Sei sulla pagina 1di 60

ASPECTOS CONTROVERTIDOS ACERCA DA REMIO NO PROCESSO DE EXECUO PENAL

SUMRIO

SUMRIO............................................................................................2 INTRODUO.....................................................................................4 DA PENA.............................................................................................7


1.1 HISTRICO........................................................................................................7 1.1.1 VINGANA DIVINA.............................................................................................7 1.1.2 VINGANA PRIVADA..........................................................................................8 1.1.3 VINGANA PBLICA..........................................................................................9 1.1.4 PERODO HUMANITRIO....................................................................................9 1.1.5 PERODO CONTEMPORNEO............................................................................10 1.2 CONCEITO.......................................................................................................11 1.3 CARACTERSTICAS........................................................................................12 1.3.1 LEGALIDADE.................................................................................................. 12 1.3.2 PERSONALIDADE............................................................................................ 13 1.3.3 INDIVIDUALIDADE............................................................................................13 1.3.4 PROPORCIONALIDADE.....................................................................................14 1.3.5 INDERROGABILIDADE......................................................................................14 1.4 NATUREZA......................................................................................................15 1.4.1 TEORIA ABSOLUTA......................................................................................... 15 1.4.2 TEORIA RELATIVA...........................................................................................15 1.4.3 TEORIA MISTA................................................................................................ 16 1.5 CLASSIFICAO............................................................................................16 1.5.1 PRIVATIVAS DE LIBERDADE.............................................................................17 1.5.1.1 Recluso....................................................................................................19 1.5.1.2 Deteno....................................................................................................20 1.5.2 REGIMES........................................................................................................20 1.5.2.1 Fechado......................................................................................................20 1.5.2.2 Regime semi-aberto..................................................................................21 1.5.2.3 Regime aberto...........................................................................................21

DA EXECUO PENAL...................................................................22
2.1 EVOLUO DA LEI DE EXECUO PENAL NO BRASIL...........................22 2.2 NATUREZA......................................................................................................24 2.3 PRINCPIOS.....................................................................................................26 2.3.1 LEGALIDADE.................................................................................................. 27 2.3.2 IGUALDADE.................................................................................................... 27 2.3.3 JURISDICIONALIDADE......................................................................................28 2.3.4 DUPLO GRAU DE JURISDIO..........................................................................29 2.3.5 CONTRADITRIO E AMPLA DEFESA..................................................................30 2.3.6 HUMANIZAO DA PENA.................................................................................32 2.3.7 INDIVIDUALIZAO DA PENA............................................................................33 2.4 OBJETO DA EXECUO PENAL..................................................................34 2.5 PROCESSO DE EXECUO..........................................................................35

DA REMIO....................................................................................37
3.1 ORIGEM............................................................................................................39 3.2 CONCEITO.......................................................................................................40 3.3 FINALIDADE....................................................................................................41 3.4 QUESTES CONTROVERTIDAS ACERCA DA REMIO..........................42 3.4.1 O TRABALHO COMO DIREITO DO PRESO...........................................................43 3.4.2 O ESTUDO PARA EFEITO DE REMIO..............................................................46 3.4.2.1 Possibilidade.............................................................................................46 3.4.2.2 Impossibilidade.........................................................................................47 3.4.3 TEORIAS DA REMIO.....................................................................................49 3.4.3.1 Cmputo pena efetivamente cumprida...............................................49 3.4.3.2 Desconto do total da pena.......................................................................51

CONSIDERAES FINAIS...............................................................53 REFERNCIA DAS FONTES CITADAS...........................................56

INTRODUO

A presente Monografia tem como Objeto 1 tratar da remio no processo de execuo penal. Tem ela como Objetivos2: institucional, produzir monografia para obteno do ttulo de Bacharel em Direito analisar as principais controvrsias sobre o instituto da remio no processo de execuo penal; especficos, estudar o instituto da remio, com abrangncia em sua origem, conceito, finalidade e algumas questes de relevante controvrsia. Quanto Metodologia empregada, registra-se que na fase de Investigao foi utilizado o Mtodo3 Indutivo4, na Fase de Tratamento de Dados o Mtodo Cartesiano5, e, o Relatrio dos Resultados expresso na presente Monografia composto na base lgica Indutiva.

Objeto o motivo temtico (ou a causa cognitiva, vale dizer, o conhecimento que se deseja suprir e/ou aprofundar) determinador da realizao da investigao. In: PASOLD, Cesar Luiz. Prtica da pesquisa jurdica: idias e ferramentas teis para o pesquisador do direito, p. 77.
1

Objetivo a meta que se deseja alcanar como desiderato da Pesquisa. In: PASOLD, Cesar Luiz. Prtica da pesquisa jurdica: idias e ferramentas teis para o pesquisador do direito, p. 77.
2

Mtodo: a base lgica da dinmica da Pesquisa Cientfica. Ou seja, Mtodo a forma lgico-comportamental na qual se baseia o Pesquisador para investigar, tratar os dados colhidos e relatar os resultados. In: PASOLD, Cesar Luiz. Prtica da pesquisa jurdica: idias e ferramentas teis para o pesquisador do direito, p. 104.
3

Pesquisar e identificar as partes de um fenmeno e colecion-las de modo a ter uma percepo ou concluso geral [...]. In: PASOLD, Cesar Luiz. Prtica da pesquisa jurdica: idias e ferramentas teis para o pesquisador do direito, p. 104.
4

base lgico-comportamental proposta por Descartes, muito apropriada para a fase de Tratamento de Dados Colhidos, e que pode ser sintetizada em quatro regras: 1. duvidar; 2. decompor; 3. ordenar;4. classificar e revisar. Em seguida, realizar o Juzo de Valor. In: PASOLD, Cesar Luiz. Prtica da pesquisa jurdica: idias e ferramentas teis para o pesquisador do direito, p. 237.
5

Nas diversas fases da Pesquisa, foram acionadas as Tcnicas6 do Referente7, da Categoria8, do Conceito Operacional9 e da Pesquisa Bibliogrfica10. O interesse do autor pelo tema tem origem no exerccio de sua atividade laboral na rea da execuo penal, no Frum da Comarca de Itaja/SC. A pesquisa ser impulsionada pela problemtica acerca do instituto da remio na execuo penal, quais sejam, o estudo como forma de aquisio do direito de remio, o direito ao seu instituto nos casos em que o Estado no confere condies de trabalho ao preso, e, ainda, a forma como deva ser computada a remio. Como hipteses preliminares levar-se- em considerao que o estudo, ainda que no legalmente previsto, mas pelo seu carter educativo, deve ser considerado como fundamento para a remio da pena.

No tocante aos casos em que o Estado no d ao preso condies de exerccio do trabalho, no poder ele se beneficiar da remio, pois a mera demonstrao da inteno de trabalhar no suficiente para auferir as conseqncias do trabalho em sua personalidade, que o fundamento da remio. J no tocante ao cmputo da remio, o tempo remido deve ser adicionado ao tempo de pena cumprida e no descontado do total da pena privativa de liberdade que fora imposta ao beneficirio.

Tcnica um conjunto de informaes, reunidas e acionadas em forma instrumental, para realizar operaes intelectuais ou fsicas, sob o comando de uma ou mais bases lgicas de pesquisa. In: PASOLD, Cesar Luiz. Prtica da pesquisa jurdica: idias e ferramentas teis para o pesquisador do direito, p. 107.
6

Referente a explicitao prvia do(s) motivo(s), do(s) objetivo(s) e o produto desejado, delimitando o alcance temtico e de abordagem para uma atividade intelectual, especialmente para uma Pesquisa. In: PASOLD, Cesar Luiz. Prtica da pesquisa jurdica: idias e ferramentas teis para o pesquisador do direito, p. 69.
7

palavra ou expresso estratgica elaborao e/ou expresso de uma idia. In: PASOLD, Cesar Luiz. Prtica da pesquisa jurdica: idias e ferramentas teis para o pesquisador do direito, p. 229.
8

definio estabelecida ou proposta para uma palavra ou expresso, com o propsito de que tal definio seja aceita para os efeitos das idias expostas. In: PASOLD, Cesar Luiz. Prtica da pesquisa jurdica: idias e ferramentas teis para o pesquisador do direito, p. 229.
9

Tcnica de investigao em livros, repertrios jurisprudenciais e coletneas legais. In: PASOLD, Cesar Luiz. Prtica da pesquisa jurdica : idias e ferramentas teis para o pesquisador do direito, p. 240.
10

O produto cientfico ser dividido em trs captulos, sendo que no primeiro tratar-se- da pena com seus aspectos histricos, buscando-se ainda o seu conceito, caractersticas, natureza e classificao. J no segundo captulo, ser estudada a execuo penal, onde se abordar no s a sua evoluo histrica no Brasil, mas tambm sua natureza, seus princpios, bem como seu objetivo e processamento. Finalmente, no terceiro captulo, analisar-se- a remio, sua origem, conceito e finalidade, investigando-se ainda determinados pontos controvertidos a seu respeito. As categorias, consideradas estratgicas para a elaborao do presente trabalho, encontram-se indicadas em rol separado do texto. O Relatrio de Pesquisa se encerrar com as Consideraes Finais, nas quais se far breve sntese de cada captulo, informando se as hipteses bsicas da pesquisa foram ou no confirmadas. Na seqncia, sero indicadas as referncias bibliogrficas utilizadas.

CAPTULO 1 DA PENA

1.1 HISTRICO A origem da pena muito remota, perdendo-se na noite dos tempos, sendo to antiga quanto a humanidade. Por isso mesmo muito difcil situ-la em suas origens11. Para Mirabete12, perde-se no tempo a origem das penas, pois os mais antigos grupamentos de homens foram levados a adotar certas normas disciplinadoras de modo a possibilitar a convivncia social.

1.1.1 Vingana divina Inicialmente, os homens atribuam os castigos e as vinganas a seres sobrenaturais, os quais castigavam ou premiavam determinado grupo por seu comportamento. Bruno13 trata deste assunto da seguinte maneira: Nessas formas primrias de comunidade, a que falta um rgo que exera a autoridade coletiva, a vigncia das normas resulta do hbito e a sua obrigatoriedade assenta no teor religioso ou mgico, sobretudo em relao com o culto dos antepassados, cumpridores das normas, e com certas instituies de fundo mgico ou religioso [...].

BITENCOURT, Cezar Roberto. Falncia da pena de priso. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2001. p. 3. 12 MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal: parte geral . v. 1. 18. ed. So Paulo: Atlas, 2002. p. 243. 13 BRUNO, Anbal. Direito penal: parte geral. Tomo I. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003. p. 31.
11

As proibies conhecidas como tabus 14 surgiram nesta mesma poca.

1.1.2 Vingana privada As comunidades organizam-se em forma primitiva de Estado. Com isto, a vingana penal comea a assumir uma feio de natureza pblica. Diante da idia de castigo que ento predominava, nas civilizaes antigas a sano que freqentemente se aplicava era a morte. A represso atingia, alm do patrimnio, os descendentes do infrator. Mais tarde a pena vai sendo substituda, minimizada, controlada, at chegar-se formulao do talio 15 e da composio16. O talio aplicava-se somente aos atentados contra pessoas da mesma raa. Constituiu importante conquista, estabelecendo proporcionalidade entre ao e reao. Segundo o que preceitua Bruno17: [...] a fora da vingana tem de ser medida pela intensidade da agresso, segundo a frmula, olho por olho, dente por dente. Introduzia-se, desse modo, na reao vingadora uma exigncia de justia e se punha um limite, no interesse do grupo, aos excessos a que naturalmente conduz a ira do ofendido. A lei do talio foi adotada na antigidade em diversas legislaes, dentre elas o Cdigo de Hammurabi 18.

Em certos povos e sociedades, proibio ou restrio de natureza ritual e religiosa, que determina que certos objetos, indivduos, lugares ou atos, por serem considerados sagrados ou esp. impuros e perigosos, sejam evitados, e que como instituio social ger. est associada a fortes sanes e crena de que sua violao traz castigo sobrenatural. Disponvel em: CD-ROM Dicionrio Aurlio Eletrnico sculo XXI. v. 3.0. 1999. Pesquisa realizada em: 03 nov. 2004.
14

Do latim talio, talionis, a designao atribuda pena que consiste em aplicar ao delinqente um dano igual ao que ocasionou. In: SILVA, De Plcido e. Vocabulrio jurdico. p. 316.
15

Vocbulo que se deriva do latim compositio, admitido na terminologia jurdica, nos mesmos sentidos etimolgicos: ao de ajuntar, de construir, disposio, arranjo, acordo, conveno. In: SILVA, De Plcido e. Vocabulrio jurdico. p. 475.
16 17

BRUNO, Anbal. Direito penal: parte geral. p. 34.

Por sua vez, na composio, o ofensor comprava sua impunidade, ofertando ao ofendido dinheiro, armas e demais bens de valor.

1.1.3 Vingana pblica Ainda no tempo da Grcia Antiga e do Imprio Romano, as penas mais utilizadas eram a capital e as cruis sanes de castigos corporais, mutilaes e outros suplcios. Estas represses continuaram a ser exercidas por vrios sculos, executadas das formas mais cruis. Segundo Foucault19, constata-se a ocorrncia desses cruis castigos: Os cavalos deram uma arrancada, puxando cada qual um membro em linha reta, cada cavalo segurado por um carrasco. Um quarto de hora mais tarde, a mesma cerimnia, e enfim, aps vrias tentativas, foi necessrio fazer os cavalos puxar da seguinte forma: os do brao direito cabea, os das coxas voltando para o lado dos braos, fazendo-lhe romper os braos nas juntas. Esses arrancos foram repetidos vrias vezes, sem resultado. Ele levantava a cabea e se olhava. Foi necessrio colocar dois cavalos, diante dos atrelados s coxas, totalizando seis cavalos. Mas sem resultado algum. Neste momento da histria, onde predominavam os castigos mais atrozes, acolheu-se a pena de forma cruel, impedindo, na maioria das vezes, que os infratores fossem ouvidos e defendidos antes da aplicao de uma determinada sano.

