Sei sulla pagina 1di 23

Vertentes & Interfaces I: Estudos Literrios e Comparados

PORTAS FECHADAS, MEDO, STATUS E SEGREGAO: UMA ANLISE DA CRNICA SEGURANA DE LUIS FERNANDO VERISSIMO Mariana Passos Ramalhete Guerra* RESUMO:
O humor faz-se presente no dia a dia da humanidade, contudo nem tudo objeto risvel. Rimos daquilo que no comum, de situaes vergonhosas e constrangedoras da qual no nos envolvemos afetivamente... enfim, rimos daquilo fugidio ao padres e das frequentes falhas humanas. Assim, o objetivo primeiro deste estudo meditar a respeito de teorias acerca do gnero narrativo crnica e as interfaces do riso e do risvel amparado, sobretudo, nas teorias de Henri Brgson. Alm disso, refletir-se- sobre violncia, criminalidade e insegurana: caractersticas de uma sociedade extremamente desigual, que produziram amplas transformaes principalmente no meio urbano, acirrando ainda mais as segregaes social, econmica, cultural, espacial do Brasil. Logo, ansiamos nos debruar na crnica Segurana de Luis Fernando Verissimo e analis-la auxiliada por Teresa Caldeira, Louc Wacquant e Zygmunt Bauman, e ver nela traos de comportamentos atuais de uma sociedade extremamente dspar e, por isso, segregadora.

PALAVRAS-CHAVE: Crnica; Riso; Segurana; Enclaves fortificados.

A crnica
... quando passa do jornal ao livro, ns verificamos meio espantados que a sua durabilidade pode ser maior do que ela prpria pensava. Antnio Cndido

Sabe-se que a crnica pertence a um gnero narrativo que trata de temas da atualidade e sua casa, inicialmente, o jornal, conforme afirma Antnio Cndido: no foi feita originariamente para o livro, mas para essa publicao efmera que se compra num dia e no dia seguinte usada para embrulhar um par de sapatos ou forrar o cho da cozinha

Universidade Federal do Esprito Santo.


flio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

30

Mariana Passos Ramalhete Guerra

(CNDIDO, 1992, p. 14). Entretanto, se diferencia da notcia por no buscar exatido na informao: antes analisa os fatos, mostra ao leitor situaes comuns vistas por outra tica. Os assuntos, mesmo que variados, so banais, refletem o dia a dia, o cotidiano. O autor acrescenta alguns ingredientes aos fatos: o humor, a crtica, a ironia e certa dose de subjetividade. o que corrobora Massaud Moiss:
A crnica move-se entre ser no e para o jornal, uma v que se destina a ser lida na folha diria ou na revista. Difere, porm, da maneira substancialmente jornalstica naquilo em que, apesar de fazer do seu quotidiano o seu hmus permanente, no visa mera informao: o seu objetivo, confesso ou no, reside em transcender o dia-a-dia pela universalizao das suas virtualidades latentes, objetivo esse via de regra minimizado pelo jornalista de ofcio. O cronista pretende-se no o reprter, mas o poeta ou ficcionista do cotidiano (MOISS, 1998, p. 104).

Por ter o compromisso com anlise arguta de seu tempo, a crnica trata de vrios temas: famlia, poltica, msica, telenovela, filmes, sexo, futebol... Mesmo morando no jornal, que algo to efmero, e contendo uma cadeia de episdios aparentemente corriqueiros, a crnica ganha evidncia graas ao olhar perspicaz do autor, uma vez que ao fato, confere dimenso literria, pois transforma algo to trivial em uma produo singular: primeira vista, como parte de um veculo como o jornal, ela par ece destinada pura contingncia, mas acaba travando com esta um arriscado duelo, de que, s vezes, por mrito literrio intrnseco, sai vitoriosa (ARRIGUCCI Jr., 1987, p. 53). Algumas crnicas, aps atenta observao e cuidadosa seleo, so editadas em livro, para garantir, dentre outros, sua durabilidade. Logo, retiram-se dos jornais que so microdocumentos do tempo e, muitas vezes, transcendem a ele, oscilam entre a descartabilidade e a permanncia, entre a literatura e o jornalismo: [...] o enriquec imento potico da crnica uma maneira das mais eficazes de faz-la transcender, de fugir ao seu destino de notcia para construir o seu destino de obra de arte literria (PORTELLA, 1958, p. 114).
flio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

Portas fechadas, medo, status e segregao: uma anlise da crnica Segurana de Luis Fernando Verissimo

31

Por causa desse hibridismo intrnseco crnica, vrias classificaes e teorias acerca do gnero tm-se formulado. Alguns acreditam que a crnica um gnero m enor, outros se detm na incerteza da crnica ser um texto jornalstico ou literrio. Co ntudo, algumas indagaes surgem: tais atribuies so tecidas sob critrios apropriados? E ainda: cabvel inserir a crnica em denominaes j pr-estabelecidas? fato que existem crnicas e Crnicas. Conhecida como narrao de seu tempo ou registro de fatos banais, corriqueiros, muitos so os autores que se aventuram nessa produo. Assim, ela ocupa um ambiente fronteirio entre a grandeza literria e a descartabilidade de uma produo impressa. Por isso,
a crnica de jornal, mesmo que progressivamente consolidada, jamais conseguiu evitar os preconceitos da teoria opulenta predatria, toda interessada em dividir o trabalho da linguagem em gneros maiores e espcies menores (PORTELLA, 2000, p. 3).

