do indivduo. O sentido e a prpria configurao formal do romance derivam assim de uma incorporao consciente da temporalidade, sucedneo da fabulao pica em um mundo abandonado por deus. O legado do jovem Lukcs com sua diversidade de orientaes assumiu, nos relatos estabilizadores e unificantes dos historiadores das ideias e dos intrpretes de sua obra, os contornos de um objeto atravessado por incoerncias e contradies. Perspectiva acentuada seja pela evidente discrepncia formal entre os projetos a que se dedicou tratado de sociologia literria, ensaios de crtica cultural, fragmentos de reflexo filosfica, teoria histrico-filosfica dos gneros literrios , seja por sbitas mudanas de registro cultural e de filiao, sinalizadas no decorrer de seu itinerrio intelectual. Na primeira dcada do sculo XX, Lukcs, ainda que sob a influncia da cultura alem, insere-se e convive primordialmente no campo intelectual hngaro. Em 1902, estreia como crtico de teatro no jornal Magyar Szalon, uma experincia que durou poucos meses, mas delineou o rumo prosseguido com sua participao, em 1904, na fundao da Sociedade Thalia, uma tentativa bem-sucedida de atualizao do movimento teatral de Budapeste.7 A partir de 1906, passa a publicar regularmente nas duas principais revistas da Hungria, Huszadik Szzad [Sculo XX] e Nyugat [Ocidente]. Em entrevistas e relatos autobiogrficos, ele destacou seu entusiasmo, nessa poca, com dois intelectuais contemporneos, reconhecendo em suas obras e condutas modelos e fontes de inspirao: o poeta Endre Ady, por seu inconformismo e recusa obstinada em se reconciliar com a ordem social existente, e Ervin Szab, expoente da ala esquerda que, inspirado no sindicalismo francs e em Georges Sorel, tentou chocalhar a passividade evolucionista do Partido Social-Democrata Hngaro (MSZP).8 Em 1911, Lukcs transfere-se para a Alemanha. Depois de uma breve passagem por Berlin, durante a qual assistiu a cursos e entrou em contato com Georg Simmel, instalou-se em Heidelberg. L, integrou-se prontamente ao crculo que se reunia aos domingos na residncia de Max Weber, uma congregao de inte-

294

estudos avanados

27 (78), 2013

lectuais consagrados e jovens estudantes, frequentada, entre outros, por Ferdinand Tnnies, Werner Sombart, Georg Simmel, Alfred Weber, George Jellinek, Ernst Trltsch, Wilhelm Windelband, Emil Lask, Friedrich Gundolf, Karl Jaspers, Franz Rosenzweig, Robert Michels, Ernst Bloch e Ernst Toller.9 Durante a guerra, convocado pelo servio militar, retorna Hungria, prestando servios civis no exrcito. Em breve, dispensado.10 Nesses anos, participa ativamente das discusses e da organizao dos cursos oferecidos pela Escola Livre das Cincias do Esprito instituio concebida e mantida por um grupo de intelectuais que cultivava a filosofia e a sociologia germnicas, alguns deles, como Lukcs, retornando de temporadas de estudos na Alemanha.11 Nos prefcios que redigiu nos anos 1960, por ocasio da primeira reedio de suas obras de juventude, Lukcs reconstitui seu percurso como uma evoluo dialtica do idealismo subjetivo (Kant) ao materialismo histrico (Marx), com uma estao de passagem no idealismo objetivo (Hegel).12 Segundo ele, todas as suas obras desse perodo, incluindo A teoria do romance, foram concebidas conforme os mtodos das Geisteswissenschaft [cincias do esprito] tendo como modelo os trabalhos de Dilthey, Simmel e Weber (Lukcs, 2000, p.9). As diferenas entre elas devem ser atribudas, sobretudo, s oscilaes de suas inclinaes filosficas. Nessa classificao, Evoluo histrica do drama moderno e A alma e as formas situam-se na primeira fase, perodo marcado por sua adeso estrita teoria neokantiana da imanncia da conscincia.13 A teoria do romance, por sua vez, assinala a transio do idealismo subjetivo ao objetivo, patente no apenas no empenho em aplicar os conceitos de Hegel s questes artsticas, como tambm no esforo de historicizao das categorias estticas, embrio de uma tentativa de filosofia da histria (Lukcs, 2000, p.11-13).14 O diagnstico do presente, no entanto, sintetizado, em terminologia fichtiana, no emblema a era da perfeita pecaminosidade traduziria antes a influncia de Kierkegaard do que um retorno a Fichte (ibidem, p.15). Apesar de sua manifesta inteno de procurar evitar a composio de um desenvolvimento intelectual imanente e orgnico e de seu cuidado em indicar a presena simultnea de oposies abruptas, seus relatos esto regidos por um telos, como se sua trajetria intelectual fosse a consecuo ordenada de um projeto, ao que consta, inexistente na origem ou mesmo no decorrer do caminho.15 Assim, nos marcos dessa construo evolutiva, cada etapa passa a ser avaliada com o padro de medida do resultado final, destacando a cada momento o grau de afastamento ou proximidade da correta compreenso do marxismo. Outro trao caracterstico desses textos autobiogrficos, alm da intensidade valorativa, consiste em sua preocupao em identificar desdobramentos de sua obra juvenil no corpo do marxismo ocidental. Desse modo, Lukcs, que acusou Bloch de invocar contra ele A teoria do romance, no debate sobre o ex-