1.1.4 Perodo humanitrio Desta poca, Teles20 trata o seguinte: S mesmo quando as idias iluministas se desenvolvem e ganham forma com as proposies concretizadas por
Texto de leis babilnicas. , sem dvida, o corpo de leis da Baixa-Mesopotmia mais extenso, mais conhecido e, provavelmente, o de maior importncia. A autoria destas leis atribuda a Hammurabi, fundado da primeira dinastia babilnica, cujo reinado durou de 1792 a 1750 a.C.
18

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Traduo de Raquel Ramalhete. 19. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. p. 10.
19

TELES, Ney Moura. Direito penal: parte geral . v. 2. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1998. p. 26.
20

Cesare Beccaria que a pena criminal passa a ganhar um matiz de humanidade. Com a Revoluo Francesa, a Declarao de Direitos estatuiu: A lei s deve estabelecer penas estrita e evidentemente necessrias. Esta idia de necessidade da pena, aparentemente simples ou simplista, da mais alta importncia, pois que no mais se admitiria a punio por pura e simples vingana. Conforme acima mencionado, Beccaria21, 22 teve vasta influncia neste perodo, donde se pode extrair de parte de sua renomada obra Dos Delitos e das Penas23: Seria este, talvez, o momento de examinar e distinguir as diferentes espcies de delitos e a maneira de puni-los; mas o nmero e a variedade dos crimes, segundo as diversas circunstncias de tempo e de lugar, nos lanariam num atalho imenso e fatigante. Contentar-me-ei, pois, com indicar os princpios mais gerais, as faltas mais comuns e os erros mais funestos, evitando igualmente os excessos dos que, por um amor mal entendido da liberdade, procuram introduzir a desordem, e dos que desejariam submeter os homens regularidade dos claustros. Denota-se que desse tempo em diante ocorre uma humanizao das penas. Diversos Estados passam a eliminar as sanes corporais. A partir da, o mundo direciona-se a um novo idealismo penal, preocupando-se com a educao e recuperao do infrator. No Brasil, com o advento da sua primeira Constituio (1824), as penas de tortura so abolidas.

1.1.5 Perodo contemporneo Em que pese os diversos estudos objetivando a resoluo dos mais diversos problemas advindos da criminalidade, vive-se num tempo um tanto quanto perplexo.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Traduo de Paulo M. Oliveira. 12. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999. p. 23-24.
21

Cesare Bonesana, Marqus de Beccaria, nasceu na cidade de Milo em 1738. tido como o maior e mais importante propulsor do humanitarismo no ramo do direito.
22 23

A primeira edio desta obra deu-se em 1764.

10

A histria da pena a histria da luta contra a crueldade e severidade. Com a pena nasceu a necessidade de limit-la. vingana privada seguiu-se a divina e a pblica que, inegavelmente, a limitaram 24.

1.2 CONCEITO Inicialmente, impende destacar que no Brasil existem dois tipos de sano penal: as penas e as medidas de segurana. Levando-se em considerao o tema abordado no presente trabalho, abordar-se- somente a pena. Assim, segundo o entendimento de Cernicchiaro 25, a pena pode ser analisada sob trs aspectos: [...] substancialmente consiste na perda ou privao de exerccio do direito relativo a um objeto jurdico; formalmente est vinculada ao princpio da reserva legal, e somente aplicada pelo Poder Judicirio, respeitado o princpio do contraditrio; e teleologicamente mostra-se, concomitantemente, castigo e defesa social. Em outras palavras, Capez26 conceitua pena como sendo: [...] sano penal de carter aflitivo, imposta pelo Estado, em execuo de uma sentena, ao culpado pela prtica de uma infrao penal, consistente na restrio ou privao de um bem jurdico, cuja finalidade aplicar a retribuio punitiva ao delinqente, promover a sua readaptao social e prevenir novas transgresses pela intimidao dirigida coletividade. Compartilhando deste conceito, Gonalves27 assevera que tal instituto:

24

TELES, Ney Moura. Direito penal: parte geral. p. 29. CERNICCHIARO, Luiz Vicente. Estrutura do direito penal . 2. ed. So Paulo: Jos Bushatsky, 1970. p. 161.
25

CAPEZ, Fernando. Curso de direito penal: parte geral . v. 1. 6. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. p. 332.
26

GONALVES, Victor Eduardo Rios. Direito penal: parte geral . v. 7. 8. ed. So Paulo: Saraiva, 2003.
27

11

[...] a retribuio imposta pelo Estado em razo da prtica de um ilcito penal e consiste na privao de bens jurdicos determinada pela lei, que visa readaptao do criminoso ao convvio social e preveno em relao prtica de novas transgresses. A pena um mal que se impe por causa da prtica de um crime: conceitualmente a pena um castigo, embora seu fim essencial no seja, necessariamente, retributivo28. Certo, pois, afirmar que pena trata-se de uma sano imputada pelo Estado ao indivduo transgressor, como forma de retribuir-lhe o mal causado e evitar que novos delitos sejam cometidos, proporcionando-lhe, por outro lado, sua reinsero social.

1.3 CARACTERSTICAS A pena deve ter como caracteres a legalidade, personalidade, individualidade, proporcionalidade e inderrogabilidade.

1.3.1 Legalidade O princpio da legalidade significa que deve existir previamente a lei para que seja possvel a imposio da pena. Encontra-se tal afirmao no artigo 1 do nosso Cdigo Penal Brasileiro e, ainda, na atual Constituio, em seu artigo 5, inciso XXXIX. No entender de Teles29: [...] a pena deve ser legal. H de resultar da cominao estabelecida previamente na lei. Do princpio da legalidade decorre que no haver pena sem que haja, anteriormente, lei em sentido estrito, ordinria, federal, emanada do Congresso Nacional, cominando-a. Com relao a esta caracterstica, Noronha 30 ressalta que:
BITENCOURT, Cezar Roberto. Cdigo penal comentado. So Paulo: Saraiva, 2002. p. 132.
28 29

TELES, Ney Moura. Direito penal: parte geral. p. 37. NORONHA, E. Magalhes. Direito penal: parte geral. v. 1. 17. ed. So Paulo: Saraiva, 1979. p. 230.
30

12

[...] reduz-se ao apotegma nulla poena sine lege31. a garantia suprema do indivduo contra o jus puniendi 32 estatal. No somente garantia, pois, se se assinala pena o fim intimidativo, mister ser cominada em lei, necessrio seja conhecida. Sem isso no poder eficazmente intimidar os indecisos e vacilantes. A legalidade no diz respeito, portanto, somente ao indivduo, mas relaciona-se preveno geral [...]. Portanto, consiste este princpio na existncia prvia de lei para a devida imposio da pena.

1.3.2 Personalidade Em regra, diz-se que a pena personalssima porque somente deve atingir o agente que cometeu o crime, no podendo, por fora de princpio constitucional, ultrapassar sua pessoa. Todavia, Teles33 assevera: As penas mais graves, especialmente as privativas de liberdade, por mais que se destinem a encarcerar o condenado, no deixam, em verdade, de refletir-se em toda a sua famlia. [...] apesar da vontade do preceito constitucional, a pena de privao sempre alcanar outras pessoas, dada a violncia de sua execuo, o sofrimento impingido ao agente do crime e a desumanidade e crueldade com que executada. Em suma, a caracterstica da personalidade refere-se impossibilidade de estender-se a terceiros a imposio da pena. Por isso, determina-se que nenhuma pena passar da pessoa do condenado (art. 5, XLV, primeira parte, da CF)34. 1.3.3 Individualidade A pena precisa ser individualizada em cada caso concreto, levando-se em considerao a culpabilidade do infrator.

Do latim, nula poena sine lege traduz-se nenhuma pena sem a lei e significa o princpio insculpido no nosso Cdigo Penal, pelo qual no h pena sem prvia cominao legal.
31 32 33 34

Palavra originria do latim, ius puniendi significa direito de punir. TELES, Ney Moura. Direito penal: parte geral. p. 36. MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal. p. 246.

13

Sobre o princpio da individualizao da pena, impende mencionar o entendimento de Nucci35: [...] significa que, para cada delinqente, o Estado-juiz deve estabelecer a pena exata e merecida, evitando-se a penapadro, nos termos estabelecidos pela Constituio (art. 5, XLVI). Individualizar a pena fazer justia [...]. Depreende-se, pois, que a lei tem, aqui, o objetivo de regular a individualizao da pena conforme a culpabilidade e os mritos especficos de cada acusado.

1.3.4 Proporcionalidade A pena, diante da essncia de tal caractere, deve ser, por bvio, proporcional ao crime; todavia, tal proporo deve atender no somente a qualidade, mas tambm a quantidade. Neste sentido, Noronha36 afirma que a pena deve guardar proporo com o delito: no se punem, igualmente, o furto e o homicdio. O crime tem sua quantidade que deve, de modo geral, ditar a quantidade da sano. Para se enfatizar tal princpio, o dizer de Teles 37: Em qualquer ordenamento jurdico, a pena mais severa haver de ser a cominada ao delito do homicdio mais grave, o qualificado. E medida que o bem atingido menos importante, ou a leso menos grave, menor em qualidade e quantidade haver de ser, tambm, a pena. Salienta-se, por fim, que a proporcionalidade aqui explicitada deve ocorrer somente relacionada ao fato criminoso, no ao agente do delito.

1.3.5 Inderrogabilidade Diante deste princpio, a sano deve ser certa, uma vez que a sua eficcia mais dependente da certeza do que da severidade. De nada adiantaria a pena ser severa se fosse impossvel a sua aplicao.

NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo penal comentado. 4. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2003. p. 210.
35 36 37

NORONHA, E. Magalhes. Direito penal: parte geral. p. 230. TELES, Ney Moura. Direito penal: parte geral. p. 36.

14

Para Capez38, salvo as excees legais, a pena no pode deixar de ser aplicada sob nenhum fundamento. Assim, por exemplo, o juiz no pode extinguir a pena de multa levando em conta seu valor irrisrio. Diante disto, uma vez cometido o crime, dever haver uma imposio certa e a pena ser integralmente cumprida.

1.4 NATUREZA Existem trs teorias com relao natureza da pena.

1.4.1 Teoria absoluta Tem-se entendido que a pena deve ter como finalidade o castigo, devendo o infrator responder pelo mal praticado. Sobre esta teoria, Mirabete39 salienta que: Para as teorias chamadas absolutas (retribucionistas ou de retribuio), o fim da pena o castigo, ou seja, o pagamento pelo mal praticado. O castigo compensa o mal e d reparao moral, sendo a pena imposta por uma exigncia tica em que no se vislumbra qualquer conotao ideolgica. Denota-se que o fim da pena to somente punir o autor da infrao como forma de retribuio ao mal praticado. Para Teles40, as teorias absolutas, chamadas retributivas, traduzem-se na necessidade de retribuir o mal causado o crime por outro mal, a pena, e sustentar-se, por isso, ainda, no velho esprito de vingana.

1.4.2 Teoria relativa Aqui, busca-se apresentar a pena com uma finalidade de natureza poltica, devendo ser til a toda a sociedade. Destina-se a prevenir a ocorrncia de novos delitos.

38 39 40

CAPEZ, Fernando. Direito penal: parte geral. p. 332. MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo penal. 10. ed. So Paulo: Atlas, 2002. p. 22. TELES, Ney Moura. Direito penal: parte geral. p. 36.

15

Impende ressaltar o entendimento de Noronha 41: As teorias relativas procuram um fim utilitrio para a punio. O delito no causa da pena, mas ocasio para que seja aplicada. No repousa na idia de justia, mas de necessidade social [...]. Deve ela dirigir-se no s ao que delinqiu, mas advertir aos delinqentes em potncia que no cometam crime. Conseqentemente, possui um fim que a preveno geral e particular. V-se, portanto, que a preveno geral porque possui carter de intimidao direcionada ao ambiente social. Ainda, possui caracterstica especial, pois tem por objeto a readaptao social do infrator penal, impedindo-o a nova prtica delitiva.

1.4.3 Teoria mista A pena, atualmente, apresenta natureza mista, sendo tanto retributiva, quanto preventiva. Tal teoria procura unir os principais pontos de vista das teorias absoluta e relativa. Capez42 salienta que a pena tem a dupla funo de punir o criminoso e prevenir a prtica do crime, pela reeducao e pela intimidao coletiva. Sob o mesmo enfoque, Mirabete 43 dispe que para as teorias mistas [...], a pena, por sua natureza, retributiva, tem seu aspecto moral, mas sua finalidade no simplesmente preveno, mas um misto de educao e correo. 1.5 CLASSIFICAO So vrias as classificaes das penas. Legalmente, as penas classificam-se em: privativa de liberdade, restritiva de direitos e multa. Levando-se em considerao que esta monografia tem por objetivo a abordagem das principais controvrsias sobre a remio no processo de execuo penal e que tal instituto somente aplicado aos presos com pena na modalidade de privao de liberdade, ser feita somente a abordagem das penas privativas de liberdade.
41 42 43

NORONHA, E. Magalhes. Direito penal: parte geral. p. 228. CAPEZ, Fernando. Direito penal: parte geral. p. 332. MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo penal. p. 23.