Esse preconceito tambm criticado por Silviano Santiago, quando chacoalha os valores j arraigados na construo de textos cannicos: O valor de um objeto cultural depende tambm do sentido que se lhe d a partir de uma nova leitura, sobretudo se esta desconstri leituras aliceradas no solo do preconceito (SANTIAGO, 1991, p. 152). Os puristas, tal qual Luiz Costa Lima, em uma de suas citaes mais conhecidas, afirma veementemente sua posio, e fortalece ainda mais um elitismo que atribui a uma viso da crnica como algo pouco literrio:
A crnica reconhecidamente um gnero menor. [...] Como o seu tema so os fait divers, curta a sua extenso e, antes de mais, forosamente, leve ao seu tratamento, seu alcance, podemos presumir, no passaria de local ou bastante restrito e seu efeito antes seria o de facilitar a digesto do que demoradas ruminaes, nem polticas nem tampouco tico-filosficas. (LIMA, 2002, p. 327)

Essa reduo do gnero esclarecida, talvez, em virtude de sua efemeridade quando restrita somente ao espao do jornal. Ou seja, o fato de ser datada, com uma linguagem bem prxima do coloquial e de curta extenso, torna difcil sua sobrevivncia.
flio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

32

Mariana Passos Ramalhete Guerra

No livro Ensaio sobre a Crnica, Afrnio Coutinho (2003) confirma que existem pe nsadores que rotulam a crnica, como uma arte de menos importncia: To caracterstica a intimidade do gnero com seu veculo natural que muitos crticos se recusam a ver na crnica, a despeito da voga de que desfruta, algo durvel e permanente, considerando-a uma arte menor (p. 123). Felizmente, h outra vertente:
A posio elitista da crtica, desprovida de pudor e disposta a retomar o desgastado binarismo referente classificao literria, que diferencia a alta da baixa literatura, no estaria ensaiando uma forma de poder de classe que, uma vez enfraquecida, mais se empenha no desejo de reativ-la? Tem sido ainda grande o esforo da crtica em nomear os discursos que no se enquadram nos critrios da alta literatura, escolhendo-se, entre vrios termos, ora o de paraliteratura, o de contraliteratura, ora o de literatura parapolicial, correndo-se sempre o risco de uma classificao equivocada. (SOUZA, 2002, p. 81)

Maria Eneida Souza j adverte acerca da diviso daquilo que ou no literatura e ainda os problemas na eleio dos cnones:
[...] Diante da incapacidade de conviver com o bablico e o indefinido, o discurso da crtica literria reveste-se de um aparato moderno para impor os seus critrios de qualidade, ignorando, muitas vezes, as condies histricas da produo potica, ao defender a obra pelo seu valor literrio (porque intrnseco ao objeto), condio que lhe conferiria universalidade e vida longa. (SOUZA, 2002, p. 86)

Em presena de tanto preconceito de que a crnica alvo, ou de discusses, que so, em minha singela opinio, infrutferas, acerca de seu enquadramento na Grande Literatura, Silviano Santiago parece ter a soluo:
Os espectadores, isto , os novos leitores, mais ou menos alfabetizados, mais ou menos exigentes, que passaro a definir os padres de excelncia, assim como no passado era o teste da crtica e da universidade que os definia. Aviso: no se trata de excluir a crflio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

Portas fechadas, medo, status e segregao: uma anlise da crnica Segurana de Luis Fernando Verissimo

33

tica e a universidade, mas de retirar-lhes o centro de nicas e legtimas avaliadoras. (SANTIAGO, 1991, p. 152)

Assim, faz-se necessrio que haja um reconhecimento das peculiaridades da crnica, sem, contudo, apedrej-la, julg-la como gnero menor. Em imprescindvel que haja uma canalizao de foras para perceber o que torna a crnica to interessante e irmanada do jornal. Ora, diversos romances no sculo XIX, como alguns de Machado de Assis, foram publicados inicialmente em folhetins e nem por isso perderam suas nuances literrias. Afirmo, pois, que a crnica sim uma publicao prioritariamente escrita para a publicao jornalstica, entretanto, a caracterstica que lhe confere uma feio to peculiar no deve ser pretextos para pensamentos preconceituosos. sabido que os critrios que desvalorizam a crnica perante o romance e o texto potico residem tambm no tempo dedicado ao aprimoramento do texto e a insero de detalhes aqui e ali. Entretanto, no h, de fato, timas crnicas, que resistiram urgncia da ocasio, como Lixo, de Luis Fernando Verissimo e Despedida, de Rubem Braga? Sabemos que h textos romane scos e poticos medianos e medocres, o que no os categoriza em gnero inferior. Mais uma vez: na fronteira entre jornalismo e a literatura eis crnica. Subjetivas, poticas, irnicas, sarcsticas, bem-humoradas, escrachadas, debochadas... seu emaranhado de possibilidades garantem as vrias opes de desenvolvimento, leitura, interpretao, recepo e fruio. Aproximar mais ou menos jornalismo est a cargo do escritor. Textos literrios possuem valor pelo seu contedo, pela qualidade, pelo seu estilo, e no de onde vieram inicialmente. Espera-se que o mesmo seja feito com a crnica. Quando a Anlise estiver acima do convencionalismo. Do riso O percurso da humanidade assinalado, na maioria das vezes, por episdios tristes e trgicos. A todo momento, somos bombardeados por reportagens, notcias, vivncias que nos ferem, nos causam dor: sofremos. Entretanto em meio a tantas adversidades, uma virtude que nos acompanha (ainda bem!) o humor, singularidade do comportaflio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

34

Mariana Passos Ramalhete Guerra

mento humano que nos auxilia, entretendo-nos, divertindo-nos, eufemizando ou festejando alguns acontecimentos. Felizmente, a importncia do humor foi dada h muito tempo. Numa breve memria da Histria observaremos que j se fazia o cmico desde as civilizaes mais antigas. No teatro greco-romano as encenaes eram feitas a partir do humor ou da tragdia. Lembramos tambm do bobo da corte medieval, dos bufes, menestris, repentistas, palhaos, humoristas da contemporaneidade... O riso est sempre presente em conversas de bar, reunies com amigos e/ou famlia, ao lermos algo engraado, ao vermos algo risvel... Adiante, ao analisar mais detidamente o assunto percebi que, aquilo que chamava de meu interesse j era interesse de brilhantes Pensadores. Aristteles, um dos mais marcantes acerca das definies sobre o riso, j nos dizia que o riso uma caracterstica inerente a seres humanos. Todavia, indagamos: que humor este? Para que ele serve? Ele tem uma funo social? Essas so algumas perguntas que serviram para engatilhar a arma de alguns pensadores do riso. A nossa j est carregada, descarreguemo-na. No se anseia aqui, em momento algum, formular teorias acerca do riso; antes, amparo-me em alguns autores, uma vez que qualquer tentativa de definio de nossa parte j ser, por hora, uma leitura de outros textos. Alm disso, uma variedade to grande de autores constitui at uma dificuldade para esse estudo. As ideias/citaes acerca do riso esto fundamentadas, neste trabalho 1, numa das propostas mais famosas do mundo acerca do assunto: O riso: ensaio sobre a significao do cmico, de Henri Brgson. Amparar-se- tambm em O riso no pensamento do sculo XX. O riso e o risvel na histria do pensamento da brasileira Verena Alberti. Escolheu-se tambm esse ltimo, por se tratar de uma notvel obra de referncia no assunto e porque a autora aglutina o pensamento de vrios outros pensadores ao longo da histria em um s livro. Entretanto, por assim faz-lo em apenas uma obra, receia-se comentar todos e esse trabalho aparentar uma juno de ideias mal elaboradas. Logo, foi feito uma busca de algumas teorias, repito: no todas, para fortalecer a nossa proposta.
Brevemente como convm no momento.
flio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

