Sei sulla pagina 1di 3

relato de caso

Listeriose na gravidez
Listeriosis in pregnancy
Ana Paula Oliveira de Souza1, Guilherme Moreira Borges Arajo2, Maria Jos Ferreira3

RESUMO
Mdica-Residente em Clnica Mdica Hospital Belo Horizonte. Belo Horizonte MG, Brasil. 2 Mdico-Residente em Clnica Mdica Hospital Belo Horizonte. Belo Horizonte MG, Brasil. 3 Mdica Especialista em Clnica Mdica. Preceptora da Residncia em Clnica Mdica do Hospital Belo Horizonte. Belo Horizonte MG, Brasil.
1

Relata-se o caso de uma gestante apresentando febre de origem indeterminada. O resultado da hemocultura identificou Listeria monocytogenes. Fez-se reviso da literatura referente ao tema. Palavras-chave: Listeriose; Gravidez; Infeco. ABSTRACT A case of pregnant patient with undetermined fever of origin is described. The result of blood culture demonstrated Lysteria monocytogenes. A review of the literature was made Key words: Listeria Infections; Pregnancy; Infeccion.

Introduo
A Listeria Monocytogenes um bacilo que causa infeco em humanos, geralmente durante a gravidez ou em estados de imunossupresso. A transmisso ocorre, principalmente, atravs de alimentos contaminados. Ao contrrio da maioria dos patgenos alimentares, que causam primariamente distrbios gastrointestinais, a listeriose causa quadros graves e fatais.

Relato do caso
Paciente feminino, 31 anos, procedente de Contagem-MG, na 22 semana de sua segunda gestao. Apresentava cefaleia, dispneia, dor retro-orbitria e mialgia iniciadas h cerca de 20 dias da avaliao mdica inicial. Negava uso de medicao diria, de doenas crnicas, etilismo e tabagismo. Sem queixas ginecolgicas. Esteve internada em sua cidade durante cinco dias, para esclarecimento diagnstico. Durante essa internao recebeu o diagnstico de insuficincia cardaca congestiva e lpus eritematoso sistmico, tendo sido receitadas digoxina 0,25 mg/dia, espironolactona 25 mg/dia e predinisona 20 mg/dia. Recebeu alta hospitalar em uso dessas medicaes e mantendo quadro febril. Resultado laboratorial prvio: FAN - negativo.

Recebido em: 14/11/2006 Aprovado em: 14/07/2009 Instituio: Servio de Clnica Mdica do Hospital Belo Horizonte Belo Horizonte MG, Brasil. Endereo para correspondncia: Guilherme Moreira Borges Arajo Rua Guajajaras 712, ap. 303 Belo Horizonte MG, Brasil CEP: 30180-100 E-mail: gmbaraujo@yahoo.com.br