16

1.5.1 Privativas de liberdade So as penas privativas de liberdade as mais utilizadas na atual legislao. Para Teles44, as penas privativas de liberdade constituem, modernamente, a base de todos os sistemas penitencirios do mundo civilizado. Bruno45, sobre este assunto, preleciona: Com o declnio das penas corporais, j incompatveis com o novo Direito, as penas privativas de liberdade entraram rapidamente a generalizar-se, passando a ocupar o primeiro plano no quadro das medidas punitivas, e, por fim, nelas veio a centralizar-se todo o sistema penal moderno. Afastam-se da bruteza e violncia das antigas punies, e a esse aspecto mais humano juntam as condies exigidas pela concepo atual da pena. Guardam o poder intimidativo, pelo qual realizam a funo de preveno geral, e atuam sobre o criminoso, segregando-o, para impedir que cometa novos crimes e para submet-lo a um regime que promova o seu reajustamento social. A pena privativa de liberdade, na viso dos doutrinadores aqui elencados, considerada a mais severa das sanes atualmente utilizadas. No entender de Oliveira46, a privao da liberdade traduz-se no rompimento compulsrio com a famlia, principalmente com os filhos, com o recinto e a privacidade do lar, via de regra o mais difcil de suportar. Ao comentar tal espcie de pena, Mirabete 47 comenta que esta tem sido bastante combatida, afirmando-se ser ela instrumento degradante, destruidora da personalidade humana e incremento criminalidade por imitao e contgio moral. A Exposio de Motivos da Lei n. 7.209 de 11 de julho de 1984, em seu pargrafo de n. 27, assim dispe:

44 45

TELES, Ney Moura. Direito penal: parte geral. p. 44.

BRUNO, Anbal. Direito penal: parte geral. Tomo 3. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1984. p. 59. OLIVEIRA, Odete Maria de. Priso: um paradoxo social . Florianpolis: Editora da UFSC, 1984. p. 66.
46 47

MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal. p. 248.

17

As crticas que em todos os pases se tm feito pena privativa de liberdade fundamentam-se em fatos de crescente importncia social, tais como o tipo de tratamento penal freqentemente inadequado e quase sempre pernicioso, a inutilidade dos mtodos at agora empregados no tratamento de delinqentes habituais e multireincidentes, os elevados custos da construo e manuteno dos estabelecimentos penais, as conseqncias malficas para os infratores primrios, ocasionais ou responsveis por delitos de pequena significao, sujeitos, na intimidade do crcere, a sevcias, corrupes e perda paulatina da aptido para o trabalho. Como se pode observar, grande a preocupao em buscar-se penas alternativas, capazes de substituir as privativas de liberdade por outras que possam ressocializar o infrator, possibilitando-lhe cumprir determinada sano imposta, sem a desvinculao com a sociedade. Bitencourt48, neste diapaso, ousa ir mais alm e assim preleciona: Questiona-se a validade da pena de priso no campo da teoria, dos princpios, dos fins ideais ou abstratos da privao da liberdade e se tem deixado de lado, em plano muito inferior, o aspecto principal da pena privativa de liberdade, que o da sua execuo. Igualmente se tem debatido no campo da interpretao das diretrizes legais, do dever-se, da teoria, e, no entanto, no se tem dado a ateno devida ao tema que efetivamente a merece: o momento final e problemtico, que o do cumprimento da pena institucional. [...]. Definitivamente, deve-se mergulhar na realidade e abandonar, de uma vez por todas, o terreno dos dogmas, das teorias, do deve-ser e da interpretao das normas. Arrematando-se a questo da pena privativa de liberdade, pode-se afirmar que, atualmente, est quase que impossvel o infrator ressocializar-se, uma vez que vive em uma comunidade onde os valores so completamente diversos da realidade daqueles que usufruem da liberdade. Feito isto, passamos, agora, para as modalidades de pena privativa de liberdade, quais sejam, recluso e deteno. Cogita-se, ainda, sobre a priso simples, sendo esta utilizada para as contravenes penais. Sua execuo no possui rigor penitencirio, sendo cumprida em estabelecimento especial ou em seo especial de priso comum.
48

BITENCOURT, Cezar Roberto. Falncia da pena de priso. p. 153-154.

18

1.5.1.1 Recluso Com o advento da reforma penal da Lei n. 7.209/84, adotouse a pena privativa de liberdade como gnero, mantendo-se a recluso e deteno como espcie. Para confirmar tal assertiva, Mirabete49 afirma que se manteve na reforma penal a distino, agora quase puramente formal, das penas de recluso e deteno, espcies de penas privativas de liberdade previstas no Cdigo Penal. A recluso, em regra, destina-se aos crimes mais graves, e somente esta pode iniciar em regime fechado. Seguindo-se compreende: [...] somente os chamados crimes mais graves so punveis com pena de recluso, reservando-se a deteno para os delitos de menor gravidade. Como conseqncia natural do anterior afirmado, a pena de recluso pode iniciar o seu cumprimento em regime fechado, o mais rigoroso do nosso sistema penal, algo que jamais poder ocorrer com a pena de deteno. Somente o cumprimento insatisfatrio da pena de deteno poder lev-la ao regime fechado, atravs da regresso. No dizer de Bruno51, extrai-se: A recluso a pena mais grave do nosso Direito, que desconhece a pena de morte e a priso perptua. Mais grave, quer pela importncia que a lei lhe atribui, pondo-a em relao com as figuras mais condenveis de fatos punveis, quer pelas conseqncias que decorrem da sua prpria natureza e as condies da sua execuo. Denota-se, portanto, que o legislador deu pena reclusiva uma destinao de cunho mais enrgico, aplicando-se-a aos crimes tidos como de maior relevncia social. este mesmo liame, Bitencourt50 assim

49 50

MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal. p. 252.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal: parte geral . v. 1. 8. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. p. 421.
51

BRUNO, Anbal. Direito penal: parte geral. p. 81.

19

1.5.1.2 Deteno Diferentemente da pena de recluso, a pena detentiva destina-se aos delitos tidos como de menor gravidade e jamais podem iniciar o seu cumprimento no regime fechado, conforme disposto no artigo 33, caput, do Cdigo Penal. Permite-se, porm, no caso de regresso, que o condenado a pena de deteno venha a cumpri-la em regime fechado (art. 33 do CP e 118 da LEP)52. Feito isto, abordar-se-, a partir daqui, as espcies de regime para cumprimento das penas privativas de liberdade.

1.5.2 Regimes O artigo 33 do Cdigo Penal Brasileiro faz meno a trs espcies de regime para o cumprimento da pena privativa de liberdade: fechado, semi-aberto e aberto. o que se ver.

1.5.2.1 Fechado Previsto no artigo 34 do Cdigo Penal, este regime prev que o condenado cumpra sua reprimenda numa penitenciria (artigo 87 da LEP), ficando sujeito ao trabalho comum dentro do estabelecimento penitencirio, desde que compatvel com a execuo da pena, de conformidade com suas aptides e ocupaes anteriores. Sobre as regras deste regime, assim preceitua Damsio 53: No incio do cumprimento da pena em regime fechado, o condenado ser submetido a exame criminolgico de classificao para a individualizao da execuo (art. 34, caput). Fica sujeito a trabalho no perodo diurno e isolamento durante o repouso noturno ( 1.). Dentro do estabelecimento, o trabalho ser comum, de acordo com as aptides e ocupaes anteriores do condenado, desde que compatveis com a execuo da pena ( 2.).
52 53

MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal. p. 253. JESUS, Damsio E. de. Direito penal. v. 1. 23. ed. So Paulo: Saraiva, 1999. p. 524.

20

admissvel o trabalho externo em servios ou obras pblicas ( 3.). Importa destacar que quem cumpre pena neste regime no tem direito a freqentar cursos de instruo ou profissionalizao.

1.5.2.2 Regime semi-aberto Aqui, o cumprimento da pena privativa de liberdade ser executado em colnia agrcola, industrial ou estabelecimento similar, nos moldes do artigo 33, 1, b, do CP. Destaca Bitencourt54 que: No regime semi-aberto no h previso para o isolamento durante o repouso noturno. Nesse regime o apenado ter direito de freqentar cursos profissionalizantes, de instruo de 2 grau ou superior. Tambm ficar sujeito ao trabalho em comum durante o perodo diurno, em colnia agrcola, industrial ou em estabelecimento similar. Aqui, no regime semi-aberto, o trabalho externo admissvel, inclusive na iniciativa privada, ao contrrio do que ocorre no regime fechado. O condenado poder obter, no regime semi-aberto, o benefcio da sada temporria, previsto no artigo 122 da Lei de Execuo Penal, o qual destina-se a uma autorizao para visitar a famlia e participar de atividades que proporcionem condies para o retorno do condenado ao convvio com a sociedade.

1.5.2.3 Regime aberto Este regime baseia-se na autodisciplina e sendo de responsabilidade do condenado (art. 36, caput, CP). Conforme bem expe Mirabete55: No regime aberto, fundado na autodisciplina e senso de responsabilidade do condenado, dever ele, fora do estabelecimento e sem vigilncia, trabalhar, freqentar curso ou exercer outra atividade autorizada, permanecendo recolhido durante o repouso noturno e nos dias de folga na
54 55

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal: parte geral. p. 424. MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal. p. 255.

21

casa do albergado, que dever conter, alm dos aposentos para os presos, lugar adequado para cursos e palestras e instalaes para os servios de fiscalizao e orientao dos condenados (art. 95 da LEP). Denota-se que neste regime de cumprimento de pena o condenado deve exercer atividade laborativa lcita. Assim, o apenado preparado para o momento em que deixe a priso definitivamente, estando apto ao convvio social. Agora, para uma melhor compreenso do instituto da remio no processo de execuo penal, tratar-se-, no prximo captulo, da execuo penal, que vem a ser a imposio de determinada reprimenda ao condenado, objetivando o seu cumprimento nos moldes da sentena penal condenatria.

CAPTULO 2 DA EXECUO PENAL

2.1 EVOLUO DA LEI DE EXECUO PENAL NO BRASIL H muito tempo buscou-se elaborar um cdigo penitencirio. A edio de lei especfica para regular a execuo das penas e das medidas de segurana tem sido preconizada por numerosos especialistas56. Kuehne57 relata claramente toda a trajetria at a publicao da Lei de Execuo Penal: [...] tentativa tivemos, como o Anteprojeto do Cdigo Penitencirio da Repblica, de 1933 que se converteu no Projeto de 1935, de autoria de Cndido Mendes, Lemos Britto e Heitor Carrilho. Embalde esforos no logrou aprovao. Posteriormente tivemos o Anteprojeto de Cdigo
56 57

Exposio de Motivos da Lei de Execuo Penal, em seu item de n. 1.

KUEHNE, Maurcio. Doutrina e prtica da execuo penal. 2. ed. Curitiba: Juru, 1995. p. 15-16.

22

Penitencirio de Oscar Stevenson, de 1957, sucedendo-se o de Roberto Lyra, de 1963, como tambm o Anteprojeto de Cdigo de Execues Penais de 1970, de autoria de Benjamin Moraes Filho, e ainda o Anteprojeto de Lei que define e disciplina as normas gerais de regime penitencirio, de autoria de um Grupo de Trabalho presidido por A. B. Cotrim Neto. Alguns anos aps, mais precisamente em 1981, entra em vigor a atual Lei de Execuo Penal. Mesquita58 faz a exata abordagem de todo o caminho percorrido at se chegar publicao da referida Lei: A Lei de Execuo Penal vigente foi elaborada pela comisso composta pelos Professores Francisco de Assis Toledo, Ren Ariel Dotti, Miguel Reale Jnior, Ricardo Antunes Andreucci, Rogrio Lauria Tucci, Srgio Marcos de Moraes Pitombo, Benjamin Moraes Filho e Negi Calixto, sendo o anteprojeto publicado em 1981. A comisso revisora do anteprojeto foi constituda por Francisco de Assis Toledo, Ren Ariel Dotti, Jason Soares Albergaria e Ricardo Antunes Andreucci. O trabalho de reviso foi concludo em 1982, sendo que, em 29 de junho de 1983, foi encaminhado ao Congresso Nacional. Aprovado sem grandes alteraes, transformou-se na Lei n. 7.210, publicada em 13 de setembro de 1984, entrando em vigor em 13 de janeiro de 1985 [...]. Vale destacar que a Lei de Execuo Penal Brasileira encontra-se em plena vigncia, tendo, no entanto, sofrido algumas alteraes pela Lei n. 10.792/0359. Sobre a LEP, Kuehne60 assevera: [...] embora carea em alguns aspectos de reformulao, no h negar que se trata de instrumento jurdico avanado, e que veio a dar dignidade Execuo Penal, com o Princpio da Jurisdicionalizao da Execuo, fazendo com que a Justia continuasse a acompanhar a execuo da

MESQUITA JNIOR, Sidio Rosa de. Manual de execuo penal. So Paulo: Atlas, 1999. p. 22.
58

Esta lei fez algumas modificaes nos artigos 6 o, 34, 52-54, 57, 58, 60, 70, 72, 86, 87 e 112, todos da LEP.
59 60

KUEHNE, Maurcio. Doutrina e prtica da execuo penal. p.16

23

pena, em todos os seus incidentes, quer no aspecto tcnico, quer nos casos que suscita a execuo da pena. Pode-se afirmar que a Lei de Execuo Penal encerrou um longo ciclo de esforos doutrinrios e legislativos, dotando o pas de um sistema de execuo penal.

