Sei sulla pagina 1di 3

Ceramique remodelao urbana, Maastricht (Holanda)

Experimente selecionado na competio Melhor Prticas patrocinado pelo Dubai em 1996 e listada como bons. (Melhores Prticas de banco de dados.) Pas / Pas: Holanda

Naes Unidas Regio: Europa Ocidental (incluindo a Turquia) Regio Ecolgica: Riverside (bacias)

Palavras-chave = requalificao urbana. Habitao. Desenho Urbano. Financiamento.

Contato Principal: P. Beek Informaes Head. Municip. Maastricht PO Box 1992 Maastricht, Pases Baixos BZ 6201 Tel: 00 31 43 3292222

-------------------------------------------------- -----------------------------RESUMEN O desenvolvimento de uma antiga rea industrial localizada no interior do centro histrico da cidade, tem proporcionado novos incentivos para o centro de Maastricht. A meta do municpio desenvolver uma rea urbana multi-uso de alta qualidade, em estreita colaborao com o setor privado. -------------------------------------------------- ------------------------------

-------------------------------------------------- -----------------------------DESCRIPTION

Fundo

A rea Ceramique est localizado na margem leste do Meuse, em frente ao centro histrico da cidade de Maastricht.

Desde 1850, uma fbrica de porcelana ocupada nesta rea. Em 1987, o municpio adquiriu a rea, vendo nele uma oportunidade para revitalizar o centro, onde o nmero de terrenos para construo muito baixo. Para este novo empreendimento, o municpio eo maior fundo de penso holands (ABP), chegou em 1987 a um acordo de cooperao para adquirir 23,5 hectares de terra, e se transformar em uma rea urbana multi-uso com um desenho urbano e qualidade arquitectnica. O programa prev a construo de 1.600 casas, 70 mil m2 de escritrios, 20 mil m2 de hotis, equipamentos culturais 20.000 m2, 5000 m2 de lojas e restaurantes, 4.400 lugares de estacionamento subterrneo e uma passarela para ligar a rea do centro , localizado do outro lado do rio. Em geral, os investimentos pblicos e privados somaram cerca de 800 milhes de florins.

As primeiras casas eo novo museu Bonnefanten, projetado pelo arquiteto Aldo Rossi, foram concludas em 1995. Outros projetos esto em desenvolvimento ou j em construo.

Estratgia

O acordo de cooperao entre o municpio ea ABP afirma que o plano de uso da terra deve estar de acordo com as demandas do setor privado e tem uma natureza flexvel. Deve ser flexvel para acomodar o crescimento do mercado vai continuar a mudar o uso da terra (escritrio de habitao, casas de comrcio, etc.) Ele tambm afirma que a ABP ter o direito de envolver terceiros no desenvolvimento futuro do plano. O municpio e tambm concordou que ABP no pde iniciar simultaneamente na cidade planeja competir com ele, pois isso afetaria negativamente a atratividade comercial de Ceramique. Tambm foi acordado que o conceito do projeto urbanstico concebido pelo arquiteto holands Jo Coenen iria informar o Plano de Uso da Terra.

A idia deste projeto urbanstico recriar a atmosfera eo ambiente de uma cidade mediterrnea. Na rea h quatro identidades espaciais ou "atmosfera": o Winkelhaak, a Glorieta (Circussen), o Stoa ea Avenue. Estes "ambientes" so descritos em detalhes no Plano de Urbanizao, onde so dadas as chaves para o seu contedo arquitetnico.

Aps a aprovao do Plano de Urbanizao, foi acusado com a superviso de Jo Coenen desenho urbano e projetos arquitetnicos. Ele convidou alguns dos melhores arquitetos europeus a apresentarem projectos de construo.

Ceramique um bom exemplo de cooperao pblico-privada para remodelar reas dentro das cidades. O municpio e ABP so responsveis em conjunto e um plano de desenvolvimento do programa. Como o proprietrio da terra, ABP lida com custos

operacionais em toda a rea. Alm disso, o municpio, ABP, e vrios dos principais promotores do projeto assinaram um acordo que garante o desenvolvimento da parte norte da rea.

Financiamento

O risco de os custos de desenvolvimento na rea so em grande parte parceiros privados envolvidos, ABP como um proprietrio de terras e de outros partidos com quem assinou um acordo de cooperao. A designao da rea como "projectochave" (similar ao "Kop van Zuid") deu plano Ceramique um impulso. Perante este cenrio, o governo central fez uma contribuio financeira destinada construo de casas, lojas, escritrios, um centro de actividade internacional, a nova sede da biblioteca de arquivos e da cidade, um mercado, hotis e restaurantes, e infraestrutura uma passarela para pedestres e bicicletas para atravessar o rio Meuse.

Potrebbero piacerti anche