432

Rev Md Minas Gerais. 2010; 20(N. Esp.): 432-434

Listeriose na gravidez

internao apresentava-se prostrada, desidratada e com mucosas hipocoradas e anictricas. A presso arterial sistmica era de 100 x 60 mmHg, com frequncia cardaca e de pulso de 100 bpmin e temperatura axilar de 39,1C. O exame do aparelho respiratrio mostrou sons respiratrios diminudos bilateralmente e sem rudos adventcios. O abdome era globoso, com rudos hidroareos presentes, indolor e com tero palpvel no nvel da cicatriz umbilical e feto em boas condies. Os exames complementares revelaram: hemcias: 3,06x106/mm3; hemoglobina: 9,2g%; hematcrito: 26,4%; global de leuccitos: 12.400/mm3 com 9% de bastonetes, 84% de segmentados, 4% de linfcitos e 3% de moncitos; plaquetas: 242.000/mm3; velocidade de hemossedimentao: 95 mm e exame de urina rotina sem alteraes. O estudo radiolgico de trax e seios da face estava normal. Foram colhidas amostras para hemocultura e urocultura. Durante a internao, a paciente evoluiu com quadro sbito de taquidispneia e dor abdominal em clica, com interrupo dos movimentos fetais. A avaliao obsttrica mostrou o colo prvio (1 cm), posterior, com ausncia de sangramentos e secreo brancacenta em moderada quantidade. Os batimentos cardiofetais estavam presentes, com 140 bpm/ min. Ultrassom obsttrico com gestao eutpica, com 23 a 24 semanas. A propedutica para tromboembolismo pulmonar, com duplex scan de membros inferiores e cintilografia pulmonar, mostrou ausncia de trombose venosa profunda e baixa probabilidade para tromboembolismo pulmonar, respectivamente. O ecodopplercardiograma transesofgico ressaltou cmaras cardacas de dimenses normais, funo sistlica global e segmentar de ventrculo esquerdo preservadas, regurgitao mitral e tricspide leve, pequeno derrame pericrdico, ausncia de vegetaes em valvas cardacas e frao de ejeo de 74%. No quinto dia de internao, a febre cessou, mas a paciente apresentou sangramento vaginal intenso e dor em clica de forte intensidade. avaliao a equipe obsttrica constatou que a paciente estava em trabalho de parto pr-termo com contraes uterinas efetivas e colo dilatado (9 cm). O neonato morreu aps o nascimento. A hemocultura evidenciou crescimento de Listeria monocytogenes. Iniciou-se ampicilina endovenosa na dose de um grama, quatro vezes ao dia, durante 10 dias. A paciente manteve melhora clnica,

recebendo alta hospitalar em uso de ampicilina oral durante 11 dias.

Discusso
Listeria monocytogenes um bacilo Gram-positivo aerbio (anaerbio facultativo), que se multiplica sob ampla variao de temperatura (04 a 38 C).1,2 Tem perodo de incubao varivel de sete a 60 dias.3,4 Pode ser encontrada no solo, gua, vegetais e alimentos processados.2 A incidncia da infeco varivel nos estudos, embora seja semelhante (0,1 a 1,1 caso/ 100.000 habitantes).4 Os casos podem ocorrer durante surtos epidmicos, mas muitos so espordicos.1,2,4 A principal causa de listeriose humana a ingesto de alimentos contaminados.5 A doena acomete preferencialmente pacientes imunocomprometidos ou com doena de base grave.1-6 As principais condies predisponentes so neoplasias hematolgicas, insuficincia renal, diabetes mellitus, uso de drogas imunossupressoras, recm-nascidos, gestantes e idosos.1,3,4 A infeco perinatal responsvel por quase 34% dos casos.1,4 Aps a ingesto, a bactria cruza a mucosa intestinal, invade a corrente sangunea, podendo disseminar-se para todo o organismo, porm com predileo pela placenta e sistema nervoso central.4 A Listeria se multiplica clula a clula, sem exposio ao meio extracelular. Por isso, a imunidade celular a principal responsvel pela defesa. A depresso da imunidade celular durante a gravidez , provavelmente, uma das causas do aumento da suscetibilidade bactria.2 Esta pode ser transmitida ao feto por via transplacentria ou, menos frequentemente, pelo canal vaginal. Aps o contato, existe um estado provisrio de portador assintomtico. A doena pode desaparecer ou manifestar-se. As apresentaes mais comuns so meningite e bacteremia1. Na gestante, os sintomas assemelham-se aos da gripe (gripe-smile). Algumas vezes, podem apresentar sintomas gastrointestinais inespecficos ou sintomas urinrios.1,2,4,7 Pela bacteremia, pode-se observar acometimento de pele, olhos, gnglios linfticos, valvas cardacas, pericrdio, articulaes. O acometimento do fgado ou do bao raro.1 A mortalidade da doena (em torno de 30%3) est relacionada a idade avanada, infeco do SNC e imunodeficincia4. A mortalidade perinatal chega a
Rev Md Minas Gerais. 2010; 20(N. Esp.): 432-434