2.2 NATUREZA Por ser uma atividade ampla, a natureza jurdica da execuo penal bastante discutida. Para Mirabete61, diante de sua extrema complexidade, discute-se na doutrina a natureza da execuo penal a fim de se definir exatamente sua posio, mtodos e limites. Pode-se transcrever o entendimento de Prado 62 sobre esta matria: A execuo penal no se restringe ao direito penitencirio, atinente execuo das penas e das medidas de segurana, mas integrada por outros ramos do direito como o penal, o processual penal e o administrativo. Sob o aspecto penal e processual penal, abrange a relao entre sano e o ius puniendi, dispondo sobre a individualizao da pena, os regimes de cumprimento, o livramento condicional e outros institutos. Sob o aspecto administrativo, abarca tudo que se refere a expiao da pena, como atribuio de trabalho, alimentao, faltas disciplinares, etc. A Exposio de Motivos da Lei de Execuo Penal, nos pargrafos n. 10 e 11, consubstancia: Vencida a crena histrica de que o direito regulador da execuo de ndole predominantemente administrativa, deve-se reconhecer, em nome de sua prpria autonomia, a impossibilidade de sua inteira submisso aos domnios do Direito Penal e do Direito Processual Penal.

61 62

MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo penal. p. 17.

PRADO, Amauri Ren do. Processo e execuo penal. So Paulo: Juarez de Oliveira, 1999. p. 119-120.

24

Seria, por outro lado, invivel a pretenso de confinar em diplomas hermticos todas as situaes jurdicas oriundas das relaes estabelecidas por uma disciplina. V-se, portanto, que o prprio legislador reconhece a necessidade da participao tanto do Poder Judicirio, quanto do Poder Executivo, em matria de execuo penal. No plano jurisdicional, as atividades desenvolvidas so exercidas atravs do poder de conhecer, julgar e executar a sentena. J na esfera administrativa, que fica a cargo das autoridades penitencirias, a execuo da pena essencialmente administrativa. Como a natureza jurdica da atividade executria ocorre tanto no plano jurisdicional, quanto no administrativo, temos, pois, uma atividade executria de carter misto. Vale destacar, aqui, o entendimento de Nogueira 63: Na verdade a concepo mista parece ser a mais correta, no s quanto ao cumprimento da priso, que ocorre em estabelecimentos afetos administrao pblica, embora haja a participao do Judicirio na deciso de seus incidentes [...]. Neste mesmo nterim, Prado64 bem arremata que: [...] a natureza jurdica da atividade executria mista ou ecltica, tendo regras desempenhadas pelo judicirio e outras pela administrao. o princpio da jurisdicionalizao da execuo penal: a interveno do juiz eminentemente jurisdicional, sem excluir atos acessrios, de ordem administrativa. Trata-se, pois, de matria complexa, onde ocorre a participao dos poderes Judicirio e Executivo. Por ltimo, no se pode descartar que a comunidade tambm deve participar da fase de execuo penal. Alis, o artigo 4 da LEP ressalta esta afirmao, ao dispor que o Estado dever recorrer cooperao da comunidade nas atividades de execuo da pena e da medida de segurana.
NOGUEIRA, Paulo Lcio. Comentrios lei de execuo penal. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 1996. p. 5.
63 64

PRADO, Amauri Ren do. Processo e execuo penal. p. 120.

25

Acerca da participao comunitria, cabe colacionar o dizer de Nogueira65: [...] no s os poderes Judicirio e Executivo participam na execuo da pena, mas tambm a sociedade. A comunidade tambm foi chamada a cooperar [...] nas entrevistas com presos, na apresentao de relatrios ao juiz da execuo e ao Conselho Penitencirio66, em diligncias para obter recursos materiais e humanos para melhor assistncia ao preso ou internado [...]. Assim, a participao da sociedade bastante importante, haja vista que somente a atividade estatal no suficientemente eficaz para execuo da pena. Por todo o exposto, denota-se que a natureza jurdica da execuo penal possui carter misto, pois no se restringe ao plano administrativo. Ela regulada, tambm, atravs de regras desempenhadas pelo Poder Judicirio. O magistrado intervem na execuo da pena jurisdicionalmente, sem que os atos privativos da administrao sejam excludos.

2.3 PRINCPIOS Como em todos os ramos do direito, vrios so os princpios que vigoram na fase executria. So eles de suma importncia para a garantia do sentenciado e regularidade processual. Acerca disto, pode-se mencionar o item 16 da Exposio de Motivos da Lei de Execuo Penal: A aplicao dos princpios e regras do Direito Processual Penal constitui corolrio lgico da interao existente entre o direito de execuo das penas e das medidas de segurana e os demais ramos do ordenamento jurdico, principalmente os que regulam em carter fundamental ou complementar os problemas postos pela execuo. A seguir tem-se elencados tais princpios.

65 66

NOGUEIRA, Paulo Lcio. Comentrios lei de execuo penal. p. 5-6.

Nos moldes do artigo 69, caput, da Lei de Execuo Penal, o Conselho Penitencirio rgo consultivo e fiscalizador da execuo da pena.

26

2.3.1 Legalidade No Brasil, o sistema jurisdicional adotado sujeita a execuo ao princpio da reserva legal. O princpio da legalidade domina o corpo e o esprito do Projeto, de forma a impedir que o excesso ou o desvio da execuo comprometam a dignidade e a humanidade do Direito Penal 67. O artigo 3 da Lei de Execuo Penal retrata tal princpio quando dispe que ao condenado e ao internado sero assegurados todos os direitos no atingidos pela sentena ou pela Lei. Sobre este princpio, Nogueira68 salienta: Pelo princpio da legalidade de se entender que a execuo deve ser feita de acordo com as normas estabelecidas na Lei de Execuo e nos regulamentos das casas do albergado ou conselhos comunitrios, rgos auxiliares no cumprimento de certas penas. Assim, as penas se executaro do modo previsto nas leis, no ficando ao arbtrio dos funcionrios incumbidos desse mister (juiz, promotor de justia, diretor do presdio, carcereiro, etc.) 69. Tal garantia executiva, denominada pela doutrina de princpio de legalidade da execuo penal, deriva de outro princpio, o da nula poena sine lege.

2.3.2 Igualdade Trata-se de princpio constitucional, previsto no artigo 5 da Lei Maior. Capez70, alm de fazer meno ao referido artigo, aduz que: [...] ningum poder sofrer tratamento discriminatrio durante a execuo penal, salvo as distines em face do mrito pessoal do sentenciado e das caractersticas individuais de cada execuo.

67 68 69 70

Exposio de Motivos da Lei de Execuo Penal, em seu item de n. 19. NOGUEIRA, Paulo Lcio. Comentrios lei de execuo penal. p. 7. PRADO, Amauri Ren do. Processo e execuo penal. p. 120. CAPEZ, Fernando. Execuo penal. 9. ed. So Paulo: Paloma, 2003. p. 22.

27

Neste vrtice, extrai-se da obra de Nogueira 71: Pelo princpio da igualdade preciso que no haja discriminao dos condenados por causa de sexo, raa, trabalho, credo religioso e convices polticas, pois todos gozam dos mesmos direitos, mormente a assistncia religiosa, que pode ser ministrada por qualquer credo, respeitada a liberdade do condenado. Sobre este princpio, o artigo 41, inciso XII, da LEP, preleciona que: Art. 41. Constituem direitos do preso: [...] XII igualdade de tratamento salvo quanto s exigncias da individualizao da pena. Neste liame, Mirabete72 ressalta que qualquer limitao que no se refira s medidas e situaes referentes individualizao da pena previstas na prpria legislao est vedada. Em suma, este princpio tem por escopo assegurar que o magistrado dispense aos condenados um tratamento isonmico, respeitando-se o mrito pessoal e as caractersticas de cada execuo penal.

2.3.3 Jurisdicionalidade Dispe o caput do artigo 2 da Lei de Execuo Penal que: Art. 2o. A jurisdio penal dos juzes ou tribunais da justia ordinria, em todo o territrio nacional, ser exercida, no processo de execuo, na conformidade desta Lei e do Cdigo de Processo Penal. Segundo o que preceitua Oliveira73 em relao ao princpio da jurisdicionalidade:

71 72 73

NOGUEIRA, Paulo Lcio. Comentrios lei de execuo penal. p. 7. MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo penal. p. 124.

OLIVEIRA, Joo Bosco. A execuo penal: uma realidade jurdica, social e humana. So Paulo: Atlas, 1990. p. 26.

28

Acolheu a lei, referente natureza jurdica da execuo penal, a melhor doutrina, no sentido do posicionamento quanto jurisdicionalidade da execuo penal, ao referir-se jurisdio penal e processo de execuo. [...] A Justia Penal constituda de fases marcadamente distintas: a fase condenatria e a de execuo. Ela no termina com a condenao do acusado [...]. H necessidade de se acompanhar e decidir sobre se os diversos atos de execuo esto sendo realizados nos limites da sentena condenatria, se no existe excesso ou desvio na prpria fase de execuo da pena, bem como sobre os benefcios a que o condenado venha a ter direito ou a revogao desses benefcios em face de condutas graves. Compartilhando dessa idia, Mirabete74 menciona: A justia penal no termina com o trnsito em julgado da sentena condenatria, mas realiza-se, principalmente, na execuo. o poder de decidir o conflito entre o direito pblico subjetivo de punir (pretenso punitiva ou executria) e os direitos subjetivos concernentes liberdade do cidado. Esse conflito no se resume aos clssicos incidentes da execuo, mas estabelece-se tambm em qualquer situao do processo executrio em que se contraponham, de um lado, os direitos e os deveres componentes do status do condenado, delineados concretamente na sentena condenatria e, de outro, o direito de punir do Estado, ou seja, de fazer com que se execute a sano aplicada na sentena. Denota-se, portanto, que o princpio da jurisdicionalidade tem por objetivo quebrar a barreira existente entre o contedo da sentena e o resultado de sua execuo.

2.3.4 Duplo grau de jurisdio Este princpio apresenta-se, de um modo geral, com o objetivo de dar uma maior certeza s decises monocrticas, onde se eleva at os tribunais a competncia para julgar, em grau de recurso, determinada ao.

74

MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo penal. p. 30.

29

Na LEP, o princpio do duplo grau de jurisdio foi respeitado, encontrando-se previsto o recurso de agravo para atacar as decises do Juiz da Execuo75. Estabelece o artigo 197 da Lei de Execuo Penal: Art. 197. Das decises proferidas pelo juiz caber recurso de agravo, sem efeito suspensivo. Conforme ensina Nogueira76: Pelo princpio do duplo grau de jurisdio h de ser reconhecida a possibilidade de recurso, que nessa fase ser o agravo (LEP, art. 197), contra todas as decises proferidas pelo juiz da execuo. Pode-se concluir, pois, que todas as decises de contedo jurisdicional, que concedam ou restrinjam um direito do sentenciado, submetemse a recurso para a instncia superior77.

2.3.5 Contraditrio e ampla defesa O princpio do contraditrio encontra-se previsto no texto constitucional, o qual deve estar presente em todos os processos judiciais e administrativos78. O artigo 5, em seu inciso LV, da Carta Magna, dispe sobre este princpio, estabelecendo que: Art. 5. [...]: LV aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos e ela inerentes. A jurisprudncia, no mbito da execuo penal, firmou-se no sentido da preservao do contraditrio e da ampla defesa:
MESQUITA JNIOR, Sidio Rosa de. Manual de execuo penal: teoria e prtica . p. 27.
75 76 77 78

NOGUEIRA, Paulo Lcio. Comentrios lei de execuo penal. p. 7. CAPEZ, Fernando. Execuo penal. p. 21.

MESQUITA JNIOR, Sidio Rosa de. Manual de execuo penal: teoria e prtica . p. 27.

30

PROCESSUAL PENAL. EXECUO. REGRESSO. AUDINCIA DO CONDENADO. 1. A regresso decorrente da prtica de fato definido como crime doloso ou falta grave, por determinao legal (art. 118, 2 da LEP), impe a audincia pessoal do condenado, como meio de se assegurar a ampla oportunidade de defesa. Precedentes. 2. Ordem concedida 79. Fica clarividente pelo julgado acima transcrito, onde o condenado interps habeas corpus pleiteando audincia de justificao antes de qualquer deciso sobre regresso de seu regime prisional, que tais princpios devem ser respeitados, sob pena de cerceamento de defesa. Neste mesmo sentido j decidiu o Tribunal de Justia do Estado de Mato Grosso, ao julgar habeas corpus em que o condenado tambm pretendia ter resguardado seu direito audincia justificativa, respeitando-se o princpio do contraditrio e da ampla defesa: PROCESSUAL PENAL HABEAS CORPUS REGRESSO DE REGIME PRISIONAL SEM A OITIVA DO REEDUCANDO CONSTRANGIMENTO ILEGAL OCORRNCIA NECESSIDADE DA PRVIA AUDINCIA DE EXPLICAES INTELIGNCIA DO ART. 118, 2, DA LEI DE EXECUO PENAL OFENSA AOS PRINCPIOS DO CONTRADITRIO E AMPLA DEFESA PACIENTE PRESO EM CONSEQNCIA DE OUTRO DELITO DESNECESSIDADE DE EXPEDIO DE ALVAR DE SOLTURA DECISO UNNIME ORDEM CONCEDIDA A transferncia para qualquer dos regimes mais gravosos de cumprimento da pena carcerria no pode ser decretada sem prvia oitiva do condenado, segundo impe o 2 do art. 118 da Lei vigente. Estando o paciente detido pela prtica de outro delito desnecessria a expedio de alvar de soltura80. Compreende-se, pois, que o juiz deve garantir no s a realizao do contraditrio, ouvindo o Ministrio Pblico e o condenado antes de qualquer deciso no processo de execuo, mas tambm oferecer outra garantia, que a prpria atuao inquisitria, na busca da verdade real.