Portas fechadas, medo, status e segregao: uma anlise da crnica Segurana de Luis Fernando Verissimo

35

Toda obra bergsoniana gira em torno de um tema central: o humor tem uma funo, tem um propsito, uma finalidade. A partir desse mote comeou-se a farejar possveis ligaes entre essa teoria e a crnica em questo de Luis Fernando Verissimo. Para no haver lacunas quanto definio de risvel, recorreremos inicialmente a Verena Alberti: Chamo de risvel o objeto do riso em geral, aquilo de que se ri seja a brincadeira, a piada, o jogo, a stira, etc. Assim risvel aqui, na maioria dos casos, corresponde ao que tambm recebe o nome de cmico. (1999, p. 25). E ainda, procura da incgnita o que faz rir, a autora define o objeto do riso como:
aquilo que se suscita a ligao insolvel, contraditria e polissmica entre o srio e o no srio, entre o sentido e a ausncia de sentido __ ligao com a qual o homem no consegue lidar e da qual s consegue escapar atravs do riso. (ALBERTI, 1999, p. 29)

Henri Brgson comea a formulao de suas teorias situando-nos na diferena entre o homem e o animal, j dita por Aristteles: o homem o nico animal que ri. Logo o riso a condio que nos superioriza em relao aos animais e nos inferioriza diante de Deus (cristo), uma vez que no h registros Desse ltimo caindo na gargalhada. Podemos ento conceber o riso como algo exclusivamente humano, segundo a advertncia do autor:
no h comicidade fora do que propriamente humano. Uma paisagem poder ser bela, graciosa, sublime, insignificante ou feia, porm jamais risvel. Riremos de um animal, mas porque teremos surpreendido nele uma atitude de homem ou certa expresso humana. Riremos de um chapu, mas no caso o cmico no ser um pedao de feltro ou palha, seno a forma que algum lhe deu, o molde da fantasia humana que ele assumiu. (BERGSON, 1983, p. 4)

J que o cmico um efeito humano, demasiadamente humano, e j foi dito que nenhum homem uma ilha, no h como deleitar -se no cmico sem a companhia de algum, pois
flio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

36

Mariana Passos Ramalhete Guerra No desfrutaramos o cmico se nos sentssemos isolados. O riso parece precisar de eco. [...] O nosso riso sempre o riso de um grupo. Ele talvez nos ocorra numa conduo ou mesa de bar, ao ouvir pessoas contando casos que devem ser cmicos para elas, pois riem a valer. Teramos rido tambm se estivssemos naquele grupo. No estando, no temos vontade alguma de rir. (BERGSON, 1983, p. 4)

Pelo que se observa, o riso algo inerente aos seres humanos e no pode ser desfrutado solitariamente: se ele no pode ser usufrudo egocentricamente, est inserido dentro da sociedade. Contudo, cabe advertir, que ele no est inserido na sociedade para propiciar, unicamente, gargalhadas. mais que isso, ele tem um objetivo, o riso possui uma funo:
Para compreender o riso, impe-se coloc-lo no seu ambiente natural, que a sociedade; impe-se, sobretudo, determinar-lhe a funo til, que uma funo social. Digamo-lo desde j: essa ser a ideia diretriz de todas as nossas reflexes. O riso deve corresponder a certas exigncias da vida em comum. O riso deve ter uma significao social. (BERGSON, 1983, p. 5, grifo nosso)

Para entender bem o que foi afirmado acima, imaginemos, conforme Brgson, a seguinte situao: uma pessoa est caminhando tranquilamente pela rua e de repente cai; as pessoas riem. Entretanto, se apiedssemos dela, no riramos, pois o sentimento e a emoo so os maiores inimigos do riso. O que nos causa riso nesse breve exemplo aquilo que ele tem de involuntrio. Ri-se do constrangimento e do desajeitamento da pessoa que cai. O engraado para os transeuntes, no cmico para a pessoa que caiu. Afinal, o riso verdadeiramente uma espcie de trote social, sempre um tanto humilhante para quem objeto dele. (BERGSON, 1983, p. 61). Por isso, o indivduo, rapidamente, tenta levantar-se, olha para os lados, se ajeita e segue em frente para no continuar parecendo ridculo. Assim, magistralmente, o autor postula:
uma vez se sinta ridculo, procura modificar-se, pelo menos exteriormente. Podemos concluir desde j, que nesse sentido, sobretudo, que o riso "castiga os costumes". Obriga-nos a cuidar imediataflio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

Portas fechadas, medo, status e segregao: uma anlise da crnica Segurana de Luis Fernando Verissimo

37

mente de parecer o que deveramos ser, o que um dia acabaremos por ser verdadeiramente. (BERGSON, 1983, p. 9)

E ainda:
O riso , antes de tudo, um castigo. Feito para humilhar, deve causar vtima dele uma impresso penosa. A sociedade vinga-se atravs do riso das liberdades que se tomaram com ela. Ele no atingiria o seu objetivo se carregasse a marca da solidariedade e da bondade. (BERGSON, 1983, p. 88)

Percebe-se ainda que no breve exemplo supracitado ocorreu aquilo que Brgson denomina de rigidez mecnica. Uma pessoa est andando e surpreendentemente cai. Como esse acontecimento gera chacota, riso, vergonha, a pessoa tenta se recompor rapidamente. O riso, sendo um trote social, gera medo, temor. Ningum quer ser, involu ntariamente, alvo do riso e da humilhao:
O riso deve ser algo desse gnero: uma espcie de gesto social. Pelo temor que o riso inspira, reprime as excentricidades, mantm constantemente despertas e em contato mtuo certas atividades de ordem acessria que correriam o risco de isolar-se e adormecer; suaviza, enfim, tudo o que puder restar de rigidez mecnica na superfcie do corpo social.[...] Essa rigidez o cmico, e a correo dela o riso. (BERGSON, 1983, p. 10)