433

Listeriose na gravidez

45% dos casos.2,4 A infeco nos dois primeiros trimestres de gestao quase sempre prenuncia a morte para o feto.4 A doena no recm-nascido a forma mais grave da doena. Pode ser precoce (adquirida intratero) ou tardia (adquirida durante a passagem pelo canal do parto). A forma precoce tem alta mortalidade (at 60%), manifesta-se nas primeiras horas ou poucos dias aps o nascimento por septicemia e acometimento do trato respiratrio superior. Pode ocorrer a grave granulomatose infantissptica, com microabscessos disseminados (pele, fgado, supra-renal, pulmo). A forma tardia ocorre duas a trs semanas aps o parto (mdia 14 dias), sob a forma de meningite ou meningo-encefalite com septicemia.2 O padro-ouro para o diagnstico o encontro da bactria em cultura de amostras de stios estreis.2,4,5 A soroaglutinao pode ser til. Outros testes so caros, no sendo rotineiramente utilizados, como a eletroforese em gel em campo eltrico, ribotipagem, reao em cadeia de polimerase.3 O tratamento de escolha a antibioticoterapia com ampicilina ou penicilina.1,2 A bactria sensvel a tetraciclina, eritromicina, cloranfenicol, sulfametaxazol-trimetropim, vancomicina, rifampicina. A durao do tratamento varia de duas a seis semanas (mdia de 21 dias).1 Nas duas ltimas dcadas, houve acentuado decrscimo na incidncia da doena (68 e 72% em um dos estudos), devido ao melhor conhecimento de sua transmisso e aos cuidados preventivos introduzidos na indstria alimentar.6 Por ser uma doena com alta incidncia durante a gravidez e pela sua gravidade para o feto e recm-nascido, o diagnstico correto e em tempo hbil da bacteremia materna pode prevenir a infeco neonatal, diminuindo a sua mortalidade. Medidas que levam a melhor controle da qualidade e da higiene dos alimentos consumidos reduzem a contaminao pela Listeria monocytogenes. O aconselhamento diettico de pacientes para a sua preveno pode ser til.

O diagnstico da infeco no suspeitado frequentemente, devido apresentao clnica pobre em sintomas especficos e raridade do acometimento. Isso leva, muitas vezes, utilizao de propedutica extensa, com resultados insatisfatrios, no se conseguindo adequada conduo do caso. O conhecimento das doenas febris que podem acometer a gestante e a investigao sistemtica e minuciosa so importantes para realizar o correto diagnstico.

Referncias
1. Veronesi R, Focaccia R. Tratado de Infectologia. 2 ed. So Paulo: Atheneu; 2002. p. 823-6. 2. Benshushan A,Tsafrir A, Arbel R, Rahav G, Ariel I and Rojansky N. Listeria Infection during Pregnancy: a 10 year experience. IMAJ. Oct 2002; 4:776-80. 3. Sauders BD, Fortes ED, Morse DL, Dumas N, Kiehlbauch JA, Schukken, et. Al. Molecular Subtyping to Detect Human Listeriosis Clusters. Emerg Infect Dis. 2003 June; 9(6):672-80. 4. Siegman-Ingra Y, Levin R, Weinberger M, Golan Y, Schwartz D, Samra Z, et.al. Listeria monocytogenes Infection in Israel and Review of Cases Worldwide. Emerg Infect Dis. 2003 Mar; 8 (3):305-10. 5. Tappero JW, Schuchat A, Deaver KA, Mascola L, Wenger JD. Reduction in the incidence of human listeriosis in the United States. Effectiveness of prevention efforts? The listeriosis Study Group. JAMA. 1995 Apr 12; 273(14):1118-22. 6. Goulet V, Valk H, Pierre O, Stainer F , Rocourt J, Vaillant V, et. al. Effect of Prevention Measures of Human Listeriosis, Franc, 19871997. Emerg Infect Dis. 2001 Nov;7(6):983-9. 7. Gwendolyn LG. Infections in pregnant woman. MJA. 2002 Mar; 176:229-36.

434

Rev Md Minas Gerais. 2010; 20(N. Esp.): 432-434

Potrebbero piacerti anche