BRASIL. STJ. Habeas corpus n. 16964, Rel. Fernando Gonalves. Disponvel para assinantes em: < http://www.saraivajur.com.br/ >. Acesso em: 17 abr 2005.
79

MATO GROSSO. TJ, Habeas corpus n. 39467/2002, da 2a Cmara Criminal, Rel. Des. Flvio Jos Bertin. Disponvel em: CD-ROM Juris Sntese IOB jan/fev 2005. Pesquisa realizada em: 17 abr 2005.
80

31

2.3.6 Humanizao da pena Pelo princpio da humanizao da pena deve-se entender que o condenado sujeito de direitos e deveres, que devem ser respeitados, sem que haja excesso de regalias [...]81. Tambm conhecido por princpio da humanidade da pena, determina que toda pessoa condenada ser tratada humanamente e com o respeito devido dignidade a todos inerente 82. Acerca deste princpio estabelece o inciso XLVII do artigo 5 da Carta Magna: XLVII no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis. Mesquita Jnior83 explica que: [...] a execuo penal deve obedecer aos parmetros modernos de humanidade, consagrados internacionalmente, mantendo-se a dignidade humana do condenado. As penas mencionadas ferem o estgio atual da civilizao humana, tendo sido, portanto, abolidas de nosso ordenamento jurdico. O condenado no poder ser tratado de forma desumana, cruel, impondo-lhe rigores capazes de ferir sua integridade fsica, moral, ou at mesmo sua sade.

81 82

NOGUEIRA, Paulo Lcio. Comentrios lei de execuo penal. p. 7.

BARROS, Carmen Silvia de Moraes. A individualizao da pena na execuo penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. p. 133.
83

MESQUITA JNIOR, Sidio Rosa de. Manual de execuo penal: teoria e prtica . p. 29.

32

2.3.7 Individualizao da pena Tal princpio personalidade e proporcionalidade. decorre da juno dos princpios da

Barros84 bem explana tal afirmao: A personalidade determina que a pena seja dirigida quela pessoa individualmente considerada, no podendo ultrapass-la [...]. Determina, ainda, a classificao dos presos85 e sua estrita separao de acordo com as caractersticas individuais, bem como a adoo de meios para seu rpido retorno ao convvio social [...]. [...] o princpio da proporcionalidade implica que, na execuo penal, a pena e sua forma de cumprimento devem estar de acordo com a realidade vivida pelo condenado. A proporcionalidade, como garantia individual, assegura que a pena seja executada dentro do marco constitucional, de respeito dignidade do sentenciado e no em funo dos anseios sociais. O legislador muito se preocupou em preservar o princpio da individualizao da pena quando afirma que: Reduzir-se- a mera falcia o princpio da individualizao da pena, com todas as proclamaes otimistas sobre a recuperao social, se no for efetuado o exame de personalidade no incio da execuo, como fator determinante do tipo de tratamento penal, e se no forem registradas as mutaes de comportamento ocorridas no itinerrio da execuo86. Denota-se, assim, que este princpio, no plano da execuo penal, volta-se para o presente e o futuro do condenado, criando uma proporcionalidade entre o sentenciado e a pena que est se executando.

BARROS, Carmen Silvia de Moraes. A individualizao da pena na execuo penal. p.132-133.


84

Os condenados devero ser classificados conforme preleciona o artigo 5 da Lei de Execuo Penal.
85 86

Exposio de Motivos da Lei de Execuo Penal, em seu item de n. 27.

33

2.4 OBJETO DA EXECUO PENAL Pode-se dizer que a execuo penal possui finalidade retributiva, onde o Estado impe ao infrator determinada sano; preventiva, evitando que novos delitos ocorram; e, ainda, busca a ressocializao dos infratores. O artigo 1 da Lei de Execuo Penal bem exprime essa idia: Art. 1. A execuo penal tem por objetivo efetivar as disposies de sentena ou deciso criminal e proporcionar condies para a harmnica integrao social do condenado e do internado. O item 13 da Exposio de Motivos da Lei de Execuo Penal menciona: Contm o art. 1. duas ordens de finalidades: a correta efetivao dos mandamentos existentes nas sentenas ou outras decises, destinados a reprimir e a prevenir os delitos, e a oferta de meios pelos quais os apenados e os submetidos s medidas de segurana venham a ter participao construtiva na comunho social. Denota-se, portanto, que o objetivo da execuo da pena divide-se de duas maneiras: na efetivao da parte dispositiva de sentena ou deciso e na reinsero do sentenciado no meio social do qual faz parte. Conforme ensina Oliveira87: A nova Lei de Execuo Penal adota, com muita propriedade, a Teoria Mista ou Ecltica da finalidade da pena [...]. [...] Para tanto, o carter da execuo forada das disposies de sentena ou deciso criminal, procedendo o juiz ex officio, com o condenado devendo se sujeitar sano imposta. [...]. De outro lado, o aspecto humano, a finalidade educativa, da pena, buscando recuperar o condenado para uma insero
OLIVEIRA, Joo Bosco. A execuo penal: uma realidade jurdica, social e humana. p. 16.
87

34

reintegradora do mesmo no meio social, procurando no s a defesa da sociedade como colocar um elemento produtivo e reeducado no convvio com seus semelhantes. Sobre o alcance da ressocializao Mirabete explica com propriedade sua funo:
88

do

condenado,

O sentido imanente da reinsero social, conforme o estabelecido na lei de execuo, compreende a assistncia e ajuda na obteno dos meios capazes de permitir o retorno do apenado e do internado ao meio social em condies favorveis para sua integrao [...]. O objeto da execuo penal est voltado ao estudo do desenvolvimento e de mtodos capazes de tornar a execuo da pena uma forma de defesa social e ressocializao do condenado.

2.5 PROCESSO DE EXECUO O processo de execuo penal, em cumprimento ao disposto na sentena penal, desenvolve-se atravs de vrios atos, os quais assumem sentido especfico de acordo com o objetivo da satisfao da condenao. Como em todo o ramo do direito, a execuo penal concretiza-se por meio do processo, uma vez que nela h jurisdio 89. Deve-se, aqui, verificar o que vem a ser processo 90: Exprime, propriamente, a ordem ou a seqncia das coisas, para que cada uma delas venha a seu devido tempo, dirigindo, assim, a evoluo a ser seguida no procedimento, at que se cumpra sua finalidade. [...] Em sentido amplo, significa o conjunto de princpios e de regras jurdicas, institudo para que se administre a justia. [...]
88

MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo penal. p. 26.


89 90

CAPEZ, Fernando. Execuo penal. p. 22. SILVA, De Plcido e. Vocabulrio jurdico. v. 3. p. 456.

35

Em conceito estrito, exprime o conjunto de atos, que devem ser executados, na ordem preestabelecida, para que se investigue e se solucione a pretenso submetida tutela jurdica, a fim de que seja satisfeita, se procedente, ou no, se injusta ou improcedente. Agora, sobre o processo de execuo penal em especfico, leciona Mirabete : Na execuo penal, h uma cadeia de atos jurisdicionais por meio dos quais, sem o concurso da vontade do condenado, se restringe seu direito de liberdade para realizar-se o resultado prtico desejado pelo direito penal objetivo, concretizado na sentena condenatria. H, portanto, processo na execuo. Discute-se, porm, se possvel falar na real existncia de um processo de execuo penal, ou seja, de uma verdadeira ao executiva penal. [...] embora no se possa falar em uma ao de execuo penal em sentido estrito, no deixa a execuo de ser uma fase do processo penal. Deve-se utilizar [...] a expresso processo de execuo para designar o conjunto de atos jurisdicionais necessrios execuo das penas [...] como derradeira etapa do processo penal. J para Beneti92: O processo de execuo penal no mera fase do processo penal de conhecimento, mas, ao contrrio, novo processo, que se constitui para a praticizao do ttulo executrio. [...] O processo de execuo penal, a exemplo do similar cvel e do processo de conhecimento em geral, desenvolve-se por intermdio de variados atos que assumem sentido especfico em funo do objetivo de satisfao da condenao, em cumprimento ao disposto no ttulo executrio. Falando-se em ttulo executrio, Prado93 assevera:
91

91 92

MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo penal. p. 32.

BENETI, Sidnei Agostinho. Execuo Penal. So Paulo: Saraiva, 1996. p. 56.


93

PRADO, Amauri Ren do. Processo e execuo penal. p. 119.

36

[...] transitada em julgado, a sentena condenatria constitui ttulo executivo. Este ttulo a guia de recolhimento (art. 105, LEP), imprescindvel na orientao da individualizao da pena. Verifica-se, portanto, que existe certa contradio por parte dos doutrinadores aqui consultados94, onde uns defendem a execuo penal como sendo mera fase do processo penal de conhecimento e outros, doutra banda, compreendem ser ela um novo processo, uma verdadeira ao executiva penal. Todavia, o que importa aqui no discutir se o processo de execuo penal trata-se ou no de um novo feito. O que se quer extrair que a execuo penal no existe sem que com ela haja uma seqncia de atos jurdicos necessrios ao cumprimento da sano imposta por sentena. Ademais, atravs deste instrumento que o apenado poder pleitear todos os benefcios previsto na Lei de Execuo Penal, tais como, livramento condicional, progresso de regime, remio, etc. Este ltimo instituto, qual seja, a remio da pena, ser alvo de discusso do prximo e derradeiro captulo.

CAPTULO 3 DA REMIO

Antes de explorar efetivamente este tema, necessrio que se faa uma sucinta anlise acerca do trabalho desenvolvido pelo preso, o qual tem importante relao com a remio da pena. Tal relao existe porque, pelo trabalho, que o condenado poder remir parte da pena imposta. Presente no artigo 3995 do Cdigo Penal Brasileiro e disciplinado do artigo 28 ao 37, todos da Lei de Execuo Penal, o trabalho,
Por exemplo, MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo penal. p. 32 e BENETI, Sidnei Agostinho. Execuo Penal. p. 56.
94

37

realizado na sua dignidade humana, trata-se de instrumento de auxlio extremamente eficaz ao alcance de um dos objetivos da pena: o de reinserir socialmente os sentenciados. O trabalho para o detento fator importante para sua ressocializao, preparando-o para retornar a viver em sociedade como pessoa produtiva, com algum tipo de qualificao96. Trata-se, pois, de um recuperao moral e social do condenado 97. importante instrumento de

Ademais, conforme disposto no caput do artigo 29 da LEP, o trabalho do preso ser remunerado, mediante prvia tabela, no podendo ser inferior a trs quartos do salrio mnimo. Esta garantia tem a finalidade de indenizar os danos causados pelo crime; assistir famlia e s despesas do sentenciado, bem como ressarcir o Estado dos gastos realizados com a sua manuteno no crcere ( 1 deste artigo). Todavia, vale frisar que em grande parte de nossas penitencirias este artigo trata-se de uma verdadeira utopia. Isto porque, alm da reconhecida superlotao vivida no atual sistema carcerrio, muitos condenados cumprem sua pena em estabelecimentos prisionais destinados a presos provisrios, onde, em muitos casos, sequer oportunizada atividade laborativa. Previsto tambm nos artigos 39, inciso V 98 e 41, inciso II99, ambos da Lei n. 7.210/84, pode-se dizer que o trabalho no se trata apenas de um direito assegurado pelo Estado, mas tambm um dever do condenado pena privativa de liberdade em realiz-lo na medida de suas aptides e capacidade (art. 31 da mesma lei). Coutinho100 bem explica que o trabalho:

Art. 39. O trabalho do preso ser sempre remunerado, sendo-lhe garantidos os benefcios da Previdncia Social.
95

DURSO, Umberto Luiz Borges. Revista sntese de direito penal e processo penal: livramento condicional s com mritos. n. 19, 2003. p. 50.
96 97 98

LEAL, Joo Jos. Direito penal geral. So Paulo: Atlas, 1998. p. 331.

Art. 39. Constituem deveres do condenado: [...]. V execuo do trabalho, das tarefas e das ordens recebidas. Art. 41. Constituem direitos do preso: [...]. II atribuio de trabalho e sua remunerao.
99

COUTINHO, Aldacy Rachid. Revista da faculdade de direito da UFPR : trabalho e pena. v. 32, 1999. p. 6.
100

38

Trata-se, [...], segundo consta da Exposio de Motivos da Lei de Execuo Penal, de um dever social, princpio de Justia Social, dado aplicar-se o tempo numa atividade produtiva, de acordo com as suas individuais aptides intelectuais e condies fsicas, garantindo-se uma adequao entre a obrigao de trabalhar e o princpio da individualizao da pena. H que se mencionar que, com relao ao preso provisrio, a execuo de trabalho facultativa, conforme disposto no pargrafo nico do artigo 31101 da LEP. Pode-se trabalhar tanto no interior do estabelecimento prisional quanto externamente. Esta ltima hiptese, prevista apenas para os presos definitivos, somente pode ser concedida se preenchidos os requisitos prelecionados nos artigos 36 e 37, ambos da Lei n. 7.210/84. Feita esta abordagem, passa-se a analisar o instituto da remio, o qual tema deste terceiro e ltimo captulo.

3.1 ORIGEM O item 133 da Exposio de Motivos da Lei de Execuo Penal relata de maneira bastante objetiva a origem da remio: O instituto da remio consagrado pelo Cdigo Penal Espanhol (art.100). Tem origem no Direito Penal Militar da guerra civil e foi estabelecido por decreto de 28 de maio de 1937 para os prisioneiros de guerra e os condenados por crimes especiais. Em 7 de outubro de 1938 foi criado um Patronato Central para tratar da redencin de penas por el trabajo e a partir de 14 de maro de 1939 o benefcio foi estendido aos crimes comuns. Aps mais alguns avanos, a prtica foi incorporada ao Cdigo Penal com a Reforma de 1944. Outras ampliaes ao funcionamento da remio verificaram-se em 1956 e 1963.