Finalmente, j que o riso serve tambm para degradar, ele no pode ser absol utamente justo (BERGSON, 1983, p. 89). Pela lgica, se ele no justo, tambm no pode ser bom (BERGSON, 1983, p. 89). O riso tem por funo intimidar, amedrontar, humilhar a pessoa que lhe alvo. Dentre os mais honestos, justos, enfim dentre os melhores dos homens, h uma pequena dose de maldade ou pelo menos uma quantidade de malcia. Por trs da janela do riso h certo egosmo e algo pior, talvez, o pessimismo. Sentimento que nasce quando o risonho fecha a boca e reflete sobre o seu riso.

flio Revista de Letras

Vitria da Conquista

v. 4, n. 2

p. 29-51

jul./dez. 2012

38

Mariana Passos Ramalhete Guerra

A anlise da crnica Olhos desconfiados. Nos ltimos anos, o espao pblico tem sido cada vez mais abandonado e rechaado pelas camadas sociais mais abastadas. considerado perigoso, violento, hostil e, por isso, quem pode, mora em locais enquadrados por grades e muros, privatizados com correntes, com instalao de guardas armadas e guaritas. Na proporo que os espaos dos ricos so paulatinamente fechados, enclausurados e voltados para dentro, o espao que sobra esquecido e destinado queles que no assinam o cheque para entrar. Dessa forma, anlise dessa crnica em especfico revela, dentre outros, a
necessidade de localizar com maior preciso a natureza e as funes de determinadas manifestaes que, sendo de humor, no parecem necessariamente estar a servio do riso, embora essa seja uma consequncia inevitvel. (BRAIT, 2008, p. 13)

Falou-se de teorias de crnica e do riso para se fazerem aqui duas ponderaes. Um. A crnica em questo mesmo sendo publicada no jornal, transcendeu o seu tempo, atual, possui contornos literrios, dentre outros, pelo enfoque do assunto, pelo uso da linguagem e por certa dose de ironia. Dois. As produes de Luis Fernando Verissimo partem, quase sempre, de um fato aparentemente corriqueiro, revelando as fraquezas e defeitos nossos do dia a dia que invariavelmente apresentam uma situao risvel. Em concomitncia com Bergson, na crnica a seguir, Verissimo lana mo da funo social do riso (castigat ridendo mores - rindo, os costumes so castigados). O talento do escritor gacho reconhecido em territrio brasileiro e no exterior: atualmente um dos cronistas mais famosos do Brasil. Alm de jogo com as palavras, tcnicas e jocosidades, Verissimo emprega
perspiccia para surpreender, perceber e compreender os conflitos entre as aspiraes do homem e as possibilidades que lhes escacham o viver gregrio e as leis da natureza; argcia para saber decifrar as almas alheias pelos traos fugidios e inconscientes que afloram ao exterior, virando-as ao avesso; inteligncia e tato fino para apanhar, de relance, a extenso e profundeza dos problemas huflio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

Portas fechadas, medo, status e segregao: uma anlise da crnica Segurana de Luis Fernando Verissimo

39

manos e sociais, intuindo, quase adivinhando, as relaes existentes entre eles (MENUCCI, 1934, p. 17).

Diante disso, a inteno, aqui, passear pelo humor de Verissimo especificamente na crnica Segurana, espiando os mecanismos que trama para disparar o gatilho dum irnico riso do brasileiro: o humor, ao sabor da crnica, sobre a realidade que, na obra, representao, motivo de riso, mas na vida representada, motivo da misria desse povo que ri. Ambiciona-se analisar a crnica do escritor, verificando seu olhar crtico ao expor certos sabores e dissabores do Brasil. Escolheu-se um dissabor muito frequente no territrio brasileiro que a insegurana. (optamos por transcrever, na ntegra, a crnica verssima Segurana, que se encontra no final deste artigo, em ANEXOS). Para uma crnica tornar-se interessante preciso que os autores percebam nos fatos cotidianos algo que faa jus a meno. Conforme j foi dito exaustivamente, muitos so os fatos que podem ser o mote para a narrativa; no entanto, muito importante que quem se prope a escrever, tenha um olhar diferente. Faz-se necessrio que o autor detenha uma vista, arguta e perspicaz para um detalhe da vida, que geralmente, as pessoas no percebem ou no querem perceber; mister que ele encontre numa pitada de mat ria, certa dose de amargor (BERGSON, 1983, p. 94). Verissimo escreveu a crnica em questo a partir de um fato famigerado. Tornouo curioso e engraado quando acrescentou a ele algo novo, ou seja, por detrs das frestas das janelas dos moradores que conseguiram a segurana, escondia-se o desejo dbio: ter segurana em suas residncias e viver em comunidade, do lado de fora. No entanto, em troca da segurana prometida, a vida em comunidade parece nos privar da liberdade, do direito de sermos ns mesmos, do direito de ir e vir. Segurana e li berdade so dois valores igualmente valiosos, que podem, talvez, serem equilibrados, todavia pouco possvel que sejam plenamente conciliados. Pelo comum assunto da crnica, dispensaram-se aqui ornamentaes e rebuscamento na linguagem. Verssimo priorizou uma retrica simples, bem prxima da fala, por isso repete vrias vezes a estrutura: Mas os assaltos continuaram. Essa reproduo p oflio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

40

Mariana Passos Ramalhete Guerra

de ser explicada pela necessidade de nfase; a repetio da potente conjuno adversativa mas atribui carter opositrio diante de tantos investimentos em segurana; todavia essa estrutura tambm pode ser explanada por Brgson, muito antes da referida crnica ser produzida:
Numa repetio cmica de expresses, h em geral dois termos em confronto: um sentimento comprimido que se distende como uma mola, e uma ideia que se diverte em comprimir de novo o sentimento. (BERGSON: 1983, p. 33)