estudos avanados

27 (78), 2013

295

pressionismo nos anos 1930, no deixa tambm numa inverso especular de colocar-se na mesma posio, que considerou grotesca: ataca com certa dose de virulncia seus primeiros livros, no propsito de assim minar a credibilidade de projetos intelectuais concorrentes.16 Nesse movimento, no hesita em minimizar a originalidade de seus primeiros trabalhos, apresentando-os como mero epigonismo de escolas e correntes filosficas ou ento como resultantes de uma mesma, homognea e unilateral, base sociofilosfica, o famigerado anticapitalismo romntico. Subestima ainda o teor contestatrio desses escritos ao sentenciar que so o produto de uma fuso de uma tica de esquerda e de uma epistemologia de direita. No espanta ento que Lukcs conclua o Prefcio de 1962 proclamando que a leitura de A teoria do romance por quem busca orientao ter como resultado uma desorientao ainda maior. Em linhas gerais, parece mais factvel, no entanto, conceber o itinerrio do jovem Lukcs como consequncia de um empenho em dominar os gneros predominantes no mundo acadmico, concomitante ao esforo em incorporar em seu repertrio autores e tendncias culturais um aprendizado obrigatrio para quem buscava insero e reconhecimento no campo intelectual da Alemanha guilhermista.17 Em outro registro, destacando a descontinuidade e o impulso repentino dessas rupturas, cabe observar que suas atitudes e interesses percorrem um trajeto que parece mimetizar o trnsito entre as esferas descrito na filosofia de Kierkegaard.18 Impactado pela barbrie da Primeira Guerra, Lukcs salta do universo esttico para o tico e em seguida para a ao revolucionria.19 A recapitulao de seus trabalhos anteriores certamente contribui para explicar a maturidade intelectual de Histria e conscincia de classe, iluminar sua proficincia no terreno da filosofia e da sociologia alem ou mesmo para atestar a precocidade de sua crtica civilizao burguesa. Porm, de modo geral, a dissecao do percurso intelectual do jovem Lukcs pouco esclarece sobre as teses de sua primeira publicao marxista, aliceradas na mudana de sua situao da condio de crtico cultural para a de militante poltico e, em princpio, orientadas por uma decidida tomada de posio no interior dessa linhagem. A obra de Engels, a partir do Anti-Dhring, redigida em grande parte aps a morte de Marx (1883), contribuiu para estabelecer como parmetro de insero na tradio do marxismo o esforo concomitante de divulgao, sistematizao terica e ampliao temtica do materialismo histrico.20 Em Lukcs, o empenho em atualizar o marxismo empreitada renovada a cada gerao tendo em vista o carter assumidamente histrico dessa vertente adquiriu contornos prprios. Histria e conscincia de classe estabelece como critrio de aferio da pertinncia e validade de qualquer obra que se pretenda herdeira do legado de Marx a sua capacidade em desdobrar de forma articulada