Para Mirabete102:
Art. 31. O condenado pena privativa de liberdade est obrigado ao trabalho na medida de suas aptides e capacidade. Pargrafo nico. Para o preso provisrio, o trabalho no obrigatrio e s poder ser executado no interior do estabelecimento.
101 102

MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo penal. p. 478.

39

Embora haja notcia de casos de diminuio de pena em decorrncia do trabalho do condenado nas Ordenaes Gerais dos Presdios da Espanha em 1834 e 1928, e no Cdigo Penal espanhol de 1822, a redencin de penas por el trabajo foi instituda nos termos em que hoje conhecida pelo Decreto n. 281, de 28-5-1937, com relao aos condenados de guerra e por delitos polticos, sendo incorporada ao Cdigo Penal daquele pas na reforma de 1944 (art. 100). Pode-se dizer que a origem da remio no das mais admirveis, vez que surgiu em 1937, atravs de decreto, para ser aplicada aos prisioneiros derrotados na Guerra Civil espanhola. Contudo, a verdade que este instituto pode ser tido como uma das mais importantes vitrias no atual processo de execuo penal, conforme veremos a seguir.

3.2 CONCEITO A remio consiste no resgate da reprimenda, atravs do trabalho desenvolvido pelo condenado que esteja em regime fechado ou semiaberto, razo de um dia de pena por trs dias de trabalho. Nos termos da lei brasileira, Mirabete 103 define a remio como: [...] um direito do condenado em reduzir pelo trabalho prisional o tempo de durao da pena privativa de liberdade cumprida em regime fechado ou semi-aberto. Trata-se de um meio de abreviar ou extinguir parte da pena. Oferece-se ao preso um estmulo para corrigir-se, abreviando o tempo de cumprimento da sano para que possa passar ao regime de liberdade condicional ou liberdade definitiva. De maneira clara e objetiva, remio o direito que o condenado em regime fechado ou semi-aberto tem de, a cada trs dias de trabalho, descontar um dia de pena104. Impende transcrever o conceito colocado por Barros 105 acerca deste instituto:
103 104 105

MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo penal. p. 478. CAPEZ, Fernando. Execuo penal. p. 102.

BARROS, Carmen Silvia de Moraes. A individualizao da pena na execuo penal. p. 183.

40

[...]. A remio , pois, forma de individualizao da pena que tende a diminuir a severidade da interveno penal e reduzir os efeitos dessocializadores da pena privativa de liberdade, ao possibilitar a volta mais rpida do preso ao convvio social. Tal instituto, previsto do artigo 126106 ao 130, todos da Lei n. 7.210/84, disponibiliza, pois, ao apenado, a diminuio de sua pena, pelo exerccio de atividade laborativa.

3.3 FINALIDADE Em seu artigo 28, a Lei de Execuo Penal dispe que o trabalho do condenado, como dever social e condio de dignidade humana, ter finalidade educativa e produtiva. Conforme ressaltado anteriormente, trabalho e remio esto intimamente vinculados, vez que, pelo trabalho, que se adquire o direito remio. Claramente, Rosa107 expe quais as principais finalidades deste instituto: A remio uma nova proposta ao sistema e tem, entre outros mritos, o de abreviar, pelo trabalho, parte do tempo da condenao. Trs dias de trabalho correspondem a um dia de resgate. [...] [...] a Lei oferece prmios e recompensas queles que procedem corretamente. Essas medidas de estmulo tm por finalidade essencial promover a boa conduta, o respeito disciplina e acelerar a readaptao social. Essas medidas de encorajamento devem intervir, no somente em considerao oportunidade objetiva e finalidade desse tratamento, mas tambm tendo em conta os esforos desenvolvidos pelos detentos para obterem sua readaptao.

Art. 126. O condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semi-aberto poder remir, pelo trabalho, parte do tempo de execuo da pena.
106

ROSA, Antonio Jos Miguel Feu. Execuo penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995. p. 305-306.
107

41

Trata-se, assim, de uma forma de minimizar a pena e, concomitantemente, uma maneira de facilitar a reinsero social do sentenciado. Pela remio, como o termo est a indicar, o sentenciado em regimes fechado e semi-aberto poder reduzir parte de sua pena privativa de liberdade atravs do trabalho correcional 108. Pode-se afirmar que, pela sua importncia, , no apenas um dever (art. 39, inc. V, da LEP), mas tambm um direito do penitente (art. 41, inc. II, da LEP). Em sntese, alm de servir de estmulo ao sentenciado, abreviando a condenao imposta, a remio tambm tem por finalidade a sua reeducao, preparando-lhe para a reinsero social, alm de lhe disponibilizar formas de reabilitao para si mesmo e perante a sociedade.

3.4 QUESTES CONTROVERTIDAS ACERCA DA REMIO O caos vivenciado em nosso atual sistema penitencirio e a falta de condies materiais por parte do Estado para executar a pena com o seu real objetivo, reprimindo e reintegrando o penitente ao meio social, faz com que sejam criadas regras emergenciais com o fito se sanar, ou, pelo menos, minimizar o desvio causado na prescrio legal. Da advm uma srie de controvrsias doutrinrias e jurisprudenciais. o que preleciona Beneti109: A falta de adaptao material do sistema prisional pelo Executivo [...] geradora de pontos vrios de disseno entre a administrao prisional e os sentenciados, com funda repercusso na jurisprudncia a qual, nesse ponto, como em tantos da atividade executria da pena, passa verdadeiramente a traar regras emergenciais possveis, no raro em desvio do sentido original da prescrio legal, diante da omisso de regramento e fornecimento de condies materiais de cumprimento da lei pelo poder incumbido da administrao das prises. Sendo assim, no poderia este acadmico, ao abordar tal instituto, deixar de fazer aluso a algumas discusses a seu respeito. o que se ver nos prximos subttulos.
108 109

LEAL, Joo Jos. Direito penal geral. p. 340. BENETI, Sidnei Agostinho. Execuo penal. p. 137.

42

3.4.1 O trabalho como direito do preso Questo bastante polmica se o condenado, tendo direito ao trabalho, conforme preconizado no artigo 41, inciso II, da LEP, pode fazer jus ao benefcio da remio, nos casos em que, por culpa do Estado, as atividades laborativas lhe so cerceadas. Tal fato geralmente ocorre porque, face superlotao vivenciada na maioria das penitencirias brasileiras, no se disponibiliza trabalho a todos os apenados, o que, diga-se de passagem, lamentvel, pois interfere na capacidade do preso para se sustentar honestamente quando obter a liberdade. Vejamos, agora, se h possibilidade de ser concedida a remio nestes casos. Leal110 posiciona-se favoravelmente ao dissertar que: A questo no de fcil resposta, porm entendemos que no haver como negar este benefcio ao presidirio que, pretendendo trabalhar, se viu impossibilitado de faz-lo, por omisso da prpria administrao penitenciria ou da justia criminal. Indiferente a opinio de Beneti111: A matria lida, processualmente, com a avaliao da prova existente no processo a respeito do trabalho do sentenciado e de suas condies, bem como com a aplicao, via jurisprudncia, dos direitos fundamentais do preso, os quais no podem ser postergados em virtude de falta de condies materiais registradas pela administrao. Nesse ponto, de rigor a concesso da remio, mesmo que o trabalho no tenha sido prestado por culpa da administrao carcerria, como no caso comum de omisso de organizao de servios aptos laborterapia, subordinando-se, contudo, o deferimento da remio prova, pelo sentenciado, de que requereu a colocao em condies de trabalho. Analisando-se estas duas citaes, conclui-se que, uma vez manifestado o interesse por parte do reeducando em exercer atividades
110 111

LEAL, Joo Jos. Direito penal geral. p. 341.

BENETI, Sidnei Agostinho. Execuo penal. p. 138.

43

laborativas no interior do estabelecimento penitencirio, e, no podendo exerclas por culpa da administrao carcerria, dever o Juzo da execuo penal deferir a remio pelos dias em que o sentenciado queria e deveria ter trabalhado, sob pena de estar-se violando direito fundamental do preso. Acompanhando este mesmo raciocnio, Mirabete 112 assim adita: [...], no se desincumbindo o Estado de seu dever de atribuir trabalho ao condenado, poder este beneficiar-se com a remio mesmo sem o desempenho da atividade. No cabendo ao sentenciado a responsabilidade por estar ocioso, no pode ser privado do benefcio por falha da administrao. Comprovando o preso em regime fechado ou semi-aberto que estava disposto ao trabalho mas que no foi atendido pela Administrao, por falta de condies materiais ou por desdia do responsvel pela omisso, no h como negar o direito remio pelos dias em que o condenado deveria ter desempenhado seu labor. Visto o entendimento de que os presos no podem ser penalizados por no trabalharem porque o Estado no implementa condies para o fiel cumprimento da LEP113, vejamos o outro posicionamento. Segundo o entendimento de Lagrasta Neto, Nalini e Dip 114: [...] no se pode simplesmente beneficiar o sentenciado pelas falhas da estrutura penitenciria, principalmente tendose em vista que, na forma do disposto no art. 32 115, na atribuio do trabalho devero ser levadas em conta a habilitao, a condio pessoal e as necessidades futuras do preso. Ademais, a lei exige efetiva comprovao dos dias de trabalho, incumbindo autoridade administrativa o encaminhamento ao Juzo da Execuo, mensalmente, de cpia do registro de todos os condenados que estejam trabalhando e dos dias de trabalho de cada um deles (art. 129). Entender de maneira diferente equivaleria a conceder

112 113

MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo penal. p. 487-488.

MESQUITA JNIOR, Sidio Rosa de. Manual de execuo penal: teoria e prtica . p. 258. LAGRASTA NETO, Caetano; NALINI, Jos Renato; DIP, Ricardo Henry Marques. Execuo penal viso do TACRIM-SP. 1. ed. So Paulo: Oliveira Mendes, 1998. p. 149.
114

Art. 32. Na atribuio do trabalho devero ser levadas em conta a habilitao, a condio pessoal e as necessidades futuras do preso, bem como as oportunidades oferecidas pelo mercado.
115

44

remio de pena a todos os reclusos em regime fechado ou semi-aberto, inclusive ao provisrio. Aqui, numa viso extremamente positivista, mesmo que haja omisso por parte do Estado Poder Executivo em disponibilizar ao penitente o trabalho no crcere, deve-se negar a remio, sob a alegao de que no basta a vontade de laborar. Tem que haver, necessariamente, o exerccio e a comprovao desta atividade para que, s aps, o benefcio pretendido seja almejado. Para Capez116, em que pese a manifesta inteno em trabalhar, o condenado no poder fazer jus remio sem o devido exerccio de atividades laborativas, conforme segue: O preso que pretende trabalhar, mas no consegue porque o estabelecimento no lhe oferece condies (como no caso de cadeias superlotadas), no tem direito ao desconto, pois a mera vontade de trabalhar no passa de um desejo, uma boa inteno, uma mera expectativa de direito. Para ter acesso ao benefcio imprescindvel o efetivo trabalho. Neste posicionamento, pois, a remio somente poder ser concedida quando existir o trabalho do sentenciado, apesar das falhas por parte do Estado. O Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, em julgamento de agravo em execuo interposto pelo sentenciado, assim decidiu: PENA - Remio - Pretendido benefcio por preso em cadeia pblica, que no dispe de condies para o trabalho dos encarcerados - Inadmissibilidade - Deficincia do Estado que no justifica a concesso do benefcio - Recurso no provido. A falta de condies no presdio para o exerccio de qualquer atividade laborativa, desmerece invocado como justificativa de se resgatar parte do tempo da pena corporal, acorde com a remio, pois, tal como o assegurado direito ao trabalho do preso, esse benefcio condiciona-se a regime normativo-disciplinar quanto concesso, efetividade e revogao.117 Neste acrdo negou-se a remio pleiteada pelo apenado, sob a alegao de que, em sntese, a falta de condies em estabelecimento
116 117

CAPEZ, Fernando. Execuo penal. p. 102.

SO PAULO. TJ. Agravo em execuo n. 187.892-3, da 3a Cmara Criminal, Rel. Des. Gonalves Nogueira. Disponvel em: < http://www.tj.sp.gov.br/ >. Acesso em: 17 abr 2005.

45

prisional para o desenvolvimento de atividade laborativa no causa para concesso da remio.

3.4.2 O estudo para efeito de remio Outra questo bastante polmica e interessante de ser analisada se o condenado pode ter direito remio por atividades estudantis. Pode ele, o condenado, ter ou no este benefcio concedido, conforme se verifica nos seguintes entendimentos.