Alm disso, o autor emprega, sabiamente, outras artimanhas na linguagem. Verificamos j no ttulo uma ironia. A segurana to almejada pelos condminos no foi plenamente lograda: com o enclausuramento total desses e, com frequentes tentativas de fuga, tem-se a impresso, ao final da crnica, que a insegurana continuar dentro ou fora do conjunto residencial. As antteses astutamente deixadas pelo caminho, j nos primeiros pargrafos e aparentemente despropositais, numa espcie de prenncio, apontam para a incongruncia maior ao final do texto: belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas se opondo a muro alto, muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV, torres com guardas, inspees, crachs... A crnica a metfora da insegurana, da violncia. Assim, percebe-se que o rpido avano da segurana possui motivos atrelados, principalmente, ao fracasso governamental justia e polcia em combater a violncia e a acentuao das desigualdades econmicas e sociais. Assim, os amedrontadores crimes e violncia, bem como desrespeito e abusos aos direitos da nao brasileira produziram grandes transformaes principalmente no meio urbano, tendo como consequncia ainda mais a segregao: social, econmica, cultural, espacial... Paralelamente ineficincia do Estado e ao crescimento da violncia, surgem vrios comportamentos da populao: privatizao da segurana, justiceiros, apoio de faces ilegais e violentas da polcia, recluso de alguns segmentos da sociedade, investimentos em aparelhos de segurana que transmitem a sensao de proteo, construo de
flio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

Portas fechadas, medo, status e segregao: uma anlise da crnica Segurana de Luis Fernando Verissimo

41

muros altos, cachorros antissociais... O produto de tudo isso , dentre outros, a diviso do espao pblico, o acirramento das disparidades bem como discriminao de grupos sociais, sobretudo negros. Verissimo mostra atravs do riso e sem rigidez, que o misto da segurana privada e a utopia da possibilidade de sobrevivncia isolada e autossuficiente, os condomnios residenciais fechados, ocasionam na frustrao de qualquer tentativa de sobrevivncia sem neuroses na vida em comunidade. Como o medo se faz presente numa existncia comunal, as pessoas, com mais posses, claro, trancafiam-se: elas buscam por um lar supostamente natural ou crculo que permanece aconchegante por mais frios que sejam os ventos l fora (BAUMAN, 2003, p. 20). Ironicamente, a Literatura mostra que essa busca por um lugar mais tranquilo para se viver nas cidades acarretar em uma neura, pois para manter esse padro de vida o indivduo:
Exigir segurana vinte e quatro horas por dia e a afiao diria de espadas, para a luta, dia sim, dia no, para manter os estranhos fora dos muros. [...] O aconchego do lar deve ser buscado, cotidianamente, na linha de frente. (BAUMAN, 2003, p. 22)

Assim, no espao urbano, e especialmente para uma classe mais separada, a elite, um ato trivial como uma visita a um amigo implica em lidar com toda uma parafernlia de segurana, tais como identificao, cachorros, cmeras, crachs: Agora no s os visita ntes eram obrigados a usar crach. Os proprietrios e seus familiares tambm. No passava ningum pelo porto sem se identificar para a guarda. Nem a s babs. Nem os bebs. (VERISSIMO, 2001, p. 97). S de se aproximar aos portes desses condomnios j nos constituem um suspeito em potencial; a estudiosa do tema Teresa Caldeira (2000, p. 257) afirma que: O homem aproximando-se do porto um bom candidato a suspeito, j que anda a p em vez de guiar um automvel, ou seja, usa o espao pblico da cidade de uma maneira que os moradores do condomnio rejeitam. Afinal, os condomnios fechados, que so os tipos mais desejveis e procurados de moradia para as classes mais abastadas, no so lugares
flio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

42

Mariana Passos Ramalhete Guerra

destinados a longas caminhadas, pois eles j so construdos propositadamente longnquos para propiciar a aproximao e deslocamentos principalmente de automvel. Os condomnios fechados contam com segurana, equipamentos e servios de uso coletivo no so um fenmeno isolado, mas a verso residencial de uma nova forma de segregao nas cidades contemporneas. (CALDEIRA, 2000, p. 258). Na crnica verssima, o investimento com segurana se assemelha a uma priso, cujos indivduos se sentem presos e, ao mesmo tempo, presas fceis do medo. Essa nova ordem de separao regida pela esttica da segurana definida pelo novo modelo, que simultaneamente guia transformaes em todos os tipos de moradia e determina o que confere mais prestgio. (CALDEIRA, 2000, p. 258). Para uma definio mais precisa desses lugares, a autora postula:
Os condomnios fechados so a verso residencial de uma categoria mais ampla de novos empreendimentos urbanos que chamo de enclaves fortificados. Eles esto mudando consideravelmente a maneira como as pessoas das classes mdia e alta vivem, consomem, trabalham e gastam seu tempo de lazer. (p. 258, grifo nosso.)

Zygmunt Bauman tambm parece ter sua definio:


As comunidades cercadas pesadamente guardadas e eletronicamente controladas que eles compram no momento em que tm dinheiro ou crdito suficiente para manter distncia da confusa intimidade da vida comum da cidade so comunidades s no nome. O que seus moradores esto dispostos a comprar preo de um brao ou uma perna o direito de manter-se distncia e viver livre dos intrusos. (2003, p. 52)

A origem dos enclaves fortificados est irmanada, segundo a autora, aos mov imentos sociais que comearam nas regies perifricas, e tambm ineficincia estatal em controlar o crime, os residentes da cidade comearam a erguer muros e a se mudar para enclaves fortificados. Quando o sistema poltico se abriu, as ruas foram fechadas e o medo do crime se tornou a fala da cidade. (CALDEIRA, 2000, p. 315). Essas moradias abarcam reas de lazer, academias de ginstica, centros empresariais, alguns contam tambm com bibliotecas, lan houses, shopping centers... Tudo isso para que
flio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

Portas fechadas, medo, status e segregao: uma anlise da crnica Segurana de Luis Fernando Verissimo