296

estudos avanados

27 (78), 2013

trs tarefas, distintas e entrelaadas: fornecer um diagnstico do presente histrico, se posicionar ante a j extensa linhagem do marxismo e conceber uma interpretao original dos textos cannicos dessa doutrina. Histria e conscincia de classe se prope, assim, a recuperar a capacidade autorreflexiva que o marxismo havia perdido nos anos de predomnio da Segunda Internacional. Nesse sentido, um de seus alvos principais consiste na codificao da dialtica apresentada pelo ltimo Engels, avaliada como uma das premissas dos equvocos polticos e intelectuais da gerao subsequente. No se trata apenas do fato de Engels, seguindo o panlogicismo de Hegel, estender a atuao da dialtica ao reino da natureza, adotando as cincias naturais como regra e modelo. A sua principal crtica refere-se desateno ante o vnculo entre mtodo e transformao do mundo, que tende a ignorar o papel da dialtica como lgebra da revoluo (cf. Musse, 2005). Para alm dessa correo metodolgica, convm observar que Histria e conscincia de classe se insere em outro cenrio, moldado por novas circunstncias histricas entre as quais cabe destacar a sucesso de insurreies operrias que s foram derrotadas definitivamente alguns meses depois da publicao do livro, no outono de 1923 que permitiram a Lukcs vivenciar um contexto semelhante quele que levou o jovem Marx a expor sua teoria como expresso pensada do processo revolucionrio.
Notas
1 Lukcs (1981), Entwicklungsgeschichte des modernen Drama. O livro comenta a dramaturgia, entre outros, dos seguintes autores: Lessing, Schiller, Goethe, Hebbel, Ibsen, Strindberg, Gerhart Hauptmann, Anton Tchkhov, Maurice Maeterlinck, Bernard Shaw, Oscar Wilde, Gabriele dAnnunzio e Hugo von Hofmannsthal. Um dos captulos foi publicado, em 1914, na ento mais prestigiosa revista acadmica alem, os Archiv fr Sozialwissenschaft und Sozialpolitik, sob o ttulo Zur Soziologie des modernen Dramas. 2 Lukcs destaca, entre suas leituras nesse perodo, a Filosofia do dinheiro, de Georg Simmel, e os textos de Weber sobre o protestantismo (cf. Lukcs, 2008a, p.38). 3 Lukcs (2008b), Sobre a essncia e a forma do ensaio: Uma carta a Leo Popper. Rejeitado em seguida pelo prprio autor, esse texto foi recuperado e desdobrado, quase meio sculo depois, em Adorno (2003), O ensaio como forma. 4 O manuscrito, iniciado em Florena no inverno de 1911-1912, s veio a lume, em 1974, numa edio organizada por Gyrgy Mrkus e Frank Benseler, sob o ttulo Heidelberger Philosophie der Kunst 1912-1914 (Lukcs, 1974b). Para uma apresentao da primeira esttica de Lukcs, ver Tertulian (2008) e Almeida da Silva (2008). 5 Weber avaliava que esse texto, com sua pretenso sistemtica, constitua a melhor opo que Lukcs dispunha para desenvolver e apresentar como tese de habilitao, exigncia obrigatria para o ingresso na carreira de professor na Universidade alem. Embora contrariado, ele acabou aceitando a sugesto de Weber. A partir desse manuscrito, redigiu a tese com a qual pleiteou a habilitao em 25 de maio de 1918 junto Universidade de