3.4.2.1 Possibilidade Em anlise ao recurso especial interposto pelo representante ministerial, onde pleiteava a reforma da deciso que concedeu remio pelo estudo realizado pelo condenado, o Superior Tribunal de Justia assim decidiu, por unanimidade: RECURSO ESPECIAL. EXECUO PENAL. ARTIGO 126 DA LEI N 7.210/84. REMIO PELO ESTUDO FORMAL. INTERPRETAO EXTENSIVA. POSSIBILIDADE. IMPROVIMENTO. 1. A remio, dentro de suas finalidades, visa abreviar, pelo trabalho, o tempo da condenao. 2. O termo trabalho compreende o estudo formal pelo sentenciado, servindo remio o tempo de freqncia s aulas, como resultado da interpretao extensiva da norma do artigo luz do artigo 126 da Lei de Execuo Penal, inspirada em valores da poltica criminal prpria do Estado Democrtico de Direito. 3. Recurso especial improvido 118. Neste sentido, o STJ, tambm em sede de recurso especial, possui os julgados de n. 596114/RS e 445942/RS, dentre outros. Corroborando com os Acrdos acima mencionados, extraise do artigo publicado por Vieira Neto e Frana 119: [...], a readaptao ao meio social do criminoso, quer seja ele nato, habitual, de momento, ou, condenado pena
BRASIL. STJ. Recurso especial n. 595858/SP, da 6a Turma do STJ, Rel. Hamilton Carvalhido. Disponvel para assinantes em <http://www.saraivajur.com.br>. Acesso em: 04 abr 2005.
118

VIEIRA NETO, Joo; FRANA, Hlcio. A remio da pena pelo estudo uma interpretao extensiva e sensata . Disponvel para assinantes em: <http://www.ibccrim.org.br>. Acesso em: 05 abr 2005.
119

46

privativa de liberdade em regime fechado ou semi-aberto, deve dispor de meios sensatos de remio de pena, restando como mais aproveitvel e de maior segurana, in latu senso, o estudo, dentro do estabelecimento prisional ou fora dele, tudo em busca de uma melhor aplicao punitiva estatal, e porque no do princpio do in dubio pro societa e do in dubio pro reu. [...] Sendo assim, de se admitir que a remio pelo estudo demonstra o quo benfica ao preso, no regime fechado ou semi-aberto, e principalmente sociedade, a sua aplicao, readaptando-o ao habitat social, numa plena e harmnica interao de convvio e permanncia. Ora, amparado nestes posicionamentos, no h que se falar em desconsiderao do estudo como forma de abreviao de pena. Deve-se fazer uma interpretao extensiva do disposto no artigo 126 da Lei de Execuo Penal. No fora isto o bastante, pode ser mencionado o Projeto de Lei n. 5.002/2001, onde se altera o artigo 126 120 da Lei de Execuo Penal, para permitir a remio da pena pelo estudo. Destarte, combatendo tal assertiva, h quem pense de maneira contrria, conforme segue.

3.4.2.2 Impossibilidade Do ponto de vista extremamente positivista, existem decises que indeferem os pedidos de remio da pena pelo estudo, fundamentando-o na falta de amparo legal. Do Acrdo proferido pelo Tribunal de Alada Criminal de So Paulo, onde o condenado pleiteia, atravs de agravo em execuo, a reforma da deciso que indeferiu o benefcio da remio pelo estudo, extrai-se o seguinte entendimento: EXECUO PENAL - REMIO - ESTUDO IMPOSSIBILIDADE. A remio benefcio que decorre diretamente e na proporo legal de tempo de trabalho, cuja
"Art.126. O condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semi-aberto poder remir, pelo trabalho ou pelo estudo, parte do tempo de execuo da pena. 1 A contagem do tempo para o fim deste artigo ser feita a razo de um dia de pena por trs de trabalho ou por oito horas de efetiva presena nas atividades do ensino de alfabetizao fundamental, mdio, universitrio ou de formao profissional inclusive os cursos com a metodologia de educao distncia."
120

47

declarao est sujeita a perdimento em caso de conduta incompatvel com a reinsero social. No h previso legal para tempo de estudo, embora estudo e trabalho sejam espcies do tratamento penal, mas de feitios diversos quanto essncia, execuo e outros aspectos, os quais, na sua globalidade, no recomendam o trato analgico. Negado provimento ao recurso121. De igual forma, por Acrdo exarado pelo Egrgio Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul, proveu-se agravo ministerial que visava modificar deciso proferida pelo Juzo da Vara de Execues Penais da Comarca de Caxias do Sul/RS que havia concedido remio ao reeducando por perodo de estudo, conforme segue: AGRAVO - EXECUO - REMIO - FREQNCIA A CURSOS - DEVER - ANALOGIA - TRABALHO IMPOSSIBILIDADE - PRMIO - ARTIGOS 126 A 130 LEP. A educao fundamental dever do Estado e da Famlia (artigo 205 e 208 da CF) que se transfere ao estabelecimento prisional, nos termos dos artigos 17 e 18, de natureza obrigatria tambm para o apenado. O trabalho, embora obrigatrio ao apenado, exige disciplina, esforo, persistncia, sendo a remio um prmio garantido pela LEP nos artigos 126 a 130 que tem como finalidade a recuperao pelo trabalho. No se confundem os dois conceitos que a lei distinguiu. Inexiste analogia possvel entre o que dever (freqncia a cursos de ps alfabetizao) e o labor, trabalho, s este passvel de remio. Revogada a sentena concessiva de remio. PROVIDO O AGRAVO DO MINISTRIO PBLICO122. Neste ltimo julgado reformou-se a deciso monocrtica sob a alegao de que no se pode confundir o direito do cidado educao, conforme preceito constitucional previsto nos artigos 205 ao 208, pargrafos 1 e 2, o qual transferido aos estabelecimentos prisionais, conforme disposto nos artigos 17 e 18, ambos da LEP, com o dever social de trabalho com finalidade educativa e produtiva.

SO PAULO. Tacrim. Agravo em execuo n. 1.290.077/1, da 8a Cmara, Rel. Des. Francisco Menin. Disponvel para assinantes em <http://www.saraivajur.com.br>. Acesso em: 04 abr 2005.
121

RIO GRANDE DO SUL. TJ. Agravo em execuo n. 70003490281, da 3a Cmara Criminal, Rel. Des. Elba Aparecida Nicolli Bastos. Disponvel para assinantes em <http://www.saraivajur.com.br>. Acesso em: 04 abr 2005.
122

48

Dentre os doutrinadores que ratificam o posicionamento acima exarado, Albergaria123 aduz que: [...] o clculo dos dias remidos ser feito com base nos dias efetivamente trabalhados, excetuando-se os sbados, domingos e feriados [...]. [...] no se consideram como dias trabalhados os de freqncia a escola, exceto se o interno lecionar em cursos como o mobral e o supletivo, e, nesse caso, desempenhar um trabalho como professor. O trabalho como professor difere da freqncia s aulas como aluno. Segundo consta deste entendimento, no se admite outra forma de remio de pena a no ser aquela decorrente do labor realizado pelo sentenciado.

3.4.3 Teorias da remio Ainda sobre este instituto, no se pode deixar de mencionar outra controvrsia existente entre os doutrinadores e juristas. Da questo do clculo da remio de pena em virtude do trabalho exercido pelo condenado vislumbram-se duas interpretaes sobre o artigo 126 da Lei n. 7.210/84. A primeira salienta que o lapso temporal remido dever ser acrescentado pena privativa de liberdade j cumprida, para fins de benefcios, a saber: progresso de regime, livramento condicional, indulto, etc. O outro entendimento, mais severo, diz respeito ao abatimento do tempo remido do total da reprimenda imposta, onde a esta pena ora minorada calcular-se-o os prazos para os benefcios assegurados na Lei de Execuo Penal. A seguir, abordam-se estes dois entendimentos.

3.4.3.1 Cmputo pena efetivamente cumprida Inicialmente, vale ressaltar que esta corrente considerada mais benfica ao reeducando, e, com o exemplo abaixo, pode-se constatar claramente tal afirmao.

ALBERGARIA, Jason. Das penas e da execuo penal . 2. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 1995. p. 120-121.
123

49

Determinado preso fora condenado pena de 6 anos de recluso, em regime inicialmente semi-aberto. Assim, para que possa obter a progresso ao regime aberto, deveria cumprir 1/6 da sua reprimenda, isto , 1 ano de recluso, consoante disposio no artigo 112 124 da Lei de Execuo Penal. Levando-se em considerao que a remio deva ser considerada como pena cumprida e que referido sentenciado teve remidos, pelo trabalho, 60 dias de sua pena, bastaria o cumprimento efetivo de 10 meses da pena para fazer jus ao benefcio da progresso de regime prisional, vez que possui 2 meses de pena remida pelo labor. Se adotado o entendimento contrrio, tido como mais severo, o tempo remido dever ser descontado do total da reprimenda imputada, objetivando que esta sano resultante seja tomada como base para futuras benesses. Conclui-se, na hiptese em tela, que a pena remanescente passar a ser de 5 anos e 10 meses de recluso, pois sero descontados os dois meses remidos. Desse montante, a sexta parte necessria progresso de regime prisional seria atingida somente aps o cumprimento de 11 meses e 20 dias de recluso, ou seja, 1 ms e 20 dias h mais. Mirabete125 adepto da corrente mais benfica, conforme explica: A remio um instituto em que, pelo trabalho, d-se como cumprida parte da pena. [...]. No h, tecnicamente, um abatimento do total da pena; o tempo remido contado como de execuo da pena privativa de liberdade. E j se tem decidido que o tempo de pena remido deve ser computado como de pena privativa de liberdade cumprida pelo condenado e no simplesmente abatido do total da sano aplicada. Em interpretao diversa, mais severa, tem-se proposto a idia de que a remio visa abreviar o tempo da condenao, e no de acrescer pena efetivamente cumprida o tempo remido. Com base neste posicionamento, o reeducando poder, pelo trabalho, acrescentar ao tempo de efetivo cumprimento de pena o perodo de remio que lhe fora concedido e no reduzi-lo do total da reprimenda imposta. O Superior Tribunal de Justia j se manifestou neste sentido, ao julgar recurso especial proposto pelo representante ministerial que

Art. 112. A pena privativa de liberdade ser executada em forma progressiva com a transferncia para regime menos rigoroso, a ser determinada pelo juiz, quando o preso tiver cumprido ao menos um sexto da pena no regime anterior e ostentar bom comportamento carcerrio, comprovado pelo diretor do estabelecimento, respeitadas as normas que vedam a progresso.
124 125

MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo penal. p. 478.

50

pugnava a reforma de deciso que computou o tempo de remio pena efetivamente cumprida: EXECUO PENAL. REMIO. TEMPO DE TRABALHO. CONTAGEM. TEMPO DE PENA. EFETIVAMENTE CUMPRIDA. Tendo a pena criminal, em nosso sistema, como funo precpua a reeducao do condenado e a sua integrao no convvio social, as regras que informam a execuo penal devem ser interpretadas em consonncia com tais objetivos. Dentro dessa viso teleolgica, a remio pelo trabalho, segundo o modelo do art. 126, da Lei de Execuo Penal, deve ser compreendida na mesma linha conceitual da detrao penal, computando-se o tempo remido como tempo de efetiva execuo da pena restritiva de liberdade. Recurso especial conhecido, porm desprovido126. Tal deciso, por unanimidade, conheceu do recurso e negou-lhe provimento, aduzindo que a aplicao da pena tem como principal finalidade a reeducao do preso e a sua reinsero social, devendo as regras norteadoras da execuo penal irem ao encontro destes objetivos.

3.4.3.2 Desconto do total da pena Esta corrente, de acordo com o que fora dito anteriormente, considerada mais severa, conforme se pde constar do exemplo feito acima. Para Rosa127, a remio uma nova proposta ao sistema e tem, entre outros mritos, o de abreviar, pelo trabalho, parte do tempo da condenao. Embasado neste entendimento, Leal 128 aduz que, trabalhando durante trs anos, o condenado ganhar um ano de reduo em sua pena. Lendo-se estes posicionamentos, fica visvel a adoo pela minorao da pena em face do tempo remido. O Tribunal de Justia de Santa Catarina, em recurso de agravo proveniente da Comarca de Chapec, onde o apenado pretendia ter seu tempo remido acrescentado ao perodo de pena cumprida, acordou, por votao unnime, negar-lhe provimento, nos seguintes termos:
BRASIL. STJ. Recurso especial n. 188219, da 6a Turma do STJ, Rel. Vicente Leal. Disponvel para assinantes em: < http://www.saraivajur.com.br/ >. Acesso em: 17 abr 2005.
126 127 128

ROSA, Antonio Jos Miguel Feu. Execuo penal. p. 305. LEAL, Joo Jos. Direito penal geral. p. 340.

51

EXECUO PENAL - REMIO - FORMA DE SEU CMPUTO PARA OS BENEFCIOS LEGAIS INTERPRETAO DO ART. 128, DA LEP - RECURSO DESPROVIDO. O tempo remido pelo trabalho do sentenciado deve ser descontado do total da pena a cumprir - com a resultante servindo de base para os benefcios de progresso de regime, livramento condicional e indulto -, e no somado ao lapso do tempo j efetivamente cumprido 129. Da mesma maneira posiciona-se, unanimemente, a Segunda Cmara Criminal do Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul, em que foi relator o Desembargador Jos Antnio Hirt Preiss, quando do julgamento de recurso de agravo em execuo interposto pelo representante ministerial: AGRAVO EM EXECUCO. LIVRAMENTO CONDICIONAL. CMPUTO DOS DIAS REMIDOS, PARA EFEITO DE CLCULO DO TEMPO A SER CUMPRIDO PARA CONCESSO DO LIVRAMENTO CONDICIONAL. O TEMPO REMIDO SER COMPUTADO PARA A CONCESSO DO LIVRAMENTO CONDICIONAL, DEVENDO SER DESCONTADO NO TOTAL DA PENA, E NO SOMADO AO LAPSO TEMPORAL DA PENA J EFETIVAMENTE CUMPRIDA. TODAVIA, J TENDO O APENADO ALCANCADO O PRAZO RECALCULADO, A SOLUCO JULGAR PREJUDICADO O PRESENTE AGRAVO130. De acordo com estes dois julgados, o tempo remido em funo do trabalho exercido pelo penitente deve ser descontado do total da pena a cumprir. A resultante servir de base para diversos benefcios previstos na Lei de Execuo Penal, tais como, o livramento condicional.