43

a pessoa saia o mnimo possvel de dentro de casa. Enfim, os enclaves fortificados possuem uma tendncia de homogeneidade, pois as pessoas que neles habitam so pessoas seletas, afinal comungam do mesmo grupo social, com anseios em comum: segurana e status. Bauman nos adverte que a certeza e a segurana das condies existenciais dificilmente podem ser compradas com os recursos da conta bancria mas a segurana do lugar pode, se a conta for suficientemente grande; [...] (BAUMAN, 2003, p. 103, grifo nosso). Na crnica, as pessoas buscam manterem-se afastadas de interaes sociais indesejadas e amedrontadoras e do perigo que ronda as ruas. Por conseguinte, o espao pblico torna-se cada vez mais estigmatizado medida que so marcados por desconfiana, restrio e ampla suspeita. Cercas, barras, vigilncia e muros so essenciais na cidade hoje no s por razes de segurana e segregao, mas tambm esttica e status. chique! So visivelmente limitados por barreiras fsicas, mecanismos de distanciamento e sua presena no ambiente citadino ratifica a diferenciao social. Eles estabelecem tambm fronteiras entre grupos sociais, designam novas hierarquias e explicitam a desigualdade: O uso de meios literais de separao e completado por uma elaborao simblica que transforma enclausuramento, isolamento, restrio e vigilncia em smbolos de status (CALDEIRA, 2000, p. 259). Somente com a garantia da segurana total que a tranquilidade pode reinar no novo lar, isso significa investimentos em: cercas e muros, guardas privados 24 horas por dia euma srie infindvel de instalaes e tecnologias guaritas com banheiro e telefone, portas duplas na garagem, monitoramento por circuito fechado de vdeo etc. (CALDEIRA, 2000, p. 267). Todo esse aparato o requisito mnimo para manter estranhos do outro lado do muro. Os moradores desses condomnios conseguem ento tirar de seus medos e limitaes algum proveito: o simples prazer de reafirmar sua posio social, pois ainda que suas casas possuam semelhanas com prises, essas prises dizem muito sobr e sua posio social (CALDEIRA, 2000, p. 297). Todo esse aparato de segurana, ainda que tenha mais de uma funo, estilo, status, ornamentao no pode desvincular nossa ateno ao um problema endmico no Brasil: crime, medo, suspeita e segregao. Os moradores das
flio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

44

Mariana Passos Ramalhete Guerra

grandes cidades no se arriscariam, de modo algum, a viver sem algumas barreiras fsicas em suas casas. Nesses locais permancem-se as fronteiras fixas e espaos bem delimitados de acesso reservado e monitorado. H mudana tambm na rotina das pessoas nas ruas: trajetos, hbitos, olhares, gestos, passeios, tudo fica cuidadosamente planejado:
Como poderia a experincia de andar nas ruas no ser transformada se o cenrio formado por altas grades, guardas armados, ruas fechadas e cmaras de vdeo no lugar de jardins, vizinhos conversando, e a possibilidade de espiar cenas familiares atravs das anelas? A ideia de sair para um passeio a p, de passar naturalmente por estranhos, o ato de passear em meio a uma multido de pessoas annimas, que simboliza a experincia moderna da cidade, esto todos comprometidos numa cidade de muros. As pessoas se sentem restringidas em seus movimentos, assustadas e controladas; saem menos noite, andam menos pelas ruas, e evitam as zonas proibidas que se fazem crescer no mapa mental de qualquer morador da cidade, em especial no caso das elites. Os encontros no espao pblico se tornam a cada dia mais tensos, at violentos, porque tm como referncia os esteretipos e medos das pessoas. Tenso, separao, discriminao e suspeio so as novas marcas da vida pblica. (CALDEIRA, 2000, p 301)

Diante dessa breve aluso da crnica aos estudos de Teresa Caldeiras, verifica-se que Verissimo, na crnica Segurana, abarca srios temas da sociedade contempornea como violncia medo, segregao, posio social com bastante bom-humor. Todavia, ao que me parece, a obra vai alm. Aps leitura atenta de alguns captulos de As duas faces do gueto, de Louc Wacquant e Comunidade: a busca por segurana ano mundo atual, de Zygmunt Bauman, verifica-se que na crnica Segurana h uma verossimilhana com algumas teorias da guetoizao postulada por esses brilhantes pensadores. O condomnio fechado exposto no texto um exemplo de formao de um gueto. Sim, um gueto (!). Com formas e comportamentos distintos daquilo que estamos acostumados a ver, mas que se delineia tambm pelo confinamento espacial. Pensa-se, erroneamente, que todos os guetos so pobres. Loc Wacquant adverte que

flio Revista de Letras

Vitria da Conquista

v. 4, n. 2

p. 29-51

jul./dez. 2012

Portas fechadas, medo, status e segregao: uma anlise da crnica Segurana de Luis Fernando Verissimo

45

A pobreza uma caracterstica frequente e derivada dos guetos: o fato de maioria dos guetos terem sido historicamente lugares de misria endmica e no raro extrema, em razo da carncia de espao, da densidade demogrfica, da explorao econmica e dos maus-tratos generalizados contra seus residentes, no implica que um gueto seja necessariamente um lugar de penria ou um lugar uniformemente deserdado (2008, p. 83).

Assim, pode-se inferir que nem todos os guetos so pobres e nem todas as reas pobres so guetos (2008, p. 84). o caso dos condomnios fechados. Esses condomnios, conforme j foi explanado, so construdos em reas separadas para pessoas seletas. Logo, se afirmamos aqui que os enclaves fortificados so um tipo de gueto, e que eles so reservados, cabe citarmos novamente Wacquant ao afirmar que: Se todos os guetos so segregados, nem todas as ares segregadas so guetos (2008, p 85). Bauman ainda corrobora e chama os condomnios fechados de guetos voluntrios, pois diferente dos cortios e favelas, as pessoas habitam nesses lugares por escolha. Cabe salientar, entretanto, que Os guetos voluntrios no so guetos verdadeiros, claro, e tem seus volunt rios [...] (BAUMAN, 2003, p. 106). Seu principal propsito impedir a entrada de i ntrusos [...] (BAUMAN, 2003, p. 106). Reafirmando, a guetoizao pertinente aos condomnios fechados um processo diferente do que ocorre nas favelas, nos bolses de pobreza. A maioria das pessoas mora nesse ltimo por no terem outra opo de moradia, no h plano B. Nos enclaves fortificados as moradias so sonhadas, planejadas, cautelosamente escolhidas. Logo: A segregao nesse caso inteiramente voluntria e eletiva e, por isso mesmo, no nem inclusiva, nem perptua. (WACQUANT, 2008, p. 85). Essas luxuosas moradias renem
segurana, isolamento, homogeneidade social, equipamentos e servios que permitem s famlias burguesas escaparem do que elas consideram o caos, a sujeira e os perigos da cidade. (WA CQUANT apud CALDEIRA, 2008, p. 85)