estudos avanados

27 (78), 2013

297

Heidelberg. Apesar dos apoios, sua postulao foi recusada. A tese tambm s foi publicada postumamente, sob o ttulo Heidelberger sthetik 1916-1918 (Lukcs, 1974a).
6 O romance a epopia de uma era para a qual a totalidade extensiva da vida no mais dada de modo evidente, para a qual a imanncia do sentido vida tornou-se problemtica, mas que ainda assim tem por inteno a totalidade (ibidem, p.55). 7 Na entrevista autobiogrfica Pensamento vivido, Lukcs (1999, p.33-4) relata que alm das tarefas de organizao do grupo Thalia e da traduo para encenao de O pato selvagem, de Ibsen , ciente das insuficincias da crtica impressionista, dedicou-se nesse perodo ao estudo de obras tericas, especialmente as de Kant, Dilthey e Simmel. 8 Apesar e talvez por conta dessa admirao, Lukcs (1999, p.40-2) confessa que manteve escasso contato pessoal com eles. 9 Para um relato pessoal desses encontros e das opinies de Weber sobre seus contemporneos, ver Honigsheim (1968). 10 Dcadas depois, Ernst Bloch intriga-se ainda com o fato de Lukcs, um opositor declarado da guerra, ter acatado o alistamento militar (ver a entrevista concedida a Michael Lwy (1979, p.284-5) em Para uma sociologia dos intelectuais revolucionrios). Em Pensamento vivido, Lukcs (1999) esclarece que contava com a influncia de seu pai, ento diretor-presidente de um banco de crdito e a corrupo vigente nas altas esferas da sociedade hngara para conseguir sua liberao. 11 Ministraram conferncias l, alm de Lukcs, entre outros, Karl Mannheim, Arnold Hauser, Bla Balzs, Ervin Szab, Bla Bartk, Eugene Varga e Bla Fogarasi. 12 Prefcio (1962) de A teoria do romance e Prefcio (1967) aos Frhschriften II (em Lukcs, 2003, p.1-50). Nesses textos, Lukcs desenvolve de forma pormenorizada a descrio esboada em 1933 no artigo Meu caminho para Marx (Lukcs, 2008a). 13 Lukcs reconhece afinidades com Windelband, Rickert, Simmel e Dilthey, mas no com os pensadores da tendncia que denomina idealismo subjetivo extremo os neokantianos da escola de Marburgo e Ernst Mach (ver Lukcs, 2008a, p.38). 14 Ele reconhece a sua dvida para com a correspondncia Schiller-Goethe, no que tange questo dos gneros literrios, e de Friedrich Schlegel e Solger, no tratamento do conceito de ironia. 15 No Prefcio de 1967, ele destaca: Se a Fausto permitido abrigar duas almas em seu peito, porque uma pessoa normal no pode apresentar o funcionamento simultneo e contraditrio de tendncias intelectuais opostas quando muda de uma classe para outra em meio a uma crise mundial? (Lukcs, 2003, p.4). 16 No Prefcio de 1962 para A teoria do romance, Lukcs menciona explicitamente Jean-Paul Sartre, Ernst Bloch e Theodor W. Adorno. 17 Nos relatos autobiogrficos, Lukcs, conforme a conjuntura, ora ilumina ora joga sombra sobre os autores que leu. Em Meu caminho para Marx menciona Marx, Simmel, Weber, Dilthey, Windelband, Rickert, Hegel, Feuerbach, Szab, Rosa Luxemburg e Lenin. No Prefcio de 1962, adiciona a esse catlogo Bergson, Friedrich Schlegel, Solger, a correspondncia Goethe-Schiller, Kierkegaard, Bloch, Tolsti e Dostoivski. O roteiro de Pensamento vivido completa a lista com o acrscimo de Paul Ernst, Mehring, Lessing, o romantismo de Iena, Schopenhauer, Nietzsche e Georges Sorel. 18 Kierkegaard (1986). Sobre a teoria das esferas, ver tambm Adorno (2010, p.193231).

298

estudos avanados

27 (78), 2013

19 Para uma descrio dos dilemas ticos de Lukcs antes de aderir ao Partido Comunista ver Lukcs (1979). 20 Para uma exposio do papel de Engels na gnese da tradio marxista, ver Musse (2000).