SANTA CATARINA. TJ. Recurso de agravo n. 358, da 1a Cmara Criminal, Rel. Des. Nilton Macedo Machado. Disponvel em <http://www.tj.sc.gov.br>. Acesso em: 14 abr 2005.
129

RIO GRANDE DO SUL. TJ. Recurso de agravo n. 70003168564, da 2a Cmara Criminal, Rel. Des. Jos Antnio Hirt Preiss. Disponvel em <http://www.tj.rs.gov.br>. Acesso em: 14 abr 2005.
130

52

CONSIDERAES FINAIS

O presente trabalho teve como objetivo apresentar os principais pontos de maior divergncia sobre a remio no processo de execuo penal. Com o intuito de desenvolv-lo de maneira lgica, este trabalho foi dividido em trs captulos. Com relao ao primeiro captulo, tratou-se sobre os aspectos gerais da pena, seu histrico, conceito, caractersticas, natureza e classificao. Constatou-se que, num primeiro momento, a pena era atribuda a seres sobrenaturais, os quais castigavam determinados grupamentos em virtude do seu comportamento. Em seguida, assumindo uma feio de natureza pblica, onde as comunidades organizavam-se em forma primitiva de Estado, a sano comumente utilizada era a capital. Posteriormente, a pena assume carter humanitrio, e, via de conseqncia, diversos Estados eliminam as sanes corporais, preocupando-se com a educao e recuperao do infrator. Estabelecida a evoluo histrica da pena, conceituou-se-a como sendo uma sano imputada pelo Estado ao indivduo transgressor, como forma de retribuir-lhe o mal causado e evitar que novos delitos sejam cometidos, proporcionando-lhe, por outro lado, sua reinsero social. No tocante a suas caractersticas, foi possvel verificar-se que a pena regulada pelo princpio da legalidade, onde deve haver, previamente, lei para a devida imposio da sano. Ainda, a pena deve ser personalssima, devendo atingir to somente o agente transgressor; individual, devendo ser aplicada conforme a culpabilidade e os mritos especficos de cada acusado; proporcional, devendo guardar proporo com o delito cometido; e inderrogvel, pois, uma vez cometido o crime, dever haver uma imposio certa e a pena ser integralmente cumprida. No que tange a sua natureza, observou-se que a pena, atualmente, tem carter misto, sendo tanto retributiva (natureza absoluta), quanto preventiva (natureza relativa). Quanto a sua classificao, est dividida em privativa de liberdade, restritiva de direitos e multa. Com relao privativa de liberdade, est dividida em reclusiva e detentiva, sendo cumprida nos regimes fechado, semiaberto e aberto. No segundo captulo, abordou-se a evoluo histrica no Brasil da execuo penal, bem como sua natureza, princpios, objetivo e processo.

53

Pde-se constatar que aps a confeco dos Anteprojetos de 1933, 1957, 1963 e 1970, entra em vigor, em 1981, a atual Lei de Execuo Penal, encerrando um longo ciclo de esforos doutrinrios e legislativos. Em outro vrtice, foi verificado que a natureza da execuo penal de carter misto, vez que o prprio legislador reconhece a necessidade da participao do Poder Judicirio e do Executivo, em matria de execuo penal. A ttulo de princpios, temos o da legalidade, igualdade, jurisdicionalidade, duplo grau de jurisdio, contraditrio e ampla defesa, bem como humanizao e individualizao da pena. Em se tratando do objeto, constatou-se que est ele voltado ao estudo do desenvolvimento e de mtodos capazes de tornar a execuo da pena forma de defesa social e ressocializao do condenado. Ainda neste captulo, pde ser visto que o processo de execuo penal desenvolve-se em virtude de vrios atos, os quais assumem sentido especfico conforme o objetivo da satisfao da condenao. No terceiro e derradeiro captulo, analisou-se, quanto remio, sua origem, conceito, finalidade e determinados pontos controvertidos, sendo estes os problemas que conduziram o autor realizao da presente pesquisa. Consagrada pelo Cdigo Penal Espanhol, a remio originou-se do Direito Penal Militar da guerra civil. Foi destinada aos prisioneiros de guerra e condenados por crimes especiais. Foi incorporada ao Cdigo Penal Brasileiro com o advento da reforma de 1944. Conceituando-se tal instituto, verificou-se que a remio consiste no resgate da reprimenda, atravs do trabalho desenvolvido pelo condenado que esteja em regime fechado ou semi-aberto, razo de um dia de pena por trs dias de trabalho. Assim, sua finalidade abreviar a condenao imposta, reeducando e preparando o sentenciado para reinseri-lo socialmente. Quanto aos pontos controvertidos, h que se ressaltar que tanto doutrinariamente, quanto jurisprudencialmente, a remio muito debatida. Constatou-se que, em virtude da atual superlotao existente nas penitencirias brasileiras, o trabalho no disponibilizado a todos os penitentes. Diante disto, discute-se a possibilidade de ser concedida a remio ao preso que, mesmo querendo, no exerce atividades laborativas no estabelecimento penitencirio.

54

H quem defenda tal possibilidade, sob a alegao de que, tendo o Poder Executivo obrigao de fornecer condies de trabalho ao preso, no pode ele ser prejudicado pela desdia Estatal. Todavia, outros compreendem que, nestes casos, deve-se negar a remio, sob a alegao de que no basta a vontade de laborar. necessrio que exista o exerccio e a comprovao desta atividade para que, s aps, o benefcio pretendido seja concedido. Outro assunto bastante questionado tem sido a possibilidade de se conceder o benefcio da remio pelo estudo. Aqueles que entendem ser possvel a concesso da remio em virtude do estudo, justificam-se na necessidade de se interpretar extensivamente o disposto no artigo 126 da Lei de Execuo Penal. Em entendimento diverso, h quem defenda o contrrio, uma vez que a remio pelo estudo no encontra amparo legal. Por ltimo, averiguaram-se as duas formas de se computar o tempo de remio concedida. Numa viso mais benfica, defende-se o seu cmputo pena efetivamente cumprida, onde, cada dia remido ser contado como de execuo da pena privativa de liberdade. Em entendimento diverso, o lapso temporal remido h de ser descontado do total da pena a cumprir, ou seja, trabalhando durante trs anos, o condenado ganhar um ano de reduo em sua pena 131. Tendo em vista que na pesquisa bibliogrfica realizada no se encontrou consenso entre os doutrinadores e tambm julgadores, conforme acima explanado, as hipteses no restaram confirmadas. Finalizando, constatou-se que, em que pese as divergncias acerca da remio, este instituto de suma importncia para o nosso processo de execuo penal, vez que abrevia, pelo trabalho, parte da reprimenda imposta ao penitente, promovendo a boa conduta carcerria e acelerando a sua readaptao social.

131

LEAL, Joo Jos. Direito penal geral. p. 340.

55

56

REFERNCIA DAS FONTES CITADAS

ALBERGARIA, Jason. Das penas e da execuo penal. 2. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 1995. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao referncias elaborao. Rio de Janeiro, 2002. BARROS, Carmen Silvia de Moraes. A individualizao da pena na execuo penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Traduo de Paulo M. Oliveira. 12. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999. Ttulo original: Dei delitti e delle pene. BENETI, Sidnei Agostinho. Execuo penal. So Paulo: Saraiva, 1996. BITENCOURT, Cezar Roberto. Cdigo penal comentado. So Paulo: Saraiva, 2002. _______, Cezar Roberto. Falncia da pena de priso. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2001. _______, Cezar Roberto. Tratado de direito penal: parte geral. v. 1. 8. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. BRASIL. Cdigo Penal. Decreto-lei n. 2.848, de dezembro de 1940. Antnio Luiz de Toledo Pinto, Mrcia Cristina V. dos Santos Windt e Lvia Cspedes (colab.) 40. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. _______. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado, 1988. _______. Superior Tribunal de Justia. Habeas Corpus n. 16964, Rel. Fernando Gonalves, da 6a Turma do Superior Tribunal de Justia, Braslia, DF. 14 de agosto de 2001. Disponvel para assinantes em: < http://www.saraivajur.com.br/ >. Acesso em: 17 abr. 2005.

56

57

_______. Superior Tribunal de Justia. Recurso Especial n. 188219, Rel. Vicente Leal, da 6a Turma do Superior Tribunal de Justia, Braslia, DF. 29 de maio de 2001. Disponvel para assinantes em: < http://www.saraivajur.com.br/ >. Acesso em: 17 abr. 2005. _______. Superior Tribunal de Justia. Recurso Especial n. 595858/SP, Rel. Hamilton Carvalhido, da 6a Turma do Superior Tribunal de Justia, Braslia, DF. 21 de outubro de 2004. Disponvel para assinantes em <http://www.saraivajur.com.br>. Acesso em: 04 abr. 2005. _______. Tribunal de Alada Criminal de So Paulo. Agravo em Execuo n. 1.290.077/1, da 8a Cmara, Rel. Des. Francisco Menin, So Paulo, SP, 20 de dezembro de 2001. Disponvel para assinantes em <http://www.saraivajur.com.br>. Acesso em: 04 abr. 2005. _______. Tribunal de Justia de Mato Grosso. Habeas Corpus n. 39467/2002, da 2a Cmara Criminal, Rel. Des. Flvio Jos Bertin, Campo Grande, MT. 4 de dezembro de 2002. Disponvel em: CD-ROM Jris Sntese IOB jan/fev 2005. Pesquisa realizada em: 17 abr. 2005. _______. Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul. Agravo em Execuo n. 70003490281, da 3a Cmara Criminal, Rel. Des. Elba Aparecida Nicolli Bastos, Porto Alegre, RS, 29 de novembro de 2001. Disponvel para assinantes em <http://www.saraivajur.com.br>. Acesso em: 04 abr. 2005. _______. Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul. Recurso de Agravo n. 70003168564, da 2a Cmara Criminal, Rel. Des. Jos Antnio Hirt Preiss, Porto Alegre, RS, 01 de novembro de 2001. Disponvel em <http://www.tj.rs.gov.br>. Acesso em: 14 abr. 2005. _______. Tribunal de Justia de Santa Catarina. Recurso de Agravo n. 358, da 1a Cmara Criminal, Florianpolis, SC, 15 de agosto de 1995. Rel. Des. Nilton Macedo Machado. Disponvel em <http://www.tj.sc.gov.br>. Acesso em: 14 abr. 2005. _______. Tribunal de Justia de So Paulo. Agravo em Execuo n. 187.892-3, da 3a Cmara Criminal, Rel. Des. Gonalves Nogueira, So Paulo, SP. 4 de setembro de 1995. Disponvel em: < http://www.tj.sp.gov.br/ >. Acesso em: 17 abr. 2005. BRUNO, Anbal. Direito penal: parte geral. Tomo I. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003.

57

58

_______, Anbal. Direito penal: parte geral. Tomo 3. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1984. CAPEZ, Fernando. Curso de direito penal: parte geral. v. 1. 6. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. _______, Fernando. Execuo penal. 9. ed. So Paulo: Paloma, 2003. CERNICCHIARO, Luiz Vicente. Estrutura do direito penal. 2. ed. So Paulo: Jos Bushatsky, 1970. COLZANI, Valdir Francisco. Guia para redao do trabalho cientfico. Curitiba: Juru, 2001. COUTINHO, Aldacy Rachid. Revista da faculdade de direito da UFPR: trabalho e pena. v. 32, 1999. DURSO, Umberto Luiz Borges. Revista sntese de direito penal e processo penal: livramento condicional s com mritos. n. 19, 2003. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Dicionrio Aurlio Eletrnico sculo XXI. v. 3.0. 1999. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Traduo de Raquel Ramalhete. 19. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. Ttulo original: Surveiller et punir. GONALVES, Victor Eduardo Rios. Direito penal: parte geral. v. 7. 8. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. JESUS, Damsio E. de. Direito penal. v. 1. 23. ed. So Paulo: Saraiva, 1999. KUEHNE, Maurcio. Doutrina e prtica da execuo penal. 2. ed. Curitiba: Juru, 1995. LAGRASTA NETO, Caetano; NALINI, Jos Renato; DIP, Ricardo Henry Marques. Execuo penal viso do TACRIM-SP. 1. ed. So Paulo: Oliveira Mendes, 1998. LEAL, Joo Jos. Direito penal geral. So Paulo: Atlas, 1998.

58

59

MESQUITA JNIOR, Sidio Rosa de. Manual de execuo penal. So Paulo: Atlas, 1999. MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo penal. 10. ed. So Paulo: Atlas, 2002. _______, Julio Fabbrini. Manual de direito penal: parte geral. v. 1. 18. ed. So Paulo: Atlas, 2002. NOGUEIRA, Paulo Lcio. Comentrios lei de execuo penal. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 1996. NORONHA, E. Magalhes. Direito penal: parte geral. v. 1. 17. ed. So Paulo: Saraiva, 1979. NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo penal comentado. 4. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2003. OLIVEIRA, Joo Bosco. A execuo penal: uma realidade jurdica, social e humana. So Paulo: Atlas, 1990. OLIVEIRA, Odete Maria de. Priso: um paradoxo social. Florianpolis: Editora da UFSC, 1984. PASOLD, Csar Pasold. Prtica da pesquisa jurdica: idias e ferramentas teis para o pesquisador do direito. 8. ed. Florianpolis: OAB/SC, 2003. PRADO, Amauri Ren do. Processo e execuo penal. So Paulo: Juarez de Oliveira, 1999. ROSA, Antonio Jos Miguel Feu. Execuo penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995. SILVA, De Plcido e. Vocabulrio jurdico. v. 1 e 2. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1993. _______, De Plcido e. Vocabulrio jurdico. v. 3 e 4. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1993. TELES, Ney Moura. Direito penal: parte geral. v. 2. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1998.

59

60

VIEIRA NETO, Joo; FRANA, Hlcio. A remio da pena pelo estudo uma interpretao extensiva e sensata. Disponvel para assinantes em: <http://www.ibccrim.org.br>. Acesso em: 05 abr. 2005.

60

Potrebbero piacerti anche