Assim, a busca pela conquista de direitos individuais resulta numa frentica construo que ambicia ser comunitria. Estabelecem-se fronteiras, treinam-se guardas, impeflio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

46

Mariana Passos Ramalhete Guerra

de-se a entrada de intrusos e a sada dos que esto dentro. Mesmo evitando, voluntariamente, o convvio em comunidade externa, os condminos da crnica verssima ficam melanclicos e tristes por no poderem ir para as ruas. O final da crnica extremamente perspicaz, pois o autor nos mostra com certa ironia e bom-humor as incongruncias da vida atual. Distanciar-se da violncia traz uma sensao boa, uma impresso de estarmos seguros por mais perigosos que sejam os rumores do lado de fora. Mas... infelizmente, essa sensao boa tem um outro lado...
Livrar-nos do que, momentaneamente, mais nos aflige traz alvio mas um alvio em geral transitrio, uma vez que a nova e melhorada condio rapidamente revela, seus aspectos desagrad veis, previamente invisveis e imprevistos, e traz com ela novas razes de preocupao. (BAUMAN, 2003, p. 23)

Homens e mulheres moradores desses condomnios podem achar que a vida fora dessas fortalezas precria, amide insatisfatria e algumas vezes assustadora (BAUMAN, 2003, p. 57), entretanto a incongruncia esta a posta na seguinte sequencia de comportamentos. Sente-se medo, trancafia-se. Quando se enclausura, anseia-se uma vida com liberdade. Logo, como impossvel se ter medidas satisfatrias de um lado e de outro os interesses de comunidade de liberdade conflituam-se: Liberdade e comunidade podem chocar-se e entrar em conflito, mas uma composio a que faltem uma ou outra no leva a uma vida satisfatria (BAUMAN, 2003, p. 57). Afinal, segurana sem liberdade equivale a escravido [...] (BAUMAN, 2003, p. 24). interessante observar que a sensao de segurana carrega consigo tambm outra sensao, para quem vive nesses condomnios: de estarem sufocados. Mais uma vez as vozes de Bauman e Verissimo se entrecruzam, pois os condminos no previam que ao proteger-se dos assaltos, eles estavam maximizando ainda mais uma vida sufocante, assim o sociolgo afirma:
Seu efeito sufocante uma conseqncia no prevista no intencional. Os moradores descobrem, decepcionados, que, quanto mais seguros se sentem dentro dos muros, tanto menos familiar e mais ameaadora parece a selva l fora, e mais e mais coragem se
flio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

Portas fechadas, medo, status e segregao: uma anlise da crnica Segurana de Luis Fernando Verissimo

47

faz necessria para aventurar-se alm dos guardas armados e alm do alcance da rede eletrnica de segurana. Os guetos voluntrios compartilham com os verdadeiros uma espantosa capacidade de permitir que seu isolamento se perpetue e exacerbe. (BAUMAN, 2003, p. 106).

Por fim, a insegurana que tanto amedronta est pautada tambm na ansiedade para proteger-se, nos gastos com as armaduras. O enclausuramento ocorre em reposta ao temor do crime. Tais comportamentos tornam-se gradativamente a aflio e no proteo, dado que o comunistarismo em condomnios fechados deveria ser o remdio para os medos. Parece-me que esse remdio falhou: os enclaves fortificados, na crnica Segurana, em vez de curar o mal exarcebou ainda mais as feridas, acentuou ainda mais a condio que supostamente corrigiria. Concluso As crnicas de Luis Fernando Verissimo, apesar de serem criaes literrias, no se distanciam da realidade. Em concomitancia com Bergson, fazem do riso palco para reflexes e questionamento de costumes. Ao descobrimos o que est por trs da comicidade, revelamos uma realidade escamoteada pelo riso, por causa da aparente, porm inverossmel, despretenciosidade com a linguagem. Assim, o autor vai alm do puramente trivial, mostra o dilema do homem amendrontado com a segurana e salienta aquilo que grande parte da populao brasileira j sabe: segurana um dos itens mais fundamentais para se ter uma vida feliz, porm menos assegurado pelo aparato governamental; tornando-se uma ideia cada vez mais utpica, efemera, fugaz e longnqua. O texto tambm evidencia a dificuldade que temos de enfrentar ameaas, ainda que tenhamos condies para isso. Os focos de insegurana esto em toda parte e no podemos situ-los com preciso em mapas de sobrevivncia. Todavia, as ameaas, as notcias violentas de jornais, os estranhos que rondam a nossa volta so vem visveis e palpveis, por isso a necessidade de alguns (os da conta bancria suficientemente abastadas) em trancafiarem-se para desintoxicar-se dos suspeitos das ruas.

flio Revista de Letras

Vitria da Conquista

v. 4, n. 2

p. 29-51

jul./dez. 2012

48

Mariana Passos Ramalhete Guerra

medida que nos protegemos de estranhos ganhamos de certa maneira, estranha talvez, um conforto, pois podemos apontar o dedo para aquilo que nos aflige. Podemos, nome-lo, xing-lo, e atribuir-lhe contornos concretos e visveis: sabemos onde esto os perigos e no precisamos mais aceitar os golpes do destino placidamente. No fim, h algo que podemos fazer (BAUMAN, 2003, p. 132). Em contrapartida e ironicamente, o nico modo de se alcanar a to cobiada segurana o cidado no ausentar-se de sua residncia, trancafiarem-se, ou seja, assumindo o lugar de prisioneiro dos criminosos que passam pela calada. Deste modo, a casa do indivduo que somente ambiciona segurana, torna-se um local de clausura. E mais: inconformados com a priso, os condminos iniciam tentativas de fuga, forando a guarda contratada a atuar com energia, ou seja, impedir que escapem de suas prprias casas! Na verdade, a vida torna-se um horrendo ciclo, no qual mitigamos a segurana ao invs de aument-la. Assim, seguimos nossos percursos arraigados nos gerndios; estamos sempre sonhando, tentando e fracassando.