Referncias
ADORNO, T. W. O ensaio como forma. In: ___. Notas de literatura I. So Paulo: Editora 34; Duas cidades, 2003. p.15-45. _______. Kierkegaard: construo do esttico. So Paulo: Editora Unesp, 2010. ALMEIDA DA SILVA, A. A autonomia da obra de arte no jovem Lukcs. Revista UFG, Goinia, ano X, n.4, p.96-103, jan./jun. 2008. HONIGSHEIM, P. On Max Weber. New York: Free Press, 1968. KANT, I. Crtica da faculdade do juzo. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1993. KIERKEGAARD, S. Ponto de vista explicativo de minha obra como escritor. Lisboa: Edies 70, 1986. LWY, M. Para uma sociologia dos intelectuais revolucionrios: a evoluo poltica de Lukcs (1909-1929). So Paulo: Editora Cincias Humanas, 1979. LUKCS, G. Die Seele und die Formen: Essays. Neuwied; Berlin: Hermann Luchterhand, 1971. _______. Heidelberger sthetik 1916-1918. Darmstadt; Neuwied: Hermann Luchterhand, 1974a. _______. Heidelberger Philosophie der Kunst 1912-1914. Darmstadt; Neuwied: Hermann Luchterhand, 1974b. _______. O bolchevismo como problema moral. In: LWY, M. Para uma sociologia dos intelectuais revolucionrios. So Paulo: Editora Cincias Humanas, 1979. p.303-10. _______. Entwicklungsgeschichte des modernen Drama. Darmstadt; Neuwied: Hermann Luchterhand, 1981. _______. Pensamento vivido: autobiografia em dilogo. So Paulo; Viosa: Ad Hominem, Editora UFV, 1999. _______. A teoria do romance. So Paulo: Editora 34; Livraria Duas Cidades, 2000. _______. Histria e conscincia de classe: Estudos sobre a dialtica marxista. So Paulo: Martins Fontes, 2003. _______. Meu caminho para Marx. In: ___. Socialismo e democratizao. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008a. p. 37-54. _______. Sobre a essncia e a forma do ensaio: Uma carta a Leo Popper. Revista UFG, ano X, n. 4, p. 104-121, jan./jun. 2008b. MUSSE, R. O primeiro marxista. In: BOITO JUNIOR, A. et al. A obra terica de Marx. So Paulo: Xam; IFCH-Unicamp, 2000. p.81-9. _______. A dialtica como discurso do mtodo. Tempo Social, So Paulo, v.17, n.1, p.367-89, jan./jun. 2005. TERTULIAN, N. Georg Lukcs: etapas de seu pensamento esttico. So Paulo: Editora Unesp, 2008.

estudos avanados

27 (78), 2013

299

Georg Lukcs, em 1917.

resumo Apesar dos esforos dos comentadores em assinalar uma continuidade e uma presena da obra inicial de Georg Lukcs em seu primeiro livro marxista, Histria e conscincia de classe, um exame cuidadoso de seus primeiros livros e manuscritos desmente essa hiptese. Alm da evidente discrepncia formal patente em seus primeiros trabalhos, marcados por sbitas mudanas de registro cultural e filiao, esses textos inserem-se num empenho e num solo conceitual bastante distinto da adoo do marxismo consolidada em Histria e conscincia de classe. palavras-chave:

Jovem Lukcs, Teoria do romance, Histria e conscincia de classe.

abstract Despite the efforts of commentators to point out a continuity and highlight a presence of the initial works of Georg Lukcs in his first Marxist book, History and Class Consciousness, a careful examination of his early books and manuscripts disproves this hypothesis. Besides the obvious formal discrepancy found in his first works, e.g., the sudden changes in cultural persuasion and affiliation, these texts pertain to a commitment and a conceptual terrain entirely distinct from the adoption of Marxism consolidated in History and Class Consciousness. keywords:

Young Lukcs, The theory of the novel, History and class consciousness.

Ricardo Musse professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da USP. @ rmusse@usp.br Recebido em 1.5.2013 e aceito em 21.5.2013.

300

estudos avanados

27 (78), 2013

Foto Cortesia Editora Boitempo

Potrebbero piacerti anche