PORTES FERMES, PEUR, STATUS ET SGRGATION: UNE ANALYSE DE LA CHRONIQUE SCURIT DE LUIS FERNANDO VERISSIMO RSUM: L'humour est prsent dans la vie quotidienne de l'humanit, mais tout n'est pas une risible objet. Nous rions de ce qui n'est pas commune, honteuse et gnante des situations qui ne s'engagent pas motionnellement ... enfin rire sont les modles phmres et communes d'erreurs humaines. Ainsi, l'objectif principal de cette tude est de mditer sur les thories de chroniques genre narratif, et les interfaces de rire et le risible pris en charge, en particulier dans les thories d'Henri Bergson. En outre, elle refltera sur la violence, la criminalit et l'inscurit: les caractristiques d'une socit extrmement ingale, qui a produit de grands changements, principalement dans les zones urbaines, aggravant encore la sgrgation sociale, conomique, culturel, l'espace du Brsil. Par consquent, nous nous rjouissons de rpondre la chronique de la scurit Luis Fernando Verissimo et les analyser aid par Teresa Caldeira, Louc Wacquant et Zygmunt Bauman, et de voir les traces de son comportement actuel d'une socit extrmement disparates et donc spars. MOTS-CLS: Chroniques; Le rire ; La scurit; Enclaves fortifies.

REFERNCIAS
flio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

Portas fechadas, medo, status e segregao: uma anlise da crnica Segurana de Luis Fernando Verissimo

49

ALBERTI, Verena. O riso no pensamento do sculo XX. O riso e o risvel na histria do pensamento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999, p. 11-38. ARRIGUCCI JR., David. Fragmentos sobre a crnica. In: _____. Enigma e comentrio. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 51-58. BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurana no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significao do cmico. 2. Ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983. BRAIT, Beth. Ironia em perspectiva polifnica. 2. Ed. Campinas, So Paulo: Editora da Unicamp, 2008. CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de Muros: crime, segregao e cidadania em So Paulo. Traduo de Frank de Oliveira e Henrique Monteiro. 34. ed., So Paulo: Ediusp, 2000. CNDIDO, Antnio. A vida ao rs-do-cho. In: SETOR de Filologia da Fundao Casa de Rui Barbosa. A crnica: o gnero, sua fixao e suas transformaes no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundao Casa de Rui Barbosa, 1992. p. 13-22. COUTINHO, Afrnio. Ensaio e crnica. In: _____. A literatura no Brasil. So Paulo: Global, 2003. vol. 6. LIMA, Luis Costa. Machado: Mestre de Capoeira. In: _____. Intervenes. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2002. p. 327-337. MOISS, Massaud. A criao literria. Prosa. 16. ed., So Paulo: Cultrix, 1998. vol. II. MENUCCI, Sud. Humor. So Paulo: Piratininga, 1934. SANTIAGO, Silviano. Alfabetizao, leitura e cultura de massa. In: NOVAES, Adauto (Org.). Rede imaginria: televiso e democracia. So Paulo: Companhia das Letras, 1991. p. 146-152. PORTELLA, Eduardo. Dimenses I. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1958. POSSENTI, Srio. Os humores da lngua: anlises lingusticas de piadas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
flio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

50

Mariana Passos Ramalhete Guerra

SOUZA, Maria Eneida. Crtica Cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 36-104. VERISSIMO, Luis Fernando. Comdias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. WACQUANT, Loc J. D.. As duas faces do gueto. So Paulo: Bom tempo, 2008. Traduo de Paulo Cezar Castanheira p. 9-17; 77-91. Recebido em 11/07/2012. Aprovado em 19/12/2012.

ANEXOS
Segurana Luis Fernando Verissimo O ponto de venda mais forte do condomnio era a sua segurana. Havia as belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia, acima de tudo, segurana. Toda a rea era cercada por um muro alto. Havia um porto principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. S entravam no condomnio os proprietrios e visitantes devidamente identificados e crachados. Mas os assaltos comearam assim mesmo. Ladres pulavam os muros e assaltavam as casas. Os condminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro lados. As inspees tornaram-se mais rigorosas no porto de entrada. Agora no s os visitantes eram obrigados a usar crach. Os proprietrios e seus familiares tambm. No passava ningum pelo porto sem se identificar para a guarda. Nem as babs. Nem os bebs. Mas os assaltos continuaram. Decidiram eletrificar os muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O mais importante era a segurana. Quem tocasse no fio de alta tenso em cima do muro morreria eletrocutado. Se no morresse, atrairia para o local um batalho de guardas com ordens de atirar para matar. Mas os assaltos continuaram. Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladres ultrapassassem os altos muros, e o fio de alta tenso, e as patrulhas, e os cachorros, e a segunda cerca, de arame farpado, erguida dentro do permetro, no conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram engradadas. Mas os assaltos continuaram. Foi feito um apelo para que as pessoas sassem de casa o mnimo possvel. Dois assaltantes tinham entrado no condomnio no banco de trs do carro de um proprietrio, com um revlver apontado para a sua nuca. Assaltaram a casa, depois saram no carro roubado, com crachs roubados. Alm do controle das entradas, passou a ser feito um rigoroso controle das sadas. Para sair, s com um exame demorado do crach e com autorizao expressa da guarda, que no queria conversa nem aceitava suborno. Mas os assaltos continuaram.
flio Revista de Letras
Vitria da Conquista v. 4, n. 2 p. 29-51 jul./dez. 2012

Portas fechadas, medo, status e segregao: uma anlise da crnica Segurana de Luis Fernando Verissimo

51

Foi reforada a guarda. Construram uma terceira cerca. As famlias de mais posses, com mais coisas para serem roubadas, mudaram-se para uma chamada rea de segurana mxima. E foi tomada uma medida extrema. Ningum pode entrar no condomnio. Ningum. Visitas, s num local predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilncia e por curtos perodos. E ningum pode sair. Agora, a segurana completa. No tem havido mais assaltos. Ningum precisa temer pelo seu patrimnio. Os ladres que passam pela calada s conseguem espiar atravs do grande porto de ferro e talvez avistar um ou outro condmino agarrado s grades da sua casa, olhando melancolicamente para a rua. Mas surgiu outro problema. As tentativas de fuga. E h motins constantes de condminos que tentam de qualquer maneira atingir a liberdade. A guarda tem sido obrigada a agir com energia. (VERISSIMO, 2001, p. 97-99).

flio Revista de Letras

Vitria da Conquista

v. 4, n. 2

p. 29-51

jul./dez. 2012

Potrebbero piacerti anche